Sei sulla pagina 1di 9

QUESTES DE CONCURSOS ANTERIORES 100) (IME/RJ) Marque a nica alternativa que possa ter o espao em branco completado com

o pronome oblquo LHE (objeto indireto): a) O professor parecia prevenir- ___ que a prova sena difcil. b) Procurei- ___ por toda a parte e no encontrei. c) Quem ___ convidou para sair comigo? d) Acho que ela ___ estima como no estima a mais ningum. 101) (INPS-PROC.AUT.) H erro de regncia verbal em: a) Lembro-me que tais eram as suas palavras. b) Esqueceram-lhe os compromissos assumidos. c) Ns lhes lembramos os compromissos assumidos. d) No me lembram tais palavras. 102) (IP/SP/00) Preencha corretamente as lacunas do texto. A colocao ... tanto aspirvamos, ... vantagens j vos falamos, obedece ... um longnquo e profundo planejamento. a) a qual em cujas b) que de suas a c) a que de cujas a d) qual cujas a 103) (IPLAN-UFRJ/99) Em Ele lhe mandava poemas, o verbo da orao : a) transitivo direto; b) transitivo indireto; c) verbo de ligao; d) transitivo direto e indireto; e) verbo intransitivo. 104) (ITA/SP) Assinale a alternativa correta: a) H muitas pessoas com que no nos simpatizamos. b) H muitas pessoas com quem no simpatizamos. c) H muitas pessoas com quem no nos simpatizamos. d) H muitas pessoas com quem no simpatizamonos. e) n.d.a 105) (MACKENZIESP) Aponte a alternativa em que h de regncia. a) Eu fui ao Guaruj, no fui a Santos. b) Faz dias que no lhe vejo. e) Este cheque para mim, ou para descontar? d) Os nmeros esto exatos, salvo omisso da minha parte. e) Ele mora na avenida Anglica, mas trabalha na rua Itamb.

106) (MACKENZIE) Indique a alternativa cujos elementos completam corretamente as lacunas do perodo abaixo: Era um tique peculiar ____ cavalario o de deixar cado, ____ canto da boca, o cachimbo vazio fumo, enquanto alheio ____ tudo e solcito apenas ____ animais, prosseguia ____ seu servio." a) ao - ao - de - a - com os - em. b) do - no - em - de - dos - para. c) para o - no - de - com - pelos - a. d) ao - pelo - do - por - sobre - em. e) do - para o - no - para - para com os - no. 107) (MACKENZIE) Apontar, entre as alternativas abaixo, a que relaciona os elementos que preenchem corretamente as lacunas do seguinte texto: A ida dos meninos ____ casa da fazenda fez ____ que o velho, sempre intolerante ____ crianas e fiel ____ seu costume de assust-las, persistisse ____ busca ____ um plano para p-las ____ fuga. a) comcomanadeem. b) paraasemnaana. c) naemdasdocomporde. d) aemdedecom aparacom. e) comnascomporem. 108) (MARE) H ERRO de construo no segmento sublinhado na frase: a) Tais medidas no so relevantes para a classe patronal. b) Sua recluso a um crcere foi considerada injusta. c) Creio que foi inoportuna minha reconduo ao cargo. d) Sua irreverncia para com o magistrado constrangedora. e) O poltico paga caro por seu divrcio com a vontade popular. 109) (MARE) A frase construda de forma inteiramente correta : a) No apreciei o filme que tantos dizem ter gostado. b) A exposio a que resolvi prestigiar foi um desastre. c) A pea cuja execuo ele mais se esmerou foi a de Mozart. d) Ainda que comigo venham a discordar, editarei o livro. e) No um romance por cujo estilo me sinta atrado.

