Sei sulla pagina 1di 10

O desenvolvimento do homem se opera atravs de sua atividade, a qual est sujeita a leis objetivas de diferentes tipos: a atividade cientfica,

aos imperativos da verdade; a atividade tcnica, aos imperativos da cincia; a atividade artstica, aos imperativos do aperfeioamento, enquanto a atividade econmica est sujeita aos imperativos das foras produtivas e das relaes sociais. Nada pode ser discricionrio, nada pode resultar da arbitrariedade humana. Bogdan Suchodolski

Gesto Democrtica da Educao para uma Formao Humana: conceitos e possibilidades


Em Aberto, Braslia, v. 17, n. 72, p. 167-177, fev./jun. 2000.

A gesto democrtica da educao , hoje, um valor j consagrado no Brasil e no mundo, embora ainda no totalmente compreendido e incorporado prtica social global e prtica educacional brasileira e mundial. indubitvel sua importncia como um recurso de participao humana e de formao para a cidadania. indubitvel sua necessidade para a construo de uma sociedade mais justa, humana e igualitria. indubitvel sua importncia como fonte de humanizao. Todavia, ainda muito se tem por fazer, pois, como nos ensina Dourado (1998, p. 79):
...convivemos com um leque amplo de interpretaes e formulaes reveladoras de distintas concepes acerca da natureza poltica e social da gesto democrtica e dos processos de racionalizao e participao, indo desde posturas de controle social (qualidade total) at perspectivas de participao efetiva, isto participao cidad.

Naura Syria Carapeto Ferreira


Doutora em Educao pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (PUC/SP); professora da Universidade Tuiuti do Paran, onde coordena o Programa de Ps-Graduao em Educao.

Muito se tem ainda que construir para que este valor, j historicamente universal, possa ser realidade na consubstanciao de uma sociedade verdadeiramente humana, onde todos tenham as possibilidades de desenvolver-se como seres humanos fortes intelectualmente, ajustados emocionalmente, capazes tecnicamente e ricos de carter (Ferreira, 1998, p. 113).

167

Sabemos que vivemos um mundo de violncia e grandes contrastes, de anarquia econmica, poltica e social que tem acirrado de maneira avassaladora o individualismo em mbito pessoal e institucional. Sabemos, tambm, que queremos um mundo mais justo e humano, onde a eqidade, a solidariedade e a felicidade existam em todos os espaos e para todas as pessoas. As lutas da sociedade civil organizada tm se movido entre estes dois movimentos contraditrios buscando uma direo que norteie a construo deste to almejado mundo novo. A sociedade civil organizada tem lutado para que, nas condies contraditrias em que vivemos, se d uma direo precisa, atravs das polticas pblicas e da gesto da educao, no sentido de tornar este mundo mais participativo, mais justo e mais humano. Todavia, se muito temos avanado no terreno das lutas, muito temos ainda de avanar e construir nesta trajetria histrica de nossas pretenses. Nessa direo que nos propomos a algumas anlises que, penso, reforaro este objetivo, tendo como contraponto as constataes e determinaes conjunturais em que vivemos. Com este intuito, pretendo pontuar alguns conceitos que, no meu entendimento, fundamentam a compreenso e a prtica da gesto democrtica da educao comprometida com a formao de homens e mulheres autnomos, orgnicos, competentes e capazes de dirigir seus destinos, o destino das instituies e da nao, na complexidade do mundo globalizado.

ca da educao tem sido examinada, discutida, defendida e explicitada3atravs de ampla produo de intelectuais no Brasil e no mundo. Tomando como referncia a produo existente e os estudos desenvolvidos sobre a gesto democrtica da educao, parto da seguinte questo: at que ponto as polticas pblicas e a gesto da educao tm garantido, concretamente, a todos os cidados, as mesmas oportunidades de ensino e possibilidades de aprendizado, a fim de garantir a formao integral necessria ao homem e mulher brasileiros, no sentido de possibilitar-lhes a plena participao na sociedade como seres que tm, no s o direito mas as condies necessrias para decidir sobre os destinos das instituies, da nao e de suas prprias vidas? Como podem os homens e as mulheres que formamos atravs da educao a nica rea profissional que lida com a formao humana viver, no mundo hodierno, suas existncias e sua profisso criativa e competentemente, sem que a gesto da complexidade e da incerteza seja fator de angstia, mas de fascnio pelo imprevisto? No muito difcil responder com exatido. A igualdade de oportunidades na educao, no Brasil, apesar da luta dos educadores e da sociedade civil organizada, no passou, ainda, de um princpio liberal que sequer se efetivou. A igualdade de oportunidades apia-se na categoria bsica do liberalismo o individualismo sobre a qual se constroem todas as demais.
3

Em Aberto, Braslia, v. 17, n. 72, p. 167-177, fev./jun. 2000.

