Sei sulla pagina 1di 20

O EFEITO ESTUFA E O CLIMA NA TERRA

Autores: Arjuna C. Panzera Dcio G. Moura

Tpico 12 do CBC de Cincias Habilidades Bsicas recomendadas no CBC: Identificar o Sol como fonte bsica de energia na Terra, a presena de vegetais no incio das teias alimentares; Tpico 29 do CBC de Cincias Habilidades Bsicas recomendadas no CBC: Associar impactos ambientais ao uso intensivo de energia e examinar alternativas energticas disponveis Tpico 30 do CBC de Cincias Habilidades Bsicas recomendadas no CBC: Diferenciar calor e temperatura e estabelecer relao entre esses conceitos. Explicar a ocorrncia de equilbrio trmico como resultado de transferncias de calor. Identificar algumas propriedades trmicas da gua e sua importncia na regulao do clima Organizao do texto: Informao Histria Atividades Projetos ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

I Introduo: Por que esse tema?

Este um tema importante que est presente nos meios de comunicao todos os dias. um tema que integra conhecimentos de Geografia, Fsica, Qumica e Biologia. O mdulo utiliza conceitos bsicos da cincia para compreender um problema contemporneo importante que a intensificao do efeito estufa resultando no aquecimento do planeta.

Este mdulo recomendado como finalizao de um curso de cincias do Ensino Fundamental. Ele permite fazer uma reviso de conhecimentos j estudados, como: sistema solar, atmosfera, temperatura, transferncia de calor, radiao, ondas, tomos e molculas, gases e fotossntese.

Este mdulo permite discutir questes presentes nos noticirios, como: O que efeito estufa? O efeito estufa nocivo? A poluio que causa o efeito estufa? Qual a relao entre ele e o chamado aquecimento global? O efeito estufa tem alguma relao com o buraco na camada de oznio?

Neste mdulo voc vai estudar o que o efeito estufa, as causas de sua intensificao, as suas conseqncias para o ambiente e as aes necessrias para contorn-las. Com este estudo voc dever: Saber que a energia que a Terra recebe do Sol basicamente atravs da luz branca e a energia emitida pela Terra, devido ao seu aquecimento, atravs da radiao infravermelha. Compreender a intensificao do efeito estufa como sendo resultado da diferena entre a energia recebida do Sol e a energia emitida pela Terra ao ser aquecida. Saber que a atmosfera transparente para a luz branca, mas relativamente opaca para a radiao infravermelha.

Saber que o que torna a atmosfera mais ou menos opaca ao infravermelho principalmente o percentual de vapor de gua e de dixido de carbono (gs carbnico) na atmosfera.

Saber que a variao da temperatura de um sistema depende do balano entre a energia que entra e a energia que sai dele.

Compreender que o aumento de temperatura da Terra, devido intensificao do efeito estufa, conseqncia principalmente do aumento de gs carbnico na atmosfera.

Compreender a relao entre o efeito estufa e a temperatura de um planeta. Compreender as possveis conseqncias ambientais da intensificao do efeito estufa

Desenvolver atitudes para agir no sentido de prevenir a intensificao do efeito estufa

Em relao aos contedos de cincias somente dois conceitos novos so introduzidos neste mdulo: A energia radiante emitida por um corpo proporcional quarta potncia da temperatura absoluta do corpo. A freqncia da radiao emitida por um corpo est relacionada com a temperatura do corpo

II - O balano energtico do Planeta Terra

O efeito estufa um fenmeno natural que tornou possvel a vida na Terra. Este mdulo discute o chamado aquecimento global do planeta. Este estudo vai permitir a formao de uma opinio sobre a melhor maneira de lidarmos com os problemas ambientais da atualidade.

