Sei sulla pagina 1di 13

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR AMRICO PRESIDENTE DA COMISSO DE TICA PBLICA

LACOMBE

CARLOS SAMPAIO, cidado brasileiro, deputado federal, com endereo profissional na Cmara dos Deputados, Anexo I, Edifcio Principal, Braslia DF, telefone n 3215.9342, e ALOYSIO NUNES FERREIRA, cidado brasileiro, senador da Repblica, com endereo profissional no Senado Federal, no Anexo I, 9 andar, salas de 1 a 6, Braslia DF, telefone n 33036.063, vm, com fundamento no art. 5, alnea a, do inciso XXXIV, e do art. 18, do Cdigo de Conduta da Alta Administrao Federal, solicitar a Vossa Excelncia a instaurao de procedimento de prtica de ato em desrespeito ao Cdigo de Conduta da Alta Administrao Federal por JOS EDUARDO MARTINS CARDOZO, Ministro da Justia, com base nos fatos e fundamentos a seguir narrados.

CONTEXTO DAS IRREGULARIDADES INDCIOS DE USO POLTICO DE RGOS LIGADOS AO MINISTRIO DA JUSTIA PARA PREJUDICAR ADVERSRIOS Conforme diversas notcias veiculadas pela imprensa, o Ministro de Estado da Justia, sr. Jos Eduardo Cardozo, no teria at hoje instaurado procedimento investigativo sobre o cometimento de infraes administrativas pelo Presidente do CADE, Vincius de Carvalho. A resistncia do Ministro da Justia ao cumprimento de suas obrigaes funcionais de instaurao de procedimento para apurar as irregularidades cometidas pelo sr. Vincius de Carvalho, pode estar ligada a sua eventual participao no uso dos rgos vinculados ao Ministrio da Justia para prejudicar adversrios. notvel, no presente caso, que os vazamentos de informaes visando a prejudicar adversrios ocorra sempre nos momentos em que o PT enfrenta acusaes contra seus membros, o que faz suspeitar que trata-se de um esquema deliberado de dosagem de vazamentos para desviar o foco das acusaes contra o PT e atacar os adversrios visando a obter, com isso, dividendos eleitorais. Os dossis com informaes falsas aparecem sempre durante campanhas eleitorais e em meio a assuntos desgastantes para o PT, como foi o mensalo e a CPI dos Cartes Corporativos. So usados pelo PT para prejudicar, constranger e intimidar adversrios. Essa prtica no seria nova em governos do PT. Recapitulemos alguns episdios.
Ilhas Cayman o dossi apareceu durante a campanha de 1998 e atribua a prtica de evaso fiscal a FHC (candidato reeleio), Mrio Covas (candidato reeleio ao governo de So Paulo), Jos Serra e Srgio Motta. Trazia informaes de que eles teriam milhes de dlares depositados em parasos fiscais. Depois, apurou-se que se tratava de uma fraude e o pastor evanglico Caio Fbio DArajo Filho foi condenado priso, considerado o responsvel por elaborar e divulgar o dossi. Segundo o prprio pastor Caio, Lula e o PT estimularam a divulgao do dossi para prejudicar o PSDB. Em dezembro de 2011, Fbio foi condenado a quatro anos de priso. 2

