Sei sulla pagina 1di 15

\\

//////////////////

A imagem e sua construo a partir da hierarquia de leitura das suas estruturas compositivas
Wilmar Gomes de Souza
Universidade Paulista

2010 | n33 | significao | 127

//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Resumo Sobre o processo de leitura da imagem direta, perceptvel, que mesmo na ausncia de estmulos visuais pode ser evocada atravs da observao, memorizao e interpretao. Procura-se apresentar um desdobramento desse conceito que elege a construo de outra hierarquia na leitura visual, onde o percurso de memorizao se adere ao de observao e cede lugar qualificao da imagem. Apresenta ainda, uma reflexo sobre a imagem como construto comunicacional e mediador, analisa suas estruturas construtivas e os elementos formais que a compem. Palavras-chave Imagem, potica, esttica, significao. Abstract Reading the image directly perceptible, even in the absence of visual characters, can be evoked through observation, memorization and interpretation. Providing a displacement of this concept that elects the construction of another hierarchy in the visual reading, memorizing the route where it joins the observation and gives rise to the classification of the image. Also presents a reflection on the image element as mediator and communication, analyze their structures and constructive formal elements that compose it. Key-words Image, poetic, aesthetics, signification.
128 | significao | n33 | 2010

//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
A imagem e sua construo a partir da hierarquia de leitura das suas estruturas compositivas | Wilmar Gomes de Souza

Construindo um modelo de leitura da imagem a partir das suas estruturas compositivas A alfabetizao visual e o processo de educao dos sentidos orientam-nos no entendimento dos cdigos comunicacionais especficos de cada linguagem. Mas na imagem que talvez tenhamos a maior possibilidade de compreender e contextualizar a mediao oferecida pelo universo imagtico que nos rodeia. Tal compreenso possibilita que o indivduo se comunique e lance sobre o mundo seu olhar, qualificando o universo das coisas e suas estruturas de acordo com seu cdigo de valores. Nesse sentido, temos desvelados todos os atributos estruturais e compositivos que constroem a imagem e o seu discurso, e justamente na apropriao dos signos, na mimese, na simulao dessas estruturas, que residem os atributos fundamentais para a compreenso do universo das imagens. Pensar o mundo culturalmente considerar o dilogo por meio das diversas possibilidades que a imagem proporciona, vislumbrando-a, de um lado, como um significante figural (Figura 1) e, de outro, como um significado que tambm o objeto referncia, atribuindo ao universo das coisas um significado maior no sentido esttico, e assim, defender o princpio que diz que toda imagem constitui um dos alicerces da comunicao. Isso porque cada imagem traz uma carga emblemtica carregada de idias, sentimentos e saberes, elementos essenciais na construo da sua identidade.
2010 | n33 | significao | 129

//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

O ir e vir do sujeito dentro da imagem-objeto que se projeta como ferramenta de mediao das significaes, o que recria ou cria o sentido dado s coisas, a apropriao dos cdigos expressivos especficos de cada linguagem se faz necessria na criao de um vocabulrio comunicacional e na construo de uma relao que possibilite a interao com o universo imagtico que nos cerca, permitindo uma relao interpessoal assim como a valorizao dos elementos que compem nosso dia a dia em todos os seus nveis de percepo da imagem.
O conceito de imagem se divide num campo semntico determinado por dois plos opostos. Um descreve a imagem direta e perceptvel, ou at mesmo existente. O outro contm a imagem mental simples, que, na ausncia de estmulos visuais, pode ser evocada. (SANTAELLA, 2008, p.36)

Figura 1.

