Sei sulla pagina 1di 3

Reduo da maioridade penal: crimes graves reacendem discusso no Brasil

Dois crimes violentos cometidos por menores de idade no Brasil em 2013 reacenderam uma antiga discusso que volta tona a cada vez que um novo crime grave praticado por um menor: o pas deve reduzir a maioridade penal, hoje em 18 anos, para 16? Ou, as penas devem ser mais rgidas no caso de crimes graves? Direto ao ponto: Ficha-resumo O primeiro caso foi o de um jovem de 19 anos morto com um tiro na cabea durante um assalto em frente ao prdio onde morava em So Paulo, no ms de abril. O ladro era um adolescente de 17 anos. O menor se entregou polcia um dia depois, quando completou 18 anos. O fato de ter 17 anos quando cometeu o crime o impediu de ser julgado pela justia comum. O outro caso ocorreu poucos dias depois em So Bernardo do Campo, em So Paulo, quando uma dentista teve seu consultrio invadido por trs homens que roubaram e a queimaram. Foram presos um rapaz de 24 anos, um de 21 e um menor de 17 anos. A responsabilidade por atear fogo na dentista foi atribuda ao menor, que pela idade, teria a pena amenizada, mesmo se tratando de um crime grave. Como hoje A maioridade penal aos 18 anos foi estabelecida na legislao brasileira em 1940. A norma foi regulamentada pelo ECA (Estatuto da Criana e do Adolescente), criado em 1990. Com o estatuto, os menores infratores cumprem penas em unidades de internao como a Fundao Casa, antiga Febem, em So Paulo --, e no no sistema penitencirio comum, e so submetidos, quando possvel, a medidas socioeducativas, como advertncia, obrigao de reparar o dano, prestao de servios comunidade e liberdade assistida. Os menores tambm no tm os crimes inclusos em sua ficha criminal.

Hoje, pela lei, podem ser internados jovens entre 12 e 18 anos de idade. A permanncia mxima em uma unidade de internao de trs anos. Os que defendem a reduo da maioridade penal alegam que um jovem, que pode dirigir e votar aos 16 anos, tem conscincia do que cometer um crime. Os que defendem a manuteno da maioridade penal aos 18 anos argumentam que so necessrias a aplicao correta das punies e a melhoria das medidas socioeducativas que ajudariam o jovem a ser reinserido na sociedade. Na poca dos crimes citados acima, o governador de So Paulo, Geraldo Alckmin, props um projeto que aumentava a pena para menores que cometessem crimes hediondos. Entre as mudanas esto o aumento do tempo de internao do menor de trs para oito anos, a criao de um regime de atendimento para jovens de 18 anos, que no seriam colocados em prises comuns. Atualmente, no Senado existem pelo menos 19 projetos que tratam, de alguma forma, do tema maioridade penal. Um deles, de autoria do senador Ivo Cassol (PP-RO), prope que seja realizado um plebiscito para saber a opinio da populao sobre reduo da maioridade penal. Na Cmara, cerca de 30 projetos sobre o tema j tramitaram desde 2000. Hoje, pelo menos trs esto em discusso na CCJ (Comisso de Constituio e Justia). Duas flexibilizam a maioridade de acordo com a gravidade do crime, e a terceira impe a idade de 16 anos para que algum seja considerado inimputvel, ou seja, no possa ser responsabilizado criminalmente. Maioridade penal no mundo No h nenhuma lei internacional que estipule a idade penal para adolescentes, o que varia de pas para pas. A Conveno da ONU sobre os Direitos da Criana apenas recomenda a definio de uma idade mnima para a imputabilidade penal, sem especificar qual, e a nica regra estipulada pela Conveno Americana de Direitos Humanos (1969) e pelo Pacto Internacional dos Direitos Civis e Polticos da ONU (1966) a proibio de condenar um menor de 18 anos pena de morte. As formas de punio tambm variam. Nos Estados Unidos, os 50 Estados tm leis diferentes para julgar menores de idade e a maioridade penal varia de 11 a 18 anos. No entanto, cabe ao juiz estabelecer se o menor ser ou no julgado como adulto, dependendo da gravidade do crime. No incio de 2005, por exemplo, a Justia da Carolina do Sul condenou Christopher Pittman a 30 anos de priso pelo assassinato de seus avs, quando ele tinha 12 anos, em 2001. Pittman ficou recluso numa deteno juvenil at completar 17 anos (maioridade na Carolina do Sul) e hoje cumpre pena na cadeia. Portugal, Mxico, Colmbia, Peru, Crocia e Alemanha, assim como o Brasil, aplicam medidas correcionais ao adolescente que ainda no atingiu a maioridade penal. Frana, Venezuela, Irlanda e Inglaterra adotam um sistema de penas amenizadas ao menor, tendo como base as penas aplicadas aos adultos. J China, Colmbia, Polnia e Rssia aplicam a pena a um menor de 18 anos de acordo com a gravidade do crime. Outros pases avaliam o discernimento do menor para aplicar uma sentena.

Brasil: maioria favorvel reduo Uma pesquisa realizada em abril deste ano pelo Datafolha mostrou que 93% dos paulistanos se mostraram favorveis reduo. Outros 6% se disseram contra, e 1% no opinaram. O ministro da Justia, Jos Eduardo Cardozo, declarou ser contrrio reduo da maioridade. "Qualquer projeto que reduza a maioridade penal nos termos do que est hoje consagrado na Constituio Federal inconstitucional, porque todos os direitos e garantias individuais consagrados na Constituio so clusulas ptreas, ou seja, no podem ser modificados nem por emenda constitucional, (...) apenas com uma nova Constituio", disse ele, cuja opinio foi reforada pela presidente Dilma Rousseff. Perfil dos menores infratores 95% homens e 5% mulheres. Entre os homens, a maioria (cerca de 70%) tem entre 16 e 18 anos. Em seguida vm os meninos com idade entre 12 e 15 anos Internos com idade entre 16 e 18 anos tambm so os com maior ndice de evaso escolar Os principais crimes cometidos pelos menores que esto nas unidades de internao e de semiliberdade so roubo (38,1%), trfico (26,6%) e homicdio (8,4%) Os dados constam no relatrio produzido pela Comisso de Infncia e Juventude do CNMP (Conselho Nacional do Ministrio Pblico), com informaes coletadas entre maro de 2012 e maro de 2013. O relatrio ainda apontou a superlotao nas unidades de internao do Brasil. Os dados mostram que h superlotao em 287 unidades do total de 321 existentes no pas. Hoje o Brasil oferece 15.414 vagas para menores nessas instituies, mas o nmero de menores cumprido punies de 18.378. Responda: Em vrios pases todo crime pudido. No Brasil acontece da mesma maneira? Toda lei justa? Explique. Voc concorda com a Reduo da maioridade penal?( Justifique)

Potrebbero piacerti anche