Sei sulla pagina 1di 13

Disciplina: Higiene Zootcnica

BIOSSEGURIDADE

Prof. Paulo Francisco Domingues Departamento de Higiene Veterinria e Sade Pblica FMVZ UNESP - Botucatu

Nvel de Sade de Rebanhos: ausncia ou presena de doenas infecciosas.

Paulo Francisco Domingues

GMD - Granja com Mnimo de Doenas: - animais livres das principais doenas infecciosas, mas possuindo um ou outro patgeno conhecido.

- Alto Status de Sade (High Health Status): nvel de sade reconhecido por meio da ausncia das principais doenas infecciosas de impacto econmico.

Biosseguridade versus Biossegurana

Biossegurana (Biosafety):
sade humana/normas permanentes e definitivas. Preveno exposio a agentes de enfermidades e/ou a produtos biolgicos capazes de produzir doenas em seres humanos.

Biosseguridade (biosecurity):
sade animal/revisado e modificado. Desenvolvimento e implementao de um conjunto de polticas e normas operacionais rgidas com a funo de proteger os rebanhos contra a introduo de agentes infecciosos.

Paulo Francisco Domingues

Paulo Francisco Domingues

Componentes da Biosseguridade
ISOLAMENTO CONTROLE DE TRFEGO/FLUXO HIGIENIZAO QUARENTENA/MEDICAO/ VACINAO MONITORAMENTO/REGISTRO E COMUNICAO DE RESULTADOS ERRADICAO DE DOENAS AUDITORIAS (TCNICAS E DE QUALIDADE TOTAL)/ATUALIZAO EDUCAO CONTINUADA PLANO DE CONTINGNCIA

Medidas de Biosseguridade
Isolamento: Local isolado de outros criatrios, separado por barreiras naturais e fsicas, distncia mnima entre as instalaes, manter diferentes reas nos limites da granja, direo dos ventos, proximidade com cursos de gua, audes ou lagos.

Medidas de Biosseguridade
Controle de Trfego/Fluxo: Fluxo: refere-se a tudo que entra ou sai da granja. Restrio de visitas, mnimo de 48 horas de vazio sanitrio (vazio das instalaes), veculos e equipamentos devem ser limpos e desinfetados. controlar roedores, pssaros, moscas, mamferos silvestres e domsticos, e animais de companhia.

Medidas de Biosseguridade
Higienizao: Medidas de limpeza e desinfeco da granja e equipamentos e noes de higiene voltadas para os funcionrios. Banho e troca de roupas e calados para entrada na granja, pedilvio, rodolvio, limpeza diria dos bebedouros, comedouros e retirada das carcaas dos animais mortos.

Medidas de Biosseguridade
Quarentena/Vacinao: Quarentena: instalao segregada/30 dias/ exames laboratoriais e clnico. Vacinao: o programa deve atender os desafios da regio, da granja e seguir corretamente o cronograma determinado.

Medidas de Biosseguridade
Monitoramento: Atravs de exame clnico ou necropsia, exame laboratorial (sorolgico, bacteriolgico, virolgico, parasitolgico e histopatolgico) ou em abatedouros. Realizar a anlise da gua e dos ingredientes da rao. Educao Continuada: Treinamento e motivao co-responsabilidade

Plano de Contingncia
Contingncia: qualidade do que contingente. Contingente: que pode ou no suceder; incerto. Conjunto de procedimentos e decises emergenciais a serem tomadas no caso de ocorrncia inesperada ou suspeita de um evento relacionado com o programa de biosseguridade. Objetivo: prover um rpido esclarecimento e conteno e/ou soluo para o problema em questo.

Considerao final:

Biosseguridade disciplina e comprometimento

Potrebbero piacerti anche