Sei sulla pagina 1di 2

www.euvoupassar.com.

br

Marcelo Bernardo

ALTERAES SEMNTICAS NO EMPREGO DE CONJUNES III


23/03/2011

Ol, Pessoal! Tudo bem? Este o nosso penltimo artigo... bom, pelo menos at uma mudana de ideia sobre a necessidade continuar abordando o tema, sobre os diferentes sentidos que certas conjunes podem assumir. Chegamos ao terceiro episdio de nossa saga sobre a polissemia conjuncional (continuo chiiiiique!) depois de observar as conjunes e, pois, que, porque e desde que, atuando nos enunciados com valncias semnticas diversas. Quando em nosso primeiro artigo tratamos do que com valor conjuntivo, fizemos isso abordando esse operador argumentativo apenas em suas ocorrncias como conjuno coordenativa. Todavia, esse elemento lingustico tambm joga no time das conjunes subordinativas - constituindo-se em um curinga idiomtico ou em um camaleo semntico que pode assumir significados diversos. Consequncia , comparao , concesso , temporalidade, finalidade e causalidade so as circunstncias indicadas pela conjuno que, a qual como elemento subordinativo ainda pode funcionar como uma integrante. Diante de tantas possibilidades e de transformaes de sentido, ousamos dizer que essa a palavra relacional uma espcie de David Bowie das conjunes ou algum tipo de transformista do idioma. Indicando consequncia, a conjuno que ser normalmente precedida por termos intensivos (tal, to, tamanho, tanto, s vezes subentendidos). Ex.: Tanto se esforou que conseguiu vencer. / Foi to gil e rpida a sada que Jandira achou de graa. (Ciro dos Anjos) No papel de conjuno comparativa (= do que, como), introduz o segundo elemento da comparao. Ex.: A luz mais veloz que o som. / Adamastor mais velho que o irmo. Quando equivale a uma conjuno concessiva (= embora, ainda que), iniciam oraes que exprimem um fato que se concede, que se admite, em oposio a outro. Ex.: Alguns minutos que fossem, ainda assim seria muito tempo. / Bom instrumentista que seja, ele no um virtuose. Assemelhando-se s locues logo que e depois que, o que ser uma conjuno

temporal. Ex.: Chegados que fomos, dirigimo-nos ao hotel. / Alertados que fomos, corremos coordenao. Na funo de conjuno final, o que ter o mesmo valor da locuo conjuntiva para que. Ex.: Vendo-me janela, fez sinal que descesse. Ao introduzir uma orao indicadora do motivo, da razo porquanto algo acontece ou deixa de acontecer, o que ser uma conjuno causal (= porque, visto que). Ex.: ?Velho que sou, apenas conheo as flores do meu tempo?. (Vivaldo Coaraci) / Curioso que , mal pode esperar para saber o resultado de sua ltima declarao. Nas situaes em que iniciar uma orao que faz o papel de substantivo, o que ser uma conjuno integrante. Ex.: Acho que ele vir. / Tenho certeza de que gosta de mim. (Ciro dos Anjos) Para saber se o que uma conjuno integrante, basta verificar se possvel substitu-lo e a orao que ele introduz por isso . Ex.: Acho que ele vir. Acho isso . / Tenho certeza de que gosta de mim. Tenho certeza d isso . Frente a tantas valncias semnticas, exige-se, pois, bastante ateno para que se identifique qual o significado do que no perodo no qual ele aparece. Uma leitura apressada ou distrada pode resultar em uma percepo equivocada do sentido dele ou at mesmo em uma no identificao. Percepo falha igual comunicao imperfeita e, no caso dos concursos, possvel perda de uma questo.
*Os exemplos foram tirados da Gramtica da Lngua Portuguesa, de Roberto Melo Mesquita (9? ed., 2007); da Novssima Gramtica da Lngua Portuguesa, de Domingos Paschoal Cegalla (46? ed., 2005) e da Nova Gramtica do Portugus Contemporneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra (3? Ed., 4? impresso, 2001).

isso a, pessoal! Um forte abrao, um timo estudo e at a prxima! Prof. Marcelo Bernardo Prof. Jamesson Marcelino marcelobernardo@euvoupassar.com.br
URL: http://www.euvoupassar.com.br/?go=artigos&a=jAHBTpikBzI2E_ex7c3kDZoCCTW1BG2t_AHKhmGwdBA~ Eu Vou Passar. Todos os direitos reservados.

Potrebbero piacerti anche