Sei sulla pagina 1di 15

84

Revista Filosofia Capital


ISSN 1982 6613 Vol. 1, Edio 2, Ano 2006.

OS OLHOS DE VER DE ALBERTO CAEIRO (FERNANDO PESSOA) EM H METAFSICA BASTANTE EM NO PENSAR EM NADA

Simone Villas Ferreira simonevillas@gmail.com

Braslia-DF 2006

85
Revista Filosofia Capital
ISSN 1982 6613 Vol. 1, Edio 2, Ano 2006.

OS OLHOS DE VER DE ALBERTO CAEIRO (FERNANDO PESSOA) EM H METAFSICA BASTANTE EM NO PENSAR EM NADA Simone Villas Ferreira1 simonevillas@gmail.com

Resumo Ser que religio um termo que pode ser usado apenas quando em comunho com algo de sobrenatural, quando na relao com o transcendente (extra-mundano, claro) ou com o mistrio incognoscvel? Ser que esta a nica forma de se pensar e sentir a religio? Ao se transfigurar tornando-se mundana, a religio deixa de ser ela prpria e se torna menor? Palavras-Chave: Religio Sobrenatural Transfigurar

Os Olhos de Ver de Alberto Caeiro (Fernando Pessoa) em H Metafsica Bastante em no Pensar em Nada Quando se depara com tais questionamentos a primeira reao a da fcil negao, haja vista, as conseqncias que o excesso do cientificismo legou ao mundo ocidental, da passagem do sculo XIX at boa parte do sculo XX, fazendo-o questionar, pela prpria cincia saturada, acerca do sentido ltimo (ou primeiro) das coisas, ou seja, como a imagem da cobra que morde o prprio rabo, o cientificismo levou-nos a questes metafsicas e/ou religiosas. No raro, hoje se ouve falar, por exemplo, em algumas correntes de cientistas, nas explicaes da fsica quntica moderna sobre o tempo e o espao, de dana de shiva. Outra boa razo para se responder negativamente aos questionamentos anteriores pensar religio sob o prisma das instituies da religio, as quais se valem no somente do fato religioso que as diferencia, mas tambm, e no menos importante, da forma de sua insero no social
1

Mestra em Filosofia, rea: Esttica, pela UFRJ. Professora do curso de Filosofia da UNIESCO, dos cursos de ps-graduao do Instituto Educacional Multidisciplinar de Braslia MPAR, e dos cursos de ps-graduao do Centro de Formao Profissional Filadlfia.

86
Revista Filosofia Capital
ISSN 1982 6613 Vol. 1, Edio 2, Ano 2006.

(indivduo e grupo): determinante, segregadora e disciplinadora e, assim, alienada da vida mesma. Porm, responder negativamente s questes que proponho no uma tarefa to fcil assim, quando em encontro com o poema de Alberto Caeiro H metafsica bastante em no pensar em nada. Ao l-lo pode-se enumerar, no mnimo, algumas reaes, das quais destaco as principais: 1) perceber beleza , devido a mtrica com que o poeta usa das palavras, encaixando-as num harmnico de sentido, som, mtrica e consistncia (pode-se ler o poema vrias vezes e nele, sempre, haver novas descobertas existenciais); 2) espanto com a mensagem do poeta, devido a ousadia de se abordar tal tema (principalmente se, se pensa na poca e local que fora escrito) e de falar de forma to explcita aquilo que no temos coragem; 3) concordncia com o pensamento do poeta, afinada nossa conscincia contempornea acerca do que pode ser hoje um questionamento metafsico/religioso, da condio mundana do homem e sua relao com o sagrado e 4) sentimento de alvio ao final do poema, principalmente quando o poeta se redime dizendo: (...) Ento acredito nele [Deus], porque seria ousado demais, para ns, bastarmo-nos com o Deus que apenas arvores e flores e montes e luar e sol. Isso quer dizer que o nosso pensamento contemporneo sobre o sentido da religio e a relao com o sagrado no to moderno como se pensa que seja; isto , se no houvesse a sensao de alvio, se o poeta no se redimisse, o vcuo existencial talvez fosse insuportvel diante do possvel embate causado pela viso objetiva de Caeiro contra o tradicionalismo perene do que seja religio em ns. possvel, contudo, perceber sentido religioso numa viso literria rcade, que privilegia o objetivismo absoluto (Os meus pensamentos so todos sensaes), como no poema escolhido de Alberto Caeiro? Quando se pensa que o resgate do arcadismo, proposto por um dos heternimos de Fernando Pessoa Alberto Caeiro tem como um dos principais objetivos caracterizar-se pela viso menos angustiada da existncia humana, inspirando-se na

