Sei sulla pagina 1di 8

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

2 Srie Qumica Aplicada (Geral e Orgnica)

Biomedicina

A atividade prtica supervisionada (ATPS) um procedimento metodolgico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do estudante pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em equipe. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas prticos relativos profisso. Direcionar o estudante para a busca do raciocnio crtico e a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos a ATPS prope um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua soluo. A sua participao nesta proposta essencial para que adquira as competncias e habilidades requeridas na sua atuao profissional. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Maria Aparecida Marcellino Lima


Anhanguera Educacional

Biomedicina - 2 Srie - Qumica Aplicada (Geral e Orgnica)

Pg. 2 de 8

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir. Compreender as tecnologias associadas aos processos mecnicos e fsico-qumicos. Analisar qualitativa e quantitativamente as diferentes espcies qumicas, tendo em vista a sua aplicao na soluo de problemas e avaliao de impacto ambiental. Propor, implantar e intervir direta ou indiretamente em processos, alm de controlar e avaliar as mltiplas variveis encontradas no segmento produtivo.

Produo Acadmica
1 Bimestre Relatrio parcial, com os resultados das pesquisas realizadas na Etapa 1. Relatrio Etapa 2 Passo 4. 2 Bimestre Apresentao final da cartilha digital.

Participao
Esta atividade ser, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte, pelo grupo. Para tanto, os alunos devero: organizar-se, previamente, em equipes; entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina e observar, no decorrer das etapas, as indicaes: Aluno e Equipe.

Padronizao
O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padro: em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento de 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

Consulte o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Maria Aparecida Marcellino Lima

Biomedicina - 2 Srie - Qumica Aplicada (Geral e Orgnica)

Pg. 3 de 8

DESAFIO
Conhecer a composio qumica dos alimentos, principalmente dos alimentos industrializados, torna-se um aliado para o controle e da qualidade de vida. Pesquisadores indicam que devemos ingerir mais potssio e menos sal para manter a sade do corao. A combinao de sal em excesso e pouco potssio parece ocasionar um risco mais elevado dos problemas como hipertenso e doenas cardiovasculares. Uma das principais funes do sal criar uma base para a percepo de outros sabores, ou seja, o sdio funciona como um realador de sabor. A Associao Brasileira das Indstrias da Alimentao e o Ministrio da Sade firmaram um acordo para reduzir, at 2014, o teor de sdio de uma poro de alimentos. Esto na mira 16 categorias de comida, com destaque para o po francs, salgadinhos, preparo para bolos, biscoitos, maionese e massas instantneas. A diminuio da substncia ser gradual.

Figura 1: Sal e sade Fonte: Disponvel em: <http://pharman.com.br/>. Acesso em: 30 mar. 2013.

Compreender quais as principais molculas envolvidas no metabolismo celular, bem como suas funes bsicas, servir para agregar conhecimentos importantes formao do bioqumico. Este desafio prope que a equipe de estudantes investigue um alimento industrializado quanto presena de sdio e potssio e suas aes no organismo. Devero elaborar e apresentar uma cartilha impressa, com informaes sobre o sdio encontrado nos alimentos industrializados e atitudes saudveis para a comunidade e programas de reduo do uso desse componente contribuindo para a melhoria na qualidade de vida.

Objetivo do desafio
Elaborar e apresentar uma cartilha impressa, para a comunidade (amigos de bairro, famlia etc.), contendo informaes sobre riscos e necessidades dirias da ingesto de sdio e potssio. Propor aes que possam contribuir para a escolha dos alimentos e, consequentemente proporcionar maior qualidade de vida. A cartilha deve ter uma linguagem clara e de preferncia ser ilustrada para melhor explicar seu contedo.

Maria Aparecida Marcellino Lima

Biomedicina - 2 Srie - Qumica Aplicada (Geral e Orgnica)

Pg. 4 de 8

ETAPA 1 (tempo de realizao: 05 horas)


Aula-tema: Propriedades das solues aquosas. Esta atividade importante para que voc possa reconhecer as propriedades das solues aquosas. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Definir quais alimentos sero analisados quanto ao teor de sdio e potssio.

