Sei sulla pagina 1di 66

NIVELAMENTO

BIOQUIMICA CLNICA

Profa. Raquel Kummer

Etapas do Exame de Laboratrio


Exame clnico Pedido de exame Preparo do paciente Obteno Amostra Procedimento de medio/dosagem Pr-Analtico

~60 - 70%

Analtico

~20 30%

Transcrio de resultados
Laudo Avaliao mdica do resultado Ps-Analtico

~10%

AMOSTRAS USADAS EM BIOQUMICA CLNICA

todo material biolgico utilizado para investigao ou anlise quantitativa e/ou qualitativa. As amostras podem ser lquidos orgnicos, secrees, excrees e fragmentos de tecidos.

Soro

Sangue

Plasma
Sangue total

Lquor Urina

Plasma

Soro

com anticoagulante...

sem anticoagulante...

... obtido aps a coagulao do sangue - 30 a 180 min para formao do cogulo

PLASMA

PLASMA soluo aquosa ons, carboidratos, protenas, enzimas, aminocidos, gases e lipdios

O sangue centrifugado pode se apresentar coagulado ou no. Para no ocorrer coagulao, necessria a adio de uma substncia anticoagulante na amostra coletada. O anticoagulante usado depende do tipo de anlise que ser realizada. Os principais anticoagulantes usados so:

EDTA, heparina, fluoreto de sdio, citrato, oxalatos e iodoacetatos;

ANTICOAGULANTE
EDTA

HEPARINA

c. etilenodiaminotetractico Preserva as estruturas celulares 1 a 2 mg/mL de sangue atua por quelar o clcio, elemento essencial no processo de coagulao no deve ser utilizado na coleta de amostras onde se deseja a dosagem de clcio

Carboidrato Atua por acelerar a ao da antitrombina III, que neutraliza a trombina impedindo a formao de fibrina a partir do fibrinognio 0,2 mg/mL de sangue muito utilizada devido a menor interferncia nos resultados

ANTICOAGULANTE
FLUORETO DE SDIO

CITRATO

Usadao em exames que h dosagem de GLICOSE Inibe a enzima hexoquinase, impedindo o consumo da glicose pela via glicoltica nas hemcias Conservante para glicose (2 mg/mL de sangue) Anticoagulante de 6 a 10 mg/mL de sangue Pode ser associado ao oxalato ou EDTA

Usado em exames coagulao sangunea

de

Preserva componentes lbeis da coagulao Pode ter efeito revertido pela adio de clcio 3,4 a 3,8 g/dL ou 1 parte de citrato para 9 de sangue.

ANTICOAGULANTE
OXALATOS

IODOACETATO

atuam formando complexos insolveis com o clcio 2 mg/mL Mais utilizado na hematologia

inibe a via glicoltica pode ser utilizado em

substituio ao fluoreto.

Entretanto, creatina de CKMB

inibe quinase

a o

enzima que

inviabiliza seu uso na dosagem

2 g/L

SORO

Quando o sangue coagulado submetido centrifugao, a parte solvel chamada de SORO a parte solvel menos os elementos de coagulao como o fibrinognio e reduo dos nveis de clcio, pois o mesmo consumido no processo de coagulao.

O emprego do soro elimina a contaminao da amostra com o anticoagulante que pode interferir na anlise.

Em bioqumica sangnea prefervel trabalhar com sangue heparinizado do que com sangue coagulado, pois facilita a manipulao e conservao, alm de diminuir o risco de hemlise.

Atuao enzimtica do fator VIII ou trombina sobre o fibrinognio, protena solvel.

Aps a ao da trombina, o fibrinognio perde um fragmento peptdico e se transforma em fibrina, uma protena insolvel.
A fibrina forma uma rede que permite a agregao de plaquetas e hemcias formando o cogulo. O cogulo formado pode ficar aderido parede do tubo deve ser desprendido com o auxlio de um basto de vidro, CUIDANDO para no produzir HEMLISE.

Obteno de soro e plasma

2500 rpm

15 minutos

Viabilidade das Amostras: estas amostras podem ser refrigeradas por at 3 dias ou congeladas por vrios meses at a sua anlise, sem que haja prejuzo no resultado dos testes.

