Sei sulla pagina 1di 18

Provas Comentadas da FCC Prof.

Fabiano Sales Aula 06

AULA 06

Ol, vitoriosos alunos! Muito nimo, porque a CLASSIFICAO de vocs! Nesta aula, apresentarei os comentrios prova do TCE-SP, organizada pela Fundao Carlos Chagas no ano de 2012. Vamos l ?!

Para refletir: A distncia entre o sonho e a realidade chama-se disciplina. (Bernardinho)

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula 06

TCE-SP 2012 (Agente de Fiscalizao Financeira)


Valores ocidentais Quando o discurso poltico alcana seu nvel mais raso, os "valores ocidentais" aparecem. Normalmente, eles so utilizados para expor "aquilo pelo qual lutamos", aquilo que pretensamente faria a diferena e a superioridade moral de nossa forma de vida esta que encontraria sua melhor realizao no interior das sociedades democrticas liberais. Nesse sentido, mesmo quando criticamos nossas sociedades ocidentais, no seramos capazes de sair do horizonte normativo que define o conjunto de seus valores. Pois se, por exemplo, criticamos a falta de liberdade e a injustia social, seria sempre em nome de valores que ainda no se realizaram, mas a respeito dos quais ns, ocidentais, saberamos, de antemo, seu sentido. Para aqueles que impostam a voz na hora de falar em nome dos valores ocidentais, no h conflitos a respeito do que liberdade, justia e autonomia significam. No passa pela cabea deles que talvez estejamos diante de palavras que no tm contedo normativo especfico, mas so algo como significantes vazios, disputados por interpretaes divergentes prprias a uma sociedade marcada por antagonismos fundamentais. Por isso, se h algo que determina o que h de mais importante na tradio ocidental exatamente a ideia de que no temos clareza a respeito do que nossos valores significam. Pois o que nos leva a criticar aspectos fundamentais de nossa sociedade no um dficit a propsito da realizao de valores, mas um sentimento que Freud bem definiu como mal-estar, ou seja, um sofrimento indefinido que nos lembra a fragilidade de toda normatividade social extremamente prescritiva. Isso talvez nos explique por que os gregos, estes que teriam inventado a democracia ocidental com seus valores, na verdade, legaram-nos apenas um valor fundamental: a suspeita de si Uma suspeita que se manifesta por meio da exigncia de saber acolher o que nos estranho, o que no porta mais nossa imagem, o que no tem mais a figura de nossa humanidade. Quem leu as tragdias de Sfocles sabe como sua questo fundamental o que ocorre quando a polis no sabe mais acolher o que ainda no tem lugar no interior de nossas formas de vida. Por outro lado, quando Ulisses, o heri de Homero, perdia-se em sua errncia sem fim, suas palavras para os habitantes de outras terras eram sempre a exigncia de abrigar o estrangeiro. Por isso, o melhor que temos a fazer diante dos que sempre pregam os valores ocidentais lembr-los das palavras de Nietzche: "Muitas vezes, necessrio saber se perder para poder encontrar-se". (Vladimir Safatle. Folha de S.Paulo, opinio, tera-feira, 13 de dez. de 2011. p. 2)

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula 06 Isso talvez nos explique por que os gregos, estes que teriam inventado a democracia ocidental com seus valores, na verdade, legaram-nos apenas um valor fundamental: a suspeita de si.

1. O autor a) considera que a expresso "valores ocidentais", nas sociedades democrticas liberais, padece da indefinio inerente a uma forma de vida essencialmente caracterizada por forte oposio de ideias. b) junta-se aos que criticam a sociedade ocidental especialmente quanto falta de liberdade e injustia social, atribuindo essas imperfeies ao prprio universo grego, falho de conceitos que garantissem a equidade de direitos. c) expe que discursos polticos de pouca profundidade os que normalmente exibem de maneira ostentatria os ideais de quem os profere, em voz impostada tratam falaciosamente de conflitos. d) assinala que os valores ocidentais, fundadores das autnticas sociedades democrticas, so desrespeitados por polticos que desconhecem artistas e pensadores indispensveis dessa mesma tradio. e) denuncia a incapacidade que a sociedade contempornea revela de se fixar num horizonte normativo, pelo fato de estar baseada em equvocos conceituais que, desde os gregos, provocam mal-estar social.

