Sei sulla pagina 1di 194

Oramento e Finanas Pblicas

Concurso: UFSC // Banca: FEPESE Cargo: Assistente Administrativo nvel mdio

Prof. Roberto Zeidan

Oramento X Oramento Pblico


Oramento o planejamento estratgico financeiro de qualquer administrao para determinado exerccio. a expresso das receitas e despesas durante certo perodo de tempo. Oramento Estatal ou Pblico a representao dos diversos gastos de um governo envolvendo essencialmente: Sade, educao, transportes, segurana e defesa. As fontes do oramento pblico so impostos e outras formas de arrecadao.

Prof. Roberto Zeidan

Oramento Pblico

Receita Gesto Despesa


Representao Contnua DinmicaFlexvel das Fontes (Receitas) e Fins (Gastos Despesas) do Governo
Prof. Roberto Zeidan

A distino bsica entre o setor privado e o setor pblico:


Na empresa privada, a administrao pode agir como bem entender, desde que no infrinja leis. Na entidade pblica, a administrao somente poder agir mediante lei que autorize a ao.
Prof. Roberto Zeidan

Definio Didtica
O ato pelo qual o Poder Executivo prev e o Poder Legislativo autoriza, por certo perodo de tempo, a execuo das despesas destinadas ao funcionamento dos servios pblicos e outros fins adotados pela poltica econmica ou geral do pas, assim como a arrecadao das receitas j criadas em lei.

Prof. Roberto Zeidan

Quem formula o Oramento Pblico????


No Brasil a definio do oramento pblico funo dos poderes: Executivo e Legislativo, em qualquer das duas esferas para expressar em determinado perodo a origem e o montante dos recursos a serem obtidos e os dispndios a serem efetuados.

Prof. Roberto Zeidan

Quem formula o Oramento Pblico????


rgos importantes:

MF Ministrio da Fazenda STN Secretaria do Tesouro Nacional MP Ministrio do Planejamento SOF Secretaria do Oramento Federal

Prof. Roberto Zeidan

MF Ministrio da Fazenda
O Ministrio da Fazenda o rgo que, na estrutura administrativa da Repblica Federativa do Brasil, cuida da formulao e execuo da poltica econmica nacional, da administrao fazendria da Unio, por meio de sua Secretaria do Tesouro Nacional, e da administrao superior da estrutura fiscal federal, por meio de sua Secretaria da Receita Federal. Sua autoridade superior o Ministro de Estado da Fazenda.
Prof. Roberto Zeidan

STN Secretaria do Tesouro Nacional


A STN o rgo central do Sistema Administrativo Financeiro da Unio SIAFI um sistema contbil que tem por finalidade realizar todo o processamento, controle e execuo financeira, patrimonial e contbil do governo federal brasileiro.

Prof. Roberto Zeidan

STN Secretaria do Tesouro Nacional


A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) um rgo da administrao pblica direta, integrante do organograma do Ministrio da Fazenda do Brasil. Trata da administrao financeira e da contabilidade federal, alm de exercer atividades relacionadas emisso e implementao de operaes envolvendo os ttulos da dvida pblica do Pas. A Secretaria do Tesouro Nacional tambm responsvel por realizar o recolhimento de impostos e contribuies para a Receita Federal do Brasil, alm do recolhimento de quaisquer outros recursos que venham a ingressar na Conta nica do Tesouro Nacional.
Prof. Roberto Zeidan

MP Ministrio do Planejamento
Ministrio do Poder Executivo Federal do Brasil. Sua funo planejar a administrao governamental, planejar custos, analisar a viabilidade de projetos, controlar oramentos, liberar fundos para Estados e projetos do governo.