87
Revista Filosofia Capital
ISSN 1982 6613 Vol. 1, Edio 2, Ano 2006.

antiga cultura grega e romana, pensa-se, pois na irracionalidade da viso religiosa tradicional crist e os seus reflexos no homem, por isso a necessidade de entender as crticas que tal literatura faz no sentido religioso proposto por este movimento. Destarte, arrisco-me a perceber sentido religioso no arcadismo de H metafsica bastante em no pensar em nada, sentido esse que vai para alm das convenes institucionalizadas da religio tradicional e mergulha no sentido que o prprio homem v, sente e fala da sua religio, da sua relao com o mistrio, da sua relao com o sagrado. Sendo humana, tal religio objetiva mundana, e por isso despida dos pudores de se ter intimidade com Deus, de se falar sobre Ele, de conhec-Lo sem fantasias e mistrios. No pretendendo, nesta tarefa, responder ao que seja o sentido de Deus (religio) no Arcadismo literrio de Caeiro como um todo; pretendo, apenas, interpretar e analisar sob o prisma filosfico a obra por mim escolhida. Atentando simplesmente a este objetivo, pretendo repensar religio dentro do sentido religioso proposto por Caeiro, o qual a recria e a eleva, agora na sua condio humana e do mundo. A religio no objetivismo do poema de Caeiro, para sobreviver aos avanos e necessidades do mundo em que vivemos, descobre-se dependente da ateno e da viso exclusivamente humanas e, apesar dos assombros tradicionais da viso de religio institucionalizada, tal religio no menor, menos digna, inconsistente. Ao contrrio, a proposta do poema se nos afigura como uma chance de reaproximao do sagrado e do mistrio na atualidade. O Poema H Metafsica Bastante em No Pensar em Nada O que penso eu do mundo? Sei l o que penso do mundo! Se eu adoecesse pensaria nisso.

88
Revista Filosofia Capital
ISSN 1982 6613 Vol. 1, Edio 2, Ano 2006.

Que idia tenho eu das coisas? Que opinio tenho sobre as causas e os efeitos? Que tenho eu meditado sobre Deus e a alma E sobre a criao do Mundo?

No sei. Para mim pensar nisso fechar os olhos E no pensar. correr as cortinas Da minha janela (mas ela no tem cortinas).

O mistrio das coisas? Sei l o que mistrio! O nico haver quem pense no mistrio. Quem est ao sol e fecha os olhos, Comea a no saber o que o sol E a pensar muitas coisas cheias de calor. Mas abre os olhos e v o sol, E j no pode pensar em nada, Porque a luz do sol vale mais que os pensamentos De todos os filsofos e de todos os poetas. A luz do sol no sabe o que faz. E por isso no erra e comum e boa.

Metafsica? Que metafsica tm aquelas rvores? A de serem verdes e copadas e de terem ramos E de dar fruto na sua hora, o que no nos faz pensar,

89
Revista Filosofia Capital
ISSN 1982 6613 Vol. 1, Edio 2, Ano 2006.

A ns, que no sabemos dar por elas. Mas que melhor metafsica que a delas, Que a de no saber para que vivem Nem saber que o no sabem?

Constituio ntima das coisas... Sentido ntimo do Universo... Tudo isto falso, tudo isto no quer dizer nada. incrvel que se possa pensar em coisas dessas. como pensar em razes e fins Quando o comeo da manh est raiando, e pelos lados das rvores Um vago ouro lustroso vai perdendo a escurido.

