Sei sulla pagina 1di 33

Expresso Plstica e Musical 3278

Exemplos de tcnicas e materiais utilizados em desenho e pintura

Tcnicas de Expresso Plstica papel amarrotado


Material: Papel cavalinho Lpis de cor Objetivos: Promover a imaginao e a criatividade. Desenvolver a concentrao. Procedimento: Amarrotar a folha de papel cavalinho. Abri-la. Com as linhas feitas no papel amarrotado descobrir objectos, figuras, seres nele presentes e deline-los. Concluses: A partir do simples amarrotar possvel encontrar diferentes figuras, isto, porque nunca se amarrota um papel de igual maneira.

Tcnicas de Expresso Plstica esgrafiado/raspagem

Material: Papel cavalinho; Lpis de cera; Tinta-da-china/tinta acrlica ou guache preto Objecto pontiagudo (ex:palito de churrasco) Pincel, pano de limpeza, paleta, recipiente Objetivos: Despertar a curiosidade (efeito surpresa) Desenvolver a destreza motora Procedimento: Pintar o papel com lpis de cera de vrias cores, carregando bem as cores. Pintar com a tinta preta, esperar que seque e raspar com o palito. Concluses: O facto da cera ser uma matria gordurosa faz com que no se deixe cobrir, ento, por vezes utilizado o p talco para quebrar essa tendncia e permitir que a tinta adira. A raspagem ir permitir redescobrir as cores previamente utilizadas.

Tcnicas de Expresso Plstica esgrafiado/raspagem

Tcnicas de Expresso Plstica cera derretida


Material: Lpis de cera Vela Papel cavalinho Objetivos: Descobrir as potencialidades do lpis de cera derretido. Procedimento: Passar o lpis de cera pela vela acesa e logo depois fazer pontos ou linhas no papel com ele. Concluses: Cria uma imagem bastante interessante, no entanto, necessrio manusear o lpis rapidamente enquanto quente para no voltar a secar e ter cuidado para ningum se queimar.

Tcnicas de Expresso Plstica Lavagem de guache


Material: Guaches Papel cavalinho gua Objetivos: Procurar descobrir se as cores se misturam ou no. Procedimento: Colocar gotas de vrias cores de guaches sobre a folha de papel cavalinho e de seguida coloc-la debaixo de gua e espalhar com a ajuda do dedo. Concluses: possvel a mistura das cores.

Tcnicas de Expresso Plstica pintura soprada


Material: Tinta de vrias cores Palhinhas Folhas de cartolina A4 Objetivos: Controlar o sopro Ser criativo Analisar o desenho final Procedimento: Colocam-se algumas gotas de tinta na folha e com a palhinha soprase suavemente espalhando a tinta pelo papel. Vai-se acrescentando cores diferentes, uma a uma, at se obter a imagem desejada. Concluses: O efeito final bastante interessante. Verifica-se a mistura das cores.

Tcnicas de Expresso Plstica texturas e decalque


Material: Papel A4 Lpis de cor ou lpis de cera Lpis Superfcies com relevo Objetivos: Aplicar uma nica superfcie com relevo Para o motivo principal, neste caso, o gato. Procedimento:
Na folha de papel branco, desenhar a silhueta de uma imagem. Procurar objectos que possuam superfcies com leve relevo. Colocar a folha com a silhueta sobre a superfcie com relevo, segurando-a com uma mo. Para colorir a silhueta, deslizar o lpis de cor inclinado. Ter cuidado para no deixar mexer a folha, de modo a que os relevos originem formas ntidas. Repetir a operao anteriormente mencionada para todos os relevos que se pretendam incluir na composio. Desenhar os detalhes da imagem que se escolheu (focinho, olhos, bigodes e unhas do gato, por exemplo.

Tcnicas de Expresso Plstica impresso 1


Material: Papel de impresso/cavalinho A4 Placa de Vidro ou de frmica Tintas-guache com pouca gua Rolo/pincel gua Objetivos: Observar a imagem e relacionar com o inverso Procedimento: Aplicam-se, na placa, as cores que pretendemos, espalhando-as com a ajuda de um rolo/pincel. Desenha-se sobre as cores, com o prprio dedo, o que se pretende. Depois de finalizado o desenho, coloca-se a folha de papel sobre a placa e pressiona-se levemente com a mo. De seguida, levanta-se a folha sem arrastar e deixa-se secar. Concluses: A imagem impressa sempre a imagem invertida do desenho (matriz).

Tcnicas de Expresso Plstica impresso/estampagem


Material: Papel de impresso/cavalinho A4 Folha de rvore Tintas-guache com pouca gua pincel, gua. Objetivos: Observar as folhas e fazer presso suficiente para se conhecerem os veios Procedimento: Recolhem-se folhas. Pinta-se com um pincel toda a folha da vore (parte de trs). Coloca-se a folha de rvore, com a parte pintada virada para o papel, no papel A4 e pressiona-se com a mo. De seguida, levanta-se a folha sem arrastar e deixa-se secar. Concluses: A mescla de tintas obtida linda!

Tcnicas de Expresso Plstica impresso/estampagem/carimbagem

Tcnicas de Expresso Plstica salpico 1 e negativo do molde do stencil


Material: Jornais/revistas, folha A4, tinta de vrias cores, Pincis, escova de dentes, coador, tesoura, Negativos de stencil, bostik ou fita cola, Recipiente para as tintas. Objetivos: Aplicar a tinta com a escova de dentes. Procedimento: Cobrir o cho de jornais ou revistas e colocar a folha de papel no meio. Colocar os negativos de um stencil sobre a folha de trabalho, fixando-os com bostik ou fita cola. De seguida, mergulhar a escova dos dentes em tinta, e faz-la deslizar pressionando-a sobre o coador em direco folha de trabalho. Acrescentar as cores que se desejar. Deixar secar bem o trabalho. Por fim, retirar cuidadosamente os moldes utilizados. Concluses: Um desenho interessante com o aproveitamento de negativos.

