Sei sulla pagina 1di 4

Ah, se eu tivesse tido mais tempo para estudar. Ah, se meus pais tivessem sido menos ausentes.

Ah,se meu chefe no fosse ...Ah ,se o governo... Chega desse papo. Atitude tambm conta. A produo do novo tem que ser feita com o que existe. Na empresa e na vida. A ideia central a seguinte: use os recursos que j esto no sistema e rearranje-os para produzir inovao (lembre-se do filme Apollo 13). O segredo de tudo metodologia que nos ensine a fazer esses rearranjos, pois pessoas normais, no gnios, como eu e voc, no conseguem produzi-los. No somos engenheiros da NASA. Veja. LEGO. O apelo esse: blocos simples, banais, podem ser encaixados de infinitas maneiras para produzir estruturas interessantes e complexas. Mesmo os mais simples podem gerar um enorme nmero de permutaes. Por exemplo: dois blocos retangulares com 1 ponto de encaixe na largura, e 2 na extensoblocos 1X2- podem ser encaixados de 14 maneiras diferentes (desde que tenham cores diferentes). Dois blocos 22 podem ser encaixados de 33 maneiras diferentes. .. Aumentando o nmero de blocos, seus tamanhos, e a quantidade de opes de encaixe, o nmero de permutaes possveis explode. Explode mas no infinito. Com 500 peas de tamanhos e cores diferentes podemos criar cerca de 10 designs diferentes (estruturas). O nmero dessas estruturas muito maior que o universo (existem s 10 tomos o universo). Se dermos um passeio por essa biblioteca de infinitos designs possveis, vamos ver que a maioria totalmente sem significado. Estruturas soltas. Montonas. Nada notveis Mas, enterrado em algum lugar no corao da biblioteca h um fabuloso design de uma nave espacial com 384 peas. H tambm um cavalo LEGO com 220 blocos, e um castelo de 405 peas. Mas, apesar dos trilhes de variaes, s algumas so interessantes. H muito mais maneiras de produzir designs chatos, sem significado, do que o contrrio. Designs que no funcionam, que so teoricamente possveis, mas que tombam e se quebram sob seu prprio peso. Vamos imaginar, porm, que algum nos deu a misso de procurar designs interessantes na biblioteca LEGO de todos os designs possveis. Como faramos isso? Como descobriramos, castelos, espaonaves, cavalos, nesse espao muitssimo maior que o universo; cheio de designs estpidos em sua maior parte? Sem um mtodo de busca pode demorar milhes de anos antes que achemos m nico design que seja vagamente interessante. A menos A menos que tenhamos um procedimento passo-a-passo (um algoritmo!) que nos permita achar bons designs rapidamente e de maneira confivel nesses enormes espaos de designs.

Esse algoritmo existe. E existe em vrias formas. A evoluo, em si mesma um. o algoritmo campeo. O mtodo INNOVATRIX para inovao empresarial (baseado no trabalho de um russo genial) outro. O que ele faz na essncia? Fornece rotas mais provveis para achar designs interessantes. Te leva para perto dos seus possveis adjacentes. para no gnios. %%% Voc acha exemplos da aplicaes prticas do possvel adjacente em todos os episdios de criatividade e inovao, em todos os campos que imaginar. O possvel adjacente trabalha com o que j est l .Exercitar isso, aprender a inovar. Inovar usar peas sobressalentes. abrir a geladeira, ver o que sobrou do almoo, e imaginar como combinar as sobras para fazer um jantar bacana. Lembra do filme Apolo 13? Uma exploso danificara a nave e o objetivo da misso (pousar na Lua) ficara impossvel. O novo objetivo era trazer a tripulao de volta com vida. Os astronautas tentavam montar um plano de emergncia, quando surge novo problema: os nveis de dixido de carbono subiam sem parar, e sem um sistema de filtragem, morreria todo mundo. No centro de controle, em Houston, o controlador da misso despeja sobre uma mesa o contedo de trs caixas cheias de bugigangas que ele sabia que havia na nave. Temos de fazer isto (mostrando um objeto quadrado), encaixar aqui (mostrando um objeto redondo), usando nada alm do que temos aqui (apontando para o monte de bugigangas em cima da mesa). O filtro foi montado com um pedao de mangueira de plstico, fita adesiva, a capa de um manual de vo, e um p de meia. Sobras do almoo, certo? Inovao sempre funciona assim O sucesso no teria vindo sem uma lmpida clareza sobre o objetivo a alcanar, e as restries com que se tinha de lidar. O heri dos gestores no um forto cheio de msculos com o Capito Amrica, que detona os inimigos; um recombinador que usa a imaginao ,como o McGeiver: foco absoluto no resultado com os recursos que esto disponveis. %%% eas de LEGO tm potencial para construir designs interessantes. Toda inovao trabalha com arranjos de peas de seus respectivos LEGOs. Por exemplo: um tocador de MP3 (chamado iPod), gravadoras de msicas, direitos legais de artistas, um software que permite localizar, baixar, categorizar/organizar msica legalmente (iTunes). Quer dizer. O sucesso do iPod o sucesso de um arranjo- uma ecologia- no um s o de um tocador de MP3. So peas encaixadas.

