Sei sulla pagina 1di 6

Oris Otin Itan Iy Otin

Otim esconde que nasceu com 4 seios" Oqu, rei da cidade de Ot, tinha uma filha.Ela nascera com 4 seios e era chamada de Otim.O rei Oqu adorava sua filha e no permitia que ningum soubesse de sua deformao.Este era o segredo de Oqu, este era o segredo de Otim.Quando Otim cresceu, o rei aconselho-a a nunca se casar, pois um marido, por mais que a amasse, um dia se aborreceria com ela e revelaria ao mundo seu vergonhoso segredo.Otim ficou muito triste, mas acatou o conselho do pai.Por muitos anos, Otim viveu em Igbaj, uma cidade vizinha, onde trabalhava no mercado.Um dia, um caador chegou ao mercado, e ficou to impressionado com a beleza de Otim, que insistiu em casar-se com ela.Otim recusou seu pedido por diversas vezes, mas, diante da insistncia do caador, concordou, impondo uma condio: o caador nunca deveria mencionar seus quatro seios a ningum.O caador concordou, e impos tambm sua condio: Otim jamais deveria por mel de abalhas na comida dele, porque isso era seu tabu, seu eu.

... Por muitos anos, Otim viveu feliz com o marido. Mas como era a esposa favorita, as outras esposas sentiram-se muito enciumadas.Um dia, reuniram-se e tramaram contra Otim.Era o dia de Otim cozinhar para o marido; ela preparava um prato de milho amarelo cozido, enfeitado com fatias de coco, o predileto do caador.Quando Otim deixou a cozinha por alguns instantes, as outras sorrateiramente puseram mel na comida.Quando o caador chegou em casa e sentou-se para comer, percebeu imediatamente o sabor do ingrediente proibido.Furioso, bateu em Otim e lhe disse as coisas mais cruis, revelando seu segredo: "Tu, com teus quatro seios, sua filha de uma vaca,

como ousaste a quebrar meu tabu?"A novidade espalhou-se pela cidade como fogo.Otim, a mulher de quatro seios, era ridicularizada por todos.Otim, fugiu de casa e deixou a cidade do marido Voltou para sua cidade, Ot, e refugiou-se no palcio do pai.O velho rei a confortou, mas ele sabia que a noticia chegaria tambm a sua cidade.Em desespero, Otim fugiu para a floresta. Dois Orixs iorubas que no apreciam contato com muita gente : o mago Ossaiyn, o solitrio senhor das folhas, e Iya Otin, a caadora. Possuem em comum o gosto pelo individualismo e o ambiente que habitam; a floresta virgem, as terras verdes no cultivadas.

A floresta a terra do perigo, o mundo desconhecido alm do limite estabelecido pela civilizao iorubana, o que est alm do fim da aldeia. Os caminhos no so traados pelas cabanas, mas sim pelas rvores, o mato invade as trilhas no utilizadas, os animais esto soltos e podem atacar livremente. o territrio do medo. Od Otin um Orix feminino responsvel pela fundamental atividade da caa. tradicionalmente associado lua e, por conseguinte, noite, as Iy mi Ajs e os pssaros da noite, pois a noite o melhor momento para a caa. Od Otin e Ossaiyn tm na floresta o prprio fim, nela se escondem. O primeiro para capturar os animais, o segundo para poder estudar sozinho e recolher as folhas sagradas.

Otin mora nas guas com Iyemanj, Erinle e Oxum e na floresta com os irmos Ossaiyn, gn e Od, no cultivo com rs OkoOd Otin e Ossaiyn representam as formas mais arcaicas de sobrevivncia, a apologia da caa em detrimento da agricultura, a apologia da magia e do ocultismo

em detrimento da cincia. No Candombl, a cor verde consagrada a Ossaiyn por sua proximidade com as folhas, ficando o azul para Od Otin, um azul pouco mais vivo e claro que o de Ogum, numa transio cromtica.

Otin um Orix que vive ao ar livre e est sempre longe de um lar organizado e estvel. Seu combate cotidiano, entretanto, est nas matas, caando os animais que vo garantir a alimentao da tribo, sendo por isso consagrado como protetor dos caadores e eterno provedor da subsistncia do gnero humano. Protege tanto o que mata o animal como o prprio animal, j que um fim nobre a morte de um ser para servir de alimento para outro. Protege os antagonistas, a caadora, e a caa, pois so seres do mesmo espao, a floresta. Por isso y Od Otin nunca

aprova a matana pura e simples, para ele a morte dos animais deve garantir a comida para os humanos ou os rituais para os deuses, sendo smbolo de resistncia caa predatria. O conceito de liberdade e independncia para Od Otin muito claro. Sua responsabilidade principal com relao ao mundo garantir a vida dos animais para que possam ser caados. Em alguns cultos, tambm se atribui ela o poder sobre as colheitas, j que agricultura foi introduzida historicamente depois da caa como meio de subsistncia. Orix tem grande prestgio e fora popular, alm de um grande nmero de filhos. Seus smbolos so ligados caa: no Candombl, possui um ou dois chifres de bfalo dependurados na cintura. Na mo, usa o eruquer (eiru), que so pelos de rabo de boi presos numa bainha de couro enfeitada com bzios, um of arco e flecha, uma lana.