TUBOS DE COLETA VCUO


Cdigo de cores de rolhas para indicar o aditivo em tubo evacuado para sangue

Cor
Cinza Verde Vermelho Vermelho/Preto Azul

Uso
Plasma ou sangue integral Plasma ou sangue integral Soro Soro Plasma ou sangue integral

Aditivo
Oxalato , Fluoreto, iodoacetato Heparina

Gel separador Citrato

Lils

Plasma ou sangue integral

EDTA

Fonte: NCCLS Comit Nacional de Padres para Laboratrio Clnico.

Heparina

Soro

Citrato

Oxalato

EDTA

Colheita de amostras
Colheita de sangue O sangue para anlise pode ser obtido de veias, artrias ou capilares. Sangue venoso = amostra de escolha Sangue arterial = usado para anlises de gases do sangue (gasometria) doenas respiratrias Puno da pele = muito realizado em crianas para obteno de sangue capilar.

Colheita de amostras
Puno venosa
veia de escolha = veia mediana cubital na fossa antecubital.

flebotomista pessoa que colhe o sangue


colheita com seringa vs tubos vcuo

- seringa usada para veias difceis


- transferncia forada na seringa pode causar hemlise

- tubos vcuo so mais fceis de usar

Anlise qumica do soro

O sangue transporta um grande nmero de substncias qumicas por todo o organismo.Tais substncias refletem: processos metablicos

estados patolgicos
Quantificar estas alteraes ajuda no diagnstico e no planejamento e monitoramento da teraputica.

Substncias tipicamente quantificadas no soro:


substncias normalmente presentes com funo na circulao: glicose, sdio, potssio, cloreto, bicarbonato, protenas totais, albumina, clcio, magnsio, fsforo, triglicerdeos, colesterol, hormnios (cortisol), vitaminas (B12),... metablitos :uria, creatinina, cido rico, amnia, bilirrubina.

substncias liberadas das clulas como resultado de dano celular e permeabilidade alterada ou proliferao celular anormal: lactato desidrogenase, alanina aminotransferase, aspartato aminotransferase, amilase, creatina cinase, gama-glutamiltransferase, ...

Substncias tipicamente quantificadas no soro:


drogas e substncias txicas: antibiticos (aminoglicosdeos), cardacos (digoxina), antiasmticos (teofilina), salicilatos, lcool e outras substncias de abuso.

Anlise qumica do sangue total


O sangue total raramente necessrio para testes de qumica. De fato, s para gases, amnia e alguns elementos vestigiais, o sangue

total a amostra preferida, embora tambm possa ser utilizado


para determinaes de glicose, uria e lactato, e para todos os testes em certos analisadores beira do leito ou em consultrio.

URINA

segunda amostra mais utilizada em bioqumica clnica O volume, o jato de urina utilizado e o horrio da coleta dependem do tipo exame a ser realizado (urina 24 hrs) Normalmente, a urina da manh a preferida durante a noite que a renina apresenta maior atividade - secreo de renina - aumenta os nveis plasmticos de aldosterona - atua na reabsoro tubular de sdio e gua - concentra a urina e facilita a deteco de analitos.

ERROS DE COLETA (pr-analticos)


Tcnica de coleta de sangue: hemlise; Estase prolongada durante a puno venosa: o garroteamento por mais de 1 minuto pode fazer com que ocorra aumento na presso intravenosa e aumente a filtrao de gua e pequenos eletrlitos para o tecido ao redor concentrao protenas; Amostra insuficiente; Uso de recipientes inadequados: tubo sem fluoreto pra dosagem de glicose ou com EDTA para dosagem de clcio; Local de coleta inadequado: brao com infuso de solues contendo substncias a serem dosadas; Paciente em desjejum; Erros na cronometragem (urina de 24 horas); Perder uma ou mais mico (urina de 24 horas); Esquecer de descartar a primeira amostra de urina (urina de 24 horas); Preservar de modo inadequado (falta de refrigerao ou adio de conservantes quando necessrio).

