Sei sulla pagina 1di 23

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO PAR CAMPUS BELM CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM BIOLOGIA

Simone Machado da Rocha

EDUCAO DA MULHER: A PERSPECTIVA DA INJUSTIA

Belm Par 2013

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO PAR CAMPUS BELM CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM BIOLOGIA

Simone Machado da Rocha

EDUCAO DA MULHER: A PERSPECTIVA DA INJUSTIA

Trabalho apresentado como requisito para obteno de nota parcial da disciplina Metodologia da Pesquisa Cientfica II, pelo Curso de Licenciatura Plena em Biologia, do Instituto Federal de

Educao, Cincia e Tecnologia do Estado do Par, ministrada pelo Prof. MSc. Antnio Ferro.

Belm Par 2013

SUMRIO 1 INTRODUO 2 HISTRICO DO PAPEL DA MULHER NA SOCIEDADE 3 O PODER DA RELIGIO 3.1 O Mito de Lilith / Eva 3.2 O Mito da Virgem Maria 4 O PROCESSO DE EDUCAO 5 O PAPEL DA MULHER NA FAMLIA 5.1 A Questo da Maternidade 5.2 Direitos e Deveres 5.3 Moral da Famlia 5.4 Casamento: Um Bom Negcio 5.5 Violncia 6 UM CAPTULO MASCULINO 7 CONSIDERAES FINAIS 8 REFERNCIAS BILBIOGRFICAS 3 3 4 6 7 7 8 9 10 11

1. INTRODUO

Estudar o feminino implica no risco de vitimiz-las ou heroiciz-las, uma vez que so atrizes de sua histria, porm no como sujeitos isolados dos acontecimentos. Sabemos que muitas vezes tiveram seus direitos e sentimentos silenciados, mas tm as suas vozes, as suas verses dos fatos. E fatos que podem tomar propores diferenciadas, por terem sua histria ainda em construo. Este trabalho apresenta uma reviso bibliogrfica acerca da trajetria educacional feminina brasileira. uma anlise do acesso das mulheres educao, tanto na esfera privada do lar, quanto nas instituies de ensino, enfocando os primeiros passos da efetiva emancipao feminina pelo vis da educao.

2. HISTRICO DO PAPEL DA MULHER NA SOCIEDADE

Durante os primeiros trezentos anos de colonizao no Brasil, assim como outros segmentos sociais, estiveram disposio dos interesses de alguns grupos, que desejavam a manuteno do sistema de submisso, opresso e desigualdade social, quanto aos gneros, e posio social em vigor. Diferentemente do ocorrido nos Estados Unidos, onde o colono imigrou carregando consigo toda sua estrutura familiar, seus instrumentos domsticos, seus costumes, religio, etc. alm da vontade de se firmar naquela terra, transformando-a em seu lar, pois que almejava que seus filhos adquirissem acesso educao e consequentemente ao conhecimento e a cultura. No Brasil, o colono portugus veio sozinho. Trouxe com ele apenas sua religio, a qual foi imposta aos nativos. Seu lar era em terras lusitanas e sua famlia permaneceria l a sua espera e de suas conquistas materiais. Sem interesse em fixar-se ou povoar as terras pertencentes Coroa Portuguesa, no havia necessidade de construir escolas ou transformar a colnia em um lar.

No Brasil Colnia, a educao no era preocupao, pois os ensinamentos estavam pautados na doutrina catlica e na preocupao dos jesutas com a educao voltada para a moral, no para a alfabetizao. Aprender a ler e escrever era para homens e estudos mais avanados eram somente para homens de classe superior. Os menos favorecidos no tinham as oportunidades que estavam na Europa e assim, no difcil imaginar os ndices de analfabetismo da populao (VILLALTA, 1998).

A ideia do educar era diferente da atualidade. Sendo uma colnia exclusivamente de explorao, a populao era composta por escravos, senhores e trabalhadores do campo. Educar essas pessoas seria o mesmo que incentivar a mudana da ordem de explorao vigente. Conforme Ribeiro (2000, p. 81):

Mesmo as mulheres que viviam na Corte possuam pouca leitura, destinada apenas ao livro de rezas. Por que ento oferecer educao para mulheres selvagens, em uma colnia to distante e que s existia para o lucro portugus?

A mulher, at o sculo XVII, recebeu uma educao voltada para a formao moral e valorizao dos bons costumes da sociedade, subordinada e dependente do pai e/ou do marido. Vista assim, como objeto sexual do homem, colonizador e proprietrio. Dentro de casa recebiam instrues de suas mes, em sua maioria ligadas ao cotidiano domstico. A orientao tinha como principal objetivo a formao para governar a casa, educar os filhos e cuidar do marido. Mantendo-se, por um longo perodo, restritas a um espao privado e consequentemente afastadas de uma educao formal. Esse quadro comea a sofrer alteraes a partir do sculo XVIII, com o ingresso das mulheres no espao pblico e a interveno da Igreja sobre a figura feminina. a ausncia da educao feminina pode ser explicada pela excluso da mulher do processo educativo pelo menos at o final do sculo XVII, quase dois sculos de diferena em relao aos homens. (ARIES, 1981, passim)

Esses antigos modelos sociais, que favorecem a represso do sexo feminino e que continua presente na atualidade, nos levam a crer que esteja ligada idia da fora fsica masculina em contraposio a forma como foi interpretada a fragilidade fsica feminina e sua condio de reprodutora da espcie humana.

Nesse sentido o determinismo biolgico seria

o definidor das

desigualdades entre mulheres e homens, tendo a medicina e as cincias biolgicas como importante aliada que, durante muito tempo, subsidiavam as normas sociais quanto s relaes de gnero. (VIANA & RIDENTI, 1998, p. 97).

