Sei sulla pagina 1di 53

SNDROME DE ASPERGER

GUIA PARA PROFESSORES

SNDROME DE ASPERGER
ESTRATGIAS PRTICAS PARA A AULA

GUIA PARA PROFESSORES

ESTRATGIAS PRTICAS PARA A AULA

NDICE

Introduo a este u!a

..................................................................... ...........................................

4
5 9 9 10 12 1 14 15 1$ 1$ 1' 20 21 22 2 25 25 2/ 2$ 2' 29 1

Introduo " S#ndro$e de As%er er

Ca%#tu&o I ' Re&a(es So)!a!s ....................................................... Participar e fazer amigos .................................................................. Integrar-se nos grupos ...................................................................... Compreender os outros ...................................................................... Que fazer quando se rompem as amizades ? ................................ Que fazer para e!itar as interrup"#es ? ........................................ Que fazer para e!itar a descortesia ? ............................................ Ca%#tu&o II * A Co$un!)ao ........................................................... %ificu&dade para seguir instru"#es ................................................... Compreender a &inguagem dos adu&tos ............................................ Interpreta"#es &iterais ....................................................................... ()cesso ou aus*ncia de gestos .......................................................... +a&ar demasiado a&to ou demasiado r,pido ..................................... Perguntas repetiti!as ......................................................................... Ca%#tu&o III * I$a !nao e r! !de+ ....................................... -emas de con!ersa o.sessi!os ......................................................... Insist*ncia em cumprir as regras ..................................................... +o.ias ...................................................................................................... 0udar a forma de fazer as coisas .................................................. Preparar-se para as mudan"as ......................................................... Ca%#tu&o I, * D!-!)u&dades sensor!a!s e $otoras .................... 1eac"#es aos sons desa2ustadas ...................................................... 1eac"#es desa2ustadas ou m, interpreta"3o do contacto f4sico 5ipersensi.i&idade aos est4mu&os !isuais ........................................

1
2

Ca%#tu&o , * D!-!)u&dades e$o)!ona!s ........................................... %esen!o&!imento do auto-contro&o .................................................. +rustra"3o e mudan"as de 6umor .................................................... 7uto-consci*ncia .................................................................................. %epress3o .............................................................................................. Ca%#tu&o ,I * Desen.o&tura %ara os tra/a&0os ......................... 0oti!a"3o .............................................................................................. 8rganiza"3o pessoa& ........................................................................... Concentra"3o e am.iente de aprendizagem .................................. ()cesso de depend*ncia .................................................................... Pro.&emas com a escrita .................................................................... Pro.&emas com a mem9ria ................................................................. Que fazer com os de!eres de casa ? ............................................ Para sa/er $a!s D!re)(es 1te!s .................................................................................. ...................................................................................

5 / ' 9 40 42 42 4 44 4/ 4$ 4' 49 51 5

INTRODU23O A ESTE GUIA

-odos os indi!4duos a quem foi diagnosticada a :4ndrome de 7sperger ;:.7.<= parti&6am um con2unto de dificu&dades fundamentais= apesar de todos e&es serem muito diferentes entre si. >este guia= descre!emos a natureza destas incapacidades fundamentais= e)p&icamos como estas podem criar pro.&emas na esco&a e apresentamos sugest#es pr,ticas para &idar com e&as. 7 primeira parte deste guia= d, uma !is3o gera& da :.7. e destaca as tr*s ,reas de incapacidades .,sicas. >esta sec"3o= comentamos tam.?m .re!emente as respostas educati!as para a&unos com esta :4ndrome. 8 resto do guia= di!ide-se em seis cap4tu&os= tr*s de&es correspondendo @s incapacidades .,sicas referidas e os restantes dedicam-se a amp&as ,reas de dificu&dade= sentidas com frequ*ncia e presentes na esco&a. >3o ? nossa inten"3o que se &eia este guia da primeira @ A&tima p,gina e por isso adoptamos um formato que permite aos &eitores identificar as p,ginas de maior re&e!Bncia. 7s partes em que se di!ide= s3o as seguintesC - Dm t4tu&o que identifica cada tema espec4fico. ;som.reado< - Dma .re!e frase= retirada de um conte)to rea&= que permite decidir se o que !em a seguir se pode ap&icar @ crian"a que se tem em mente. ;it,&ico< - 8 destaque Edescriti!o para compreens3oF= tenta esc&arecer a forma como estas dificu&dades .,sicas contri.uem para esse pro.&ema em particu&ar. - 8 destaque Eestrat?gias a uti&izarF= identifica estrat?gias a seguir e conse&6os pr,ticos pro!enientes da nossa e)peri*ncia. 0esmo que estas sugest#es n3o se adaptem por comp&eto @ situa"3o ou @ crian"a com que se est, a tra.a&6ar= esperamos que possam ser!ir de orienta"3o. 7o &ongo deste tra.a&6o= pretendemos a2udar a entender as dificu&dades que as crian"as com :.7. podem e)perimentar e apresentar. 8 entendimento da rea&idade ?= na nossa e)peri*ncia= a .ase fundamenta& para tirar pro!eito das estrat?gias pr,ticas que apresentamos.

INTRODU23O 4 SINDROME DE ASPERGER

7 :4ndrome de 7sperger est, considerada na genera&idade= como uma forma de autismo e rece.e o nome do pediatra austr4aco que a desco.riu nos anos 40. 7s crian"as com quem tra.a&6a!a 7sperger= tin6am dificu&dades consider,!eis para se re&acionarem e comunicarem com os outros.

Tr5s d!-!)u&dades /6s!)as


7s pessoas com :.7. t*m pro.&emas na interac"3o socia&= na comunica"3o e na fa&ta de f&e)i.i&idade de pensamento= podendo assim ter uma imagina"3o po.re= interesses muito intensos ou &imitados e muito apego @s rotinas. Para se poder fazer um diagn9stico= ? necess,rio encontrar diferentes tipos e graus de incapacidade em cada uma destas tr*s ,reas ;norma&mente con6ecidas como as tr*s dificu&dades .,sicas<. %ito isto= de!emos su.&in6ar o facto de que e)iste uma grande !ariedade tanto na gra!idade das dificu&dades que se podem sentir= como na forma em que estas se apresentam. -am.?m de!emos recordar que cada indi!4duo com :.7. tem uma persona&idade Anica= mo&dada por e)peri*ncias !itais indi!iduais ;como toda a gente<. Como no caso do autismo= a :.7. ? o resu&tado de um pro.&ema orgBnico e n3o da educa"3o que se rece.eu. 7o contr,rio das pessoas com autismo= as que padecem da :.7.= t*m menos pro.&emas com o desen!o&!imento da &inguagem e s3o menos propensos a ter dificu&dades adicionais de aprendizagem. Contudo= a .ase psico&9gica da autismo e da :4ndrome de 7sperger= n3o ? muito c&ara.

Cara)ter#st!)as %r!n)!%a!s da S#ndro$e de As%er er


Intera)o e re&a(es so)!a!s Pode parecer que a&gumas crian"as com :.7. prefiram estar s9s a estar acompan6adas. G poss4!e& que ten6am uma grande consci*ncia do seu espa"o pessoa& e se mostrem incomodados se a&gu?m se apro)ima demasiado. 0uitos fazem um enorme esfor"o para serem soci,!eis= mas quando se apro)imam dos demais= fazem-no desa2eitadamente. Pode acontecer que n3o o&6em para a pessoa de quem se apro)imam= ou que emitam Esinais equi!ocadosF erradamente. Costumam compensar estas dificu&dades= comportando-se de forma e)cessi!amente forma&. -*m grandes pro.&emas no momento de captar indica"#es so.re o que se espera de&es em determinadas situa"#esC ? poss4!e& que se comportem com o director da esco&a= da mesma forma como o fariam com os seus amigos ou com os seus pais. G tam.?m .astante pro!,!e& que n3o sai.am so&ucionar situa"#es pro.&em,ticas de re&a"3o e que sem darem conta= se comportem de forma anti-socia&.

Co$un!)ao 7s crian"as com :.7. n3o compreendem .em os mecanismos da comunica"3o= apesar de terem um .om desen!o&!imento gramatica& e de !oca.u&,rio. Podem n3o sa.er como pedir a2uda ou quando se impor. Podem fa&ar com !oz mon9tona= com escasso contro&o so.re o !o&ume e a entoa"3o. 7 maior parte da sua con!ersa= gira em torno de um tema preferido= ao qua& !o&tam uma e outra !ez= com uma monotonia quase o.sessi!a. Costumam ter pro.&emas para entender piadas= frases idiom,ticas e met,foras. 7 sua &inguagem pode parecer artificia& ou pedante. 7 qua&idade da sua comunica"3o pode deteriorar-se de forma acentuada em situa"#es de stress. 7 aus*ncia de e)press3o facia&= a gesticu&a"3o &imitada e a m, interpreta"3o da &inguagem corpora& dos outros= s3o outros factores que contri.uem para as suas dificu&dades na comunica"3o.

I$a !nao e !n-&e7!/!&!dade de %ensa$ento Dma caracter4stica das crian"as com :.7. ? que as suas 6a.i&idades ;destrezas< para o 2ogo= s3o &imitadas. >orma&mente preferem acti!idades mecBnicas como co&eccionar= montar ou desmontar. Podem aprender 2ogos de representa"3o sim.9&ica= mas mais tarde que os seus compan6eiros com o mesmo desen!o&!imento. Quando aprendem estes 2ogos= tornam-se .astante repetiti!os. 8utros factores que contri.uem para esta aus*ncia de f&e)i.i&idade de pensamento= s3o a a!ers3o @s mudan"as= a prefer*ncia pe&as coisas que se repetem e o desen!o&!imento de rotinas e rituais.

G 6a.itua& que as pessoas com :.7. desen!o&!am interesses muito intensos em ,reas .astante &imitadas e estran6as. 8s indi!4duos com esta s4ndrome tam.?m t*m pro.&emas no momento de Ese porem no &ugar das outras pessoasF ou de !er as coisas por outro ponto de !ista. :entem-se me&6or quando apenas t*m que fazer frente ao concreto e pre!is4!e&.

Outras d!-!)u&dades 7s crian"as e 2o!ens com esta s4ndrome tam.?m apresentam pro.&emas com as destrezas de mo!imento e reac"#es pouco usuais a est4mu&os sensoriais. (stas A&timas= 2untamente com as 2, mencionadas incapacidades .,sicas= contri.uem para criar um con2unto de dificu&dades significati!as= especia&mente nas suas destrezas para o tra.a&6o e na sua !u&nera.i&idade emociona&.

As%e)tos %os!t!.os (stas crian"as tam.?m podem contar com aspectos positi!os de consider,!e& importBncia= apesar das suas dificu&dades no Bm.ito socia&. G frequente possu4rem uma mem9ria mecBnica e)cepciona&mente .oaH interesses e)traordinariamente definidos= ainda que &imitadosH um &?)ico e)tensoH con6ecimento ou capacidades profundas nas ,reas cient4fica ou tecno&9gica.

Res%osta edu)at!.a %ara as )r!anas )o$ S#ndro$e de As%er er


Como 2, referimos anteriormente= e)iste uma grande !aria"3o na gra!idade das dificu&dades que podem sentir as pessoas a quem ? diagnosticada a :.7.. 7 forma como se manifestam as c6amadas incapacidades .,sicas= tam.?m pode !ariar enormemente. -endo em conta que e)iste um amp&o espectro de necessidades = tam.?m de!em e)istir as correspondentes respostas educati!as. >a a&tura de satisfazer as necessidades destas crian"as= 6, que ter em conta os seguintes princ4piosC - Dma integra"3o adequada no am.iente que as rodeia= 2untamente com a !a&oriza"3oIe&ogio das suas 6a.i&idades ;particu&armente nas ,reas .,sicas de incapacidade<= costumam dar 9ptimos resu&tados no tra.a&6o com estas crian"as.

- 8 apoio de!e .asear-se nas necessidades espec4ficas de cada crian"a= em !ez de se .asear num diagn9stico gen?rico. - 7s esco&as de!em dar resposta dentro dos padr#es esta.e&ecidos pe&a &egis&a"3o para a aten"3o @s necessidades educati!as especiais. >a pr,tica= quase todas as crian"as com :.7.= frequentam a esco&a norma&. 7&guns s3o integrados sem necessidade de recursos e)traordin,rios. 8utros podem requerer a certifica"3o como a&uno com necessidades educati!as especiais e= consequentemente= com di!ersos tipos de recursos e de apoio. 0uito poucos necessitam de educa"3o em centros espec4ficos.

8ue se de.e -a+er %erante a sus%e!ta de 9ue u$a )r!ana %ade)e de S#ndro$e de As%er er :
(m primeiro &ugar ? con!eniente comentar isso com o respons,!e& pe&as necessidades educati!as especiais da esco&a. (ste poder,= por sua !ez= a.ordar o assunto com o psic9&ogo esco&ar. 8utra a&ternati!a ;especia&mente se a crian"a n3o est, em idade esco&ar< ? aconse&6ar os pais a irem com a crian"a ao :er!i"o &oca& de Psiquiatria Infanti& ;ou ao mais pr9)imo<= ou ao Pediatra= atra!?s do 0?dico de +am4&ia.