110) (MCT-CESP-UnB/0l) Com relao sintaxe de concordncia e de regncia, pontuao e manuteno do sentido original do texto LP-III, julgue os itens que se seguem, que constituem reescrituras de trechos do primeiro pargrafo desse texto. 1) O desejo das pessoas determinado pela necessidade social, que obedece os impulsos aquisio de um objeto sim, e de outro produto, no. 2) O objeto de uma necessidade pode ser uma ferramenta que corte mais eficientemente, um dispositivo que levante pesos maiores, uma nova forma de utilizao de combustveis ou de fontes de energia (...) 3) (...) porque as carncias militares sempre estimularam a inovao tecnolgica, o objeto da necessidade pode tomar a forma de armas mais potentes. 4) Muitas necessidades modernas da sociedade de consumo so, oriundas pela artificialidade publicitria e pelo desejo de ostentao do produto em moda. 5) Entretanto, a criao de mercado para o produto almejado, qualquer que seja a fonte da necessidade social, depende, essencialmente, de haver uma quantidade suficiente de pessoas declaradamente interessadas. 111) (MED/MG) O pronome que, devidamente empregado, s no seria regido de preposio na opo: a) O cargo ____ aspiro depende de concurso. b) Eis a razo ____ no comparecemos. c) Rui o colega ____ mais aprecio. d) O jovem ____ te referiste foi aprovado. e) Ali est o abrigo ____ necessitamos. 112) (MERIDIONAL) Quero-___ muito bem, mas ___ , no trabalho, nossas relaes devem ficar adstritas ___ campo puramente profissional. a) o comunico-o que no b) lhe comunico-lhe de que ao c) lhe comunico-lhe que ao d) o comunico-lhe de que no e) lhe comunico-o que no 113) (MPE-UFRJ/02) ...em sua maioria DESASSISTIDAS, desnutridas...; o vocbulo destacado derivado por prefixao do verbo assistir, que aparece com idntico sentido ao do texto em: a) Os menores no tm tempo para assistir tev; b) Os enfermeiros assistem os mdicos durante as operaes;

c) Nem sempre os menores assistem aos atos de violncia nas ruas; d) Assistir a certas cenas requer estmago forte; e) Muitos menores assistem nas ruas do Rio. 114) (MPE-UFRJ/02) A forma adequada da frase abaixo : a) A OIT informa a todos de que os menores no tm que trabalhar; b) A OIT informa todos de que os menores no tem que trabalhar; c) A OIT informa a todos que os menores no tm que trabalhar; d) A OIT informa todos que os menores no tem que trabalhar; e) A OIT informa a todos que os menores no tem que trabalhar. 115) (MPU-ESAF) Aponte o trecho correto quanto regncia. a) Quando se desativa uma linha de trem, esto-se isolando muitas localidades que perdero o nico meio de transporte que dispem. b) Em muitas cidades pequenas, no interior do pas, prevalece a idia, a qual se desconfia o prprio Prefeito seja adepto, de que o trem meio de transporte obsoleto. c) Como interesse do Pas de que o preo do frete diminua, so urgentes e imprescindveis investimentos em nosso sistema ferrovirio. d) A partir dos anos 50, o baixo custo do petrleo justificou a opo do transporte de carga por rodovias, as quais foram ganhando cada vez mais preferncia. e) No Brasil, dadas suas dimenses continentais, deve-se dar preferncia s ferrovias para a movimentao de cargas. 116) (MPU-ESAF) Considerando o emprego do pronome, assinale a sentena correta a) Visitamos a antiga fbrica e lembramo-nos de muitos colegas de trabalho. b) Para mim atender a um chamado por anncio, certifico-me do endereo. c) Enviaram as encomendas e os tcnicos receberam-as logo. d) Enquanto espervamos o professor, lemos e se distramos muito. e) Tenha certeza, Vossa Excelncia, de que vosso pedido ser atendido por mim. 117) (O.Cruz) Assinale a frase onde a regncia do verbo assistir est errada:

