Sei sulla pagina 1di 5

O AUTOR, A SUA POCA E O SEU ESTILO

Estilo Literrio
habitual afirmar-se que o estilo de um Autor decorre da sua mundividncia e mundivivncia. O primeiro termo integra a formao literria e esttica, o conjunto dos valores ideolgicos, morais, sociais e culturais do Autor. O segundo conceito tem a ver com a sua forma de viver no mundo, ou seja, com a classe social a que o Autor pertence, alm da sua experincia de vida vivida. da assimilao entre os valores da mundividncia e da mundivivncia que o estilo se determina e objetiva. A obra do autor reflete sempre os dois conceitos acima mencionados, mesmo quando se trata de autores que j viveram h mais de meio sculo, como o caso de Gil Vicente. Uma anlise cuidada dos textos das suas peas demonstra que o dramaturgo um homem que pertence a dois mundos o medieval em vias de desaparecimento e o renascentista em fase de afirmao. Da decorre um estilo ambivalente, com marcas em que a autoridade dos doutores da Igreja ainda aparece, a par com uma lcida anlise crtica de valores sociais, morais e ideolgicos, tpica do mundo novo que o Renascimento proporcionou.

poca Medieval
A poca medieval o perodo compreendido entre a queda do imprio romano do Ocidente e o Renascimento. Apesar de este perodo da histria ser, muitas vezes, caracterizado como a Idade das Trevas, a expresso pode induzir em erros grosseiros se pensarmos que "trevas" significa ignorncia. A cultura e a civilizao da poca devem ser compreendidas luz dos valores daquele tempo em que a sociedade tinha um ritmo lento de desenvolvimento, na medida em que os contactos sociais, culturais, econmicos e polticos eram, nuns casos difceis, noutros impossveis de concretizar. O relativo isolamento das populaes privilegiava uma sociedade voltada sobre si mesma, pelo que as linhas de fora da mudana e da evoluo demoravam muito tempo a chegar. Todavia, no final da Idade Mdia aumentam as trocas comerciais e culturais, d-se um aumento da produtividade agrcola, as cidades crescem. A organizao feudal da sociedade entra em crise, bem como os seus valores polticos, culturais, sociais e religiosos. A f tem na vida do homem medieval um papel incontestvel. A Igreja tinha um papel central na existncia do homem medieval e o clero usufrua dessa posio de domnio absoluto. Todavia, os exemplos desmultiplicados de corrupo papal e de grandes dignatrios da Igreja colocaram este papel central em causa. Alis, o progressivo questionamento da autoridade dos doutores da Igreja ajuda runa desta autoridade absoluta porque se descobriu que muitas das verdades proclamadas como indiscutveis eram falsidades desmentidas pela descoberta e pela experincia nos contactos desenvolvidos com outras civilizaes. Assim, o Poder foi sendo progressivamente abalado; as mentalidades abriram-se curiosidade sobre os outros e sobre as descobertas e a experincia. Da decorre que nasce uma nova ordem onde a burguesia urbana comea a desempenhar um papel cada vez mais importante.

Renascimento
Durante os sculos XV e XVI surgiu, primeiro em Itlia e depois em toda a Europa Ocidental, um movimento cultural que fundamentou o conjunto de valores da Idade Moderna. O Renascimento tem como caractersticas principais o retorno aos valores da Antiguidade Clssica e a valorizao do homem como medida de todas as coisas. A prpria arte da poca valoriza os feitos dos homens. No entanto, apesar de se basear nos modelos da antiguidade greco-latina, no se pode dizer que este movimento se tenha 1

restringido imitao, pois foi um perodo marcado essencialmente pela criao artstica. Surge uma nova sociedade, com novos valores e novas relaes sociais, em que o homem a medida de todas as coisas. O contexto histrico - social da poca contribuiu em grande medida para que o Renascimento ganhasse tamanha dimenso. A inveno da imprensa por Gutenberg tornou mais fcil a propagao da cultura. Os descobrimentos, para alm de melhorarem a economia, trouxeram ao homem uma nova noo de si prprio, das suas capacidades e do seu papel no mundo. A ascenso da burguesia, devido ao desenvolvimento do comrcio, faz com que esta invista nas artes, dando um forte contributo ao seu desenvolvimento. Em Portugal este movimento expandiu-se no sculo XVI, ou seja, no momento em que entrou em crise em Itlia. A expanso martima, que trouxe no s prosperidade econmica, mas tambm um novo interesse pelas capacidades do homem, foi o principal impulsionador do esprito renascentista portugus. O homem expande os seus horizontes e comea a valorizar a experincia, como dizia Lus de Cames "um saber de experincia feito em lugar da teoria assente exclusivamente sobre a autoridade dos doutores da Igreja.