Lista de Furnas foi divulgada no final de 2005, em meio crise do mensalo, e apontava a existncia de caixa dois na campanha de 2002. Enumerava 156 polticos, principalmente do PSDB e do PFL, que teriam recebido dinheiro por meio de Furnas. A CPI dos Correios considerou que se tratava de uma denncia leviana, de falsificao. A autenticidade da lista nunca foi comprovada. A lista foi divulgada pelo lobista mineiro Nilton Monteiro, que afirmou possuir recibos dos pagamentos. Foi encomendada por dois deputados petistas de Minas Gerais, com incentivo e apoio da cpula nacional do partido. Monteiro foi preso em maro/2012, acusado de estelionato em outra investigao em Minas. Ele j havia sido preso em outubro/2011 por forjar notas promissrias. Ele ainda a cinco processos e inquritos criminais. Dossi dos Aloprados a duas semanas do primeiro turno das eleies de 2006, integrantes do PT foram presos pela PF em um hotel de So Paulo ao tentar comprar um dossi que ligava o ento candidato do PSDB ao governo de So Paulo, Jos Serra, mfia dos sanguessugas. O objetivo era favorecer o candidato petista Aloizio Mercadante. O ento presidente Luiz Incio Lula da Silva, tentando diminuir a importncia do episdio, afirmou que aquilo era obra de "um bando de aloprados". Foram presos Valdebran Padilha, que havia sido tesoureiro do PT em Mato Grosso, e Gedimar Passos, que se apresentava como advogado do PT. Entre os aloprados esto Jorge Lorenzetti, churrasqueiro predileto de Lula, e Freud Godoy, que era umfaztudo de Lula. Dossi com os gastos da famlia de FHC com cartes corporativos em maro de 2008, reportagem da revista Veja revelou que o Palcio do Planalto montou um dossi com gastos de FHC, da primeira-dama Ruth Cardoso e de assessores em 98, 2000 e 2001. Os documentos foram usados para intimidar a oposio na CPI dos Cartes Corporativos, que buscavam investigar os gastos de Lula e familiares. Depois, reportagens revelaram que a secretria-executiva da Casa Civil, Erenice Alves Guerra, brao-direito da ento ministra Dilma Rousseff, deu a ordem para o dossi. Dossi contra Jos Serra Na campanha de 2010, quando Jos Serra disputou a eleio presidencial com Dilma Rousseff, dados sigilosos do exministro tucano Eduardo Jorge foram encontrados num dossi em posse da equipe da pr-campanha petista. Segundo investigao da PF, o sigilo de Veronica Serra, filha do ex-governador, tambm foi quebrado. O jornalista Amaury Ribeiro e mais cinco rus foram denunciados pela Justia Federal em Braslia, no incio de novembro, pela quebra do sigilo fiscal. Em depoimento Polcia Federal, Amaury Ribeiro teria acusado o presidente do PT, Rui Falco, de participao no caso.

Pois bem, a denncia envolvendo tucanos em suposto cartel para obras do metr segue o mesmo roteiro dos dossis, conforme demonstram os fatos:
- Em 11 de junho o Coordenador Geral da CGPFAZ, de Braslia, envia ao Superintendente Regional de So Paulo um memorando em que encaminha denncia, recebida via CADE, a respeito de fatos criminosos ocorridos no Estado de So Paulo; - Este documento, no qual o denunciante acusa os ltimos trs governadores paulistas, do PSDB, um senador e secretrios de estado de estarem envolvidos com o cartel da Siemens (Estado, dia 21/11 pela manh), foi vazado; - Com o vazamento da matria, vem luz que na tal carta-denncia, que teria sido entregue pelo ex-diretor da Siemens, Everton Rheinheimer, ao mesmo tempo em que se prope a fazer a denncia, Everton solicita ser indicado para um cargo, o que faz nos seguintes termos: "O acordo que proponho no tem nenhum risco, mas envolve minha indicao para uma diretoria executiva da Vale no mdio prazo"; - Somente no dia 22, no final da tarde, que o Ministro da Justia, Jos Eduardo Cardozo, afirma ter sido ele, e no o CADE, quem encaminhou o citado documento falso (sem assinatura) do denunciante para a Polcia Federal; - Questionado se o denunciante teria entregue a ele, pessoalmente, a denncia, o Ministro envolve o Secretrio Municipal Simo Pedro e diz que foi este quem lhe entregou a denncia, em sua prpria casa (do Ministro) em So Paulo.

