Sei sulla pagina 1di 10

Manejo produtivo

A produo ovina no Rio Grande do Sul segue o esquema tradicional, baseado no conhecimento prtico dos produtores, adquirido atravs dos anos, com deficiente controle do rebanho e pouca aplicao de tecnologias, o que causa a baixa produtividade. Uma produo eficiente est baseada na aplicao de critrios tcnicos, alguns considerados bsicos e outros avanados. Os critrios bsicos de produo podem ser agrupados em: Tipo de produto a ser produzido, pela definio dos objetivos, raa a ser criada e nmero de animais em funo do tamanho da rea (o que eu quero produzir, com qual raa e em que espao); Prticas de manejo adequadas ao sistema de produo escolhido pelo produtor, avaliando sempre, as caractersticas de clima e mercado de cada regio.

Escolha da raa As caractersticas das principais raas presentes no Rio Grande do Sul esto descritas na pgina 39, conforme ARCO (2002). Dependendo do tipo de explorao comercial, importante conhecer quais as raas mais adaptadas e produtivas e qual a forma mais eficiente para sua utilizao, seja como raa pura ou em cruzamentos, levando-se tambm em conta a interao existente entre o animal e o seu ambiente de criao. Nmero e categoria de animais A produo ovina depende do desenvolvimento e manuteno da populao animal que pode ser explorada com vantagens econmicas em uma determinada rea. Dois fatores influem neste sentido: o nmero de animais e a produo individual deles. Esses fatores dependem da quantidade de forragens disponveis no campo e da continuidade da mesma durante as quatro estaes do ano, ou da necessidade de suplementao em pocas de carncia alimentar. Para isto, necessrio conhecimento do "suporte ou capacidade" de pastejo dos potreiros, o que implica em determinar o tipo de solo e a superfcie de pastejo til dos potreiros (rea til no inclui o espao ocupado pelas invasoras, crregos, audes, benfeitorias, etc). Num sentido prtico, o nmero de animais a ser mantido num potreiro, independente de espcie ou categoria, pode ser expressada por "unidade animal" (U.A.), sendo que 1 U.A. corresponde a um bovino adulto, de aproximadamente 450 kg de peso vivo ou a cinco ovelhas de cria. No Rio Grande do Sul a lotao mdia, em campos com pastagem natural, de 1,5 a 2 ovinos e 0,5 a 0,8 bovinos por hectare, os quais ocupam juntos aproximadamente 55,5% da rea estadual, conforme Coimbra e Selaive Villarroel (1979). O mais importante para o produtor conhecer a lotao tima do seu rebanho, ou seja, o mximo retorno econmico em relao ao nmero de animais mantidos na rea de explorao. Nas condies atuais de criao, em que o ovino mantido em pastagem natural, geralmente junto com bovinos, dois aspectos devem ser considerados na determinao da lotao animal:

A pastagem natural apresenta marcada variao estacional na sua produo de forragem, e, em funo disto, a lotao animal a ser estimada deve variar segundo a poca do ano. Neste sentido, deve-se ainda considerar as exigncias nutricionais dos animais, segundo as condies fisiolgicas, por exemplo: prenhez, lactao, etc; A relao ovino/outras espcies, ou seja o nmero de ovinos em relao s outras espcies de criao, depende da importncia econmica que representa cada uma dessas espcies na pecuria nacional. No Rio Grande do Sul, onde os ovinos so mantidos sob criao extensiva, junto com bovinos de corte, a relao mdia ovino/bovino de 1,6:1 (SECRETARIA DA AGRICULTURA, 1975).