Comentrio: Vamos analisar as opes. a) Esta a resposta da questo. A afirmao contida na assertiva representa uma reescrita, uma parfrase do seguinte excerto do texto: No passa pela cabea deles que talvez estejamos diante de palavras que no tm contedo normativo especfico, mas so algo como significantes vazios, disputados por interpretaes divergentes prprias a uma sociedade marcada por antagonismos fundamentais. b) Errada. No texto, o autor critica a vulnerabilidade dos conceitos normativos, com os quais se definem os valores ocidentais. Entretanto, a afirmativa da banca menciona que o autor tece crticas falta de liberdade ou do senso de justia no mundo ocidental. c) Errada. Em conformidade com as ideias do autor, o que justifica os valores ocidentais frgil, sob o ponto de vista conceitual. No se pode afirmar que os discursos aludidos nos discursos so eminentemente falaciosos. d) Errada. Por meio das ideias do texto, no se pode inferir que h desrespeito aos valores ocidentais por parte dos polticos. e) Errada. A afirmativa apresenta o contrrio das ideias do texto. Segundo a superfcie textual, ainda que a sociedade ocidental no tenha segurana quanto significao dos valores, ela se fixa neles, aplicando-os cotidianamente.

Gabarito: A.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula 06 2. Entende-se corretamente do texto:

a) As teorias de Freud explicam que a insatisfao com o mundo em que vive prpria do ser humano, em nada dependendo do modo como se organizam as sociedades. b) O homem ocidental no encontra outro ponto de referncia para avaliar sua forma de vida que no seja o delineado pelos valores, ainda que considerados no plano da idealidade, das democracias liberais. c) Suspeitar de si, ou seja, fazer mau juzo de si no que se refere natureza dos instintos humanos, a nica herana que o povo heleno ofertou modernidade. d) Os polticos manifestam alienao ao no compreenderem que o homem moderno no almeja a superioridade moral, exatamente por ser consciente de que no h forma de vida realmente democrtica. e) A sociedade contempornea desconhece o que sejam valores, em virtude de vivenciar com exclusividade a falta, isto , a ausncia do que lhe necessrio e desejvel para a realizao de um modo de vida que seria superior.

Comentrio: A resposta da questo encontra-se na assertiva (B). Em consonncia com o texto, ainda que o homem ocidental no sinta segurana quanto aos conceitos de seus valores, ele os aplica em sua vida cotidiana, delineando a forma de vida que os ocidentais levam. Vejamos as demais opes: a) Errada. Segundo o autor do texto, a insatisfao humana provm da vulnerabilidade/fragilidade conceitual de normas prescritivas a que a sociedade se submete. c) Errada. No se trata de uma nica herana, pois, conforme o texto, outras contribuies provieram dos gregos. Ainda em conformidade com o autor, a suspeita de si o principal valor herdado pela modernidade. d) Errada. Houve um erro de extrapolao, pois o autor no afirmou a inexistncia de uma vida democrtica em momento algum do texto. e) Errada. Ainda que ocorram conflitos frequentes por no existir um significado dos valores do ocidente, o texto no oferece recursos para afirmar que a sociedade convive apenas com a ausncia de valores. Gabarito: B.

3. Considere as assertivas a seguir.

I. A sequncia Uma suspeita que se manifesta por meio da exigncia de saber acolher o que nos estranho, o que no porta mais nossa imagem, o que no tem mais a figura de nossa humanidade acolhe estruturas que, do ponto de vista semntico, so equivalentes. II. Em um sentimento que Freud bem definiu como mal-estar, ou seja, um sofrimento indefinido que nos lembra a fragilidade de toda normatividade social Prof. Fabiano Sales www.estrategiaconcursos.com.br 4

Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula 06 extremamente prescritiva, o segmento introduzido por ou seja faz uma indicao mais acurada acerca da palavra que se acabou de apresentar, constituindo a ordem dos elementos conectados pela expresso uma questo de escolha, determinada pela direo que se quer dar ao encadeamento lgico das ideias.

III. No processo de argumentao, as situaes trazidas ao texto pela referncia a Sfocles e pela referncia a Ulisses representam circunstncias contraditrias e igualmente insatisfatrias, o que motiva a referncia final a Nietzche, cujas palavras nenhuma conexo estabelecem com o que se tem tanto na primeira, quanto na segunda meno. O texto abona

a) I, apenas. b) II, apenas. c) II e III, apenas. d) I e II, apenas. e) I, II e III.

Comentrio: Vamos analisar as afirmativas. I. Correta. De fato, os trechos o que nos estranho, o que no porta mais nossa imagem e o que no tem mais a figura de nossa humanidade apresentam o mesmo sentido: todas elas apontam para algo que desconhecido, que no familiar. II. Correta. A locuo denotativa de explicao ou seja introduz uma indicao do composto mal-estar, explicitando o sentido dessa palavra. III. Errada. No h uma relao hierrquica entre as referncias a Sfocles, Ulisses e Nietzche, isto , todas so iguais, uma complementando a outra. Gabarito: D.

4. Afirma-se com correo: a) o emprego de mais raso evidencia que, para o autor, da constituio do discurso poltico ser "raso". b) as aspas em "valores ocidentais" sinalizam tanto que a expresso constitui uma citao, quanto que foi referida com ironia no discurso poltico.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula 06 c) ao detalhar "aquilo pelo qual lutamos", o autor esquiva-se a assumir o que dito sobre a diferena e a superioridade moral de nossa forma de vida. d) a expresso Nesse sentido orienta o leitor a entender o que segue como expresso de uma finalidade. e) a expresso mesmo quando equivale a "em todas as oportunidades em que".