A sequncia de fatos noticiados na imprensa demonstra, claramente, que houve uma fabricao da denncia envolvendo polticos do PSDB, e que essa fabricao envolveu o Presidente do CADE, o deputado Simo Pedro e o Ministro da Justia. O que fulmina a credibilidade dessa denncia, alm do fato de ela ter sido fabricada com a participao do deputado estadual Simo Pedro e do presidente do rgo julgador administrativo, Vincius de Carvalho, que o autor do documento que veiculou a denncia, Everton Rheinheimer, finaliza sua promessa de acusaes com um pedido de emprego. Alm disso, como rememoramos acima, a reiterao desse tipo de prtica pelo Partido dos Trabalhadores PT, e a circunstncia de que essas denncias forjadas sempre emergem quando o PT est enfrentando dificuldades, reforam a plausibilidade da suspeita de que essa denncia envolvendo polticos do PSDB foi fruto de uma montagem feita no seio do Estado brasileiro para atacar polticos adversrios.
4

DAS INFRAES AO CDIGO DE CONDUTA DA ALTA ADMINISTRAO FEDERAL a) Da responsabilidade do Ministro de Estado da Justia por deixar de tomar providncia a que estava obrigado em relao ao conflito de interesses e ilegalidade no mandato do Presidente do CADE Segundo o art. 4 da Lei 12.529, de 2011, o CADE uma autarquia federal vinculada ao Ministrio da Justia. A vinculao de uma entidade da Administrao Federal Indireta a um ministrio obedece ao princpio do controle ou da tutela administrativa, instituindo uma superviso ministerial daquelas entidades, conforme afirma a doutrina:
A Unio Federal adotou essa sistemtica, denominando-a de superviso ministerial. Dispe o Decreto-lei n 200/67 que todo e qualquer rgo da administrao federal, direta ou indireta, est sujeito superviso do Ministro de Estado competente (...)1.

Essa superviso ministerial tem sido vista, inclusive, como possvel poder revisional das decises de agncias reguladoras, como o caso do CADE:
A despeito desse aspecto especial das citadas entidades, tem havido entendimento no sentido da possibilidade de os Ministrios exercerem poder revisional, de ofcio ou por provocao (recurso hierrquico imprprio), sobre os atos das agncias quando ultrapassados os limites de sua competncia ou contrariadas polticas pblicas do governo central2.

Nesse mesmo sentido, o Presidente da Repblica aprovou o Parecer n AC-51/2006, da Advocacia Geral da Unio, nos termos do art. 41, da Lei Complementar n 73, de 1993, conferindo-lhe efeitos vinculantes a todos os rgos da Administrao Federal. O teor do referido parecer confirma nosso posicionamento em relao superviso ministerial das agncias reguladoras:
Em suma, no h suficiente autonomia para as agncias que lhes possa permitir ladear, mesmo dentro da lei, as polticas e orientaes da administrao superior, visto que a autonomia de que dispem serve justamente para a precpua ateno aos objetivos pblicos. No outra, portanto, a concluso com respeito superviso
1 2

Jos dos Santos Carvalho Filho, p. 505. Jos dos Santos Carvalho Filho, p. 519.

ministerial que se h de exercer sempre pela autoridade ministerial competente, reduzindo-se, no entanto, medida que, nos limites da lei, se atendam s polticas pblicas legitimamente formuladas pelos Ministrios setoriais. Por isso, se afirma que a autonomia existe apenas para o perfeito cumprimento de suas finalidades legais3.

Esse nvel de superviso impe a fiscalizao dos agentes e das rotinas administrativas da entidade, conforme sustenta a melhor doutrina4. Relativamente s condutas dos agentes, tal fiscalizao um dever desses rgos superiores, a teor do Decreto 6.029, de 2007:
Art. 8o Compete s instncias superiores dos rgos e entidades do Poder Executivo Federal, abrangendo a administrao direta e indireta: I - observar e fazer observar as normas de tica e disciplina;

Registre-se que a obrigao da autoridade para investigar irregularidades consta tambm da Lei 8.112, de 1990, que prev a obrigao da apurao da irregularidade at pelas autoridades no diretamente supervisoras do infrator:
Art. 143. A autoridade que tiver cincia de irregularidade no servio pblico obrigada a promover a sua apurao imediata, mediante sindicncia ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa. 3 A apurao de que trata o caput, por solicitao da autoridade a que se refere, poder ser promovida por autoridade de rgo ou entidade diverso daquele em que tenha ocorrido a irregularidade, mediante competncia especfica para tal finalidade, delegada em carter permanente ou temporrio pelo Presidente da Repblica, pelos presidentes das Casas do Poder Legislativo e dos Tribunais Federais e pelo Procurador-Geral da Repblica, no mbito do respectivo Poder, rgo ou entidade, preservadas as competncias para o julgamento que se seguir apurao.

