Sei sulla pagina 1di 1

Todos sabemos o quo importante a aparncia em nossa sociedade atual.

. No Brasil, especificamente, h uma enorme quantidade de pessoas insatisfeitas com seu corpo, razo pela qual um dos pases onde mais se realizam cirurgias plsticas, perdendo apenas para os Estados Unidos! Entre as reclamaes frequentes por parte de mulheres e homens est a dita gordura localizada. Aquela que faz jovens e senhoras pularem cedo da cama direto para a academia com um s objetivo: queim-la. De fato, fala-se muito em "queimar" gordura, em uma aluso ao gasto de energia promovido por exerccios fsicos. Mas e se eu lhe disser que podemos congelar as gordurinhas pra acabarmos com elas? Isso mesmo, essa foi a descoberta de pesquisadores da Harvard em 2008 que est fazendo muito sucesso no mundo todo, a chamada crioliplise.

A Crioliplise, a criana, o picol e a amazona


Crioliplise um tratamento que promove o congelamento da gordura localizada subcutnea e sua consequente eliminao pela urina, fezes e suor em razo de sua apoptose ( morte celular). E como que eles tiveram essa brilhante ideia? a que o assunto comea a ficar interessante. Os estudos foram motivados pelas seguintes constataes: a de que crianas que chupavam muito picol e sorvete apresentavam uma reduo no volume dos lbios; e a de que amazonas que cavalgavam em climas glidos vestindo calas apertadas apresentavam uma diminuio no volume das coxas, na parte interna. A partir disso, passou-se a considerar a possibilidade de o frio ser o causador de certa reduo de adipcitos quando estes a ele so expostos de forma prolongada.

Os porquinhos e a gordura localizada


Os primeiros testes de manipulao do frio para reduo de gordura foi feito em porquinhos, sob o comando dos professores de Medicina de Havard Dieter Manstein e R. Rox Anderson. Eles acoplaram uma ponteira em regies gordurosas dos porcos, a qual, atravs de um vcuo potente, era capaz de sugar as reas, de modo a isol-las. Feito isso, acionou-se um comando para resfriar a ponteira a at -7 Graus Celsius por um perodo prolongado. Os resultados foram surpreendentes: no houve alterao no colesterol e triglicerdeos durante todo o procedimento, nem nenhum problema com a sade dos animais e, de quebra, houve uma reduo de at 50% de gordura nas regies tratadas! Incrvel, no? Deste teste bem sucedido para a ampla utilizao da crioliplise em clnicas de esttica foi um pulo. Um ano depois foram feitos mais dois experimentos com mais de 40 pessoas que tambm foram um sucesso e, em 2010, o procedimento foi liberado nos Estados Unidos pelo rgo de controle americano, o FDA - Food and Drug Administration. Mais detalhes podem ser encontrados neste artigo sobre crioliplise que cita as pesquisas feitas. O interessante que todos estes estudos revelaram algo curioso: a gordura mais sensvel ao frio do que a pele e os msculos e somente por isso que a crioliplise funciona. Caso contrrio, ocorreriam queimaduras e danos aos demais tecidos no momento do resfriamento, e isso no acontece! A pele sai intacta do procedimento. Eis que nasce um procedimento que funciona como uma lipoaspirao - pois remove as clulas de gordura no apenas as murcha - mas no invasivo, sem dor alguma, sem deixar o paciente de molho e sem riscos para sua sade! Parece fantstico, no? Essa tcnica s vezes confundida com a laserliplise, veja aqui as diferenas.

Potrebbero piacerti anche