A partir de uma perspectiva religiosa, em decorrncias de tantas transformaes histricas, a conotao atribuda mulher precisava modificar-se, passando de Eva representada por

inmeras mulheres consideradas como bruxas e diablicas, por possurem saberes, especialmente, saberes mdicos, para Maria modelo de mulher cultuado com veemncia pela igreja, que denota pureza, amor materno e submisso (MELO, 2001). Na primeira metade do sculo XIX, pioneiras como Nsia Floresta, discpula de Comte, e as precursoras do feminismo no Brasil, fundaram o Colgio Augusto, propondo a ampliao do currculo do ensino feminino nos moldes clssicos e humansticos. Apesar disso, as mulheres continuam lutando pela igualdade de oportunidades, pela superao da explorao capitalista, traduzidas em inmeras jornadas de trabalho qual so submetidas, pela violncia domstica ainda sofrida por muitas. Enfim, por esse esteretipo consolidado ao longo do tempo, que a sociedade esfora-se para manter.

3. O PODER DA RELIGIO

3.1 O Mito de Lilith / Eva O mito de Eva relevante na percepo da moral imposta pela religio catlica. Serve para exemplificar perfeitamente como a moral repassada atravs de sutis mitos religiosos.

"toda a histria psicolgica da relao homem-mulher uma srie de notas de rodap histria de Ado e Eva" (HILLMAN apud SICUTERI, 1990, p. 24).

O mito de Lilith arcaico e precede o mito de Eva: a primeira companheira de Ado. De acordo com Cavalcanti (1987), tal mito possui grande contedo revolucionrio, expressando a problemtica feminina em busca da sua identidade, denunciando a necessidade da sociedade patriarcal de sujeitar e invalidar a presena da mulher. O grande mal em Lilith est em sua desobedincia ao masculino. Feita da mesma matria que ele, possui sensualidade e fora "demonacas" que o perturbam; mas tambm ela que lhe apresenta o prazer orgstico. O relacionamento rompido pela no aceitao imposio do homem em permanecer por cima da mulher. Este mito denota, entre outros aspectos, a instintividade feminina manifestada em sua sensualidade, bem como a reivindicao por igualdade sexual e social contra o machismo. Desta forma, observa-se que o mito traa um panorama de controle, submisso, represso sexual e luta por igualdade sexual e social femininas. Assim perguntava a Ado: - Por que devo deitar-me embaixo de ti? Por que abrir-me sob teu corpo? Talvez aqui houvesse uma resposta feita de silncio ou perplexidade por parte do companheiro. Mas Lilith insiste: - Por que ser

dominada por voc? Contudo eu tambm fui feita do p e por isto sou tua igual. Ela pede para inverter as posies sexuais para estabelecer uma pariedade, uma harmonia que deve significar a igualdade entre os dois corpos e as duas almas. Malgrado este pedido, ainda mido de calor splice, Ado responde com uma recusa seca: Lilith submetida a ele, ela deve estar simbolicamente sob ele, suportar seu corpo. Portanto: existe um imperativo, uma ordem que no lcito transgredir. A mulher no aceita esta imposio e se rebela contra Ado. a ruptura do equilbrio. Qual a ordem e a regra do equilbrio? Est escrito: o homem obrigado reproduo, no a mulher. (Sicuteri, 1998, p 35)

A feminilidade um todo, porm este mito enfatiza um plo de uma ciso: o lado da mulher sensual, a prostituta, porm com a fora da autonomia e dignidade, presentes na busca feminina contempornea por equilbrio nas relaes afetivo-erticas.

Para satisfazer Ado, triste por ter perdido a mulher, Deus manda para o lugar de Lilith, a Eva, mulher submissa e sutil, que usa de "persuaso" para fazer com que Ado coma do fruto proibido, aprendendo o prazer mas cometendo o "pecado original" e, desta forma, dando origem a todas as nossas desgraas. Desta forma, Eva e o prazer tornam-se os responsveis por nossas desgraas. Este mito contrape a mulher progressista, com ideais de igualdade, e a mulher submissa, que se coloca, por iniciativa prpria, nesta situao. Esta era a diferena fundamental entre Lilith e Eva. E a personalidade que foi valorizada como virtude pela religio catlica exatamente o da mulher submissa.

3.2 O Mito da Virgem Maria

Talvez o mito de Maria seja um dos mais difundidos entre os religiosos e fecha o ciclo iniciado com o pecado original, no qual Eva induz Ado a pecar, passando por todas as submissas mulheres bblicas, at chegar na me pura, aquela que foi me sem cometer o pecado original e que seria o exemplo para todas as mulheres.

Desta forma a psicanalista Emilce Dio Bleichmar define a maternidade:

"A maternidade: esta funo da feminilidade se acha ambivalentemente considerada por nossa cultura, j que se bem Maria a me de Cristo e como me que alcana a categoria de sagrada, a custa de violentar de tal maneira a

lgica mais elementar que poucos a acreditam de verdade. Para ser me sagrada, deve s-lo excluindo o sexo" (BLEICHMAR, 1988, p. 102).

De todos os arqutipos femininos, o de Maria o mais cruel de todos, uma vez que interfere diretamente na relao de prazer da mulher com o mundo. O modelo da me de Jesus o da mulher que foi me por uma iluminao divina, de forma assexuada. Ou seja, no pecou, no sentiu prazer sexual. De tal forma a religio preocupou-se com a pureza de Maria que praticamente retirou das citaes bblicas a existncia dos irmos de Jesus. Somente em alguns pequenos trechos encontramos referncias sobre a famlia de Jesus:

"Foi assim, em Can da Galilia, que Jesus comeou seus sinais. Ele manifestou a sua glria, e seus discpulos acreditaram nele. Depois disso, Jesus desceu para Cafarnaum com sua me, seus irmos e seus discpulos. E a ficaram apenas alguns dias" (BBLIA. N.T. Joo, II, 11-12).

Mesmo assim o esteretipo que se tenta passar do mito histrico que a me de Jesus, por ser virginal e assexuada, era destituda de pecados. Assim, as meninas educadas sob a moral judaico-crist encaram sua sexualidade de forma comprometida e distorcida, pois que a realidade de seus sentimentos no corresponde ao modelo de sexualidade que lhes oferecido. Reprimem sua libido, desenvolvendo mecanismos de defesa para se livrarem dos "pecados da carne".