Pensar no sentido ntimo das coisas acrescentando, como pensar na sade Ou levar um copo gua das fontes. O nico sentido ntimo das coisas elas no terem sentido ntimo nenhum.

No acredito em Deus porque nunca o vi. Se ele quisesse que eu acreditasse nele, Sem dvida que viria falar comigo E entraria pela minha porta dentro Dizendo-me, Aqui estou!

90
Revista Filosofia Capital
ISSN 1982 6613 Vol. 1, Edio 2, Ano 2006.

(Isto talvez ridculo aos ouvidos De quem, por no saber o que olhar para as coisas, No compreende quem fala delas Como o modo de falar que reparar para elas ensina.)

Mas se Deus as flores e as rvores E os montes e o sol e o luar, Ento acredito nele, Ento acredito nele a toda a hora, E a minha vida toda uma orao e uma missa, E uma comunho com os olhos e pelos ouvidos.

Mas se Deus as rvores e as flores E os montes e o luar e o sol, Para que lhe chamo eu Deus? Chamo-lhe flores e rvores e montes e sol e luar; Porque, se ele se fez para eu o ver, Sol e luar e flores e rvores e montes, Se ele me aparece como sendo rvores e montes E luar e sol e flores, que ele quer que eu o conhea Como rvores e montes e flores e luar e sol.

E por isso eu obedeo-lhe, (Que mais sei eu de Deus que Deus de si prprio?).

91
Revista Filosofia Capital
ISSN 1982 6613 Vol. 1, Edio 2, Ano 2006.

Obedeo-lhe a viver, espontaneamente, Como quem abre os olhos e v, E chamo-lhe luar e sol e flores e rvores e montes, E amo-o sem pensar nele, E penso-o vendo e ouvindo, E ando com ele a toda a hora. Alberto Caeiro2 O Poema Interpretado De incio, o poeta afirma H metafsica bastante; no nega a sua existncia, afirma-a como questo sempre presente em abundncia, pois que a questo, a mais importante de todas as outras. a partir das questes de ordem metafsica que se d o questionamento da prpria existncia como um todo. Por isso que ela existe: pelo simples fato de existir, sem por qu. Todo falar sobre a natureza, sobre o homem, sobre o mundo um falar de metafsica; da ela ser o incio no s dos questionamentos, mas do prprio poema. Tal preocupao sobre ela to importante e to presente que, por si s, isenta de justificativas outras fantasiosas, ou seja, bastante pensar nela, bastante ... no pensar em nada. O poeta prope simplesmente existir, deixar de procurar justificativas alheias prpria condio da existncia humana no mundo. No interessa, para o poeta, o que se pensa sobre o mundo e as coisas: dar nomes, justificar enquadrar a razo a servio do menos importante. Assim como no se pode querer fantasiar sobre questes metafsicas, no se pode tambm ter a iluso que o mundo, as coisas, as causas e os efeitos tenham outras razes que no a deles prprios (o que penso eu do mundo? / (...) Que idia tenho eu das coisas? / Que opinio tenho sobre causas e efeitos?); investig-los no a preocupao do poeta, ao contrrio, s Se eu adoecesse pensaria
2

Fernando Pessoa, Obra Potica Fices do Interldio. In: Poemas completos, poema n. 210, p. 206-208.