A Terra e a Atmosfera

Em relao distncia ao Sol, a Terra o terceiro planeta do sistema solar com raio mdio de 6.400 km. Em torno da terra existe a atmosfera,

constituda por uma camada de gases com espessura de cerca de 100 km. Essa camada relativamente fina quando comparada com o raio da Terra. importante ressaltar que 99% dos gases que compem a atmosfera esto abaixo de 30 km de altura. A primeira camada da atmosfera, que vai at altura de cerca de 10 km, chamada de Troposfera. nessa camada onde existe a vida na Terra. Os fenmenos climticos, vento e chuva, tambm ocorrem nessa camada.
Fig. 1: A tnue camada atmosfrica terrestre

A atmosfera um sistema dinmico, mudando continuamente. As variaes do clima so produzidas por movimentos de massas de ar com diferentes temperaturas e presso. Os meteorologistas utilizam trs grandezas importantes para estudar o clima: a presso, a temperatura e a umidade do ar.

A atmosfera composta por molculas de gases que ficam prximas da superfcie da Terra devido atrao gravitacional. O nitrognio (N2) o gs mais abundante na atmosfera (78%), seguido do oxignio (O2) com 21%. O gs carbnico, ou dixido de carbono (CO2), na atmosfera corresponde a um percentual de 0,03%. A atmosfera contm ainda pequena quantidade de vrios outros gases, como: oznio, metano, monxido de carbono.

Fig. 2: Camadas da atmosfera terrestre.

Vapor de gua tambm est presente nas camadas mais baixas da atmosfera com um percentual variando entre 1 e 4%. A quantidade de vapor de gua presente na atmosfera num determinado local depende de muitos fatores, como: a temperatura e presso do ar e a presena de fonte de vapor. As fontes de vapor podem ser: evaporao de lagoas, rios, mar e do prprio solo; transpirao de vegetais e animais. Quando a quantidade de vapor de gua no ar atinge um valor mximo que o ar pode suportar, dizemos que o ar est saturado. Isso significa que no possvel acrescentar mais vapor de gua no ar. Nessa situao, comea a ocorrer a condensao do vapor. Exemplo: nos dias chuvosos vemos vapor dgua sendo condensado nos vidros das janelas dos carros e das casas. Quando esse fenmeno ocorre, dizemos que a umidade relativa do ar de 100%. Uma umidade relativa de apenas 5% significa que se for produzido mais vapor, o ar pode absorv-lo sem a condensao.

A presso uma grandeza definida como a fora que atua perpendicularmente em uma unidade de rea: Presso = Fora / rea. A presso atmosfrica, numa determinada posio, o peso da camada de ar acima daquele ponto, por unidade rea. Assim, quanto maior a altitude, menor ser o valor da presso atmosfrica, at atingir o valor zero no ponto mais alto da atmosfera. Assim como a presso, a temperatura da atmosfera tambm diminui at altura de cerca de 10 km (troposfera), atingindo a temperatura de -60 C. A partir dessa altura,

a temperatura volta a aumentar at cerca de 50 km de altura, atingindo em torno de 0 C, e depois diminui novamente medida que altura aumenta mais ainda.

Fig.3: A espaonave Dream Chaser aproxima-se da Estao Internacional ISS. Ambas orbitam em torno da Terra a 400 km de altura e esto sujeitas a uma fora gravitacional um pouco menor do que a fora existente na superfcie Terra. A presso atmosfrica fora da nave nessa altitude zero, mas o interior da nave pressurizado. A sensao de falta de gravidade que o astronauta experimenta nessa situao decorre do fato dele estar girando em torno da Terra, como se ele estivesse continuamente caindo em direo Terra com acelerao da gravidade.

Fig. 4: O Monte Everest a montanha mais alta do mundo com 8848 metros de altitude. Est situado no continente asitico, na cordilheira do Himalaia (fronteira do Nepal com o Tibet). Em funo da altitude, o cume desta montanha permanece coberto por gelo durante o ano todo chegando a temperaturas de -40C. A presso atmosfrica no pico Everest trs vezes menor que ao nvel do mar e por isso, l a gua ferve a 72C.

Fig. 5: Grfico da presso e temperatura acima da superfcie da Terra em funo da altitude para ar seco at 11 km.

Fig. 6: Grfico da temperatura acima da superfcie da Terra em funo da altitude para ar seco at 100 km.