168

Refletindo conceitos fundamentais


Constituindo-se um princpio constitucional, 2 sacramentado na Carta Magna da Educao, a gesto democrti1

Captulo III, Seo I, Art. 206, inciso VI da Constituio da Repblica Federativa do Brasil, promulgada em 5 de outubro de 1988. A Lei n 9.394/96 ratifica no Ttulo II dos Princpios e Fins da Educao Nacional, Art. 3, inciso VIII e no Art. 14, reitera o princpio constitucional da gesto democrtica da educao, princpio, este, que perpassa todo o texto da Lei.

Dentre esta vasta produo nacional, destaco os trabalhos de Arroyo (1979); Maia (1983); Mars (1983); Zabot (1984); Madeira (1987); Aguiar (1987); Garcia (1987); Luce (1987); Flix (1987); Singer (1998); Ges (1992); Castro (1991); Paro (1986, 1987, 1992, 1995b, 1997, 1998, 1999a, 1999b, 1999c); Wittmann (1987, 1991); Wittmann, Cardoso (1993); Gracindo (1995); Urzua, Puelles (1997); Romo (1997); Weber (1991, 1998); Dourado (1991, 1993, 1998); Fiori (1995); Oliveira (1997); Gutierrez, Catani (1998); Soares, Bava (1998); Ferreira, (1997, 1998b, 1999); Oliveira (1993); Diniz (1997); Costa (1997); Sander (1995); Krawczyk (1999). Na literatura internacional, saliento Dewey (1966); Fernandes (1985); Ball (1989, 1993); Fell (1992); Lima (1992); Goodman (1992); Galego (1993); Barroso, Sjorslev, 1991; Barroso (1995a, 1995b, 1996, 1997); Apple, James (1997); Novak (1994); Canrio (1995); Pereyra (1996); Sehr (1997); Bigelow (1997), entre tantos outros.

Em Aberto, Braslia, v. 17, n. 72, p. 167-177, fev./jun. 2000.

Antagnico, exclusivo e excludente, o individualismo se constitui o nico princpio da ideologia liberal que se desenvolveu e instalou na sociedade humana, acirrando-se com intensidade voraz no mundo hodierno, nos seres humanos e nas instituies. O individualismo, cujas coordenadas filosficas podem ser encontradas na Renascena, pulveriza as necessidades polticas e sociais e condiciona, em funo do indivduo, a transformao das instituies e das finalidades coletivas. Ao se apoderar do individualismo, o liberalismo clssico formula ideologicamente seus princpios (o individualismo, a igualdade, a propriedade, a segurana e 4 uma nova concepo de justia) e suas tarefas. A igualdade de oportunidades, que tem sua raiz de compreenso no liberalismo clssico, entendida e desenvolvida como uma forma jurdica cujo contedo a liberdade. A igualdade liberal inseparvel da liberdade, como matria da forma, e se reduz ao direito igual de cada homem liberdade, constituindo-se uma pura categoria formal, no podendo, por ela mesma afirmar nenhuma realidade. Como afirma Horta (1983), a igualdade estabelece a identidade universal entre os homens, mas somente em direito. Afirmando a igualdade entre os homens no direito liberdade, o liberalismo no lhes nega o direito ou poder de se diferenciar e de atualizar as diferenas individuais; ele deixa intacta, e mesmo fortalece a vontade de domnio dos indivduos e legitima seu direito a receber, como resultado da competio pela vida, as recompensas que lhe cabem.
4

Horta (1983) explica que Este processo, que se faz pelos caminhos tortuosos do absolutismo poltico e do mercantilismo econmico, pode ser esquematizado em trs movimentos necessrios e interligados, que marcam a caminhada para o individualismo liberal: 1) o Estado, com sua racionalidade e suas finalidades seculares, substitui a Igreja como agente de disciplina social; 2) o indivduo se afirma, domina o Estado, impe-lhe os limites precisos dos direitos naturais e, sem destruir o poder poltico, toma a seu cargo a ordem social; 3) a relao indivduosociedade restaurada com base no postulado da identidade dos interesses individuais e dos interesses coletivos, que afirma ser os interesses particulares criadora do bem comum.