FATORES PR-ANALTICOS

Variveis biolgicas controlveis: postura ereta ou deitada; O volume de sangue - pessoa ereta 600 a 700 mL maior em relao a uma pessoa deitada
Essa reduo ocorre devido sada de gua e pequenos eletrlitos do leito vascular para os tecidos. Como h reduo de lquidos, ocorre uma ligeira concentrao dos elementos que permanecem no leito vascular como protenas, enzimas, hormnios proticos e substncias ligadas s protenas como clcio e bilirrubina.

Nveis sricos de POTASSO so maiores quando a pessoa est em p e isso atribudo sada de potssio das fibras musculares esquelticas durante a contrao muscular alteraes de potssio podem aparecer em atividades fsicas leves antes da coleta;

FATORES PR-ANALTICOS

Exerccios fsicos ou atividade fsica Depende da durao e intensidade da atividade

A atividade fsica aumenta os nveis de catecolaminas aumentam a produo de glicose induzem a secreo de insulina. Alm disso, o aumento no metabolismo eleva os nveis de lactato e piruvato no plasma.

A atividade fsica diminui a concentrao de ATP intracelular reduz a permeabilidade da membrana liberao de enzimas musculares para o sangue tais como lactato desidrogenase, transaminases (TGO/AST e TGP/ALT), aldolase e creatina quinase.. O aumento do catabolismo lipdico no msculo esqueltico pode reduzir as concentraes sricas de colesterol e triglicerdeos.

FATORES PR-ANALTICOS

Exerccios fsicos prolongados

altera significativamente o metabolismo lipdico em atletas um maior nvel de cidos graxos circulantes e aumento da frao HDL Por outro lado, h reduo dos triglicerdeos e da frao LDL

O treinamento fsico representa uma atividade fsica prolongada e caracterizado por aumento na massa muscular e aumento no metabolismo protico. Produtos nitrogenados como uria, cido rico e creatinina se encontram elevados no plasma.

FATORES PR-ANALTICOS

Variaes circadianas alteraes de postura, atividade, ingesto de alimentos, estresse, presena de luz ou escurido e estado de sono ou viglia

Hormnios apresentam variaes circadianas. O cortisol, por exemplo, pode apresentar uma variao de 50% na sua concentrao plasmtica das 8 s 16 horas. Os nveis basais de insulina so maiores pela manh, fato que pode influenciar nos valores do teste de intolerncia a glicose.

A concentrao plasmtica de ferro tambm varia significativamente durante o dia. Essa variao pode chegar a 50% das 8 s 14 horas.

FATORES PR-ANALTICOS

Alimento, Estimulantes, Fumo, lcool e Medicamentos.


Preconizado um perodo de jejum para a coleta de sangue para exames laboratoriais. Estados ps-prandiais: causar turbidez do soro o que pode interferir em algumas metodologias, constituintes do plasma so sensveis a alimentao Populaes peditrica e de idosos tempo de jejum deve guardar relao com os intervalos de alimentao
RECOMENDA-SE: coleta pela manh aps repouso noturno em jejum de 8 a 12 horas. A ingesto de gua no faz parte do jejum.

FATORES PR-ANALTICOS

Alimento
Elementos sensvel ingesto de alimentos glicose, lipdios, ferro, sdio, potssio e fosfatase alcalina. A ingesto de alimentos, sobretudo gordurosos, aumenta a atividade da isoenzima intestinal da fosfatase alcalina. Secreo de hormnios como glucagon, insulina e cortisol.
Em algumas situaes, mesmo o paciente estando em jejum de 8 a 10 horas o padro de refeio dos ltimos dias pode alterar alguns exames consumo de alimentos ricos em protenas que elevam as concentraes plasmticas de uria, creatinina, urato e fsforo.

FATORES PR-ANALTICOS

CAFENA

A cafena presente em muitas bebidas estimula a glndula adrenal a secretar adrenalina (medula) e cortisol (crtex).

Estes hormnios aumentam a glicemia por estimularem a gliconeogenese e aumentam a quantidade de cidos graxos livres por estimularem a liplise. Alm disso, a cafena tem efeito diurtico e pode alterar a composio de sdio na urina e plasma.