Comentrio: A resposta da questo encontra-se na assertiva (C). Com efeito, o autor faz uma insinuao, sem explicitar, sobre o fato de os valores ocidentais no conferirem superioridade moral nem fazerem diferena em nossa forma de vida. Portanto, a afirmativa da opo est correta. Vejamos as demais opes: a) Errada. Segundo o contexto, o discurso poltico no necessariamente raso. b) Errada. Ao fazer uso da expresso valores ocidentais, percebe-se que o autor tem a inteno de tratar essa locuo de forma irnica. d) Errada. No contexto em que est inserida, a expresso nesse sentido exprime ideia de concluso. e) Errada. A expresso mesmo quando confere uma ideia de concesso de tempo, podendo ser substituda, por exemplo, por embora em algumas oportunidades. Gabarito: C.

5, O segmento do texto que est adequadamente traduzido : a) palavras que no tm contedo normativo especfico / vocbulos que no adquiriram significado relevante no que se refere prescrio de normas. b) no um dficit a propsito da realizao de valores / no se trata daquilo que falta para completar a enumerao dos quesitos a serem observados. c) o que no porta mais nossa imagem / aquilo que no tem mais analogia com o que somos. d) quando a polis no sabe mais acolher o que ainda no tem lugar no interior de nossas formas de vida / quando os cidados ignoram aqueles que habitam outra cidade que no seja a sua. e) perdia-se em sua errncia sem fim / agia de forma temerria, sem atentar para os objetivos das suas aes.

Comentrio: Vamos analisar as opes. a) Errada. A redao original no expressa ideia de importncia, relevncia, em contraposio ao que transmite o trecho traduzido. b) Errada. O segmento que traduz a ideia do texto transmite a ideia de uma simples observao. Por sua vez, o trecho extrado da superfcie textual apresenta a noo de concretizao. Portanto, possuem sentidos distintos. c) Esta a resposta da questo. O segmento transcrito foi adequadamente traduzido, pois foi mantida a ideia original. Ambos os excertos apresentam a Prof. Fabiano Sales www.estrategiaconcursos.com.br 6

Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula 06 mesma ideia de distanciamento da caracterizao da personalidade de cada pessoa. d) Errada. O trecho traduzido apresenta uma restrio afirmao original, qual seja, o repdio a pessoas oriundas de localidade diversa. Por seu turno, o trecho original possui maior abrangncia. e) Errada. O trecho agia de forma temerria transmite a noo de medo, a qual no est presente no segmento original do texto. Gabarito: C.

6. Isso talvez nos explique por que os gregos, estes que teriam inventado a democracia ocidental com seus valores, na verdade, legaram-nos apenas um valor fundamental: a suspeita de si. Considerada a frase acima, em seu contexto, o NICO comentrio que o texto NO legitima o seguinte: a) Isso remete ao que se expe anteriormente na frase iniciada por Por isso. b) A forma verbal explique exigida por estar presente no enunciado uma ideia de possibilidade, no de certeza. c) Na construo adotada no enunciado, o emprego da prclise pronominal "nos legaram" legtimo. d) A forma verbal teriam inventado exprime um fato suposto. e) Est em conformidade com o padro culto escrito esta redao alternativa do segmento destacado: "o motivo dos gregos legarem-nos apenas um valor fundamental".