Se a irregularidade em questo envolve conflitos de interesses, como o caso do sr. Vincius de Carvalho, existe obrigao especfica, estabelecida pela Lei 12.813, de 2013, que prev:

Inteiro teor disponvel em: http://www.agu.gov.br/SISTEMAS/SITE/PaginasInternas/NormasInternas/AtoDetalhado.aspx?idAto=84 53&ID_SITE= 4 Jos dos Santos Carvalho Filho, p. 504.

Art. 4o O ocupante de cargo ou emprego no Poder Executivo federal deve agir de modo a prevenir ou a impedir possvel conflito de interesses e a resguardar informao privilegiada.

Note-se que uma das situaes que caracteriza conflito de interesses justamente a de exerccio de atividade incompatvel com as atribuies do cargo, conforme disposto pela Lei 12.813, de 2013:
Art. 5o Configura conflito de interesses no exerccio de cargo ou emprego no mbito do Poder Executivo federal: III - exercer, direta ou indiretamente, atividade que em razo da sua natureza seja incompatvel com as atribuies do cargo ou emprego, considerando-se como tal, inclusive, a atividade desenvolvida em reas ou matrias correlatas;

A Lei 12.529, de 2011, prev expressamente a incompatibilidade entre o mandato de presidente ou conselheiro do CADE e o exerccio de atividade poltico-partidria, o que torna a violao dessa incompatibilidade um autntico conflito de interesses:
Art. 8o Ao Presidente e aos Conselheiros vedado: VI - exercer atividade poltico-partidria.

Ora, pelo menos desde 25 de setembro de 2013, ou seja, h quase dois meses, tornou-se notrio que o Presidente do CADE, sr. Vincius Marques de Carvalho, vem exercendo funes polticopartidrias concomitantemente funo de presidente daquela autarquia, contra expressa proibio legal, configurando conflito de interesses. Os indcios de que o sr. Vincius de Carvalho vinha exercendo atividade poltico-partidria incompatvel com o cargo de Presidente do CADE foram muitos. Resumimos: 1) omisso ilegal, em quatro curricula vitae, das informaes de que havia trabalhado como assessor ou chefe de gabinete de dois deputados do Partido dos Trabalhadores PT; filiao por 13 anos ao Partido dos Trabalhadores; possvel vazamento seletivo de informaes sigilosas para a imprensa com o fim de prejudicar adversrios polticos do PT;

2) 3)

4)

5)

possvel conluio com denunciantes para a fabricao de denncias contra adversrios polticos; aplicao de advertncia pela Comisso de tica Pblica da Presidncia da Repblica em funo de haver omitido sua situao partidria quando da sua nomeao ao cargo.

Apesar de tantos indcios que tornam, no mnimo, plausvel a hiptese de que o sr. Vincius de Carvalho estaria cometendo infraco tica e legal ao exercer atividade incompatvel com seu cargo pblico, o Ministro de Estado da Justia omitiu-se, no instaurando nenhum procedimento investigativo da conduta do Presidente do CADE, rgo sob sua superviso. Assim agindo, o Ministro de Estado da Justia violou seu dever funcional de fiscalizar os agentes e as rotinas administrativas da entidade sob sua superviso, bem como a obrigao de prevenir conflitos de interesses no mbito dos rgos sob seu poder de fiscalizao, prevista no art. 4, da Lei 12.813, de 2013. b) Da infrao proibio de pronunciamento sobre matria que lhe ser submetida para deciso Como j apontamos, o Ministro de Estado da Justia exerce funo de superviso do CADE. Nessa capacidade, o ministro poder ser chamado a pronunciar-se sobre eventuais infraes disciplinares, ou de outra natureza, cometidas no mbito daquele rgo por seus agentes. o que ocorre no presente caso, onde cabe ao Ministro da Justia tomar providncias contra as infraes cometidas pelo Presidente do CADE, entre as quais, a possvel responsabilizao por quebra de sigilo no mbito daquela autarquia. Em funo da possibilidade de que essa questo lhe seja submetida para deciso, o Ministro da Justia est impedido de opinar publicamente a respeito, a teor do seguinte dispositivo do Cdigo de Conduta da Alta Administrao Federal:
Art. 12. vedado autoridade pblica opinar publicamente a respeito: I - da honorabilidade e do desempenho funcional de outra autoridade pblica federal; e II - do mrito de questo que lhe ser submetida, para deciso individual ou em rgo colegiado.