FATORES PR-ANALTICOS

NICOTINA FUMO

Estimula a secreo adrenal de epinefrina que eleva as concentraes plasmticas de glicose que no acompanhado da secreo de insulina pelo pncreas. Como resultado, o fumante apresente elevao na glicemia e elevao na intolerncia a glicose.
Os fumantes tambm apresentam elevao dos triglicerdeos e colesterol e reduo dos nveis de HDL.

A composio de gases tambm est alterada em fumantes. A presso de CO2 no afetada, mas a presso de O2 reduzida em cerca de 5 mmHg.

FATORES PR-ANALTICOS

LCOOL
Altera consideravelmente a concentrao de alguns componentes plasmticos.

O uso crnico reduz a ingesto de alimentos e o lcool passa a ser a principal fonte calrica.

A reduo na ingesto de protenas causa uma diminuio na sntese de protenas plasmticas que pode ser evidenciada na dosagem de protenas totais.
Inibe a gliconeognese com reduo da glicemia de jejum. A formao de triglicrides aumenta sem o aumento respectivo na formao de VLDL. O uso crnico a enzima -glutamil transferase ( -GT) usada como marcador do consumo crnico de lcool.

FATORES PR-ANALTICOS

MEDICAMENTOS

Administrao intramuscular pode causar irritao no local de administrao que aumenta a concentrao de enzimas musculares no plasma, tais como a lactato desidrogenase, creatina quinase, aldolase e transaminases. Diurticos reduo de potssio e sdio sricos.

AINES aumenta o tempo de coagulao.


Corticides estimulam a lipognese (aumentado a concentrao de triglicrides,VLDL, cidos graxos livres) e a gliconeogenese (aumentando a glicemia). Contraceptivos hormonais e hormnios tireoidianos de reposio elevam a concentrao destes hormnios. Anfetaminas podem causar aumento na quantidade de cidos graxos livres, pois estimulam a liplise.

FATORES PR-ANALTICOS

CONDIES PATOLGICAS E CLNICAS

Hospitalizao e imobilizao prolongada

alteram a composio dos lquidos biolgicos, diluio dos componentes plasmticos protenas; Maior excreo renal de clcio, fosfato, sdio e sulfato.

Queimaduras extensas ou desnutrio


protenas plasmticas.

reduo dos nveis de

Febrereduo

na secreo do hormnio tiroxina (T4), aumento na secreo de corticide e insulina, reduz taxa de filtrao glomerular, aumenta reteno de lquidos atravs do ADH

Cirurgias e traumas elevam os nveis de enzimas musculares como lactato


desidrogenase, aldolase, creatina quinase e transaminases.

FATORES PR-ANALTICOS

IDADE
NEONATOS

hiperbilirrubinemia fisiolgica, (pode mascarar hiperbilirrubinemia patolgica) . [ ]plasmtica de glicose menor devido imaturidade heptica e adrenal. a atividade da enzima fosfatase alcalina eleva devido ao crescimento e intensa renovao da matriz ssea
Em ambos os sexos - aumento colesterol total e VLDL, LDL, triglicrides. Reduo da atividade renal, depurao de creatinina pode cair 50%. Nveis de creatinina na urina so reduzidos, mas a quantidade de creatinina no sangue pode se manter estvel devido reduo no na massa protica. A funo glomerular tambm reduzida refletindo em aumento na quantidade de protenas na urina.

CRIANAS E ADOLESCENTES

IDOSOS

FATORES PR-ANALTICOS

SEXO E RAA
As diferenas observadas entre homens e mulheres refletem diferenas fisiolgicas.

os nveis de enzimas musculares (lactato desidrogenase, aldolase, creatina quinase e transaminases) so maiores em homens bem como os produtos nitrogenados uria, cido rico e creatinina. O colesterol tambm maior em homens, sobretudo a frao HDL. A mulher tem nveis menores de ferro, hemoglobina e bilirrubina em relao ao homem. Isto se deve a perda de sangue pela menstruao.

Em relao raa, os negros apresentam valores maiores para protenas totais e atividade de enzimas musculares em relao aos brancos. Por outro lado, os nveis de colesterol e hemoglobina so menores em negros.