Alm da troposfera, outra camada importante da atmosfera a estratosfera que est entre a troposfera e a altitude de 50 km. nessa regio que se localiza a chamada camada de oznio (O3). O oznio da estratosfera protege a vida na Terra impedindo que ela receba doses de radiao ultravioleta nociva vida.
Atividade 1: Representar em escala a Terra e sua Atmosfera a) Se voc representar a Terra por uma circunferncia de dimetro de 1 metro, nessa escala, qual ser a altura da camada atmosfrica? E qual ser a altura da troposfera? b) Desenhe uma circunferncia de 1 metro de dimetro representando a Terra. Represente, na mesma escala, a camada atmosfrica. possvel representar a troposfera? E o pico do Monte Everest? c) No mesmo desenho da Terra e mesma escala, represente: a altura de vo de um avio comercial a jato; a rbita da Estao Espacial Internacional; a rbita dos satlites de comunicao (geoestacionrios).

O Sol: a principal fonte de energia na Terra

Para os habitantes da Terra, o Sol a estrela mais importante dentre os bilhes de bilhes de estrelas que existem no Universo. Dele recebemos toda a energia necessria vida dos animais e vegetais.

Essa energia que recebemos do Sol vem atravs da radiao solar. Essa radiao principalmente a luz branca, que uma onda eletromagntica da mesma natureza das ondas de rdio e TV, das radiaes dos fornos de micro-ondas, dos raios X.

Fig. 7: Espectro eletromagntico.

Nem toda a energia do Sol que chega Terra atinge a superfcie do planeta. Uma parte dessa energia refletida para o espao nas camadas da atmosfera. Essa energia refletida cerca de 40% da que chega ao planeta e a responsvel pelo brilho do nosso planeta quando visto do espao. Portanto, 60% da energia solar que chega Terra absorvida na sua superfcie.

Astro Albedo Mercrio 0,12 Vnus 0,59 Terra 0,39 Marte 0,15 Jpiter 0,44 Saturno 0,46 Urano 0,56 Netuno 0,51 Pluto 0,50 Lua 0,12

Fig. 8: Albedo Parte da luz solar refletida pelo planeta

Um conceito importante para anlise do clima o albedo. Albedo a relao entre a quantidade de luz refletida pelo planeta e a recebida do Sol. Esta relao varia fortemente com o tipo de materiais existentes na superfcie: por exemplo, em regies cobertas por neve, o albedo ultrapassa os 80%, enquanto num solo escuro, no vai alm dos 10%. Na sua globalidade, o albedo mdio da Terra de cerca de 40%. O albedo varia tambm com a inclinao dos raios solares - quanto maior essa inclinao, maior ser o albedo. Em estudos sobre aquecimento global estes fatores so importantes, pois algumas mudanas no albedo podem equilibrar os efeitos causados pelo aquecimento global.

Em um segundo, cada metro quadrado da superfcie terrestre recebe em mdia a energia de 240 Joules. Como j vimos, energia por segundo denominada de potncia cuja unidade de medida no Sistema Internacional de Medidas o Watt (W). Assim, a potncia mdia que atinge a superfcie da Terra de 240 W/m2. Essa potncia equivalente potncia de 4 lmpadas incandescentes de 60 W cada uma. Isso significa que se fosse possvel transformar toda a potncia do sol que atinge um metro quadrado da superfcie terrestre, ela seria suficiente para acender 4 lmpadas de 60 W.

O valor de 240 Watts por metro quadrado um valor mdio, pois a quantidade de luz solar que atinge o solo varia de um lugar para outro e depende da hora do dia. A radiao solar num dado local atinge seu mximo ao meio dia. Prximo aos plos da Terra, a radiao menor devido ao fato dos raios solares atingirem obliquamente o solo nessa latitude.

III - A Luz visvel e a radiao infravermelha

As diversas radiaes, ou ondas eletromagnticas, diferem umas das outras por uma propriedade fundamental: a freqncia, que o nmero de vibraes (ou ciclos) da onda por segundo. Por exemplo, a luz visvel, tem freqncia muito alta, de muitos bilhes de ciclos/s (em torno de 1015), enquanto que as ondas das emissoras de rdio FM esto na faixa de 106 ciclos/s.

Velocidade = comprimento de onda x freqncia V=.f Outra propriedade importante das ondas eletromagnticas que elas se propagam no vcuo. Ao contrrio, as ondas mecnicas, como o som, precisam de meio material para se propagar. No existe nenhuma matria entre a Terra e o Sol ou entre a Terra e qualquer outro corpo celeste; e isto no nos impede de receber as radiaes emitidas por eles.