CAPTULO I ' RELA2;ES SOCIAIS

Part!)!%ar e -a+er a$! os


Guilherme tenta participar e fazer amigos, mas parece que s consegue fazer perder as estribeiras aos outros. Ningum quer estar com ele. Des)r!t!.o %ara )o$%reenso - 7s pessoas com :.7. costumam dese2ar a amizade dos outros= mas n3o sa.em como fazer amigos. - Pode ser muito dif4ci& para a&guns= interac"3o socia&. entender os m?todos que conduzem @

- 7o tentar manter uma con!ersa= as pessoas com esta s4ndrome t*m dificu&dade em captar os sinais n3o !er.ais que regu&am a a&ternBncia dessa con!ersa. Podem n3o sa.er decifrar as pistas que o ou!inte transmite so.re a re&e!Bncia ou o interesse do tema esco&6ido. G pro!,!e& que a pessoa com esta s4ndrome fa&e sem parar como seu inter&ocutor so.re temas estran6os e com e)cessi!o deta&6e. - 7&gumas pessoas com esta incapacidade= co&ocam-se demasiado perto do seu inter&ocutor= uti&izam sinais n3o !er.ais de forma equi!ocada e desa2ustada e fa&am num tom de !oz muito mon9tono. - 7 a&guns pode-&6es custar acertar com o n4!e& de fami&iaridade correcto. Js !ezes s3o e)cessi!amente formais= ou pe&o contr,rio tratam uma pessoa comp&etamente descon6ecida= como se fosse um amigo 4ntimo.

Estrat< !as a ut!&!+ar - Kui&6erme poder, necessitar que &6e ensinem e)p&icitamente as normas e con!en"#es que a maioria capta de forma intuiti!a. Por e)emp&o= como cumprimentar= formas de ceder a !ez ou de fina&izar a con!ersa e como a!eriguar se o ou!inte tem interesse no tema.

- >o caso de Kui&6erme gostar de fa&ar uma e outra !ez so.re um tema em concreto= podem-se-&6e co&ocar &imites= indicando-&6e quando se pode ou quando n3o se pode introduzir o tema na con!ersa. Pode-se usar um sina&= que pode muito .em ser um gesto ou uma pa&a!ra ou uma frase-c6a!e. - G poss4!e& que Kui&6erme queira que &6e ensinem mode&os de con!ersas normais= cu2a pr,tica se !, corrigindo= para o a2udar a tomar consci*ncia de normas e estrat?gias determinadas. Dma meta como a que se prop#e em The Social Use of Language L 8 Dso :ocia& da MinguagemN ;1ina&di= >+(1< = pode ser Ati& no momento de di!idir em o.2ecti!os mano.r,!eis as capacidades de con!ersa"3o. Oa&e a pena rea&"ar que o esti&o did,ctico regu&armente uti&izado pe&os professores ao fa&ar @ turma= n3o ? um .om e)emp&o de con!ersa"3o. - G importante promo!er entre os compan6eiros de Kui&6erme= um sentimento de to&erBncia e compreens3o para com e&e. -am.?m se de!em incenti!ar as outras crian"as a apro)imarem-se de&e= e!entua&mente no conte)to de acti!idades de turma estruturadas. - :er, con!eniente reduzir o tempo de contacto n3o estruturado com os compan6eiros. Kui&6erme pode funcionar me&6or em acti!idades formais com a&gum tipo de organiza"3o ;por e)emp&o em grupos com acti!idades educati!as ou &Adicas organizadas<. - Dma maneira de incrementar o n4!e& de contacto socia& @ medida que se proporciona certa estrutura= ? organizar 2ogos nos recreios= para as crian"as mais pequenas.

Inte rar'se nos ru%os


No recreio, a nica coisa que !ui faz, passear sozinho. Na turma, n"o suporta ser o centro das aten#$es.

Des)r!t!.o %ara )o$%reenso - 7s crian"as com :.7.= costumam sentir-se perdidas ou confusas= quando t*m tempo &i!re. 8 recreio e a 6ora da refei"3o= podem ser especia&mente stressantes por causa da informa&idade e do .ai)o n4!e& de estrutura"3o pr9prias destas situa"#es. Isto pode conduzi-&os ao iso&amento. - 7&guns podem ter dificu&dade em entender as normas f&e)4!eis= n3o escritas= porque se regem as acti!idades no p,tio do recreio. -am.?m &6es custa entender as EnormasF que regem as re&a"#es com os outros.

10

- 7&guns consideram que as e)ig*ncias para o re&acionamento com os outros= s3o demasiado dif4ceis de a&can"ar= inc&usi!amente nas situa"#es em que se d, um contacto directo de ti para ti= pe&o que preferem e!it,-&o ou minimiz,-&o. - Quando n3o conseguem e!itar o contacto= tentam contro&ar a interac"3o= seguindo rotinas muito r4gidas ou temas de con!ersa"3o espec4ficos. - 8 tra.a&6o em situa"#es de grupo menos organizadas ou ter que sentar-se 2unto a um grande grupo de crian"asI2o!ens= podem ser e)peri*ncias muito dif4ceis e que originam uma grande ansiedade em a&gumas das crian"as com :.7.. - (!itar &idar com os outros= pode originar intimida"#es e a.usos por parte dos compan6eiros. 7&guns s3o particu&armente !u&ner,!eis @s partidas e a este tipo de a.usos. - (stas crian"as podem ser capazes de se integrar na rotina da turma= mas t*m muita dificu&dade se se &6es pede que participem em acti!idades que &6es s3o menos fami&iares.

Estrat< !as a ut!&!+ar - :e se pre!* que a 6ora do recreio !ai ser muito confusa e inc9moda para o 1ui= ser, me&6or procurar outras acti!idades mais estruturadas para ocupar o seu tempo. - Pode-se criar um am.iente mais descontra4do e to&erante= se os compan6eiros do 1ui con6ecerem as suas dificu&dades e &6e oferecerem apoio. G poss4!e& organizar grupos de apoio mAtuo e inc&usi!amente usar um grupo de parceiros para o a2udar no desen!o&!imento de uma s?rie de estrat?gias Ateis. 8s EC4rcu&os de 7migosF ;!er Para sa.er mais - p,g. 51 <= s3o uma forma de apoio que n3o s9 pode .eneficiar o a&uno com :.7.= mas tam.?m os seus compan6eiros de turma. - 8 1ui pode necessitar que o Edessensi.i&izemF perante as acti!idades do grupo. Isto requer que gradua&mente se so&icite a sua participa"3o em acti!idades que pressup#em maiores n4!eis de contacto. Para come"ar pode-se insistir apenas na to&erBncia da pro)imidade f4sica. Podem-se ir aumentando progressi!amente os n4!eis de contacto e coopera"3o. Para &e!ar a ca.o acti!idades de coopera"3o ? pro!,!e& que se2am necess,rios n4!eis a&tos de estrutura e normas e)p&4citas. 8s 2o!ens como o 1ui= t*m grandes dificu&dades com a negocia"3o intuiti!a e compreens3o parti&6ada do que ? 2usto= et". P que go!ernam estas situa"#es. - G .om re&em.rar que a&guns 2o!ens n3o querem fazer amigos ou passar todo o seu tempo na compan6ia dos outros. Isto ter, de ser respeitado.

11

Entender os outros
%a&id n"o distingue quando as pessoas est"o apenas brincando e quando n"o o est"o fazendo. Tambm n"o se apercebe quando os seus professores est"o realmente aborrecidos com ele. ' como se n"o pudesse (ler) os sentimentos das pessoas.

Des)r!t!.o %ara )o$%reenso - Quando fa&amos com a&gu?m= contamos com uma s?rie de sinais n3o !er.ais para fazer c6egar as nossas mensagens= como se2am a e)press3o facia&= a &inguagem corpora& ou o contacto !isua&. 7s pessoas com esta s4ndrome= t*m pro.&emas para entender estes sinais. - 7&gumas pessoas com :.7. t*m mais faci&idade para escutar e entender os outros se e&iminarem estes sinais n3o !er.ais ;por e)emp&o= n3o o&6ando para o seu inter&ocutor<. 8 mais pro!,!e& ? que n3o entendam mesmo ou interpretem ma& estes sinais. - Para a&guns ? muito dif4ci& E pQr-se no &ugarF de outras pessoas. Podem n3o perce.er o que a outra pessoa est, pensando ou sentindo ou que n3o entendam que a&gu?m queira somente fazer uma .rincadeira. - (m certas ocasi#es= uma forma de ser aceite socia&mente= ? dizer uma piada. 7s pessoas com esta s4ndrome t*m muita dificu&dade em compreender os Edup&os sentidosF que constituem uma parte essencia& do 6umor. - Para poder superar estas dificu&dades de compreens3o dos outros= a&guns tentam impor normas muito r4gidas nestas situa"#es.

Estrat< !as a ut!&!+ar - Quando 6ou!er pro.&emas= 6, que tentar fa&ar de forma c&ara e o mais tranqui&amente poss4!e&. :u.ir o tom de !oz e uti&izar e)press#es e gestos for"ados= que usamos instinti!amente= pode interferir na compreens3o de %a!id. Pode sentir-se a&armado e so.recarregado por toda esta informa"3o adiciona& e que portanto se distraia e n3o consiga entender a mensagem que se &6e tenta comunicar. - G importante n3o esperar que %a!id consiga E&er nas entre&in6asF. G necess,rio e)p&icar e)actamente o que se quer dizer= especia&mente quando se trata de comportamento em situa"#es sociais.

12

- Pode ser necess,rio informar %a!id so.re situa"#es concretas= por e)emp&oC como sa.er se a&gu?m est, .rincando ;e n3o tentando intimid,-&o ou a.usar de&e<H como se pode sentir uma pessoa em determinadas situa"#esH como sa.er se a&gu?m fez a&go Ede prop9sitoF ;e n3o por acidente<. %a!id pro!a!e&mente necessitar, de compreender estas situa"#es de uma forma &9gica ou Eseguindo as normasF= em !ez de as compreender intuiti!amente= como a maioria de n9s o faz. - 8s 2ogos e acti!idades de interac"3o que requerem que %a!id pense so.re o ponto de !ista de outras pessoas= podem ser muito Ateis. 8 seu progresso pode ser &ento e pouco pre!is4!e&= contudo ? sempre importante considerar a forma como se podem ap&icar estas e)peri*ncias no dia a dia. - Pode ser necess,rio ensinar determinados comportamentos para situa"#es concretas ;por e)emp&o= como comportar-se= quando a&gu?m est, zangado<. 8 mais pro!,!e& ? que %a!id ten6a sempre dificu&dade para responder de forma natura& ou intuiti!a= contudo= pode-se ensinar-&6e o que tem que fazer para e!itar que as coisas piorem. -rata-se= na rea&idade= de &6e fornecer um Egui3oF.

8ue -a+er 9uando se a)a/a$ as a$!+ades :


Tom*s est* t"o frustrado e zangado com os outros, que come#a com birras e se p$e a bater. Des)r!t!.o %ara )o$%reenso - 7s pessoas com :.7. t*m perfeita no"3o das suas pr9prias dificu&dades e por !ezes t*m muita !ontade de fazer amigos ;!er %ificu&dades emocionaisC 7utoconsci*ncia R p,g. 9 <. - (m.ora !e2am os outros fa&ando= ? pro!,!e& que n3o entendam as c6a!es informais &igadas a todo o tipo de Econ!ersaF socia&= o que se torna uma frustra"3o enorme. - Isto pode tornar-se mais pro.&em,tico na ado&esc*ncia= quando as amizades se .aseiam cada !ez mais na empatia e na compreens3o mAtuas. - 7s tentati!as fa&6adas e continuadas de fazer amigos e as cont4nuas e)ig*ncias deri!adas do facto de &idar com pessoas= pode resu&tar muito stressante para as pessoas com :.7. . Isto pode originar comportamentos agressi!os.

13

- 8s indi!4duos com :C7C n3o costumam ter grande consci*ncia dos seus sentimentos ;da mesma forma em que tam.?m n3o t*m consci*ncia dos sentimentos dos outros<. 0esmo no caso de que recon6e"am os seus pr9prios sentimentos= pode acontecer que n3o se aperce.am de que os outros os podem entender e assim se2am capazes de prestar a2uda.

Estrat< !as a ut!&!+ar - -om,s precisa que o a2udem a perce.er sinais interiores de a&erta e a anteciparse @s situa"#es pro.&em,ticas. Pode se Ati& ter um Egui3oF ou uma &ista de coisas a fazer quando se zanga ou quando fica stressado. Pode mesmo ser necess,rio escre!er-&6as para que as &e!e consigo. Podem consistir em estrat?gias que o a2udem a aca&mar-se ou a i&udir a situa"3o. -om,s necessitar, que o animem e que o incitem a uti&izar estes Egui#esF. - G imprescind4!e& sensi.i&izar os compan6eiros de -om,s= para que entendam as suas dificu&dades. -am.?m se podem integrar os co&egas da turma no Esistema de compan6eiros co&a.oradoresF ou noutros enfoques mais formais como s3o os EC4rcu&os de 7migosF ;!er Para sa.er mais R p,g. 51 <. (stes enfoques podem contri.uir para a aceita"3o do -om,s. 8s seus pr9prios compan6eiros tam.?m podem ser!ir de mode&os para o desen!o&!imento de destrezas espec4ficas. - >o caso do -om,s= pode ser duma grande a2uda ter um tempo esta.e&ecido regu&armente e fi)o= para rece.er apoio de um professor concreto. Pode ser que tam.?m o a2ude se ti!er possi.i&idade de contar o seu ponto de !ista da 6ist9ria. - G importante n3o esquecer estrat?gias di,rias como se2am os pr?mios e os castigos. 7s crian"as e 2o!ens como o -om,s= agradecem normas e)p&4citas e concretas e que este2am associadas a recompensas esta.e&ecidas atempadamente.

8ue -a+er %ara e.!tar as !nterru%(es :


+ictor interrompe,me a todo o momento. -sso acontece quer quando falo para toda a turma, quer quando me diri.o a algum em concreto.