LIPEMIA

Pode interferir nas metodologias Elevao triglicrides pode ocorrer apenas no perodo ps-prandial ou de forma contnua (pacientes portadores de algumas dislipidemias).

Aspecto do soro ou do plasma altera de lmpido de turbidez, podendo chegar a ser leitoso.

para grau variado

Diferentes graus de lipemia

HEMLISE

Liberao dos constituintes intracelulares para o plasma ou soro. Estes componentes podem interferir nos resultados das dosagens de alguns analitos.

Aparncia avermelhada do soro ou plasma aps centrifugao ou sedimentao causada pela hemoglobina liberada quando da ruptura dos eritrcitos.

Diferentes graus de hemlise

CRITRIOS DE REJEIO DE AMOSTRAS


Presena de hemlise, lipemia, ictercia Falta de informaes importantes para execuo do exame Inadequao de tubos, volumes, aditivos e conservantes Centrifugao inadequada Preparao inadequada do paciente Conservao inadequada da amostra Tempo inadequado entre a coleta e o processamento Transporte inadequado Identificao incompleta ou incorreta da amostra Acidentes

NIVELAMENTO - 2
BIOQUIMICA CLNICA

Profa. Raquel Kummer

GLICOSE

Valores elevados:

diabetes primria, intolerncia glicose e nas diabetes secundrias a vrias doenas (hipertireoidismo, hiperpituitarismo, hiperadrenocorticismo, etc). Hipoglicemias - hipoglicemia do jejum e hipoglicemia ps-prandial.
VALORES DE REFERNCIA Crianas e Adultos 65 a 99 mg/dL Prematuro 20 a 60 mg/dL De 0 a 1 dia 40 a 60 mg/dL Acima de 1 dia 50 a 80 mg/dL

Valores diminudos:

Interpretao dos resultados da glicemia de jejum 1- Glicose entre 65 e 99 mg/dL: Glicemia normal 2- Glicose entre 100 e 125 mg/dL: Glicemia alterada (PrDiabetes) 3- Glicose 126 mg/dL: Diagnstico provisrio de Diabetes Mellitus

CIDO RICO

Valores aumentados:

hiperuricemia gota, insuficincia renal, leucemia, policitemia, mieloma mltiplo, intoxicao por chumbo, cetoacidose, tratamentos com citostticos ou tiazdicos, hiperuricemias idiopticas. Relacionado: hiperlipidemia, obesidade, aterosclerose, diabetes mellitus e hipertenso. Hipouricemia: pouco frequente, ocorrendo na sndrome de Fanconi (tubulopatia renal proximal), doena de Wilson (acmulo txico de cobre nos tecidos fgado e crebro) e doenas malgnas como linfoma de Hodgkin e carcinoma broncognico.
Valores de referncia para soro: Homens: 3,5 - 7,2 mg/dL Mulheres: 2,6 - 6,0 mg/dL

Valores diminudos

ALTERAO NA CONCENTRAO SRICA DE URIA

HIPERUREMIA (uremia)

CAUSAS PR-RENAL: - Dieta rica em protenas - no catabolismo protico - Desidratao moderada/ grave
CAUSAS RENAIS: IRA E IRC

Valores de Referncia: - Soro = 15 a 45 mg/dL - Urina 24 horas = 26 a 43 g/24horas

CAUSAS PS-RENAL: - Obstruo do Fluxo Urinrio (clculos e tumores tratogenitourinrio)

AZOTEMIA PR-RENAL
URIA SANGUNEA AUMENTADA SEM AUMENTO DE CREATININA
Causas: desidratao, catabolismo aumentado de protenas (sangramento macio no TGI com digesto da Hb)

AZOTEMIA PS-RENAL
URIA SANGUNEA AUMENTADA COM AUMENTO DE CREATININA Causas: obstruo nos ureteres, bexiga ou uretra que impede a excreo de uria.