"(...) inventou-se o culto a purssima dama, a quem deveria dedicar-se um amor, no um simples amor carnal, 'animalesco', mas o amor romntico pela deusa, adorada e casta, tanto mais adorada quanto mais casta. Os trovadores cantavam este amor e os homens que tinham ficado para trs, se convenciam dele. Isto acabou se constituindo num cinto de castidade mais eficaz dos que os de ferro e cadeado, mais folclricos que realmente usados. Isto tambm reforou imensamente nos homens a tendncia de pensar as mulheres ou como santas ou como prostitutas..." ( Veiga, 1997: pag.34)

A escritora Collete Dowling, em sua obra "Complexo de Cinderela", diz que a sexualidade da mulher to castrada que ela precisa da desculpa do amor para sentir prazer com o outro. No basta, portanto, para a mulher, o simples desejo. O prazer da mulher est intimamente relacionado a um sentimento inexplicvel como o amor.

O que remete ao dogma do "amai-vos uns aos outros, inclusive, como um princpio muito questionvel. Para Nietzsche (1995, p. 60-61) o sentimento de amor pelo outro e o esprito altrusta so expresses de fraqueza e negao do eu e que o nosso desejo de um amigo, numa outra pessoa, o nosso acusador. De outra forma Freud diz que:

"Se amo uma pessoa, ela tem que merecer meu amor de alguma maneira. (...) Ela merecer meu amor, se for de tal forma semelhante a mim, em aspectos importantes, que eu me possa amar nela; merec-lo- tambm, se for de tal modo mais perfeita do que eu, que nela eu possa amar meu ideal de meu prprio eu (self)" (FREUD, 1976, p. 130-131).

O precursor da psicanlise diz ainda que:

"O mandamento 'Ama a teu prximo como a ti mesmo' constitui a defesa mais forte contra a agressividade humana e um excelente exemplo dos procedimentos no psicolgicos do superego cultural. impossvel cumprir esse mandamento; uma inflao to enorme de amor s pode rebaixar o seu valor, sem se livrar da dificuldade" (FREUD, 1976, p. 168).

Se hoje somos conscientes de que deveramos viver, mulheres e homens, nossos desejos baseados no amor-prprio e na alegria de viver e no em desculpas externas s nossas necessidades, ainda assim experimentamos o conflito da moral religiosa diametralmente oposta inteno de viver com alegria, qual o psicanalista neo-freudiano Wilhelm Reich chama primordialmente, anti-vida. No existe para o ser humano um outro arqutipo to nefasto quanto o mito de Maria, contrrio maioria dos modelos masculinos povoados de heris, homens fortes, viris, homens de deciso e semelhana, na terra, de Deus. Desta forma no deve ser to difcil para as mulheres que buscam seu prazer no conflituarem no seu mago psicolgico o medo de se tornarem prostitutas, vagabundas, vadias, etc.. Atravs do mito de Maria, o prazer da mulher est sempre relacionado a adjetivos pejorativos, enquanto que com o homem d-se o contrrio. Para os homens o sinal de dignidade masculina a potncia de sua virilidade que valorizado e reforado pela prpria sexualidade feminina. Para o cientista social Luiz Mott se Maria no virgem, resta-lhe, a partir dos padres machistas, ser prostituta, vindo a inventar a gravidez virginal para escapar as pedradas. Diz ainda que:

"Bem-aventurada para os crentes, maldita para os incrdulos, a me de Jesus carregar para sempre a culpa de ser a autora de um mito que levou e continua levando infelicidade e morte milhes de seres humanos culpados por um indevido prazer: o orgasmo" (MOTT, 1988, p. 186).

Por outro lado o mito de Maria vem tambm sendo usado no sentido poltico, sendo que at mesmo algumas feministas interpretam a virgindade de Maria como "a derradeira conquista da mulher liberada" (MARIA, 1993, p. 44). Na Guatemala a Virgem Maria chegou a ser censurada pelo governo, j que alguns telogos partidrios da Teologia da Libertao vinham usando a imagem de Maria como incentivo transformao social.

4 O PROCESSO DE EDUCAO

notrio que a educao feminina atravs de uma instituio escolar um fenmeno recente de estudo na historiografia. Pois durante sculos a mulher foi remetida, de modo geral, a uma situao de subordinao e de dependncia dos pais e/ou maridos. (Silva et al. 2011).

A escola no apenas absorve diversas representaes sociais, mas configura-se como um importante instrumento de veiculao e perpetuao de modelos androcntricos, nos quais, o homem se mantm no centro das discusses. A comear pela forma generalista, na linguagem escolar, onde meninos e meninas so predominantemente tratados de meninos, ou seja, a utilizao de um termo masculino para tratar crianas e adolescentes de sexos biologicamente e culturalmente opostos, evidenciando a supremacia de um sexo em detrimento de outro.

A escola uma caricatura da sociedade. Por ela passam como no passa por nenhum outro lugar, limitados por diminutivos, todas as idias que uma sociedade quer que se acredite. (MORENO, 1999, p. 80).

A partir do sculo XVIII, as escolas de tempo integral aparecem como uma instituio capaz de educar as mulheres, no havendo, contudo, mudanas significativas para as educandas, j que a funo do recolhimento instruir as meninas nos princpios da religio e preserv-las dos defeitos ordinrios do seu sexo. Durante todo o sculo XVIII e em boa parte do sculo XIX, a instruo era restrita a poucas meninas, cuja educao e introduo s primeiras letras se diferenciava de meninos. De acordo