Comentrio: a questo foi anulada pela FCC. Entretanto, vejamos que h um flagrante desvio gramatical na assertiva (E). No trecho o motivo dos gregos levarem-nos (...), a expresso os gregos exerce a funo de sujeito do verbo levar. Por essa razo, no poderia ser preposicionada. O correto seria o motivo de os gregos levarem-nos (...). A despeito dessa desconsiderao por parte da banca, vejamos as demais opes: a) Correta. Os pronomes demonstrativos desempenham importante papel de coeso textual. Segundo o contexto, a forma pronominal isso retoma a ideia contida no pargrafo anterior, exercendo sua funo anafrica. b) Correta. A forma verbal explique est flexionada no presente do subjuntivo, modo que exprime ideia de hiptese, probabilidade. c) Correta. Haja vista o isolamento do termo intercalado na verdade, a norma culta aceita tanto a colocao procltica (antes do verbo) quanto encltica (aps o verbo). d) Correta. Na locuo teriam inventado, o verbo auxiliar ter est flexionado no futuro do pretrito, tempo que exprime ideia de suposio, hiptese, dvida. Gabarito: Anulada.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula 06 7. A afirmao correta : a) Se Freud tivesse se referido a mais de um sentimento, o padro culto escrito exigiria, no plural, a forma "os mal-estar". b) a palavra ainda introduz mais um argumento a favor da concluso desejada, como em " necessrio ainda observar a urgncia dessa medida judicial". c) Em no h conflitos a respeito do que liberdade, justia e autonomia significam, a substituio de h por "existe" mantm a correo da frase. d) Em Quem leu as tragdias de Sfocles sabe como sua questo fundamental o que ocorre quando a polis ..., o pronome possessivo pode remeter tanto s tragdias quanto a Sfocles. e) Em lembr-los das palavras de Nietzche, o pronome empregado exigido pela regncia do verbo, no havendo possibilidade de o padro culto aceitar outra formulao, como, por exemplo "lembrar a eles". Comentrio: Vamos analisar as opes. a) Errada. Segundo o Vocabulrio Ortogrfico da Lngua Portuguesa (VOLP), o plural de mal-estar mal-estares. Compostos formados pela estrutura advrbio + substantivo variam apenas no ltimo elemento. b) Errada. De acordo com o contexto, a palavra ainda assume matiz semntico temporal, sendo equivalente a at hoje, at os dias atuais. c) Errada. O verbo existir deve ser flexionado no plural para concordar com o ncleo do sujeito conflitos. d) Esta a resposta da questo. De fato, o pronome possessivo sua, no contexto em que est inserido, acarretou ambiguidade no trecho. Reparem que essa forma pronominal pode referir-se tanto a Sfocles quanto s tragdias. e) Errada. A regncia do verbo lembrar, no contexto, transitiva direta e indireta. Admitem-se duas construes: lembr-los (OD) das palavras de Nietzche (OI) ou lembrar a eles (OI) as palavras de Nietzche (OD). Gabarito: D.

8. O que se destaca na frase acima est grafado em conformidade com o padro culto escrito, assim como o est o destacado em: a) Cumprimentou-o efusivamente por que tem por ele grande carinho. b) Vive me remedando, no sei bem o porque. c) Porque voc fez isso eu nem imagino. d) Isso quer dizer exatamente o qu? e) Em qu eu posso ajud-lo? Comentrio: Vamos analisar as opes. a) Errada. O trecho precisa ser corrigido, empregando a forma porque (junta e sem acento), pois se trata de um conectivo explicativo. b) Errada. No contexto, temos um substantivo, equivalente a motivo, razo. Portanto, deve ser empregada a forma porqu (junta e com acento).

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula 06 c) Errada. O trecho contm uma interrogativa indireta, exigindo o emprego da forma Por que (separada e sem acento). d) Esta a resposta da questo. Por ser tnica, a forma qu foi empregada corretamente com acento circunflexo. e) Errada. A forma qu, no contexto em que se encontra, tona, devendo ser substituda por que (sem acento). Gabarito: D.

9. Por isso, se h algo que determina o que h de mais importante na tradio ocidental exatamente a ideia de que no temos clareza a respeito do que nossos valores significam. Considerada a frase acima, em seu contexto, outra redao para o segmento destacado, que mantm a correo e o sentido originais, : a) em havendo algo que determina o que h de mais importante na tradio ocidental, esse algo precisamente a ideia. b) dado que existe algo que determina o que h de mais importante na tradio ocidental ser estritamente a ideia. c) na dependncia de haver algo determinante do que h de mais importante na tradio ocidental bem a ideia. d) medida que existir algo que determina o que h de mais importante na tradio ocidental seria, em rigor, a ideia. e) considerando algo a determinar o que h de mais importante na tradio ocidental, na verdade a ideia.

Comentrio: Analisando o trecho destacado no enunciado, percebemos que o se apresenta matiz semntico de condio, isto , classifica-se como uma conjuno subordinativa adverbial condicional. Esse mesmo valor de significado encontrado na assertiva (A), por meio da expresso em havendo. Nas demais opes, temos: b) Errada. O conectivo dado que apresenta valor semntico de causa. c) Errada. A ideia transmitida pelo advrbio bem no rigorosamente a mesma daquela expressa por exatamente, constante do trecho original. d) Errada. A locuo conjuntiva medida que exprime ideia de proporcionalidade. e) Errada. A ideia transmitida pela expresso verdade no rigorosamente a mesma daquela expressa por exatamente, constante do trecho original.

Gabarito: A.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula 06 10. Do ponto de vista da pontuao, o padro culto escrito abonaria tambm, sem prejuzo do sentido original, a substituio proposta no seguinte segmento: a) "Pois se por exemplo,". b) "Pois se, por exemplo:". c) "em nome de valores, que ainda no se realizaram,". d) "saberamos de antemo, seu sentido.". e) "mas a respeito dos quais ns ocidentais saberamos, de antemo, seu sentido.".

