Sei sulla pagina 1di 2

Resenhas

MELUCCI, Alberto. Challenging codes: collective action in the Information Age. Cambridge, London: Cambridge University Press, University of Milan, 1996. 441 p.

Alberto Melucci um autor cujas idias, analises e falas j so conhecidas entre ns, no s pela circulao em revistas brasileiras Lua Nova (Cedec) e Novos Estudos CEBRAP mas tambm por palestras e orientao a alunos brasileiros, quando em Milo, por ocasio de doutorado-sanduche. Seu pensamento frtil, criativo e provocador se encontra socializado no Brasil em disciplinas na rea da sociologia e da psicologia da educao. O livro em questo, escrito em ingls em sua primeira verso, representa um belo exerccio de consolidao de abordagens anteriormente por ele desenvolvidas. Isso pode ser afirmado com certeza, uma vez que o prprio autor, quando de nosso contato pessoal em fevereiro de 97, recomendava essa leitura como uma sntese de seus trabalhos at ento produzidos. Trata-se de um livro dividido em 4 partes perfazendo um total 20 captulos, cujo objetivo convidar o leitor a uma reflexo epistemolgica profunda, tendo como foco central a ao coletiva frente ao processo planetrio e informatizado de nossa civilizao neste final de sculo. Destaca-se, ao longo do texto, uma permanente preocupao: anunciar aos analistas do fenmeno da ao coletiva que sejam cautelosos no uso de suas tradicionais categorias de anlise. Estas, diz Melucci, podem estar carregadas de interpretaes que colocam os movimentos sociais, novos ou no, dentro de uma perspectiva nica, que enfatiza somente seu carter reativo e conflitivo.

Tal argumentao fica exemplarmente fundamentada quando, nos primeiros captulos, faz uma didtica apresentao daquilo que entende por abordagem terica da ao coletiva. Como ponto de partida, prope que o fenmeno dos movimentos sociais no seja analisado a partir de generalizaes empricas e sim a partir de uma mudana epistemolgica. Em outras palavras, esta mudana proposta exige uma transformao radical da concepo que antes subentendia os movimentos sociais somente a partir da generalizao emprica (a partir da perspectiva de reflexo da sua existncia objetiva). Sua proposta passa tambm pela mudana no papel do observador-analista, exigindo que este realize um processo mais explcito e consciente de seu papel; que, ao construir seu objeto de conhecimento a partir da massa de dados disponvel. seja mais ativo em usar suas ferramentas analticas. Com isso Melucci requer do analista uma postura epistemolgica de ruptura, no sentido de colocar sua compreenso dos movimentos sociais para alm dos sistemas de conflitos onde ele produzido. Tal proposta indica ser possvel estudar movimentos de solidariedade dentro de sistemas econmicos antagnicos. Convm lembrar que essa mudana de perspectiva, que em parte j tinha sido anunciada em seu artigo publicado na revista Lua Nova (n 17), continua aqui presente. Entre outros tpicos, constatamos a utilizao das categorias visibilidade e latncia dos movimentos sociais; estas se diferenciam daquelas tradicionais que enfatizam disputas por hegemonia, dentro e fora das organizaes do movimento em si, bem como por conquistas do Estado. Para uma compreenso mais concreta dessas categorias o autor oferece, no captulo 14, uma reflexo a partir do contexto de seu pas, a Itlia, onde so estudadas as relaes entre Estado e sociedade civil, a emergncia de movimentos

ligados perspectiva da direita; as seitas fundamentalistas; as demandas pessoais sem vnculos diretos com mudanas sociais, etc. Nos inmeros autores citados, cerca de 769 obras consultadas entre artigos e livros (includa uma obra da pesquisadora catarinense, Ilse Scherer-Warren), o leitor ir encontrar um manancial de fontes que percorrem desde a fundamentao marxista (o prprio Marx, Hobsbawm), passando pela antropologia (como Geertz e Clastres), incluindo psiclogos sociais como Moscovici e Christopher Lash. Tambm encontram-se citaes de socilogos como Bourdieu e Giddens, abordagens culturais de Hall e Foucault, at cientistas polticos como Norberto Bobbio. Habermas e Elias tambm esto entre as referncias, alm de Sidney Tarrow e Alain Touraine, dois pesquisadores fortemente relacionados com o tema central: ao coletiva e movimentos sociais. Apresentamos esta breve listagem como uma pequena demonstrao de mais essa qualidade que o livro integra: um embate de concordncias, discordncias e as aproximaes entre diferentes origens tericas dos autores referncia. Isso, em parte, j estava explcito na sua entrevista publicada nos Novos Estudos CEBRAP, em que se referia sua constante tentativa de fugir dos reducionismos do campo sociolgico e do campo psicolgico. Em resumo, trata-se de um convite para que no se fique nas analises rpidas, pr-classificatrias e unidirecionais: a ao coletiva, que produz sujeitos concretos, pode estar presente nas aes de antagonismo bem como naquelas mais reativas por disputas de recursos e de participao; pode estar nos movimentos com visibilidade mas, tambm, nas redes, nos networks; pode ser localizada nos tradicionais laos de solidariedade que unem famlias, vilas, raas, etc. bem como nos especficos interesses de ordem econmica e poltica. Pode, tambm,

Revista Brasileira de Educao

97

Resenhas

Resenhas

estar em mais de uma dessas categorias atravs do mesmo sujeito. As relaes entre a sociedade civil e o Estado ficam revistas a partir dessa perspectiva analtica. Melucci procura chamar a ateno para os equvocos decorrentes da simplificao dessa analise quando a mesma privilegia toda ao coletiva na sociedade civil como devendo sempre ser politizada, no sentido de lutas, conquistas (Estado e organizaes), deixando de lado as relaes de poder presentes no cotidiano. Alm disso, por tratar-se de um trabalho srio, com equipe de apoio de pesquisadores do LAMS (Laboratrio do Pesquisa em Mudana Social) da Universidade de Milo, pode-se retirar deste livro alguns ensinamentos bsicos que servem para estudos transdisciplinares na rea da educao: 1) a importncia de um autor apresentar, de forma dialgica, suas construes analticas ao longo de um texto cientfico; 2) a relao estreita entre comprometimento poltico e distanciamento crtico no como instncias excludentes, mas necessariamente complementares; 3) inovao terica combinada com slida tradio de pesquisa de campo; 4) apresentao de texto crtico, profundo, sem descontruir, com isso, contribuies de outros autores, ainda que evidenciando seus limites tericos e suas repercusses prticas. Para entendermos as relaes entre sociedade civil e Estado; para entendermos as organizaes desse Estado e dessas instituies; para entendermos os inovadores processos polticos de participao; para ousarmos nas abordagens transdisciplinares... este livro tornase uma referncia tica e esttica. tica porque segue princpios de respeito diferena sem dilu-la num niilismo qualquer e esttica porque a linguagem do texto se produz bela em torno dos nossos tempos.

Nilton Bueno Fischer Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Professor Visitante da University of Illinois

Revista Brasileira de Educao 98

Jan/Fev/Mar/Abr 1998 N 97 7

Potrebbero piacerti anche