Sei sulla pagina 1di 2

Escola Bsica 2,3/S de Vila Nova de CERVEIRA Actividade de Investigao

Ano de Escolaridade: 11 Tema 1: Geometria Analtica

1997 -1 Fase, 1 Chamada 1. Considera, num referencial o.n. Oxy , um cilindro de revoluo como o re!resentado na figura "unta. A #ase inferior do cilindro tem centro na origem O do referencial e est$ contida no !lano xOy. %&C' ( um di)metro da #ase inferior, contido no eixo Oy. O !onto C tem coordenadas *+, -., +/. O !onto A !ertence 0 circunfer1ncia 2ue limita a #ase inferior do cilindro e tem coordenadas *3, 4, +/. A recta r !assa no !onto & e ( !aralela ao eixo O . O !onto 5 !ertence 0 recta e 0 circunfer1ncia 2ue limita a #ase su!erior do cilindro.

a) 6ustifica 2ue a recta AC ( !er!endicular a A&. b) 7screve uma e2uao vectorial da recta r. c) 6ustifica 2ue AC ( um vector !er!endicular ao !lano A&5. 5etermina uma e2uao desse !lano. d) 5esignando !or a am!litude, em radianos, do )ngulo &O5, mostra 2ue o volume do cilindro ( dado !or V () = 125tg , com 0; .
2

1997 1 Fase, 2 Chamada 2. Considera, num referencial o.n. Oxy , uma !ir)mide regular de #ase 2uadrada. O v(rtice 8 da !ir)mide !ertence ao semi-eixo !ositivo O . A #ase da !ir)mide est$ contida no !lano xOy. A aresta %9:' ( !aralela ao eixo Oy. O !onto : tem coordenadas *;, ;, +/. a) <a#endo 2ue, na unidade considerada, o volume da !ir)mide ( igual a 4;, mostra 2ue o v(rtice tem de coordenada *+, +, =/. b) >ostra 2ue o !lano :?8 !ode ser definido !ela e2uao 4y @ A =. c) 5etermina uma condio 2ue defina a recta 2ue !asse !ela origem do referencial e ( !er!endicular ao !lano :?8. d) 6ustifica 2ue a interseco da aresta %:8' com o !lano de e2uao A 4 ( o !onto > *1, 1, 4/. 5etermina $rea da seco !rodu ida na !ir)mide !or esse !lano.

1997 2 Fase 3. Considera o !risma re!resentado num referencial o.n. Oxy . <a#e-se 2ueB os !ontos A, & e C !ertencem 0 #ase inferior do !risma, a 2ual est$ contida no !lano xOy e tem !or centro a origem do referencial, os !ontos 5, 7, C e G !ertencem 0 #ase su!erior do !risma, a 2ual est$ contida no !lano A 1;, o !onto C tem coordenadas *+, 3, +/.

12 ;2;0 e a!roveita este resultado !ara a) >ostre 2ue o !onto & tem coordenadas "ustificar 2ue o !onto G em coordenadas 12 ;2;12 . *o lado do Dex$gono regular ( igual ao raio da circunfer1ncia circunscrita ao Dex$gono/ 4 z =12 . b) >ostra 2ue a recta 5G !ode ser definida !or 3 x + y = c) 5etermina a interseco da recta 5G com o !lano 2ue cont(m a face %A&C7' do !risma.

199 -1 Fase, 1 Chamada Ea figura est$ re!resentado, em referencial o.n. Oxy , um sFlido formado !or um cu#o e uma !ir)mide 2uadrangular regular. A #ase da !ir)mide coincide com a face su!erior do cu#o. O v(rtice O coincide com a origem do referencial, o v(rtice E !ertence ao semi-eixo !ositivo Ox, o v(rtice 9 !ertence ao semi-eixo !ositivo Oy, o v(rtice < !ertence ao semi-eixo !ositivo O , a altura da !ir)mide ( igual ao com!rimento da aresta do cu#o, o v(rtice 8 tem coordenadas *4, 4, 1;/. a) 6ustifica 2ue UQ = 6 e UV =3 6 . b) 5etermina a interseco da recta 2ue cont(m a aresta %G8' com o !lano de e2uao x A 3. c) Considera um !onto A !ertencente 0 aresta %G:'. Gm !lano 2ue contenDa o !onto A e 2ue se"a !aralelo ao !lano xOy divide o sFlido re!resentado na figura em duas !artes. 5etermina a cota do !onto A de modo 2ue se"am iguais os volumes dessas !artes.

Potrebbero piacerti anche