A terceira propriedade importante das ondas eletromagnticas que todas elas se propagam com a mesma velocidade, cujo valor no vcuo de 300.000 km/s. Esse o maior valor de velocidade conhecido. Com essa velocidade, a luz solar leva cerca de 8 minutos para percorrer a distncia Sol-Terra. Na gua, a luz tem velocidade menor, prxima de 200.000 km/s. Em outras substncias a velocidade da radiao eletromagntica tambm menor do que no vcuo.

Fig. 9: Freqncias e comprimentos de onda das ondas eletromagnticas.

IV - Emisso de radiao

A energia produzida no Sol resultado de reaes de fuso nuclear que provocam aquecimento fazendo a temperatura de sua superfcie ser de aproximadamente 6.000 C. Essa energia emitida para o espao na forma de ondas

10

eletromagnticas, sendo quase toda do tipo luz visvel. Qualquer corpo com temperatura acima do zero absoluto (- 273 C = 0 Kelvin) emite radiao eletromagntica para o ambiente ao seu redor. O Sol emite luz branca porque sua temperatura de 6.000 C. Corpos mais frios emitem outros tipos de radiao. O tipo da radiao emitida depende do valor da temperatura do corpo.

A radiao emitida por um corpo resultado dos movimentos acelerados das partculas eltricas que constituem o corpo. A temperatura de um corpo est relacionada com os movimentos vibratrios caticos das partculas que o constituem.

A temperatura do corpo humano de 36,6 C e, portanto, ns emitimos radiao para o ambiente. A energia que passamos para o ambiente, por radiao, em cada segundo, equivalente potncia de uma lmpada de cerca de 100 W. Por isso, um auditrio com muitas pessoas fica aquecido. Cedemos calor tambm por conduo, no contato com outros corpos.

Todos os corpos emitem energia para o ambiente e tambm absorvem energia do ambiente. Se um corpo d mais energia do que recebe, ele esfria. Se o corpo recebe mais energia que d ele esquenta. Se a temperatura do corpo a mesma do ambiente, a energia que ele recebe e igual energia que ele d. Nessa situao dizemos que o corpo est em equilbrio trmico com o ambiente.

A radiao emitida aumenta drasticamente com o aumento da temperatura absoluta do corpo, pois a energia emitida proporcional quarta potncia de sua temperatura: Energia radiante = constante x temperaturas altas a radiao muito forte. (temperatura)4. Assim, para

Numa lmpada incandescente, praticamente toda a energia produzida no seu filamento, pela corrente eltrica, emitida para o ambiente por radiao. Essa situao anloga ao que ocorre com a energia emitida pelo Sol e pelas estrelas. Como esses corpos esto cercados por uma regio de vcuo, a radiao o nico modo de transferncia de energia.

11

Quanto maior a temperatura de um corpo maior a quantidade de energia radiante por ele emitida. O que distingue um tipo de radiao de outro a freqncia (reveja o espectro de ondas eletromagnticas). Assim, a temperatura do corpo est relacionada com quantidade de radiao emitida e com a freqncia da radiao emitida. Desse modo, a cor emitida por um objeto quente determinada por sua temperatura. O Sol, por exemplo, est a aproximadamente 6.000 C e brilha emitindo luz visvel branca. O filamento de uma lmpada que est a aproximadamente 3.000 C brilha com uma luz amarelada. Quando diminumos a corrente que passa no filamento, ele torna-se avermelhado. Se diminuirmos mais ainda a corrente, ele deixa de emitir luz vermelha e passa a emitir radiao infravermelha que invisvel. As figuras abaixo mostram fotografias de uma lmpada na qual passa uma corrente eltrica. O valor da corrente eltrica aumenta de uma foto para outra. Observe a mudana de cor.

Fig. 10: A cor do filamento de uma lmpada depende da corrente eltrica que flui por ela.

Em cada uma das fotos mostradas, se a corrente eltrica est constante, a temperatura do filamento constante, e, consequentemente a cor do filamento constante.

