Sei sulla pagina 1di 47

ABNT NBR 15575 NORMA DE DESEMPENHO

(panorama jurdico)

Carlos Pinto Del Mar agosto/2013

A MANUTENO (UM DOS ITENS MAIS IMPORTANTES DA NORMA, PARA O CONSTRUTOR)

Aspecto processual
(aes judiciais)

nus da prova

NORMAS TCNICAS

A elaborao voluntria, mas no o seu cumprimento (o cumprimento obrigatrio)

O cumprimento um dever, sob vrios aspectos:


tico-profissional aspecto contratual (boa-f objetiva) aspecto legal (propriamente dito)

Sobre a obrigatoriedade

um dever legal, quando houver lei determinando o cumprimento:

Cdigo(s) de Obra(s) Municipal(ais)

Lei 4.150/62 (regime obrigatrio de cumprimento das normas da ABNT, nos contratos de obras e compras do servio pblico federal);
Lei de incorporaes (4.591/64); Lei de acessibilidade; Lei de licitaes (n. 8.666/93) projetos de acordo com as normas;

Cdigo de Defesa do Consumidor art. 39 vedado ao fornecedor ...; art.

CONSEQUNCIAS

Cdigo Civil:

Art. 615. Concluda a obra de acordo com o ajuste ( contrato ) , ou o costume do lugar, o dono obrigado a receb-la. Poder, porm, rejeit-la, se o empreiteiro se afastou das instrues recebidas e dos planos dados, ( projetos ) ou das regras tcnicas em trabalhos de tal natureza. ( normas tcnicas ) Art. 616. No caso da segunda parte do artigo antecedente, ( regras tcnicas ) pode quem encomendou a obra, em vez de enjeit-la, receb-la com abatimento do preo.

Lei 8.078/90 (Cdigo de Defesa do Consumidor)

Art. 39. vedado ao fornecedor de produtos e servios:

VIII colocar, no mercado de consumo, qualquer produto ou servio em desacordo com as normas expedidas pelos rgos oficiais competentes ou, se normas especficas no existirem, pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas ou outra entidade credenciada pelo Conselho Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial CONMETRO.

Lei 8.078/90 (Cdigo de Defesa do Consumidor)

Art. 12. So consideradas prticas infrativas: I (...) IX - colocar, no mercado de consumo, qualquer produto ou servio: a) em desacordo com as normas expedidas pelos rgos oficiais competentes, ou, se normas especficas no existirem, pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas - ABNT ou outra entidade credenciada pelo Conselho Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial - CONMETRO;

CONSEQUNCIAS

Lei 8.078/90 (Cdigo de Defesa do Consumidor)


Das Penalidades Administrativas Art. 18. A inobservncia das normas contidas na Lei n 8.078, de 1990, e das demais normas de defesa do consumidor constituir prtica infrativa e sujeitar o fornecedor s seguintes penalidades, ... : I - multa; ... (...); X - interdio, total ou parcial, de estabelecimento, de obra ou de atividade; 2 As penalidades previstas neste artigo sero aplicadas pelos rgos oficiais integrantes do SNDC, sem prejuzo das atribuies do rgo normativo ou regulador da atividade, na forma da legislao vigente.

ATENO!!!
DECRETO N 7.963, DE 15 DE MARO DE 2013

Art. 1o Fica institudo o Plano Nacional de Consumo e Cidadania, com a finalidade de promover a proteo e defesa do consumidor em todo o territrio nacional, por meio da integrao e articulao de polticas, programas e aes.
Art. 2o So diretrizes do Plano Nacional de Consumo e Cidadania: VI - preveno e represso de condutas que violem direitos do consumidor; e Art. 3o So objetivos do Plano Nacional de Consumo e Cidadania: IV - assegurar a preveno e a represso de condutas que violem direitos do consumidor;

ATENO!!!
DECRETO N 7.963, DE 15 DE MARO DE 2013

Art. 5o O eixo de preveno e reduo de conflitos ser composto, dentre outras, pelas seguintes polticas e aes:
I - aprimoramento dos procedimentos de atendimento ao consumidor no ps-venda de produtos e servios; II - criao de indicadores e ndices de qualidade das relaes de consumo; e ... Art. 6o O eixo regulao e fiscalizao ser composto, dentre outras, pelas seguintes polticas e aes:

III - ampliao e aperfeioamento dos processos fiscalizatrios quanto efetivao de direitos do consumidor;
V - garantia da efetividade da execuo das multas;

ATENO!!!
DECRETO N 7.963, DE 15 DE MARO DE 2013

Art. 7o O eixo de fortalecimento do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor ser composto, dentre outras, pelas seguintes polticas e aes:
III fortalecimento da atuao dos Procons na proteo dos direitos dos consumidores.