ALTERAO NA CONCENTRAO SRICA DE URIA

HIPOUREMIA
CAUSAS PATOLGICAS: - da ingesto protica - Doenas Hepticas Severa (insuficincia heptica) - Desordens no Ciclo da Uria CAUSAS FISIOLGICAS: - Baixa ingesto protica - Gravidez - Hiper-hidratao

ALTERAO NA CONCENTRAO SRICA DE CREATININA

HIPERCREATINEMIA

HIPOCREATINEMIA

CAUSAS PR-RENAL: - Insuficincia Cardaca congestiva - Choque

REDUO DA MASSA MUSCULAR

CAUSAS RENAIS: IRA E IRC

DOENAS MUSCULARES EM ESTGIO FINAL Valores de referncia: Homens: 0,7 a 1,2 mg/dL

CAUSAS PS-RENAL: - Obstruo do Fluxo Urinrio ( clculo e tumores Tratogenitourinrio)

Mulheres: 0,5 a 1,0 mg/dL

LIPIDOGRAMA
Baseia nos seguintes exames: Colesterol total Colesterol HDL Triglicerdeos Colesterol LDL clculo atravs da frmula de Friedewald (CT- (HDL+TG/5))
PERFIL LIPDICO - VALORES DE REFERNCIA EM ADULTOS (>ou = 20 ANOS)
COLESTEROL TOTAL LDL HDL
TRIGLICERDEOS

Valores em mg/dL
Desejveis Limtrofes Aumentados

< 200

< 130

> 40

< 150

200 - 239
> ou = 240

130 - 159
> ou = 160

150 - 199
> ou = 200

Diretrizes brasileiras para o tratamento de dislipidemias e preveno da aterosclerose-

COLESTEROL TOTAL

Valores aumentados:

nefrose, hipotireoidismo, doenas colestticas do fgado, hiperlipoproteinemias. hipertireoidismo, doenas consuntivas e desnutrio crnica.

Nveis diminudos:

O nvel de colesterol srico, juntamente com a hipertenso e o fumo, constituem fatores de risco de aterosclerose e doena arterial coronariana (DAC)

HDL - COLESTEROL

Valores baixos:

indivduos obesos, vida sedentria, fumantes, diabticos, na colestase, hepatopatia, arterioclerose, coronariopatia, etc.

Exerccios fsicos podem aumentar o Colesterol HDL, assim como algumas drogas: lovastatina, cido nicotnico, ciclofenil, cimetidina, etanol, estrognios, terbutalina.
HDL est relacionado inversamente com o fator de risco, isto , quanto maior o seu teor na circulao menor o risco de DAC exerce um efeito protetor contra a aterosclerose

LDL

A determinao da frao do colesterol ligado LDL til na avaliao do risco de doena coronariana. Valores elevados:

associados com risco aumentado de DAC, diabetes melito, hipotireoidismo, hepatopatias, doena de Cushing, hiperlipoproteinemia, sndrome nefrtica, gravidez, mieloma mltiplo, uso de drogas como esterides anablicos, anticoncepcionais orais, catecolaminas, corticosterides glicognicos, anti-hipertensivos betabloqueadores, carbamazepina.

TRIGLICRIDES

Valores elevados:

doenas hepatobiliares, cardiovasculares, diabetes mellitus, nefrose, hipotireoidismo, alcoolismo e hiperlipoproteinemia.

Fisiologicamente, a concentrao de triglicrides no soro encontra-se moderadamente aumentada aps as refeies, com o valor mximo ocorrendo 4 a 5 horas ps prandial.
Mulheres grvidas ou em uso de anticoncepcionais podem apresentar nveis altos de triglicrides no sangue.

Valores de referncia:

PROTEINAS TOTAIS

Protenas totais Soro: 6 a 8 g/dl

Alteraes nas protenas


Mudana na concentrao de uma ou mais protenas especficas no plasma. Mudana no volume de gua do plasma: hiperproteinemia ou hipoproteinemia relativa.

Valores aumentados:

pacientes com desidratao, mieloma mltiplo, macroglobulinemia, lupus eritematoso, artrite reumatide, sarcoidose, infeces crnicas, linfogranuloma e endocardite bacteriana sub-aguda. hiperhidratao, desnutrio grave, insuficincia renal, nefrose, queimaduras graves, sndrome de m absoro, deficincia de clcio e de vitamina D.