com Jussara Reis Pr, as meninas aprendiam a ler e escrever, nessa seqncia. Em seguida aprendiam as quatro operaes e para concluir a educao, coser e bordar. A fundao destas instituies religiosas deu o ponto de partida para o processo de escolarizao da mulher, mesmo que tenha sido acessvel a poucas e no tenha como objetivo precpuo a formao escolar da mulher. As moas que iam para o convento aprendiam msica e Latim. As poucas de melhor posio social podiam se dedicar a outras disciplinas. Os meninos aprendiam Histria, Geografia, Latim, Potica, Filosofia, entre outras disciplinas. Dessa forma, at meados do sculo XIX, a educao feminina era baseada em propsitos para o aprendizado dos afazeres do lar sem haver, contudo, uma preocupao com a instruo profissionalizante. Surgem, no sculo XIX, as primeiras manifestaes crticas do movimento feminista no Brasil em defesa dos direitos da mulher quanto educao, profissionalizao e o voto. Constncia Duarte define o feminismo como aes realizadas por mulheres que tiveram como objetivo a ampliao de direitos civis e polticos do sexo feminino, assim como a equiparao dos direitos entre os dois sexos. No entanto, as idias feministas chocaram-se com o pensamento predominante do catolicismo conservador e antifeminista. Logo aps a Proclamao da Repblica o ensino brasileiro passou a ser laico, no entanto, s atingiu maior expressividade no sculo XX, apesar de no alterar de maneira significativa a educao feminina no pas. Paralelamente educao oferecida pela famlia e tambm institucionalizada a partir do sculo XVIII, percebe-se um outro modo informal de atingir a educao feminina no sculo XIX, os jornais, que consistem em uma importante fonte para a educao a partir do sculo XVIII, na Europa, atravs dos quais idias iluministas se propagaram. Conforme Maria Lcia Garcia PALHARES-BURKE, Aderindo ao otimismo da poca, no que diz respeito s possibilidades da educao, a imprensa peridica, no seu veio mais propriamente cultural do que noticioso, assumiu explicitamente as funes de agente de cultura, de mobilizadora de opinio e de propagadora de idias.

5 O PAPEL DA MULHER NA FAMLIA

5.1 A Questo da Maternidade

Apesar das diversas concepes, o esteretipo da famlia nuclear tem sido privilegiado consolidado na idia que construmos, historicamente, sobre o grupo familiar. Nesse modelo, a mulher ocupa um lugar fundamental, atravs do papel da maternidade o qual se constitui como a sua identidade principal, impulsionada, num primeiro momento, por interesses polticos e

sociais, que se fizeram presentes, ao longo dos sculos. A mulher colocada como um elemento agregador imprescindvel, sem o qual a unidade familiar no sobrevive (Favaro, 2007). Essa trajetria, desde seu incio, foi pautada pela formulao de regras rgidas impostas famlia e, sobretudo, mulher, enquanto me. Historicamente, o papel da maternidade sempre foi construdo como o ideal mximo da mulher, caminho da plenitude e realizao da feminilidade, associado a um sentido de renncia e sacrifcios prazerosos. No final do sculo XVIII, e principalmente no sculo XIX, como j mencionado, a mulher aceitou o papel da boa me, dedicada em tempo integral, responsvel pelo espao privado, privilegiadamente representado pela famlia (Braga & Amazonas, 2005). De acordo com Prehn (1999) a mulher biologicamente pr-determinada a gestar e foi criada, desde os tempos primitivos, para cuidar da prole. Enquanto a mulher possua a funo da domesticao, cultivo da terra e cuidado dos filhos, o marido, possua a funo da caa e de outras atividades que exigiam fora e velocidade. Como foi possvel compreender, a maternidade se configurou, ao longo da histria, como a nica funo valorizada socialmente, desde os tempos remotos da humanidade e que se estendeu at meados do sculo X, funo esta que permitia mulher ser reconhecida e valorizada. Assim, ser me seria pertencer a uma classe especial, ter uma posio de aparente prestgio dentro da sociedade. Nos ltimos trinta anos a maternidade vem passando por transformaes conectadas aos processos sociais e globalizao econmica, o que contribuiu para acelerar a difuso de novos padres de comportamento e consumo. Entre os quais o consumo crescente das novas tecnologias reprodutivas tanto contraceptivas quanto conceptivas que ofereceram s mulheres, da dcada de sessenta em diante, a possibilidade de escolher com maior segurana a realizao da maternidade. E mais recentemente a ateno especialmente voltada famlia e s relaes de gnero, com a emergncia de novos modelos de sexualidade, parentalidade e amor, tais quais os apontados por Giddens (1993, p.73) como o amor confluente que presume igualdade na doao e no recebimento emocionais, fruto das relaes de gnero observadas, em pesquisas analisadas por este autor, nas sociedades inglesa e americana, nas dcadas de setenta e oitenta. Decorre disto que as mudanas e implicaes sociais da realizao dessa experincia no atingem da mesma forma todas as mulheres, pases e culturas, apesar de existir um modelo de maternidade preponderante nas sociedades ocidentais contemporneas, que tem como caractersticas gerais proles reduzidas e mes que trabalham fora. Portanto, necessrio considerar que a insero das mulheres no mercado de trabalho, sua presena no mundo pblico e os impactos que estes fatos trouxeram instituio familiar e, em conseqncia, experincia da maternidade. O pano de fundo desta discusso ressalta que a questo da maternidade em todos seus aspectos sempre esteve presente na luta libertria das mulheres e, portanto, foi objeto constante da reflexo terica feminista.

