Sei sulla pagina 1di 4

FACULDADE DE DIREITO DE SO BERNARDO DO CAMPO

CIENCIA POLITICA E TEORIA DO ESTADO PROFESSOR LUS GUILHERME

So Bernardo do Campo 25 de outubro, 2013

SCELLE, Georges. Manuel de Droit Internacional Publique. Paris, 1948 citado em BONAVIDES, Paulo, Cincia Poltica, So Paulo, 2000.

Em seu discurso, o sen. Pedro Taques aponta um conflito entre a autonomia dos Estados Membros para arrecadao de impostos estaduais, aponta tambm, as divergncias sociais existentes entre eles. A Lei Complementar n 24/1975 que regula a arrecadao do ICMS (Imposto sobre Operaes relativas Circulao de Mercadorias e Prestao de Servios de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicao) bastante clara no tocante necessidade de reunio dos Estados para os benefcios concedidos aos contribuintes. Este tipo de lei demonstra os princpios da autonomia e da participao defendidos por Georges Scelle uma vez que respeita as constituies destes e interage com a Constituio Federal de forma harmnica. Contudo, a forma atual de conceder incentivos culminou o que se chama de guerra fiscal, que seriam as divergncias entre os Estados federados mais desenvolvidos contra os outros que procuram atrair empresas a fim de desenvolver-se no apenas economicamente, mas socialmente. Segundo o senador, a soluo apresentada pelo governo federal o Projeto de Resoluo 1/2013 que pretende igualar os ICMS e juntamente com a Medida Provisria 599/2012 que autoriza a Unio a compensar as receitas perdidas nesta mudana. A situao exposta no texto, traz tona os problemas internos vinculados ao desenvolvimento do prprio pas, e a forma unilateral como tem sido tratado o problema das guerras fiscais. O projeto de resoluo falho em muitos aspectos, porm a longo prazo traz mais benefcios do que desvantagens. Dados os fatos, fica evidente que a soluo para a guerra fiscal envolve muito mais do que um controle de ICMS, mas interferiria na forma como o governo arrecada e distribui impostos. Se a questo o desenvolvimento do pas e a briga com relao a quem conseguir com que determinada empresa permanea, o mais correto seria que houvesse incentivo apenas a empresas que desenvolveriam melhor aquela regio de acordo com o que ela produz naturalmente. Por exemplo, se ns tivermos uma regio que produz tomate ento ela deveria ter o ICMS de empresas de massa de tomate reduzidos, enquanto os outros lugares teriam reduo de ICMS do que mais produzem. Mas isso unicamente no resolveria o problema de desenvolvimento do pas satisfatoriamente. O correto seria se houvesse o direcionamento de todos os impostos para a unio e depois uma redistribuio conforme a necessidade dos Estados membros, aproveitando assim das caractersticas prprias de cada local.

SCELLE, Georges. Manuel de Droit Internacional Publique. Paris, 1948 citado em BONAVIDES, Paulo, Cincia Poltica, So Paulo, 2000.

Essa redistribuio deveria ser pautada em estudos regionais de cada estado membro, onde deveria ser distribudo uma parcela por IDH, ou seja, para lugares menos desenvolvidos deveriam direcionar mais verba. Outra parcela conforme as necessidades regionais, por exemplo a quantidade de dinheiro que determinado local precisa para abrir uma escola de ensino tcnico especfico da produo local e a quantidade de hospitais necessrias para a quantidade de habitantes. Claro que levamos em conta que isso exigiria uma fiscalizao rigorosa. Entendemos que apesar de abdicar um pouco da autonomia dos estados membros, a longo prazo traria benefcios, uma vez que o pas teria seu desenvolvimento mais igualitrio e um aumento da qualidade de vida por todo pas. Sabemos que talvez no fosse justo que um estado que arrecada mais no receba mais por isso, porm uma medida necessria se tratando de desenvolvimento e qualidade de vida, visto que um pas no se desenvolve de uma regio s e sim de um todo, principalmente no caso do Brasil que tem muito a oferecer em todas as regies e no explora esse fato com todo potencial que poderia. Portanto a questo de reduo de ICMS est vinculada a todo um sistema econmico, no qual ser necessria uma modificao e aplicao eficaz de novas normas para que o mesmo se desenvolva e traga como consequncia o fim de uma guerra fiscal.

SCELLE, Georges. Manuel de Droit Internacional Publique. Paris, 1948 citado em BONAVIDES, Paulo, Cincia Poltica, So Paulo, 2000.

REFERENCIAS:

SCELLE, Georges. Manuel de Droit Internacional Publique. Paris, 1948 citado em BONAVIDES, Paulo, Cincia Poltica, So Paulo, 2000. BONAVIDES, Paulo. Cincia Poltica, 10. ed. So Paulo: Malheiros, 2000 SOUZA, Hamilton Dias de. Incentivos de ICMS e o Equilbrio Federativo. Disponvel em: http://www.adialbrasil.com.br/adial/anexo/documentos_intranet/Incentivos%20Fiscais %20de%20ICMS%20e%20o%20Equilibrio%20Federativo.pdf. Acesso em: 25 out. 2013. TAQUES, Pedro. Pronunciamento sobre o Pacto Federativo e Repartio de Receitas. Disponvel em: http://www.pedrotaquesmt.com.br/uploads/downloads/130313-

Discurso-sobre-Pacto-Federativo-e-reparticao-de-receitas.pdf. Acesso em 21 out. 2013.

SCELLE, Georges. Manuel de Droit Internacional Publique. Paris, 1948 citado em BONAVIDES, Paulo, Cincia Poltica, So Paulo, 2000.

Potrebbero piacerti anche