Sei sulla pagina 1di 7

RECICLAGEM DE PNEUS

Tratamento de Pneus Usados


9 de outubro de 2013

Enquadramento
O Decreto-Lei n. 111/2001, de 6 de Abril, estabelece os princpios e as normas aplicveis gesto de pneus e pneus usados, tendo como objectivos a preveno da produo destes resduos, a recauchutagem, a reciclagem e outras formas de valorizao, de forma a reduzir a quantidade de resduos a eliminar, bem como a melhoria do desempenho ambiental de todos os intervenientes durante o ciclo de vida dos pneus. Os artigos 4, 9 e 17 do Decreto-Lei n. 111/2001, de 6 de Abril, foram alterados pelo DecretoLei n. 43/2004, de 2 de Maro. O Decreto-Lei n. 111/2001, de 6 de Abril, aplicvel a todos os pneus colocados no mercado nacional e a todos os pneus usados. No mbito deste Decreto-Lei utilizam-se as seguintes definies: Consideram-se os pneus, aqueles utilizados em veculos motorizados, aeronaves, reboques, velocpedes e outros equipamentos, motorizados ou no motorizados, que os contenham; Consideram-se pneus usados quaisquer pneus de que o respectivo detentor se desfaa ou tenha a inteno ou a obrigao de se desfazer e que constituam resduos na acepo da alnea u) do artigo 3. do Decreto-Lei n. 178/2006, de 5 de Setembro, ainda que destinados a reutilizao; Define-se como pneu recauchutado, o pneu usado que objecto de processo industrial de acordo com as especificaes tcnicas aplicveis, com vista sua reutilizao, sendo de novo colocado no mercado.

Princpios e Normas de Gesto


Em conformidade com o Decreto-Lei n. 111/2001, constituem princpios fundamentais de gesto de pneus e de pneus usados a preveno da produo destes resduos, aliada ao aumento da vida til dos pneus, a promoo da recauchutagem e a implementao e desenvolvimento de sistemas de reciclagem e de outras formas de valorizao de pneus usados. Ser aqui efectuada uma breve sntese sobre: Objectivos de gesto Responsabilidade pela gesto
Pgina 2

Tratamento de Pneus Usados


9 de outubro de 2013

Normas de funcionamento do sistema integrado Entidade gestora Regras de Comercializao e Recolha Operaes de Gesto Pontos de Recolha Registos Comisso de Acompanhamento da Gesto de Pneus e Pneus Usados

Objectivos de gesto
A gesto integrada dos pneus usados deve assentar a preveno da sua produo como resduo, atravs da promoo da sua recauchutagem e no desenvolvimento de sistemas de reciclagem e de outras formas de valorizao de pneus usados.

Responsabilidade pela gesto


O produtor de pneus novos o responsvel pela recolha, transporte e destino final adequado dos pneus usados, devendo esta responsabilidade ser transferida para uma entidade gestora, nos termos do n. 2 do artigo 7. do Decreto-Lei n. 111/2001, de 6 de Abril. A responsabilidade do produtor pelo destino adequado dos pneus usados s cessa mediante a entrega dos mesmos a uma entidade devidamente autorizada e ou licenciada para a sua recauchutagem, reciclagem ou outras formas de valorizao. As entidades que apenas utilizam pneus usados em trabalhos de construo civil e obras pblicas, como proteco de embarcaes, molhes martimos ou fluviais e no revestimento dos suportes dos separadores de vias de circulao automvel, esto dispensadas de autorizao ao abrigo da legislao aplicvel gesto de resduos para efeito do disposto no pargrafo anterior.

Normas de funcionamento do sistema integrado


Os produtores devem submeter a gesto dos pneus usados a um sistema integrado, cujas normas de funcionamento so as constantes do Decreto-Lei n. 111/2001, de 6 de Abril. A responsabilidade dos produtores pela gesto de pneus usados deve ser transferida para uma entidade gestora do sistema integrado, desde que devidamente licenciada para exercer essa actividade.

Pgina 3

Tratamento de Pneus Usados


9 de outubro de 2013

A entidade gestora deve ser uma entidade sem fins lucrativos, em cuja composio podero figurar, alm dos produtores, os distribuidores, os recauchutadores, recicladores e outros valorizadores. So competncias da entidade gestora do sistema integrado: a) Organizar a rede de recolha e transporte dos pneus usados, efectuando os necessrios contratos com distribuidores, sistemas municipais e multimunicipais de gesto de resduos slidos urbanos ou seus concessionrios ou outros operadores, a quem dever prestar as correspondentes contrapartidas financeiras; b) Decidir sobre o destino a dar a cada lote de pneus usados, respeitando a hierarquia dos princpios de gesto e tendo em conta os objectivos fixados no artigo 4 do citado Decreto-Lei. c) Estabelecer contratos com os recauchutadores, recicladores e outros valorizadores para regular as receitas ou encargos determinados pelos respectivos destinos dados aos pneus.