5.2 Direitos e Deveres

A evoluo dos direitos da mulher foi bastante lenta e no Brasil teve marcos bsicos dentre os quais podemos citar o Estatuto da Mulher Casada, que alterou o Cdigo Civil; a Consolidao das Leis do Trabalho; a Consolidao das Leis da Previdncia Social e as anteriores Cartas Magnas culminando com a atual Constituio Federal. Quando solteira, a mulher vivia sob a dominao do pai ou do irmo mais velho, ao casar-se, o pai transmitia todos os seus direitos ao marido, submetendo a mulher autoridade deste. A mulher nada mais era do que um objeto. Era desprovida de capacidade jurdica. At o parentesco s se transmitia pelos homens. mulher no era permitido estudar e aprender a ler. Esta ignorncia lhe era imposta de forma a mant-la subjugada desprovendo-a de conhecimentos que lhe permitissem pensar em igualdade de direitos. Era educada para sentir-se feliz como "mero objeto" porquanto s conhecia obrigaes. Com a mudana da Corte Portuguesa para o Brasil e mais tarde com a Constituio de 1824 surgiram escolas destinadas educao da mulher, mas ainda voltadas a trabalhos manuais, domsticos, cnticos e ensino brasileiro de instruo primria. Ainda era vedado que mulheres freqentassem escolas masculinas, impedindo o convvio entre homens e mulheres, como forma de evitar relacionamentos esprios, e tambm porque a instruo dada aos homens tinha nvel mais elevado. Somente no incio do sculo XX foi permitido que homens e mulheres estudassem juntos. No regime das Ordenaes ao marido no era imputado pena por aplicao de castigos corporais mulher e aos filhos, o que s foi alterado com a implantao do regime republicano brasileiro veio o Decreto n 181, de 24 de janeiro de 1890, que manteve o domnio patriarcal de forma mais suave quando disps sobre o casamento civil e retirou do marido o direito de impor tais castigos; mulher era vedado ser testemunha em testamento pblico; o ptrio poder era de exclusividade do marido, no podendo a mulher ser tutora ou curadora sempre que contrasse novas npcias, as vivas poderiam s-lo desde que "vivessem honestamente". No podia praticar quase nenhum ato sem a autorizao do marido. Todavia, podia promover ao para os casos de doaes por ele feitas, concubina. Estes e outros princpios conservadores mantiveram-se por ainda muito tempo. Com o Cdigo Eleitoral de 1932 surgiu um avano nos direitos da mulher quando permitiu mulher exerccio do voto aos vinte e um anos de idade, tendo a Constituio Federal de 1934 reduzido esta idade para dezoito anos.

Trinta anos aps, com o advento da Lei n 4.121/62 - Estatuto da Mulher Casada, retirado da mulher o ptrio poder quando contrasse novas npcias, teve sua redao alterada proclamando que a mulher no mais perderia os direitos do ptrio poder quando contrasse novas npcias. Hoje a mulher casada tem os mesmos direitos que o marido, e somente no poder praticar sozinha aqueles atos que o cnjuge est impedido de realizar sem a assistncia da mulher.

5.3 Moral da Famlia

Com a modernizao e o progresso trazidos pelas cincias e pelo processo de industrializao, se fizeram necessrios mecanismos de manuteno da ordem social atravs da moral e da educao. O Positivismo fundamentava-se em um discurso conservador. Conservar Melhorando era um de seus lemas. O carter conservador observado inclusive no discurso referente mulher. Considerando a mulher responsvel pela manuteno da moral e pela realizao do culto privado, Comte imps modelos de conduta feminina baseados na mentalidade patriarcal, formada ao longo da Histria da Humanidade. A mulher deveria ser a rainha do lar e o anjo tutelar de sua famlia e, para atingir esses modelos, seguiria normas preestabelecidas pelo Catecismo Positivista, no qual Comte codificou todo o pensamento conservador em torno da mulher.( Ismrio, 2007). A vida conflitante de Comte serviu-lhe de base para construir uma filosofia que idealizava um modelo de mulher. Aparentemente o Positivismo e a Igreja Catlica opunham-se frontalmente. O primeiro fundamentava-se em princpios cientficos enquanto que o segundo em teolgicos, mas nas questes relacionadas famlia, propriedade e moral, ambos tinham discursos semelhantes. O ponto de maior convergncia entre as duas doutrinas era a questo da organizao da sociedade baseada na moral autoritria, que se transportava educao familiar e se completava na escola. Em ambas, a mulher era a guardi da moral e do culto religioso, resultante da reproduo rotineira de seu cotidiano, onde so transmitidos os smbolos e signos de uma cultura. Segundo o Catolicismo, para a mulher seguir a nobre misso de difundir a f catlica deveria possuir moral inspirada no modelo da Virgem Maria, me de Jesus Cristo, smbolo de mulher sem mcula que se disps a seguir os desgnios de Deus, sem nunca question-los.

5.4 Casamento: Um Bom Negcio

Os casamentos no perodo colonial brasileiro eram arranjados por laos econmicos. O pai escolhia um futuro genro possuidor de terras para junt-las ao seu patrimnio e consequentemente aument-las. Se uma mulher, por exemplo, tivesse parido vinte filhos, sendo dez meninos e dez meninas, o destino deles estava determinado. O primeiro filho daria continuidade nos negcios do pai, dirigindo a grande propriedade de cana-de-acar. O segundo, inevitavelmente, ia ser doutor, estudando nas escolas jesutas e posteriormente na Universidade de Coimbra, em Portugal. O terceiro, tendo vocao ou no, seria o padre da famlia. Gilberto Freire o denominou tiocapelo. (Cf.FREIRE: 1975) Os demais filhos do sexo masculino iriam ajudar o irmo mais velho na administrao da fazenda. As meninas teriam um destino menos diversificado. O pai escolhia trs ou quatro dentre as mais saudveis para os casamentos arranjados e as demais eram trancafiadas nos conventos, tendo vocao ou no. Era assim que os pais evitavam o problema de possurem muitos genros que dilapidariam ou dividiriam suas terras. Nas npcias das meninas que se casavam ocorriam muitas vezes verdadeiros estupros. Eram meninas de doze ou treze anos (logo aps as primeiras menstruaes) entregues a homens de quarenta anos de idade, isso porque eles s tinham acesso ao patrimnio da famlia quando o pai falecia. A concepo de casamento por amor algo que s surgiu no final do sculo XIX. Antes disso, matrimnios nada mais eram do que grandes ou pequenas negociaes, momento em que pais trocavam seus filhos em busca de uma vida melhor, para si ou para os rebentos. As filhas eram educadas toda a vida para serem boas esposas, para fazerem jus transao. Todo o processo de namoro e noivado envolvia dotes, promessas, fuses. A mulher e o casamento significam uma forma de assegurar a descendncia da famlia e, consequentemente, uma continuao do estado. Ela simboliza a transmisso de bens de pais para filhos, e a legitimidade institucional deste legado era consagrada pela atribuio de um dote. A mulher passava da tutela do pai para a do marido, sem perder, contudo, o status de filha. Esta transio era acompanhada de um dote, que tornava a esposa sua titular, mas no sua proprietria. O dote destinava-se aos filhos do casamento, que um dia dele tomariam posse, por morte da me. Ela era, pois, o veculo transmissor de um bem do av paterno. Como podemos verificar, embora sem direitos civis reconhecidos, a mulher constitua um elo de ligao entre as geraes passadas e os seus bens e as geraes vindouras, smbolo vivo da importncia da tradio familiar. O interesse poltico em regular a constituio e o funcionamento das famlias, atravs do casamento, era porque a famlia era considerada em sua dimenso econmica, patrimonialista. O maior interesse a ser protegido era a permanncia dos bens para os herdeiros. A unio livre,