Des)r!t!.o %ara )o$%reenso

14

- 7s pessoas com :.7. t*m grandes dificu&dades para sa.er quando inter!ir nas con!ersas. G poss4!e& que n3o recon6e"am as pausas e os sinais su.tis que as con!idam a participar. - Podem-&6es fa&tar destrezas para comentar ou para seguir os coment,rios dos seus inter&ocutores= como forma de entrar na con!ersa. - 7s pessoas com :.7. podem ser t3o o.sessi!as por um tema ou um determinado pensamento que n3o podem resistir a comparti&6,-&o.

Estrat< !as a ut!&!+ar - (m situa"#es de grupo= usar um o.2ecto= como uma pedra ou uma .o&a= de forma a que s9 a pessoa que a tem ? que tem direito a fa&ar. - Pro!a!e&mente ser, necess,rio e)p&icar ao Oictor= que o momento de inter!ir na con!ersa com um coment,rio= ? quando se produz uma pausa. G poss4!e& que precise de praticar para recon6ecer estas pausas. 8s !4deos de programas de te&e!is3o podem ser Ateis para esta ac"3o. - >o caso de o Oictor continuar a ter pro.&emas em recon6ecer quando e como inter!ir na con!ersa= pode-se com.inar um sina& que ser, uti&izado pe&os seus inter&ocutores= quer se2am os seus compan6eiros ou os adu&tos que o acompan6am= como forma de apoio.

8ue -a+er %ara e.!tar a des)ortes!a :


/om frequ0ncia, 1o"o torna,se desagrad*&el para os outros. 2ala como se fosse um adulto ralhando com os outros meninos.

Des)r!t!.o %ara )o$%reenso - 7s crian"as com :.7. costumam adquirir as suas destrezas de &inguagem copiando .ocados da &inguagem que ou!em. Isto n3o s9 inc&ui a &inguagem dos adu&tos= mas tam.?m copiam a sua entoa"3o e a atitude que adoptam ao fa&ar. - 0uitas pessoas com :.7. carecem de compreens3o intuiti!a das normas sociais e do que se espera de&es em determinadas situa"#es. G poss4!e& que tratem os adu&tos como aos seus compan6eiros de turma e !ice-!ersa.

15

Estrat< !as a ut!&!+ar - Dti&izar um ECircu&o de 7migosF ;ou simi&ar< como um de.ate no qua& os compan6eiros o.ser!am a So3o como os afecta a sua &inguagem. - So3o necessitar, de oportunidades para o.ser!ar como fa&am e interagem os seus compan6eiros com os outros. 7&?m disso =de!er, ser a2udado a ensaiar e tentar estrat?gias .aseadas nestes mode&os.. 8 !4deo pode ser Ati& no caso em que as situa"#es Eem directoF= pare"am ao So3o demasiado stressantes. - Pode ser Ati& mostrar ao So3o !4deos de si mesmo= interagindo de forma incorrecta= fazendo rea&"ar a forma correcta de se comportar= e dando oportunidade a no!as e)emp&ifica"#es. 5, que faz*-&o com muito cuidado para n3o a.a&ar a sua auto-estima.

16

CAPTULO

II ' A COMUNICA23O

D!-!)u&dade %ara se u!r !nstru(es


3uando um adulto d* ordens a um grupo de crian#as, Sal&ador parece estar escutando, contudo n"o consegue fazer o que foi ordenado, sem imitar os outros. Des)r!t!.o %ara )o$%reenso - 7&gumas pessoas com :.7. n3o conseguem assimi&ar as ordens de grupo= qui", porque n3o entendem que e&es s3o parte do grupo e que as ordens se dirigem tam.?m a e&es. - 7&guns sa.em fingir muito .em que est3o escutando= para e!itar que se &6es c6ame a aten"3o. - 8utros t*m capacidades de compreens3o &imitadas. Isto imp&ica que n3o entendem a &inguagem dos adu&tos quando se dirigem a um grupo ;!er Compreender a &inguagem dos adu&tos R p,g. 1' <. - 7&gumas pessoas com :.7.= desen!o&!em uma s?rie de estrat?gias a&ternati!as para acertar o passo quando s3o incapazes de seguir ordens de grupo. Dma estrat?gia muito comum ? imitar o que fazem as outras crian"as= o que enco.re gra!es pro.&emas de compreens3o. - Js !ezes a escassa moti!a"3o faz com que estas crian"as e 2o!ens n3o fa"am o esfor"o adiciona& requerido para escutar atentamente e processar as ordens.

Estrat< !as a ut!&!+ar - :a&!ador pode necessitar que &6e repitam indi!idua&mente as ordens de grupo. (sta incum.*ncia pode ser efectuada por !,rias pessoasC ;a< o adu&to que tem a tarefa de prestar apoio a :a&!adorH ;.< a pessoa que deu as ordensH ;c< um compan6eiro. G muito importante que :a&!ador aprenda a responder @s ordens pro!enientes de pessoas di!ersas ;!er %esen!o&tura para os tra.a&6osC ()cesso de depend*ncia R p,g. 4/ <. - Pode ser suficiente que o adu&to antes de dar as ordens= c6ame por :a&!ador= para que este sai.a que est, inc&u4do no grupo.

17

- Compro!ar= em situa"#es informais= que :a&!ador entende a &inguagem que se usa nas situa"#es de grupo. >o caso de n3o entender= de!e-se tentar reduzir o n4!e& de dificu&dade= uti&izando frases mais curtas= com pa&a!ras-c6a!e e e!itando ora"#es comp&e)as. Isto .eneficiar, n3o s9 :a&!ador= como a todos os do grupo. - 7 imita"3o da resposta dos outros a uma ordem de grupo= de!e fomentar-se= 2untamente com as estrat?gias sugeridas anteriormente.

Co$%reender a &!n ua e$ dos adu&tos


Louren#o parece muito inteligente e tem um &ocabul*rio e4celente, porm quando e4plico algo na aula, parece n"o perceber nada.

Des)r!t!.o %ara )o$%reenso - 7s crian"as com :.7. costumam ter .oa mem9ria e podem adquirir um !oca.u&,rio muito e)tenso. Isto pode fazer com que as pessoas so.re!a&orizem a sua compreens3o da &inguagem e em especia& a sua capacidade para entender os conceitos a.stractos. %e facto= poucas !ezes operam a um n4!e& concreto no seu pensamento e no seu entendimento da &inguagem. - Prestar aten"3o @s ordens ou e)p&ica"#es de grupo= pode ser especia&mente dif4ci&. G poss4!e& que n3o captem os aspectos re&e!antes do que acontece e que se distraiam com deta&6es pouco essenciais. - 7s crian"as com :.7. ter3o mais dificu&dades em entender as e)p&ica"#es ou ordens= quanto maiores estas forem e quanto mais a.stractas se2am as ideias su.2acentes. - 7 pessoa que padece de :.7.= costuma entender a &inguagem de forma muito &itera&. 7 &inguagem idiossincr,tica= as met,foras e determinados usos da &inguagem= como as piadas ou o sarcasmo= correm o risco de serem interpretadas &itera&mente. - 7s dificu&dades sociais que e)perimentam as crian"as com :.7.= podem afectar tam.?m o seu entendimento da &inguagem. 7inda que entendam as pa&a!ras= podem n3o captar a inten"3o ou mensagem do seu inter&ocutor. (ste pro.&ema concreto com a &inguagem= faz com que as crian"as com :.7. se2am mais !u&ner,!eis @s .rincadeiras= 2, que= por e)emp&o= no caso do sarcasmo= se transmite uma ideia com as pa&a!ras e outra diferente com os gestos n3o !er.ais.

18

- (stas dificu&dades pioram quando a&?m do mais se tentam contro&ar pro.&emas de comportamento. 8 que na rea&idade se quer dizer= pode ser o.scurecido pe&os sinais n3o !er.ais e pe&a emo"3o acrescida que os adu&tos uti&izam instinti!amente ao fa&ar. Estrat< !as a ut!&!+ar - %e!e-se tentar atrair a aten"3o de Mouren"o = antes de &6e fa&ar ;especia&mente quando se quer dar ordens concretas<. (m :itua"#es de grupo= de!e-se tentar co&oc,-&o o mais pr9)imo poss4!e& de quem est, dando a ordem e moti!,-&o ;com uma poss4!e& recompensa< para que preste aten"3o. 5, que pronunciar o seu nome antes de dar a ordem. - Pode ser Ati&= para conseguir e moti!ar a sua aten"3o= uti&izar a&gum assunto que &6e interesse= como por e)emp&oC Emais tarde fa&aremos so.re re&9gios= mas antes quero que fa"as P..F. - G Ati& fazer uma ref&e)3o pr?!ia so.re como organizar as ordens e e)p&ica"#esC - resumir os pontos principais com anteced*ncia ;inc&usi!amente e&a.orar uma &ista< - a!isar antes de c6egar aos pontos principais - repetir e resumir - organizar e di!idir a informa"3o em sec"#es coerentes - tentar ser e)p&4cito= esta.e&ecendo &iga"#es com os con6ecimentos pr?!ios acerca dos temas que se tratam na esco&a - G aconse&6,!e& contro&ar a !e&ocidade da fa&a= assim como uti&izar pausas para que a crian"a possa processar a informa"3o. - 8s gr,ficos e desen6os podem a2udar muito as crian"as como Mouren"o. 7&guns conceitos e informa"#es podem-se representar de forma gr,fica e num estado mais a!an"ado em forma de diagramas e pa&a!ras-c6a!e. - 7inda que se2a dif4ci&= ? necess,rio tentar uma &inguagem o mais simp&es poss4!e&= com frases curtas e directas e &iga"#es &9gicas e e)p&4citas entre cada ideia. (m caso de necessidade= podem-se uti&izar sin9nimos mais esc&arecedores. - :e se !ai uti&izar &inguagem especia&izada= a.stracta ou n3o &itera&= ? con!eniente a!isar o Mouren"o pessoa&mente= antes de o encontrar 2, em.ren6ado no seu tra.a&6o com o grupo.

19

- Mouren"o tam.?m tem que co&a.orar. G especia&mente importante que aprenda a contro&ar a sua aten"3o e compreens3o. -er, que se &6e dizer o que de!e fazer= se perde o fio @ meada ou se n3o entende a&go= assim como incit,-&o a fazer perguntas para esc&arecer dA!idas. - >o caso em que se2a necess,rio corrigir um mau comportamento de Mouren"o= de!er, ser uti&izada uma &inguagem o mais simp&es poss4!e& e em tom neutro. %izer-&6e c&aramente o que fez ma&= o comportamento que se espera de&e e tornar .em c&aras as consequ*ncias. %e!er, ser compro!ado a seguir= se e&e entendeu. >este tipo de e)p&ica"#es ? necess,rio ser muito mais directo e concreto do que em situa"#es normais. ()p&ica"#es &ongas so.re um determinado comportamento desa2ustado e as tentati!as de o fazer entrar na raz3o= podem ser contraproducentes. - 7&gumas crian"as com :.7. ou!em e entendem me&6or se n3o o&6arem para o seu inter&ocutor= uma !ez que os sinais n3o !er.ais os podem confundir ou distrair. G me&6or n3o insistir em que a crian"a o&6e para o inter&ocutor enquanto este fa&a ;sempre que se ten6a a certeza de que est, a ou!ir<. - :e se conta com a a2uda de um au)i&iar= ? con!eniente uti&izar esta pessoa como int?rprete= especia&mente para as ordens ou e)p&ica"#es &ongas.

Inter%reta(es &!tera!s
1 lio interpreta tudo 5 letra. 3uando atende o telefone e algum diz 6a tua m"e est* a7 8 9 :le responde 6sim9, mas no entanto n"o a &ai chamar. Des)r!t!.o %ara )o$%reenso - G muito norma& que as pessoas com :.7. interpretem de uma forma muito &itera& e concreta o que dizem os outros. - 7s e)press#es de fa&a ;e).C esticar as pernas<= o 6umor e a ironia= pro!ocam pro.&emas. - >a esco&a ? muito norma& que se uti&izem formas indirectas de fa&a ;mais corteses<= como por e)emp&oC E Poderias reco&6er os &i!ros ?F ou E importar-seiam de fazer... ? E . >a rea&idade s3o ordens= mas podem ser consideradas perguntas pe&a pessoa com :.7..

20

- Parte desta dificu&dade ? causada por pro.&emas no momento de interpretar as inten"#es e moti!a"#es do inter&ocutor. Isto pressup#e encontrar o sentido das indica"#es n3o !er.ais e em grande parte pQr-se no &ugar do inter&ocutor.

Estrat< !as a ut!&!+ar - :eria quase imposs4!e& e at? pouco natura& dei)ar de uti&izar todas estas e)press#es idiom,ticas e formas co&oquiais. G importante= sem dA!ida= compro!ar o que foi dito e !o&tar a estruturar a frase em caso de necessidade. Por e)emp&oC E%,-me cinco minutosF poder-se-ia reestruturar assimC E +a&arei contigo @s oito 6oras= quando aca.ar de !er este programa E. - Quando se querem dar ordens importantes= ? con!eniente uti&izar frases simp&es= .re!es e directas. %ar *nfase ao que se quer em !ez de ser ao que n3o se quer ;e).C Eca&ados= por fa!or E em !ez de E n3o quero ou!ir mais .aru&6o= o.rigadoF <. - 7nimar o SA&io= para que contro&e a sua compreens3o. ()p&icar-&6e o que de!e fazer quando n3o compreender a&go. - (nsinar ao SA&io o significado das e)press#es idiom,ticas mais uti&izadas ;e).C em fi&aH dentro de um minuto= et". <. - SA&io pode n3o entender o 6umor e as piadas. Come"ar no n4!e& em que e&e se encontra= mas contudo desaconse&6,-&o a uti&izar aque&e tipo de .rincadeiras= porque pode uti&iz,-&as de modo desa2ustado.