130 | significao | n33 | 2010

//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
A imagem e sua construo a partir da hierarquia de leitura das suas estruturas compositivas | Wilmar Gomes de Souza

Moles (1972) prope ainda uma hierarquia de planos de percepo que compreende as seguintes categorias: (1) impulsos visuais mnimos no limiar da percepo tica; (2) morfemas da percepo geomtrica; (3) imagens parciais de objetos significantes; (4) sintagmas icnicos; (5) discursos icnicos; (6) seqncia de imagens Em conformidade com sua semitica geral, Bense (1971, p.9297) postula uma semitica visual como essncia dos problemas de linguagem visual, nesse sentido ele defende o princpio de que toda imagem constituda basicamente por unidades de cor e formas, aos quais ele denomina cronemas e formemas. Os primeiros so todas as cores diferenciveis, os ltimos elementos geogrficos-topolgicos, como pontos, linha, reas ou corpos. Formemas e Cronemas se unem, ento, em um signo visual. Dentro desse contexto ainda podemos destacar como grande influncia, o sistema de variveis visuais desenvolvidas por Bertin (1967, p.50) que postula na sua semiologia grfica, segundo a qual, imagens so compostas por seis unidades elementares: cor, forma, tamanho, grau de claridade, padro e direo (Apud, SANTAELLA, 2008). As imagens sero observadas sempre na qualidade de signos que tem como objetivo representar aspectos do mundo visvel e de si mesmas, como figuras puras ou abstratas. Configuram o mundo fsico, metafsico e virtual em que habitamos, se imbricam e causam transformaes comportamentais, criam vnculos e nos levam a buscar relaes de afeto, similaridade e identificao com o universo que nos rodeia. Este artigo prope uma abordagem no ortodoxa da imagem, alm da reflexo sobre os caminhos que possibilitam a sua leitura, analisando conceitos estruturais que configuram sua significao, levando em conta ainda as consideraes da cincia da cognio e sua busca por unidades mnimas de percepo da imagem quer seja nos cronemas e formemas de Bense (1971), nos pictogenes de Zimmer (1983) ou nos geones de Biedermann (1987), assim como nos elementos formais e informais que constroem a estrutura da imagem. Prope ainda uma reflexo sobre os princpios culturais, sociais e estticos que desvelam o tangvel e deslocam significados, revelando na imagem todo o seu potencial comunicacional e prope a construo de um modelo sinttico de estudo da imagem que divide sua leitura em trs estratos: observao, qualificao e memorizao.
2010 | n33 | significao | 131

//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Conceituando a imagem Toda imagem nasceu para iludir e aludir nossa efmera conscincia do mundo. A imagem um universo catico em crescente expanso e seus limites so apenas fsicos. A percepo da imagem vem sendo descrita e discutida ao longo dos anos de diversas formas por um nmero cada vez maior de tericos, certo que o universo das imagens talvez seja aquele que oferea mais encantos e mistrios no estudo das suas estruturas. Somos seres visuais, entendemos o universo a partir das imagens e da relao que construmos dela (a imagem) com nossos cdigos de valores estticos. certo dizer que a integrao dos planos da percepo sempre aconteceu de forma natural, o homem j o fazia nas paredes das cavernas quando usava a imagem para representar o universo que o cercava. Para os gregos, eikon significava todo o tipo de representao imagtica realizada sobre os mais variados suportes, das estampas que ilustravam selos s imagens representativas de Deuses e divindades. As primeiras eram tidas como naturais, ao passo que as segundas seriam imagens artificiais. Alm desses fenmenos necessrios para o registro das idias e representaes simblicas, o conceito de imagem compreende tambm a imagem verbal e aquela ligada a idia, a imagem mental. Outra distino encontrada aquela que faz a mediao comunicacional entre a imagem e o modelo, a oposio entre a imagem e o seu objeto de referncia, entre o ser e aquilo a que remete. Os elementos essenciais dessa concepo antiga de imagem so encontrados facilmente na atual tipologia da imagem, segundo a qual Mitchell (1986, p.10) distingue os seguintes tipos de imagens: 1.imagens grficas (imagens desenhadas ou pintadas, esculturas) 2.imagens ticas (espelhos, projees) 3.imagens perceptveis (dados de idias, fenmenos) 4.imagens mentais (sonhos, lembranas, idias, fantasias) 5.imagens verbais (metforas, descries) Uma outra posio mediadora entre as teorias de representao mental da imagem e do signo verbal defendida por Kossylin (1980; 1981), ele diferencia entre uma representao de imagens de superfcie e uma profunda. A primeira refere-se memria de curto prazo,
132 | significao | n33 | 2010