a) Assistimos um belo espetculo de dana a semana passada. b) No assisti missa. c) Os mdicos assistiram os doentes durante a epidemia. d) O tcnico assistiu os jogadores. 118) (PCDF-CESPE-UnB/00) No texto que se segue, assinale a opo cujo termo ou expresso precedente em negrito, apresenta incorreo grfica ou gramatical. As palavras que (a) nos reportamos para falar da violncia em nosso cotidiano so as mesmas que encontramos nos textos tericos que tratam do tema: ela aparece associada ao caos (b), falta de regras, (c) imprevisibilidade. Uma situao de violncia se caracteriza pela ruptura (d) da normalidade, da estabilidade, do equilbrio. A violncia, ou a vivncia de uma situao violenta, revela a nossa vulnerabilidade, confrontando-nos (e) com a fragilidade da condio humana.
Andra Buoro e outros. Violncia urbana: dilemas e desafios. So Paulo. Atual, 1999, p. 5 (com adaptaes).

121) (P.CIVIL-UFRJ/01) "... assistindo a um desses debates universitrios...; a regncia cuida do emprego correto das preposies aps certos nomes ou verbos. A frase a seguir em que h erro de regncia : a) O pblico acompanha a novela que gosta; b) A publicidade lembra ao consumidor o que deve comprar; c) As pessoas preferem TV a teatro; d) Nem todos aspiram cocana; e) A publicidade nunca se esquece de seu dever. 122) (PM/99) Houve erro de regncia em qual opo? a) Carlos aspirava a um mundo melhor. b) Os motoristas desobedecem os sinais de trnsito. c) Esse assunto no lhe assiste. d) A secretria pagou a conta ao padeiro. e) Perdoei-lhe o abuso. 123) (PUC) Assinale a nica alternativa que est de acordo com as normas de regncia da lngua culta: a) Avisei-o de que no desejava substitu-lo na presidncia, pois, apesar de ter sempre servido instituio , jamais aspirei a tal cargo. b) Avisei-lhe de que no desejava substitu-lo na presidncia, pois, apesar de ter sempre servido a instituio, jamais aspirei a tal cargo. c) Avisei-o de que no desejava substituir-lhe na presidncia, pois, apesar de ter sempre servido instituio, jamais aspirei tal cargo. d) Avisei-lhe de que no desejava substituir-lhe na presidncia, pois, apesar de ter sempre servido instituio, jamais aspirei a tal cargo. e) Avisei-o de que no desejava substitu-lo na presidncia, pois, apesar de ter sempre servido instituio, jamais aspirei tal cargo. 124) (PUC) Observe as frases:

119) (PCDF-CESPE-UnB/00) No texto seguinte, assinale a opo cujo termo ou expresso precedente, em negrito, apresenta incorreo grfica ou gramatical. A msica, o teatro, os painis (a) de discusso (b) sobre filmes, o ensino religioso e a celebrao (c) do culto, a pintura e escultura, tudo contribui para a socializao e humanizao dos internos. O oferecimento de tais oportunidades aos presos despertar neles a conscincia (d) de sua dignidade e o reconhecimento do trabalho que a sociedade lhe (e) dedica.
Andra Buoro e outros. Violncia urbana: dilemas e desafios. So Paulo. Atual, 1999, p. 5 (com adaptaes).

120) (P.CIVIL-UFRJ/01) H poucos dias...; h verbos denominados impessoais (como o verbo haver, nesta frase) que permanecem com a forma equivalente terceira pessoa do singular, no concordando com qualquer termo da frase, O item abaixo que apresenta um outro verbo empregado impessoalmente : a) A droga nunca traz bons resultados; b) Choveu dinheiro na premiao da loteria; c) Iniciei a campanha na semana passada; d) O homem no deve ter medo de nada; e) Nesta rua tem um bosque.

I - Eu __ perdo, irmos, todas as suas faltas. II - Eram muitos os dbitos: j __ paguei todos. III - No __ convido porque estou atrasado. IV - Cientifiquei __ a hora do exame. Para realizar a regncia verbal correta, voc colocaria os na (s) lacuna (s) a) da frase I apenas; b) das frases II, III e IV; c) da frase III apenas; d) ou no colocaria os em nenhuma delas, usando lhes; e) n.d.a.