focalizando a relao homem mulher na dimenso da realizao afetiva, pessoal, subverteu essa hierarquia de valores das famlias tradicionais. Da porque teve que vencer tantas resistncias e foi to combatida. Constituir famlia por meio da unio afetiva, sexual, entre um homem e uma mulher, um fato antropolgico. A civilizao humana, no curso da histria, por conta de injunes culturais, polticas e, sobretudo, religiosas, problematizou o que, a rigor, era simples.

pode-se observar que diferentemente do modelo em vigor at as primeiras dcadas do sculo XX, quando as decises sobre a escolha do cnjuge ainda se pautavam em escolhas por interesse familiar, as unies foram sendo substitudas pelas escolhas individuais, assim como se deu a reduo no nmero de filhos e demais componentes, at a constituio da famlia conjugal moderna.(Dias, 2006).

Dentre os movimentos que ocorreram ao longo do tempo, o que se destacou em relao ao casamento foi a liberao sexual devido ao uso de contraceptivos, a emancipao feminina e a nova imagem da mulher que passou de dona -do-lar nova mulher. Para a autora Del Priore (2005) decorrente de toda esta fase de transio feminina, a famlia deixa ento para trs o patriarcalismo do sculo XIX e meados do sculo XX, para abrir espao individualidade e liberdade de direitos presentes nos dias atuais.

5.5 Violncia A violncia contra a mulher f oi expresso cunhada pelo movimento social feminista h pouco mais de vinte anos. A expresso refere-se a situaes to diversas como a violncia fsica, sexual e psicolgica cometida por parceiros ntimos, o estupro, o abuso sexual de meninas, o assdio sexual no local de trabalho, a violncia contra a homossexualidade, o trfico de mulheres, o turismo sexual, a violncia tnica e racial, a violncia cometida pelo Estado, por ao ou omisso, a mutilao genital feminina, a violncia e os assassinatos ligados ao dote, o estupro em massa nas guerras e conflitos armados (Grossi, 1995; OEA, 1996). Enunciada como prtica da tradio nos relacionamentos amorosos em especial, a violncia cometida por pessoas ntimas, que envolve tambm filhos, pais, sogros e outros parentes ou pessoas que vivam na mesma casa a que chamaramos de violncia domstica - est profundamente arraigada na vida social, sendo percebida como situao normal. A noo de violncia domstica, algumas vezes associada apenas violncia conjugal contra a mulher, surge com fora entre as feministas americanas e tambm do Brasil (Stark & Flitcraft, 1996;

Heise, 1994; Grossi, 1995; Saffioti, 1995), tornando pblica e condenvel uma situao antes corriqueira e estritamente do domnio privado. No centro das concepes e termos usados para designar a violncia contra mulheres, h que se reconhecer a precedncia da violncia sexual, abrindo campo para evidenciar todas as demais. No Brasil, a colonizao teve assento em outras bases: O colono portugus imigrou sozinho.

O homem vindo s, sem freios da famlia e encontrando indgenas nuas, bonitas, bronzeadas e destitudas do falso pudor europeu quinhentista, iniciou, quase que de imediato, uma fecundao desenfreada. As indgenas foram utilizadas pelos portugueses tanto para a sua satisfao sexual como para a expanso do cunhadismo. Ou seja, quando o portugus engravidava uma indgena, ele tornava-se parente dos outros indgenas da tribo. Com isso, tinha sempre muitos braos para carregar o pau-brasil para suas naus, aumentando rapidamente seu enriquecimento. (Cf. RIBEIRO, 1995) Parte dos padres jesutas, vindos para propagar a religio catlica e salvar almas para a Igreja Catlica ficou moralmente preocupada com a rapidez com que os colonos portugueses engravidaram as indgenas. Vale lembrar aqui apenas o exemplo de Joo Ramalho, na Capitania de So Vicente, que teve 42 mulheres e mais de 80 filhos. (RIBEIRO, 1995) No havia afetividade na maioria dos casos. Utilizavam-se do corpo e da alma da mulher indgena sem a preocupao de estarem-nas machucando. A violncia contra a mulher diz respeito, pois, a sofrimentos e agresses dirigidos especificamente s mulheres pelo fato de serem mulheres. A trajetria da ausncia da educao feminina coincide tambm com a histria da construo social dos gneros, das prticas da sexualidade e da servido no Brasil. O corpo feminino deveria servir ao portugus. Miscigenar, verbo muito utilizado para explicar essa mistura, tinha o objetivo de juntar sexualmente corpos de raas e etnias diferentes, em condies sociais igualmente diferentes (Cf.ALGRANTI, 1993).

Se em primeiro lugar evidencia uma dada ocorrncia sobre as mulheres, tambm quer significar a diferena dada sua condio feminina, diferena esta que faz parecer certas situaes de violncia experimentadas pelas mulheres, em especial quela provocada por agressores conhecidos, prximos e de relacionamento ntimo, como prticas usuais.