Desta forma, a igualdade diante da lei, a igualdade de direitos se completa pela igualdade de oportunidades, isto , pela abolio das restries legais livre competio dos indivduos. A igualdade de oportunidades significa que ningum deve ser impedido, pelo poder poltico ou jurdico, de desenvolver suas faculdades, suas tendncias, sua personalidade. Ela constitui-se um apelo afirmao das diferenas nas atividades dos indivduos, a um reconhecimento explcito das diferenas econmicas e sociais que emergem da identidade dos homens aos olhos da lei. Com esta mesma estrutura conceitual, sob novas roupagens e um novo paradigma, o neoliberalismo hoje, sustentado pela doutrina de Keynes (apud Dillard, 1986) e Hayek (1986), defende a economia de mercado e a liberdade de iniciativa econmica que, de uma forma ou de outra, est sendo preservada nas pessoas individuais dos possuidores. Desta forma, a igualdade poltica e jurdica se mede pela desigualdade social. Implicando a ausncia de todo o igualitarismo social e justificando o individualismo, a igualdade liberal pode servir de base para uma crtica dos privilgios estabelecidos e das convenes, mas nunca de ponto de partida para uma reforma social. Ao separar totalmente o direito liberdade e igualdade do exerccio existencial deste direito, o liberalismo, ao mesmo tempo que afirma a democracia, se ope a ela, visto que a igualdade poltica, a igualdade formal, ao produzir a desigualdade social, produz as condies da abolio de toda possibilidade de igualdade real (Horta, 1983, p.195-201). Igualdade de oportunidades para a democracia significa igualdade de possibilidades reais para todos que so desiguais e, como tal, necessitam de todas as possibilidades diferenciadas para se desenvolverem. Significa compreender o respeito que todos os seres humanos devem merecer por parte do poder pblico, das instituies e de todos, reciprocamente, no sentido de possibilitar seu desenvolvimento como pessoa humana. Significa entender que o ser humano o nico ser vivo que se desenvolve historicamente atravs de sua participao na criao do mundo objetivo e por esta razo no pode ser relegado mera situao de

169

receptor e sim de ator e sujeito. Significa compreender o que Suchodolski (1977, p. 61) nos afirma na epgrafe deste texto: o desenvolvimento do homem se opera atravs de sua atividade, de sua participao, a qual est sujeita a leis objetivas que s sero captadas vivendo a experincia da construo do mundo objetivo onde vive. Para tanto, necessrio que os homens e as mulheres possam se sentir audazes e possam exercitar a criatividade no seio da sociedade. O desenvolvimento humano se d atravs de atos inovadores, de novas idias, de novas formas sociais que despertam novas necessidades e abrem novas possibilidades de ao. A viabilidade de tal compreenso s possvel mediante a gesto democrtica da educao, no seu amplo sentido e abrangncia, pois s ela permite o construto da participao coletiva por meio da criao e/ou aperfeioamento de instrumentos que impliquem a superao das prticas autoritrias que permeiam as prticas sociais e, no bojo dessas, as prticas educativas. Como produto das relaes sociais, o homem e a mulher se desenvolvem numa dupla dimenso: agindo sobre o meio, a partir dos imperativos da realidade objetiva, independente dos indivduos e por eles criada e, ao mesmo tempo, ousando rechaar as realizaes e formas de produo humana j superadas. a compreenso dessa dupla dimenso que possibilita, ao oferecer horizontes, dinamizar a atividade social humana vinculada s transformaes das foras produtivas, necessidades e aspiraes do conjunto da sociedade; e essa a dupla dimenso que possibilita revolucionar as instituies e formas sociais existentes, assim como a conscincia social ligada s mesmas. essa dupla dimenso que possibilita o desenvolvimento da cidadania em cada homem e mulher. A cultura , pois, uma criao do homem, resultante da complexidade crescente das operaes de que se mostra capaz no trato com a natureza material e da luta a que se v obrigado para manter sua subsistncia. o processo pelo qual o homem transforma a natureza e, atravs dessa transformao, constri-se enquanto homem. Nesse processo, atuando coletivamente, vai humanizando a natureza e humanizando-se como ser humano (Ferreira, 1999,

p. 67). Agindo sobre a natureza, ou seja trabalhando, o homem vai construindo o mundo histrico, vai construindo o mundo da cultura, o mundo humano (Saviani, 1991, p. 96). Todavia, esta no uma atividade que possa ser realizada no isolamento, atravs da livre iniciativa. uma atividade que s pode se realizar no seio da sociedade em conjunto com os demais seres humanos, em coletividade. O homem transforma a natureza ao mesmo tempo em que se relaciona com os outros homens, na organizao das instituies que vo acolh-los e que devero gerilos. Isto explica o fato de que, para realizar-se, o homem necessita no s do trabalho, como atividade material humana, mas de organizar-se coletivamente, institucionalmente, participar, associar-se para analisar e decidir. Surge da a necessidade da participao, que sempre uma participao poltica, visto que envolve interesses e organizao da sociedade, e que, associada formao de qualidade, vai possibilitar o exerccio da cidadania. O termo participao analisado por Bobbio (1991, p. 888-889) que considera haver trs formas ou nveis de participao poltica que merecem ser esclarecidos. A primeira forma, ele designa com o termo presena, forma menos intensa e mais marginal de participao, pois tratase de comportamentos essencialmente receptivos ou passivos, como a presena em reunies, a exposio voluntria a mensagens polticas, situaes em que o indivduo no pe qualquer contribuio pessoal. A segunda forma designada com o termo ativao. Aqui o sujeito desenvolve, dentro ou fora de uma organizao, uma srie de atividades que lhe foram confiadas por delegao permanente, de que incumbido de vez em quando, ou que ele mesmo pode promover. O termo participao, tomado em sentido estrito, definido para situaes em que o indivduo contribui direta ou indiretamente para uma deciso poltica. Esta contribuio, ao menos no que respeita maior parte dos cida-

Em Aberto, Braslia, v. 17, n. 72, p. 167-177, fev./jun. 2000.