y Otin realmente o orisa da casa de joo de barro. Otn um orisa relacionada com Erinle e Yemoj.

y Otin e um orisa da caa e pesca, seu culto tem origem em inisa ( inixa )seu culto e mais preservado nas naoes de batuque no sul do brasil.orisa de carater reservado,vive com ode caando nas matas de quem e inseparavel. vista hora como esposa ,hora como irma de ode. nao teve filhos aqui na terra, por isso atribuem o fato de que ela de a cabea de seus filhos para ode. por ser uma yaba ode ( caadora ) veste-se com roupa de couro , como um homem., usa uma capanga de couro,arco e flexa e lana. come junto com ode, todo tipo de caa, coelhos , passaros etc , mas prefere mesmo a carne de porco. y Otin e uma yaba que vive na floresta, caa , pesca e recolhe os frutos por perto de casa que ela mesmo constroi , no lugar onde chegam para caar, enquanto ode vai longe caar animais maiores para levar o alimento para a comunidade , ela caa por perto , assim que ode chega tem seu alimento preparado . dizem tambem que e ela quem nos da casa propria, existe ate ebo para esse fim. e dona da casa do joao de barro , deve ter algun itan que justifica o por que. no batuque seu culto tao importante que toda pessoa que se apronta no santo ,como e costume de assim se dizer la, tem que assentar,y Otin por isso todo sacerdote tem Iy Otin em suas casas. seu assentamento leva uma estatua de madeira, imagem feminina que carrega um pote na cabea. tem ligaao com yiemonja, por isso tambem leva uma ancora em seu assentamento, e seu igba colocado nos pes de yiemonja .existem informaoes que ela habita as margens do rio osun com

quem tambem tem ligaao, outras ha que diz que ela vive numa confluencia de um rio com o mar pela sua ligaao com yiemonja.otin possui quatro seios e isso nao pode ser mencionado em sua presena, pois e uma ofensa terrivel a essa yiaba. um mito conta que ela foi uma rainha muito poderosa , mas muito sensivel,por falta de respeito de seus subordinados , se aborreceu muitissimo, e entrou no rio de erinle e desapareceu.

Iyagb Otin uma Senhora caadora,resumindo ele filha de Erinl um outro Oris muito confundido com Ossossi..Otin irm de Ologun Ed e esposa de Ossossi..Para assentar uma Otin primeiro tem muitos ors e se assenta um corte de Oriss antes dela,um deles Erinl,Ologun Ed,Iyemonj,Ossayn ,Ogun,Ossosi e Osun..Ela come todo tipo de caa,ela s no come coelho como os outros Odes e sim pre ou porquinho da ndia como muito difcil achar uma pre da a ela o porquinho da ndia,ela tambm come galos,igbn,pombos e adora carne de porco. Otin mora nas guas com Iyemanj, Erinle e Oxum e na floresta com os irmos Ossaiyn, gn e Od, no cultivo com rs Oko Od Otin e Ossaiyn representam as formas mais arcaicas de sobrevivncia, a apologia da caa em detrimento da agricultura, a apologia da magia e do ocultismo em detrimento da cincia. No Candombl, a cor verde consagrada a Ossaiyn por sua proximidade com as folhas, ficando o azul para Od, um azul pouco mais vivo e claro que o de Ogum, numa transio cromtica e para Iya Ode Otin fica as cores azul claro intercalado com azul escuro e a cor rosa..Isso tembem vai depender muito do caminho do Oris Otin Saudao de Otin: Oque bambo Otin ...Resposta : Oque bambo Iyab..

Adur Iy Otin: Otin rere E moin daf Otin rere E moin daf rs daf mb Otin Ob del A oyo ny.

Otin come vrios tipos de comidas,como: Feijo fradinho bem temperado com lascas de coc.. Milho vermelho bem temperado com lascas de cocos e amedoim torrado. Tambm come acas,abaras,ekurus,obis,orogbs,frutas e principalmente o abacate.. Ela adoro a carne de porco como: costelas,lingias,carrs e midos...Tudo bem temperado..Sua bebida preferida o alu.

Potrebbero piacerti anche