Tcnicas de Expresso Plstica salpico 2


Material: Caixa de sapatos, tintas, elsticos, pincel, paleta, Copo de gua, papel para colocar no fundo da caixa. Objetivos: Salpicar a tinta com pincel para dentro da caixa. Procedimento: Colocar o papel branco no fundo da caixa. Aplicar-lhe vrios elsticos como na imagem. Mergulhar o pincel na tinta e rasp-lo nos elsticos de forma que a tinta caia para dentro da caixa. Deixar secar bem o trabalho. Por fim, retirar cuidadosamente os elsticos e a obra de arte. Concluses: As crianas divertem-se e por vezes os elsticos emitem som.

Tcnicas de Expresso Plstica pintura com partes do corpo mos, ps e dedos com impresso
Material: Tintas, papel A4, gua, toalhetes e paleta. Jornais para proteger o cho. Objetivos: Sentir a textura da tinta. O tato. Procedimento: Molhar uma parte do corpo (mos, dedos, ps, Cotovelos, joelhos) na tinta e fazer presso no papel. Concluses: Muitas crianas riem por terem ccegas nos ps. O trabalho divertido.

Tcnicas de Expresso Plstica pintura com borrifador


Material: Tintas, papel de cenrio, gua Borrifador, fita adesiva Objetivos: Verificar a mistura de cores Procedimento: Aplicar o papel de cenrio numa parede com a ajuda de fita adesiva. Diluir as tintas em gua e colocar uma cor por borifador. Pintar o papel de Cenrio com o borrifador. Concluses: O efeito diferente e pode analisar-se a mistura das cores.

Tcnicas de Expresso Plstica pintura da gota

Material: Tintas, papel para forrar uma mesa, gua Conta gotas, fita adesiva, recipientes Objetivos: Verificar a mistura de cores Procedimento: Forrar uma mesa com papel com a ajuda de fita adesiva. Diluir as tintas em gua e coloc-la em recipientes. Pingar o papel com vrias cores pingadas. Concluses: O efeito diferente e pode analisar-se a mistura das cores.

Tcnicas de Expresso Plstica pintura com berlindes

Material: Cartolinas de vrias cores, Caixa de sapatos ou tampa de caixa das resmas de papel Tintas, berlindes, gua. Objetivos: Coordenao motora Procedimento: Procedimento: em vrios copos colocam-se tintas de diferentes cores. Dentro da caixa pe-se a cartolina medida. Mergula-se um berlinde em cada copo e manda-se para dentro da caixa. Balana-se a caixa. Concluses: No devem fazer movimentos bruscos.

Tcnicas de Expresso Plstica carimbagem


Material: Lpis com borracha integrada por afiar, Tintas (tons quentes e terra), paleta, pano e folha A4 Pincel para pintar o tronco da rvore (Outono) Objetivos: Enumerar caractersticas do Outono Procedimento: Pintar o tronco da vore. Molhar a borracha do lpis na tinta e carimbar a copa da rvore, imitando as folhas. Para terminar colocar algumas folhas (carimbagem) a cair da rvore. Concluses: As crianas, atravs desta tcnica, conseguem memorizar contedos relacionados com o Outono.

Tcnicas de Expresso Plstica carimbagem

Tcnicas de Expresso Plstica Recorte, dobragem e colagem


Material: Papel de lustro, tesoura, cola Objetivos: Desenvolver a psicomotricidade fina Procedimento: Recortar o papel, dobr-lo (de forma simples ou fazendo origami). Depois colar os complementos. Concluses: As crianas devem ser motivadas pois algumas tendem a desistir do trabalho.

Tcnicas de Expresso Plstica Recorte

Material: Papel de lustro, cola, Papel A4 Objetivos: Desenvolver a psicomotricidade fina Procedimento: Rasgar o papel e col-lo numa folha A4 formando imagens (na figura acima paisagem)

Tcnicas de Expresso Plstica Recorte

Material: Papel, tesoura. Objetivos: Desenvolver a psicomotricidade fina Procedimento: Recortar o papel, criando formas e sequncias.

Tcnicas de Expresso Plstica Dobragem

Tcnicas de Expresso Plstica Dobragem

Tcnicas de Expresso Plstica Dobragem

Tcnicas de Expresso Plstica Dobragem

Tcnicas de Expresso Plstica Dobragem

Tcnicas de Expresso Plstica Dobragem

Tcnicas de Expresso Plstica Dobragem

Tcnicas de Expresso Plstica Tapearia/tecelagem


Material: Carto, material para tapearia/tecelagem, tesoura, Linha, rede (para tapete). Objetivos: Utilizar diferente materiais (tecido, tiras de pano, l, etc.) e analisar as texturas; Tecer em teares de carto e/ou madeira; Entrelaar; Desenvolver a psicomotricidade fina; Fazer ns.

Tcnicas de Expresso Plstica Tapearia/tecelagem

Tcnicas de Expresso Plstica Tapearia/tecelagem

Tcnicas de Expresso Plstica Fontes


-Magalhes, M & lvares, N (1995); Presena Visual7; Lisboa; Editorial Presena. -NICHOLSON, Sue e ROBINS, Deri (2007); O Grande Manual das Artes; Sintra; Girassol Edies, Lda. -http://4pilares.zi-you.com/ -VALENCIA, Gracia & CAMPOS, Santiago (2007); A Arte de Dobrar Papel ORIGAMI; Porto; Editora Educao Nacional.

Potrebbero piacerti anche