//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
A imagem e sua construo a partir da hierarquia de leitura das suas estruturas compositivas | Wilmar Gomes de Souza

Figura 2.

a ltima memria de longo prazo. A representao imagtica na memria de curto prazo para Kossylin (1981, p.213, 217) quase pictorial e acontece em meio espacial, enquanto a representao de longo prazo das imagens literal e proposicional. Nesse caso, no entanto, a representao profunda estruturada simbolicamente pode, a qualquer momento, gerar uma representao superficial estruturada pictoricamente (Apud, SANTAELLA, 2008). A significao da imagem vai estar diretamente ligada ao nvel fundamental do conhecimento humano quanto mais nos apropriamos das informaes e saberes que o mundo nos oferece, mais significados atribumos aquilo que observamos. Esse eixo, conhecimento versus significao, que vai determinar nossa relao comunicacional com o universo imagtico circundante e estabelecer vnculos de proximidade e apropriaes, permitindo que possamos ver alm daquilo que apresentado e oferecido aos nossos olhos. Uma imagem uma superfcie transparente, um compndio estrutural onde o universo das coisas desvelado, significado e re-significado, para que possamos entender e representar suas estruturas, atribuindo a essas significados. O percurso de leitura da imagem caracterizado essencialmente por um processo de apropriao das caractersticas estticas e poticas que configuram a imagem. Entender tal processo parte da trajetria que percorremos para construir os alicerces que estruturam a imagem e que permite a nossa relao comunicacional com o universo das coisas. Os caminhos que uma imagem percorre durante o processo de organizao dos elementos que a constroem tm sido descritos ao longo dos anos de diversas formas por um nmero cada vez maior de tericos, mas acredito que tais processos vo sempre aportar em um estgio primitivo de anlise, onde o ponto e a linha sero a pedra fundamental de toda leitura visual (Figura 2). Prioritariamente uma imagem se abre s singularidades interpretativas de quem a l. Uma imagem mediada levando em conta as similaridades ou vestgios da cultura e dos valores em que foi, ou est condicionada. Nesse sentido correto dizer que toda imagem jamais ser evocada ou entendida se em algum momento no tiver deixado suas marcas, mesmo que de forma quase imperceptvel na mente do observador. O percurso de leitura das suas estruturas pode
2010 | n33 | significao | 133

//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

ser apresentado a partir da diviso em trs estratos, saber : observao, qualificao e interpretao. Numa escala hierrquica reduziremos a estrutura do objeto ao nvel mais minimalista possvel e assim elegeremos o ponto como o precursor de toda a criao, condio nica nesse momento da anlise. A partir da sua movimentao teremos a manifestao da linha, talvez um dos elementos de maior expresso na construo da imagem, pois podemos dizer que ela traz toda uma carga emblemtica de significados e significaes em sua trajetria conceitual. A linha pode, portanto, ser considerada o primeiro elemento pictrico de comunicao a ser dominado pelo homem, um compndio comunicacional que acompanha a trajetria humana do incio dos tempos at os dias de hoje, um elemento mediador das linguagens. Uma linha pode, mesmo, conter grande expressividade grfica e muita energia. Quando usada na diagonal expressa dinamismo, movimento e direo, criando tenso no espao grfico em que se encontra. Pode dar a sensao de estagnao ou inrcia nos elementos de uma composio. Criar sees, planos e texturas, separar espaos, quando convergidas para um mesmo ponto oferecem a sensao de profundidade. Mas acima de tudo a epgrafe que introduz a imagem em nosso universo. Diluir o sentido geral da imagem-objeto e reconfigur-la dentro de uma estrutura esttica o objetivo principal no processo de observao e o primeiro passo rumo gerao do sentido, que ir estabelecer as relaes e interaes entre a imagem e nosso universo de valores. A imagem recria em si mesma todo o sentido dado s coisas, devemos entend-la como parte de um discurso que projeta e autentica suas significaes. dentro desse contexto que firmamos nossas estratgias enunciativas de leitura da imagem.
Figura 3. Roue De Bicyclete (1913) Roda- (64,8 cm. de dimetro) Tamborete - (60,2 cm. de altura) Coleo particular, Milo.