170

dos, s poder ser dada de forma direta em contextos polticos muito restritos; na maioria dos casos, a contribuio indireta e se expressa na escolha do pessoal dirigente, isto , do pessoal investido de poder por certo perodo de tempo para analisar alternativas e tomar decises que vinculem toda a sociedade. O ideal democrtico supe cidados atentos evoluo da coisa pblica, informados dos acontecimentos polticos, dos principais problemas, capazes de escolher entre as diversas alternativas apresentadas pelas foras polticas e fortemente interessados em formas diretas ou indiretas de participao. Talvez se possa dizer que o contedo relevante desta relao est na descoberta de que o cerne da participao a educao, se a compreendermos como arte maiutica de motivar a construo prpria do sujeito social. Desta forma, chegamos tambm a entender o vnculo da educao com a emancipao. Em processos emancipatrios, a pea-chave sempre o sujeito social que assim se entende e como tal realiza sua prpria emancipao. Contribuem neste processo todos os agentes externos que so indispensveis, mas apenas instrumentais, como o educador frente ao educando. Na relao autoritria, fabrica-se o obediente, o submisso, o discpulo para copiar e imitar; na relao crtica emancipadora, motiva-se a formao do novo mestre capaz de dotar-se de projeto prprio de desenvolvimento. No h como substituir a iniciativa prpria de quem pretende emancipar-se. Ningum emancipa ningum, a no ser que este algum se emancipe. No se dispensa o educador, mas o seu papel essencial subsidiar, apoiar, instrumentalizar, motivar, nunca impor, decidir, comandar. Da a importncia do planejamento participativo, caracterizado como aquele processo que comea pela tomada de conscincia crtica que evolui para a formulao de projeto prprio de enfrentamento dos problemas conscientizados e sublima-se no reconhecimento da necessidade de organizar-se de modo competente. O educador no tem como funo capitanear as coisas, decidir pelos outros, antecipar-se s iniciativas dos outros. Sua

funo de educador stricto sensu, ou seja, motivador insinuante. Introduz-se a a questo comunitria que se constitui no lugar prprio da organizao da cidadania consciente, produtiva. Participao comunitria o nome que se pode dar ao controle democrtico organizado pelas bases, de baixo para cima, exigindo sujeitos sociais plenos no exerccio de sua cidadania. Este o cerne da questo: a conquista emancipatria e organizada que frutifica sobretudo na competncia histrica de controlar democraticamente o Estado e as instituies. O desafio mais importante e a aparece o papel da educao est em arregimentar todas as foras no sentido de preservar e cultivar a emancipao contra os riscos de manipulao. Tendo presente o contexto no qual emerge a ao institucional compartilhada e destacando que ela expressa a responsabilidade conjunta de diferentes instncias e setores da escola, em todos os seus nveis de ensino, em face da formao do cidado, do homem e da mulher, avoco Touraine (1997, p. 212-233), que nos fala do confronto da desmodernizao e da recomposio do mundo, quando se refere ao sujeito, como uma obra que consiste em reunir o que foi separado, em reconhecer o que foi recalcado ou reprimido, em tratar como parte de ns mesmos o que rejeitamos como estrangeiro, inferior ou tradicional. Trata-se de ir muito alm do simples dilogo das culturas. Trata-se da construo, pela comunicao entre elas, de um sujeito humano, cujo monumento nunca se acabar e do qual, conseqentemente, ningum (indivduo, sociedade ou cultura) poder se dizer porta-voz ou representante privilegiado. Desta forma, o tema do multiculturalismo se coloca num sentido vago demais se no for pensado no marco mais amplo da recomposio do mundo. No pode ser reduzido a um simples pluralismo sem limite. Ao contrrio, deve ser definido como a busca de uma comunicao e integrao parcial entre conjuntos culturais h muito tempo separados, como foram os homens e as mulheres, as crianas e os adultos. A vida de uma sociedade multicultural se organiza em torno de um duplo movimento de emancipao e comunicao na busca de recomposio do mundo.

Em Aberto, Braslia, v. 17, n. 72, p. 167-177, fev./jun. 2000.