Comentrio: A resposta da questo encontra-se na alternativa (E). Nessa opo, o adjunto adverbial est intercalado entre a forma verbal saberamos e o complemento seu sentido. Portanto, o emprego das vrgulas encontra respaldo gramatical. Alm disso, mantm o sentido original do trecho. Vejamos as demais opes. Nas letras (A) e (B), a expresso por exemplo deve ser isolada por vrgulas para manter o respeito ao padro culto. Na opo (C), a orao que ainda no se realizaram assume valor explicativo (orao subordinada adjetiva explicativa), modificando a ideia restritiva presente no trecho original. Com base no trecho inicial, depreendemos que alguns valores ainda no se realizaram. J na reescrita proposta pela banca examinadora, interpreta-se que todos os valores ainda no se realizaram. Por sua vez, a assertiva (D) tambm est incorreta, por separar, incorretamente, o verbo saber de seu complemento seu sentido. Para corrigir o equvoco, ou podemos suprimir a vrgula aps o adjunto adverbial de antemo, ou podemos isol-la por vrgulas. Gabarito: E.

Ateno: A questo refere-se ao texto que segue. [...] No sei se V. Exa. Revma. como eu. Eu gosto de contemplar o passado, de viver a vida que foi, de pensar nos homens que antes de ns, ou honraram a cadeira que V. Exa. Revma. ocupa, ou espreitaram, como eu, as vidas alheias. Outras vezes estendo o olhar pelo futuro adiante, e vejo o que h de ser esta boa cidade de S. Sebastio, um sculo mais tarde, quando o bonde for um veculo to desacreditado como a gndola, e o atual chapu masculino uma simples reminiscncia histrica. Podia contar-lhe em duas ou trs colunas o que vejo no futuro e o que revejo no passado; mas, alm de que no quisera tomar o precioso tempo de V. Exa. Reverendssima, tenho pressa de chegar ao ponto principal desta carta, com que abro a minha crnica. E vou j a ele. (Machado de Assis. Histria de quinze dias: crnicas. 1877, 1 de janeiro. IN Obra completa, v. III, Rio de Janeiro: Jos Aguilar, 1962. p. 352-353) Prof. Fabiano Sales www.estrategiaconcursos.com.br 10

Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula 06

11. O fragmento autoriza o seguinte comentrio: a) O pronome de tratamento, empregado em conformidade com o padro culto escrito, evidencia que a carta com que se inicia a crnica endereada ao papa. b) Antes da meno explcita a a minha crnica, nada h que possa sugerir a hiptese de que as palavras do missivista estivessem inscritas em veculo de circulao pblica. c) Dado que o dicionrio registra adequadamente, no verbete viver, a acepo "1. ter vida, estar com vida", o modo como esse verbo foi empregado na carta constitui um pleonasmo a ser evitado, pois esse emprego no apresenta nenhuma motivao. d) O emprego de mas indica uma contraposio, sem que, entretanto, implique eliminao do primeiro dos dois segmentos que ele conecta, como o uso dessa palavra poderia acarretar. e) Em e o atual chapu masculino uma simples reminiscncia histrica, o emprego de simples sinaliza que, numa escala hierrquica, esta reminiscncia histrica est num nvel bem pouco elevado.

Comentrio: Vamos analisar as assertivas. a) Errada. Caso o pronome de tratamento fosse referente ao Papa, dever-se-ia empregar Vossa Santidade. b) Errada. O trecho Podia contar-lhe em duas ou trs colunas o que vejo no futuro e o que revejo no passado transmite a noo de que o autor escreve um texto de carter editorial, seja para um jornal, seja para uma revista. c) Errada. No contexto, a expresso viver a vida foi empregada na acepo de usufruir a vida, no caracterizando, portanto, um pleonasmo. d) Errada. Com efeito, o conectivo mas exprime ideia de adversidade, contraposio. Entretanto, acarreta a eliminao da ideia de escrever duas ou trs colunas, presente no primeiro trecho. e) Esta a resposta da questo. O vocbulo simples no trecho uma simples reminiscncia histrica transmite a informao acerca da existncia de uma tnue relao hierrquica no contexto. Gabarito: E.

12. Sobre a forma verbal indicada, INCORRETO afirmar: a) honraram / exprime ao completamente concluda. b) for / indica um fato possvel, considerado altamente provvel. c) estendo / enuncia um fato que ocorre exclusivamente no momento em que o missivista se expressa. d) vou / marca um fato futuro, mas bastante prximo, como o confirma o emprego de j.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

11

Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula 06

e) podia / est empregado com valor de futuro do pretrito. Comentrio: H erro na assertiva (C). a forma verbal estendo est flexionada no presente do indicativo, indicando, no contexto em que est inserida, uma ao habitual. Portanto, no se refere apenas a um fato que ocorre no instante em que o missivista se expressa. Vejamos as demais opes. a) Correta. A forma verbal honraram est flexionada no pretrito perfeito do indicativo, tempo que exprime uma ao concluda, encerrada. b) Correta. Forma verbal for est flexionada no futuro do subjuntivo, modo que indica possibilidade. d) Correta. A forma vou est flexionada no presente do indicativo, indicando futuro prximo com o auxlio do advrbio j. Equivale forma verbal irei, conjugada no futuro do presente. e) Correta. A forma podia est empregada no lugar de poderia, denotando a linguagem coloquial (falada). Portanto, foi, de fato, empregada com valor de futuro do pretrito. Gabarito: C.

