Sei sulla pagina 1di 10

30 de novembro de 2013

Ano 5

n 99

Resenha Esprita

on ine

a informao na medida certa

D F
Brasil
12, 13, 15 e 19 - Salvador (BA): Movimento Voc e a Paz. 27 - Fortaleza (CE) FORTALEZA - 27/12/13

ivaldo ranco
Espanha
1 - Igualada 6 - Barcelona 7 a 9 - Calpe

AGENDA dezembro 2013

Marrocos
2 e 3 - Marrakesch

MARRAKECH - 2 e 3/12/13

SALVADOR - 12 a 19/12/13

XX Congresso Esprita Nacional


Nos dias 06, 07 e 08 de dezembro de 2013, a cidade espanhola de Calpe sediar o XX Congresso Nacional da Espanha. O evento abordar o tema geral: O Espiritismo como Filosofia de Vida. Endereo: Hotel Diamante Beach, Rua Juan Carlos I, 48 CALPE. Os conferencistas sero: Divaldo Pereira Franco; Juan Miguel Fernndez; Olga Ortiz; Miguel Vera; Alfredo Tabuea; Janaina Minelli; Valle Garcia; Carlos Campetti; Claudia Bernardes; Mara de La Gracia de Ender. Mais nformaes atravs do site www.espiritisme.es.

CALPE - ESPANHA

Ainda na Espanha
Seguindo programa iniciado na Espanha no dia 29 de novembro de 2013, Divaldo Franco agendou tambm palestras em Igualada, no dia 1 de dezembro de 2013, e Barcelona no dia 6 de dezembro de 2013, alm da participao no XX Congresso Esprita Nacional, em Calpe, como notcia nesta pgina.

Igualada - Espanha

Barcelona - Espanha
5

m seu incansvel labor, em escala mundial, pela difuso do Espiritismo, Divaldo Franco ir Marrakech, Marrocos, nos dias 2 e 3 de dezembro de 2013, para, por primeira vez na histria do Movimento Esprita, ali proferir palestras doutrinrias. Dessa forma, ao longo das dcadas, esse exemplar seareiro do Cristo tem feito trabalho mpar na veiculao da mensagem esprita, alargando horizontes do Movimento com seu pioneirismo, ao desbravar novas terras para ali semear as boas novas do Continente do Esprito que Allan Kardec implantou no mapa mundi da Humanidade, falando da regncia do amor divino sobre todos os povos, tendo o Senhor da Vida nos dado Jesus como Guia e Modelo. No se pode falar do Espiritismo no mundo nesses tempos atuais, sem se falar de Divaldo Franco como seu grande propagandista. E faz a propaganda das novssimas letras da Doutrina Esprita no s com belas e apropriadas palavras em cada uma de suas concorridas palestras, mas e principalmente, pelo notvel exemplo de vida, quer como pessoa humanista que , mas tambm como amigo e irmo do prximo, atento e zeloso diuturnamente, bem como pela expresso grandiosa de seu amor, com a fundao e manuteno da Manso do Caminho. Obra de benemerncia que assiste, orienta e beneficia milhares de pessoas, diariamente. Por certo Marrakech no ser a ltima nova cidade a receber das mos de Divaldo a bandeira do Espiritismo, para que, uma vez fincada, passe a tremeluzir pelos tempos vindouros, distribuindo o consolo e a esperana.

Alargando horizontes

Marrakesch
Divaldo Franco, 2 e 3 de dezembro de 2013

Movimento de Integrao do Esprita Paraibano


Divaldo Franco far a palestra de abertura do Movimento de Integrao do Esprita Paraibano, em sua 41 edio, que acontecer nos 1 a 4 de maro de 2014, em Campina Grande, PB, no Ginsio do Clube Campestre.

Congresso Esprita FEESP - 2014


De 1 a 4 de maio de 2014, a cidade de So Paulo sediar o Congresso Esprita FEESP - 2014, promovido pela Federao Esprita do Estado de So Paulo, ocasio em que Divaldo Franco estar presente para a conferncia de abertura do evento.