//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
A imagem e sua construo a partir da hierarquia de leitura das suas estruturas compositivas | Wilmar Gomes de Souza

Percurso de leitura da imagem Etapas do processo que caracterizam a leitura imagtica

Observao

Percepo dos componentes volumtricos, geones, (BIEDERMANN, 1987) que configuram a imagem. Apresentam cinco traos distintos: curvatura, colinearidade, simetria, paralelismo e co-determinao. Unidades de percepo visual compostas por elementos de cor e forma cronemas e formemas (BENSE, 1971) ponto, linha, cor, forma e textura.

Qualificao

Atribuio de sentido e funes imagem, permitindo situ-la num plano fsico, imaginrio ou conceitual. Apropriao das especificidades na estrutura da imagem e sua relao com nosso cdigo de valores. Etapa onde so constitudos os princpios estticos que estabelecemos no processo de leitura visual. Construo de um referencial para dar significao imagem.

Interpretao

Adaptao da imagem ao nosso universo esttico. Criao de novos signos atravs da articulao com outras imagens (SANTAELLA, 2008). Busca de identificao que possibilite a aceitao das suas estruturas compositivas. Apropriao e integrao dos cdigos expressivos da imagem ao nosso universo comunicacional. Reorganizao dos seus contedos estruturais a partir da sua fruio, reflexo e ao.

O que faz um elemento ser o que ? Quais os princpios que ordenam seu discurso no universo das coisas? Se levarmos em conta sua funo em detrimento da forma talvez sejamos levados a um erro interpretativo, Marcel Duchamp (1889-1968), em 1913, j defendia uma observao no somente da funo, mas da forma dos elementos que compem nosso universo de valores onde o paradoxo das intenes normalmente desafiado pela natureza da no observao, no no sentido sinestsico mas sim dentro de um conceito intrnseco, que nos permite entender o significado que est alm da significao (Figura 3).
2010 | n33 | significao | 135

//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Estes ready-made1,assim definidos pelo artista, transmutavam-se em obras de arte, na medida em que lhes eram atribudos ttulos, escolhendo este ou aquele objeto, por exemplo: uma p de carvo retirada do mundo morto das coisas funcionais, e colocado no reino vivo das obras de arte deviam ser particularmente observadas: o olhar fazia com que se tornassem obras de arte, desafiando-nos para um entendimento das especificidades que compem o universo das coisas.
Desejo ressaltar que a escolha destes ready-mades nunca foi ditada por considerao de prazer esttico. A escolha baseava-se numa reao de diferena visual, independentemente de bom ou mal gosto... na realidade um estado de anestesia total (ausncia de conscincia). (RICHTER 1993, p.114)

No interessa a disjuntiva - ou objeto ou pintura - como no interessam as separaes cristalizadas entre forma e vida, olho e esprito. O objetivo da observao entender a estrutura compositiva da imagem e os elementos que elegem sua construo, atribuindo a esses um carter formal e intrnseco na sua concepo. O primeiro refere-se aos aspectos exteriorizados na imagem, aos princpios constitutivos em que se inscrevem, so eles o ponto, a linha, o plano, as cores e texturas. O segundo remonta aos aspectos interiores, esto situados nas camadas mais profundas, dentro da malha expressiva das imagens.
Todo objeto da percepo constitudo por uma unidade de cor e forma. As unidades de percepo visual (perceptemas) so compostas por elementos de cor e forma: os cronemas e os formemas.Os primeiros so todas as cores diferenciveis, os ltimos elementos geogrficos-topolgicos, como pontos, linha, reas ou corpos. Formemas e cronemas se unem, ento, em um signo visual, assim como, na lngua, sujeito e predicado se unem em uma declarao sobre objeto e qualidade (BENSE 1971, p.97)