Figura 2: alimentos ricos em potssio Fonte: Disponvel em: <www.liberoalimentos.com.br>. Acesso em: 02 abr. 2013.

Figura 3: alimentos ricos em sdio Fonte: Disponvel em: <http://1.bp.blogspot.com/-yGPqG42Rg3M/UEYsRFWlcI/AAAAAAAABKk/cClwHo1GclI/s1600/alimentos+ricos+em+sodio.jpg>. Acesso em: 02 abr. 2013.

Site sugeridos para pesquisa

NEWS.MED.BR, 2012. Anvisa publica lista de alimentos com alto teor de sdio. Biscoito de polvilho e queijo branco esto entre eles. Disponvel em: <http://www.news.med.br/p/saude/322800/anvisa-publica-lista-de-alimentos-

Maria Aparecida Marcellino Lima

Biomedicina - 2 Srie - Qumica Aplicada (Geral e Orgnica)

Pg. 5 de 8

com-alto-teor-de-sodio-biscoito-de-polvilho-e-queijo-branco-estao-entreeles.htm>. Acesso em: 30 mar. 2013.

Potssio: top 10 alimentos ricos em potssio. Disponvel em: <http://www.liberoalimentos.com.br/2012/01/potassio-top-10-alimentos-ricos-empotassio.html>. Acesso em: 29 mar. 2013.

Passo 2 (Equipe) Pesquisar e discutir com a equipe sobre a importncia da gua como solvente biolgico ideal.

gua como solvente ionizante e solues aquosas. Disponvel em: < https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0BwEPZxD_nx2Cbkt6RkpOSDc2TFk /edit>. Acesso em: 29 mar. 2013.

Site sugerido para pesquisa

MOTTA, V. T. Bioqumica bsicas para os elementos qumicos. Qnesc. Disponvel em: < <https://docs.google.com/file/d/0B2SJn0a5XTlkTFVady1TY1E0ZzA/edit?usp=sha ring> Acesso em: 29 mar. 2013.

Passo 3 (Equipe) Elaborar um texto, com no mximo 20 linhas, descrevendo a importncia da gua para o transporte de substncia e sua capacidade de dissolver os sais cristalinos como NaCl e KCl. Este passo ser importante para compor o relatrio parcial a ser desenvolvido no Passo 4, da Etapa 2.

ETAPA 2 (tempo para realizao: 5 horas)


Aula-tema: Unidades de Concentrao. Esta atividade importante para que voc aprenda sobre como feito o tratamento de gua e elabore um fluxograma. O fluxograma um meio eficiente para apresentar informaes sobre processos qumicos industriais. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos:

PASSOS
Passo 1 (Aluno) Analisar a definio a seguir: a concentrao da soluo pode ser expressa por diferentes unidades de concentrao. As mais utilizadas em Bioqumica so: mol/L, g/mL, ppm, %(m/v). Essas unidades descrevem de forma quantitativa a composio de uma soluo.

Maria Aparecida Marcellino Lima

Biomedicina - 2 Srie - Qumica Aplicada (Geral e Orgnica)

Pg. 6 de 8

Passo 2 (Equipe) Pesquisar em 5 rtulos de alimentos industrializados a quantidade de sdio presente. Passo 3 (Equipe) Converter os valores pesquisados para uma das unidades de concentrao. Nota: A Sociedades Brasileiras de Cardiologia, Nefrologia e Hipertenso orienta que o consumo dirio de sal deve ser, no mximo, de 5g de sal ou 2 g (2000mg) de sdio por dia. O cardiologista Daniel Magnoni, explica que preciso multiplicar o valor de sdio no rtulo por 2,5 para saber o quanto aquilo corresponde em gramas de sal. Por exemplo, um alimento com 500 mg de sdio representa 1,25 g de sal. Passo 4 (Equipe) Estabelecer relao entre quais alimentos possuem mais sdio em nica poro, quantas pores geralmente so ingeridas diariamente e quanto essa quantidade de sdio representa de sal. Elaborar relatrio com as informaes desenvolvidas nesta etapa e acrescentar o texto produzido no Passo 3 da Etapa 1. Entregar ao professor para avaliao do 1 bimestre.