Ora, o Ministro de Estado da Justia infringiu essa proibio ao conceder entrevista ao jornal O Estado de So Paulo, afirmando, categoricamente e sem ter nenhum elemento probatrio que o fundamentasse, que o CADE no cometera nenhum vazamento de informaes sigilosas nem estava atuando de forma poltico-partidria.
Estado - O governador Geraldo Alckmin disse ser "estranho e lamentvel" o Cade ter decretado sigilo de informaes sobre investigaes referentes a um cartel em licitaes de trem e metr. Por que esse sigilo? Cardozo - Tenho a impresso de que h uma estratgia deliberada (do governo paulista) para transformar uma investigao sria e tcnica em uma disputa poltica. (...) Estado - O primeiro inqurito da Polcia Federal j foi relatado pelo Ministrio Pblico. O governo paulista diz no entender o motivo de uma investigao to antiga s ter vazado agora. Seria por causa da eleio? Cardozo - Tenho certeza de que o Cade no vazou. H outros rgos respeitveis, envolvidos nas investigaes, como a Polcia Federal, o Ministrio Pblico Estadual e o Ministrio Pblico Federal. Por que elegeram o Cade como autor do vazamento? muito estranho. S posso atribuir isso a nervos flor da pele que no permitem que os fatos sejam vistos como so. Estado - Documentos obtidos pelo Estado mostram que o cartel de trens e metr pode ter desviado recursos de R$ 577, 5 milhes em So Paulo e no Distrito Federal. O governador Alckmin diz que, se for confirmado o cartel, entrar com ao de ressarcimento dos prejuzos. possvel reaver o dinheiro? Cardozo - Se for comprovada a leso aos cofres pblicos nessa dimenso, todos os envolvidos tero de responder nos termos da lei com sanes pesadas. legtimo o Estado entrar com essa ao. O Cade est fazendo uma apurao isenta e todos tm interesse em conhecer os fatos. No podemos aplaudir uma investigao quando ela contra os adversrios e falar em perseguio poltica quando atinge nossos parceiros. (destacamos)

Por meio dessas declaraes, o Ministro de Estado da Justia violou a vedao de opinar publicamente sobre questo que lhe ser submetida, imposta pelo Cdigo de Conduta da Alta Administrao Federal. c) Da abertura de investigao para apurao de denncia apcrifa e condicionada obteno de vantagem ilcita Conforme se noticiou no fim de semana do dia 22 de novembro de 2013, o Ministro da Justia determinou que a Polcia
9

