Sei sulla pagina 1di 2

INSTRUO TCNICA PARA O PRODUTOR DE LEITE

ISSN NO 1518-3254

16 Controle das cigarrinhas-das-pastagens


Joaquim Rezende Pereira Embrapa Gado de Leite

As cigarrinhas-das-pastagens tm causado grandes prejuzos agricultura e pecuria nacional, destruindo pastagens de braquiria, colonio e outras gramneas forrageiras, bem como alguns cereais, como arroz, milho e sorgo. Devido ao hbito de sugar constantemente a seiva das plantas, as ninfas das cigarrinhas empobrecem ou esgotam rapidamente a vegetao, causando desequilbrio hdrico, que obriga as plantas a absorverem um maior volume de gua do solo. Assim, grande parte das reservas de energia destinadas ao crescimento das plantas consumida.

SINTOMAS NAS PLANTAS


Assim como as ninfas (fase jovem do inseto), os adultos tambm sugam a seiva e ao mesmo tempo injetam uma toxina que bloqueia os vasos das plantas, que, aps um certo tempo, comeam a amarelar, o que resulta na queima e na diminuio da capacidade de suporte da pastagem.

PERODO DE INFESTAO
Os prejuzos comeam a aparecer a partir de outubro-dezembro, coincidindo com o incio das chuvas e aumento da temperatura e vo at maro-abril, fim do perodo chuvoso. Neste caso, o rebanho fica sem alimento em pleno perodo das chuvas, podendo estender essa situao durante a estao seca, perodo crtico, quando mais necessrio o uso das pastagens. Nesta ocasio, os insetos podem ser observados no campo, tanto na forma de ninfas como adultos, sugando a seiva das plantas. As ninfas ficam protegidas por uma espuma branca, o que evita a desidratao delas.

LEMBRE-SE: O controle biolgico, a resistncia da planta cigarrinha, o manejo da pastagem e a remoo do gado para outras pastagens so algumas das medidas que permitem a convivncia com a praga, sem maiores problemas.

SUGESTES PARA CONTROLE DA PRAGA


Algumas prticas ou medidas podem e devem ser utilizadas para a reduo dos danos no campo, como: 1) Preservar e proteger algumas espcies de aves, pssaros e outros insetos que so nossos aliados no controle biolgico das cigarrinhas. Assim, galinha dangola, codornas, perdizes, ans e outros atuam como inimigos naturais. Tambm as formigas, percevejos, aranhas etc., que so predadores de ovos, bactrias e fungos, podem ajudar no combate cigarrinha. Por isso, necessrio o estabelecimento ou restabelecimento do equilbrio biolgico mediante a manuteno de matas ou faixas de vegetao nativa para abrigar e multiplicar os diversos inimigos naturais da cigarrinha. Evitar tambm as queimadas, as caadas predatrias e o uso indiscriminado de inseticidas. Diversificar as pastagens com trs ou mais tipos de capim resistente ou tolerante cigarrinha, o que, associado a um manejo correto, evita o superpastejo, e fazer adubaes de manuteno, para o bom desempenho do pasto. Entre as gramneas conhecidas, recomendam-se as seguintes: andropgon, capim-gordura, jaragu, braquiaro ou marandu, estrela africana, setria kazungula, coast-cross, capim-buffel e as cultivares de capim-colonio (mombaa, tanznia, tobiat, centenrio e vencedor). Alm disso, bom manter e explorar, por meio do manejo correto, uma capineira e/ou canavial, para suplementar a alimentao volumosa do rebanho, poupando as pastagens atacadas pela cigarrinha. Adotar um manejo adequado para cada tipo de capim, observando a altura de pastejo. Para capim de hbito mais rasteiro, como algumas braquirias, estrela africana, coast-cross, e outros capins do gnero Cynodon, gordura etc., essa altura pode ser de 25 a 30 cm. Para os capins entouceirados, de porte mais alto, como colonio, andropgon, elefante etc., adotar a altura de 40-45 cm. Durante o ataque da praga (novembro a abril), pode-se deslocar os animais para os capins mais resistentes, como braquiaro, andropgon, mombaa, tanznia etc. Nessa ocasio, os capins susceptveis, como a Brachiaria decumbens, devem ser poupados do pastejo pesado. Fazer o controle qumico, somente no ltimo caso, pulverizando apenas as reboleiras ou locais mais atacados, usando produtos registrados para essa finalidade, como o Fenitrothion e Carbaryl, seguindo rigorosamente as recomendaes do fabricante quanto a dosagens e carncia.

2)

3)

4)

CONSIDERAES FINAIS
Como no podemos eliminar totalmente as cigarrinhas-das-pastagens, pelo menos podemos reduzir ao mnimo os prejuzos causados pela praga, mediante a adoo de tecnologias simples e racionais, recomendadas pela pesquisa, como manejo correto, prticas conservacionistas, correes e adubaes do solo e, principalmente, a manuteno do equilbrio biolgico. Sendo assim, o produtor ter aumentada a sua produo de leite e carne a um custo menor, pois a pastagem a fonte mais barata de alimentos para o rebanho.

Embrapa Gado de Leite Rua Eugnio do Nascimento, 610 Dom Bosco Fone: (32)3249-4700 Fax: (32)3249-4751 36038-330 Juiz de Fora/MG Home page: http://www.cnpgl.embrapa.br e-mail: sac@cnpgl.embrapa.br 1a edio: Dezembro/2000 Tiragem: 5.000 exemplares 2a edio: Revista e atualizada em maro/2006

Potrebbero piacerti anche