Prticas de manejo O esquema bsico de produo ovina no Brasil extensivo, com algumas variaes entre as diferentes regies do pas, decorrentes das adaptaes ao clima e mercado de cada regio. Alm de ser extensiva, a criao ovina realizada com outras espcies animais, por exemplo, com bovinos e ou caprinos. Alm disto, tambm explorada com a agricultura e a fruticultura. Esta situao faz com que as tcnicas empregadas na produo ovina sejam reduzidas e orientadas fundamentalmente a aspectos de manejo. Assim, faz-se necessrio um ordenamento das principais prticas de manejo que intervm no processo produtivo, visando obter o mximo de produtividade e rentabilidade. O importante que o ordenamento das diversas prticas de manejo seja uma deciso tomada em funo das necessidades dos animais e no por medidas convencionais (Tabela 1). Tabela 1. Principais prticas de manejo para ovinos no Rio Grande do Sul. Manejo Acasalamento Desmame Sinalao Castrao e Descole Controle de Verminose Limpeza Prparto Controle de Casco Esquila (tosquia) Seleo e Classificao Banho: Sarna e Piolho Vacina: Clostridioses Vacina: Ectima Contagioso 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 Jan Fev Mar 0 Abr 0 0 Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

Vacina: Manqueira (Pietin)


Fonte: Madeira, J.F.D. (1996)

Considerando que os requerimentos nutricionais dos animais e a disponibilidade dos pastos, que variam durante o ano, um bom esquema de manejo aquele que faz coincidir os perodos crticos de necessidade alimentar dos animais, como a prenhez, a lactao e o crescimento, com os perodos de maior disponibilidade dos pastos. Todavia isto nem sempre possvel por depender das condies climticas existentes no decorrer do ano. Segundo Coimbra e Selaive-Villarroel (1979), o manejo adequado do rebanho, permite melhorar os principais parmetros que caracterizam uma produo deficiente, como: Baixo nmero de cordeiros nascidos em relao ao nmero de ovelhas acasaladas; Alta mortalidade dos cordeiros nascidos; Pouco desenvolvimento dos cordeiros na fase de crescimento; Baixa quantidade de l produzida por animal; Alta percentagem de l de qualidade inferior.

Ao programar as atividades, o produtor deve ter claro os seguintes aspectos que incidem diretamente na sua produo: quando acasalar; quando sinalar e desmamar os cordeiros; quando tosquiar; quando dosificar, vacinar e banhar e quando selecionar os animais. Acasalamento e prticas ps-pario Constitui a fase inicial do processo reprodutivo das ovelhas. A reproduo considerada a via mais rpida e econmica para aumentar a produo ovina. O maior nmero de cordeiros obtidos sem custo adicional de insumos e mo de obra, permite mais cordeiros para venda e maior possibilidade de substituio de animais menos produtivos. No acasalamento, devem ser considerados os seguintes aspectos: a) poca: varia nas diversas regies e segundo a raa dos animais. Todavia trs aspectos essenciais devem ser considerados: Deve corresponder poca de maior atividade sexual das ovelhas e produo de smen dos carneiros; Nascimento dos cordeiros deve coincidir com um clima favorvel para sua sobrevivncia e com disponibilidade de forragem suficiente para assegurar uma boa lactao da ovelha; Momento da venda dos produtos deve ser favorvel com os preos de mercado e comercializao; No Rio Grande do Sul, a poca mais adequada o outono, independente de raa.

b) Durao: 45 dias considerado um perodo satisfatrio para a poca adequada. Nas borregas este espao de tempo pode ser aumentado para 60 dias. Neste perodo de tempo, as ovelhas tm duas oportunidades para serem servidas, pois apresentam cio a cada 17 dias e o perodo de pario fica suficientemente