Federal instaurasse um inqurito para investigar fatos narrados em denncia apcrifa, que lhe foi apresentada pelo seu colega de partido e ex-chefe do Presidente do CADE, Simo Pedro:
O ministro Jos Eduardo Martins Cardozo (Justia) disse hoje que simplesmente cumpriu o seu papel e dever ao encaminhar para a Polcia Federal relatrio que apontava suposto esquema de corrupo envolvendo polticos tucanos em cartel no setor metroferrovirio de governos do PSDB em So Paulo, entre 1998 e 2008. Cardozo disse que o relatrio, acompanhado de documentos, lhe foi entregue pelo deputado licenciado Simo Pedro (PT), secretrio municipal de Servios da gesto Fernando Haddad (PT). O relatrio no estava assinado, diz o ministro. O Estado identificou Everton Rheinhemer, ex-executivo da Siemens, como autor do documento. Ele fez delao premiada na Polcia Federal e na promotoria estadual em troca do perdo judicial, conta o que diz saber sobre conluio de multinacionais e propinas para agentes pblicos. "Em junho, aproximadamente, o Simo me procurou e entregou essa documentao com o relatrio e pediu-me que encaminhasse PF. Ali tinha uma caracterstica: era um relatrio minucioso em alguns aspectos, acompanhado de cpias de documentos. Adotei o procedimento padro. Mandei para a PF examinar a plausibilidade." Cardozo disse que, nesses casos, a PF faz uma anlise preliminar antes de decidir que procedimento deve seguir. Como a documentao fazia referncia a propinas para polticos e tambm a cartel de trens esta parte j sob investigao do Conselho Administrativo de Defesa Econmica (Cade) , a PF em Braslia decidiu enviar a documentao com 16 apensos para a Superintendncia Regional da PF em So Paulo, onde conduzido inqurito sobre o caso. "Creio que a se deu uma confuso", diz o ministro. "O delegado (Brulio Galloni, de Braslia) achou que os documentos eram oriundos do Cade e incluiu esta informao no ofcio endereado PF em So Paulo. De fato, no foi o Vincius (Carvalho, presidente do Cade) que fez o encaminhamento PF. Eu tomei essa medida, porque meu dever. A surgiu esse tiroteio. Se eu no fao isso, vo me acusar de prevaricao. Da mesma forma, se o Cade tivesse recebido (os papis) tambm teria que mandar para a PF." O ministro disse que recebeu o deputado petista em sua residncia de So Paulo, em um fim de semana. "Ele disse que queria conversar comigo. O Simo um cara muito correto, muito srio, me passou a documentao. Ele disse: preciso que investigue, j h investigaes em curso, representei ao Ministrio Pblico Estadual, ento estou entregando a voc". 10

Cardozo disse lamentar "que isso (o relatrio) tenha vazado, porque pode atingir a imagem de pessoas que muitas vezes no tem nada com os fatos investigados". Ele afirmou que prontamente atender, "com o maior prazer", se for convidado para depor na Cmara. "Quando a PF investiga algum adversrio poltico, tido como adversrio do governo, dizem que o ministro est instrumentalizando a PF para os desgnios governamentais. Mas quando a PF investiga aliados do governo, dizem que o ministro perdeu o controle da PF. No h escapatria."5

O suposto autor do documento apcrifo que continha a denncia, o ex-diretor da Siemens Everton Rheinheimer, teria informado que suas denncias haviam sido negociadas com o Presidente do CADE e o deputado Simo Pedro, colega do Ministro da Justia na corrente partidria Mensagem ao Partido e ex-chefe de Vincius de Carvalho. Alm disso, o denunciante fazia demandas ilcitas em troca da continuidade s acusaes:
Everton Rheinheimer diz em seu texto que, "com a ajuda de Simo Pedro, encontrou-se duas vezes com o presidente do Cade, Vincius Carvalho, para orient-lo sobre aspectos importantes do acordo de lenincia a ser assinado entre o rgo e a Siemens". O ex-diretor da Siemens revela ainda sua inteno de obter emprego aps a denncia: "O acordo que proponho no tem nenhum risco, mas envolve minha indicao para uma diretoria executiva da Vale no mdio prazo". O ex-diretor da Siemens pede ajuda "do partido". "Uma vez instalado o inqurito pelo Cade, os advogados das empresas tero acesso aos autos e podero identificar que eu sou o delator principal. A presso deles e de seus mandantes sobre mim ser enorme e eu gostaria de contar com o apoio do partido para poder resistir ao assdio." O presidente do Cade foi filiado ao PT por 13 anos e trabalhou na Assembleia para Simo Pedro, atual secretrio da gesto Fernando Haddad em So Paulo e um dos parlamentares que mais investigaram o cartel de trens. Por omitir essas relaes no currculo, Carvalho sofreu advertncia da Comisso de tica da Presidncia da Repblica. Em nota divulgada nessa quarta-feira, 20, o Cade informou que o acordo de lenincia no obra s de um executivo, e sim de toda a Siemens. A Vale, uma das maiores mineradoras do mundo, disse que o nome de Rheinheimer no consta de seus quadros6.