ETAPA 3 (tempo para realizao: 05 horas)


Aula-tema: Solues inicas e sistema tampo. Esta atividade importante para que voc conhea o transporte de ons atravs das solues. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Pesquisar sobre o transporte dos ons de Na+ e K- , na clula, atravs da Bomba sdio e potssio e qual a importncia desse mecanismo. Site sugerido para pesquisa

Bomba de sdio e potssio. Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=puJaDiiPCQQ> Acesso: 29 mar. 2013.

Maria Aparecida Marcellino Lima

Biomedicina - 2 Srie - Qumica Aplicada (Geral e Orgnica)

Pg. 7 de 8

Passo 2 (Equipe) Avaliar o impacto causado no organismo pela alta ingesto de sdio e baixo consumo de potssio, e identificar quais atitudes o consumidor pode e deve tomar para controlar essas aes.

Mais potssio e menos sal para manter a sade do corao. 2012. Disponvel em: <http://saude.ig.com.br/alimentacao/mais+potassio+e+menos+sal+para+manter+a +saude+do+coracao/n1597076453616.html>. Acesso em: 29 mar. 2013. Potssio reduz infarto. 2012. Disponvel em: <http://www.aloevita.com.br/?m=informes&ir=mostrar&InformeID=93>. Acesso em: 29 mar. 2013.

Passo 3 (Equipe) Elaborar um relatrio contendo o desenvolvimento desta etapa e acrescentar as informaes ao Passo 4 da Etapa 1. Este Passo ser importante para compor o desafio final a ser desenvolvido no Passo 4, da Etapa 4.

ETAPA 4 (tempo para realizao: 05 horas)


Aula-tema: Funes orgnicas e funes mistas. Aplicaes dessas funes nas vias metablicas oxidativas e redutoras. Esta atividade importante para que voc consiga unir ao projeto outros processos industriais usando os conhecimentos adquiridos nesta ATPS. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Justificar a frase Para conservar os alimentos por um tempo maior adicionado sal. Com o processo de salgamento, o meio se torna hipertnico.

Figura 3: Planta processo qumico


Fonte: Disponvel em: <http://ciencianasociedade123.blogspot.com.br/2010/05/processos-de-conservacao-iii-salga.html>. Acesso em: 02 abr. 2013.

Maria Aparecida Marcellino Lima

Biomedicina - 2 Srie - Qumica Aplicada (Geral e Orgnica)

Pg. 8 de 8

Passo 2 (Equipe) Traar relao metablica entre a falta de energia e falncia da bomba sdio potssio. Site sugerido para pesquisa CARMO, Marta R. S. Disponvel em: <https://docs.google.com/file/d/0BwEPZxD_nx2CaWM2MXZGOXV0eW8/edit?us p=sharing>. Acesso em: 21 abr. 2013.

Passo 3 (Equipe) Iniciar o desenvolvimento da cartilha digital destinada ao grupo escolhido considerando as orientaes: 1 Justificativa e importncia sobre atitudes saudveis relacionadas aos minerais sdio e potssio. 2 Caracterizao dos rtulos e indicao de alimentos como fontes desses minerais. 3 Proposta de aes alternativas para diminuio da ingesto de sdio e aumento do consumo de potssio. Site sugerido para pesquisa

Como elaborar uma boa cartilha. Disponvel em: <http://www.cartilhasecia.com.br/dicas-para-elaboracao-de-cartilhas>. Acesso em: 29 mar. 2013.

Passo 4 (Equipe) Fazer uma reviso textual com a finalidade de buscar clareza na apresentao. Organizar as informaes da cartilha impressa de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas e apresentar ao professor.

Livro-Texto da disciplina:
ATKINS, Peter W. Fundamentos de Fsico-Qumica. 3 ed. Rio de Janeiro: LTC Livros Tcnicos e Cientficos, 2003.

Maria Aparecida Marcellino Lima

Potrebbero piacerti anche