Sei sulla pagina 1di 23

CURSO DE CROMOTERAPIA

1 www.foxfacil.com.br

CROMOTERAPIA UM ESTUDO DAS CORES

Acredito que seja muito difcil para algumas pessoas que tomem contato com os estudos apresentados neste PORTAL, pelo grau de interpretao dos mesmos. Muitas vezes, so assuntos tambm desconhecidos para mim, mas que pesquiso e leio repetidamente at entend-los. Com certeza, acaba sendo uma grande diverso, por estar desenvolvendo um trabalho que gosto e muito. Para aqueles que tm um primeiro contato, podem deixar de ser prazerosos para se tornarem chatos, traduzidos pelo grau de dificuldade relativa que contenham. Ento, para que estudar e ficar dias a fio tentando assimilar o que est escrito? Para tirar concluses, como assim o fiz nos muitos dias de montagem deles. Eles so suficientemente interessantes a tal ponto de se despender todo este cuidado com eles? Reafirmo minha crena de que sim, principalmente para sairmos da repetio de informaes postas nos livros sobre CROMOTERAPIA, onde as bibliografias no so correlatas e no h como saber-se das procedncias
2 www.foxfacil.com.br

dos conceitos neles existentes. Aqueles de ordem esprita, pelo posicionamento religioso, j se tm idia de onde procedem, mas nos demais no. Convido Vocs a estudarem todo material que lhes chegar s mos e, inclusive, comentarem sobre dvidas ou erros quanto aos mesmos, principalmente, para que haja a possibilidade de serem eliminadas, de forma que as contradies sejam revistas. No h crescimento sem determinao. A nossa de abrir as mentes para as possibilidades de encontrarem o reflexo das CORES em todos os assuntos que se dedicarem. E que assim seja. Moriel Sophia Cromoterapeuta Sinaten 0880 A EVOLUO DAS CORES Gostaria de lhes mostrar como a anlise de um caso pode contribuir na construo de conceitos em relao determinada COR. Quando do estudo de um dos prximos temas, deparei-me com a palavra aminofilina. Brincando com os conceitos obtidos por uma simples consulta ao dicionrio, fui desenvolvendo o tema, como sempre fao e encontrei o seguinte: AMINOFILINA Definio Substncia derivada da teofilina, usada especialmente como broncodilatador e relaxante muscular.
3 www.foxfacil.com.br

Teofilina: substncia ismera da teobromina, usada como: diurtico, broncodilatador, cardiotnico. Ismera: propriedade de uma substncia qumica que possua o mesmo peso molecular de outra, embora com estrutura e caracterstica diferentes. Teobromina: principal alcalide do cacau, usada como: diurtico, broncodilatador, cardiotnico. Alcalide: lcali natural de substncias orgnicas nitrogenadas com caractersticas bsicas, encontradas em plantas vasculares e em alguns fungos, sendo que, muitas possuem ao teraputica (morfina, estricnina, atropina, etc.). Diurtico: que estimula a secreo de urina (substncias e medicamentos). Cardiotnico: diz-se de ou medicamento que aumenta a fora contrtil do corao, indicado principalmente na insuficincia cardaca congestiva. Broncodilatador: que ou o que relaxa o msculo bronquial e aumenta a passagem de ar pelos brnquios. Relaxante Muscular: diz-se de um agente que reduz tenses ou que causa relaxamento de msculo esqueltico (medicamento). De tudo o que foi escrito pode-se tirar um conceito mais completo do que realmente a aminofilina, ou seja: substncia derivada da teofilina (ismera da teobromina), usada especialmente como: diurtico, broncodilatador, cardiotnico e relaxante muscular.
4 www.foxfacil.com.br

Deve-se comentar que, alguns aspectos ficam acrescidos definio inicial de aminofilina, ou seja, de ser diurtico e cardiotnico, caractersticas estas trazidas pelas derivaes encontradas. SUGESTO CROMOTERPICA SUGESTO CROMOTERPICA LOCAL / TRATAMENTO Rins (diurtico, por estimular a secreo de urina). Pulmes (broncodilatador, por relaxar o msculo bronquial, aumentando assim a passagem de ar pelos brnquios) / Corpo (agente que reduz tenses ou que causa relaxamento de msculo esqueltico). Corao (cardiotnico, por aumenta a fora contrtil do corao, indicado principalmente na insuficincia cardaca congestiva). Pulmes (broncodilatador, por fora de expanso energtica, criando uma passagem de ar pelos brnquios) / Corao (cardiotnico, por aumentar a circulao arterial e assim facilitar o trabalho do rgo).