Prof. Roberto Zeidan

SOF Secretaria do Oramento Federal


I - coordenar, consolidar e supervisionar a elaborao da Lei de Diretrizes Oramentrias e da proposta oramentria da Unio, compreendendo o Oramento Fiscal e o Oramento da Seguridade Social; II - estabelecer as normas necessrias elaborao e implementao dos oramentos federais sob sua responsabilidade; III - proceder, sem prejuzo da competncia atribuda a outros rgos, ao acompanhamento da execuo oramentria; IV - realizar estudos e pesquisas concernentes ao desenvolvimento e ao aperfeioamento do processo oramentrio federal;

Prof. Roberto Zeidan

SOF Secretaria do Oramento Federal


V - orientar, coordenar e supervisionar tecnicamente os rgos setoriais de oramento; VI - exercer a superviso da Carreira de Analista de Planejamento e Oramento, em articulao com a Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratgicos, observadas as diretrizes emanadas do Comit de Gesto das Carreiras do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto; VII - estabelecer as classificaes oramentrias da receita e da despesa; e VIII - acompanhar e avaliar o comportamento da despesa pblica e de suas fontes de financiamento, bem como desenvolver e participar de estudos econmico-fiscais, voltados ao aperfeioamento do processo de alocao de recursos.
Prof. Roberto Zeidan

Quem formula o Oramento Pblico????


a) rgo Executivo: - Prev - Cria a.1) Funo tpica: prtica de atos de chefia de Estado, chefia de Governo e atos de administrao; a.2) Funo atpica de natureza legislativa: o Presidente da Repblica, por exemplo, adota medida provisria, com fora de lei (art. 32); a.3) Funo atpica de natureza jurisdicional: o Executivo julga, apreciando defesas e recursos administrativos.
Prof. Roberto Zeidan

Quem formula o Oramento Pblico????


b) rgo Legislativo: - Autoriza - Fiscaliza b.1) Funo tpica: legislar e fiscalizao contbil, financeira, oramentria e patrimonial do Executivo; b.2) Funo atpica de natureza executiva: ao dispor sobre sua organizao, provendo cargos, concedendo frias, licenas a servidores etc.; b.3) Funo atpica de natureza jurisdicional: o Senado julga o Presidente da Repblica nos crimes de responsabilidade (art. 52, I).
Prof. Roberto Zeidan

Quem formula o Oramento Pblico????


c) rgo Judicial: - Julgar c.1) Funo tpica: julgar (funo jurisdicional), dizendo o direito no caso concreto e dirimindo os conflitos que lhe so levados, quando da aplicao da lei; c.2) Funo atpica de natureza legislativa: regimento interno de seus Tribunais (art. 96, I, ?a?); c.3) Funo atpica de natureza executiva: administra ao conceder licenas e frias aos magistrados e serventurios (art. 96, I, ?f?).
Prof. Roberto Zeidan

Princpios tericos da tributao receita do estado


Segundo Adam Smith, em A Riqueza das Naes (1776), estabeleceu que os cidados de qualquer Estado devem contribuir para o suporte do Governo, tanto quanto possvel, na proporo de sua capacidade, ou seja, da renda que usufruem sob a proteo do Estado.

Prof. Roberto Zeidan

Princpios Tributrios
Benefcio proporo do uso; Capacidade proporo da renda; Progressividade pagamento adicional para honrar os princpios de equidade horizontal e equidade vertical. Equidade Horizontal: tratamento igual para os iguais; Equidade Vertical : tratamento desigual para os desiguais.
Prof. Roberto Zeidan

Tributos
O tributo Brasileiro, preceituado no art. 3 : "tributo" "toda prestao pecuniria compulsria, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que no constitua sano de ato ilcito, instituda em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.

Prof. Roberto Zeidan

Tributos
Impostos Taxas Contribuies de melhoria Contribuies Especiais Emprstimo compulsrio **Preo Pblico

Prof. Roberto Zeidan

Impostos
So tributos cuja obrigao tem por fato gerador uma situao independente de qualquer atividade estatal especfica, relativa ao contribuinte. Os impostos se caracterizam por serem de cobrana compulsria e por no darem um retorno ao contribuinte sobre o fato gerador. Por exemplo, um imposto sobre posse de automvel no necessariamente ser revertido em melhorias das condies das vias urbanas ou rodovias
Prof. Roberto Zeidan