Entidade gestora
De acordo com o Artigo 8 do Decreto-Lei n. 111/2001, de 6 de Abril, a entidade gestora, para que possa ser responsvel pelo sistema integrado de gesto de pneus usados, carece de licena, a conceder por deciso conjunta dos Ministros da Economia e das Cidades, Ordenamento do Territrio e Ambiente. A entidade gestora, denominada VALORPNEU - Sociedade de Gesto de Pneus, Lda. uma sociedade sem fins lucrativos, constituda em 27 de Fevereiro de 2002, e licenciada em 7 de Outubro de 2002, pelos Ministrios das Cidades, Ordenamento do Territrio e Ambiente e da Economia, e tem por objectivo a organizao e gesto do sistema de recolha e destino final de pneus usados, no quadro do sistema integrado previsto no Decreto-Lei n. 111/2001, de 6 de Abril. Considerando que a referida licena foi concedida pelo prazo de 5 anos, renovvel por igual perodo; dado que a VALORPNEU oportunamente requereu uma nova licena para prosseguir a actividade de gesto de pneus usados e apreciando, ainda, os pareceres favorveis da APA e da Direco-Geral da Empresa quanto prorrogao da licena atribuda VALORPNEU por deciso conjunta dos Ministros da Economia e da Inovao, do Ambiente, do Ordenamento do
Pgina 4

Tratamento de Pneus Usados


9 de outubro de 2013

Territrio e do Desenvolvimento Regional foi concedida a prorrogao da licena concedida (Despacho n. 4948/2008, de 25 de Fevereiro de 2008). A prorrogao produz efeitos a partir de 7 de Outubro de 2007 e foi concedida pelo prazo de 1 ano. Posteriormente, atravs do Despacho n. 31203/2008 dos Ministrios do Ambiente, do Ordenamento do Territrio e do Desenvolvimento Regional e da Economia e da Inovao, de 4 de Dezembro, foi concedida VALORPNEU, a licena para exercer a actividade de gesto de pneus usados. A licena referida produz efeitos a partir de 7 de Outubro de 2008 e vigora at 31 de Dezembro de 2012. A Sociedade VALORPNEU, cuja estrutura agrupa operadores econmicos responsveis pela gesto de pneus e pneus usados, uma sociedade por quotas, com o capital repartido pela ACAP, ANIRP e APIB. Os Pneus abrangidos pelo Sistema Integrado de Gesto de Pneus Usados (SGPU) gerido pela VALORPNEU so todos os pneus comercializados em Portugal, os quais foram objecto da seguinte segmentao: pneus de veculos ligeiros de passageiros/turismo; pneus de veculos 4x4 on/off road; pneus de veculos comerciais; pneus de veculos pesados; pneus de veculos agrcolas (diversos); pneus de veculos agrcolas (rodas motoras); pneus de veculos industriais (com dimetro de jante compreendido entre 8"e 15"); pneus macios; pneus de veculos de engenharia civil (at dimenso 12.00-24"); pneus de veculos de engenharia civil (dimenses iguais ou superiores a 12.00-24"); pneus de motos (com cilindrada superior a 50cc); pneus de motos (com cilindrada at 50cc); pneus de aeronaves; pneus de bicicletas.

Operaes de Gesto

Pgina 5

Tratamento de Pneus Usados


9 de outubro de 2013

As entidades que procedam recauchutagem, reciclagem ou outras formas de valorizao de pneus usados tm de estar devidamente autorizadas ou licenciadas em conformidade com o disposto na legislao em vigor sobre a matria. A recauchutagem de pneus usados deve, sempre que aplicvel, respeitar as normas tcnicas e de qualidade constantes dos Regulamentos n. 108 e 109 dos anexos ao Acordo de Genebra Respeitante Adopo de Condies Uniformes de Homologao e ao Reconhecimento Recproco da Homologao de Equipamentos e Peas para Veculos a Motor, de 20 Maro de 1958. Os pneus usados que no puderem ser recauchutados devem ser sujeitos a operaes de valorizao cumprindo com a hierarquia de gesto atrs referida. As diversas operaes de gesto de valorizao so: Reciclagem, utilizando o granulado de borracha como aditivo para peas plsticas, aumentando-lhes a elasticidade; no fabrico de produtos de borracha como sandlias, capas, taces e solas para calado, telas e tapetes, nos parques infantis, nas base de campos de golfe e de futebol, melhorando as condies dos relvados, nos pavimentos industriais, no material isolante, na base das alcatifas, etc.; Valorizao energtica; Pirlise (destilao destrutiva); Utilizao em trabalhos de construo civil e obras pblicas; Utilizao como proteco de embarcaes, molhes martimos ou fluviais; Revestimento dos suportes dos separadores de vias de circulao automvel.

Pontos de Recolha
Uma das medidas preconizadas no actual quadro legislativo corresponde necessidade da implementao de circuitos de recolha de pneus usados, para assegurar uma correcta triagem dos pneus passveis de recauchutagem e encaminhamento dos restantes para reciclagem ou outras formas de valorizao. Assim encontra-se definido que: A recolha de pneus usados, mediante entrega nos locais adequados, feita sem qualquer encargo para o detentor;
Pgina 6

Tratamento de Pneus Usados


9 de outubro de 2013

Os distribuidores que comercializem pneus no podem recusar-se a aceitar pneus usados, contra a venda de pneus do mesmo tipo e na mesma quantidade, devendo remeter os mesmos para recauchutagem ou para os pontos de recolha; Os pneus usados recolhidos devero ser armazenados em locais devidamente autorizados ou licenciados em consonncia com a legislao aplicvel, denominados Pontos de Recolha. Para ter acesso aos pontos de recolha aconselha-se a consulta da lista de operadores de gesto e do portal da VALORPNEU.

Caracterizao Actual
Relativamente aos primeiros cinco anos de actividade da VALORPNEU apresentam-se os seguintes dados: Comparao com as metas Taxa de recolha no mbito do SGPU Taxa de recauchutagem Taxa de reciclagem Metas At 01/03 85% 25% 60% At 01/07 95% 30% 65% 2003 2004 2005 2006 2007

Resultados obtidos 86,4% 97,3% 98,3% 99,1% 27,0% 26,1% 25,0% 26,1% 75,4% 61,4% 66,6% 65,1% 98,5% 27,1% 65,6%

Pgina 7

Potrebbero piacerti anche