E7)esso ou aus5n)!a de est!)u&ao


3uando !icardo fala comigo, a sua postura r7gida, parece um soldado, mantm os bra#os nos flancos e esticados, fala de forma montona e o seu rosto n"o denota qualquer e4press"o. Des)r!t!.o %ara )o$%reenso - 7s pessoas com :.7. t*m !er.a& ou n3o !er.a&. pro.&emas com todos os aspectos de comunica"3o=

- -*m frequentemente pro.&emas para interpretar e captar a &inguagem corpora& e as e)press#es faciais das outras pessoas= assim como t*m pro.&emas para uti&izar estas formas de comunica"3o de modo espontBneo e apropriado.

21

- 7s pessoas com :.7. precisam de aprender as destrezas de comunica"3o n3o !er.ais que se uti&izam no dia a dia. G pro!,!e& que se2a dif4ci& para e&es a aprendizagem destas destrezas e a sua uti&iza"3o f&e)4!e& e espontBnea.

Estrat< !as a ut!&!+ar - Podem-se e)p&icar as dificu&dades sentidas por 1icardo aos seus compan6eiro de turma e fomentar um comportamento mais to&erante para com e&e. G aconse&6,!e& o.ter a autoriza"3o do 1icardo e dos seus pais= antes de o fazer. - Dti&izar a &ista e as sugest#es de ensino propostos no &i!ro E:ocia& Dse of Manguage Programme ;Programa para o Dso da Minguagem de 1e&a"3o :ocia&< L1ina&di= >+(1N para tra.a&6ar a&gumas compet*ncias espec4ficas. :e poss4!e& organizar um grupo de apoio entre iguais= como s3o os C4rcu&os de 7migos. Podemse uti&izar estes para que sir!am de e)emp&o ;!er Para sa.er mais R p,g. 51 <. - -er o cuidado de ensinar a 1icardo estrat?gias mais apropriadas a um conte)to rea&= por e)emp&o o p,tio do recreio ou durante as acti!idades da esco&a. - :e 1icardo gesticu&a muito= podem-se ensinar-&6e a&gumas estrat?gias simp&es para que reso&!a a situa"3o= como meter as m3os nos .o&sos= segurar a&go nas m3os= et". . - Incenti!ar o 1icardo a tomar parte em tantas acti!idades sociais= e)curs#es e grupos= quantas forem poss4!eis. 1econ6ecer as suas compet*ncias !er.ais nas con!ersas e incorpor,-&o na acti!idade grupa& na maior medida poss4!e&.

Fa&ar de$as!ado a&to ou de$as!ado r6%!do


;anuel fala t"o alto que en&ergonha qualquer um que este.a a falar com ele.

Des)r!t!.o %ara )o$%reenso - 7s pessoas com :.7. em grande parte das !ezes n3o compreendem muito .em o que as outras pessoas sentem ou pensam e n3o entendem que o seu comportamento pode en!ergon6ar aque&es com quem se encontra. - 8 mais pro!,!e& ? que estas pessoas ten6am dificu&dade em captar as e)press#es n3o !er.ais e a &inguagem corpora&= como a !ergon6a nas outras pessoas.

22

- Podem n3o ter apreendido as EnormasF sociais de comunica"3o imp&icitamente= como fazem a maioria das pessoas. G muito pro!,!e& que n3o recon6e"am que o seu comportamento socia& est, fora do &ugar ou ? inadequado. - 8 !o&ume de !oz inadequado pode indicar que a pessoa com :.7. est, ansiosa nessa situa"3o. - 7s pessoas com :.7. podem fa&ar demasiado .ai)o ou a&to= demasiado r,pido ou de!agar.

Estrat< !as a ut!&!+ar - (m primeiro &ugar= assegurar-se de que a sua audi"3o ? correcta. - 0odu&ar o !o&ume 6a.itua& de !oz que se dese2a que o 0anue& uti&iza e proporcionar oportunidades para e&e praticar. - 7umentar o &eque de situa"#es em que &6e se2a poss4!e& praticar com o !o&ume adequado. Come"ar por aque&as em que &6e se2a mais f,ci& contro&ar o seu !o&ume at? aque&as em que ten6a mais dificu&dades. - Dti&izar uma indica"3o= por e)emp&o um gesto= que indique ao 0anue& que est, a fa&ar demasiado a&to. - Dti&izar um gra!ador ou um !4deo para gra!ar o 0anue&. Confront,-&o com a gra!a"3o e pedir-&6e que a!a&ie o seu !o&ume. G con!eniente uti&izar esta t?cnica com cuidado= para n3o afectar a sua auto-estima. - 1ecompens,-&o por fa&ar com o !o&ume adequado.

Per untas re%et!t!.as


1aime faz a mesma pergunta uma e outra &ez durante semanas. 3uando n"o consegue a resposta que quer, fica muito zangado enquanto n"o a conseguir.

Des)r!t!.o %ara )o$%reenso - 7&guns 2o!ens com :.7.= s3o muito r4gidos nas suas con!ersas e gostam de ou!ir a mesma resposta uma e outra !ez. Por e)emp&o= se a pergunta ?C EQuando se &igam

23

os far9is ? E e querem a respostaC E Quando escureceF= ficam e)tremamente irritados= se se &6es d, uma resposta a&ternati!a= comoC EQuando se faz noiteF . - 7&guns podem uti&izar as perguntas repetiti!as para manter a pa&a!ra ou para conseguir manter a con!ersa"3o com a&gu?m. G poss4!e& que n3o ten6am a destreza para conduzir a con!ersa de forma mais natura&. - Para a&gumas pessoas com :.7.= fazer perguntas repetiti!as pode a&i!iar a ansiedade= especia&mente quando estas est3o re&acionadas com o que se !ai passar ao &ongo do dia.

Estrat< !as a ut!&!+ar - Para come"ar= ? aconse&6,!e& respeitar a inten"3o de comunica"3o de Saime e dar-&6e tempo para que fa"a as suas perguntas sempre que necessite. Isto pode ser!ir como tranqui&izante e permitir-&6e-, manter mais adiante uma con!ersa de maior uti&idade. - 8ferecer e ensinar ao Saime o uso de estrat?gias de re&a)amento adequadas= como por e)emp&o= escutar mAsica com um Ta&Uman= fora do cen,rio da esco&a= &er o seu &i!ro fa!orito ou uti&izar um 2ogo que a&i!ie o seu stress ou qua&quer outra coisa oportuna. - Proporcionar informa"3o !isua& como um 6or,rio= para que o Saime sai.a o que o espera durante o dia e assim n3o precise de perguntar. - -rocar ou modu&ar gradua&mente as respostas a perguntas o.sessi!as. Por e)emp&o= como a resposta 6a.itua& @ perguntaC E2, me posso ir em.ora ? E ? Esim= podes F = acompan6,-&a de consentimento com a ca.e"a ou com um gesto das m3os e gradua&mente reduzir a resposta !er.a&= at? que um gesto se2a suficiente. - Dti&izar as perguntas repetiti!as do Saime= como oportunidade de aprendizagem. Por e)emp&o= dizendo-&6e que se responder, @ sua pergunta= depois de ter e)ecutado uma ordem. - 1acionar gradua&mente o tempo de que se dispor, para responder @s suas perguntas repetiti!as= por e)emp&oC E >3o te posso responder agora= mas posso fa&ar contigo @s onze 6oras= durante cinco minutos E. G muito importante que se cumpram este tipo de promessas. - Permitir este tipo de perguntas s9 em determinado &oca&= por e)emp&o= no p,tio do recreio. G importante que ten6a acesso a este &ugar !,rias !ezes ao dia. - -entar ser e)p&4cito ao &imitar estas perguntas e con!id,-&o a participar numa con!ersa mais adequada= por e).C E (sta pergunta ? a.orrecida. Por que ? que n3o

24

me perguntas outra coisa ? E ou E fa&a-me so.re P E con!ersa o.sessi!os - p,g. 25 <.

;!er tam.?m -emas de

CAPTULO III ' IMAGINA23O E RIGIDE>

Te$as de )on.ersa o/sess!.os


' muito dif7cil con&ersar com ;iguel, porque s sabe falar de relgios < ' t"o chato < Des)r!t!.o %ara )o$%reenso - +a&ar so.re um interesse o.sessi!o= e)c&uindo todos os outros assuntos e sem se preocupar com o interesse do ou!inte= ? uma caracter4stica comum @s pessoas com :.7. . - (ste tipo de o.sess3o= como outros tipos de rituais= pode ter como fun"3o reduzir a ansiedade. - Por outro &ado= pode acontecer que 0igue& fa"a isto porque quer participar na con!ersa= mas n3o sa.e como faz*-&o.

Estrat< !as a ut!&!+ar - G importante compreender as raz#es pe&as quais fa&a sem parar so.re o tema e come"ar tam.?m a reduzir a frequ*ncia com que o tema se apodera dos seus pensamentos e con!ersas. 7ssina&ar E momentos especiais E em que pode fa&ar so.re os seus interesses e dissuadi-&o a fa&ar so.re isto noutros momentos. - Pode-se usar como incenti!o para terminar as suas tarefas= a oportunidade de fa&ar so.re o seu tema fa!orito.. - :e a con!ersa o.sessi!a ? uma maneira de o 0igue& !encer a sua ansiedade= de!em-se encontrar outras formas de o a2udar. Pode ser que se2a poss4!e& e&iminar a&gumas das causas da sua preocupa"3o ou oferecer-&6e m?todos a&ternati!os= menos intrusi!os para se re&a)ar.

25

- (&ogiar 0igue& e mostrar que se &6e presta aten"3o= quando no est, a fa&ar dos seus interesses ;mesmo que s9 o consiga durante um curto per4odo de tempo<. - -entar usar o seu interesse em fa&ar so.re os seus temas fa!oritos= como forma de desen!o&!er o con6ecimento so.re os mecanismos de con!ersa e de resposta num tema concreto. - (nsinar ao 0igue& quando e com quem ? adequado fa&ar so.re re&9gios. 5, que ser muito e)p&4cito. - :e o tema de o.sess3o ? socia&mente adequado= tentar criar oportunidades para que 0igue& fa&e so.re e&e com outras pessoas que parti&6em os seus interesses. - Com o consentimento do 0igue& ; e possi!e&mente com a sua participa"3o<= ensinar aos co&egas da turma= como &6e de!em dizer c&aramente quando 2, est3o fartos de um tema em concreto ; pode ser Ati& uma pa&a!ra-c6a!e ou um sina& acordado pre!iamente para que toda a gente o use<.

Ins!st5n)!a e$ )u$%r!r as re ras


Srgio cumpre as regras perfeitamente. Nas situa#$es em que as outras crian#as saltam por cima das normas, ele adopta um papel de adulto e ralha,lhes. Des)r!t!.o %ara )o$%reenso - 7s normas e)p&4citas criam &imites Ateis e ser!em de guia @s pessoas com :.7. . - %e!ido a uma inf&e)i.i&idade de pensamento= as pessoas com :.7. podem n3o se dar conta de que 6, momentos e situa"#es em que as normas podem n3o se cumprir= podem ser negociadas ou podem ser que.radas. - 7&guns podem n3o !er o ponto de !ista de outra pessoa e n3o s3o capazes de entender por que ? que n3o se cumpriu a regra escrupu&osamente. - 7s crian"as com :.7. precisam sentir ordem e esta.i&idade. :e as normas mudam ou parecem f&e)4!eis= podem sentir ansiedade. 7 Anica estrat?gia pode ser a de adoptar o pape& de adu&to= inadequado para e&es.

Estrat< !as a ut!&!+ar

26

- G necess,rio estar consciente de que :?rgio !ai cumprir escrupu&osamente qua&quer regra. Por isso ? importante pensar cuidadosamente em como se forma&izam em pa&a!ras as normas e dot,-&as de a&gum tipo de f&e)i.i&idade. - -endo em conta que :?rgio !ai ter dificu&dades em compreender porque ? que as normas nem sempre se cumprem= ? me&6or assegurar-se de que a&gu?m &6e e)p&icar, .em a situa"3o= com especia& re&e!Bncia o porqu* de as pessoas actuarem dessa maneira. - ()p&icar cuidadosamente ao :?rgio= que os seus co&egas n3o aceitam que adopte o pape& de adu&to e que &6es ra&6e. +a&ar com e&e so.re modos a&ternati!os de e)pressar e contro&ar a sua preocupa"3o. Praticar estas a&ternati!as e incenti!ar a sua uti&iza"3o em situa"#es adequadas. - (scre!er para o :?rgio uma s?rie de E1e&atos :ociaisF para &6e e)p&icar porque ? que as pessoas por !ezes n3o cumprem ou passam por cima das normas ;!er Para sa.er mais - p,g. 51 <.

Fo/!as
=s c"es aterrorizam Susana. /hegou ao ponto de n"o querer sair de casa, nem mesmo ao .ardim.

Des)r!t!.o %ara )o$%reenso - 7s pessoas com :.7. costumam re&acionar as situa"#es de forma muito r4gida= .aseadas simp&esmente numa Anica e)peri*ncia que ten6am tido. :e a&gum aspecto de uma situa"3o ou e)peri*ncia &6es causou angAstia no passado= ent3o uma situa"3o seme&6ante causar-&6e-, a mesma reac"3o. 8 seu medo tam.?m se poder, estender a outras situa"#es muito diferentes. - Como com todas as fo.ias= e!itar continuamente a causa do medo= faz com que este se torne desproporcionado e a pessoa nunca c6ega a compreender que= por e)emp&o= a maioria dos c3es s3o inofensi!os.