COR ROSA VERDE

AZUL

LARANJA

ANLISE A qualidade da COR em sua maior representao est expressa nos filtros simples, com uma s COR, e estas so as que esto indicadas dentro de suas caractersticas especficas. Agora, aqueles afeitos aos nossos filtros dinamizados (que
5 www.foxfacil.com.br

carregam na sua montagem mais de uma COR no mesmo filtro) conhecem o valor do VERDE / ROSA / AZUL / LARANJA e, neste momento podem constatar de que possui, pelo menos, as quatro caractersticas acima definidas, quais sejam: diurtico, broncodilatador, cardiotnico e relaxante muscular. Quando aplicado no: Rim (diurtico): VERDE: apresenta-se como um relaxante para aliviar as tenses do rgo. ROSA: dentro de suas funes como COR QUENTE, derivada da VERMELHA, movimenta lquidos, tornando-se diurtica, por estimular a secreo de urina, sem alterao arterial. AZUL: em sendo uma COR FRIA, trs o fator de adstringncia (aperta, estreita, prende, obriga) que aumenta a fora contrtil do rim necessitado da aplicao. LARANJA: se o rim no apresentar nenhum problema de constituio fsica poder receber esta energia como um dilatador, ampliando a capacidade dele extrair as impurezas do sangue e lev-las para serem excretadas pela bexiga. Pulmo (broncodilatador): VERDE: j conhecido pela ao broncodilatadora. ROSA: combinada com o VERDE junto ao pulmo, torna-se um forte calmante que relaxa o rgo, calmante este que reforma nossas atitudes e equilibra nossas emoes, fazendo com que volte a funcionar em equilbrio.

6 www.foxfacil.com.br

AZUL: a adstringncia se mantm, acrescida da ao sedativa, que retira a presso emocional sem deixar de exigir que o rgo funcione, apertando-o de maneira a fazer com que o ar seja extrado do pulmo afetado. LARANJA: um perfeito broncodilatador pelas caractersticas de COR QUENTE, que dilata e expande. Combinada com o VERDE, que desbloqueia por uma ao relaxadora, acaba por completar o ciclo respiratrio, com o LARANJA fazendo a inspirao forada e, o VERDE a expirao tranqila e repousante, clareando os pulmes. Corao (cardiotnico): VERDE: a COR antiestressante da CROMOTERAPIA, portanto, em condies de acalmar o esforo cardaco e auxiliar no batimento do corao. ROSA: esta vibrao calmante e ao se ligar ao VERDE amplia este fator, no reduzindo a capacidade de funcionamento do rgo, mas dando-lhe condies para um melhor desempenho, sem estresse. AZUL: embora acalme e sede, mantm a adstringncia sem deixar de exigir que o rgo funcione, apertando-o de maneira a fazer com que o corao bata e o esforo do msculo cardaco fica menos exigido neste momento. LARANJA: como COR QUENTE, expande o corao de forma a aumenta a capacidade de bombeamento do sangue, sem alterar a circulao e proporcionando menor esforo no bombeamento do sangue. Sistema Muscular (relaxante):
7 www.foxfacil.com.br