171

Na tentativa de definir escolas democrticas, Apple e Beane (1997, p. 20) falam de democracia como um movimento em construo que resulta de tentativas explcitas de educadores para pr em prtica acordos e oportunidades que daro vida democracia. Esses acordos e oportunidades envolvem duas linhas de trabalho. Uma criar estruturas e processos democrticos, por meio dos quais a vida escolar se realize. A outra criar um currculo que oferea experincias democrticas aos jovens. Na tentativa de pensar e definir gesto democrtica da educao para uma formao humana, acrescento: contemplar o currculo escolar com contedos e prticas baseadas na solidariedade e nos valores humanos que compem o construto tico da vida humana em sociedade. E, como estratgia, acredito que o caminho o dilogo, quando o reconhecimento da infinita diversidade do real se desdobra numa disposio generosa de cada pessoa para tentar incorporar ao movimento do pensamento algo da inesgotvel experincia da conscincia dos outros.

Finalizando com as possibilidades


Entendo que a gesto democrtica da educao para uma formao humana necessita revalorizar o conhecimento-emancipao de que nos fala Santos (1991, p.4-18), e que significa transformar a solidariedade em saber-poder hegemnico. a revalorizao da solidariedade como forma de saber. O conhecimento-emancipao, enquanto tica, assenta-se na solidariedade concebida como criao incessante de subjetividade e de intersubjetividade. A tica liberal da modernidade um tica antropocntrica, individualista, baseada na identificao fcil e conveniente do seu eu e somente eu. Confinada ao espao contguo e ao tempo imediato, a tica liberal opera por seqncias lineares: um autor, uma ao, uma conseqncia. O novo saber tem de ser outra tica diferente dessa. O princpio da responsabilidade a ser institudo no pode assentar em seqncias lineares, pois vivemos numa poca em que cada vez mais difcil determinar quem so os agentes, quais so as aes e quais as conseqncias. Assen-

tar no cuidado que nos pe no centro de tudo o que acontece e que nos faz responsveis pelo outro, que pode ser um ser humano, um grupo social, um objeto, um patrimnio, a natureza, o outro que pode ser nosso contemporneo mas que ser cada vez mais um outro, futuro, cuja possibilidade de existncia temos de garantir no presente, nos responsabilizarmos e nos compromissarmos. Necessitamos de uma nova tica que no seja antropocntrica nem individualista, que busca a responsabilidade por conseqncias imediatas. uma responsabilidade com o hoje pelo futuro, um futuro que tem que ser garantido contra o utopismo automtico da tecnologia e que por isso tem de ser pensado fora da idia do progresso. Tem de ser pensado no interior de um novo paradigma social, o paradigma da sobrevivncia alargada, que se realiza no exerccio da ampla solidariedade. A responsabilidade fundamental est em criar a possibilidade de haver responsabilidade, criar possibilidade de compreenses que possibilitem assumir compromissos. Mais do que nunca se percebe a importncia do conhecimento enquanto mote propulsor da emancipao humana. O contedo da nova tica reside em esta pressupor uma responsabilidade coletiva e em nos tornar coletivamente responsveis por algo que nem sequer podemos prever. Reside, ainda, no fato de pr termo reciprocidade da tica liberal individualista, ou seja, idia de que s possvel conceder direitos a quem tem deveres. Pelo novo princpio da responsabilidade, tanto a natureza, quanto o futuro tm direitos sobre ns, sem que tenham deveres correspondentes. O novo saber ser tambm uma nova poltica. Se a nova tica se assenta na solidariedade e na nova responsabilidade, a nova poltica se assenta na participao. O conhecimento-emancipao pressupe, ao contrrio, uma repolitizao global da vida coletiva. A participao poltica que constitui o conhecimento emancipao, abrange, de modos diferentes, todos os

Em Aberto, Braslia, v. 17, n. 72, p. 167-177, fev./jun. 2000.

172

espaos de prtica social e o seu princpio o da democracia sem fim. Assim como a solidariedade um processo de subjetivao e de intersubjetivao, a participao um processo de democratizao emancipatria na conquista incessante de espaos novos e de formas novas de cidadania individual e coletiva. A gesto democrtica da educao, na complexidade do mundo atual, implica colocar a educao a servio de novas finalidades, a fim de se poder, na tentativa de superar tudo o que tem corrodo a humanidade neste quadro de caos e de barbrie em que vivemos, construir um futuro mais compromissado com toda a humanidade. A emancipao humana se conquista na solidariedade e na participao que o conhecimento-emancipao capaz de construir. O conhecimento-emancipao assim um processo incessante de criao de sujeitos capazes de reciprocidade, capazes de dilogo, de participao consciente. Urge reforar e reconstruir incessantemente a gesto democrtica da educao, em todo o amplo espao pblico e educacional, comprometida com a formao de homens e mulheres competentes e capazes de construir, atravs da participao, sua autonomia, como seres humanos, realizados e felizes.
Em Aberto, Braslia, v. 17, n. 72, p. 167-177, fev./jun. 2000.