Taxas
As taxas so tributos incidentes sobre um fato gerador e que so aplicados em contrapartida a esse fato gerador, ou seja, a taxa a contrapartida que o contribuinte paga em razo de um servio pblico que lhe prestado ou posto sua disposio. Alm da contrapartida de um servio pblico prestado ou posto disposio, as taxas tambm esto relacionadas ao poder de polcia da administrao, englobando fiscalizaes e licenciamentos em geral.
Prof. Roberto Zeidan

Contribuio de Melhoria
Contribuio de melhoria pela legislao brasileira o "tributo cuja obrigao tem por fato gerador uma situao que representa um benefcio especial auferido pelo contribuinte. Seu fim se destina s necessidades do servio ou atividade estatal", previsto no art. 145, III, da Constituio Federal. Ex. Quando o municpio cobra pelo asfalto de uma rua dos muncipes residentes no local
Prof. Roberto Zeidan

Contribuio Especial
Na legislao tributria brasileira, contribuio especial um tributo cujo resultado da arrecadao destinado ao financiamento da seguridade social (assistncia social, previdncia social e sade), de programas que impliquem interveno no domnio econmico, ou ao atendimento de interesses de classes profissionais ou categorias de pessoas, servindoos de benefcios econmicos ou assistenciais. Ex. INSS PIS PASEP
Prof. Roberto Zeidan

Emprstimo Compulsrio
de exclusividade da Unio e pode ser institudo em casos de calamidade pblica, guerra ou iminncia e investimento pblico urgente e relevante. Um exemplo de Emprstimo Compulsrio foi a atitude tomada pela presidncia de Fernando Collor de Mello, que confiscou a Caderneta de Poupana.

Prof. Roberto Zeidan

Preo Pblico
A taxa a prestao compulsria, prevista por lei. Ela mantm com o contribuinte uma relao de subordinao vertical. receita derivada, por ser tributo. J o preo pblico uma prestao voluntria, decorrente da autonomia do indivduo. Trata-se de relao de coordenao, relao horizontal. receita originria. No possui natureza tributria, facultativo e no necessita de lei. Fonte: Curso intensivo II da Rede de ensino LFG, aula 4, Prof. Tatiane Piscitelli, 2 semestre de 2009, dia 29 de julho de 2009.
Prof. Roberto Zeidan

Objetivos da Poltica Oramentria


(I) Promover ajustes na alocao de recursos a) Bens Pblicos ou Coletivos; b) Bens Meritrios; c) Monoplios Naturais; d) Riscos Pesados.

Prof. Roberto Zeidan

Objetivos da Poltica Oramentria


II) Promover ajustes na distribuio de renda a) Tributao progressiva b) Gastos pblicos direcionados para atender as necessidades das classes de renda mais baixa.

Prof. Roberto Zeidan

Objetivos da Poltica Oramentria


III) Manter a estabilizao econmica Significa evitar as tpicas flutuaes existentes no mercado. Em pocas de recesso e desemprego, o Governo deve utilizar poltica fiscal expansiva. Em poca de acelerao da inflao, o Governo deve utilizar poltica fiscal restritiva, reduzindo gastos e aumentando a tributao.
Prof. Roberto Zeidan

Natureza jurdica do oramento


Diferentemente das empresas privadas, o estado possui um rigor de planejamento fiscal controlado por leis. No possvel exigir por via judicial que uma despesa que no esteja prevista no oramento seja realizada.

Prof. Roberto Zeidan

Caractersticas para a lei oramentria:


uma lei formal formalmente o oramento uma lei, mas, conforme vimos acima, em vrios casos ela no obriga o Poder Pblico, que pode, por exemplo, deixar de realizar uma despesa autorizada pelo legislativo. Dizemos assim que o oramento uma lei formal, mas diversas vezes deixa de possuir uma caracterstica essencial das leis: a coercibilidade. uma lei de efeito concreto - Conforme a ADI 2.484, "Lei de diretrizes oramentrias, que tem objeto determinado e destinatrios certos, assim sem generalidade abstrata, lei de efeitos concretos, que no est sujeita fiscalizao jurisdicional no controle concentrado".
Prof. Roberto Zeidan