Estrat< !as a ut!&!+ar - (m primeiro &ugar= ? importante a!eriguar= se poss4!e&= o que ? que :usana n3o gosta e)actamente nos c3es. :e ? o pe&o= o &adrar= o ra.o= et". . Para isso o me&6or ? perguntar a :usana directamente. 7 maioria das pessoas com :.7. s3o capazes de nos fa&ar dos seus medos= mas @s !ezes esquecemo-nos de &6es perguntar. Oisto na perspecti!a de :usana= a sua fo.ia com os c3es pode ser raciona& e

27

compreens4!e&. >o caso de a :usana n3o ser capaz de fa&ar so.re os seus medos irracionais= podem-se seguir. (m &in6as gerais= as estrat?gias apresentadas a seguir. - Dma !ez entendida a fo.ia de :usana= 6, que esta.e&ecer metas rea&istas. Pode ser que n3o se2a rea&ista conseguir que :usana c6egue a to&erar o contacto f4sico com os c3es= mas sim que os consiga !er @ distBncia= sem sentir terror. - 5, que tentar dessensi.i&izar :usana da sua fo.ia. 8 princ4pio .,sico deste processo ? a e)posi"3o de forma muito gradua& @ fonte de ansiedade enquanto se tenta mant*-&a re&a)ada. >a pr,tica= isto poderia consistir em dei)ar a :usana fazer uma acti!idade agrad,!e& ; como comer um ge&ado ou .rincar com o seu 2ogo preferido< enquanto escuta uma gra!a"3o= com !o&ume .ai)o= de um c3o a &adrar. Continuadamente= podem-se ir introduzindo gradua&mente no processo= fotografias e !4deos= para c6egar fina&mente a encontrar-se com um c3o @ distBncia. G imprescind4!e& dei)ar que :usana siga este processo no seu ritmo e continuar a proporcionar-&6e e)peri*ncias agrad,!eis e re&a)antes= enquanto ? e)posta @ causa dos seus medos. - Dm E 1e&ato :ocia& F pode ser Ati& para modificar as e)pectati!as de :usana so.re os c3es e para &6e ensinar a reagir na sua presen"a ; !er Para sa.er mais p,g. 51 <.

Mudar a -or$a de -a+er as )o!sas


>ugo gosta que tudo se fa#a com uma determinada ordem. Se tento mudar a sua rotina, fica muito desgostoso.

Des)r!t!.o %ara )o$%reenso - 7s pessoas com :.7. t*m dificu&dade para pre!er o que se !ai passar. Por causa disso= a&guns insistem em que tudo ocorra numa ordem esta.e&ecida. (sta ordem proporciona um sentimento de seguran"a e de .em estar e se esta rotina se a&tera= o sentimento de seguran"a !*-se amea"ado e causa= portanto= ansiedade. - 7&gumas pessoas com :.7. t*m a necessidade imperiosa de terminar a&go= uma !ez que come"aram. (ste 6,.ito compu&si!o ? priorit,rio so.re qua&quer coisa que= em seu &ugar= de!eriam estar a fazer= e poder, desgost,-&os imenso se n3o o puderem terminar.

28

Estrat< !as a ut!&!+ar - -entar reduzir pouco a pouco a dura"3o de a&guma das acti!idades rotineiras do 5ugo. Pode-se come"ar com um dos passos da acti!idade. Pode ser Ati& uti&izar um sina& artificia& como um a&arme ;despertador<= para assina&ar o fim desse passo em concreto. >o princ4pio= este passo de!eria ter a sua dura"3o 6a.itua& e &ogo que o 5ugo ten6a assimi&ado o sina& como parte da sua rotina= ir encurtando pouco a pouco o inter!a&o. - :e a acti!idade rotineira parece ter muitos passos e fases= tentar e&iminar o passo mais curto e que aparentemente ten6a menor importBncia. Para o 5ugo pode-se tornar mais f,ci& assimi&ar isto= se se &6e fornecer um 6or,rio em que os passos menos importantes n3o est3o inc&u4dos ; !er Preparar-se para as mudan"as - p,g. 29 < . - Quando o 5ugo se sentir .em com este 6or,rio= podem-se ir e&iminando gradua&mente= passos da rotina. >este momento tam.?m !a&e a pena introduzir pequenas !aria"#es em a&guns passos= de forma a incenti!,-&o a ser mais transigente com as mudan"as. - 8 5ugo n3o se importar, de dei)ar uma acti!idade e !o&tar a e&a mais tarde= sempre que se &6e garanta que o poder, fazer= de!ido , sua dificu&dade para pre!er as coisas. :e for poss4!e&= marcar um 6or,rio= indicando quando poder, terminar com e)actid3o o que esta!a fazendo.

Pre%arar'se %ara as $udanas


Se fazemos algo inesperado ou n"o seguimos a sua rotina, Soraia faz uma birra.

Des)r!t!.o %ara )o$%reenso - 0uitas crian"as com :.7.= parecem necessitar das rotinas= preparando-as mesmo e&as pr9prias. Vs !ezes E prisioneiras E de determinadas rotinas quotidianas. - 7s a&tera"#es nestas rotinas podem causar grandes pro.&emas. G como se se assustassem pe&a incerteza de n3o poderem pre!er o que !ai acontecer a seguir.

29

- 7s acti!idades inesperadas= podem causar os mesmos pro.&emas. :em dA!ida que a&gumas pessoas com :.7. parecem assimi&ar as grandes mudan"as= como a mudan"a de casa ou umas f?rias no estrangeiro= contudo n3o conseguem aceitar mudan"as de menor importBncia. Estrat< !as a ut!&!+ar - 1espeitar a necessidade de rotina de :oraia e fazer um 6or,rio com indica"#es c6a!e. Por e)emp&oC 1 . 7tri.uir uma pa&a!ra determinada= um desen6o ou um s4m.o&o para cada fase da rotina quotidiana. Co&ocar cada um numa tar2eta indi!idua&= co&ocando-as em seguida todas ordenadas num ,&.um de fotos. 2. 5a.ituar :oraia a retirar a tar2eta correspondente= no in4cio de cada acti!idade e a guard,-&a at? ao fina&. 72ud,-&a a entender a re&a"3o entre cada tar2eta e a acti!idade a que corresponde. . Mogo que entenda a re&a"3o entre as tar2etas e as acti!idades= co&ocar as tar2etas na ordem em que !ais ser seguida a rotina durante meio dia. 0ais adiante faz*-&o com um dia inteiro. 4. 7ntes de come"ar uma acti!idade= retirar a tar2eta e especificar o que se !ai fazer e o que ocorrer, a seguir. 5. Mogo que :oraia se ten6a acostumado ao 6or,rio= podem-se ir introduzindo uma ou duas a&tera"#es na acti!idade. 7ssina&,-&as com .astante anteced*ncia. 8 facto de a!isar com anteced*ncia o que se !ai passar= pode a2ud,&a a assimi&ar a mudan"a. G especia&mente importante que cada tar2eta represente acti!idades separadas= para poder inserir na rotina fami&iar as tar2etas das no!as acti!idades. - Pode custar a :oraia aceitar com anteced*ncia a&gumas mudan"as= especia&mente quando pressup#e no!os &ugares ou no!as pessoas. 7s gra!a"#es de !4deo ou as fotografias= podem a2ud,-&a a preparar-se. - Pode ser Ati& que :oraia &e!e a&go que &6e ? fami&iar= para a no!a situa"3o= ta& como fazem as crian"as pequenas com os seus pe&uc6es. - Dsar uma &inguagem simp&es e precisa para e)p&icar o que est, a acontecer e dizer a :oraia o que acontecer, depois da acti!idade impre!ista.

30

CAPTULO I,' DIFICULDADES SENSORIAIS E MOTORAS

Rea)(es aos sons desa?ustadas


3uando ?driano entra no refeitrio da escola ou num caf cheio de gente ruidosa, corre para um canto, tapa os ou&idos com as m"os e mo&e,se ritmicamente para a frente e para tr*s@ recusa,se a escutar e fala continuamente enquanto estou falando com ele. Des)r!t!.o %ara )o$%reenso - Dma caracter4stica muito comum nas pessoas com :.7.= ? a 6ipersensi.i&idade a ru4dos espec4ficos ou reac"#es desa2ustadas perante os mesmos. - 7&guns desconcentram-se e irritam-se com os ru4dos do am.iente= por e)emp&o= o ru4do da cortadora de 2ardim= um a!i3o que passa= uma &Bmpada f&uorescente que produz um zum.ido na au&a. - 7&gumas pessoas com esta s4ndrome= tapam os ou!idos com as m3os= outras .rincam com o que t*m so.re a mesa= outros interrompem com frequ*ncia e outros cantaro&am em !oz .ai)a. -udo isto s3o mecanismos para afugentar o som que as pertur.a.. - 7&guns distraem-se com faci&idade e t*m dificu&dade para prestar aten"3o quando ou!em de perto os ru4dos que os angustiam. (stes ru4dos podem mesmo ser do&orosos.

Estrat< !as a ut!&!+ar - (&iminar o maior nAmero poss4!e& de ru4dos estran6os e so&ucionar os ru4dos espec4ficos= por e)emp&o= os p?s das cadeiras= que c6iam porque perderam os tacos de .orrac6a.

31

- Co&ocar a mesa do refeit9rio um pouco mais afastada das outras e dei)ar que o 7driano coma com a&guns dos seus compan6eiros que se2am compreensi!os e que o a2udem. - Dti&izar o que denominamos E 1e&ato :ocia&F ;!er Para sa.er mais - p,g. 51 <= para ensinar ao 7driano o que !ai acontecer= a dura"3o da refei"3o e o que se passar, quando terminar a refei"3o= e)p&icando-&6e que o ru4do se produz de forma natura& e n3o com o fim de o incomodar ou magoar. %epois da refei"3o= permitir-&6e a&guma das suas acti!idades preferidas= para o a2udar a superar isso. - 5a!er, sempre certos ru4dos e sons no am.iente que o pertur.ar3o. G necess,rio e)pQ-&o gradua&mente a estes est4mu&os para aumentar a sua to&erBncia e a sua capacidade para responder adequadamente= quando ocorrerem ;!er Imagina"3o e rigidez C +o.ias - p,g. 2$ <.

Rea)(es desa?ustadas ou $6 !nter%retao do )onta)to -#s!)o


?lice gosta das pessoas e toma parte acti&a na turma, no entanto se algum por acidente choca com ela, lhe toca enquanto fala ou lhe d* um abra#o, ela p$e,se a gritar e a bater.

Des)r!t!.o %ara )o$%reenso - 7s pessoas com :.7. costumam dar uma resposta e)agerada e desproporcionada ao contacto f4sico. G natura& que n3o gostem da sensa"3o de certos tipos de tacto= em determinadas situa"#es. Quando outra pessoa &6es toca de forma impre!ista= respondem com medo ou fugindo. - 7s pessoas com :.7. at? podem gostar da pessoa que as a.ra"a= mas n3o no contacto f4sico repentino. - 7&guns gostam do contacto f4sico= se a iniciati!a ? sua= mas t*m dificu&dade para o aceitar quando s3o as outras pessoas que o iniciam. - -am.?m pode ser dif4ci& para um 2o!em com :.7. desco.rir o que ? que na rea&idade significa o contacto f4sico. Pode ser que a 7&ice n3o recon6e"a que a outra pessoa est, a tentar ser amig,!e& ou simp&esmente a c6amar a sua aten"3o.

Estrat< !as a ut!&!+ar - 7pro)imar-se de 7&ice de frente e a!isar !er.a&mente o que se !ai passar= e).C E 7&ice= fizeste muito .em esse tra.a&6o= d, c, mais cinco F .

32

- Com autoriza"3o de 7&ice e de seus pais= fa&ar com a turma so.re as dificu&dades da 7&ice com o contacto e incenti!,-&os a mostrar to&erBncia e compreens3o. %iscutir a forma de responder quando e&a reage desta maneira. - Comentar sempre com 7&ice o incidente depois de ocorrido. Dti&izar uma &inguagem c&ara e simp&es= e)p&icando porque ? que surgiu a situa"3o e comentando as a&ternati!as dispon4!eis= moti!ando-a para reac"#es cada !ez mais adequadas. - (nsinar a 7&ice a&gumas t?cnicas de re&a)amento para a a2udar a superar os incidentes. Podem consistir em e)erc4cios respirat9rios ou em frases esta.e&ecidas que se uti&izam para a&i!iar o stress ou a ansiedade. - (ncenar situa"#es e praticar respostas mais adequadas para a a2udar a estar confort,!e& com os contactos impre!istos. - %ei)ar que se sente no fim da mesa ou perto do grupo= mas &igeiramente afastada. Pode necessitar de .astante espa"o= para se sentir satisfeita. %urante as reuni#es= dei)ar que se sente no fina& ou no princ4pio de uma fi&a da turma. - (m a&gumas esco&as= ? poss4!e& oferecer sess#es de massagens e aromaterapia. Podem-se massa2ar as e)tremidades que s3o as zonas com que 7&ice se poder, sentir mais a&i!iada. (sta acti!idade tem que ser efectuada por pessoas com quem 7&ice se sente segura e c9moda e de!e ser feita de acordo com os procedimentos de protec"3o de menores.

@!%ersens!/!&!dade aos est#$u&os .!sua!s


:m7lia fecha os olhos quando entra numa turma cheia de gente. ' como se n"o pudesse escolher para onde dirigir o olhar e n"o aguenta o todo.

Des)r!t!.o %ara )o$%reenso - 7&gumas pessoas com :.7. o&6am para as pessoas como se n3o as !issem e e!itam o&6ar-&6es nos o&6os. - Podem parecer desastradas e impacientes e frequentemente 6esitam no momento de su.ir ou descer degraus ou .eira do passeio. >3o costumam prestar aten"3o aos seus compan6eiros e no entanto s3o capazes de &oca&izar pequenos papeis no c63o= que inspeccionam com aten"3o= pro&ongada e cuidadosamente. Parece que &6es custa determinar que parte da informa"3o !isua& ? re&e!ante e n3o conseguem !er o quadro comp&eto.