Campina Grande,PB

So Paulo, SP

Voc e aP az
movimento

Descencarnao de Nilson de Souza Pereira


Desencarnou o notvel trabalhador esprita, fundador, juntamente com Divaldo Franco, do Centro Esprita Caminho da Redeno e da Manso do Caminho, presidente dessas organizaes por 64 anos, Nilson de Souza Pereira, mais conhecido como Tio Nilson. Foi na madrugada do dia 21 de novembro de 2013. Em cerimnia simples de sepultamento, confrades, amigos, colaboradores das organizaes que ele dirigia, compareceram no cemitrio Bosque da Paz, para, s 16h30 desse dia, reunidos, desejarem o seu prosseguimento em paz na Ptria espiritual, abrigado pelos entes caros e pelo amparo de Jesus.

ltima Etapa de 2013


Salvador,BA
O crescente movimento internacional denominado Voc e a Paz, iniciado por Divaldo Franco, depois de ter tido ao longo do ano aes em vrias cidades do Brasil e de outros pases, chega em sua etapa final neste ano de 2013, com programao nos bairros da cidade de Salvador, BA, nos dias 12, 13 e 15 de dezembro de 2013, para, no dia 19 de dezembro, ter o seu encerramento, reunindo milhares de pessoas na Pa. Campo Grande, em Salvador.

Simpsio de Estudos e Prticas Espritas em Pernambuco


O Grupo Esprita Seara de Deus noticia o 9 SIMESPE - Simpsio de Estudos e Prticas Esprita em Pernambuco, para os dias 1, 2 e 3 de agosto de 2014, contando com a presena dos oradores: Divaldo Franco, Alberto Almeida, Augusto Cury, Dcio Iandoli Jr, Denizard de Souza, Sgio Lopes e Simo Pedro. O tema ser: A caminho da plenitude. O evento dever acontecer no Teatro Guararapes, no Centro de Convenes de Pernambuco.

Leiria, Portugal, sediou o Congresso Esprita Portugus, nos dias 16 e 17 de novembro de 2013, e Divaldo Franco esteve presente. Assista a palestra de abertura do Congresso seguindo o link: https://www.youtube. com/watch?v=-58hB4vj4jA&t=27

Congresso Esprita em Portugal

Concludo roteiro de palestras em So Paulo


Entre os dias 19 e 24 de novembro de 2013, Divaldo Franco viajou por algumas cidades do interior do Estado de So Paulo, levando a mensagem esprita ao grande pblico que se fez presente em cada evento. Veja fotos a partir daqui:

Catanduvas - 19/11/13

Jabuticabal - 20/11/13

1 MOVIMENTO VOC E A PAZ EM AMPARO, SP

PAZ! Com esta palavra de ordem, aconteceu o lanamento do Movimento Voc e a Paz, criado por Divaldo Franco, em Amparo, SP, no dia 23 de novembro de 2013, e foi organizado por Ana Maria Veronezzi Beira. Essa ao ecumnica reuniu grande nmero de pessoas para ouvirem D. Pedro Cipolini, Bispo Diocesano de Amparo, Pastor Jos Lima, da Assembleia de Deus, e Divaldo Franco.

Voc e aP az
movimento

So Carlos - 21/11/13

Campinas - 22/11/13 Araras - 24/11/13

Raul Teixeira esteve presente na festa pela paz

S. Jos do Rio Preto - 19/11/13

10

11

Depois do triunfo de Otvio sobre Marco Antnio e Clepatra no Egito, o vitorioso retornou capital imperial coroado de glrias e assumindo a governana na condio de novo Csar, como imperador. Anteriormente, Lpido fora mandado ao exlio distante de Roma, a fim de que no oferecesse qualquer perigo em relao coroa... Otvio, utilizando-se do amor ptria e dos recursos provenientes do seu carter severo e da sua moral austera, lentamente alterou as diretrizes at ento vigentes, estimulando as artes, os esportes, a arquitetura e as leis de justia, facultando um perodo inabitual de paz na grandiosa potncia que dominava quase trs quartas partes do mundo conhecido... Tantas glrias eram motivo de surpresa, considerando-se a belicosidade ento dominante no mundo. Entretanto, essa ocorrncia derivava-se da aproximao

ps a trgica morte de Jlio Csar, assassinado na escadaria do Senado em Roma, nos idos de maro de 44 a.C., por Brutus e os inimigos que lhe tramaram a ocorrncia nefasta, o segundo triunvirato constitudo por Marco Antnio, Otvio e Lpido, embora as inimizades que vigiam entre os mesmos, predisps-se a equilibrar as foras do Imprio sacudidas pelas agresses contnuas que irrompiam de todo lado...

R ei olar

12

13

de sublimes hostes espirituais que se acercavam do planeta, modificando-lhe a psicosfera, a fim de prepararem o momento em que Jesus, o Rei Solar, mergulharia nas suas sombras para alterar por definitivo a histria da Humanidade. Os carros de guerra e as legies de soldados voluptuosos e sanguessedentos cederam lugar aos instrumentos de construo da paz e de amanho do solo, propiciando um perodo diferente em relao a todos os anteriores repletos de beligerncia e de crueldade. O bero de Jesus tornou-se o divisor dos tempos, inaugurando especial cultura e singular civilizao que deveriam trocar os instrumentos de escravido e de morte pelos recursos de inefvel bem.