1. Ready-made. O termo foi criado por Marcel Duchamp (1887 - 1968) para designar um tipo de objeto, por ele inventado, que consiste em um ou mais artigos de uso cotidiano, produzidos em massa, selecionados sem critrios estticos e expostos como obras de arte em espaos especializados (museus e galerias). Seu primeiro ready-made, de 1912, uma roda de bicicleta montada sobre um banquinho (Roda de Bicicleta). O ready-made de Duchamp a atribuio resultante de experincias intelectuais e no sensoriais. O seu sentido, encontra-se, portanto, no reconhecimento destas experincias, naquilo que a elas levou, e na compreenso do caminho para onde conduzem retirando o objeto de um contexto fsico, isolando-o do seu ambiente usual. Duchamp afirma que os objetos no possuem um valor em si, mas que o adquirem em funo do juzo de um sujeito e da validao conferida a eles pela definio de uma autoria.

Mas para que esse processo de observao seja tangvel faz-se necessrio um desmembramento desses elementos para anlise. Nesse sentido, a hierarquia da construo orienta e ordena o processo de composio da imagem e posteriormente de gerao do sentido, primeiro a partir de uma anlise constitutiva, define-se
136 | significao | n33 | 2010

//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
A imagem e sua construo a partir da hierarquia de leitura das suas estruturas compositivas | Wilmar Gomes de Souza

ponto, linha, plano, cor e textura, para ento realizar uma anlise dos elementos intrnsecos que a completam. Biedermann (1987) j defendia que o reconhecimento visual dos objetos reais armazenado no crebro a partir de uma descrio estrutural da sua composio, suas pesquisas apontavam que tal reconhecimento depende de um repertrio de 36 unidades visuais mnimas. So os chamados componentes volumtricos (slidos geomtricos simples que compem a imagem), por ele denominados geones. Assim como os fonemas lingsticos, possvel descrever completamente esses geones por meio de imagens atravs de cinco traos distintos (curvatura, colinearidade, simetria, paralelismo, co-determinao)

Qualificao Ao observarmos o mundo a nossa volta atribumos sentido e funes aos elementos que o compem, mas nem sempre o fazemos de acordo com aquilo que eles representam ou buscam representar. Um processo que nos permite dar significao ao nosso universo imagtico e situ-lo num plano fsico, imaginrio ou conceitual. Tal processo permite ainda que nos apropriemos de especificidades desse universo e as relacionemos de acordo com nosso cdigo de valores e conduta. dentro desse contexto que deslocamos a imagem para nosso universo conceitual e estabelecemos vnculos estticos, relacionando-a com outras imagens. Assim, construmos um discurso que nos permite qualificar sua forma, dentro daquilo que consideramos adequado ou belo, procuramos encontrar na imagem aspectos que autentiquem tais escolhas. Por que essa e no aquela? Buscamos similaridade, regularidade, ordem, equilbrio e harmonia, elementos que facilitem nossa leitura imagtica. A qualificao um processo histrico, realizado pelo homem durante toda a sua existncia e como tal no pode ser analisado desvinculado dos fatores que concorrem para sua construo. resultante de um processo de interatividade que no pode ser construdo solitariamente, qualificar significa tambm repensar as estruturas de determinado elemento, selecionando os aspectos que tenham alguma relao de similaridade entre si ou com o observador. A qualificao passa a ser a etapa onde so constitudos os valores estticos que estabelecemos na leitura da imagem, e onde o
2010 | n33 | significao | 137