33

- 7&gumas pessoas com :.7. afirmam que as pa&a!ras escritas na &ousa= se !3o 2untando at? se con!erterem num .aru&6o sem sentido. - Pode acontecer que as pessoas com esta s4ndrome n3o to&erem as &uzes .ri&6antes e intermitentes ou a &uz do so& e que fiquem .astante mais re&a)adas numa sa&a o.scura. 7&gumas &uzes podem mesmo ser-&6es do&orosas

Estrat< !as a ut!&!+ar - Proporcionar a (m4&ia uma zona de tra.a&6o sem distrac"#es. Consegue-se isto= !irando a sua carteira para a parede= para &imitar os est4mu&os !isuais. G muito importante que s9 se uti&ize esta zona de tra.a&6o quando se pretende que (m4&ia tra.a&6e sozin6a. >outras ocasi#es= de!e ser mais um mem.ro do grupo. - Mimitar as distrac"#es !isuais do am.iente que a rodeia= tornando-o o mais estruturado poss4!e&. 7s zonas e as fo&6as de tra.a&6o e os espa"os de e)posi"3o= n3o de!er3o consistir numa acumu&a"3o de informa"3o !isua& desordenada. - 7s fo&6as de tra.a&6o de!er3o ser diferenciadas= para e!itar satura"3o e ao mesmo tempo proporcionar informa"3o !isua& Ati&= como por e)emp&o - onde come"arH onde terminarH onde co&ocar as respostas= et". . - >as situa"#es em que se pre!e2a que (m4&ia !ai estar inundada de est4mu&os !isuais= sugerir-&6e que se concentre em a&gumas coisas concretas. Isto pode-se fazer com uma gra!a"3o em !4deo de uma situa"3o e ir assina&ando o que ? re&e!ante e ao que de!er, prestar aten"3o. - +a&ar com (m4&ia so.re as suas dificu&dades na uti&iza"3o dos est4mu&os !isuais. Pode proporcionar-&6e uma !is3o introspecti!a do que pode sentir e da con!ersa podem-se de&inear a&gumas estrat?gias pessoais. - :e (m4&ia tem pro.&emas para esta.e&ecer contacto !isua&= o me&6or ? respeitar isso. >o entanto= ? con!eniente ensinar-&6e formas socia&mente aceit,!eis de manter um m4nimo ou nu&o contacto !isua&. Por e)emp&o= quando um professor fa&a para (m4&ia= sempre ser, mais correcto que o&6e para e&e de !ez em quando e o&6ar &ogo para .ai)o= do que o&6ar para cima ou por tr,s do om.ro.

34

CAPTULO , ' DIFICULDADES EMOCIONAIS

Desen.o&.!$ento do auto')ontro&o
Aorque que Bernardo se zanga sempre , quando n"o parece ha&er nenhuma raz"o 8

Des)r!t!.o de )o$%reenso - 7 maioria das pessoas com :.7. tem pro.&emas para entender os moti!os e as inten"#es dos outros. (m situa"#es menos estruturadas= &idar com outras pessoas torna-se muito stressante. (m a&gumas ocasi#es= esta tens3o pode-se &i.ertar so. a forma de e)p&os#es de c9&era. - 8 desen!o&!imento emociona& das crian"as com :.7. tende a ir a um ritmo mais &ento. +requentemente reagem de um modo que ? mais pr9prio de crian"as muito mais pequenas. - 7s crian"as com esta s4ndrome est3o pouco preocupadas com as opini#es que as outras pessoas t*m so.re e&as e muitas !ezes n3o entendem como ? que na perspecti!a dos outros= e&es conseguem perce.er o seu comportamento. Isto origina que ten6am menos tend*ncia a ini.ir o seu pr9prio comportamento. - 7s crian"as como Wernardo costumam querer ter amigos= mas custa-&6es muito esta.e&ecer ou manter uma amizade. 7s e)p&os#es de rai!a s3o ,s !ezes uma reac"3o @s frustra"#es e desi&us#es= que e)perimentam nesta ,rea. - 7&gumas crian"as com :.7. meditam profundamente so.re coisas que &6es aconteceram= ou re!i!em incidentes que aconteceram 2, 6, a&gum tempo. Podem ter uma fi)a"3o com danos morais sofridos= quer se2am estes reais ou imagin,rios. (ste ma& estar pode ent3o &i.ertar-se com reac"#es atrasadas muito intensas.

Estrat< !as a ut!&!+ar

35

- Pode ser mais f,ci& modificar a&guns aspectos do meio en!o&!ente do que mudar o modo de pensar e de sentir do Wernardo. Procurar os moti!os destas reac"#es e !erificar se estas podem ser e!itadas ou modificadas. (sta t?cnica pode imp&icar tra.a&6ar com outras crian"as= uti&izando enfoques como os E C4rcu&os de 7migos E ;!er Para sa.er mais - p,g. 51 <. - Wernardo necessitar, de a2uda para recon6ecer quando est, a come"ar a zangarse. Pode ser que as estrat?gias de auto-re&a)amento resu&tem .em ou ent3o recorrer a uma rotina= para e!itar as situa"#es que originam uma pro!,!e& perda de contro&o. Isto requer treino e Wernardo necessitar, que &6e d*em indica"#es ao introduzi-&o em situa"#es de !ida rea& ;!er 1e&a"#es :ociaisC que fazer quando se rompem as amizades ? - p,g. 1 <. - G importante fa&ar com Wernardo depois de cada incidente. Para que a discuss3o se manten6a ca&ma= simp&es e re&acionada com os factos= n3o ? preciso ter qua&quer &iga"3o com qua&quer tipo de san"3o. Procurar identificar as fases iniciais do incidente e apresentar formas em como a dificu&dade podia ter sido reso&!ida ou e!itada. - >3o esquecer de oferecer incenti!os positi!os pe&o auto-contro&o e)ercido ;por cada dia= meio dia ou mesmo meia 6ora em que no ten6a 6a!ido uma .irra <.

Ans!edade
:duardo preocupa,se muito com o que &ai acontecer. 2az perguntas uma e outra &ez e desmorona,se se ti&erem de ser alterados os planos.

Des)r!t!.o de )o$%reenso - J maioria das crian"as com :.7.= custa-&6es muito pre!er o que !ai acontecer. - 7&guns fazem depender a sua seguran"a emociona& das rotinas e da repeti"3o. - 7&guns repetem as perguntas para se assegurarem de que a resposta !ai ser sempre igua& ou porque ou!ir a resposta esperada os faz sentir seguros ; !er 7 Comunica"3oC Perguntas repetiti!as - p,g. 2 <. - 0uitas crian"as t*m dificu&dade em identificar e e)pressar as suas emo"#es e isto pode pro!ocar-&6es ansiedade.

36

- 7 maioria tem pro.&emas em interpretar as e)pectati!as e os moti!os dos outros= de!ido @ sua escassa empatia C as situa"#es sociais podem ser especia&mente dif4ceis. - 5, a&guns que interiorizam a sua ansiedade= auto-pro!ocando &es#es f4sicas E @ posteriori E = por e)emp&oC morder as m3os. - 7 ansiedade de a&gumas crian"as ? o resu&tado de medos que podem ter tido a sua origem em e)peri*ncias !erdadeiramente aterradoras= e).C a&armes de inc*ndio. 8 medo de que esta e)peri*ncia se repita= pode c6egar a dominar a !ida da crian"a= inc&usi!amente em situa"#es que nada t*m a !er com a origina&.

Estrat< !as a ut!&!+ar - -entar proporcionar @ crian"a uma rotina quotidiana consistente= se se compro!ar que ? Ati&. 7 pre!isi.i&idade e a esta.i&idade em seu redor= s3o muito .en?ficas para as crian"as com :.7. - 7ssegurar-se que o (duardo con6ece com anteced*ncia qua&quer mudan"a na rotina esta.e&ecida. Prepar,-&o com anteced*ncia suficiente para acti!idades especiais ou mudan"as pre!istas anteriormente. Pode ser necess,rio apoiar a e)p&ica"3o !er.a& com materia& !isua& ou impresso= no caso de ser necess,ria uma maior confian"a ; ou no caso de n3o ter entendido a e)p&ica"3o <. - 8s medos irracionais= costumam responder .em a uma dessensi.i&iza"3o gradua&. %ar @ crian"a a oportunidade de se defrontar com o seu medo= mas num cen,rio onde e&a contro&e a situa"3o e no qua& a e)posi"3o ao que as assusta est, atenuada ;e).C uma gra!a"3o de um a&arme de inc*ndios com .ai)o !o&ume= um !4deo de um c3o= et". < L!er Imagina"3o e 1igidezC +o.ias - p,g. 2$ N. - Procurar no cap4tu&o E 1e&a"#es :ociais E ideias so.re como dar a2uda ao (duardo= para entender os outros e as situa"#es sociais correntes. - 7s acti!idades no!as precisam de ser introduzidas cuidadosamente. -entar ser o mais espec4fico poss4!e& ao descre!*-&as e assegurar-se de que a crian"a as entende ;e).C um !4deo do que acontece @ sa4da da esco&a= pode ser .astante mais f,ci& de entender do que a pr9pria rea&idade<. Js !ezes ? poss4!e& !erificar que a crian"a ? mais capaz de assimi&ar grandes mudan"as do que pequenas a&tera"#es na rotina fami&iar. - (nsinar t?cnicas para a&i!iar ou contro&ar a ansiedade. >o mercado= e)istem 2ogos que podem ser Ateis para a&i!iar o stress= assim como di!ersas rotinas de re&a)amento.

37

Frustrao e $udanas de 0u$or


1os pode estar bem num momento, &i&endo a sua &ida aprazi&elmente e de repente tudo se desmorona e fica muito tenso. Des)r!t!.o de )o$%reenso - 7&gumas crian"as com :.7. apresentam n4!eis de frustra"3o anorma&mente a&tos= de!ido @ sua incapacidade para e)pressar os sentimentos de modo adequado ou para entender as situa"#es sociais quotidianas. - 7&guns s3o muito propensos @s mudan"as de 6umor que podem estar re&acionadas com pensamentos ou comportamentos o.sessi!os ou que podem ser ocasionados por e)peri*ncias sensoriais e)ternas= como o ru4do ou a &uz. - 7&gumas crian"as parecem seguir um mode&o c4c&ico que determina o seu 6umor. - 0uitas crian"as com :.7. n3o desen!o&!em faci&mente a consci*ncia socia& que ini.e o comportamento da maioria das pessoas e podem mostrar frustra"3o se as fazemos esperar ou atrasar o cumprimento dos seus dese2os.

Estrat< !as a ut!&!+ar - -entar desen!o&!er o !oca.u&,rio emociona& de Sos?. Interpretar os seus sentimentos e dar-&6es um nome. Sos? acumu&ar, gradua&mente uma mem9ria de e)peri*ncias emocionais e desen!o&!er, um conceito amp&o do que o conduz a cada emo"3o e do sentimento que imp&ica. - :e Sos? ? muito o.sessi!o= tentar de&imitar momentos do dia em que possa fa&ar so.re a sua o.sess3o e at? pQ-&a em pr,tica. 7s rotinas e o.sess#es= deri!am frequentemente da ansiedade. -entar e&imin,-&as= criar, ine!ita!e&mente mais frustra"3o. - Compro!ar se as mudan"as de 6umor do Sos? coincidem com dias mais soa&6eiros com n4!eis mais a&tos de ru4do. :e assim ?= mud,-&o de &ugar na turma= pode ser uma a2uda eficaz. -am.?m se podem uti&izar !idros escurecidos= para co&matar a sua 6ipersensi.i&idade @ &uz. - :e as mudan"as de 6umor parecem c4c&icas e n3o t*m nen6uma causa e)terna aparente= pode ser que a crian"a necessite de a2uda m?dica. G poss4!e& que a

38

crian"a sofra de uma depress3o= coisa frequente nas crian"as com certo n4!e& de auto-consci*ncia ;!er %epress3o - p,g. 40 <. - 7!isar o Sos? atempadamente de mudan"as na sua rotina= que ? pro!,!e& que &6e causem frustra"3o. Prepar,-&o para os momentos em que ten6a de esperar ou quando ten6a de ser o segundo e n3o o primeiro da fi&a. (&ogi,-&o se aceitar isso .em. Ir incrementando gradua&mente as ocasi#es em que ten6a que adiar os seus dese2os. - >3o esperar que Sos? se2a capaz de parti&6ar espontaneamente os seus sentimentos. 7inda que ten6a um certo n4!e& de auto-consci*ncia= pode n3o se aperce.er de que os outros se interessam e preocupam com e&e. - 7ssegurar-se de que 6, um respons,!e& para !igiar o .em-estar do Sos? e de que e&e sai.a a quem pode recorrer para pedir a2uda.

Auto')ons)!5n)!a
1aime parece cada &ez mais consciente de que diferente dos outros e n"o p*ra de perguntar porqu0.

Des)r!t!.o %ara )o$%reenso - 7s crian"as com :.7. c6egam a um momento do seu desen!o&!imento em que tomam consci*ncia de que s3o diferentes dos outros. Isto costuma acontecer a seguir a um per4odo em que s3o conscientes destas diferen"as= mas @s quais n3o d3o importBncia ou cu2a causa atri.uem aos outros. 7 constata"3o das E diferen"as E ocorre em momentos distintos= conforme as crian"asI2o!ens. 7 a&guns ocorre quando est3o na (sco&a Prim,ria= enquanto que para a maioria acontece no :ecund,rio= durante a ado&esc*ncia. - Compete aos pais a decis3o de comunicar ou ocu&tar aos seus fi&6os= que t*m :4ndrome de 7sperger. Pode-se sempre co&ocar aos pais esta possi.i&idade desde o momento em que !e2am que se est, a tornar num assunto importante. - :e se !ai dizer ao 2o!em= ? poss4!e& que se2a necess,rio o conse&6o de outros profissionais= para o.ter a me&6or forma de o preparar e de o apoiar.