VERDE: a mesma presena apontada para o rim e o corao, tendo como princpio ativo o relaxamento muscular, para aliviar as tenses e o estresse. ROSA: quando da presena do VERDE / ROSA numa aplicao, sabe-se que duas poderosas foras esto em ao, uma relativa problemtica esqueltica, com tenso muscular por postura comportamental e a outra, desfaz as emoes que esto tirando o indivduo do equilbrio. AZUL: devido a ao sedativa, retira as dores presentes no: estresse muscular, cibras e tetanias. LARANJA: muitas dores advm de um grande ou constante esforo, trazendo tenso aos msculos. A reposio do clcio pela COR LARANJA e sua energia QUENTE proporciona uma tonicidade que alivia todo o Sistema. Alm do conjunto de CORES j conhecido por ns, VERDE / ROSA / AZUL / LARANJA, foi possvel encontrar outro achado, ou seja, a possibilidade da COR VERDE como broncodilatadora, mesmo sendo uma COR FRIA e relaxante. No nosso exemplo, a broncodilatao proporcionada por um lcali, ou seja, pela Teofilina, cuja descrio a posiciona como uma substncia que provoca expanso. Na CROMOTERAPIA, ela est a cargo das CORES QUENTES, que confirma a presena da COR LARANJA no tratamento, com fora expansiva e sem contra-indicaes. Aprofundando um pouco mais nossa argumentao, verificamos que est tambm presente uma outra ao, que na verdade contradiz a primeira, pois, no somente dilata como tambm relaxa, sendo que, quem relaxa so as CORES FRIAS e a COR VERDE um sinnimo de relaxamento.
8 www.foxfacil.com.br

Deixando a anlise qumica dos lcalis, que no a nossa praia, mas que nos fez pensar, temos a satisfao de compreender que uma COR FRIA tambm desbloqueia ao relaxar o local tencionado, liberando o que estava preso. Se as CORES QUENTES so ALCALINAS, as FRIAS so CIDAS, ou seja: com propriedades de provocar reaes de aguamento dos sintomas no organismo dos doentes. Este aguar / aumentar de sintomas mais no sentido de ampliar a sintonia do indivduo ou rea afetada, transformando tal provocao em um acalmamento / aplacamento dos mesmos, ou seja, num relaxar pela procura em atentar para o que ocorrendo ao redor, de forma a liberar o ar retido em funo de uma congesto como a ocorrente num processo de asma. A asma uma doena que determina crises de falta de ar, com dificuldade na entrada e principalmente na sada de ar dos pulmes. Esta dificuldade consequncia de um processo inflamatrio crnico das vias areas, tendo como consequncia a liberao de certas substncias que determinam a contrao dos msculos que envolvem os brnquios, estreitando a sua luz e causando a dificuldade na respirao. O estreitamento das vias areas (broncoconstrio) geralmente reversvel, porm, em pacientes com asma crnica, a inflamao pode determinar obstruo irreversvel ao fluxo areo. Neste caso, a ao relaxante da COR VERDE desbloqueia o ar retido, permitindo tambm sua reposio, por descontrair a musculatura tencionada pelas substncias presentes no local, transformando uma ao relaxante em desbloqueadora.

9 www.foxfacil.com.br

Assim posto, o que ser ALCALINO ou CIDO, depende do objetivo a ser atingido, no pertencendo exclusivamente a uma categoria de COR. LEMBRETES As informaes contidas neste artigo so da inteira responsabilidade de: Moriel Sophia Sinaten 0880. Esta terapia auxilia o tratamento, mas no dispensa o mdico e a presente sugesto somente dever ser utilizada por algum previamente diagosticada por um profissional da sade. permitida a reproduo total ou parcial, desde que citada a fonte

Cromoterapia na TERAPIA OCUPACIONAL Resumo A presente pesquisa aborda atravs do trabalho bibliogrfico a definio de cromoterapia, seus efeitos fisiolgicos e emocionais em ambientes coloridos atravs de lmpadas, com pacientes que se apresentam em condies patolgicas e normais buscando a melhor reestabilizao e equilbrio do organismo.Utilizou-se como respaldo bibliogrfico as pesquisas realizadas pelos cientistas Calazans e Mestre Choa Kok Sui, que comprovam a importncias de suas aplicaes e os resultados. O trabalho aborda a questo de Maria Helena da Rocha Medeiros para a dificuldade da identidade profissional, e tambm aborda a viso teraputica ocupacional no tratamento cromoterpico, o auxlio na evoluo da busca da melhora do paciente, com o
10 www.foxfacil.com.br

objetivo de abordar temas pouco divulgados na rea de sade e de muita valia para a profisso, concluindo com um questionamento para a profisso e sua evoluo