A presidente afirmou ainda que contar com o legislativo para aprovar a lei de fortalecimento dos Procons, cujo maior efeito ser transformar em ttulo executivo os acordos do Procon. A Construtoras do Minha Casa, Minha Vida com queixas recorrentes iro para cadastro negativo da Caixa - 27/03/2013

O ATENDIMENTO S NORMAS TCNICAS


UMA PRESUNO DE REGULARIDADE

O DESCUMPRIMENTO DAS NORMAS TCNICAS TRAZ CONSEQUNCIAS

CONSEQUNCIAS

Rejeio do produto Abatimento do preo / indenizao / dano moral Obrigao de fazer (troca/reparos), sob pena de multa Multa (Procons) cobrana executiva penhora on line Cadastro negativo (CEF)

Normas de segurana reflexos na esfera criminal

ABNT NBR 15575 4 edio Edificaes habitacionais Desempenho (entrou em vigor em 19/7/2013)
_______________________________________

14

Quem fiscalizar?

O CONSUMIDOR OS INTERESSADOS

PROJETISTAS (NOVA OBRIGAO)

Os projetistas devem estabelecer a Vida til de Projeto (VUP) de cada sistema que compe a norma

VIDA TIL (VU)

um parmetro estabelecido pelo meio tcnico,


que indica o perodo de tempo em que os requisitos mnimos de desempenho (indicados na Norma) devem ser atendidos pela edificao, supondo a correta manuteno

PROJETISTAS

(manuteno de projeto)

Quem define a VUP precisa tambm estabelecer quais aes de manuteno devero ser realizadas, para garantir que seja atingida (manuteno de projeto).

VIDA TIL DE PROJETO / MANUTENO

Desdobramento das atividades de manuteno:

Manuteno de projeto (especificada pelos projetistas)

Manuteno de rotina (incorporador/construtor)

A MANUTENO COMO UM DOS ITENS MAIS IMPORTANTES DA NORMA, PARA O CONSTRUTOR

Manuteno adequada:
Previne problemas Mantem a qualidade D condies p/ a VU Etc.

Aspecto de mrito

Excludente da responsabilidade

Aspecto processual
(aes judiciais)

fato constitutivo do direito - nus da prova dos usurios

EXCLUDENTES DA RESPONSABILIDADE DO CONSTRUTOR

Cdigo Civil Culpa exclusiva da vtima Fato exclusivo de terceiro Clusula de no indenizar Caso fortuito ou fora maior

Mau uso Falta de manuteno


CDC No colocao do produto no mercado Inexistncia do defeito Culpa exclusiva do consumidor (caso fortuito e fora maior)

21

PORQUE A MANUTENO
UM DOS ITENS MAIS IMPORTANTES DA NORMA, PARA O CONSTRUTOR

1 - Porque os condomnios devem seguir as Normas Tcnicas (entre as quais a 15.575 e a 5674)
2 - Porque a NBR 15.575 define que manuteno responsabilidade dos usurios

3 - Porque cabe ao construtor especificar as atividades de manuteno, por meio dos manuais (tem o dever, e tambm tem o direcionamento)
4 - Porque, se a manuteno no for corretamente feita, a vida til pode no ser atingida (vide NBR 15.575), e isso exclui a responsabilidade do construtor 5 - Porque o nus da prova da manuteno dos usurios (NBR 15.575 c/c NBR 5.674)

MANUTENO

Os condomnios devem seguir as Normas Tcnicas ? (entre as quais a 15.575 e a 5674)

Norma Tcnica de para-raios Norma Tcnica ref. segurana e higiene de piscinas Normas Tcnicas ref. sistema eltrico (aparelhos, instalaes, etc.) Norma Tcnica de brinquedos de play ground Norma Tcnica de acessibilidade Norma Tcnica ref. cores para tubulaes Norma Tcnica ref. sistema de iluminao de emergncia Norma Tcnica ref. sinalizao de segurana contra incndio Normas Tcnicas das concessionrias de servios pblicos (energia, gs, gua, telefone) ...

MANUTENO 2 Sobre a responsabilidade dos usurios pela manuteno:

ABNT NBR 15.575:

5.5 Usurio - Ao usurio ou seu preposto cabe realizar a manuteno, de acordo com o estabelecido na ABNT NBR 5674 e o manual de uso, operao e manuteno, ou

documento similar (ver 3.26).

Anexo C: necessrio salientar a importncia da realizao integral das aes de manuteno pelo usurio, sem o que se corre o risco de a VUP no ser atingida.

MANUTENO 3 Sobre a elaborao dos manuais:

ABNT NBR 15.575: 5.4.2 Ao construtor ou incorporador cabe elaborar o manual de

uso, o e manuteno, ou documento similar, conforme 3.26,


atendendo ABNT NBR 14037. O manual deve ser entregue ao proprietrio da unidade quando da disponibilizao da edificao para uso. Deve tambm ser elaborado o manual das reas comuns, que deve ser entregue ao condomnio.