concentrado para produzir uma produo de cordeiros com idade uniforme, permitindo, assim, um controle e manejo adequado na pario das ovelhas. c) Alimentao: ovelhas com boa condio corporal ao acasalamento apresentam maior taxa de concepo e maior taxa de ovulao e, conseqentemente, maior nmero de cordeiros nascidos. No caso de borregas, o peso mnimo para serem acasaladas, independente de sua idade, aproximadamente 40 kg para as raas produtoras de l. d) Nmero de carneiros a usar: no existe uma recomendao especfica que possa ser aplicada em todas as propriedades. Entretanto, 2% a 3% de carneiros em relao quantidade de ovelhas o suficiente, segundo Selaive-Villarroel (1980). Na determinao do nmero de reprodutores a ser usado, deve-se considerar diversos fatores, como: tamanho, topografia e alimentao disponvel do potreiro de acasalamento, nmero de ovelhas no potreiro e idade dos animais. Em linhas gerais, potreiros grandes, com poucas ovelhas, necessitam de maior nmero de caneiros do que num potreiro pequeno, com igualou maior nmero de ovelhas. Assim, por exemplo, para um rebanho de 300 ovelhas acasaladas num potreiro de 100 ha, seis carneiros (2%), podem ser suficientes. O mesmo rebanho pode precisar de 7 a 9 carneiros (3%), se o acasalamento for em potreiros de 200 a 300 ha. Quando possvel, recomenda-se acasalar as borregas em potreiros separados e com maior nmero de carneiros. O mais importante o uso de carneiros clinicamente sadios e de fertilidade comprovada. Neste sentido, deve-se fazer um exame de fertilidade dos reprodutores, ao redor de 8 semanas antes do seu uso, aps o qual devero ser everminados e mantidos em potreiros com boas condies alimentares, gua de boa qualidade e sombra. Outro aspecto importante, quanto condio corporal do macho, pois os carneiros mais eficientes para realizao da monta, no devem ser magros nem demasiadamente gordos. e) Sinalao:consiste na marcao para identificao dos Cordeiros podendo ser por tatuagem, brincos ou cortes nas orelhas. uma prtica que envolve outras operaes como: castrao dos machos, corte de cauda e vacinaes. Embora no exista uma data fixa para sinalar os cordeiros, aconselhvel faz-lo entre duas e quatro semanas de idade. Este o momento oportuno para contabilizar o nmero de cordeiros produzidos e efetuar a dosificao ps pario das ovelhas. A sinalao deve ser feita em dias de baixa temperatura, logo pela manh, para evitar o aparecimento de bicheiras. Prepare-se o rebanho de vspera, em mangueiras limpas e com material adequado, conservado durante o uso em recipientes com desinfetante. Aps a sinalao, deixar os cordeiros com as mes em repouso, num potreiro prximo, retomando origem ao final do dia. Quando existir problemas de bicheira (miase), adiar as operaes que envolvem cortes at uma poca mais propcia. Os principais mtodos de castrao e corte de cauda so o emprego de faca e anis de borracha. O corte de cauda pode ser auxiliado com "burdizzo", ou com lmina de ferro quente. No se tem evidncia de qual mtodo poderia ser o mais indicado nas condies do RS. f) Desmame: a separao do cordeiro da ovelha. Pesquisas realizadas pela Embrapa Pecuria Sul, onde foi avaliado o desenvolvimento corporal e a produo de l posterior de cordeiros desmamados com diferentes idades, desde 8 at 24

semanas, no se observaram diferenas significativas entre os grupos de cordeiros, aps 6 meses de idade. Todavia, para o Rio Grande do Sul, recomenda-se efetuar o desmame dos cordeiros mantidos em pastagem natural, entre 12 e 14 semanas de idade, conforme Selaive-Villarroel (1978). Na deciso de quando desmamar, devese considerar que mais importante que a idade a condio corporal que os cordeiros apresentam ao desmame e a qualidade de pastagem a eles destinada. Os cordeiros desmamados devem ser colocados no melhor potreiro disponvel, com pastagem no muito alta, boas aguadas e cercas, de preferncia junto com algumas ovelhas de consumo ou descarte, evitando a movimentao deles aps o desmame. Tosquia a colheita da l. Na programao de uma tosquia eficiente, o produtor tem que considerar, entre outros, os seguintes aspectos: qual a melhor poca para tosquiar as ovelhas? Interessa esquilar os cordeiros? a) Ovelhas: podem ser tosquiadas em trs pocas diferentes, durante o ciclo de produo: Antes do acasalamento (tosquia de outono); Antes da pario (tosquia pr parto); Antes ou durante o desmame dos cordeiros (tosquia de primavera-vero).