Introduo Cromoterapia uma cincia que usa a cor para estabelecer o equilbrio e a harmonia do corpo, da mente e das emoes (Sui ,1992). Vem sendo utilizada pelo homem desde as antigas civilizaes, como no Egito Antigo, como tambm na ndia, na Grcia, na China onde suas aplicaes teraputicas foram comprovadas por experimentaes constantes e verificaes de resultados. Atualmente se verifica a cor de ambientes mais adequados para estudos, trabalhos, hospitais, crianas, etc. A cromoterapia, atravs de suas cores energticas, reestabiliza o equilbrio, propiciando a cura. No tratamento cromoterpico, podemos utilizar vrias tcnicas como fonte de equilbrio ou harmonizao, como luz do espectro solar, lmpadas coloridas, alimentao natural, mentalizao das cores e ainda contato com a natureza. Na presente pesquisa bibliogrfica verificam-se ambientes coloridos atravs de lmpadas. Na pesquisa sobre o assunto foi encontrada a tese de mestrado de Flvio Calazans (2004), com 16 especialidades de patologias, entrevistando 22 mil mdicos, 5 mil enfermeirospadro e 15 mil pacientes hospitalares internados, cobrindo 60 hospitais de cidades com mais de 500 mil habitantes por todo Brasil, obtendo resultados surpreendentes. Nela, 95% dos mdicos acreditam que as cores usadas no ambiente hospitalar podem ajudar no reestabelecimento do paciente, 4% acham que talvez e 1% no acreditam que as cores tenham efeitos fisiolgicos. Os pacientes tiveram respostas conforme a
11 www.foxfacil.com.br

patologia que se apresentava. Eram atrados por algumas cores e repudiavam outras, mas mesmo com as pesquisas comprovando a eficincia das cores, 70% dos mdicos no abrem mo do branco. Mesmo se as mesmas auxiliassem na recuperao dos seus pacientes. Argumentam que o branco passa assepsia e higiene, e com a declarao do orientador Dr.Modesto Farina na Revista Dilogo Mdico,n2,ano16,pg11, diz que a preferncia pelo branco seria auto-afirmao pessoal como doutor ou corporativismo. Tivemos como resultado das pesquisas de Calazans, Mestre Sui e de outras pesquisas muita coerncia e semelhana. Materiais e Mtodos Usamos no trabalho pesquisas bibliogrficas como a de Calazans do mestrado da USP, e a do Mestre Choa Kok Sui e verificamos a relao dos resultados nas pesquisas. Resultados

Vermelho: pesquisa em Berlim demonstrou que mil portadores de insuficincia cardaca rejeitaram a cor., Efeitos Fisiolgicos: vitalizadora do sangue, dos tecidos e do sistema esqueltico do corpo, superestimula o sistema nervoso, estimula emoes e auxilia na recuperao de cansao e enfraquecimento geral. Efeitos Emocionais: Perturba o equilbrio de pessoas normais, produz o nervosismo, estimula o mau

12 www.foxfacil.com.br

temperamento, produz fortes dores de cabea, produz a morbidez. Laranja:Indicado para depressivos ou pessoas com disritmia. Efeitos fisiolgicos:aumenta a vitalidade do sistema nervoso, acelera o metabolismo sseo, auxilia nas doenas renais e da bexiga, e na constipao. Efeitos emocionais: inquietao Amarelo:Indicado para hepatite e doenas do bao e medula ssea e para trabalhos intelectuais. Efeitos fisiolgicos: Influencia no sistema nervoso simptico e parassimptico, aumenta a presso arterial e auxilia no fortalecimento sade dos tecidos, rgos e ossos. Efeitos Emocionais: estimula a concentrao. Verde:Indicado para ambientes hospitalares. Efeitos fisiolgicos:acelera o metabolismo heptico, incrementa a velocidade de cicatrizao de tecidos em ps-operatrio, baixa a febre e destruidor ou decompositor de clulas doentes e mortas. Efeitos Emocionais: Tranquiliza o paciente perturbado e melhora o equilbrio. Azul: Indicado para crianas e para pacientes manacos e violentos. Efeitos fisiolgicos; diminui a presso arterial, calmante e anestsico suave, refrescante. Efeitos Emocionais: reduz a ansiedade, o estresse, elimina a dor e induz ao relaxamento e ao sono. Branco: uma cor neutra, no tendo efeito fisiolgico e nem emocional. Rosa: responde emocionalmente trazendo o amor fraterno. Violeta: usado no tratamento de infeces graves, como sfilis. No usar no tratamento de doenas respiratrias, pois ele estimular o crescimento de vrus pulmonar. usado nos EUA
13 www.foxfacil.com.br