125) (PUC) Quatro dos exemplos abaixo todos de autores modernistas apresentam regncia em dissonncia com a tradio gramatical. Assinale a exceo: a) Chegava no fim da rua e voltava com pressa. (J.L do Rego) b) Mas ela preferia aturar o tempo na vila a ficar parada. (R. de Queiroz) c) Um bodegueiro de defronte assistiu tudo e nem teve tempo para gritar.(R. de Q) d) Para que, afinal, a gente se organiza em sociedade, para que obedecer as leis? (R.de Q) e) Souza Costa queria muito bem o filho, indiscutvel. (M. de Andrade) 126) (REFAP-UnB-CESP/01) Com relao s exigncias da norma escrita padro, assinale a opo incorreta do ponto de vista sinttico. a) Segundo a Comisso de Explorao e Produo do Instituto Brasileiro do Petrleo (IBP), a primeira tentativa para encontrar petrleo no Brasil foi em 1897, quando o fazendeiro Eugnio Ferreira Camargo perfurou o primeiro poo at profundidade de 488 m. b) No entanto, os resultados foram negativos, o que levou o abandono das atividades. Somente em 1908, houve a retomada dos estudos para diagnosticar a potencialidade do pas na extrao desse produto; entretanto, havia um grande debate sobre a existncia de petrleo no Brasil. c) Em 1938, o Brasil consumia e importava petrleo equivalente a 38.000 barris/dia, fato que gerava desconforto ao governo brasileiro, devido grande dependncia externa dessa fonte energtica. d) Inmeros fatos ocorreram desde ento, tais como a criao do CNP (1938), cuja principal atividade era traar e executar a poltica do petrleo no pas, controlar o abastecimento, bem como realizar pesquisas de petrleo egs. e) A criao da PETROBRAS (1954), por sua vez, tinha como objetivo principal desenvolver pesquisas e investimentos para aumentar a prospeco desse energtico no pas, como tambm implementar contratos de risco com empresas estrangeiras para a explorao e a produo de petrleo. 127) (SANTA CASA) Quando chamar tem sentido de qualificar, pode-se construir o perodo, por exemplo, com objeto direto mais predicativo. Tudo isso se observa na alternativa: a) Joo alto, mas treinador nenhum chamou-o para jogar.

b) Era a viva a chamar pelo falecido. c) Os inimigos chamam-lhe de traidor do povo. d) Chamei pelo colega em voz alta. e) Alguns chamam-no de fiscal. 128) (SMF-GM/96) A regncia verbal est correta em: a) Obedecemos os guardas. b) Pediu a mame. c) Implica maiores despesas. d) Perdoou dvida. e) Pagou o cliente. 129) (SMF-GM/96) De acordo com o padro culto da lngua, o pronome pessoal empregado em prestar-lhe informaes pode ser substitudo por: a) dele. b) a ele. c) com ele. d) sobre ele. e) sem ele. 130) (SUPLETIVO/SP) Assinale a alternativa em que h exemplo de verbo transitivo direto e indireto: a) L contou mame as aventuras do passeio. b) Fugi com quantas pernas tinha. c) Disparou como um raio para a toca. d) Observei muita coisa interessante. 131) (SUPLETIVO/MG) 1. Noto que as colegas, em sua maior parte, no ... querem bem. 2. Se ele me pedisse que ficasse, eu ... obedeceria. 3. J no se lembra do que ... sucedeu. 4. No mais ... esperava para o jantar. A seqncia que completa, corretamente e pela ordem, as lacunas das frases acima a) o - o - o - o b) lhe - o - o lhe c) o - o - lhe - lhe d) lhe - lhe - lhe o e) lhe - lhe - lhe - lhe 132) (TALCRIM-FESP) Os defensores incondicionais do terno se esquecem de que sua elegncia fica seriamente comprometida... Na substituio do verbo destacado acima, existe erro de regncia verbal na seguinte construo:

