Sei sulla pagina 1di 6

IMAGENS

Formato de Arquivos Tipo de arquivo uma forma padro de armazenar informaes no computador para que elas possam ser lidas ou exibidas por um programa. Em geral, voc pode descobrir o tipo de arquivo observando as ltimas trs letras do nome do arquivo. Essas letras so con!ecidas como extenso de nome de arquivo. "rogramas diferentes usam extenses diferentes ao salvar arquivos. Arquivos de imagens Tipos de arquivos gr#ficos comuns incluem $"E% &.'pg(, %)* &.gif( e bitmap &.bmp(. +lm disso, algumas c,meras digitais podem salvar imagens no formato -+., que no compactado e no tem efeitos, como proporo de branco ou nitidez aplicada. Tipos de arquivos de imagens mais comuns BMP / "rovavelmente a primeira imagem que voc criou foi uma imagem 01", que era o formato padro do "aint 0rus! do .indo2s 3.44 at o 5666 &a partir do 7" o "aint0rus! tambm salva em outros formatos(. + vantagem dele que voc no tem perda de qualidade, ou se'a, do mesmo 'eito que voc est# vendo a imagem como ela foi criada. GIF 8 9abe aquelas primeiras figuras animadas que voc viu na internet: +quilo %)*; *elizmente depois da popularizao das animaes em *las!, os gifs esto meio em baixa. 9o utilizados principalmente para fazer icones. + grande vantagem que d# para voc fazer uma seq<ncia de imagens e com um taman!o pequeno. JPG / = o mais famoso e o mais utilizado. Ele tem uma compactao que permite que arquivos possam ter at >6? do taman!o que teria um 01", e mantendo uma qualidade razo#vel. PNG / @ arquivo possui qualidade, pequeno taman!o e transparncia. Pixel +o visualizarmos uma imagem com alto Andice de aproximao, possAvel identificar pequenos quadrados coloridos nela, que, somados, formam o desen!o completo. Esses pontos, que so a menor parte de uma imagem, levam o nome de pixels. + partir da noo do pixel como uma medida da qualidade das imagens, foi propagado o termo BresoluoC para atribuir quantos pixels em altura e largura uma foto tem. Das c,meras digitais, por exemplo, comum vermos a concorrncia gerada pelo fabricante que desenvolve, com um bom preo, a c,mera com a maior taxa de Megapixels entre a concorrncia. Em dispositivo com 4 Megapixel de resoluo capaz de ampliar imagens com cerca de um mil!o de pixels em taman!o.

Ema c,mera de 4,3 Megapixels, por exemplo, capaz de gerar 4.366.666 pixels dentro de uma nica imagem, o que, em termos de resoluo, equivale F uma foto com 45>6 pixels de largura por 465G de altura, somando um total de 4.346.H56 pontos.

As unidades de in orma!"o# $it e $%te Em )nform#tica muito importante considerar a capacidade de armazenamento, '# que quando se faz algo no computador, trabal!a8se com arquivos que podem ser guardados para uso posterior. Evidentemente, quando se armazena algo, ocupado um certo espao de armazenamento. +ssim como a #gua medida em litros ou o a car medido em quilos, os dados de um computador so medidos em bits e bItes. Enidades de medida Etilizando o raciocAnio descrito anteriormente pode8se entender a seguinte tabelaJ Unidade de medida 4 bIte 4 KilobIte &K0( 4 1egabIte &10( 4 %igabIte &%0( 4 TerabIte &T0( Nmero de caracteres 4 4.65G 4.6G>.LHM 4.6H3.HG4.>5G 4.6NN.L44.M5H.HHM Espao > bits 465G bItes 465G K0 465G 10 465G %0

Oonclui8se que, por exemplo, quando se diz que um disco rAgido tem capacidade de armazenamento de G6 %0, so armazenados aproximadamente G3 bil!es de caracteres & ou se'a, G5.NGN.MH5.NM6 (.

PHOTOSCAPE
"!otoscape um programa vers#til para voc trabal!ar com imagens das mais variadas formas, incluindo as funes de v#rios soft2ares. "ara voc ter uma noo do que o "!otoscape capaz, saiba que ele re ne ferramentas de edio individual ou em massa, captura de tela, visualizao, combinao, impresso, converso e at criao de animaes %)*, organizadas de uma maneira pr#tica e voltada para atender a todos os tipos de usu#rios. 9uas ferramentas so descomplicadas e ideais para trabal!os r#pidos, no exigindo procedimentos complexos em nen!uma das sees do programa. "or isso, se voc quer organizar suas fotos com facilidade e deix#8las prontas para imprimir ou guardar de uma forma especial no computador, "!otoscape uma opo leve e gratuita que voc pode aproveitar.

Iniciando o programa @ primeiro passo escol!er uma das opes de edio localizadas na 0arra 9uperior do programa, ou pelos Acones apresentados ao lado direito da tela. Editando as imagens Escol!a a opo Editor, referente F edio das imagens. "or meio do menu esquerdo, localize a sua pasta de imagens, para ento aplicar efeitos nelas. 0asta clicar uma vez em cada opo, para os sub8nAveis serem abertos.

