Sei sulla pagina 1di 3

Auxiliares: uma ajuda mais que bem-vinda

Autor: Fernando A. B. Pinheiro

Um amigo est enrolado com os Auxiliares da mesa de som e pede para explicar melhor o funcionamento. Ento vamos l! Toda mesa de som que pretenda ser profissional tem pelo menos dois auxiliares, um chamado de PRFADER e outro chamado de PS-FADER. Nas mesas importadas, comum encontrarmos a indicao "Aux Pre" e "Aux Pos" (em algumas mesas, inclusive, possvel at mesmo selecionar se o Auxiliar ser Pr ou Ps. Fader (pronuncia-se "feider") nada mais que o controle de volume de cada canal.Nas mesas nacionais, mais comum encontrar esses controles pelo nome das suas funes. O Pr-Fader o Aux Mon (ou Monitor) e o Ps-Fader o Aux Eff (de Efeito).

Mesa de som Staner, com 2 Auxiliares Ps (em amarelo, chamados de Efx 1 e Efx 2) e 1 Aux Pr (em verde, chamado de Mon)

O Auxiliar Pr-Fader uma valiosa ajuda para implementar monitoria para os msicos (retorno de som para os msicos). Ele lhe permite ter um volume em separado para um ou mais canais. Isso extremamente til. O exemplo a seguir explica melhor. Em uma determinada igreja, o tecladista "surdo", e quer que aumente, aumente, aumente o seu volume. Se na mesa no h o recurso de Aux Pr e o operador tem aumentar o fader do canal, estar aumentando o som para a igreja toda, no somente para o msico. Quando j est insuportvel para a igreja, o tecladista ainda reclama que o volume est baixo. Quando a mesa tem Aux Pr, podemos mandar o sinal do teclado para um canal de um amplificador, atravs do Aux Pr, e deste para uma caixa de retorno no ouvido do instrumentista, resolvendo o problema. Nesse caso, aumentamos o volume para o msico, satisfazendo-o, mas no alteramos o som que o pblico est ouvindo. Isso que fantstico no recurso: podemos atender ao msico e igreja simultaneamente! Este Auxiliar chamado Pr-Fader porque permite ser usado de forma totalmente independente do fader do canal. Mesmo quando o volume do canal est totalmente zerado, possvel ainda ter som nas caixas de retorno, para o msico. Assim, os operadores usam o fader do canal para o controle de volume do pblico, e o Aux Pr para controle de volume de retorno.O uso do Auxiliar Pr-Fader facilita a vida do operador de som ao permitir atender aos instrumentistas (mais, mais, mais volume) e igreja. Mas o Aux Mon cobra algumas coisas para funcionar direito: um amplificador a mais, caixas de retorno e o posicionamento do operador longe dos msicos, em uma posio que escute mais o som da igreja que o som dos retornos (ou monitores, mesma coisa). Se o operador estiver do lado de uma caixa de retorno com volume altssimo, como regular o som para a igreja?

Quanto mais Auxiliares Pr-Fader uma mesa tiver, melhor ser, porque podemos separar melhor os retornos. possvel ter um sinal s com o som do baixo, outro com baixo e teclado, outro para o solista com sua voz e teclado, etc. Quantos mais Auxiliares Pr-Fader, mais msicos (e cantores) atendidos, do jeito que eles quiserem. Mesas de som de pequeno porte costumam ter de um nico Aux Pr (em muitas, nenhum). Algumas mesas de mdio porte, entre 16 e 32 canais, possuem de 2 a 4 Aux Pr. Grandes consoles (mesas de som com grande nmero de canais tambm so chamadas de consoles) podem ter 8 ou mais Aux Pr. Existem consoles de 56 canais com at 20 auxiliares.

Auxiliares de um console Ciclotron VEGA 48 canais. De cima para baixo, em cinza na foto, temos 6 Aux Pr, depois 2 Auxiliares que podem ser Pr ou Ps por chave, depois mais 2 Auxiliares que podem ser Pr ou Ps. H ainda mais dois Auxiliares fixos em Ps, que no aparecem na foto. Esse console tem 12 auxiliares.

Agora que j entendemos o conceito do Pr-Fader, o Ps-Fader (Aux Eff) fcil. o mesmo Auxiliar, s que agora seu caminho passa obrigatoriamente pelo fader. O volume do Aux Eff ser to alto quanto o volume do fader do canal. Logicamente, se o volume do fader do canal estiver no mnimo, no teremos som no Aux Ps. Como no so volumes separados, no so teis para retorno. No tem a vantagem que o Aux Pr tem. Se usssemos para monitoria, o som que o msico receberia seria sempre limitado ao mximo de volume que est sendo encaminhado para o pblico. S que, em geral, os msicos querem se ouvir em um volume muito maior do que o volume disponvel na mixagem. O Aux Ps feito especificadamente para uso com mdulos de efeitos, pois o efeito receber tanto sinal quanto o volume do canal. Diminuindo-se o volume do fader do canal, estamos tambm diminuindo a quantidade de efeitos nesse canal. Em geral, as mesas tem pequenas tem 1 Aux Ps, mesas de mdio porte (16 a 32 canais) tem de 1 a 2 Aux Ps. Em consoles, o mais comum termos uma grande quantidade de auxiliares, com uma chave que permite selecionar a funo de cada um deles ou de grupos de auxiliares, se Pr ou Ps.

Seo Master de Auxiliar de uma mesa Ciclotron CSM 24.4. So 4 Auxiliares Pr (em cinza). Na seo de Master, possvel Mutar o Auxiliar, regular graves/agudos ou mesmo encaminh-los para o Aux Ps, de efeit, da mesa (em preto, Aux 5)

Podemos pensar em outros usos para os Auxiliares, no somente o de monitoria nem mdulos de efeitos. Podemos sonorizar uma regio com um som diferente que o PA. usando os auxiliares. Por exemplo, uma caixa de som instalada para o pblico que fica do lado de fora de uma igreja em dia de casamento (quando a igreja lota, a soluo quem chegou tarde esperar do lado de fora). Pode-se abrir o volume dos Auxiliares somente nos canais que desejamos encaminhar para essa caixa fora. Para evitar incomodar muito os vizinhos, interessante jogar apenas o som de um teclado e a voz do pregador. E nesse caso, tanto faz ser Aux Pr ou Ps.

Potrebbero piacerti anche