12

importante destacar que durante o processo de aumento da corrente eltrica na lmpada uma parcela da energia eltrica fornecida lmpada destinada a aumentar a temperatura do seu filamento. Depois que a temperatura estabiliza num novo patamar, toda a energia fornecida lmpada , ento, emitida para o ambiente.

V - O que o efeito estufa

Gases do efeito estufa

Como vimos, a Terra recebe energia do Sol, uma parte dessa energia refletida para o espao (albedo), outra parte absorvida na superfcie terrestre. A atmosfera tem propriedade de ser bastante transparente para a luz branca e relativamente opaca para a radiao infravermelha. A Terra aquecida pela luz branca que chega sua superfcie. A Terra, estando aquecida pela energia recebida, emite radiao do tipo infravermelha. Essa radiao absorvida por alguns gases da atmosfera mantendo a Terra aquecida.

Fig. 11: Parte da energia solar absorvida e parte refletida pela Terra.

13

Na atmosfera terrestre, os gases que absorvem a radiao infravermelha so principalmente o vapor dgua (H2O), o gs carbnico (CO2) e o oznio (O3). Boa parte do efeito estufa em nosso planeta deve-se existncia do gs carbnico: a radiao infravermelha facilmente absorvida pelas molculas de CO2, aumentando suas vibraes. Nuvens so tambm importantes absorvedoras de radiao infravermelha. De fato, a gua interage de diferentes maneiras com a radiao infravermelha, em todos os seus estados fsicos. Outros absorvedores de radiao infravermelha so o metano (CH4), o xido nitroso (NO2) e os clorofluorcarbonos (CFCs).

Fig. 12: Propores sobre as radiaes refletidas na Terra.

A figura abaixo mostra que Terra teria uma temperatura mdia de -18 C se no houvesse atmosfera para provocar o efeito estufa. Esse resultado calculado aplicando-se a frmula que relaciona a temperatura do corpo com a energia que ele emite, e conhecendo-se tambm o valor da energia do Sol que chega ao planeta.

14

Fig. 13: Balano de energia da Terra

O quadro abaixo mostra os valores de temperaturas calculadas se no houvesse atmosfera e a temperatura real medida em 3 planetas. a existncia da atmosfera que produz essa diferena entre a temperatura calculada e a medida para cada planeta. Em Vnus a atmosfera muito densa e constituda por 95% de CO2, produzindo um efeito estufa intenso. Em Marte, a atmosfera pouco densa, sendo 1% da densidade da atmosfera da Terra, produzindo um efeito estufa muito fraco. Note que a Terra seria totalmente congelada se no houvesse o efeito estufa.

Fig. 14: Comparao entre as temperaturas real e calculada para trs planetas.

15

A figura abaixo mostra o balano de energia na Terra. Como vimos, um corpo est em equilbrio trmico, ou seja, com temperatura constante, quando a energia que o corpo recebe igual energia que ele emite.

Fig.15: Relao entre a radiao solar que entra na Terra e a refletida por ela.

Para a temperatura da Terra se manter estvel, a energia que a Terra recebe do Sol e a energia que ela emite para o espao devem ser iguais. A temperatura da Terra regulada pelas mesmas leis que governam o balano energtico de um corpo que recebe energia, como uma lmpada, um forno, ou um sistema termodinmico qualquer.
Atividade 2: Simulando o Efeito Estufa a) Forre uma caixa de sapatos, sem a tampa, com papel alumnio. b) Coloque um copo com gua pela metade, dentro da caixa. c) Cubra a caixa de sapatos com folha de plstico fina de PVC transparente (usada para embrulhar alimentos).

16

d) Coloque a caixa de sapatos sob a luz solar, ou sob a luz de um iluminador por cerca de 10 minutos. e) Coloque outro copo igual ao primeiro, tambm com gua pela metade, fora da caixa, longe da luz solar ou da luz do iluminador. f) Passados os 10 minutos, retire o papel filme e com seu prprio dedo compare a temperatura da gua nos dois copos. (Se voc tiver um termmetro use-o para comparar as temperaturas) g) Qual a relao entre este experimento e o Efeito Estufa?