Ficariam para trs, na memria dos lamentveis fastos da Histria, as batalhas hediondas, as carnificinas brutais, as destruies de aldeias, povoados e cidades vencidos, assim como dos seus habitantes infelizes... Surgia um perodo de paz, que ficaria assinalado pelo amor e pela dedicao ao prximo, seguido pelo holocausto das vtimas que se entregariam felizes em favor da instalao da nova Era. Porque ainda, no entanto, predominassem os instintos de violncia e de primitivismo na sociedade, depois que Ele implantou as bases de um novo tempo distante do poder mentiroso de Csar e da fora bruta das legies, ressurgiram os algozes da sociedade, dando prosseguimento s trgicas faanhas de destruio,

do crime e do horror at quando o Os atos por Ele praticados e as incansao dos rprobos e o seu sofri- comparveis parbolas por Ele narramento reclamarem pela paz e pela das, nas quais vestiu o Seu luminoso renovao espiritual... pensamento, tornaram-se culminan o que ocorre nestes tormento- tes na histria do planeta terrestre, como o mais grandioso legado capaz sos dias da sociedade... de libertar os seres humanos das torDois mil anos da sementeira de mentosas paixes nas quais estorceJesus se passaram e ainda escassa gam. a colheita de bnos. Sua sublime compaixo e Sua * * * mpar capacidade de perdo tornaNunca mais, porm, desde aqueles ram-se os mais eficazes processos momentosos dias em que Ele desceu psicoteraputicos para curar as en Terra na condio de Rei Solar, o fermidades morais e espirituais que desconhecimento da Verdade vigeu dilaceram as criaturas e as degradam... nos coraes e nas mentes. Jesus o marco vigoroso de um A incomparvel sinfonia das bem-aventuranas assinalou o pice da novo comeo. Sua presena, alterando por definitiNunca antes ou depois dEle algo vo os cdigos vigentes ento, embo- havia sucedido ou se dar igual: a ra ainda hoje no vivenciados quanto glria do bem fazer! seria de esperar-se.

14

15

Ainda h muito pranto no mundo e multiplicam-se as ocorrncias e as ameaas de hrridos crimes e de infortnios de fora como no ntimo dos seres humanos. Nada obstante, as solues j se encontram ao alcance de todos quantos anelam pela paz e pela plenitude. Jesus o roteiro de segurana, nico, alis, que se pode seguir sem vacilaes. Toda a Sua vida, Seus exemplos, Seus testemunhos de amor demonstram-Lhe a grandeza de excelente Filho de Deus, que nos veio ensinar a viver em alegria, construindo a felicidade mediante o dever retamente cumprido e a vivncia do amor sem jaa.

V
A
pela presena de Jesus no mundo. Celebra o Seu Natal com paz no corao e programaes de amor nas tuas atividades.

Aproveita as doces vibraes que dominam a Terra e faze-te sdito deA Sua voz alcana a acstica de dicado do Rei Solar, cooperando com todos os coraes que se detenham Ele na instalao definitiva da era de a ouvi-lO. paz e de amor por que todos anelam. Voz alguma que se Lhe equipare. * * * Diante da atual paisagem humana assinalada pelo desar e pelo vazio existencial, pela violncia e pelo mergulho no paul das paixes dissolventes, a evocao do nascimento de Jesus modifica a psicosfera morbfica dominante no momento, e as vozes dos Cus novamente cantam os hinos de louvor e de gratido a Deus

Joanna de ngelis
Psicografia de Divaldo Pereira Franco, na sesso medinica de 22 de setembro de 2010, no Centro Esprita Caminho da Redeno, em Salvador, BA

o formares o teu lar, forma-o em bases de carinho e respeito, de liberdade e de alegria, de responsabilidade e de trabalho, a fim de que nele se forje o ninho do amor mais rutilante. Institui no imo do teu refgio domstico o hbito salutarssimo da orao entre os teus amores, ou mesmo a ss, permitindo a unio dos teus dependentes afetivos com as faixas de luz e de paz que vibram em altas frequncias, e que trazem o clima refrigerante da celestial assistncia. Vive e ensina a prtica do respeito recproco, por mais intimidade exista entre os convivas familiares. Nada de incentivar-se o palavreado chulo ou a pornografia, pois a simplicidade da fala no tem que se compatibilizar com o baixo nvel da comunicao. O teu lar deve ser o aconchego onde te possas resguardar do tumulto das ruas, da agrestia das urbes e da exasperante solido tecnolgica.