em banhos de luz contra a psorase e dermatite, usada tambm para o mau funcionamento da tireide. Efeitos fisiolgicos: anti-sptico, regenerador do sistema nervoso esgotado e estressado com fadiga prolongada e auxilia nos processos tumorais.

Quanto Terapia Ocupacional segundo CASTRO (2001): As atividades tm um lugar especial, pois garantem a expresso daqueles indivduos e grupos que estiveram impedidos de fazlo por diversos motivos; auxiliam no desenvolvimento de habilidades e no processo de construo de linguagens; participam da estruturao e transformao do cotidiano; promovem autoconhecimento, favorecem prticas grupais; so propulsores de projetos e instrumentos para a incluso social e cultural da populao atendida. Segundo MEDEIROS(1991), A Terapia Ocupacional, como profisso da rea da sade no est alheia aos acontecimentos e ao processo de produo dos pensamentos e aes das cincias, particularmente das cincias biolgicas e humanas. Ao ser criada como uma prtica mdica, a Terapia Ocupacional, mais exatamente a produo de seus conhecimentos, de suas aplicaes, de seu poder social, sofre toda uma influncia daquela rea, bem como do contexto scio-poltico-econmicocultural em que est inserida. Segundo LIMA (1999), O senso comum desconhece o conceito terico no s da Terapia Ocupacional como de todas as profisses de sade. O que identificamos como profisso de sade tem muito a ver com uma construo imaginria a respeito daquelas profisses do que com o que de fato se produz no campo, seja em termo terico seja em termos prticos.

14 www.foxfacil.com.br

A identidade profissional uma construo imaginria que atribui um valor, valor este que est diretamente relacionada com o valor que aquelas prticas tem socialmente... Nossa profisso, Terapia Ocupacional, fruto do processo de fragmentao do saber e da separao entre teoria e prtica, entre saber e fazer, na rea da sade. (Lima,1997), no ignorando que cada cincia tem seu ritmo prprio e sua temporalidade especfica. Sua histria procede por reorganizaes, rupturas e mutaes, passando por pontos crticos, jamais podendo ser isolada de seu enquadramento cultural, isto , do conjunto das relaes e dos valores ideolgicos da formao social em que ela se inscreve.(Japiassu, Hilton F. para ler Bachelard,p.57) Esse estudo est sendo exposto no no campo da discusso da profisso e seu lugar social, mas pensando na terapia Ocupacional como um campo de saber e de produo de conhecimento. Discusso Sendo basicamente a produo de literatura no Brasil norteamericana, ainda que j se possa sentir um comeo de produo prpria de qualidade, principalmente nos programas de psgraduao, a pouca produo escrita por profissionais brasileiros indica um problema a ser questionado: estaro os Terapeutas Ocupacionais to bem adaptados aos modelos propostos que no se preocupam em levantar novas questes ou dar contribuies? Ou ser que no se consideram autores da sua prpria profisso ou do sistema de sade? Concluso Terapeutas Ocupacionais esto em busca de novas discusses sobre mtodos alternativos, pois de fato elas podem auxiliar no desenvolvimento neuro-psico-motor do paciente .

15 www.foxfacil.com.br

Histria da Cromoterapia Cromoterapia no Egito Os papiros contam que o Deus Thot era o mestre das cores, e que ele as utilizava com a finalidade de curar e de despertar as faculdades espirituais. A cor amarela de sis estimulava o mental, enquanto que a cor vermelha de Osris aumentava a fora vital.