a) ... no lembram que ... b) ... no advertem que ... c) ... no se lembram que ... d) ... no advertem em que ... e) ... no se lembram de que ... 133) (TEC.C.E/RJ) Quanto regncia verbal, identifique a opo correta. a) O chefe do Setor onde se enviou a Resoluo n 386 responsvel pela sua execuo. b) A Resoluo n 3/86, cujo texto encontram-se informaes sobre o assunto, deve ser atentamente lida. c) A Resoluo n 3/86 fundamenta-se nos pareceres do Setor para que o documento foi encaminhado. d) Convm ater-se aos pargrafos 8 e 9, que o diretor se referiu na ltima reunio. 134) (TEC.C.E/RJ) Assinale a afirmativa em que h de regncia verbal. a) Este documento visa ao estabelecimento de normas para avaliao dos tcnicos. b) O estabelecimento dessas normas implicou em demorado estudo das atribuies e tarefas dos tcnicos. c) O Setor Jurdico assistiu a Comisso que estudou o assunto. d) Este documento Constitui o resultado de minuciosas anlises do assunto. 135) (TELERJ) Assinale a nica frase correta quanto ao emprego do pronome relativo, tendo em vista a norma culta da lngua. a) O melhor negcio do mundo, aonde se pode encontrar lucro fcil, vale ouro. b) A matria-prima cujo o refino independe de artifcios mais lucrativa. c) A aplicao de tecnologia ultrapassada, de cuja prtica nos livramos, colocou-nos posio mpar. d) O uso de que a empresa lhe d toma-o digno de figurar entre os grandes bens de consumo. 136) (TRE/91) Porque implica cobrar o tempo / porque implica cobrar o tempo. A construo do verbo implicar com a preposio em resulta, provavelmente, de um cruzamento sinttico com verbo sinnimo (importar), sendo considerada errnea por alguns gramticos. A alternativa em que h erro de regncia verbal na segunda das sentenas : a) Preferimos pagar juros a ficar sem o produto. / Preferimos pagar juros do que ficar sem o produto.

b) Esquecemos facilmente o belo arrazoado aquiniano. / Esquecemo-nos facilmente do belo arrazoado aquiniano. c) Queremos informar-lhes que nossos juros so baixos. / Queremos inform-los de que nossos juros so baixos. d) Ainda nos lembramos da belssima aula de filosofia tomista. / Ainda nos lembra a belssima aula de filosofia tomista. e) Se cobrar juros pecado, chamamos de pecadores todos os banqueiros... / Se cobrar os pecado, chamamos pecadores a todos os banqueiros. 137) (TRE-ESAF) De acordo com a norma culta, h erro de regncia do termo sublinhado em: a) Meu apartamento contguo ao do meu irmo. O candidato julgou estar apto a fazer um bom exame. A sociedade no pode ficar imune a essas solicitaes. A tolerncia, mesmo exagerada, prefervel do que o dio. A Justia do Trabalho que julga os dissdios entre trabalhadores e patres. 138) (TRF-ESAF) A regncia verbal est correta na frase da opo: a) Eles preferiam mais msica do que cinema. b) Antnio, eu lhe vejo amanh l no clube. c) O secretrio informou ao candidato o resultado da prova. d) A humanidade aspira dias melhores de existncia. e) preciso seguir ao regulamento. 139) (TRF/98) A frase em que a regncia do verbo NO est de acordo com a norma gramatical : a) A prova de conhecimento ser realizada de acordo com o disposto no inciso III do artigo 11, obedecido o seguinte: (trecho de um regulamento); b) Avisamo-lo de que poderia haver algumas desistncias de ltima hora; c) Eduardo esqueceu os disquetes; d) Informamos-lhe de que o candidato da oposio renunciara candidatura; e) Os estudantes costumam assistir s defesas de tese. 140) (TRF/98) O item que, no que se refere regncia verbal, est em desacordo com a gramtica normativa :