ida em famlia

s deveres dos pais em relao aos filhos esto inscritos na conscincia. Evidentemente as tcnicas psicolgicas e a metodologia da educao tornam-se fatores nobres para o xito desse cometimento. Entretanto, o amor que tem escasseado nos processos modernos da educao com lamentveis resultados possui os elementos essenciais para o feliz desiderato. No compromisso do amor, esto evidentes o companheirismo, o dilogo franco, a solidariedade, a indulgncia e a energia moral de que necessitam os filhos, no longo processo da aquisio dos valores ticos, espirituais, intelectuais e sociais. No lar, em consequncia, prossegue sendo na atualidade de fundamental importncia no complexo mecanismo da educao. Nesse sentido, de essencial relevncia a lio dos exemplos, a par da assistncia constante de que necessitam os caracteres em formao, argila plstica que deve ser bem modelada. No captulo da liberdade, esse faLIr basilar, nunca deixar esquecido o dever da responsabilidade. Liberdade de ao e responsabilidade dos atos, ajudando no discerriimento desde cedo entre o que se deve, convm e se pode realizar.

Camilo

Joanna de ngelis

(Livro: Minha famlia, o mundo e eu. Camilo, Cap. 18. Raul Teixeira)

(Livro: Leis morais da vida. Joanna de ngelis, Cap. 16. Divaldo Franco)

16

17

no rumo da sublime estrela: rejubila-te em deus: Obra do EspSomente Jesus Cristo conseguiu ensinar e exemplificar com Seu viver as lies que nos passou, e se hoje, quando evocamos o Seu luminoso Natal, nos vemos engolfados nessas ondas de felicidade, porque o Senhor de Nazar, mais e melhor do que qualquer outro, transformou-se em Caminho, em Verdade e em Vida para todos ns, em todos os tempos e em todas as dimenses da vida terrestre. (pelo esprito Camilo) A epopeia do nascimento terrestre de Jesus, aps o longo preparo para emboscar-se na carne humana, a escolha dos doze Apstolos, a sua proposta do amor como a regra de ouro para a felicidade do esprito. A promessa do Consolador, a representatividade das vrias naes da Terra e de outras paragens, na falange do esprito de verdade, as lies da abnegao e do devotamento. Jesus, a Sublime Estrela: Caminho, verdade e vida.

Raul TEIXEIRA

rito Joanna de ngelis traz trinta mensagens, que falam da beleza e da harmonia, demonstrando a extraordinria capacidade do Pensamento Divino. um convite a nos rejubilarmos em Deus em todos os momentos da nossa existncia, lembrando que nem sempre o que se apresenta como caos destruio, porquanto nele existe tambm uma ordem pr-estabelecida que nem sempre detectada, mas cujos efeitos surgiro mais tarde em equilbrio e harmonia. O prefcio foi redigido em 6 de junho de 2013, em Paris, em homenagem ao stimo aniversrio de criao do Centro de Estudos Espritas Joanna de ngelis, em Vitry-sur-Seine, Frana, fundado no dia 6 de junho de 2006.

Divaldo franco

f essencial para o xito de qualquer empresa. Para a redeno e sublimao do esprito que sente necessidade de vida e de liberdade, transforma-se no fator preponderante, na razo indispensvel, desde que, sem ela, ou sob conflitos, ou no bratro da descrena, o malogro o fanal do nauta desavisado ou incoerente que veleja no corpo fsico ou fora dele, nos rumos da Imortalidade... A f, portanto, religiosa e lcida, pode ser comparada a alta bno, que, todavia, cada um pode e deve alcanar, se quiser...
Marcelo Ribeiro

e atravessas tempos de rduas experincias, se s compelido a chorar pelos caminhos, tangido por dores de quaisquer naturezas; se te alcanam decepes; se recebes a bofetada de quem te deve gratido e consideraes; se acompanhas a sanha da morte que imobiliza teus amores nos campos do ignoto; se sentes a aproximao da loucura que te espreita por causa de tantas intempries, faze algum esforo para resistir. Procura pensar em Deus, na Sua providncia sobre o planeta, sobre todos os seres, e deixa que Ele atue no teu ntimo e, com certeza, te sentirs aliviado, compreensivo e calmo, a partir da claridade mental que te alcanar.

Jos Lopes Neto

(Livro:Teraputica de mergncia. Diversos, Cap.: 45. Divaldo Franco)

(Livro:Em nome de Deus. Jos Lopes Neto, Cap. Espao para Deus. Raul Teixeira)

18

19

Potrebbero piacerti anche