Sei sulla pagina 1di 3

MATERIAL DIDCTICO FOLHA DE ROSTO

| ANO: 2 | CURSO: Turis | M"DULO#S$: % | DESI'NA,-O#S$: &!r.u)*/ A &!0u/*12! !

| DATA: 2009-10-__ | DISCI&LINA: '(!)r*+i* | &ROFESSOR: Air(s 3*rr!s

1- A DISTRIBUIO DA POPULAO PORTUGUESA


1.1 Tendncias espcio-temporais de distribuio da populao portuguesa A partir da anlise figura 1, podemos verificar que Portugal, um pas marcado por caractersticas assimtricas na variao da populao. Desta forma podemos destacar que a variao da populao entre 1 1 e !""1 foi positiva, ou se#a teve crescimento nas regi$es do litoral, nomeadamente nas %&'( do Algarve, )avado, *ai+o ,ouga e Pennsula de (et-.al, sendo tam.m de destacar no interior a %&' de )ova da *eira /a sua e+plicao ser feita mais adiante0. %o entanto, em traos gerais verificamos que a variao percentual positiva da populao se fe1 sentir so.retudo nas %&'( do litoral /os 1! %&' do litoral congregam 23,!4 da populao total0. 5 con6ecimento da populao portuguesa a.soluta de 1" 782 mil 6a.itantes, em !""1, no suficiente para con6ecermos a sua repartio, desta forma necessrio con6ecermos a sua distri.uio espacial, atravs da densidade populacional, a qual em !""1 era em mdia de 11!,3 6a.itantes por 9m!, o que denota fraca concentrao populacional. A distri.uio espacial da populao portuguesa assim marcada por grandes assimetrias regionais, opondo regi$es atractivas a outras menos atractivas. 5 crescimento populacional verificado em Portugal nas -ltimas dcadas tem sido assim um crescimento assente em assimetrias, que se caracteri1am pela contnua atraco que o litoral e+erce so.re a populao do interior. Densidade Populacional: :ntensidade do povoamento e+pressa pela relao entre o n-mero de 6a.itantes e a superfcie do territ;rio /n-mero mdio de 6a.itantes por 9m!0. Assimetrias Regionais: (ignificativas e pro.lemticas varia$es espaciais entre as regi$es, que resultam em situa$es de desequil.rio territorial.

DISTRIBUIO DA POPULAO PORTUGUESA


A anlise distri.uio da populao residente em Portugal em !""1 feita por %&'( :::, permite destacar tr<s grandes tend<ncias que v<m # desde a dcada de ="> a litorali1ao, pela grande concentrao da populao na fai+a litoral que se situa entre ,iana do )astelo e (et-.al, em oposio ao despovoamento do interior, e ainda, a .ipolari1ao em torno das reas metropolitanas de ?is.oa e Porto que e+ercem a sua atraco so. a populao e as actividades econ;micas, sociais e culturais

Por outro lado, o interior do pas, o litoral alente#ano e o Algarve, .em como a maioria das il6as da @egio Aut;noma dos Aores, apresentam fracas densidades populacionais. @eforandoAse assim as assimetrias regionais # anteriormente destacadas com o crescimento populacional entre 1 1 e !""1. itorali!ao: Processo de progressiva concentrao de actividades e de pessoas ao longo da fai+a litoral, sem que o interior acompan6e esse ritmo ou mesmo com o recuo da importBncia em termos a.solutos. Despo"oamento: Declnio do n-mero de pessoas que vive numa determinada rea, devido mais a perdas por migra$es do que a uma mortalidade e+cessivamente alta. Cm reas campestres, a estas perdas dAse o nome de despovoamento rural. #ipolari!ao: )rescente centrali1ao do desenvolvimento em dois aglomerados ur.anos, .aseada na concentrao de actividades comerciais, industriais e de servios.

Analisada escala do concel$o, a densidade populacional em Portugal continua a ter as mesmas tend<ncias no entanto, estas aparecem mais atenuadas, uma ve1 que actualmente # temos cidades de mdia dimenso no interior do pas capa1es de fi+ar populao, o caso de algumas capitais de Distrito e tam.m algumas cidades mdias como )6aves, Dirandela, )ovil6. %o entanto estes gan6os destas cidades de mdia dimenso devemAse so.retudo ao facto de esva1iarem as reas rurais que esto so. a sua influ<ncia. %a -ltima dcada assistiuAse tam.m a um outro fen;meno que consiste nos movimentos pendulares entre a 6a.itao e o local de emprego por parte de muita populao que reside pr;+imo das cidades de ?is.oa e Porto, pois o elevado preo da 6a.itao levaAos a optarem por concel6os vi1in6os onde a 6a.itao mais .arata, mas mantendo os empregos nas cidades de refer<ncia.

%as regi$es aut;nomas, 6 a destacar a vertente (ul da :l6a da Dadeira, nomeadamente o Eunc6al. Fuanto aos Aores a maioria das il6as apresenta fraca densidade populacional, destacandoAse apenas (. Diguel e 'erceira.

Potrebbero piacerti anche