VI - Intensificao do efeito estufa

Como foi dito, os principais gases responsveis pelo efeito estufa na Terra so o vapor dgua (H2O) e o gs carbnico (CO2). Outros gases tambm responsveis so o oznio (O3), o metano (CH4), o xido nitroso (NO2) e os clorofluorcarbonos (CFCs). O vapor dgua (H2O) e o gs carbnico (CO2) so constituintes naturais da atmosfera. Entretanto, a ao do homem tem aumentado drasticamente a quantidade de CO2 na atmosfera nos ltimos tempos. O grfico abaixo mostra esse fenmeno.

17

Fig. 16: Variao da concentrao de CO2 na atmosfera ao longo da era industrial

O aumento de gs carbnico est intensificando o efeito estufa, tendendo a aumentar a temperatura mdia do planeta. Isso pode gerar perturbaes significativas no meio ambiente. O efeito estufa, que tornou a vida possvel, est agora, devido ao aumento de temperatura, pondo em risco as condies de vida na Terra como existem hoje.

No mundo moderno, a intensa utilizao de mquinas e motores queimando combustveis despeja na atmosfera imensas quantidades de dixido de carbono (CO2): cerca de 6 bilhes de toneladas por ano! Essa a causa do chamado efeito estufa nocivo provocado pela ao humana e que precisa ser enfrentado pela humanidade.

O grfico abaixo mostra dados de pesquisa sobre a variao da temperatura mdia na Terra (linha vermelha) e a concentrao de CO2 na atmosfera (linha azul), nos ltimos 160 mil anos. Note que existe uma forte correlao entre a variao de CO2 na atmosfera e a variao da temperatura da Terra.

18

Fig. 17: Ao longo dos anos as variaes de temperatura terrestre acompanham aproximadamente concentrao de CO2 na atmosfera

Os grficos abaixo mostram a variao da concentrao de gs carbnico na atmosfera (primeiro grfico) e a variao da temperatura mdia na Terra (segundo grfico), na era industrial.

Fig. 18: Comparao entre o aquecimento da Terra e o aumento de CO2 na atmosfera.

Outra causa da intensificao do efeito estufa a produo do gs metano que gerado na digesto animal e nos processos de decomposio de matria orgnica. Em torno de 20% do efeito estufa nocivo devido ao metano.

Os problemas criados pela poluio ambiental em particular pela emisso de gases que provocam a intensificao do efeito estufa causando o chamado

19

aquecimento global, so muito difceis de resolver. S a colaborao internacional, com base no conhecimento cientfico, poder vencer os desafios criados. Cada um de ns deve ter conscincia de que o comportamento individual, por mais insignificante que parea, parte desse esforo que permitir a sobrevivncia da humanidade.
Atividade 3: O Efeito Estufa e o CO2 Apresentaremos um experimento realizado por pesquisadores do Instituto de Qumica da Universidade de Braslia. A figura 19 mostra o aparato experimental usado. No recipiente A foi adicionado bicarbonato de sdio e cido clordrico, gerando uma reao qumica que liberou dixido de carbono (CO2) na forma gasosa. Esse gs foi transferido para o recipiente B atravs de um tubo contendo uma torneira T em quantidades controladas. Inicialmente foi transferido 0,5 g de CO2 para o recipiente B. Ligou-se ento a lmpada L que comeou a aquecer o gs sendo registrado a sua temperatura ao longo de 30 minutos. Este procedimento foi repetido com outras
Fig.20: Variao da temperatura em funo do tempo para diversas quantidades de CO2. Fig.19: Esquema do aparato experimental utilizado na demonstrao do efeito estufa.

quantidades de CO2 no recipiente B (1,5 g e 3,0 g). As medidas de temperatura e do tempo

foram transferidas para o grfico mostrado na figura 20. Observe o grfico e responda: a) Ao longo do tempo o que ocorre com a temperatura dentro da caixa? b) Quando se triplicou a quantidade de CO2 qual a diferena no comportamento da sua temperatura dentro do recipiente? c) Quando a quantidade de CO2 foi aumentada de seis vezes qual a diferena no comportamento da sua temperatura dentro do recipiente? d) Qual a relao desse experimento com o Efeito Estufa na Terra?

20

Potrebbero piacerti anche