a) Aproveitamos para lembr-lo que essa conduta irregular, segundo a legislao trabalhista vigente, pode acarretar demisso por justa causa; b) O fim desta informar-lhe que seu carn se encontra disponvel em nossa filial de Icara; c) E estranho no o terem avisado de que as inscries para o concurso estavam abertas; d) Os amigos e parentes preveniram-na do risco que corria; e) Diante da preocupao dos membros da outra equipe com aspectos que poderiam ter impacto sobre o sistema ecolgico da regio, respondemoslhes que estvamos dispostos a rever tais itens. 141) (TRF/RJ/92) ... bom atendimento ... pblico depender o xito da empresa. a) Do ao b) Ao do c) Para o ao d) Ao para o e) No do 142) (TRFIRJI92) Convenceram-... ... contrrio. a) no do b) lhe do c) no o d) lhe o e) lhe ao 143) (TRF/98) Das frases abaixo, a que contm erro de regncia verbal : a) Quem desobedece ao regulamento demonstra que no disciplinado; b) Aproveitamos para lembr-la que essa conduta prevista na Consolidao das Leis Trabalhistas; c) A reincidncia poder acarretar-lhe penalidades severas, que vo desde a suspenso do contrato de trabalho at a demisso por justa causa; d) Essas medidas visam reabilitao da imagem do nosso municpio no contexto nacional; e) Procedeu-se leitura dos autos. 144) (TRF-COOPE/98) Entre as frases abaixo aquela em que a regncia verbal est em desacordo com as normas em vigor : a) Aspiro ao cargo de taqugrafo judicirio; b) Os tcnicos procederam anlise da documentao; c) Adverti-as de que o nmero de vagas no era muito elevado; d) Ele me perguntou se o espetculo fora interessante e eu o respondi que sim; e) No lhe desobedecerei jamais.

145) (TRT/90) Marque o item em que h erro de regncia verbal. a) Mandamos que assistissem a todos os jogos. b) Muitos alunos preferem Matemtica do que Portugus. c) As lnguas romnicas procedem do Latim. d) Perguntaram-me aonde eu ia. e) Todos se esqueceram de que segunda-feira dia de trabalho. 146) (TRT/RJ) Ela reconhecera o poeta, ... versos gostava e ... estava apaixonada, na cidade ... nascera. As lacunas da frase acima so completadas, respectivamente, por: a) dos quais por quem que b) de quem por que onde c) por cujos com quem em que d) de cujos por quem onde e) os quais pelo qual em que 147) (TTN/90) Considere o trecho abaixo: Eu queria saber quem est no aparelho. Ah, sim. No aparelho no est ningum. Como no est, se voc est me respondendo? Eu estou fora do aparelho. Dentro do aparelho no cabe ningum. Engraadinho ! Ento, quem est ao aparelho? Agora melhorou. Estou eu, para servi-lo. (CDA) Marque o par de verbos com problema de regncia idntico ao do texto. a) Meditar num assunto meditar sobre um assunto b) Sentar mesa sentar na mesa c) Estar em casa estar na casa d) Assistir o doente assistir ao doente e) Chamar o padre chamar pelo padre. 148) (TTN/90) Marque a alternativa incorreta quanto regncia. a) Na verdade, no simpatizo com suas idias inovadoras. b) Para trabalhar, muitos preferem a empresa privada ao servio pblico. c) Lamentavelmente, no conheo a lei que te referes. d) Existem muitos meios a que podemos recorrer neste caso. e) Se todos chegam mesma concluso, devem estar certos.