//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

real desvelado, promovendo experincias que reafirmem a significao que aferimos aos elementos que compem o universo imagtico que nos rodeia, tornando inseparvel a compreenso das experincias visuais do restante dos sentidos. Reordenamos e sistematizamos todo instante os processos de leitura visual, adaptando-os nossa conduta. atravs da mimese e da anlise das suas estruturas compositivas, que qualificamos a imagem buscando uma flexibilidade na compreenso das significaes que sustentam tais princpios. Contribuindo, dessa maneira, para que as estruturas da linguagem visual no se distanciem de uma realidade comunicacional. Uma realidade que produza sentido, e que trabalhe a materialidade conceitual dos elementos, revigorada atravs do dilogo esttico exposto pela qualificao dos signos que integram nosso universo imagtico. Nesse sentido, podemos afirmar que a nossa relao com a imagem tem como ponto de partida a gerao do sentido que a experincia visual proporciona a partir da observao dos seus aspectos compositivos, e da aceitao, ou da no aceitao esttica que determinado elemento apresenta. A qualificao dos objetos se manifesta quando construmos (a partir do nosso cdigo de valores) um referencial sobre os significados e significaes da imagem, o que nos permite uma identificao do universo imagtico que nos rodeia, vinculando aquilo que nos familiar ou destacando a realidade que buscamos, e que nos permite entender o mundo atravs da leitura esttica (o feio, o belo). Essa situao possibilita a qualificao das intenes que toda imagem carrega em sua estrutura compositiva e que de certa forma nos remete a um processo de interao, investigao e organizao da forma, que nos permite atribuir os valores filosficos, culturais e modais imagem. A significao da imagem vai estar diretamente ligada ao nvel fundamental do conhecimento humano quanto mais nos apropriamos das informaes e saberes que o mundo nos oferece, mais significados atribumos aquilo que observamos. Esse eixo, conhecimento versus significao, que vai determinar nossa relao comunicacional com o universo imagtico onde estamos inseridos, e estabelecer vnculos de proximidade e apropriaes, permitindo que possamos ver alm daquilo que apresentado e oferecido aos nossos olhos.
138 | significao | n33 | 2010

//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
A imagem e sua construo a partir da hierarquia de leitura das suas estruturas compositivas | Wilmar Gomes de Souza

Interpretao Interpretar o universo imagtico que nos cerca um processo de expresso pelo qual articulamos nossas experincias e as contrapomos com nossas interaes com o mundo, o que nos permite reconhecer na imagem possibilidades de interferncia e adaptao dos sentidos que suas estruturas compositivas inferem em nosso cdigo de valores.
A possibilidade de a imagem comportar, alm de sua materialidade icnica ou indicial, nveis simblicos onde significados e conceitos se abram interpretao (ou criao de novos signos na mente do receptor) provm sempre de um modo de articulao com outras imagens. (SANTAELLA 2008, p.75)

Procuramos, a todo instante, semelhanas, elementos que afirmem especificidades dentro de um universo de identificaes e que possam possibilitar a aceitao das estruturas que constroem determinada imagem, para isso estabeleceram prioridades, criando uma hierarquia de anlise esttica, determinando parmetros que definam a ordem dos elementos estruturais que constroem a imagem; primeiro a cor, depois a forma, textura, cheiro e assim sucessivamente. A soma dessa anlise que determina dentro de um juzo esttico o carter do belo, pode-se dizer que este o nvel mais alto dentro dessa organizao.
o belo, ou o juzo sobre o belo nunca inteiramente puro. medida que na experincia o homem sempre se entrega contemplao esttica conforme seu estado de esprito momentneo.Dessa forma o equilbrio perfeito necessrio apreciao pura do belo, esse equilbrio permanece sempre apenas uma idia, que jamais pode ser plenamente avanada pela realidade. Nesta restar sempre o domnio de um elemento sobre o outro e o mais alto que uma experincia pode atingir uma variao entre os dois princpios, formal e material, em que ora domine a forma e ora a realidade. A beleza na idia, portanto, eternamente uma e indivisvel, pois pode existir um nico equilbrio; a beleza na experincia, contudo, ser eternamente dupla, pois na variao o equilbrio poder ser transgredido por uma dupla maneira,para aqum e para alm(SCHILLER 1795, carta XVI, p.87)