Muitas vezes isso aconteceu fora, sendo que os estupros eram comuns naquele tempo. Ao homem portugus era dado o direito de usufruir da vida de todos os habitantes da colnia. Esse direito ocorria devido sua condio de senhor da famlia patriarcal. Alis, oportuno explicitar aqui que famlia vem da palavra latina famulus que significa escravos domsticos de um mesmo senhor: mulheres, filhos, crianas, escravos, terras, etc. Eram bens pertencentes ao poder dito na poca naturalmente construdo ao deleite do gnero masculino. Temos condio hoje de mencionar aqui que esse poder dado ao homem foi criado custa das representaes que se submeteram outros grupos sociais, inclusive mulheres. (Cf. RIBEIRO, 1997)

No Brasil, desde a dcada de 80, surge um ativo movimento feminista que tem duas principais bandeiras: a violncia e a sade da mulher. Nesta poca, o assassinato de algumas mulheres de classe mdia por seus maridos ou ex-maridos acompanhada de intensa mobilizao para evitar a absolvio dos criminosos com base nos argumentos de legtima defesa da honra e carter passional do crime, como era comum ocorrer ento (Verardo, 1995).

Enunciado o problema da violncia conjugal, o que era uma situao comum mantida em segredo no mundo privado, passa a ganhar o espao pblico e exigir solues. O movimento de mulheres inicia parcerias com o Estado no sentido da implementao de polticas pblicas para trabalhar com esse problema. Em 1983 criado o Conselho Estadual da Condio Feminina, em So Paulo; em 1985 criado o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher e a primeira Delegacia de Defesa da Mulher (DDM). A partir dos anos 90, alm de remeter o problema rea da justia e da polcia, que demonstraram resistncias importantes e diversos problemas na incorporao do tema, o movimento de mulheres inicia nova estratgia.

A discusso da violncia contra a mulher foi remetida estratgica e conscientemente para trs campos principais: os direitos humanos, a sade e o desenvolvimento social, os trs j consolidados e reconhecidos internacionalmente (Heise et al., 1996).

Apesar das DDMs, e do aumento de denncias que elas propiciaram, a impunidade continua e muitos processos no so instaurados, poucos chegam a julgamento e o nmero de condenados nfimo, o que nos faz examinar a eficcia das DDMs com cuidado, porque pode iluminar alguns aspectos importantes do tema. A retirada da queixa, procedimento muito comum,

podendo atingir cerca de 70% dos registros, um fato recorrente que vem minando a credibilidade da estratgia, j que refora o mito de que as mulheres no querem mudar a sua situao, e gostam de apanhar. interessante notar, entretanto, que o uso das DDMs pelas mulheres parece seguir uma lgica diversa da lgica da instituio policial, e mesmo do movimento feminista.

6 UM CAPTULO MASCULINO

O gnero pode ser compreendido como uma conveno social, histrica e cultural, baseada nas diferenas sexuais. Logo, est ligado s relaes sociais criadas entre os sexos. Da mesma forma que a categoria gnero depende de um acordo social que delimita os papis desempenhados pelo gnero feminino e masculino, ela pode mudar dependendo do perodo histrico e da sociedade na qual os estudos so elaborados. Portanto, Mergr destaca que, as relaes de poder entre os gneros, da mesma forma que os significados, os valores, os costumes e os smbolos, divergem atravs das culturas. A religio, a economia, as classes sociais, as raas e os momentos histricos estabelecem significados que se consolidam e se relacionam integradamente e agindo em todos os aspectos do dia-a-dia. Ao longo da histria, a imagem do feminino esteve ligada a ambigidades. Os homens, aqueles a quem cabiam os relatos posteridade, expressavam seus sentimentos e opinies de forma dupla, ora demonstrando amor e admirao s mulheres, ora demonstrando dio e repulsa. O olhar masculino reservava s mulheres imagens diferentes, sendo em determinados momentos um ser frgil, vitimizado e santo, e, em outros, uma mulher forte, perigosa e pecadora. Essas caractersticas levaram a dois papis impostos s mulheres: o de Eva, que servia para denegrir a imagem da mulher por ele maculada; e o de Maria, santa me zelosa e obediente, que deveria ser alcanado por toda mulher honrada. Essa viso provocava no homem medo pelo desconhecido levando-o a manter a mulher sob seu controle, garantindo sua superioridade em relao a ela e alternando comportamentos em que a imagem das mulheres ora foi diabolizada, ora santificada. Ratificando as proposies de Souza acreditamos que poderes absolutos eram destinados ao homem, chefe e senhor da famlia na sociedade patriarcal brasileira, enquanto que s mulheres era destinada a obrigatoriedade da recluso ao lar, com sua vida domstica junto da criadagem escrava. A educao era ministrada somente aos homens, e, tanto as mulheres brancas ricas e pobres, quanto as negras, fossem elas escravas, alforriadas ou mestias, no tinham acesso instruo. Ribeiro menciona que, quando as mulheres se casavam, seguiam para a lua-de-mel sem informaes sobre sexo ou mesmo sobre o que ocorreria. O sexo ocorria s escuras, sendo o corpo feminino coberto por um lenol que permitia apenas a viso dos rgos sexuais. O

prazer sexual masculino ficava a cargo das negras escravas, e, esposa era proibido sentir tal prazer j que o sexo cabia somente reproduo. Muito se fala hoje em maternidade adolescente, no de paternidade adolescente. Os meninos so dispensados da preveno da gravidez, do cuidado com a jovem grvida e da responsabilidade com o filho. Uma lgica perversa que d a eles a nica responsabilidade de administrar sua vida social e sexual sem muitos compromissos. O que determina essa posio masculina a formao da masculinidade hegemnica em nossa sociedade. Para a maioria, ser homem significa, entre outros aspectos, ter uma sexualidade descontrolada ou, como disse o professor Luiz Paulo da Moita Lopes em uma das reunies do seu grupo de pesquisa, sofrer de incontinncia sexual. As lies dirias de construo da masculinidade hegemnica so voltadas para a onipotncia e dominao masculina, aprendizados que criaro armadilhas difceis de serem desmontadas na vida adulta. Mas esse padro de masculinidade no se constri sem a contribuio feminina. O gnero construdo com o outro, feminino e masculino, como bem coloca Guacira Lopes Louro. O prazer masculino supervalorizado tambm pelas meninas, em detrimento do seu prprio prazer, menos importante e intenso. Da a disponibilidade para ceder, assumindo a lgica hierrquica de poder e prazer.