FERREIRA.N. S. C. O individualismo na contemporaneidade e os compromissos da gesto da Educao. In: SERRA, Carlos (Org.). Tradio, modernidade e as veredas da mestiagem. Maputo : Ed. da Universidade Eduardo Mondlane, 1999. HAYEK, F. A. A desestatizao do dinheiro. Rio de Janeiro : Instituto Liberal, 1986. SANTOS, B. A transio paradigmtica : da regulao emancipao. Coimbra : Oficina do CES, 1991. SAVIANI, D. Pedagogia histrico-crtica. So Paulo : Cortez/Autores Associados, 1991. SUCHODOLSKI, B. La educacin humana del hombre. Barcelona : Laia, 1977. TOURAINE, A. Poderemos viver juntos? Petrpolis : Vozes, 1997.

Referncias bibliogrficas citadas na nota de rodap n 3


AGUIAR, M. A. Gesto democrtica da Educao : alguns desafios. Em Aberto, Braslia, v. 6, n. 36, out./dez. 1987. ALMEIDA, M. Z. et al. Gesto da Educao : algumas experincias do Centro-Oeste. Braslia : Associao Nacional de Profissionais da Educao/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 1995. APPLE, Michael, JAMES, Beane. Escolas democrticas. So Paulo : Cortez, 1997. ARROYO, M. G. Administrao da Educao, poder e participao. Educao e Sociedade, So Paulo, v. 1, n. 2, jan. 1979. BALL, S. J. La gestin como tecnologia moral. In: BALL, S. J. (Comp.). Foucault y la educacin : disciplinas y saber. Madrid : Morata, 1993. . La micropoltica de la escuela : hacia una teoria de la organizacin escolar. Barcelona : Paids, 1989. BARROSO, J. A Administrao da Educao : os caminhos da descentralizao. Lisboa : Colibri, 1995a.

Referncias bibliogrficas
APPLE, M., BEANE, James. (Org.). Escolas democrticas. So Paulo : Cortez, 1997. BOBBIO, N. Dicionrio de Poltica. Braslia : Ed. da UnB, 1991. DILLARD, D. A teoria econmica de John Maynard Keynes. So Paulo : Pioneira, 1986. DOURADO, L. F. A escolha de dirigentes escolares : poltica e gesto da educao no Brasil. In: FERREIRA, N. S. C. (Org.). Gesto democrtica da Educao : atuais tendncias, novos desafios. So Paulo : Cortez, 1998. FERREIRA, N. S. C. A gesto da Educao e as polticas de formao de profissionais da educao : desafios e compromissos. In: FERREIRA, N. S. C. (Org.). Gesto democrtica da Educao : atuais tendncias, novos desafios. So Paulo : Cortez, 1998.

173

BARROSO, J. Autonomia e gesto das escolas. Lisboa : Editorial do Ministrio da Educao, 1997. . O estudo da autonomia da escola : da autonomia decretada autonomia construda. In: BARROSO, J. O estudo da escola. Porto : Porto Editora, 1996. . Para o desenvolvimento de uma cultura de participao na escola. Lisboa : Instituto de Inovao Educacional, 1995b. BARROSO, J., SJORSLEV, S. Estruturas de administrao e avaliao das escolas primrias e secundrias nos doze estados membros da comunidade europia. Lisboa : Unidades Portuguesa e Dinamarquesa da Eurydice, 1991. BIGELOW, B. et al. Rethinking our classrooms : teaching for equity and justice. Milwaukee, WI : Rethinking Schools Limited, 1997. CANRIO, R. A gesto como meio de inovao nas escolas. In: NVOA, A. As organizaes escolares em anlise. Lisboa : D. Quixote, 1995. CASTRO, M. L. S. et al. Eleies de diretores : a experincia do estado do Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Administrao da Educao, Braslia, v. 7, n. 1/2, jan./dez. 1991. COSTA, V. L., MAIA, E. M., MANDEL, L. Gesto educacional e descentralizao : novos padres. So Paulo : Cortez; Fundao do Desenvolvimento Administrativo, 1997. DEWEY, J. Democracy in Education : an introduction to the philosophy of Education. New York : The Free Press, 1966. DINIZ, E. Governabilidade, democracia e reforma do Estado : os desafios da construo de uma nova ordem no Brasil dos anos 90. In: DINIZ, E., AZEVEDO, S. (Org.). Reforma do Estado e democracia no Brasil. Braslia : Ed. da UnB, 1997. DOURADO, L. F. Administrao escolar na escola pblica : perspectivas de democratizao da gesto. Inter-Ao, Goinia, v. 14/15, n. 1/2, 1991. . Eleies de diretores, um processo em curso na Secretaria Municipal de Educao de Goinia, Gois. Revista Brasileira de Administrao da Educao, Braslia, v. 9, n. 2, jul./dez. 1993.