Disponvel em: http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,cardozo-diz-que-apenas-cumpriu-seupapel,1099894,0.htm 6 Disponvel em: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,denunciante-foi-orientado-por-petistae-ate-pediu-emprego,1098885,0.htm

11

A denncia encaminhada pelo Ministro da Justia Polcia Federal estava, portanto, condicionada obteno de vantagem indevida, qual seja, um emprego em diretoria da Companhia Vale do Rio Doce. Note-se que o documento encaminhado pelo Ministro da Justia Polcia Federal continha, em seu texto, a confisso de que a denncia fora feita sob a influncia indevida do presidente do rgo administrativo julgador da possvel conduta anticoncorrencial, o CADE. Outrossim, esse documento tambm continha indcios de que a denncia fora formatada com o intuito de convencer membros do Partido dos Trabalhadores no governo a conceder ao denunciante vantagem ilcita. Ora, esses indcios sugerem o cometimento de crime pelo Presidente do CADE, mais do que pelos acusados no documento apcrifo. Essa suspeita se refora se somarmos o teor do documento apcrifo ao conjunto de outros indcios de crime, ilcitos civis ou conduta antitica que podem ter sido cometidos pelo Presidente do CADE, como o crime de falsidade ideolgica, a prtica de ato de improbidade administrativa e a ocupao de cargo em situao de incompatibilidade. De todos os ilcitos de que suspeito, j se provou que o Presidente do CADE, Vincius Marques de Carvalho, cometeu pelo menos o cometimento de conduta antitica, uma vez que lhe foi feita uma advertncia pela Comisso de tica da Presidncia da Repblica. Apesar disso, o Ministro da Justia usou o documento para requisitar Polcia Federal a dar seguimento s investigaes das denncias contidas naquele documento, ignorando completamente os indcios que exigiam uma pronta providncia no sentido de investigar as irregularidades cometidas pelo Presidente do CADE. Assim agindo, o Ministro da Justia pode ter usado o seu cargo para a realizao de investigaes seletivas com o fim de perseguir adversrios polticos, ao mesmo tempo em que deixou de tomar providncias que lhe eram exigidas para investigar os ilcitos cometidos por seus subordinados. Por outro lado, a prpria maneira pela qual o documento chegou s mos do Ministro da Justia foi suspeita. O deputado Simo Pedro, seu companheiro no apenas de partido, mas de grupo ideolgico-poltico dentro do partido, lhe entregou o documento pedindo

12

que encaminhasse Polcia Federal, quando poderia ter entregado o documento diretamente polcia. difcil compreender por que razo o deputado Simo Pedro teria perdido o tempo de dirigir-se ao Ministro da Justia quando seria muito mais rpido encaminhar diretamente a denncia Polcia Federal. Esse desvio de trajetria a que o principal denunciante do suposto cartel, Simo Pedro, submeteu sua denncia sugere que era do seu interesse que seu colega de partido e Ministro da Justia fizesse uso de suas prerrogativas institucionais para dar seguimento denncia, o que se soma aos indcios de que pelo menos trs membros do Partido dos Trabalhadores estariam se unindo para usar a estrutura burocrtica da Administrao Pblica com fins partidrios: Simo Pedro, Vincius de Carvalho e Jos Eduardo Cardozo. O Ministro da Justia, em funo do cargo que ocupa, deveria cumprir sua obrigao legal de instaurar investigao para apurar o provvel uso poltico da Administrao Pblica por membros do seu partido. Ocorre que no s no o fez como saiu publicamente em sua defesa, conforme narramos acima. Ante o exposto, com base nos art. 10 e 17, I e II, e pargrafo nico, do Cdigo de Conduta da Alta Administrao Federal, requeremos a instaurao de procedimento administrativo para a aplicao da sano de advertncia ou censura ao Jos Eduardo Cardozo, Ministro de Estado da Justia, ou a recomendao de demisso pela Presidente da Repblica. Braslia, 25 de novembro de 2013. Atenciosamente,

Deputado Carlos Sampaio Lder do PSDB na Cmara dos Deputados

Aloysio Nunes Ferreira Lder do PSDB no Senado Federal

13

Potrebbero piacerti anche