149) (1TN/92) Assinale o trecho que apresenta sintaxe de regncia correta. a) A rigorosa seca que assola os estados do Nordeste impede que essa regio desenvolva e atinja os nveis de crescimento scio-econmico desejados. b) Se o Brasil tornasse independente dos emprstimos externos, poderia voltar a crescer no mesmo ritmo de desenvolvimento das dcadas anteriores. c) Surpreende-nos o fato de o Estado de So Paulo, que muito se difere do sul do pa ter engrossado as estatsticas favorveis criao de um Brasil do Sul. d) E reducionista atribuirmos apenas seca a razo que leva a populao do Norte e Nordeste a se migrar para o Sul. e) A pretendida separao que pleiteiam os estados do Sul acarretar, se vier a se concretizar, a perda da identidade nacional. 150) (TTN-ESAF) Assinale a alternativa incorreta quanto regncia. a) Creio que os trabalhadores esto muito conscientes de suas obrigaes para com a Ptria. b) O filme a que me refiro aborda corajosamente a problemtica dos direitos humanos. c) Esta nova adaptao teatral do grande romance no est agradando ao pblico; eu, porm, prefiro esta aquela. d) O trabalho inovador de Gluber que lhe falei chama-se Deus e o Diabo na Terra do Sol. e) Jos cr que a classe operria est em condies de desempenhar um papel importante na conduo dos problemas nacionais. 151) (TTN-ESAF) Assinale a nica frase cuja lacuna no deve ser preenchida por pronome relativo preposicionado: a) O relator da emenda constitucional apresentou proposies ... todos simpatizaram. b) Recordaram com carinho a ponte ... arcos trocaram o primeiro beijo. c) Fui ver hoje o filme ... voc assistiu ontem. d) Guimares Rosa o escritor brasileiro ... mais gosto. e) Esta a regio ... fronteira agrcola deve ser ampliada. 152) (UF/CE) Assinale a opo em que os significados do verbo no acompanham as suas regncias: a) querer o livro (= desej-lo) / querer aos pais (= estim-los). b) visar o documento (= pr o visto) / visar ao lugar (= t-lo em vista).

c) aspirar o ar (= desej-lo) / aspirar ao poder (= absorv-lo). d) respeitar os superiores (= ter respeito) / no que respeita aos superiores (= dizer respeito). 153) (UFF/RJ) Em qual das opes abaixo, o uso da preposio acarreta mudana total no sentido do verbo? a) Usei todos os ritmos da metrificao portuguesa. / Usei de todos os ritmos da metrificao portuguesa b) Cuidado, no bebas esta gua. / Cuidado, no bebas desta gua. c) Enraivecido, pegou a vara e bateu no animal. / Enraivecido, pegou da vara e bateu no animal. d) Precisou a quantia que gastaria nas frias. / Precisou da quantia que gastaria nas frias. e) A enfermeira tratou a ferida com cuidado. / A enfermeira tratou da ferida com Cuidado. 154) (UFF/RJ) Assinale a frase em que est usado indevidamente um dos pronomes seguintes: o/lhe a) No lhe agrada semelhante providncia? b) A resposta do professor no o satisfez. c) Ajud-lo-ei a preparar as aulas. d) O poeta assistiu-a nas horas amargas, com extrema dedicao. e) Vou visitar-lhe na prxima semana. 155) (UF/JUIZ DE FORA) Assinale o perodo que apresenta erro na regncia verbal: a) Informei-lhe nosso plano de ao. b) Esqueci-me o livro que me encomendaste. c) Os cheques que visaste no tinham fundos. d) Ainda no recebi o relatrio a que devo responder. e) Aquele foi o ltimo jogo a que assisti. 156) (UF/MT) Mostrou-se admirado ____ no ver o amigo ____ ia apresentar protestos ____ estima. a) de a quem de. b) de quem na. c) por quem de. d) por quem na. e) por quem de. 157) (UF/PE) Assinale o nico exemplo em que est correto, na lngua padro, o emprego da preposio a: a) Os descontos atingiram a uma boa soma. b) O candidato morador Rua do Sol..