Anlise Social
As peas de Gil Vicente so um documento importante sobre a sociedade da poca, pois o autor , como sabemos, um excelente observador de tudo o que se passa sua volta. As suas personagens so representaes das classes sociais, tipificando comportamentos de cada classe, desde a Nobreza ao Povo, no esquecendo o Clero. Apesar de Gil Vicente viver numa poca de transformaes sociais, a sociedade que nos apresenta ainda acentuadamente feudal. Nesta sociedade com uma estrutura hierrquica to fortemente marcada temos no fundo da pirmide o povo, seguindo-se o Clero e, por fim, a Nobreza, encontrando-se o rei, obviamente no topo da hierarquia. Os camponeses, apesar de trabalharem muito, so sempre explorados e vivem em condies miserveis. Este grupo o mais poupado critica de Gil Vicente, pois o dramaturgo considera que eles no passam de vtimas passivas do sistema: "Ns somos vida das gentes e morte de nossas vidas" diz uma das personagens campesinas, queixando-se da explorao de que objeto. O Clero o maior alvo da crtica vicentina, por ser to corrupto e viver apenas em funo dos seus interesses, sendo materialista quando prega a espiritualidade. A Nobreza, que goza de privilgios que so invejados por muitos que tentam ascender a esta classe, em especial os que se encontram no fundo da pirmide social, tambm criticada pela sua vaidade e soberba. Nos finais da Idade Mdia a relao de dependncia do vassalo relativamente ao senhor enfraquece, ao mesmo tempo que as transies de classes se tornam menos rgidas.

Gneros Literrios
Os estudos que incidam sobre os textos dramticos de Gil Vicente incluem, na sua maioria, uma classificao por gneros. O prprio dramaturgo na carta-prefcio em que dedica o Dom Duardos a D. Joo III, alude sua prpria diviso de gneros e divide a sua obra em "comdias, farsas e moralidades", que comps ao servio da rainha D. Leonor. A moralidade uma categoria que compreende todas as obras de temtica religiosa. 2

De entre as muitas propostas de classificao modernas do teatro vicentino, merece destaque e por nela se reconhecer uma base coerente de classificao, a de Antnio Jos Saraiva. E esta classificao que se adotou aqui. Assim, o autor de Gil Vicente e o fim do Teatro Medieval distingue nove categorias no conjunto da obra vicentina: 1) o mistrio, onde se incluem obras como o Breve Sumrio da Histria de Deus ou o Auto da Cananeia; 2) a moralidade como o Auto da Barca do Inferno, o Auto da Alma e o Auto da F; 3) a fantasia alegrica, onde se sente a presena dos momos, onde se integra obras como As Cortes de Jpiter e o Templo de Apolo; 4) o milagre como o Auto de So Martinho; 5) o teatro romanesco- Dom Duardos e Amadis de Gaula, obras de inspirao cavaleiresca; 6) a farsa, onde se pode distinguir a farsa com intriga, como a Farsa de Ins Pereira e a farsa de desfile, onde as vrias personagens se sucedem, estando ausentes nexos de causa/efeito, como o caso da Romagem de Agravados ou o Juiz da Beira.; 7) a cloga ou auto pastoril, Auto dos Reis Magos e de inteno profana, como o Auto Pastoril da Serra da Estrela; 8) o sermo burlesco que conta no conjunto da obra vicentina trs exemplares: o frade sandeu que precede o Auto da Mofina Mendes, o do outro frade no Auto das Fadas e o pregado pelo prprio Gil Vicente e relatado em carta dirigida a D. Joo III e, por ltimo o monlogo, do qual fazem parte o Monlogo do Vaqueiro e o Pranto de Maria Parda. Mas, em Gil Vicente a distino de gneros no rgida, isto , por vezes, dois gneros encontram-se numa mesma obra.

Farsa: Gnero Literrio


um tipo de pea teatral que surgiu no sculo XIV com enredo curto e poucas personagens, pretendendo provocar o riso, partindo da explorao de situaes do quotidiano e no apresentava uma inteno moralizante ou didtica. A farsa ganhou autonomia a partir de quadros cmicos que os mistrios medievais ofereciam. Distingue-se da comdia pelo recurso a processos menos subtis de construo do cmico explorando equvocos, esconjuros, pragas, traos caricaturais e situaes ridculas e por no ter uma funo moralizante, tambm distingue-se da stira ou da comdia por no pretender questionar valores.