IMPORTANTE:

alm do Manual de Uso, detalhar o Programa de Manuteno a ser seguido pelos usurios (a ABNT NBR 5674 estabelece os requisitos para a gesto do programa)

MANUTENO 4 Sobre o comprometimento da vida til por falta de manuteno: ABNT NBR 15.575:

3.42 - vida til (VU) perodo de tempo em que um edifcio e/ou seus sistemas se prestam as atividades para as quais foram projetados e construdos, com atendimento dos nveis de desempenho previstos nesta Norma, considerando a periodicidade e a correta execuo dos processos de manuteno especificados no respectivo manual de uso, operao e manuteno.
3.42 - ... NOTA: ... As negligncias no atendimento integral dos programas definidos no manual de uso, operao e manuteno da edificao, bem como aes anormais do meio ambiente, iro reduzir o tempo de Vida til, podendo este ficar menor que o prazo terico calculado como Vida til de projeto.

MANUTENO 4 Sobre o comprometimento da vida til por falta de manuteno: 3.43 vida til de projeto (VUP) NOTA A VUP e uma estimativa terica do tempo que compe o tempo de vida til. O tempo de VU pode ou no ser atingido em funo da eficincia e registro das manutenes, de alteraes no entorno da obra, fatores climticos, etc. 14.1 Generalidades O valor final atingido de Vida til (VU) ser uma composio do valor terico calculado como Vida til de projeto (VUP) influenciado positivamente ou negativamente pelas aes de manuteno, intempries e outros fatores internos de controle do usurio e externos (naturais) fora de seu controle.

MANUTENO 4 Sobre o comprometimento da vida til por falta de manuteno: Anexo C C.1 Conceituao Quem define a VUP deve tambm estabelecer as aes de manuteno que devem ser realizadas para garantir o atendimento VUP. necessrio salientar a importncia da realizao integral das aes de manuteno pelo usurio, sem o que se corre-se o risco de a VUP no ser atingida.

MANUTENO 4 Sobre o comprometimento da vida til por falta de manuteno:

ABNT NBR 15.575:

Anexo C: Se o usurio no realizar a manuteno prevista, a VU real do revestimento pode ser seriamente comprometida. Por consequncia, as eventuais manifestaes patolgicas resultantes podem ter origem no uso inadequado e no em uma construo falha.

MANUTENO 5 Sobre o nus da prova da manuteno:

A MANUTENO UM FATO CONSTITUTIVO DO DIREITO DO USURIO

REQUISITOS PARA A QUALIDADE / DESEMPENHO Tabela C.4 NOTA (...) Porm, para que possa ser atingida (a VUP) necessrio que sejam atendidos simultaneamente todos os seguintes aspectos: a) emprego de componentes e materiais de qualidade compatvel com a VUP. b) execuo com tcnicas e mtodos que possibilitem a obteno da VUP; c) atendimento em sua totalidade dos programas de manuteno corretiva e preventiva; d) atendimento aos cuidados preestabelecidos para se fazer um uso correto do edifcio; e) utilizao do edifcio em concordncia ao que foi previsto em projeto. Entre os aspectos previstos acima, as alneas a e b so essenciais para que o edifcio construdo tenha potencial de atender integralmente VUP, e sua implementao depende do projetista, incorporador e construtor. J as alneas c, d e e so essenciais para que se atinja efetivamente a VUP e dependem dos usurios.

MANUTENO 5 Sobre o nus da prova da manuteno:

projeto

ELEMENTOS DO DESEMPENHO/ QUALIDADE:

Condies

execuo

PRESENA IMPRESCINDVEL DE TODOS OS ELEMENTOS


manuteno uso

MANUTENO 5 Sobre o nus da prova da manuteno:

Com o passar do tempo, no h como exigir o desempenho / qualidade, sem a manuteno O direito dos usurios ( qualidade), ao longo do tempo, depende da realizao da manuteno E como os atos e fatos da manuteno so incumbncias dos usurios, a manuteno um fato constitutivo de seu direito

MANUTENO 5 Sobre o nus da prova da manuteno:

CPC (Cdigo de Processo Civil Lei 5.869/73)

Art. 333. O nus da prova incumbe: I ao autor, quanto ao fato constitutivo do seu direito;

MANUTENO

O QUE EST SOB A GOVERNABILIDADE DO INCORPORADOR:

ESPECIFICAO DAS ATIVIDADES (manuais, Plano) MEDIDAS PARA TORNAR EFETIVAS AS OBRIGAES DOS USURIOS (Conveno do Condomnio, sistemas gerenciais, etc.) MEDIDAS PARA TORNAR EFICAZ A OBTENO DA PROVA

MANUTENO 5 Sobre a responsabilidade e o nus da prova da manuteno:

ABNT NBR 5674:

O proprietrio de uma edificao, o sndico ou a empresa terceirizada responsvel pela gesto da manuteno deve atender a esta Norma, s normas tcnicas aplicveis e ao manual de uso, operao e manuteno da edificao.