Caractersticas para a lei oramentria:


uma lei temporria a lei oramentria tem vigncia limitada (um ano). uma lei ordinria todas as leis oramentrias (PPA, LDO e LOA) so leis ordinrias. Os crditos suplementares e especiais tambm so aprovados como leis ordinrias. Lei positiva comum, de natureza interna, que regula as relaes jurdicas de ordem privada. uma lei especial possui processo legislativo diferenciado e trata de matria especfica
Prof. Roberto Zeidan

Princpios Oramentrios

Princpios Oramentrios
CF/88 Exclusividade Equilbrio Especificao Publicidade Clareza No Afetao da Receita
Prof. Roberto Zeidan

Princpios Oramentrios
Lei 4.320/64 Anualidade Unidade Universalidade

Prof. Roberto Zeidan

Princpios Oramentrios
Lei de Responsabilidade Fiscal Especificao Clareza Uniformidade Legalidade da Tributao

Prof. Roberto Zeidan

Princpios: Anualidade Lei 4.320/64


A vigncia do oramento deve ser de um ano, normalmente Coincidindo com o ano civil. A razo que fundamenta este princpio consiste em que a prerrogativa de controle prvio por parte do Poder Legislativo deve ser realizada do modo freqente possvel.
Prof. Roberto Zeidan

Princpios: Unidade Lei 4.320/64


Pode ser interpretado de duas formas: 1)Unidade oramentria, visa a prtica da movimentao financeira do Tesouro, em um caixa nico, objetivando o cumprimento da fiscalizao oramentria e financeira por parte do Poder Legislativo. 2)O oramento uma pea nica e indivisvel

Prof. Roberto Zeidan

Princpios: Universalidade Lei 4.320/64


O oramento um plano financeiro global, tambm chamado de ora mento bruto pois mantm as receitas e as despesas pelos seus totais O oramento deve conter todas as receitas e todas as despesas do Estado. Este princpio de fundamental importncia, pois possibilita ao Legislativo conhecer o exato volume global das despesas projetadas pelo governo, a fim de autorizar a cobrana dos tributos estritamente necessrios para atend-las
Prof. Roberto Zeidan

Princpios: Equilbrio CF/88, art 167, inc II, IV, V e art 166, 3, inc II
Fator neutro da economia X Catalizador das variveis econmicas Total das despesas igual ao total das receitas, de modo a no resultar dficits espirais.

Prof. Roberto Zeidan

Princpios: Exclusividade CF/88, art 165, 8


A lei oramentria no conter matria estranha previso da receita e fixao da despesa, exceto autorizao para abertura de crditos adicionais e contratao de operaes de crditos.

Prof. Roberto Zeidan

Princpios: Especificao LRF


Classificao e designao dos itens que devem constar do Oramento de forma a apresentar o planejamento mais analtico possvel. Este princpio preconiza a identificao de cada rubrica de receita e despesa, de modo que no figurem de forma englobada, isto , sem discriminao, da a exigncia de um quadro de detalhamento de despesa, bem como da classificao das receitas e despesas sob vrios critrios e em diversos nveis. A LOA no consignar dotaes globais destinadas a atender as despesas pblicas, isto as receitas e despesas no sero discriminadas.
Prof. Roberto Zeidan

Princpios: Publicidade CF/88, Art 37


Torna o oramento pblico sociedade. A Lei oramentria deve ser divulgada por meio dos mecanismos oficiais de comunicao/divulgao para conhecimento do pblico e para eficcia de sua validade.

Prof. Roberto Zeidan

Princpios: Clareza LRF


O oramento deve evidenciar de forma fcil seus quadros e Planejamentos, sem descuidar das exigncias das tcnicas oramentrias.

Prof. Roberto Zeidan

Princpios: Uniformidade LRF


O mesmo que consistncia, ou seja, o oramento deve manter uma padronizao ou uniformizao de seus dados, a fim de possibilitar que os usurios possam realizar comparaes entre os diferentes anos.

Prof. Roberto Zeidan

Princpios: No afetao da receita CF/88, art 167, inc IV


O reconhecimento de todos os recursos a uma caixa nica do Tesouro, sem discriminao quanto a sua destinao.

Prof. Roberto Zeidan

Princpios: Legalidade de tributao LRF


Limita o Estado quanto ao seu poder de tributar.