13. correto afirmar: a) A substituio de no quisera tomar o precioso tempo de V. Exa. Reverendssima por "no quisera tomar V. Exa. Reverendssima o precioso tempo" mantm a correo da frase. b) Substituindo o segmento destacado em vejo o que h de ser esta boa cidade de S. Sebastio por "as coisas que ho de ocorrer nesta boa cidade de S. Sebastio", a correo original estar mantida. c) Na expresso pelo futuro adiante, a substituio do termo destacado por um seu sinnimo produziria corretamente a forma "pelo futuro a fora". d) O antnimo de adiante est corretamente grafado assim: "atraz". e) Se fosse outra a formulao de com que abro a minha crnica, estaria correta assim: "cujo incio de minha crnica com ela".

Comentrio: Vamos analisar as opes. a) Errada. exceo das palavras senhora, dona e senhorita, no se emprega acento grave antes de formas de tratamento. b) Esta a resposta da questo. A correo gramatical est mantida no trecho reescrito: a forma verbal ho concorda em nmero com o sujeito semntico as coisas. c) Errada. O correto seria pelo futuro afora. d) Errada. O antnimo (contrrio) de adiante atrs. e) Errada. A substituio sugerida acarretaria alterao no sentido original do trecho. Gabarito: B. Prof. Fabiano Sales www.estrategiaconcursos.com.br 12

Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula 06

... com que abro a minha crnica. 14. Transpondo a frase acima para a voz passiva, a forma verbal encontrada : a) aberta. b) foi aberta. c) havia sido aberta. d) tinha aberto. e) abriu-se. Comentrio: Inicialmente, preciso identificar as funes sintticas na voz ativa. No trecho com que abro minha crnica, temos: - sujeito desinencial eu, demarcado pela desinncia nmero-pessoal -o, constante da forma verbal abro. Conforme ensinam as lies gramaticais, o sujeito da ativa passar a agente da passiva. - verbo abrir, com transitividade direta, permitindo, portanto, a transposio para a voz passiva. O verbo da ativa dar lugar locuo verbal de voz passiva, devendo manter o tempo verbal inicialmente apresentado. Por exemplo, como o verbo abrir est flexionado no presente do indicativo, o verbo auxiliar da locuo verbal deve ser conjugado no mesmo tempo verbal (), seguido do particpio aberta (concordando com a minha crnica); - a minha crnica, sendo objeto direto na voz passiva, o qual passar a exercer a funo de sujeito paciente na voz passiva. Portanto, a transposio de voz adequada A minha crnica aberta por mim. Gabarito: A.

15. A frase que respeita a ortografia : a) Antes de cochilar, era-lhe natural fazer um exame de conscincia e reiterar a si prprio seu empenho em vencer a itemperana. b) O desleixo com que passou a manuzear os objetos da coleo fez o respeitado colecionador optar pela despensa do j antigo colaborador. c) O debate recrudesceu, mas os mais bem-intencionados foram hbeis em dirimir as provocaes, s vezes pungentes, das lideranas que se confrontavam. d) Estava bastante ciente de que era sua gulodice que podia creditar a desinteria que o abatera s vsperas do extico casamento. e) O poder descricionrio dos ditadores, responsvel por tantas atrocidades em tantas partes do mundo, analisado na obra com um rigor admirvel.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

13

Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula 06 Comentrio: Vamos analisar as opes. a) Errada. Houve erro ortogrfico em itemperana. O correto intemperana. b) Errada. O verbo correto manusear. Tambm preciso substituir o parnimo despensa por dispensa (liberao). c) Esta a resposta da questo. O vocbulo recrudesceu foi corretamente grafado com sc. d) Errada. A forma adequada disenteria. e) Errada. A escrita correta discricionrio. Gabarito: C.

16. Est em conformidade com o padro culto escrito a seguinte frase: a) Eram tantos os salvo-condutos expedidos aleatoriamente, que eles intervieram para regulamentar a sua concesso. b) No caso de ele propuser um abatimento no aluguel, o proprietrio exigir contrapartidas. c) Combinamos todos que, assim que o vermos chegar, apresentaremos os abaixo-assinados que exigiro dele uma atitude digna. d) O chefe tanto se incomodou com os bate-bocas na cozinha, que explodiu: Deixem que eu fateio tudo isso sozinho! e) Ele que mantem o arquivo em ordem, como se fosse um sentinela sempre alerta.