c) O pedido foi feito, em que pese ao seu parecer. d) Depois do almoo dormamos sesta. e) A claridade passava atravs janela. 158) (UFIPR) Onde h erro de regncia verbal? a) Esqueceram-lhe os compromissos assumidos. b) Ns lhes lembramos o compromisso assumido. c) Eu esqueci os compromissos assumidos. d) No me lembram tais palavras. e) Lembro-me que tais eram as suas palavras. 159) (UF/PR) Preencha convenientemente as lacunas das frases seguintes, indicando o conjunto obtido: 1. A planta ___ frutos so venenosos foi derrubada. 2. O estado ___ capital nasci este. 3. O escritor ___ obra falei morreu ontem. 4. Este o livro ___ pginas sempre me referi. 5. Este o homem ___ causa lutei. a) em cuja, cuja, de cuja, a cuja, por cuja; b) cujos, em cuja, de cuja, cujas, cuja; c) cujos, em cuja, de cuja, a cujas, por cuja; d) cujos, cuja, cuja, a cujas, por cujas; e) cuja, em cuja, cuja, cujas, cuja. 160) (UF/SC) Assinale o exemplo em que h erro na regncia do verbo chamar: a) Havia de cham-la de Maria. b) Havia de chamar-lhe de Maria. c) Havamos de cham-la, 6 Maria, nossa presena. d) Havamos de chamar-lhe, 6 Maria, nossa presena. e) Havia de chamar-lhe Maria. 161) (UF/SE) Apesar de muito sensvel censuras, ela no fez objeo minha crtica. a) de contra. b) por para com. c) com para. d) a a. e) s de. 162) (UF/VIOSA) Tendo em vista a regncia dos verbos, a alternativa incorreta: a) Os estudantes assistiram ao jogo do Flamengo no Maracan. b) O aluno aspira a uma profisso de futuro. c) Ela prefere namorar a estudar.

d) Obedecemos sempre mais o que nos aconselhar a nossa prpria voz. e) Agora me lembra um, antes me lembrava outro. 163) (UGF) Assinale o item que preenche, respectivamente, as lacunas, de acordo com a norma culta. O autor, ____fazia referncia e ____ opinio prescindia, apareceu no salo. a) a quem / de cuja b) a que / cuja c) de quem / cuja d) que / de cuja e) a quem / com cuja 164) (UM/SP) Em: 1- ____ filme voc assistir noite? 2- ____ doentes aquela enfermeira assistiu? 3- ____ o candidato pretende chegar? 4- ____ o esportista mais gosta? 5- ____ voc aspira na vida? Qual a alternativa que melhor preencheria as lacunas? a) que, a que, a que, que, a que; b) a que, a que, que, de que, o que; c) que, que, a que, que, que; d) a que, que, a que, de que, a que; e) que, a que, a que, de que, a que. 165) (UNIFICADO) Assinale a regncia considerada INCORRETA em relao norma culta: a) nossa Ptria, amemo-la. b) A Deus, adoramo-lo. c) Aos inimigos, perdoamo-lo. d) Aos superiores, obedecemos-lhes. e) Aos bons, louvamo-los. 166) (UNIRIO/93) Assinale a opo em que a regncia verbal obedece aos padres norma culta: a) Ela preferia mais a saia de l do que o vestido de organdi azul. b) Misael no esquecia do passado de Maria Elvira. c) muito importante o cargo que voc aspira na Fazenda. d) A polcia do Estcio visava descoberta do assassino. e) Informei aos moradores de que a moa tinha bons antecedentes.

167) (UNITAU) Assinale a alternativa incorreta: a) O esporte que mais gosto este. b) Quem vai presidir apurao dos votos? c) Esta a foto de que lhe falei. d) Ns sempre vamos lhes desejar sucesso. e) Persuadi o gatuno a se render. 168) (UNITAU) Assinale a alternativa incorreta: a) No implique com as crianas. b) necessrio visar os passaportes. c) Cheguei no clube bem de manh. d) Acedeu aos acenos da multido. e) Ele desfruta muita considerao na classe.

Gabarito:
100 A 120 101 A 121 102 D 122 103 C 123 104 B 124 105 B 125 106 A 126 107 A 127 108 E 128 109 E 129 110 FVVFV 130 111 C 131 112 C 132 113 B 133 114 C 134 115 D 135 116 A 136 117 A 137 118 A 138 119 E 139 E A B A C B B E C B A D C C B C A D C D 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 A A A B D B D B C E C E C D E B A A E C 160 161 162 163 164 165 166 167 168 D D D A D C D A C

Potrebbero piacerti anche