De uma maneira geral, pode-se dizer que a poca de tosquia no influi significativamente na quantidade de l produzida, mas tem efeito na qualidade do velo e no manejo do rebanho, principalmente para os cordeiros. Das pocas consideradas, a tosquia pr-parto a que apresenta maiores vantagens em termos de qualidade de velo e facilidade no manejo do rebanho. Essa prtica no empregada no Rio Grande do Sul, devido s condies climticas no inverno, salvo raras excees, pois a pesquisa mostra ser possvel o uso de capas protetoras nos ovinos (pode ser feita com polipropileno ou com sacos de adubo), por duas a trs semanas, aps a tosquia. b) Cordeiros: a tosquia dos cordeiros deve ser feita considerando a poca das ovelhas. Quando estas so tosquiadas antes do perodo de acasalamento ou do parto, os cordeiros podem ser esquilados, pela primeira vez, no ano seguinte, junto com as ovelhas (tosquia de primavera). aconselhvel esquilar os cordeiros aps o desmame, geralmente com 4 a 5 meses de idade, pois existem evidncias de que, com menos de 3 meses de idade, a tosquia dos cordeiros no apresenta vantagens com relao ao crescimento do animal, conforme Selaive-Villarroel et al. (1984) e Oliveira et. al. (1990). Seleo um processo importante para aumentar os ndices de produo do rebanho. A prtica de seleo est orientada para dois objetivos: Aumentar as mdias de produo do rebanho durante a vida til; Aumentar a mdia de produo das futuras geraes.

Assim, a seleo compreende, por um lado, um processo de melhoramento

gentico e por outro, um processo de refugo ou eliminao. A nfase da seleo deve ser colocada nos animais jovens que sero incorporados no rebanho. Por outro lado, os rebanhos de cria devem ser revisados anualmente, visando eliminar aqueles que apresentam problemas decorrentes da vida til. A prtica corrente a de selecionar as borregas pela sua performance (l, peso corporal, etc) e aps, anualmente, descartar aquelas que apresentem defeitos marcados na produo. Portanto, a meta dos produtores deve ser a reteno dos animais mais eficientes, para extino gradual dos menos produtivos. Comercialmente, os programas de seleo devem ser simples para atingir os seguintes objetivos: Aumentar a eficincia produtiva; Manter e melhorar a qualidade de produo; Diminuir o custo.

Em rebanhos comerciais, os seguintes fatores devem ser considerados: a) Melhoramento gentico: recomendvel para a produo de cordeiros, melhores que suas mes, o uso de carneiros geneticamente superiores, oriundos de cabanhas que selecionam seus animais com base em dados de produo. Igualmente, as borregas que se incorporam ao rebanho, devem ser selecionadas considerando suas principais caractersticas produtivas, tais como: peso de velo sujo, nas raas produtoras de l; peso corporal, nas raas aptido carne. b) Descarte: Visa a diminuir ou a eliminar os animais que apresentam problemas ou caractersticas indesejveis que afetem negativamente sua produo. Deve ser feito anualmente para evitar a manuteno, por muito tempo, de animais pouco eficientes. O descarte pode ser realizado tambm, segundo a raa ou cruzamento, durante os manejos de tosquia, desmame ou antes do acasalamento. As principais causas de descarte so: Defeitos corporais - como prognatismo, defeitos testiculares, do bere ou nas patas; Defeitos de l - como presena de fibras pigmentadas ou meduladas, veios fora de finura, feltrados ou de cor amarela; Ineficincia produtiva - como baixa produo de leite, ovelhas no gestantes aps o acasalamento (vazias), abortos; Idade - atravs do desgaste dentrio e estado corporal.