DOURADO, L. F. A escolha de dirigentes escolares : polticas e gesto da educao no Brasil. In: FERREIRA, Naura S. C. Gesto democrtica da educao : atuais tendncias, novos desafios. So Paulo : Cortes, 1998. FLIX, M. F. Administrao educacional e os desafios da gesto inovadora. Revista Brasileira de Administrao da Educao, Braslia, v. 7, n.1/2, jan./dez. 1991. . Administrao escolar : um problema educativo ou empresarial? So Paulo : Cortez/Autores Associados, 1984. . Administrao escolar : um problema educativo ou empresarial? Em Aberto, Braslia, v. 6, n. 36, out./dez. 1987. FELL, C. Project for democratic classroom course. St. Louis : Maryville University, 1992. (Reflections). FERNANDES, A. S. A gesto democrtica das escolas : notas sobre a experincia das escolas secundrias portuguesas aps a Revoluo do 25 de Abril. O ensino, n. 11-13, p. 77-83, 1985. FERREIRA. N. S. C. Education technology and professional in Brazil : his or her formation and the possibility of human culture. Bulletin of Science Technology & Society, v. 19, n. 3, June, 1999. . Gesto da Educao e formao humana : um projeto pedaggico coletivo. Comunicaes, Caderno do Programa de Ps-Graduao em Educao da Unimep, Piracicaba, v. 4, n. 2, p. 43-51, nov. 1997. . Gesto da Educao, formao humana e projeto pedaggico : uma construo coletiva. Revista Brasileira de Administrao da Educao, Braslia, v. 14, n. 1, jan./jun. 1998a. FERREIRA, N. S. C. (Org.). Gesto democrtica da Educao : atuais tendncias, novos desafios. So Paulo : Cortez, 1998b. FIORI, J. L. A governabilidade democrtica na nova ordem econmica. Novos Estudos, So Paulo, n. 43, 1995.

Em Aberto, Braslia, v. 17, n. 72, p. 167-177, fev./jun. 2000.

174

FRANCO, M. E. Diretrizes metodolgicas para a segunda fase, maro a junho de 1997, experincias inovadoras e/ou exitosas em Administrao da Educao. Braslia : Anpae/Programa de Pesquisa, 1997. Mimeo. GALEGO, F. Gesto e participao numa escola secundria. Lisboa : Faculdade de Psicologia e Cincias da Educao, 1993. GARCIA, W. E. Notas sobre a crise da gesto educacional. Em Aberto, Braslia, v. 6, n. 36, out./dez. 1987. GES, M. A funo social do diretor da escola pblica, eleito pelo voto direto. Revista Brasileira de Administrao da Educao, Braslia, v. 8, n. 1, jan./jun. 1992. GOODMAN, J. Elementary schooling for critical democracy. Albany, NY : State University of New York Press, 1992. GRACINDO, R. Gesto para a qualidade; uma construo social coletiva. In: ALMEIDA, M. Z. et al. Gesto da educao : algumas experincias do Centro-Oeste. Braslia : Anpae/Inep, 1995. . O escrito, o dito e o feito : educao e partidos polticos. Campinas : Papirus, 1994. GUTIERREZ, Gustavo L., CATANI, Afrnio M. Participao e gesto escolar : conceitos e potencialidades. In: FERREIRA, Naura S. C. Gesto democrtica da educao : atuais tendncias, novos desafios. So Paulo : Cortes, 1998. HORTA, J. S. B. Planejamento educacional. In: MENDES, D. T. (Org.). Filosofia da educao brasileira. Rio de Janeiro : Civilizao Brasileira, 1983. KRAWCZYK, N. A gesto escolar : um campo minado : anlise das propostas de 11 municpios brasileiros. Educao e Sociedade, Campinas, v. 20, n. 67, ago. 1999. LIMA, Licnio. A escola como organizao e participao na organizao escolar. Braga : Universidade do Minho, 1992. LUCE, M. B. M. Administrao da Educao : polmicas e ensaios da democratizao. Em Aberto, Braslia, v. 6, n. 36, out./dez. 1987. MADEIRA, V. P. C. Administrao da Educao, hoje : o desafio da transio a nvel de ensino superior. Em Aberto, Braslia, v. 6, n. 36, out./dez. 1987.