Cromoterapia na China Os chineses da antiga China utilizaram sobretudo as cores no diagnstico das pertubaes da sade e na diettica. O diagnstico chins compreende quatro fases importantes: a observao, a auscultao, o questionrio e a palpitao. Na fase importante da observao, o prtico nota cuidadosamente a tez e as coloraes do rosto:

- o excesso de vermelho corresponde a uma pertubao do corao; - o excesso de amarelo corresponde a uma pertubao do bao; - o excesso de branco corresponde a uma pertubao dos pulmes;
16 www.foxfacil.com.br

- o excesso de negro ou escuro corresponde a uma pertubao nos rins; - o excesso de verde corresponde a uma pertubao do fgado.

As 5 cores patolgicas ligam-se a teoria chinesa dos 5 elementos: a madeira, o fogo, a terra, o metal e a gua. Como na ndia, a China desenvolveu um sistema completo de yoga corporal e energtica chamada Chi Kung. Os mestres dessa arte dizem que, num certo nvel de prtica, certas cores aparecem diante das plpebras fechadas. Essas cores tem uma significao; elas indicam os problemas fsicos ou mentais do praticante. razovel pensar que foi dessa maneira que foram descobertas certas propriedades teraputicas das cores. Nesse mtodo dos Chi Kung, as cores tambm so utilizadas em visualizao, usando certos circuitos definidos no interior do corpo e, em particular, os meridianos curiosos da acupuntura chinesa. Cromoterapia na Grcia e no Imprio Romano A helioterapia (ou mtodo de cura pelos raios solares) era muito utilizada pelos terapeutas dessa poca; infelizmente, restam poucos documentos precisos sobre as prticas exatas, da mesma forma que sobre as medicinas drudicas e sobre as dos ndios da Amrica do Sul, que tambm usavam as cores e sua relao com as posies planetrias do dia do nascimento (astrologia medicinal).
17 www.foxfacil.com.br

Cromoterapia na ndia Esse pas foi o que melhor contribuiu para a descoberta das leis sutis da cura, e em particular, da cromoterapia. Duas grandes correntes marcaram sua histria: a via do Tranta (a da experincia) e a via de Shankara e Patanjali (a da ascese). Esses iogues consideram o homem como uma parte do universo capaz de realizar sua identidade com esse mesmo universo (estado de conscincia chamado Samadhi). Nesse estado, numerosos sbios (rishis) dos tempos vdicos compreenderam, por intuio, as leis da cura fsica e mental colocando as bases da cincia mdica ayurveda. Essa cincia antiga, ainda pouco conhecida no Ocidente, compreende a terapia das plantas, a diettica, a massagem, as limpezas internas, a respirao, o uso dos sons (nada-yoga), assim como a cromoterapia. Para os terapeutas hindus, a cor ao mesmo tempo objetiva e subjetiva. A cor age sobre o corpo sutil do homem num nvel de energia que toca ao mesmo tempo o mental e o fsico. Esse corpo de energia sutil foi posto em evidncia, de uma forma quase cientfica, pelo pesquisador russo Kirlian, que conseguiu cristaliz-lo sobre a fotografia. Esse corpo de energia sutil parece estar em ntima relao com o sistema endcrino do homem. O controle desse corpo energtico se efetua graas a centros que a tradio chama de chakras. Uma teoria bem prxima da acupuntura chinesa, afirma que a corrente eletromagntica terrestre entra nos chakras dos ps, depois sobe ao longo do sistema nervoso espinhal, onde pra a um certo nvel marcando a evoluo do indivduo. Para a tradio hindu, os seres humanos que ultrapassam o chakra da garganta so pessoas muito excepcionais, capazes de se autocurar e de curar os outros. Quanto mais a circulao da energia se relenta nos canais sutis, mais o homem se torna materialista.
18 www.foxfacil.com.br

De acordo com a medicina tradicional indiana ayurvdica, cada um desses centros de energia pode ser tratado em certas pertubaes fsicas particulares. Os textos antigos afirmam que as cores e os sons desempenham um papel importante no equilbrio do corpo sutil do homem e, igualmente, sobre sua sade.