2010 | n33 | significao | 139

//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Por conseguinte, buscamos entender as relaes de organizao e construo dos contedos que configuram sua forma, nos apropriamos das imagens que so oferecidas aos nossos sentidos diariamente. Integramos nelas cdigos expressivos com base em nossas experincias cotidianas, organizamos e reorganizamos contedos estruturais dentro da imagem, significamos e re-significamos suas realidades e condies a cada olhar, abrindo assim possibilidades para entender que o significado das coisas construdo e pensado a partir da fruio, reflexo e ao. De acordo com essa premissa o ato de interpretar a imagem pode ser considerado o desdobramento de um processo de observao e qualificao, que transmuta seus cdigos expressivos e os adapta ao nosso universo comunicacional. A imagem pode adquirir diferentes significados, que so construdos num processo singular de apropriao e desapropriao das suas estruturas compositivas. Retiramos da imagem aqueles aspectos que caracterizam sua significao e os re-adaptamos nossa vivncia, objetividade versus subjetividade, real versus imaginrio, fsico versus virtual. Elegemos o eixo dessas oposies como ponto referencial para entender os processos de significao das coisas. Enfim, reorganizamos e re-significamos a imagem atravs da nossa experincia esttica. Vale ressaltar que nenhum conceito absoluto, nenhuma imagem est completa, ir sempre faltar a cor, a textura, o equilbrio e a adaptao da forma, pois nas entrelinhas do discurso imagtico onde realizamos o dilogo com o universo. correto, entretanto, afirmar que a interpretao da imagem deriva de uma concepo de que a anlise dos componentes das estruturas a explorao dos significados que relacionam sua significao com nosso universo de valores. No podemos negar que, para muitos estudioso da expresso do pensamento e da comunicao humana, principalmente nos que esto comprometidos com a filosofia, que todo discurso imagtico tem como finalidade delinear claramente as estruturas, significados e significaes que toda imagem apresenta, apreendendo ou no a realidade. Isso significa a possibilidade de muitas leituras, j que muitas delas so determinadas pelos contextos em que as imagens se situam. Se existe uma lgica dentro do processo de leitura imagtica, podemos dizer que ela no caminha pelos trilhos lineares da deduo, mas acaba sendo subjugada pela maleabilidade das hipteses e teorias que as configuram.
140 | significao | n33 | 2010

//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
A imagem e sua construo a partir da hierarquia de leitura das suas estruturas compositivas | Wilmar Gomes de Souza

Bibliografia BENSE, Max. 1971. Pequena Esttica. SP, Perspectiva/EDUSP. DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Flix, Mil Plats Capitalismo e esquizofrenia Vol. 4 Editora 34 Ltda. So Paulo. SP (edio Brasileira) 1997 FIORIN, Jos Luis. 2008. Em Busca do Sentido : Estudos Discursivos : So Paulo : Contexto. GREIMAS, A-J. 1984. Semitica Plstica e Semitica Figurativa, In Significao Revista Brasileira de Semitica,n.4 Araraquara. MENEZES, Philadelpho. 1988. Imagem / Cinema / Poesia. Revista de Semitica e Comunicao. PUC - So Paulo, v1, n.1, p.75. PASCHOALE, Conrado. 1988. Alice no Pais da Geologia e o que ela encontrou l. Revista de Semitica e Comunicao. PUC, So Paulo, v1, n.1, p.94-96. RICHTER, Hans Georg. Dada: arte e antiarte. So Paulo: Martins Fontes: 1993 SCHWARS, Roberto e SUZUKI, Mrcio 1989. A educao Esttica do homem. So Paulo: Editora Iluminuras Ltda. SANTAELLA, Lucia e NRTH, Winfried. 2008. Imagem: cognio, semitica, mdia : So Paulo : Iluminura. AVIAN VISUAL COGNITION, Setembro de 2001. Disponvel em: <http://www.pigeon.psy.tufts.edu/avc/kirkpatrick/ default.htm. Biederman, I. (1987). Recognition-bycomponents: A theory of human image understanding. Psychological Review, 94, 115-147.> Acessado em 19 de Outubro de 2010 s 23:30 ENCICLOPDIA Ita cultural, 30 de janeiro de 2008. Disponvel em: <http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/ enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_ verbete=5370 > Acessado em 19 de outubro de 2010 s 22:16.

2010 | n33 | significao | 141

Potrebbero piacerti anche