8.2 O proprietrio de uma edificao ou o condomnio deve fazer cumprir e prover os recursos para o programa de manuteno preventiva das reas comuns.

8.4 No caso de propriedade condominial, os condminos respondem individualmente pela manuteno das partes autnomas e solidariamente pelo conjunto da edificao, de forma a atender ao manual de uso, operao e manuteno de sua edificao.

MANUTENO 5 Sobre o nus da prova da manuteno:

ABNT NBR 5674:


Incumbncias ou encargos A empresa ou o profissional deve responder pela gesto do sistema de manuteno da edificao, ficando sob sua incumbncia: b) providenciar e manter atualizados os documentos e registros da edificao e fornecer documentos que comprovem a realizao dos servios de manuteno, como contratos, notas fiscais, garantias, certificados etc.; c) devem ser mantidos registros legveis e disponveis para prover evidncias da efetiva implementao do programa de manuteno, do planejamento, das inspees e da efetiva realizao das manutenes. Recomenda-se que cada registro contenha: ...

MANUTENO 5 Sobre o nus da prova da manuteno:

ABNT NBR 5674: Devem ser mantidos registros legveis e disponveis para prover evidncias da efetiva implementao do programa de manuteno, do planejamento, das inspees e da efetiva realizao das manutenes. Recomenda-se que cada registro contenha:

a) identificao; b) funes dos responsveis pela coleta dos dados que compem o registro; c) estabelecimento da forma de arquivamento do registro; d) estabelecimento do perodo de tempo pelo Qual o registro deve ficar armazenado, assegurando sua integridade. A organizao e a coleta de dados devem ser registradas de forma a indicar os servios de manuteno preventiva e corretiva, bem como alteraes realizadas.

MANUTENO 5 Sobre o nus da prova da manuteno:

ABNT NBR 5674:

Toda a documentao dos servios de manuteno executados deve ser arquivada como parte integrante do manual de uso, operao e manuteno da edificao, ficando sob a guarda do responsvel legal (proprietrio ou sndico). Toda esta documentao, quando solicitada, deve ser prontamente recupervel e estar disponvel aos proprietrios, condminos, construtor/incorporador e contratado, quando pertinente.

Quando houver troca do responsvel legal (proprietrio ou Sndico), toda a documentao deve ser formalmente entregue ao sucessor.

PRAZO DE RESPONSABILIDADE
(dos agentes da construo: projetistas, incorporador, construtor)

PRAZO DE GARANTIA

PRAZO DE RESPONSABILIDADE

Prazo de garantia

/ =
Prazo de responsabilidade

PRAZO DE RESPONSABILIDADE
Doutrina jurdica - trs posies:

aplicao subsidiria do Cdigo Civil (prazo de 180 dias durante o qual o vcio oculto poderia se manifestar - art. 445, caput e 1) o prazo de garantia legal deve ser o mesmo prazo da garantia contratual concedido pelo fabricante, que pressupe a atribuio de vida til pelo fornecedor que o lana no mercado e o que melhor corresponde ao princpio da equivalncia entre fornecedores e consumidores

defesa do critrio da vida til do produto, como limite temporal da garantia legal; o legislador no fixou um prazo arbitrrio para abranger todo e qualquer produto, que seria pouco uniforme entre os incontveis produtos oferecidos no mercado

PRAZO DE RESPONSABILIDADE

TEORIA DA RESPONSABILIDADE PELA VIDA TIL DO PRODUTO (acolhida pelo STJ)

=
O fabricante/fornecedor responde pela adequao do produto durante a VIDA TIL

PRAZO DE RESPONSABILIDADE

A VIDA TIL (requisitos mnimos) PODE NO SER ATINGIDA

Por falha de projeto Por falha de execuo Por mau uso ou falta de manuteno (por caso fortuito, fora maior ou ao de terceiros)

Durante a VIDA TIL, os agentes ficaro expostos a chamamento,

em caso de falhas, para apurao de responsabilidades


(Exposure at default EAD)

OBSERVAES FINAIS

PREOCUPAES: Prazo longo para os profissionais; SPEs INADEQUAO das previses do CDC sobre prazos e garantias, para os imveis DISTORO da teoria da vida til, para os imveis

ABNT NBR 15575 NORMA DE DESEMPENHO


(panorama jurdico)

Carlos Pinto Del Mar


delmar@delmar.adv.br

Potrebbero piacerti anche