Estrat< !as a ut!&!+ar Se o ?o.e$ no te$ )ons)!5n)!a de 9ue te$ S#ndro$e de As%er er

39

- +a&ar com a turma de Saime= enquanto e&e est, presente= so.re as diferen"as indi!iduais e so.re como podem prestar apoio mutuamente. - Dti&izar sess#es de aconse&6amento com um adu&to esco&6ido por Saime= onde se2a incenti!ado a comentar qua&quer coisa que o este2a a inquietar. Se o ?o.e$ te$ )ons)!5n)!a de 9ue te$ S#ndro$e de As%er er - 8ferecer-&6e com frequ*ncia oportunidades para discutir com a&gu?m em quem confie= as imp&ica"#es da :4ndrome de 7sperger ;!er Para sa.er mais R para con6ecer deta&6es so.re E0eu retrato E - p,g. 51 <. - 8ferecer oportunidades para o encontro e a discuss3o da :4ndrome de 7sperger com outros que tam.?m a ten6am. - Proporcionar acesso a materia& escrito por pessoas com :4ndrome de 7sperger e por profissionais competentes. - 8ferecer a oportunidade de trocar correspond*ncia com outras crian"asI2o!ens com :.7. .

De%resso
Cscar tem momentos em que se sente muito em bai4o.

Des)r!t!.o %ara )o$%reenso - 0uitas crian"as com :.7. e)perimentam frequentemente o fracasso e a re2ei"3o em situa"#es sociais. 8 que os outros fazem de forma natura&= para e&es ? necess,rio um grande esfor"o e inc&usi!amente pode acontecer que as suas tentati!as de Ecompreender E os outros= n3o ten6am nen6um *)ito. - Midar com a&gumas crian"as com esta s4ndrome= requer muito tempo e dedica"3o. (stas dificu&dades podem pre2udicar a sua re&a"3o com os adu&tos na esco&a. - (stas crian"as= t*m dificu&dade para entender como pensam ou se sentem os outros. +requentemente empen6am-se fortemente nisso e ficam muito desanimadas quando n3o conseguem entender os outros correctamente. - 7&guns aperce.em-se que s3o diferentes e ficam deprimidos porque gostariam de ser como os outros.

40

Estrat< !as a ut!&!+ar - 7ssegurar-se de que 6a2a um respons,!e& encarregue de contro&ar acti!amente o .em estar do Xscar e de &6e proporcionar oportunidades para que fa&e dos seus sentimentos. %e!e-se come"ar a um n4!e& muito .,sico= como o de desen!o&!er um !oca.u&,rio para os sentimentos. - >3o esperar que o Xscar procure !o&untariamente um adu&to= para &6e dizer como est,. Pode n3o estar consciente do seu estado ou da uti&idade de fa&ar com a&gu?m. - -entar en!o&!*-&o no seu auto-contro&o= identificando dias .ons e dias maus= para a!eriguar o que ? que inf&uiu nas distintas situa"#es. - %esen!o&!er uma s?rie de estrat?gias para pedir a2uda= para as uti&izar quando se sentir em .ai)o. - (star a&erta perante sintomas de dificu&dades mais s?rias. Oigiar os sinais de deteriora"3o da aten"3o e da organiza"3o= a redu"3o do seu &imiar de stress e o iso&amento. :e 6ou!er necessidade= aconse&6ar os pais para que recorram a a2uda e)terna. Pode ser que os pais do Xscar necessitem de comentar a situa"3o com o seu m?dico de fam4&ia.

41

CAPTULO ,I ' DESEN,OLTURA PARA OS TRAAAL@OS

Mot!.ao
;anuel escre&eria li&ros inteiros sobre &oos espaciais, porm, nega,se a fazer se.a o que for sobre a poca romana. Des)r!t!.o %ara )o$%reenso - Dma caracter4stica muito t4pica da :.7.= ? um interesse muito intenso num tema espec4fico ;e frequentemente muito &imitado < e pouco interesse em quase todo o resto. - 7s fontes de moti!a"3o EsociaisF que funcionam com a maioria dos 2o!ens= n3o costumam ter tanto efeito entre os a&unos que sofrem de :.7. C pode ser que n3o este2am t3o interessados em agradar aos outros ou em imitar os adu&tos que admiram. - 7 fa&ta de imagina"3o pode tornar ineficazes os incenti!os a m?dioI&ongo prazo e as considera"#es so.re o futuro ; como por e)emp&o= os resu&tados de e)ames= as sa4das profissionais= et". <. - 8s 2o!ens com :.7. ;especia&mente durante a ado&esc*ncia< podem estar t3o preocupados com as suas dificu&dades e com os seus sentimentos que n3o &6es so.ram energias para se dedicar ao tra.a&6o.

Estrat< !as a ut!&!+ar - :e 0anue& ? re&ati!amente 2o!em= pode ser poss4!e& inter&igar certas ,reas do curr4cu&o com o seu interesse pe&o espa"o. (sta estrat?gia apresenta maiores dificu&dades conforme as crian"as !3o a!an"ando na esco&a.

42

- Oa&e a pena uti&izar qua&quer interesse compu&si!o como fonte de recompensas e moti!a"3o= e).C Ese terminares este tra.a&6o @s 10= 06.= ter,s 10 minutos para o teu pro2ecto so.re o espa"o E. - 7s e)pectati!as so.re a quantidade e a qua&idade do tra.a&6o a rea&izar= t*m que ser e)p&4citas e deta&6adas. G me&6or come"ar com o.2ecti!os a curto prazo e ir aumentando gradua&mente a sua dura"3o. - G poss4!e& que a&gum tipo de incenti!os e)ternos= se2am Ateis. >o entanto= 6, que recordar que ? me&6or oferecer recompensas pequenas e frequentes e que se de!e ter cuidado a esco&6er as recompensas. G sempre Ati& in!estigar os seus gostos= para encontrar poss4!eis recompensas ou incenti!os. 7 gama 6a.itua& de recompensas para a turma= pode n3o ser eficaz. - -entar uti&izar sistemas !isuais para indicar ao 0anue& se est, a fazer .em e quanto fa&ta para o.ter a recompensa esco&6ida. Isto ? especia&mente importante quando ti!er que superar atrasos significati!os.

Or an!+ao %essoa&
/rist&"o tem muita dificuldade para ir de uma aula para outra e quando chega, nunca encontra na sua carteira o material adequado para a disciplina. Des)r!t!.o %ara )o$%reenso - 7s crian"as com :.7. costumam ter s?rios pro.&emas com a organiza"3o pessoa&. Podem parecer so.recarregadas e confusas ao terem que uti&izar simu&taneamente a &inguagem= a estimu&a"3o percepti!a e as e)ig*ncias sociais. Isto pode-nos acontecer a todos em determinadas circunstBncias= mas as pessoas com :.7.= parecem ter um &imiar de to&erBncia muito mais .ai)o. - +azer um esfor"o adiciona& para se organizar pessoa&mente= pode carecer de sentido para o 2o!em com :.7. . 8 agradar aos outros= aca.ar os tra.a&6os e mane2ar com desen!o&tura determinadas capacidades= tem um escasso desen!o&!imento no caso de&es. - 8s pro.&emas organizati!os= podem aparecer em !,rios n4!eis diferentesC 1. :a.er onde se co&ocar nos espa"os a.ertos e como ir de um &ugar para o outro. 2. :a.er onde co&ocar as respostas nas fo&6as de tra.a&6o e como organizar os desen6os e o te)to numa p,gina em .ranco.

43

. -er pre!isto o materia& adequado a cada discip&ina. 4. Con6ecer o materia& que de!e trazer para a esco&a e &e!ar para casa em cada dia.

Estrat< !as a ut!&!+ar - %ar ao Crist9!3o um mapa para que se oriente na esco&a. - %ar a2uda ; so.retudo por parte de um compan6eiro<= para circu&ar pe&a esco&a. - +azer uma &ista do que necessite para cada au&a. Indicar o seu uso= em caso de necessidade. - 0arcar o princ4pio das tarefas com um s4m.o&o= e).C um sem,foro !erde no in4cio e um !erme&6o no fina&. - 7umentar as fo&6as de tra.a&6o e indicar c&aramente onde se de!em co&ocar as respostas= com separa"#es ou cores. - 7ssina&ar as zonas onde se sentar ou estar de p? nos espa"os a.ertos= com uma argo&a de gin,stica= um tapetin6o= uma a&mofada para se sentar= et". . - (&a.orar um 6or,rio com s4m.o&os ou pa&a!ras para que o Crist9!3o &e!e para casa ; !er ()cesso de depend*ncia - p,g. 4/ < . (ste 6or,rio de!eria .astar para &e!ar para casa e trazer para a esco&a as coisas necess,rias para cada dia.

Con)entrao e a$/!ente de a%rend!+a e$


/ristina anda sempre de um lado para o outro. Aarece que n"o capaz de se tranquilizar e centrar,se no que de&eria estar a fazer. Des)r!t!.o %ara )o$%reenso - 7s pessoas com :.7. podem ter uma .oa capacidade de concentra"3o= mas t*m uma forma muito pessoa& de esco&6er em que concentrar-se. - 8s 2o!ens com esta s4ndrome= sentem imensa dificu&dade no momento de esco&6er em que ? que se de!eriam concentrar= especia&mente se n3o escutaram ou n3o compreenderam as instru"#es.

44

- Podem ser especia&mente !u&ner,!eis @s distrac"#es de origem e)terna e parecem ter pro.&emas no momento de re2eitar os est4mu&os irre&e!antes ;so.retudo sons e informa"3o !isua&<. - 8s seus pensamentos e preocupa"#es podem intrometer-se demasiado= e consequentemente causar angustias frequentes. - Quando as crian"as com :.7. ac6am a esco&a stressante= retiram-se para o seu mundo pr9prio de fantasia.

Estrat< !as a ut!&!+ar - Dma estrat?gia fundamenta& para muitos 2o!ens como Cristina= ? a de &6es proporcionar a&tos n4!eis de estrutura"3o. Isto funciona em !,rios n4!eis diferentes. - :e for poss4!e&= pode ser e)tremamente Ati& criar uma zona de tra.a&6o separada= para efectuar o tra.a&6o indi!idua&. (m termos ideais= esta zona de!eria considerar as m4nimas distrac"#es poss4!eis= afastada de ,reas onde 6a2a ru4dos de trBnsito= !irada para uma parede .ranca e possi!e&mente protegida com .iom.os &aterais ; para isto podem ser Ateis as cai)as de cart3o grandes <. 7ssegurar-se de que todo o materia& de tra.a&6o est, dispon4!e& e organizado= antes de come"ar a sess3o. 8 o.2ecti!o ? criar uma &iga"3o entre este &ugar e o tra.a&6o aca.ado. - 7s indica"#es !isuais tam.?m podem ser Ateis. Podem-se uti&izar para indicar @ Cristina que acti!idades !*m a seguir ;especia&mente se s3o moti!adoras <. 7 um n4!e& mais deta&6ado= estas podem assina&ar os passos de cada tarefa. 8s s4m.o&os e as pa&a!ras tam.?m se podem uti&izar para recordar a Cristina as normas .,sicas e as e)pectati!as. - 8s sinais sonoros ;como a&armes de cozin6a ou simi&ares<= associados a tarefas espec4ficas= podem a2udar a crian"a a concentrar-se. :e a&?m do mais se conci&iam com outros incenti!os= podem moti!ar a crian"a a fazer um esfor"o adiciona&= necess,rio para resistir @s distrac"#es. - 5, que organizar as tarefas de forma c&ara e com cuidado. Cada passo tem que ser e)p&icado de maneira c&ara e o produto fina& esperado tem de ser descrito com deta&6es muito concretos. - :er rea&ista com o ritmo de tra.a&6o e n4!e& de concentra"3o que se espera de Cristina. :e est, a rece.er a2uda indi!idua&= o ritmo pode ser .astante intenso e e)igente e ? pro!,!e& que e&a n3o se2a capaz de o acompan6ar todo o dia= mas pe&o menos ter, comp&etado a&gum tra.a&6o durante essas sess#es indi!iduais.

45

- %ependendo da re&a"3o que Cristina mant?m com os seus co&egas de turma= pode ser Ati& uti&izar o sistema de compan6eiro co&a.orador= em que as outras crian"as &6e recordam de !ez em quando que tem de se concentrar ;uti&izando a&guma indica"3o pre!iamente acordada ou uma contra-sen6a <.

E7)esso de de%end5n)!a
;iguel n"o faz nada, se n"o estou sentada ao seu lado, dizendo,lhe o que tem de fazer, mesmo para as coisas que pode fazer com facilidade.

Des)r!t!.o %ara )o$%reenso - 0uitas crian"as com :.7. n3o gostam de mudan"as e 6a.ituam-se a fazer as coisas sempre da mesma maneira e com as mesmas pessoas. - @s !ezes a presen"a do adu&to= actua como uma esp?cie de incenti!o f4sico= que se se retira= n3o permite que a crian"a continue o que esta!a fazendo= mesmo que a tarefa se2a muito f,ci&. 8s adu&tos podem mesmo pensar que um E figura de cart3oF poderia ser igua&mente eficaz. - 7&gumas crian"as n3o t*m moti!a"3o socia& para serem independentes e nunca mostram orgu&6o suficiente para dizer por e)emp&o E dei)a-me fazer sozin6o E= como fazem as outras crian"as. - 0uitos de&es t*m pouca auto-estima e confian"a em si pr9prios e sentem-se mais seguros com um adu&to. - Js !ezes o adu&to que oferece a a2uda= acredita que a crian"a s9 far, o seu tra.a&6o adequadamente= se esti!er com e&e a tempo inteiro e fomenta= sem querer= a depend*ncia.

