Sei sulla pagina 1di 4

Princpio de Funcionamento do Motor a Combusto Interna Ciclo Otto

Postado em: 03/2009

O motor a combusto interna ciclo Otto uma mquina que trabalha com os princpios da termodinmica e com os conceitos de compresso e expanso de fluidos gasosos para gerar fora e movimento rotativo. Criado e patenteado por Nikolaus August Otto, por volta do ano de 1866, este motor funciona com um ciclo de quatro tempos e os mesmos princpios at os dias atuais.

[Imagem: Copyright Serious Wheels] Esta mquina geradora de fora motriz vem evoluindo gradativamente com o avano da tecnologia e novos estudos aplicados a materiais e combustveis com o objetivo de deix-lo com uma eficincia energtica maior. Em outras matrias vimos que o motor composto de vrios componentes e estudamos sua funo e aplicao no motor, agora o momento de juntarmos todas as peas e fazer o motor funcionar entendendo o princpio de funcionamento. O motor de combusto interna uma mquina que absorve ou admite o ar da atmosfera, o combustvel do tanque, une estes dois elementos formando a mistura proporcional de ar mais combustvel o mais ideal possvel e comprime a mesma em um local denominado cmara de combusto. Depois que esta mistura est comprimida pelo pisto na cmara de combusto o sistema de ignio, sincronizado com o motor, gera uma centelha eltrica nas velas que esto rosqueadas

dentro da cmara inflamando a mistura, gerando uma exploso e conseqentemente um deslocamento de massa empurrando o pisto para baixo e gerando fora, torque e movimento rotativo. Quando este processo ocorre finalizado com a expulso dos gases queimados para fora do motor. Na verdade o que acabamos de ver foi o princpio de funcionamento do motor com o ciclo de quatro tempos, mas agora, vamos ver este processo mais detalhado analisando as ilustraes com os quatro tempos bem definidos e verificando o funcionamento ligando ao estudo aos componentes do motor. 1 tempo do motor, admisso; vamos entender que neste momento o motor est desligado pronto para receber o movimento inicial do motor de partida que est acoplado ao motor a combusto. Neste mesmo momento vamos colocar o pisto que est ligado biela e posteriormente ao virabrequim em uma posio na qual conhecemos como P.M.S., ponto morto superior, o curso mximo que o pisto alcana ao subir dentro do cilindro. Temos que entender tambm que o eixo virabrequim est ligado e sincronizado com o eixo comando de vlvulas atravs de uma correia dentada, ento dizemos, que a parte de baixo do motor que corresponde as peas que estejam dentro do bloco como virabrequim, bielas e pistes esto sincronizados com a parte de cima do motor que corresponde ao cabeote e suas peas. Neste momento vamos ligar o motor de arranque que se acopla ao volante do motor que tambm est ligado ao virabrequim e o motor de combusto interna comea a girar. O virabrequim girando comea a movimentar a biela e conseqentemente o pisto que est no P.M.S. e desce para o P.M.I., ponto morto inferior, que o curso mximo que o pisto alcana ao descer dentro do cilindro. Como o virabrequim est ligado ao comando de vlvulas, este por sua vez comea a acionar, atravs do came, a vlvula de admisso no cabeote permitindo a passagem de ar e combustvel vindos do coletor de admisso passando pelos dutos internos do cabeote. Desta maneira o pisto que est descendo cria uma suco e aspira o ar mais combustvel para o interior do cilindro at que o pisto chegue ao P.M.I. completando o 1 tempo e 180 graus, meia volta do motor.

2 tempo do motor, compresso; quando o pisto inverte o sentido de movimento comea a subir do P.M.I. em direo ao P.M.S. dando incio ao segundo tempo do motor. A medida que o virabrequim vai girando empurrando a biela e conseqentemente o pisto para a parte superior do cilindro, a mistura de ar mais combustvel vai sendo comprimida no interior do cilindro e o comando de vlvula que antes tinha o seu ressalto ou came pressionando a vlvula descer agora passa por ela e mola de vlvula retorna a mesma vedando a parte interna do cilindro. Devemos observar que existe uma determinada folga dimensional entre cilindro e pisto para que o mesmo possa deslizar dentro do

cilindro, porm, a mistura no pode escapar por esta folga entrando em cena a atuao dos anis de segmento que vedam esta passagem. Quando o pisto chega ao seu curso mximo, P.M.S., a mistura est toda comprimida sem ter por onde escapar, pois as vlvulas esto fechadas e os anis vedando, ento todo o volume aspirado no tempo anterior agora est pressurizado na cmara de combusto finalizando o segundo tempo e completando uma volta completa do virabrequim 360.

3 tempo do motor, Exploso; agora com o fim do segundo tempo o pisto no tem outra sada a no ser de inverter novamente o sentido de movimento do P.M.S. para o P.M.I., s que agora contando com uma fora extra. A mistura comprimida na cmara de combusto recebe uma centelha ou fasca da vela, ocorre um deslocamento de massa devido exploso dentro da cmara, o pisto forado a descer empurrado pela expanso dos gases, com isso, o pisto se desloca do P.M.S. para o P.M.I., mantendo ainda as vlvulas do cabeote fechadas, j que o comando de vlvulas no est com nenhum ressalto tocando as vlvulas. Na verdade, o terceiro tempo do motor considerado o principal tempo porque neste tempo que o motor gera fora motriz e torque que ser transmitido as rodas por meio de rotao. Quando o pisto chega ao ponto morto inferior P.M.I. encerra-se o terceiro tempo do motor e o virabrequim completa uma volta e meia 540.

4 tempo do motor, escape; o motor admitiu a mistura no primeiro tempo, comprimiu e explodiu no segundo e terceiro tempo, agora a vez de colocar os gases resultantes da queima para fora do motor. Neste caso, temos o pisto no fim do terceiro tempo na posio P.M.I., pronto para iniciar o quarto tempo. O comando de vlvulas est sincronizado com o virabrequim e o seu ressalto comea a tocar a vlvula de escape e o pisto comea a subir empurrando a mistura queimada em direo dos dutos do cabeote e coletor de escape. Quando o pisto alcana o P.M.S. os gases que se encontravam dentro do cilindro foram expulsos para fora limpando o cilindro, o comando de vlvulas encerra sua ao sobre a vlvula de escape. Neste momento se encerra o quarto tempo com o motor completando duas voltas 720. Temos agora um ciclo completo do motor quatro tempos ciclo Otto e enquanto o motor estiver ligado e funcionando este ciclo se repete todas s vezes. No final do quarto tempo do motor o pisto se encontra em P.M.S., exatamente pronto para se iniciar o primeiro tempo novamente quando o mesmo se deslocar para o P.M.I. com o ressalto ou came do comando abrindo a vlvula de admisso, e assim por diante, dando continuidade a todos os tempos do motor de combusto interna ciclo Otto.

Potrebbero piacerti anche