Valores Diminudos:

fornecem informaes sobre o estado geral do paciente, referente nutrio ou doenas orgnicas graves (como nos casos de perda de protena). O fracionamento das protenas oferece informaes clinicamente mais teis.

ALBUMINA

Representa 40 a 60% da protena total;

Significado clnico:
hiperalbuminemia pouco significado clnico, exceto na desidratao.

hipoalbuminemia muito comum; fatores relacionados:


-sntese prejudicada doena heptica, cirrose. -aumento de catabolismo leso tissular e inflamao.

-absoro reduzida de aminocidos sndrome da m-absoro.


- perda de protenas- na urina por sndrome nefrtica; na pele por queimadura; nas fezes por enteropatia.

AMILASE

Teste sensvel para diagnstico de doenas pancreticas, mas NO ESPECFICA! Nveis reduzidos:

Drogas como citrato, oxalato e fluoreto diminuem a amilase por interferncia qumica; pancreatite persistente, obstruo dos ductos pancreticos, pseudocisto pancretico. Perfurao do intestino, lcera pptica penetrante para o pncreas, obstruo duodenal e nas parotidites (caxumba) devido amilase salivar. Casos de cetoacidose diabtica e de gravidez ectpica drogas como etanol, narcticos e colinrgicos

Nveis aumentados:

CK-MB

uma frao hbrida composta de cadeias M e B, que encontrada predominantemente no msculo cardaco. A sua determinao bastante especfica para o diagnstico do infarto do miocrdio. Valores elevados:

Infarto agudo do miocrdio, desfibrilao cardaca, isquemia cardaca, miocardite, cirurgia de aneurisma cardaco, distrofia muscular e rabdomilise.

Valor de referncia: CK-MB at 25 U/L

AST/TGO

enzima encontrada em concentrao muito alta no msculo cardaco, no fgado, msculos esquelticos e em menor concentrao nos rins e pncreas. Qualquer leso tissular ou doena afetando o parnquima heptico liberar uma maior quantidade da enzima para a corrente sangunea, elevando os nveis sricos da AST. Nos casos de leso do miocrdio, a AST juntamente com a dosagem da creatina quinase (CK) e da desidrogenase lctica (LDH) muito til para o diagnstico e acompanhamento do infarto do miocrdio (IM).

Valores aumentados: Cirrose alcolica, mononucleose infecciosa, hepatite aguda na fase de remisso ou recuperao, hepatite crnica, disfuno heptica induzida por drogas, tumor heptico metasttico, congesto heptica passiva, cirrose ativa, obstruo extra-heptica prolongada do ducto biliar, fgado gorduroso e citomegalovirus;

ALT

enzima encontrada predominantemente no fgado, em concentrao moderada nos rins e em menores quantidades no corao e nos msculos esquelticos. Em geral, as causas mais comuns de elevao dos valores de ALT no sangue ocorrem por disfuno heptica sensvel e especfica para o diagnstico de doena hepatocelular; Valores elevados: hepatites, cirrose, necrose heptica, colestase, isquemia heptica, tumor heptico, drogas hepatotxicas, ictercia obstrutiva, miosite e pancreatite.

LDH

altas concentraes no fgado, msculos esqueltico e cardaco, rins, hemcias tambm usada como um marcador de hemlise intravascular

Os valores mais elevados so encontrados em pacientes com anemia megaloblstica, em carcinomas e no choque grave; Elevaes moderadas ocorrem em pacientes com infarto do miocrdio, infarto pulmonar, anemia hemoltica, leucemia, mononucleose infecciosa e nos pacientes com distrofia muscular progressiva. Ligeiras elevaes so encontradas em pacientes com hepatite aguda, nas ictercias obstrutivas e na cirrose.

FOSFATASE ALCALINA

Encontrada no fgado, epitlio do trato biliar e no osso, mucosa intestinal e a placenta. A determinao laboratorial da fosfatase alcalina se aplica muito bem para o diagnstico de doenas do fgado e dos ossos.