Estrat< !as a ut!&!+ar - Mogo que o 0igue& ten6a aprendido a&gumas destrezas= esta.e&ecer um per4odo em cada dia= em que e&e as possa praticar indi!idua&mente. 7ssegurar-se de que o que se &6e est, e)igindo= est, dentro das suas possi.i&idades. (sta estrat?gia pretende desen!o&!er a independ*ncia do 0igue& e n3o a tarefa em si.

46

- (&ogiar o 0igue& cada !ez que comp&ete uma tarefa sem apoio. (nsinar-&6e a forma de comunicar que 2, aca.ou a sua tarefa= e).C !er.a&mente H com uma tar2eta onde diga terminadoH guardando o materia&= et". ;!er Concentra"3o e am.iente de aprendizagem - p,g. 44 < . - Incenti!ar todos os que a2udam o 0igue& a que o dei)em sozin6o gradua&mente em qua&quer momento do dia. %e!em dar-&6e &i.erdade= mas estarem preparados para inter!ir se e&e o necessitar. - 7ssegurar-se de que se a2uda o 0igue& a organizar o seu materia&= e que e&e entendeu e come"ou a tarefa= antes de se reduzir gradua&mente o apoio. Inicia&mente o adu&to poderia come"ar por reencamin6ar a sua aten"3o para outra crian"a que este2a pr9)ima= para o a2udar. - Incenti!ar os compan6eiros do 0igue& a prestar apoio em !ez de um adu&to= e).C pu)ando-o para .rincar= tra.a&6ando com o computador. Pode ser necess,rio e!itar que uma a2uda e)cessi!a se torne incontro&ada.

Pro/&e$as )o$ a es)r!ta


2rancisco tem muita dificuldade para escre&er. ? sua escrita pouco uniforme e piora quando tem de pensar no que est* a escre&er.

Des)r!t!.o %ara )o$%reenso - 0uitas crian"as com :.7. t*m dificu&dades motoras consider,!eis= que fazem com que escre!er se2a dif4ci&. - 7&gumas destas crian"as t*m= contudo= de se concentrar na mecBnica da escrita. :e a&?m do mais= se &6es pede que pensem no que est3o escre!endo= esta pode piorar. - 7&guns poder3o ser capazes de escre!er .em no princ4pio de uma acti!idade= mas cansam-se &ogo de seguida. - 7&guns t*m mais dificu&dades com a escrita quando est3o ansiosos ;pode ser por causa da pr9pria escrita ou por uma outra causa< . - 7&guns t*m dificu&dade em tra.a&6ar com tempo &imitado e custa-&6es aca.ar o tra.a&6o.

47

Estrat< !as a ut!&!+ar - 7inda que se2a importante que +rancisco desen!o&!a as destrezas da escrita= este n3o ? o Anico m?todo de registo. 7s a&ternati!as que se podem e)p&orar= s3oC o computador o gra!ador os ditados cortar e co&ar respostas fec6adas

- Poder, ser necess,rio p&anificar como se espera que +rancisco fa"a o seu tra.a&6o ao &ongo de cada semana= em cada uma das discip&inas. 8 o.2ecti!o ? assegurar um equi&4.rio entre os m?todos ;e oferecer c&areza e tranqui&idade aos professores<. (stas e)pectati!as de!er3o ser .em registadas no seu 6or,rio. - +azer sa.er ao +rancisco quanto se espera que e&e escre!a. 8 a&uno com :.7. tem dificu&dade em pre!er o que se espera de&e. - 1econ6ecer as suas ansiedades e sempre que for poss4!e&= reduzir a press3o nestas situa"#es. - Dti&izar temporizadores como os re&9gios de areia= pe"as de mAsica con6ecida= despertadores= et". . %ar3o ao +rancisco uma indica"3o !isua& ou auditi!a de que o tempo passa e da necessidade de terminar a tempo o que est, a escre!er.

Pro/&e$as )o$ a $e$Br!a


Nuno n"o capaz de me dizer o que fez na escola, a n"o ser que lhe fa#a muitas perguntas. Se acerto na resposta adequada, ent"o conta,me muitas coisas.

Des)r!t!.o %ara )o$%reenso - 7&guns estudantes com :.7. t*m dificu&dade em aceder @s suas recorda"#es. >3o ? que a mem9ria n3o este2a &,= mas porque t*m pro.&emas na sua recupera"3o. Js !ezes parecem necessitar de uma indica"3o c&ara e espec4fica. - 7&guns t*m dificu&dade para responder a perguntas a.ertas= e).C E Que fizeste 6o2e na esco&a ? E= contudo s3o capazes de responder a perguntas com a&ternati!as o.rigat9rias= e).C E 5o2e foste montar a ca!a&o ou nadar ? E.

48

Estrat< !as a ut!&!+ar - -entar dar ao >uno= indica"#es que o a2udem a recuperar a informa"3o armazenada na sua mem9ria. 8rganizar a informa"3o e dar-&6e os t4tu&os ou pa&a!ras-c6a!e que sir!am de &em.rete. - Comunicar amiudadamente com os pais= e!entua&mente atra!?s da Caderneta do 7&uno= ou do di,rio de tra.a&6os de casa. +azer uma &ista com as pa&a!ras-c6a!e que consigam acti!ar a mem9ria da crian"a. - -er cuidado perante as dificu&dades com as perguntas a.ertas e faz*-&as apenas quando se acredita que o >uno !ai ser capaz de recuperar a resposta. >outros momentos= apoi,-&o= fazendo perguntas que &6e d*em a&guma indica"3o= como se2am as a&ternati!as o.rigat9rias. - :e se acredita que o >uno memoriza informa"3o espec4fica= tentar entusiasm,-&o= para que a processe acti!amente. Pode uti&izar as seguintes t?cnicas de a2uda C - -entar reunir a informa"3o num diagrama ou desen6o. - 72ud,-&o a construir &iga"#es pessoais entre a no!a informa"3o ou os conceitos no!os e o que 2, sa.e. -entar persona&izar esta informa"3o. - (nsinar-&6e t?cnicas de memoriza"3o= por e)emp&o= recitar ou fazer mapas de conceitos. - 7o fa&ar com a crian"a so.re as suas e)peri*ncias= dar *nfase @ sua participa"3o pessoa& e @s suas reac"#es perante as acti!idades.

8ue -a+er )o$ os de.eres de )asa :


1oana s faz os de&eres que lhe apetecem. N"o parece preocupar,se com o facto de ser castigada quando n"o os faz.

Des)r!t!.o %ara )o$%reenso - 7&gumas crian"as com :.7. n3o s3o capazes de fazer os de!eres= porque misturam o territ9rio de casa com o da esco&a e isto causa-&6es confus3o. - 7 maior parte precisa da moti!a"3o socia& 6a.itua&= para agradar aos pais e aos professores.

49

- 0uitas de&as n3o conseguem !er a importBncia de fazer os de!eres= ainda que sai.am dizer porque ? que se t*m de fazer= e).C o.ter me&6ores notas na discip&ina. - 7&gumas crian"as com esta s4ndrome= tentar dar descu&pas para n3o fazer os de!eres. (stas e)p&ica"#es podem ser !,&idas num dado momento= contudo e&as continuam a dar a mesma e)p&ica"3o uma e outra !ez= se2a apropriada ou n3o. - 7 maior parte faz os de!eres= so.retudo= se ac6am os temas interessantes= mas t*m dificu&dade em cumprir os prazos esta.e&ecidos= de!ido @ sua po.re organiza"3o pessoa& ; !er 8rganiza"3o pessoa& - p,g. 4 <.

Estrat< !as a ut!&!+ar - -ra.a&6ar com os pais= mant*-&os informados e procurar formas de os a2udar a moti!ar e organizar a Soana. - 7ssegurar-se de que os professores d3o instru"#es c&aras que podem ser entendidas pe&os pais= a&?m da Soana. Pode acontecer que e&a n3o entenda as instru"#es escritas= !isto que foi retirada do conte)to da esco&a. Dm gra!ador pode ser Ati& ; !er Pro.&emas com a escrita - p,g. 4$ <. - Con!ocar uma reuni3o para esta.e&ecer as normas para o tra.a&6o em casa= em que este2am presentes os pais= o professor de apoio e a Soana. Oer e ou!ir todos= discutindo so.re o tema= pode .enefici,-&a e assim n3o ter, dA!idas so.re o que cada um sa.e. - 7cordar um enfoque unBnime por parte dos professores. 7 consist*ncia ? essencia& e n3o ser!e de nada que um professor a castigue enquanto que outro ignora o pro.&ema. Soana poderia ficar tota&mente confusa e apro!eitar-se dessa inconsist*ncia. - 8s castigos n3o costumam ser eficazes e podem piorar o pro.&ema. 8s castigos na 6ora da refei"3o retiram @ Soana as oportunidades de socia&iza"3o que necessita= ainda que resu&tem um desafio. - -entar pensar em a&go moti!ador em que Soana pudesse tra.a&6ar. +a&ar com e&a para !er o que ? que a poderia moti!ar. Pode ser a&go pouco 6a.itua&= mas f,ci& de proporcionar. 7&?m disso= continuar a fazer o e&ogio pA.&ico pe&os seus esfor"os.

50

PARA SAAER MAIS

C#r)u&o de a$! os
(sta teoria consiste em tra.a&6ar directamente com a crian"a e um pequeno grupo de co&egas de turma. 8 c4rcu&o de amigos actua como grupo de apoio para so&ucionar pro.&emas e ? tam.?m uma fonte de a2uda emociona&. Para sa.er mais so.re esta t?cnica e sua uti&iza"3o com crian"as autistas na esco&a norma&= consu&tar C Warrat P.H SoY 5.H -6omas K.H Z6itaUer P. ;199'<C E C6i&dren Tit6 autism and peer support group E. British 1ournal of :special :ducation= !o&. 25= n[ 22. (ste artigo tam.?m faz refer*ncia a outros autores que descre!em os aspectos gerais desta t?cnica e aconse&6am so.re a sua uti&iza"3o para faci&itar a integra"3o nos grupos sociais.

O $eu retrato
(ste ? um e)emp&o espec4fico do m?todo E 1e&atos :ociais E desen!o&!ido por Caro& KraY. Consiste em que a crian"a ou 2o!em escre!a e i&ustre um &i!ro so.re si mesmo= com a a2uda de um adu&to em quem confie. :eguindo uns passos pre!iamente esta.e&ecidos= incenti!a-se a crian"a a que descu.ra a sua persona&idade e as suas qua&idades. %epois de!er, identificar as dificu&dades e necessidades que pro!*em da :4ndrome de 7sperger. Para conseguir uma descri"3o deste m?todo= consu&tar C KraY C. ;1991<C E Pictures of me R introducing students Tit6 7sperger sYndrome to t6eir ta&ents= persona&itY and diagnosis E /ommunication= Zinter 199$.

51

Pro ra$a %ara o uso da &!n ua e$ de re&ao so)!a&


(ste programa tem como o.2ecti!o me&6orar a comunica"3o socia& das crian"as com qua&quer tipo de necessidades educati!as especiais= n3o apenas com :4ndrome de 7sperger= tanto na esco&a prim,ria como na secund,ria. 7presenta um mode&o para a a!a&ia"3o e a anota"3o sistem,tica. -am.?m inc&ui acti!idades de ensino para determinadas destrezas interacti!as ; que inc&uem a auto-consci*ncia e o con6ecimento dos outros < = assim como sugest#es para por em pr,tica destrezas no conte)to socia&. Para mais deta&6es= consu&tar C 1ina&di= Z. ;1992<C Social Use of Language Arogramme. >+(1 - >e&son.

Re&atos So)!a!s
(sta ? uma estrat?gia desen!o&!ida por Caro& KraY. Consiste em escre!er um re&ato indi!idua&izado que descre!a uma situa"3o socia& espec4fica com as respostas e c6a!es sociais re&e!antes. Caro& KraY proporciona um guia para uti&izar a propor"3o adequada de frases descriti!as e prescriti!as. 1ecomenda ter em conta tam.?m as perspecti!as de outras pessoas. Para conseguir a descri"3o desta t?cnica e e)emp&os da sua uti&iza"3o= consu&tar C

:Taggart= W.M.= e ta& ;1995<C E Dsing socia& stories to teac6 socia& and .e6a!ioura& sUi&&s to c6i&dren Tit6 autism E 2ocus on autistic beha&iour D !o&. 10= n[ 1.

Tradu+!do e ada%tado %orC A%sa Norte Fe.D EFFG

52

ENDERE2OS HTEIS

APSA * Asso)!ao Portu uesa de S#ndro$e de As%er er 0oradaC Margo do 7mor Perfeito= 97 - Mo2a 1 7droana 2/45-/ 0 7&ca.idec6e -e&.C 214 /05 2 $ -e&m.C 9/1 041 214 ;106 @s 1/6 de 2\ a /\< (-mai&C gera&]apsa.org.pt :iteC TTT.apsa.org.pt

De&e ao Norte 0oradaC 1ua Ponte do Carro= 1251 W ;-raseiras n[ 12$ < 44/0-091 Kuif#es - 0atosin6os -e&.C 229 515 10' -e&m.C 9/$ 252 242 (-mai&C apsanorte]io&.pt

Federao Portu uesa de Aut!s$o -e&.C 21 /1/250 (-mai&C info]appda-&is.oa.org.pt :iteC TTT.appda-&is.oa.org.pt

CAD!n -e&.C 214'5'240 (-mai&C gera&]cadin.net :iteC TTT.cadin.net

APPDA'Norte ;7ssocia"3o Portuguesa para as Pertur.a"#es do %esen!o&!imento e 7utismo< :iteC TTT.appda-norte.org.pt

53

Potrebbero piacerti anche