92
Revista Filosofia Capital
ISSN 1982 6613 Vol. 1, Edio 2, Ano 2006.

nisso, s se estivesse fora de mim e do mundo que tais questes poderiam ter outros motivos separados delas mesmas. Seguindo este raciocnio, tambm a preocupao acerca do que seja Deus ou a alma infundada e absurda (Que tenho eu meditado sobre Deus e a alma / E sobre a criao do Mundo?); pensar sobre isso no pensar, fechar os olhos e no ver a realidade que se mostra , no oculta, nem digna de mistrios sobre sua essncia. O no pensar do poeta diz respeito forma errnea de enxergar a realidade, fora de como ela se apresenta; correr as cortinas / Da minha janela sem cortinas, buscar motivos outros desvinculados ao que o ver as coisas nos traz, por si s, de ensinamento, estar isento de prconceitos. A janela sem cortinas permite que a claridade entre sem barreiras, permite que se possa ver o mundo l fora sem os empecilhos que ns prprios nos colocamos, permite-nos ver a realidade sem imagin-la ou fantasi-la. O mundo visto atravs de uma janela sem cortinas despido, inteiro. Sendo assim, as coisas em si no tm mistrio: O nico haver quem pense no mistrio. O poeta chama-nos a ateno nossa mania em afirmarmo-nos fora do mundo sensvel, fora do mundo como ele , ou seja, no h por que descobrir verdades ou mensagens ocultas alheias das coisas que os nossos sentidos possam abarcar: Quem est ao sol e fecha os olhos, / Comea a no saber o que o sol. A nossa insistente recusa em mudar o lugar do mistrio para fora das coisas em si faz com que pensemos em coisas fantasiosas e menos importantes, nos faz, com essa atitude, a pensar muitas coisas cheias de calor e nos esquecemos, (ou no queremos) ver o sol, com toda a sua generosa luz (sem ocultar-se). Afora isso, todas as elucubraes so vs Porque a luz do sol vale mais que os pensamentos / De todos os filsofos e de todos os poetas; pois que espontnea, inteira, generosa. nessa luz que nos devemos ater, e no luz da razo que pensa sobre as coisas, no teologia de um Deus distante e separado da sua prpria criao.

93
Revista Filosofia Capital
ISSN 1982 6613 Vol. 1, Edio 2, Ano 2006.

Todas as coisas esto a e numa funo e sentido. Metafsica, ento, para o poeta, o prprio fato de existir, sem perguntar e sem querer saber sobre o porqu: Mas que melhor metafsica que a delas [rvores], / Que a de no saber para que vivem / Nem que no sabem?. Constituio ntima das coisas... / Sentido ntimo do Universo.... Nesta passagem, Caeiro no se limita a defender sua busca do conceito direto das coisas; tambm ataca todos aqueles que vem sentidos ntimos metafsicos nas coisas culminando com suas colocaes acerca da existncia de Deus: No acredito em Deus porque nunca o vi. Se ele quisesse que eu acreditasse nele, Sem dvida que viria falar comigo E entraria pela minha porta dentro Dizendo-me, Aqui estou! Observa-se, neste trecho, como Caeiro nega sua crena num Deus espiritualizado, transcendente, buscando um deus que seja visvel, que seja as prprias flores, rvores, montes, sol e luar ( que ele quer que eu o conhea...), e que por isso no se chame Deus. Deus a prpria criao divina, estando presente em todo e em todos. Caeiro no se define por ser anticristo (esse um equivoco preconceituoso!): Ento acredito nele, / Acredito nele a toda a hora,; seu objetivo est em cada um sentir-se integrado a uma realidade harmnica e equilibrado (que o Mundo), desfrutando suas possibilidades de forma objetiva. Para o esprito do poeta, o mundo sensvel muito importante, pois nele que se manifestam as formas divinas (os deuses) que os homens podem vivenciar em sua vida efmera. No cristianismo, a crena na vida aps a morte faz com que o homem coloque o mundo sensvel em segundo lugar, valorizando mais o plano espiritual. Ao contrrio, o poeta busca uma integrao sensorial com a Natureza, sentindo-se