+ssim que localizar e clicar na pasta com as fotos a serem editadas, pode8se observar cada uma das imagens em taman!o miniatura. Olique na imagem a ser editada. +o inserir uma imagem na #rea de edio, a barra de informaes l!e trar# algumas informaes.

4. 5. 3. G. L. M. H. >. N.

-odar N6P OO. 8 "ermite girar a imagem em N6P anti8!or#rio. -odar N6P O. 8 "ermite girar a imagem em N6P !or#rio. Espel!o / )nverte !orizontalmente a posio da imagem. *lip 8 )nverte !orizontalmente a posio da imagem. -odar +rbitr#rio / "ermite girar a imagem manualmente em qualquer grau. Exibe a resoluo da imagem. Exibe o nome e a extenso da imagem. Exibe o taman!o da imagem. Exibe o valor do zoom.

Aplicando e eitos de transi!"o 8 9pia e "reto Q 0ranco "!oto9cape apresenta in meras opes para edio. @ "ainel de Edio apresenta um Acone com cores gradientes em marrom c!amado &S'pia( ou cinza denominado &Escala de cin)a(* Oom isto, pode8se transformar fotos coloridas em imagens spia e preto Q branco, respectivamente. Inserindo molduras +s imagens Roc pode escol!er uma moldura para aplicar F imagem, deixando8a como se fosse um porta8 retrato. Olique na ala &Moldura( e faa sua escol!a.

,edimensionar +o redimensionar uma imagem, podemos aumentar ou diminuir sua resoluo &pixel(.

Alterando $ril-os e contrastes "ara editar bril!os e contrastes nas imagens, clique no boto &Bril-o* .or(* +ssim, ser# aberto o painel para alterao de bril!o e contrates. "or meio de barras, define8se a porcentagem de edio. @pes como modificao de saturao e espessuras tambm so permitidas. Apro undarJ Desta opo aplica automaticamente os nAveis de bril!o e contraste. Bril-oJ +umenta o bril!o da imagem. Escurecer# +umenta o contraste da imagem. Auto/a0ustes +lguns dos botes centrais do "!oto9cape apresentam a opo de a'ustes autom#ticos para as suas imagens. 9o elesJ 1Auto n2vel# para suavizar o bril!o da imagem 1Auto contraste# para aplicar contrastes autom#ticos F imagem 1A ina# opo para realar a fotografia como traos mais nAtidos 1Avivar# aplicao de efeitos esfumaados F foto 1.ontra 3u)# opo para escurecer regies das imagens 4es a)endo as aplica!5es Oaso aplique algum efeito, filtro ou contraste que no ten!a gostado, pode clicar no boto &4es a)er(6 desfazendo assim a ltima aplicao, bem como escol!er a opo &4es a)er( para desfazer todas as aplicaes realizadas na fotografia.

Aplicando iltros @s filtros so as opes que do efeitos Fs imagens. Olique no boto &Filtro( e escol!a uma das opes.

%E)+ @0$ET@ 4. *otografia. "ermite inserir ob'etos, comoJ *otografia, clip8arts ou Acones. 5. Texto. "ermite inserir texto. 3. 9Ambolo. "ermite inserir um sAmbolo. G. 0alo. )ntroduz um balo na imagem L. Texto Enriquecido. )nsere textos personalizados M. *ormas geomtricas. +diciona v#rias formas geomtricas a imagem. %E)+ O@-T+-

"ermite cortar uma parte da imagem. Salvando as modi ica!5es "ara salvar o efeito aplicado F imagem, clique no boto &Salvar(* Aparecer"o tr7s op!5es para voc7 salvar a imagem# 1Salvar# "ara salvar as alteraes no prSprio arquivo, ou se'a, todas as aplicaes feitas na imagem sero salvas no arquivo, no sendo localizada a verso anterior F edio. 1Salvar na pasta designada# @po que possibilita salvar a imagem editada em um diretSrio especAfico. 0asta clicar no boto ao lado da opo e escol!er o diretSrio. Oom isto, a imagem original, sem edies, continuar# disponAvel no seu computador. 1Salvar .omo# "ara salvar as modificaes na imagem em um outro formato, bem como em outro diretSrio.

ExercAcios ) 4. Tefina *ormato de arquivo.

5. Oite dois exemplos de arquivos de imagens. 3. @ que o "!otoscape: G. @ que resoluo: L. -espondaJ a. Uual resoluo mostrada na barra acima: b. Uual o nome do arquivo mostrada na barra acima: c. Uual o tipo do arquivo mostrada na barra acima: d. Uual o taman!o do arquivo mostrada na barra acima: M. Uuanto maior a resoluo da imagem, maior ser# o seu:

H. @ que redimensionar uma imagem:

>. Tefina 0ril!o e Escurecer.

N. @ que auto8contraste:

46. @ que podemos fazer na guia Oortar:

Potrebbero piacerti anche