Prof. Roberto Zeidan

Exerccios

O Oramento pblico a representao dos diversos gastos de um governo envolvendo essencialmente:


a) Sade, educao, transportes, segurana e defesa. b) Assistncia social, Previdncia social, Cultura, Habitao e Urbanismo c) Sade, educao ,Cultura, Habitao e Agricultura d) Assistncia social, Previdncia social, Educao, Transportes e Cultura

O Oramento pblico a representao dos diversos gastos de um governo envolvendo essencialmente: a) Sade, educao, transportes, segurana e defesa. b) Assistncia social, Previdncia social, Cultura, Habitao e Urbanismo c) Sade, educao ,Cultura, Habitao e Agricultura d) Assistncia social, Previdncia social, Educao, Transportes e Cultura

(Tcnico Superior Administrador / PGE RJ / 2009) 51. Em relao ao estatuto legal da LOA Lei Oramentria Anual no Brasil correto afirmar:
(A) O oramento uma lei formal, que apenas prev as receitas pblicas e autoriza os gastos, no criando direitos subjetivos nem modificando as leis tributrias e financeiras. (B) A LOA uma lei temporria com vigncia limitada a quatro anos, assim como o PPA e a LDO. (C) Sendo uma lei formal, a mera previso de despesa na lei oramentria anual cria direito subjetivo, sendo possvel se exigir, por via judicial, que uma despesa especfica prevista no oramento seja realizada. (D) Por ser uma lei ordinria, a LOA no pode ser considerada uma lei especial, isto , no possui processo legislativo diferenciado nem trata de matria especfica. (E) Como todas as demais leis oramentrias, a LOA uma lei complementar.

(Tcnico Superior Administrador / PGE RJ / 2009) 51. Em relao ao estatuto legal da LOA Lei Oramentria Anual no Brasil correto afirmar:
(A) O oramento uma lei formal, que apenas prev as receitas pblicas e autoriza os gastos, no criando direitos subjetivos nem modificando as leis tributrias e financeiras. (B) A LOA uma lei temporria com vigncia limitada a quatro anos, assim como o PPA e a LDO. (C) Sendo uma lei formal, a mera previso de despesa na lei oramentria anual cria direito subjetivo, sendo possvel se exigir, por via judicial, que uma despesa especfica prevista no oramento seja realizada. (D) Por ser uma lei ordinria, a LOA no pode ser considerada uma lei especial, isto , no possui processo legislativo diferenciado nem trata de matria especfica. (E) Como todas as demais leis oramentrias, a LOA uma lei complementar.

Assinale V para alternativas Verdadeiras ou F para alternativas Falsas:


a) ( ) O Oramento Estatal um processo Esttico e Imutvel. b) ( ) uma representao das fontes de recursos do governo assim como de seus dispndios c) ( ) A administrao da entidade pblica, somente poder agir mediante lei que autorize a ao. d) ( ) No existem leis que regulamentem a atividade oramentria do estado e) ( ) O Poder Executivo pratica atos de chefia de estado, tais como criar as leis f) ( ) O Poder Executivo pratica atos de chefia de estado, tais como Autorizar as leis

Assinale V para alternativas Verdadeiras ou F para alternativas Falsas:


a) ( F ) O Oramento Estatal um processo Esttico e Imutvel. b) ( V ) uma representao das fontes de recursos do governo assim como de seus dispndios c) ( V ) A administrao da entidade pblica, somente poder agir mediante lei que autorize a ao. d) ( F ) No existem leis que regulamentem a atividade oramentria do estado e) ( V ) O Poder Executivo pratica atos de chefia de estado, tais como criar as leis f) ( F ) O Poder Executivo pratica atos de chefia de estado, tais como Autorizar as leis

(VUNESP-ICMS/SP-2002) As taxas de Fiscalizao e Servios Diversos como institudas nos termos da Lei 7645/91 so:

a) tributos b) impostos c) contribuies parafiscais d) preos pblicos retribuitrios e) n.d.a