94
Revista Filosofia Capital
ISSN 1982 6613 Vol. 1, Edio 2, Ano 2006.

parte dela. E, mais importante: sentir-se parte da Natureza sem pensar em se sentir parte dela, como finaliza no trecho que se segue: (...) Obedeo-lhe a viver, espontaneamente, Como quem abre os olhos e v, E chamo-lhe luar e sol e flores e rvores e montes, E amo-o sem pensar nele, E penso-o vendo e ouvindo, E ando com ele a toda a hora. O Poema Analisado A escalada anticonceptualista de Caeiro chega culminncia de seu trajeto com a negao do pensamento metafsico, da especulao do que esteja para alm da realidade em si. Pago por convico e num processo bem pessoano de identidade dos opostos3, ele reduz a metafsica no-metafsica . Ou, por outros termos, por no perceber alm do sensorial, reduz o metafsico ao fsico. Anti-subjetivista, antimetafsico, Caeiro pode ser definido como pago no s com a inteligncia abstrata, no s com a sensibilidade da inteligncia, mas tambm com a sensibilidade do temperamento. A sua crena em Deus est presa possibilidade de este ser coisas, dados da realidade natural (flores, rvores, motes, luar e sol), ou seja, Deus imanente, e no transcendente. Se o sentido de Deus, e conseqentemente o de religio, como tradicionalmente concebidos, desaparece, qual ser, ento, o lugar possvel da religio neste poema? Uma vez que Deus desmistificou-se, desnudou-se, uma vez que no h metafsica alheias prpria realidade, os padres culturais impostos pela prpria religio tradicionalmente convivida no

A anlise de Jos Clcio Baslio Quesado, O Constelado Fernando Pessoa, p. 55-58, bem esclarecedora sobre este conceito.

95
Revista Filosofia Capital
ISSN 1982 6613 Vol. 1, Edio 2, Ano 2006.

fazem mais sentido. Em termos de cristianismo (o principal alvo de Caeiro na sua crtica religiosa), , pois, o Cristo de todo o mundo o Prespio, o Calvrio o dos mitos e das lendas, o nico que conhecemos; no fundo o nico que importa; mas liberto da religio, no prometendo nada mais do que tudo e no outro reino alm deste mesmo onde j estamos. Este Cristo, mesmo heterodoxo (mas que vale a doxa nesses domnios?), mesmo inventado, no deixa de se relacionar com os textos do Novo Testamento, ao menos com alguns deles. Por exemplo, no Evangelho segundo So Lucas (Lc 18:20-23): Tendo-lhe os fariseus perguntado quando viria o Reino de Deus, ele lhes respondeu: O Reino de Deus est em vs (entos humn ), ou entre vs, ou no meio de vs. Esta grande revelao-divulgao que o nazareno trazia pe fim a qualquer religio revelada e mesmo a qualquer religio. Se o Reino de Deus est entre ns, e se estamos no Reino, para que serve a f e a esperana? Mo se deve crer em nada, deve se conhecer tudo. No se deve ter esperana em mais nada; deve-se amar tudo. Isso coincide com a lio dos msticos, em todos os pases. Por exemplo, Nagarjuna4: Enquanto fazes uma diferena entre o nirvana e o samsara, ests no samsara., isto , enquanto fazes uma diferena entre o Reino e este mundo de misria, ests neste mundo de misria. Entretanto, ter esperana mais fcil; ter religio mais fcil, afinal, o poeta se redimiu: (...) Ento acredito nele [Deus]! H ainda a necessidade da remisso do pecado original do nosso fato de existir. A humanidade tem que se redimir de tamanha ousadia: ser criada imagem e semelhana dEle (Vs sois deuses!). Mas cumpre ater-se ao difcil, e isso indica o caminho onde j estamos: no cansao, no sofrimento, na angstia e na alegria, s vezes. Nada para crer, nada para ter esperana. No h outra salvao seno viver, no h outra salvao seno amar: o Reino (rvores, flores, montes, luar e sol) aqui na terra; a eternidade agora.
4

O BHAGAVAD-GT Como ele capitulo 8 Alcanando o Supremo, texto 3, p. 339-340.