Nosso desafio continua sendo: o que preciso para aprender a pegar coisas que j esto no sistema, e produzir arranjos criativos? Pergunta que no se cala. Vou responder, mas antes veja essa histria e tente responder por voc mesmo. Em 1994 um cara do MIT chamado Karl Sims criou um mundo (uma ecologia digital) num supercomputador. Seu mundo era populado por criaturas digitais cujos corpos eram construdos por vrios blocos retangulares, de vrios tamanhos e formas (achatados, alongados..). Os blocos eram ligados uns aos outros por articulaes flexveis..

Uma criatura podia controlar o movimento dos blocos que a constituam, por meio de um cerebrozinho computacional. Sims atribua um OBJETIVO s criaturas. Elas usavam sensores para detectar sua situao em relao ao objetivo e, em seguida, tentava agir para chegar l movendo suas partes da melhor maneira que conseguissem. Na primeira experincia, o OBJETVO era simplesmente nadar naquela agua simulada to rpido quanto pudessem. Em seguida Sims programou as criaturas com uma espcie de DNA que descrevia 3 coisas: a-O lay out dos corpos das criaturas; b-Como suas partes poderiam se mover; c-A situao inicial de seu crebro simulado. Em seguida, comeou a experimentar com colees de 300 criaturas com DNAs completamente randmicos (ao acaso)-e, portanto, com corpos completamente randmicos. Como eram criaturas construdas ao acaso, a enorme maioria delas falhava miseravelmente (afundavam/ficavam travadas). Mas, por pura chance, algumas mostravam uma vaga tendncia de que poderiam chegar l-algum movimento desengonado que os movia, ou alguma habilidade rudimentar para se direcionar para o objetivo. Sims retirou da amostra as criaturas que fracassaram e manteve as que mostraram algum potencial. Essas de mais potencial ele programou para fazerem sexo-ou seja: elas podiam trocar partes de seu DNA umas com as outras, e gerar criaturas novas que herdavam caractersticas de ambos os pais. Alm disso, algumas das novas criaturas podiam sofrer mutaes que alteravam seu DNA randomicamente. O que ocorreu? Aps 20 a 30 geraes em que Sims ia retirando os perdedores e mantendo os melhores, comearam a aparecer criaturas que podiam nadar! E cada criatura sobrevivente aprendeu a faz-lo de sua maneira. Exatamente como ocorre no mundo (submarino) real!. Algumas criaturas desenvolveram propulso com golfinhos, outro s como tubares; vrios tipos de nadadeiras apareceram na parte de trs ou nas laterais ao lado dos corpos (curtos ou alongados) das criaturas. %%% Inovao engenharia-quem aprendeu essa disciplina,engenheira o qu?

Em cada edio do jornal ingls da sociedade dos engenheiros estruturais , l-se o seguinte: Engenharia estrutural a cincia e arte de projetar e construir, com economia e elegncia, prdios, pontes, .. e outras estruturas similares, de forma que elas possam resistir com segurana s foras a que sejam submetidas. Substitua engenharia estrutural por gesto de empresas, e prdios, pontes por empresas, que voc tem uma boa definio do que um gestor faz. No vou discutir se cincia ou arte-acho ambos os termos inadequados- mas gesto (e seu sinnimo moderno, inovao) tm componentes dos dois lados do crebro.

Quem sabe inovar, sabe engenharia estrutural. Desenha e constri uma estrutura que resiste s foras do ambiente: competidores, clientes, regulao,Est tudo a: a ideia de sustentabilidade (segurana) fcil perceber. A engenharia da inovao feita por meio de encaixes. H uma verso para esses encaixes que tem feito sucesso, chama-se BMG CANVAS, e uma proposta bem sintonizada com a mentalidade grfica atual -mais prtica do que modelos equivalentes. A figura l em cima mostra.O que h de novo no CANVAS a linguagem. Ele diz que amaquete de qualquer projeto de inovao deve encaixar os 9 elementos mostrados. Inovao pode se originar de qualquer dos componentes geradores de receita ou custo, em qualquer dos dois lados . Se os encaixes no forem bem feitos, a estrutura no se sustenta. Boa representao da engenharia da inovao.

Potrebbero piacerti anche