(VUNESP-ICMS/SP-2002) As taxas de Fiscalizao e Servios Diversos como institudas nos termos da Lei 7645/91 so:

a) tributos b) impostos c) contribuies parafiscais d) preos pblicos retribuitrios e) n.d.a

FCC- Procurador Manaus) Em nosso Sistema financeiro, o pedgio cobrado pela utilizao de rodovias qualifica-se como

a) Taxa de servio b) Taxa de polcia c) Preo pblico d) Imposto sobre servio prestado e) Contribuio social

FCC- Procurador Manaus) Em nosso Sistema financeiro, o pedgio cobrado pela utilizao de rodovias qualifica-se como

a) Taxa de servio b) Taxa de polcia c) Preo pblico d) Imposto sobre servio prestado e) Contribuio social

(TCE/ES-2001) Tem por fato gerador uma situao independente de qualquer atividade estatal especfica, relativa ao contribuinte:

a) imposto b) taxa c) contribuio de melhoria d) pedgio e) preo pblico

(TCE/ES-2001) Tem por fato gerador uma situao independente de qualquer atividade estatal especfica, relativa ao contribuinte:

a) imposto b) taxa c) contribuio de melhoria d) pedgio e) preo pblico

(AFTN/89 ESAF) Quando tem por fato gerador uma situao que independe de qualquer atividade estatal especifica relativa ao contribuinte, diz-se um tributo no vinculado. Nesse sentido, tributo no vinculado.

a) a taxa de fiscalizao b) a contribuio de melhoria c) a taxa de limpeza publica d) a taxa de melhoramento dos portos. e) O imposto sobre renda e proventos de qualquer natureza.

(AFTN/89 ESAF) Quando tem por fato gerador uma situao que independe de qualquer atividade estatal especifica relativa ao contribuinte, diz-se um tributo no vinculado. Nesse sentido, tributo no vinculado.

a) a taxa de fiscalizao b) a contribuio de melhoria c) a taxa de limpeza publica d) a taxa de melhoramento dos portos. e) O imposto sobre renda e proventos de qualquer natureza.

(AFTN MAR/94) O imposto um tributo que:

a) admite, sendo geral, sua vinculao a rgo, programa, fundo ou despesa. b) apresenta-se vinculando seu fato gerador a uma atuao estatal em favor do contribuinte. c) tem por funo arrecadar recursos para custear as despesas gerais da Administrao em favor da coletividade ou de grupo sociais especficos. d) Tem por fato gerador uma situao independente de qualquer atividade estatal especifica, relativa ao contribuinte. e) Oferece ao contribuinte, como hiptese de incidncia, a prestao efetiva ou potencial de servios pblicos, especficos e divisveis.

(AFTN MAR/94) O imposto um tributo que:

a) admite, sendo geral, sua vinculao a rgo, programa, fundo ou despesa. b) apresenta-se vinculando seu fato gerador a uma atuao estatal em favor do contribuinte. c) tem por funo arrecadar recursos para custear as despesas gerais da Administrao em favor da coletividade ou de grupo sociais especficos. d) Tem por fato gerador uma situao independente de qualquer atividade estatal especifica, relativa ao contribuinte. e) Oferece ao contribuinte, como hiptese de incidncia, a prestao efetiva ou potencial de servios pblicos, especficos e divisveis.

Assinale a alternativa CORRETA. O Sistema de Administrao Financeira Federal compreende as atividades de programao financeira da Unio e tem como rgo central:

a ) o Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto. b ) a Secretaria do Tesouro Nacional. c ) a Receita Federal. d ) a Advocacia-Geral da Unio. e ) a Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratgicos.

Assinale a alternativa CORRETA. O Sistema de Administrao Financeira Federal compreende as atividades de programao financeira da Unio e tem como rgo central:

a ) o Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto. b ) a Secretaria do Tesouro Nacional. c ) a Receita Federal. d ) a Advocacia-Geral da Unio. e ) a Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratgicos.

Assinale a alternativa CORRETA. O Sistema de Administrao Financeira Federal compreende as atividades de programao financeira da Unio e tem como rgo central:

Importante: Administrao Financeira da Unio - MF e STN Oramento MP (MPOG) e SOF

A Constituio da Repblica confere ao oramento a natureza jurdica de

a) lei de efeito concreto. b) lei material. c) lei formal e material. d) lei extraordinria. e) lei abstrata.