Comentrio: Vamos avaliar as opes. a) Esta a resposta da questo. O composto salvo-condutos foi grafado corretamente, valendo frisar que o Vocabulrio Ortogrfico da Lngua Portuguesa (VOLP), editado pela Academia Brasileira de Letras (ABL), tambm admite o plural em salvos-condutos. b) Errada. Para manter a adequada correo verbal, o verbo propor deve ser flexionado no infinitivo: No caso de ele propor um abatimento (...). c) Errada. No contexto, deve ser empregado o verbo ver no futuro do subjuntivo, ou seja, a forma correta virmos: Combinamos todos que, assim que o virmos chegar (...). d) Errada. Na primeira pessoa do singular do presente do indicativo, o verbo fatiar apresenta-se sob a seguinte forma: fatio. e) Errada. A forma verbal mantm deve ser grafada com acento agudo diferencial de nmero, para distingui-la da forma pluralizada mantm. Gabarito: A.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

14

Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula 06

17. A frase em que a regncia est em conformidade com o padro culto escrito : a) Em seu fingimento, s restou de que dissesse ao ex-scio que sentia saudades dele. b) Tudo isso considerado, necessrio fazer que ele sinta o peso da responsabilidade. c) Em ateno por seu talento indiscutvel, o pouparam as devidas multas. d) Passou os documentos a mo do tcnico e no os perdeu de vista at ao final da reunio. e) Inconformado de que eles propalavam injrias a seu respeito, decidiu denunci-los.

Comentrio: Vamos analisar as opes. a) Errada. No contexto, o verbo restar transitivo direto, isto , no rege emprego de preposio. Portanto, o elemento de, constante do trecho s restou de que dissesse (...), deve ser suprimido. b) Esta a resposta da questo. O verbo fazer transitivo direto, no exigindo, por conseguinte, emprego de preposio antes da conjuno integrante que. c) Errada. No contexto, o verbo poupar transitivo direto e indireto, tendo a coisa como objeto direto (as devidas multas) e a pessoa como complemento indireto (lhe), forma que deve substituir o pronome oblquo o. d) Errada. Novamente, devemos considerar o contexto. No excerto apresentado, o verbo passar transitivo direto e indireto. Portanto, o trecho correto Passou os documentos mo do tcnico (...). e) Errada. O adjetivo inconformado rege o emprego da preposio com, elemento que deve substituir de: Inconformado com que eles (...). Gabarito: B.

18. A frase redigida em conformidade com o padro culto escrito : a) A desobedincia s regras prescritas acabaram provocando mais leses na coluna, o que determinou a urgncia da cirurgia e a necessidade do auxlio de mais especialistas. b) No sabia bem a que se devia, em todo aquele tumultuado processo, as mltiplas idas e vindas de documentos e pareceres tcnicos, mas acompanhou-as pacientemente. c) Considerou indiscernvel, dado o avanado estgio de sua doena, os ltimos manuscritos do autor, o que motivou que os remetesse a colega para nova avaliao. d) Eram vrios e bastante distintos os estudos acerca dessas produes populares, uma das quais, nas ltimas semanas, vm merecendo elogios e indicao para publicao. Prof. Fabiano Sales www.estrategiaconcursos.com.br 15

Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula 06

e) Na concesso de bolsas de estudos oficiais, vimos que a maioria dos estudantes realmente no dispe do mais nfimo recurso, e isso foi uma das coisas que mais nos impressionaram.

Comentrio: Vamos analisar as opes. a) Errada. A assertiva apresenta uma pegadinha clssica das bancas examinadoras no que se refere ao assunto de concordncia. No trecho A desobedincia s regras prescritas acabaram (...), a banca intercalou elementos entre o ncleo desobedincia e o verbo acabar, com a finalidade de confundir os candidatos. Entretanto, reparem que desobedincia desempenha funo nuclear na estrutura do sujeito, estando no singular. Portanto, a forma verbal adequada seria acabou, tambm nesse nmero (singular). b) Errada. A expresso as mltiplas idas e vindas desempenha a funo de sujeito paciente, o qual est no plural. Por essa razo, a forma verbal devia necessita ser flexionada no plural: No sabia bem a que se deviam (...) as mltiplas idas e vindas (...). c) Errada. O adjetivo indiscernvel deve ser flexionado no plural para concordar com o substantivo manuscritos, ao qual se refere. d) Errada. No contexto, o verbo vir concorda com o vocbulo uma, constante da expresso uma das quais. Portanto, deve figurar sem acento no trecho. Gabarito: E.