7 CONSIDERAES FINAIS

No podemos negligenciar as diversas vitrias conquistadas pelas lutas feministas, o exemplo disso, se faz presente nas mudanas comportamentais, anncios de publicidade e at no prprio livro didtico. Este tem sofrido inmeras modificaes e j apresenta algumas significativas abordagens sobre o papel da mulher na histria da humanidade, apesar da maioria evidenciar o contrrio. Contudo, a escola continua refletindo todo o sexismo que permeia a sociedade (VIANA & RIDENTI, 1998, p. 102). Alm de muitas vezes, no absorver essas mudanas.

Tolhidas por planos e programas, responsveis por uniformes, organizadoras de filas, a escola arrasta consigo nosso passado. Segue mostrando imagens ultrapassadas e exaltando batalhas e defuntos, enquanto os jornais relatam o captulo seguinte dos objetivos nucleares [...] (MORENO, 1999, P. 72).

Seria pertinente nos questionar que tipo de profissionais pretendemos ser: reprodutores ou transformadores desse modelo de educao excludente, carregada de valores superados?

Precisamos nos concentrar nas mudanas que podemos produzir nos ambientes de produo de conhecimento, tal como a produo de livros didticos que contemplem a trajetria feminina em todas as suas nuances, tais como o fato da maioria das mes representarem um grande contingente de trabalhadoras, mas, apesar disso, recebem menores salrios que os homens e ainda acumulem inmeras funes. Alm de uma grande parte delas serem chefes de famlia e de tantas outras trabalhadoras domsticas, que no gozam de nenhum benefcio e sequer so reconhecidas como tais, dentro das sociedades capitalistas. Precisamos acreditar no potencial transformador que a educao possui. Por isso se faz urgente e necessrio que as relaes escolares, pautados no universo masculino e feminino, caminhem juntas numa nica direo, de modo que torne possvel conquistar no campo sciopoltico-ideolgico mudanas expressivas, que superem as desigualdades de gnero. Aes afirmativas que demonstrem seu valor histrico podem incentivar nas mulheres um sentimento coletivo de valorizao e exclua qualquer outro de inferioridade ao homem. Suas aes possuem tanto valor histrico que no podem e no devem ser negligenciadas, pois representaria uma enorme perda no apenas para as mulheres, mas, para a humanidade. Mesmo vivendo em um sistema opressor, patriarcal, a mulher sempre buscou ocupar seu espao, inicialmente no mbito familiar, e aos poucos atravs de lutas entre os gneros. A mulher, antes submissa, obediente, reprimida, deu lugar a uma que aos poucos conquista seu espao, ainda que de forma condicionada, porm decidida e em busca de um sentido a sua vida. A educao seria uma das sadas para a igualdade de gnero Domnios rgidos sobre a sexualidade feminina incorporaram um padro comportamental que sobreviveu aos sculos, resistindo at mesmo s tentativas revolucionrias de alguns movimentos ditos feministas. Sabe-se que, mesmo que algumas mulheres busquem hoje o que lhes de direito, tanto biolgico quanto emocional, muitas vezes lhes ser negado pelos homens, por desconhecimento sobre a sexualidade feminina, preconceito ou medo.

8. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Silva, D. V. R.; Silva, I. C.; Nogueira, K. S. A Educao do Gnero Feminino no Brasil Colnia. In: III Seminrio Nacional Gneros e Prticas Culturais - Olhares Diversos sobre a Diferena, 12, 2011, Joo Pessoa. Anais.

Aries, P. Histria Social da Criana e da Famlia. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

Prado Junior, C. Formao do Brasil Contemporneo. Colnia. 7.ed. So Paulo: Brasiliense, 1973.

SicuterI, R. Lilith: A Lua Negra. So Paulo; Paz e Terra, 1998.

Eliade, M. Mito e Realidade. So Paulo; Perspectiva, s/d.

Martins, O. Sistema dos Mitos Religiosos. Lisboa; Guimares Editores, 1986. Bampi, M. A. M. Poder, opresso e dependncia na construo da subjetividade feminina. In.: BELLO, Jos Luiz de Paiva. Pedagogia em Foco. Rio de Janeiro, 2001. Disponvel em: <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/mulher01.htm>. Acesso em: 14/Ago. 2013.

Bello, J. L. P. O poder da religio na educao da mulher. Pedagogia em Foco. Rio de Janeiro, 2001. Disponvel em: <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/mulher02.htm>. Acesso em: 14/Ago. 2013.

Brugger, S. M. J. Valores e vivncias matrimoniais: triunfo do discurso amoroso . (Bispado do Rio de Janeiro, 1750 -1888), Niteri, 1995, dissertao de mestrado.

Elias, N. O Processo Civilizador: Uma Histria dos Costumes. Vol 1. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.

Martins, E. G. As relaes familiares e o direito de famlia no sculo XXI . Revista Faculdade de Direito, Caxias do Sul. v. 12, p. 55, 2003.

Engels, F. A origem da famlia da propriedade privada e do Estado: Texto Integral. Traduzido por Ciro Mioranza. 2. ed. rev. So Paulo: Escala, [S.d]. p. 31-7. (Coleo Grandes Obras do Pensamento Universal, v.2).

Ismrio, C. As representaes do feminino na educao rio-grandense segundo o discurso positivista (1889-1930). Revista Eletrnica Histria em Reflexo Vol. 1 - n. 1 UFGD: Dourados, Jan/Jun 2007

Levy, L.& Gomes, I.C. (2008). Relao conjugal, violncia, complementaridade funcional. Psicologia Clnica, 20, (2), 163-172.

SAMARA, Eni de Mesquita. A famlia Brasileira. So Paulo: Brasiliesnse, 2004.

RODRIGUES, L.P. A instruo feminina em So Paulo: subsdios para a sua histria at a proclamao da Repblica. So Paulo:Escolas Profissionais Salesianas, 1962.

Potrebbero piacerti anche