Manejo sanitrio Entende-se por manejo sanitrio um conjunto de medidas cuja finalidade proporcionar aos animais timas condies de sade. O manejo sanitrio fundamental para os resultados econmicos, quando tratamos de qualquer atividade relacionada com animais, pois toda atividade depende do estado de higidez de cada um dos animais que compem o rebanho. Esta prtica pode ser dividida em dois procedimentos: os de carter preventivo e os de carter curativo. Os principais mecanismos de manejo sanitrio preventivo so as vacinas, as

dosificaes, os banhos e as normas de manejo. Contudo o mtodo mais efetivo para um bom controle sanitrio o incio da criao atravs de um rebanho sadio, evitando a entrada de animais doentes provenientes de outros estabelecimentos, alm de manter um programa sanitrio com orientao tcnica. Manejo sanitrio preventivo a) Vacinao: todo ovino requer uma ou duas vacinaes por ano, dependendo de seu histrico de vacinao prvia ou da informao do produto comercial. Por sua vez, o perodo de vacinao varia segundo a doena, idade e categoria dos animais. As vacinas recomendadas para o Rio Grande do Sul encontram-se descritas abaixo: Ovelhas Vacina: Clostridioses - dose: 2/3ml - via: sub-cutnea - local: pescoo, base orelha, prega da virilha - poca: 30 dias pr parto - freqncia: anual Vacina: Foot-rot - dose: 3ml - via: intramuscular - local: pescoo, base orelha - poca: ps desmama - freqncia: anual Vacina: Febre aftosa - dose: 3ml - via: sub-cutnea - local: pescoo, atrs da paleta - poca: mediante exigncia

Cordeiros Vacina: nterotoxemia - dose: 2/3ml - via: sub-cutnea - local: pescoo, axila - poca: 60 dias de vida com reforo 30 dias aps a primeira dose - freqncia: anual ou semestral Vacina: Ectima contagiosa - dose: 1 gota - via: escarificao - local: virilha - poca: sinalao. S onde ocorre a doena Vacina: Foot-rot - dose: 3ml - via: intramuscular - local: pescoo, base orelha - poca: sinalao - freqncia: anual

Vacina: Febre aftosa - dose: 3ml - via: sub-cutnea - local: pescoo, atrs da paleta - poca: mediante exigncia - freqncia: anual

Carneiros Vacina: Clostridioses - dose: 2/3ml - via: sub-cutnea - local: pescoo, base orelha, virilha - poca: acompanha manejo do rebanho - freqncia: anual Vacina: Foot-rot - dose: 3ml - via: intramuscular - local: pescoo, base orelha - poca: acompanha manejo do rebanho - freqncia: anual Vacina: Febre aftosa - dose: 3ml - via: sub-cutnea - local: pescoo, atrs da paleta - poca: mediante exigncia - freqncia: anual

As vacinas devem ser aplicadas via subcutnea, de preferncia na tbua do pescoo, base da orelha e regies sem l, como a prega da virilha ou da axila, com agulhas curtas (10x15 para vacinas aquosas, 10x18 para vacinas oleosas), ou com agulhas maiores para uso intramuscular (15x15). As ovelhas prenhes devem ser vacinadas contra clostridioses (carbnculo sintomtico, enterotoxemia, gangrena gasosa e hepatite necrtica) um ms antes do parto, pois passar, via colostro, certa imunidade ao cordeiro que vai nascer. Revacinao anual. b) Dosificao: a verminose pode ser considerada como um dos principais problemas que afetam os ovinos, sendo mais crtica nos animais em crescimento. Dependendo do grau de infeco, os parasitos provocam perdas pelo seu efeito negativo no peso corporal, no crescimento, qualidade da l e mortalidade. Nos animais em crescimento pode, tambm, afetar sua produo futura. Quando se fala de problema de verminose, devemos considerar dois tipos de populaes de parasitos: ovos e larvas na pastagem e larvas/parasitos adultos no animal. As pastagens so infestadas, os animais so infectados. Os ovinos so contaminados ao ingerir pastagens infestadas por larvas. Porm o ideal procurar medidas de controle, orientadas para manter as pastagens o mais descontaminadas possvel. fcil eliminar os parasitos no animal e muito difcil nas pastagens. Assim, as dosificaes devem ser acompanhadas com normas de manejo, tanto do animal, como das pastagens. Conforme Pinheiro (1981), o objetivo principal de um controle parasitolgico deve ser o de reduzir ou eliminar os efeitos adversos dos parasitos, atravs de mtodos prticos e econmicos.