A Constituio da Repblica confere ao oramento a natureza jurdica de

a) lei de efeito concreto. b) lei material. c) lei formal e material. d) lei extraordinria. e) lei abstrata.

A Constituio da Repblica confere ao oramento a natureza jurdica de


OBS: Lei em sentido formal representa todo o ato normativo emanado de um orgo com competncia legislativa, quer contenha ou no uma verdadeira regra jurdica, exigindo-se que se revista das formalidades relativas a essa competncia. Leis Complementares Lei em sentido material corresponde a todo o ato normativo, emanado por orgo do Estado, mesmo que no incumbido da funo legislativa, desde que contenha uma verdadeira regra jurdica, exigindo-se que se revista das formalidades relativas a essa competncia. Medida Provisria.

(TRE-MS, FCC - Analista Judicirio - 2007) A determinao "cada entidade de Governo deve possuir um oramento", est contida no Princpio da

A) Unidade. B) Universalidade. C) Singularidade. D) Exclusividade. E) Competncia.

(TRE-MS, FCC - Analista Judicirio - 2007) A determinao "cada entidade de Governo deve possuir um oramento", est contida no Princpio da

A) Unidade. B) Universalidade. C) Singularidade. D) Exclusividade. E) Competncia.

(TRE-MT - FCC, Tcnico Judicirio - 2005) Acerca dos princpios oramentrios, assinale a opo correta.

A) Os princpios oramentrios podem ser divididos em quatro categorias: fundamentais, assessrios, tcnicos e operacionais. B) Existe uma liberdade na fixao de receitas e despesas que no precisam ser necessariamente proporcionais e o eventual desequilbrio entre elas est previsto no princpio do desequilbrio oramentrio. C) O princpio da unidade determina que cada programa oramentrio s vlido por um nico perodo fiscal. D) O princpio da especificao determina que o montante das despesas deve ser especificado, permitindo, contudo, no que tange s receitas, que apenas montantes agregados sejam utilizados. E) O princpio da exclusividade determina que a lei oramentria no contenha qualquer matria estranha estimativa de receita e fixao de despesa.

(TRE-MT - FCC, Tcnico Judicirio - 2005) Acerca dos princpios oramentrios, assinale a opo correta.

A) Os princpios oramentrios podem ser divididos em quatro categorias: fundamentais, assessrios, tcnicos e operacionais. B) Existe uma liberdade na fixao de receitas e despesas que no precisam ser necessariamente proporcionais e o eventual desequilbrio entre elas est previsto no princpio do desequilbrio oramentrio. C) O princpio da unidade determina que cada programa oramentrio s vlido por um nico perodo fiscal. D) O princpio da especificao determina que o montante das despesas deve ser especificado, permitindo, contudo, no que tange s receitas, que apenas montantes agregados sejam utilizados. E) O princpio da exclusividade determina que a lei oramentria no contenha qualquer matria estranha estimativa de receita e fixao de despesa.

(ANP - Cesgranrio, Analista Administrativo - 2005) Segundo o art. 2 da Lei n 4.320/1964, o oramento pblico obedece aos princpios de:

A) B) C) D) E)

unidade, previso, legalidade, equilbrio,

universalidade lanamento aplicabilidade autenticidade e

anualidade; recolhimento;

e e

formalidade; pertinncia; e

conversibilidade, operacionalidade.

funcionalidade

(ANP - Cesgranrio, Analista Administrativo - 2005) Segundo o art. 2 da Lei n 4.320/1964, o oramento pblico obedece aos princpios de:

A) B) C) D) E)

unidade, previso, legalidade, equilbrio,

universalidade lanamento aplicabilidade autenticidade e

anualidade; recolhimento;

e e

formalidade; pertinncia; e

conversibilidade, operacionalidade.

funcionalidade

(AGE-MT - NCE/UFRJ, Auditor do Estado do Mato Grosso 2004) O princpio oramentrio que veda a presena de dispositivo estranho fixao das despesas e previso das receitas na lei de meios, ressalvada a autorizao para a abertura de crdito, ainda que por antecipao de receita, denominado:

A) especificao; B) exclusividade; C) unidade; D) universalidade; E) uniformidade.