Os autos eram composies dramticas muito populares no perodo medieval europeu, sempre com uma forte argumentao alegrica, foram amplamente utilizados pela Igreja para narrar a vida de Cristo e outras passagens bblicas. Em Gil Vicente, os autos so stiras aos costumes, por exemplo dos membros da Igreja. Apresenta seres que so smbolos que personificam anjos, demnios, virtudes, vcios e etc. Gil Vicente foi acrescentando aos seus autos uma dimenso bastante polmica e satrica que era unida com a Luxria, a Avareza o Trabalho e a Comunho, ou seja, representava toda a sociedade no comeo do Renascimento.

a farsa afirmou-se como gnero autnomo entre o fim do sculo XIV e o princpio do sculo XV na Frana, donde se expandiu para a Inglaterra, Itlia, Espanha e Alemanha e outros pases. A farsa vicentina caracterizada por episdios que a aproximam de uma evocao realista e com contornos caricaturais. A observao de Gil Vicente a partir do real culmina nas suas personagens, atravs das suas falas, das situaes onde esto integradas, dos dilogos, dos gestos. Cada personagem de Gil Vicente acompanhada da sua linguagem tpica, com as suas pragas, ditados populares, rezas, histrias, evoca todo um mundo sobre o palco. Gil Vicente cultivou a farsa com contornos satricos e cmicos, como por exemplo, na farsa Quem tem Farelos, onde assistimos a um instante da vida da moa burguesa que se quer tornar fidalga, atravs do casamento. Criou Gil Vicente tambm a Farsa de Ins Pereira, onde assistimos histria desta tpica personagem, Ins Pereira.

Estilo na Farsa de Ins Pereira


Escrita em verso, a Farsa de Ins Pereira incorpora trocadilhos, ditos populares e expresses tpicas de cada classe social. Gil Vicente nesta farsa lana mo a diferentes recursos lingusticos que formam o estilo da farsa. Ironia - A ironia utilizada na pea como instrumento de crtica social e como motivadora do riso. Ela aparece sob diversas formas, quer seja atravs de palavras expressando o seu sentido contrrio, quer jogando com o duplo sentido ou ainda acentuando a desproporo entre uma ao e a sua finalidade. Eis alguns exemplos: "Me: Mana, conhecia-te ele? Lianor: Mas, queria conhecer-me!" Aqui, o efeito cmico surge a partir de uma construo de duplo sentido do verbo conhecer: saber e relacionamento sexual. "Ins: Mostrai c, meu guarda-mor, e veremos o que que vem." uma fala de Ins Pereira dirigida ao Moo tratando-o por guarda -mor. Guarda-Mor era um tipo de tratamento que era, ento, dispensado aos fidalgos da Guarda real. Ins joga com a desproporo entre a denominao que lhe d e a real condio do Moo. Cantigas - Resumem ou comentam a ao ou exprimem o estado de esprito de quem as canta. "Mal herida va la gara enamorada..."

Esta cantiga aparece no casamento de Ins com Brs da Mata, e cantada pelos seus amigos. Cumpre a funo de resumir os acontecimentos e tem o dom de previso do futuro, graas ao simbolismo da gara que representa Ins, caminhando sozinha e triste, depois de um Escudeiro lhe destruir os ideais. H vrias referncias a cantigas nesta farsa, eis alguns exemplos: "Canta o Judeu, Canas de amor, canas de amor..."; Canta o Escudeiro o romance, Mal me quieren en Castilla... O canto, a dana e a msica desempenham em Gil Vicente a funo de instrumentos para a anlise da sociedade da poca. O modo de falar das personagens o principal recurso vicentino. Assume o papel de mostrar a oposio entre os mais elevados valores morais e os novos valores materialistas. A oposio entre o mundo de ideais de Ins e o discurso de convenincia protagonizado pela me. Ins utiliza palavras ligadas diverso; "folgar", "prazer", enquanto a Me faz recurso a um vocabulrio que exprime obrigao: "tarefa", "preguiosa". O modo de falar de Pro Marques evidencia o seu carcter simplrio. No outro extremo, temos as falas do Escudeiro que, apesar de dar azo a belas palavras, revela-se um mau carcter. Temos, ento, o modo de falar ao servio do jogo de contrastes entre a aparncia e a essncia (o ser). 4

Potrebbero piacerti anche