96
Revista Filosofia Capital
ISSN 1982 6613 Vol. 1, Edio 2, Ano 2006.

As idias muito claras e objetivas de Caeiro, acerca do sentido religioso, casam com as dvidas e as necessidades do homem da atualidade. O Deus distante e inatingvel, o que faz sempre questo de nos mostrar o quanto somos inferiores e infelizes, este deus no educa, no prov, no ama. O homem contemporneo no tem mais como acreditar neste deus. Seu carter transcendente deve se ater, apenas, como na viso do poeta, nas maravilhas que pode fazer, nas suas divinas caractersticas. Mas, em ns (entos humn ) ele tem que ser imanente, ou seja, Caeiro em nenhum momento objetivou profanizar o religioso, apenas quis mostrar que o religioso estaria dentro do mundo, pulsante, aberto, explcito, palpvel. Bastava ao homem, ento, como tarefa divina, perceber-se criao-criador (filho do homem) e transcender no mundo: E por isso eu obedeo-lhe, / (Que mais sei eu de Deus que Deus de si prprio?). / Obedeo-lhe a viver, espontaneamente, / Como quem abre os olhos e v,. Esse novo sentido religioso, que aparece por meio da esttica (na poesia, na prosa, na msica, etc.) para os homens hodiernos, chama-nos ateno para desvencilhar-se da muleta da religio institucionalizada para, com nossas prprias pernas, caminharmos seguros pelas vias da auto-percepo e da percepo (janela) do mundo l fora; faze-lo de modo aberto e receptivo ao aprendizado mesmo com as coisas (sem cortinas) tarefa santa, verdadeiramente, mundanamente santa. Tal tarefa pretende que tentemos habitar um pouco este reino onde estamos, ou que est em ns, enquanto desejamos coisa diferente do que o que , enquanto amamos coisa diferente do que tudo. As beatitudes, a parbola do filho prdigo, a do bom samaritano, o relato da mulher adltera... expressam o essencial: Jesus, homem doce e humilde de corao, foi o israelita que substituiu o amor Lei pela lei do amor, que fez do amor o nico absoluto, o nico mandamento, ou aquele ao menos que justifica todos os outros. As prostitutas precedem os fariseus no reino, e aquele que diz amo a Deus e que no ama o irmo ou o inimigo um mentiroso. Como possvel viver esse amor, seno no mundo?

97
Revista Filosofia Capital
ISSN 1982 6613 Vol. 1, Edio 2, Ano 2006.

Por isso, como uma orao, como um creio-em-Deus-Pai, como uma missa interna, o poeta finaliza: (...) E amo-o sem pensar nele, E penso-o vendo e ouvindo, E ando com ele a toda a hora. Eis a verdadeira mensagem, em todo caso aquela que destaco como a principal: o amor vale mais que religio; o amor a nica religio que vale. Que importam, mesmo, a recompensa ou o castigo? A f? A esperana? Cristo no tinha nem uma nem a outra, pois que apenas se pode crer e esperar com a condio de no saber. Acordado com isso, o poeta portugus no ensina5: O Mundo no se faz para pensarmos nele (Pensar estar doente dos olhos) Mas para olharmos para ele e estarmos de acordo...

Cf. nota 1, poema n 207, p. 205.

98
Revista Filosofia Capital
ISSN 1982 6613 Vol. 1, Edio 2, Ano 2006.

REFERNCIA BIBLIOGRFICA

BADIOU, Alain. A autonomia do processo esttico. Lisboa: Portuglia, 1968. COELHO, A. Pina. Os fundamentos filosficos da obra de Fernando Pessoa. Lisboa: Verbo, 1971. COELHO, J. do Prado. As idais estticas de Fernando Pessoa. In: A letra e o leitor. Lisboa: Portuglia, s.d. ________. Diversidade e unidade em Fernando Pessoa. Lisboa: Verbo, 1969. COMTE-SPONVILLE, Andr. Bom dia, angstia! So Paulo: Martins Fontes, 1997. DE NICOLA, J. & INFANTE, U. Fernando Pessoa. So Paulo: Scipione, 1995. FISCHER, Ernest. A necessidade da arte. Rio de Janeiro: Jorge-Zahar, 1973. HEIDEGGER, M. Introduo metafsica. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1969. O BHAGAVAD-GT Como ele Edio do The Bhaktivedanta Book Trust, 1976. OLIVEIRA, Clenir B. de. Arte Literria Brasileira. So Paulo: Nova Aguiar S. A., 1998. PESSOA, F. In: Poemas completos. Rio de Janeiro: Nova Aguiar S.A., 1998. QUESADO, J. C. B. In: O Constelado Fernando Pessoa. Rio de Janeiro: Imago Ed Ltda, 1976. TUFANO, Douglas. Estudos de lngua e literatura. So Paulo: Moderna, 1998.

Potrebbero piacerti anche