Os principais mtodos de controle de verminose so as dosificaes estratgicas e as dosificaes baseadas no exame de fezes, sempre dando preferncia aos princpios ativos mais eficazes para cada perodo do ano. As dosificaes estratgicas so aquelas realizadas em perodos em que se espera um aumento significativo dos parasitos, por exemplo: antes do acasalamento, aps o acasalamento, aps um perodo de chuvas com temperatura elevada, ou para evitar ou reduzir a contaminao dos potreiros (ex: na incorporao de novos animais, na troca de potreiros, na entrada em pastagens cultivadas). O controle dos parasitos internos atravs de exame de fezes, denominado de O.P.G. (ovos por grama de fezes), deve ser realizado com assistncia tcnica, atravs de exames peridicos, de preferncia mensais, de amostras de fezes dos animais, requerendo-se amostras ao redor de 10% do rebanho. No Rio Grande do Sul, as ovelhas recebem em mdia cinco dosificaes por ano, sendo as pocas estratgicas mais recomendadas antes e aps o acasalamento, antes e aps a pario e ao desmame. Os cordeiros, por serem os mais susceptveis verminose, recebem um mnimo de oito dosificaes at os 14 meses de idade. Recomenda-se a primeira dosificao com mdia de 10 semanas de vida e a segunda no momento do desmame, com aproximadamente 14 semanas de idade. c) Banho: uma vez ao ano, os ovinos so banhados estrategicamente para controle de piolhos e sarna. Os rebanhos afetados devem ser banhados duas vezes seguidas, com intervalo de duas semanas. Neste caso, a eliminao dos parasitos externos deve constituir-se no objetivo principal na programao de qualquer tratamento. O uso de boas tcnicas, a correta preparao dos banhos e o controle permanente dos animais, so fatores essenciais num programa de erradicao. fundamental banhar todos os animais ao mesmo tempo, sendo o ideal que a data coincida, aproximadamente, com a data do banho das propriedades vizinhas, de tal modo que a rea toda possa ser considerada "limpa". Embora a maioria dos produtores prefira banhar seus animais imediatamente aps a tosquia, pela facilidade que apresenta no manejo geral da fazenda, teoricamente a melhor poca para banhar os animais 4 a 6 semanas aps a tosquia. Deve-se considerar que, nesse tempo, as feridas decorrentes dos cortes durante a tosquia esto cicatrizadas, o que evita a possibilidade de contaminao durante o banho e tambm porque o contedo graxo que recobre a fibra de l tende a secar, permitindo uma melhor penetrao do inseticida. Este, junto ao maior comprimento da l, faculta um maior tempo de proteo. A maioria dos preparados comerciais apresenta um poder residual curto, ficando os animais protegidos por aproximadamente duas a trs semanas aps o banho, quando as lndeas eclodem. Da a necessidade de um segundo banho para combater um surto de piolheira. Manejo sanitrio curativo Esto relacionadas as medidas a serem tomadas imediatamente constatao do problema, tais como: traumatismos, doenas, infestaes, deficincias nutricionais e intoxicaes. A miase um dos problemas que causam perdas econmicas na produo ovina.

Aps a aplicao de inseticidas, lquido ou aerossol, remover as larvas com auxlio de uma pina e cobrir a ferida com uma pomada repelente. Repetir o curativo a cada 48 horas at a cura.

Potrebbero piacerti anche