Valores elevados:

Cirrose, obstruo biliar intra e extra-heptica, tumor primrio ou metasttico do fgado, tumor metasttico do osso, recuperao de fraturas sseas, doena de Paget (vel. Metab. sseo), hiperparatireoidismo, fases de crescimento normal dos ossos. Hipotireoidismo, hipofosfatemia, desnutrio, doena celaca.

Valores Diminudos:

CLCIO

empregada para avaliar a funo da paratireide e o metabolismo do clcio; Valores Aumentados:

hiperparatireoidismo, neoplasmas com metstase ssea, alguns casos de cncer de pulmo, rins, bexiga sem envolvimento sseo, hipervitaminose D, sarcoidose, mieloma mltiplo quando as protenas esto elevadas, acromegalia, doena de Paget. A hipercalcemia est associada ao uso de drogas como os tiazdicos, vitaminas A e D, anticidos alcalinos e carbonato de ltio. hipoparatireoidismo idioptico ou cirrgico; pseudo hipoparatireoidismo; insuficincia renal; deficincia de vitamina D; doena gastro-intestinal que interfere com a absoro de vitamina D ou clcio, nefrose ou outras condies com baixos nveis de protenas sricas; pancreatite aguda; deficincia de magnsio.

Valores Diminudos:

VALORES DE REFERNCIA:

MAGNSIO

Magnsio srico: 1,6 a 2,6 mg/dL Magnsio urina de 24 h: 48-152mg/24 h

A determinao do magnsio tem grande importncia clnica neonatologia, onde os distrbios metablicos deste on (hipomagnesemia) so os responsveis por sinais e sintomas clnicos, freqentemente atribudos ao clcio (hipocalcemia). Valores diminudos:

estado de mal nutrio, alcoolismo, estado de mal absoro (esteatorria), pancreatite aguda, hipoparatireoidismo, hipertireoidismo e hiperaldosteronismo. uremia e no nanismo hipofisrio tratado com hormnio do crescimento;

Elevao do magnsio:

BILIRRUBINA

As causas mais comuns de aumento da bilirrubina direta:

doenas hepatocelulares e as obstrues das vias biliares. Quando h um aumento na produo de bilirrubina como nas diversas causas de hemlise. Quando h uma diminuio no transporte da bilirrubina por ao de medicamentos e anticorpos. Por defeito na captao da bilirrubina (deficincia ou bloqueio das lingandinas). Por defeito na conjugao da bilirrubina (ictercia fisiolgica do recm nascido).

Valores altos de bilirrubina indireta:


A absoro de luz por uma soluo


Quando luz visvel ou UV incidem sobre qualquer corpo ou soluo, uma parte refletida, outra absorvida e outra, ainda, transmitida.
IO = Ir + Ia + I Soluo absorvente

Luz monocromtica

Feixe incidente

Feixe emergente

Intensidade IO

Intensidade I

Princpios de absoro de luz


1. A absoro da luz tanto maior quanto mais concentrada for a soluo por ela atravessada:

Io
soluo 10 g/l

IT1

A soluo 20g/l absorve o dobro da soluo 10g/l.

Io
soluo 20 g/l

IT2

2. A absoro da luz tanto maior quanto maior for a distncia percorrida pelo feixe luminoso atravs das amostras:

Io
1 cm

IT1

A soluo contida na cubeta com 3 cm absorve 3 vezes mais luz que a contida na de 1 cm.

Io
3 cm

IT3

A quantidade de radiao absorvida pode ser medida de diversas formas:

T ( transmitncia - %)= I
IO A (absorbncia)= log Io I
A absorbncia mais utilizada porque existe uma relao linear entre ela e a concentrao de uma substncia absorvente em soluo, o que no ocorre com a transmitncia.

Espectrofotmetros: medem a
absoro da luz visvel e UV na pesquisa bioqumica.
Principais componentes: Fonte de luz = lmpada de tungstnio para luz visvel e lmpada de deutrio para luz UV (180-370 nm) Monocromador = seleciona a luz no comprimento de onda desejado Amostra = colocada nas cubetas

Fotomultiplicador =converte a luz transmitida pela amostra em impulso eltrico.


Visor ou impressora = resultado final

Potrebbero piacerti anche