MAIA, E. M. Eleies e democracia. Ande, So Paulo, n. 8, 1983. MARS, C. Eleies de diretores e democracia na escola. Ande, So Paulo, v. 3, n. 6, 1983. NOVAK, J. M. Democratic teacher education : programs, processes, problems, and prospects. New York : State University of New York, 1994. OLIVEIRA, D. A. (Org.). Gesto democrtica da educao : desafios contemporneos. Petrpolis : Vozes, 1997. OLIVEIRA, R. P. de. A organizao do trabalho como fundamento da administrao escolar : uma contribuio ao debate sobre a gesto da escola. So Paulo : FDE, 1993. (Srie Idias, 6). PARO, Vitor Henrique. Administrao escolar : introduo crtica. So Paulo : Cortez/Autores Associados, 1986. . Cidadania, democracia e educao. In: CONGRESSO NACIONAL DE REORIENTAO CURRICULAR, 1., 1999, Blumenau. Anais... Blumenau : Prefeitura Municipal/Universidade Regional de Blumenau, 1999a. . Eleio de diretores. Campinas : Papirus, 1996. . A gesto da educao ante as exigncias de qualidade e produtividade da escola pblica. In: SILVA, L. H. da (Org.). A escola cidad no contexto da globalizao. Petrpolis : Vozes, 1998. . Gesto da escola pblica : alguns fundamentos. In: SUBSDIOS para os encontros regionais. So Paulo : Apeoesp, 1995a. (XIV Congresso Estadual de Educao). . Gesto democrtica da escola pblica. So Paulo : tica, 1997. . Parem de preparar para o trabalho!!! Reflexes acerca dos efeitos do neoliberalismo sobre gesto e o papel da escola bsica. In: FERRETTI, C. (Org.). Trabalho, formao e currculo : para onde vai a escola? So Paulo : Xam, 1999b. . Participao da comunidade na gesto democrtica da escola pblica. So Paulo : FDE, 1992. (Srie Idias, n. 12). . Polticas educacionais; consideraes sobre o discurso genrico e a abstrao da realidade. In: REUNIO ANUAL

Em Aberto, Braslia, v. 17, n. 72, p. 167-177, fev./jun. 2000.

175

DA ANPED, 22., 1999, Caxambu. Anais do GT Estado e Poltica Educacional. Caxambu (MG), 1999c. PARO, Vitor Henrique. Por dentro da escola pblica. So Paulo : Xam, 1995b. . A utopia da gesto escolar democrtica. Cadernos de Pesquisa, So Paulo, n. 60, 1987. PAIVA, V. O mundo em mudana : deslocamento temtico no final do sculo e convivncia com a incerteza. Contemporaneidade e Educao, Rio de Janeiro, v. 4, n. 6, 2 sem. 1999. PEREYRA, M. et al. (Comp.). Globalizacin y Descentralizacin de los sistemas educativos. Barcelona : Pomares-Corredor, 1996. ROMO, J. E. Gesto democrtica do ensino pblico : condio da reforma educacional brasileira. In: GADOTTI, M., ROMO, J. E. (Org.). Autonomia da escola : princpios e propostas. So Paulo : Cortez, 1997. SANDER, B. Gesto da Educao na Amrica Latina : construo e reconstruo do conhecimento. Campinas, SP : Autores Associados, 1995. SEHR, D. T. Education for public democracy. Albany, NY : State University of New York Press, 1997. SINGER, P. Desafios com que se defrontam as grandes cidades brasileiras. In: SOARES, J., BAVA, S. (Org.). Os desafios da gesto municipal democrtica. So Paulo : Cortez, 1998. SOARES, J., BAVA, S. (Org.). Os desafios da gesto municipal democrtica. So Paulo : Cortez, 1998.

STOER, S. R. Construindo a escola democrtica atravs do campo da recontextualizao pedaggica. Educao, sociedade e culturas, n. 1, p. 98-109, set. 1994. URZA, R., PUELLES, M. Governabilidade democrtica e dos sistemas educacionais OEI. Cadernos de Pesquisa da Fundao Carlos Chagas, So Paulo, n. 100, p. 134146, 1997. WEBER, S. Democratizao, educao e cidadania. So Paulo : Cortez, 1991. . Novos padres de financiamento e impactos na democratizao do ensino. Cadernos de Pesquisa da Fundao Carlos Chagas, So Paulo, n. 103, p. 5-13, mar. 1998. WITTMANN, L. C. Administrao da educao hoje : ambigidade de sua produo histrica. Em Aberto, Braslia, v. 6, n. 36, out./dez. 1987. . A base das experincias da gesto inovadora no processo educacional : sua base material e histrica. Revista Brasileira de Administrao da Educao, Braslia, v. 7, n. 1, p. 60-78, jan./dez. 1991. WITTMANN, L. C., CARDOSO, J. Gesto compartilhada na escola pblica : o especialista na construo do fazer saber fazer. Florianpolis : Aaesc/Anpae, 1993. ZABOT, N. Eleies para diretores escolares : uma importante conquista democrtica. Revista Brasileira de Administrao da Educao, Braslia, v. 2, n. 1, jan./jun. 1984.

Em Aberto, Braslia, v. 17, n. 72, p. 167-177, fev./jun. 2000.

176

Potrebbero piacerti anche