As cores e seus significados

.. Vermelho Ativador da circulao e sistema nervoso (no utilizado). .. Rosa Forte Age como desobstruidor e cauterizador das veias, vasos e artrias e eliminador de impurezas no sangue. .. Rosa Ativador, acelerador e eleminador de impurezas do sangue .. Laranja Energizador e eliminador de gorduras em reas localizadas. .. Amarelo Forte
19 www.foxfacil.com.br

Fortificante do corpo, age em tecidos internos. .. Amarelo Reativador, desintegrador de clculos, purificador do sistema e til para a pele. .. Verde Forte Anti-infeccioso, anti-sptico e regenerador. .. Verde Energia de limpeza, vaso-dilatador e relaxante dos nervos. .. Azul Forte Lubrificante das juntas e articulaes. .. Azul Forte Sedativo, analgsico, regenerador celular msculos, nervos, pele e aparelho circulatrio. .. ndigo Anestsico, coagulante e purificador da corrente sangunea. Limpa as correntes psquicas. .. Violeta Sedativo dos nervos motores e sistema linftico, cauterizador das infeces e inflamaes. O desequilbrio e suas cores .. Amarelo Indigesto, hepatite, ictercia, fgado, vescula-biliar, pncreas, rins, intestinos, espinhas e afeces da pele. .. Laranja Asma, bronquite e pulmes. .. Verde
20 www.foxfacil.com.br

dos

Problemas sanguneos, feridas, infeces e cistos mamrios. .. Azul Forte Resfriado, sinusite, infeco do ouvido, estresse, tenso nervosa, reumatismo agudo e articulaes. .. Azul Forte Inflamao de garganta, tireide, priso de ventre e espasmos. .. ndigo Inflamaes dos olhos, catarata, glaucoma, cansao ocular, epistache (sangramento nasal) e nevralgias (ndigo).

Aplicao da Cromoterapia Luz do Espectro Solar Para essa tcnica utilizamos um copo, garrafa, ou recipiente de vidro transparente, e neste, colocamos gua potvel, envolvendo-o com papel colorido (na cor recomendada conforme tabela de tratamento). A exposio ao sol dever ser de, no mnimo, 4 horas, para que a gua possa ser carregada com a energia solar refletida pelo papel colorido. Dever ser tomado dois copos de gua carregada ao dia, sendo um pela manh em jejum e o outro noite antes de dormir. A durao desta tcnica de tratamento extende-se at a melhora do sintoma. Essa tcnica tambm pode ser usada com leo de
21 www.foxfacil.com.br

amndoas para massagens locais (apenas uso externo). Luz de Lmpadas Coloridas Nessa tcnica utilizamos um basto com bocal para lmpada, escolhemos uma lmpada de 25Watts com a cor estabelecida na tabela de tratamento. Aplicamos em movimentos circulares, sentido horrio, numa distncia de 5cm da pele. Essa exposio deve ser por um perdo de 5 minutos, uma vez ao dia, at o desaparecimento dos sintomas. - Aplicao da luz azul para problema muscular - Aplicao de luz amarela para tratamento do fgado - Luz azul no tratamento das articulaes - Luz verde para infeces - Alimentao Natural Como coadjuvante do tratamento, a alimentao natural tem sua devida importncia na harmonizao do nosso sistema. Para isso, devemos selecionar alimentos que tm sua cor relacionada com o seu tratamento Cromoterpico. Exemplo: se estiver tratando com a cor amarela, procurar ingerir mais alimentos com essa tonalidade. Mentalizao das Cores Se voc tiver uma certa facilidade em visualizar mentalmente as cores do espectro, poder ser feita essa mentalizao no respectivo local ou rgo pelo prazo de 30 segundos duas vezes ao dia. Contato com a Natureza

22 www.foxfacil.com.br

Como nosso corpo fsico est estritamente ligado ao nosso campo mental, faz-se necessrio que esvaziemos a mente do estresse dirio para tanto, o contado com a natureza uma fonte benfica para a tranquilizao da mente e harmonizao do corpo.

ACOMPANHE AS AULAS EM AUDIO/VDEO CONTIDAS NA PASTA COMPLETA DO CURSO.

AVALIAO

A avaliao, bem como a certificao do curso em questo seguem as regras do site Fox Fcil. Consulte a rea do Aluno no site. FOX FCIL

23 www.foxfacil.com.br

Potrebbero piacerti anche