Sei sulla pagina 1di 6

Informativo Tcnico N 01 /Ano 02 Janeiro de 2011

HIDATIDOSE no Rio Grande do Sul


Ivo Kohek Jr. *

Fig. 1

Fig. 2 Cisto hidtico em olho humano Cirurgia de retirada de cistos hidticos em abdomen humano. (Foto de Dr. Antonio Guerra Soares, Santana do Livramento, RS)

Fig. 3

Cisto hidtico em olho humano

Cisto hidtico em ovrio de mulher

Fig. 4

Fig. 5 Cirurgia de retirada de cistos hidticos em abdmen humano

Fig. 7 Radiografia de cisto hidtico em crebro humano Fig. 6

Cisto hidtico em fgado de bovino

Fig. 8

Cisto hidtico em corao de bovino

Casos como os vistos acima so comuns em nosso meio, muitas vezes confundidos com tumores, abscessos e outros diagnsticos mdicos. Na verdade so doenas causadas por larvas do Echinococcus granulosus, tnia parasita de ces que se desenvolve de forma errtica nos humanos. Ela forma uma estrutura vesicular chamada de Cisto Hidtico ou Hidtide em diversos rgos do corpo. Embora o E. granulosus adulto seja um parasita relativamente pequeno (cerca de 5-9 mm), em seu estgio larvrio (hidtide) pode apresentar-se bem grande ao infectar os humanos. Alguns cistos hidticos como os observados nas fotos podem conter mais de 15 litros de fluidos e milhes de larvas infectantes do parasita. Esta infeco chamada de Echinococose ou Hidatidose, doena parasitria endmica no estado do Rio Grande Sul e os ces so os principais hospedeiros definitivos. uma zoonose, pois o homem pode ser um hospedeiro acidental. O ciclo normal desta tnia inicia com o parasita adulto nos intestinos dos ces; liberao dos seus ovos para o exterior atravs das fezes e ingesto destes ovos atravs do pasto pelos hospedeiros intermedirios que so os ovinos, bovinos e, ocasionalmente, o suno. Nestes animais desenvolvem-se os cistos hidticos (Fig. 8) que so ingeridos pelos ces ao serem alimentados com vsceras infectadas. Desta maneira inicia-se um novo ciclo. A infeco nos humanos se d pelo contato e convvio direto com ces no vermifugados (tratados com anti-helmnticos).

Nmeros estatsticos fornecidos pelo Servio de Estatstica e Epidemiologia do DDA, baseados em dados fornecidos pela Cispoa, dos animais abatidos em 2010, tivemos 8% dos bovinos e mais de 17% dos ovinos contaminados com cistos hidticos. Estes dados demonstram queda do nmero de animais parasitados, considerando-se que a mdia dos ltimos 10 anos de animais abatidos pela Cispoa no estado mostra que 10% dos bovinos e 28% dos ovinos estavam parasitados.

Echinococcus granulosus - Apresenta cabea (esclex) e trs proglotes contendo 500 a 800 ovos que so liberados atravs das fezes dos ces.

Cena comum no Rio Grande do Sul: ces aguardando a retirada de vsceras cruas.

Fornecimento de vsceras cruas aos ces.

Infeco Humana

Ces NO TRATADOS com vermfugos, em convvio com humanos, a fonte das infeces (Zoonose). Como evitar esta parasitose
H maneiras simples e fceis de evitar a infeco, tanto em humanos como nos animais. importante sempre lembrar que os ovos desta tnia so expelidos pelas fezes dos ces e ao serem ingeridos pelos animais e pelos humanos podem causar a doena. Alguns cuidados simples podem ser observados: Vermifugar todos os ces periodicamente, usando vermfugos com tenicidas na frmula; Cercar as hortas impedindo acesso aos ces, evitando contaminao com suas fezes; Proteger as fontes de gua, pois pode ocorrer contaminao com as fezes dos ces; Lavar as mos aps contato com ces e antes de se alimentar; Construir matadouro domiciliar sem acesso aos ces; No alimentar ces com vsceras cruas de ovinos e bovinos; Ferver as vsceras por 30 a 45 min. antes de fornecer aos ces; Destruir as carcaas de animais mortos no campo.

* Mdico Veterinrio - Servio de Doenas Parasitrias, DFDSA/SEAPPA

Referncias Bibliogrficas: Fortalecimento da Capacidade Tcnica de Vigilncia, Diagnstico, Preveno e Controle do Complexo Equinococoses-Hidatidoses na Fronteira Brasil-Uruguay Santana do Livramento, RS. 01 a 04 de junho de 2009 KARAVIAS, D.D., VAGIANOS, C.E., KAKKOS, S.K. Peritoneal echinococcosis. World Jr. Surg. 1996; 20: 337 - 40. HANGVAL, H., HABBIBI, H., MOSHREF, A., RAHIMI, A. Case report of an ovarian hydatid cyst. J Trop Med Hyg 1979; 82: 34 - 35. ANHAN, O., OZMEN, Mn. Percutaneous treatment of liver hydatid cysts. Eur J Radiol. 1999; 31 (1), 76-85.

- O Informativo Tcnico do DPA veicula artigos dos tcnicos cientficos do DPA, tanto do nvel central como regional e IVZs. Pode ser de autoria prpria ou compilado. O artigo deve vir acompanhado de bibliografia e deve ter tamanho mximo de 3.500 caracteres (sem espaos). Tabelas so consideradas como caracteres e vamos limitar a duas fotografias por artigo. Em casos de artigos curtos, porm ricos em fotografias, ser aceito um numero maior destas, sempre com legendas. Os artigos podem ser enviados eletronicamente para ivo-kohek@agricultura.rs.gov.br, onde um grupo de revisores do nvel central far a avaliao, edio e dar a formatao final. Os artigos sero veiculados conforme a ordem de chegada.

Potrebbero piacerti anche