19. A contraposio dessa forma obsoleta de interpretar a nossa herana cultural, efetiva, veio atravs uma estudiosa brasileira com influente livro, onde se pode dizer que abriu caminho para novas contribuies do tema, relevantemente. A falta de clareza e de correo da frase acima est devidamente reparada em: a) Foi estudiosa brasileira que escreveu livro influente a responsvel pela contraposio efetiva dessa forma interpretativa de nossa herana cultural, obsoleta, de que se pode dizer que foram abertos caminhos para novas contribuies do tema, o que relevante. b) Sendo forma de interpretar a nossa herana cultural obsoleta recebeu contraposio efetivamente, vindo atravs de estudiosa brasileira e seu influente livro, que se pode dizer abriu caminho a novas contribuies para o tema relevante. c) A nossa herana cultural pela interpretao obsoleta teve efetivamente sua contraposio por meio de influente livro de uma estudiosa brasileira, com que se diz que abriu caminho para novas contribuies ao tema, sendo relevante. d) A efetiva contraposio a essa forma obsoleta de interpretar a nossa herana cultural veio de uma estudiosa brasileira em influente livro, do qual se pode dizer que abriu caminho a novas e relevantes contribuies para o tema. Prof. Fabiano Sales www.estrategiaconcursos.com.br 16

Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula 06 e) O influente livro pelas mos de uma estudiosa brasileira realizou efetiva contraposio a essa forma de interpretar a nossa herana cultural, que, por ser obsoleta, foi efetiva, abrindo caminhos trilhados por novas e relevantes contribuies para o tema.

Comentrio: Vamos analisar as assertivas. a) Errada. O adjetivo obsoletas gerou ambiguidade no trecho, pois ele pode fazer referncia tanto contraposio quanto ao substantivo herana. b) Errada. Aps a orao reduzida de gerndio Sendo forma de interpretar a nossa herana cultural obsoleta, deve haver uma vrgula, para demarcar a inverso da ordem direta. Ademais, necessrio flexionar vindo no feminino (vinda) para concordar com o substantivo contraposio. c) Errada. Para retirar o problema de coeso gerado pela expresso com que se diz que, devemos substitu-la por sobre o qual se diz que. A expresso relativa o qual substitui e evita a repetio do substantivo livro. d) Esta a resposta da questo. No houve qualquer deslize gramatical ou prejuzo clareza do trecho. e) Errada. O trecho pelas mos de uma estudiosa brasileira deve ser isolado por vrgulas, para no separar o verbo realizar do sujeito O influente livro. Gabarito: D.

20. A redao clara e correta : a) Discutia ao mnimo motivo que ela podia dar, gerando ambiente de discrdia que deixava os filhos tensos temendo por desenrolar da briga, que causasse mais problemas do que eles tinham. b) Concomitantemente indicao dos finalistas e deciso de como seria composto o jri que presidiria ltima fase da seleo, revelou-se a identidade do patrocinador que havia desejado permanecer incgnito at quase o fim do concurso. c) Do sucesso anteriormente conhecido, prprio de recm-lanados pela gravadora, conheceu dias menos gloriosos devido o fato de seu estilo musical ser saturado e pela invaso de produes estrangeiras tambm. d) Aquilo que se imaginava extinto no desapareceu logo, por isso fazendo a reviso dos fatos que se viu a permanncia indesejada, que mereceu tanta crtica propondo ao imediata de aniquilamento. e) No captulo descrevendo a cena histrica da destituio do presidente, temse os acontecimentos e os resultados a curto e longo prazo, que definiram no s a sucesso, porm o destino do pas igualmente.

Comentrio: A redao clara e correta encontrada na assertiva (B). A vrgula empregada aps a orao temporal Concomitantemente (...) da seleo est orao correta, para demarcar a inverso da ordem direta (orao principal subordinada). Ademais, a forma verbal revelou-se foi corretamente Prof. Fabiano Sales www.estrategiaconcursos.com.br 17

Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula 06 empregada no singular, concordando com o sujeito paciente a identidade do patrocinador, cujo ncleo identidade est no singular. Nas demais opes, temos: a) Errada. O verbo dar transitivo direto e indireto. Portanto, a correo seria Discutia o mnimo motivo que ele podia dar. Ademais, a orao temendo por desenrolar da briga deve ser isolada por vrgulas, por ter carter explicativo. c) Errada. Devido exige a preposio a: devido ao fato (...). Por conseqncia, necessrio manter o paralelismo sinttico (estrutural), empregando a preposio a tambm antes de invaso. Nesse ltimo caso, ocorrer o fenmeno da crase. d) Errada. O trecho fazendo a reviso dos fatos uma orao reduzida de gerndio, devendo ser isolada por vrgulas. e) A fim de que haja correta concordncia com o sujeito paciente acontecimentos, a forma verbal tm-se deve ser grafada com acento circunflexo, denotando a flexo no plural. Para finalizar, a correlao adequada no s...mas tambm. Gabarito: B.

Por hoje s, pessoal! Grande abrao! Fabiano Sales.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

18

Potrebbero piacerti anche