(AGE-MT - NCE/UFRJ, Auditor do Estado do Mato Grosso 2004) O princpio oramentrio que veda a presena de dispositivo estranho fixao das despesas e previso das receitas na lei de meios, ressalvada a autorizao para a abertura de crdito, ainda que por antecipao de receita, denominado:

A) especificao; B) exclusividade; C) unidade; D) universalidade; E) uniformidade.

So princpios oramentrios gerais substanciais que regem o oramento, alm do da exclusividade, os de

(A) unidade, universalidade, anualidade equilbrio. (B) unidade, universalidade, competncia equilbrio. (C) universalidade, anualidade, transparncia publicidade. (D) universalidade, anualidade, competncia publicidade. (E) anualidade, competncia, transparncia publicidade.

e e e e e

So princpios oramentrios gerais substanciais que regem o oramento, alm do da exclusividade, os de

(A) unidade, universalidade, anualidade equilbrio. (B) unidade, universalidade, competncia equilbrio. (C) universalidade, anualidade, transparncia publicidade. (D) universalidade, anualidade, competncia publicidade. (E) anualidade, competncia, transparncia publicidade.

e e e e e

Prev o 8, art. 165, da Constituio Federal que a lei oramentria anual no conter dispositivo estranho previso de receita e fixao da despesa.... Este trecho do dispositivo expressa o princpio oramentrio da

(A) anualidade. (B) no-afetao. (C) unidade. (D) exclusividade. (E) universalidade.

Prev o 8, art. 165, da Constituio Federal que a lei oramentria anual no conter dispositivo estranho previso de receita e fixao da despesa.... Este trecho do dispositivo expressa o princpio oramentrio da

(A) anualidade. (B) no-afetao. (C) unidade. (D) exclusividade. (E) universalidade.

INFRAERO/Contador/FCC/2009 Consta no rol de princpios oramentrios:

(A) Exclusividade. (B) Objetividade. (C) Prudncia. (D) Conservadorismo. (E) Materialidade.

INFRAERO/Contador/FCC/2009 Consta no rol de princpios oramentrios:

(A) Exclusividade. (B) Objetividade. (C) Prudncia. (D) Conservadorismo. (E) Materialidade.

TC_Municpios_CE/Auditor/FCC/2006 So princpios oramentrios:

(A) anterioridade, legalidade e irretroatividade. (B) universidade, anterioridade e isonomia. (C) publicidade, moralidade e anterioridade nonagesimal. (D) unidade, transparncia e irretroatividade. (E) anualidade, exclusividade e universalidade.

TC_Municpios_CE/Auditor/FCC/2006 So princpios oramentrios:

(A) anterioridade, legalidade e irretroatividade. (B) universidade, anterioridade e isonomia. (C) publicidade, moralidade e anterioridade nonagesimal. (D) unidade, transparncia e irretroatividade. (E) anualidade, exclusividade e universalidade.

O princpio oramentrio que determina que as despesas e receitas devam aparecer de forma detalhada no oramento, para que se possa conhecer, pormenorizadamente, as origens e aplicaes dos recursos levantados junto sociedade o princpio

(A) do equilbrio. (B) da clareza. (C) da discriminao. (D) da no-afetao. (E) da unidade oramentria.

O princpio oramentrio que determina que as despesas e receitas devam aparecer de forma detalhada no oramento, para que se possa conhecer, pormenorizadamente, as origens e aplicaes dos recursos levantados junto sociedade o princpio

(A) do equilbrio. (B) da clareza. (C) da discriminao. (D) da no-afetao. (E) da unidade oramentria.

O princpio oramentrio que veda que a receita de impostos esteja vinculada a rgo, fundo, ou despesa, ressalvadas as excees admitidas pela Constituio Federal, o princpio

(A) da clareza. (B) da discriminao. (C) do equilbrio. (D) da unidade oramentria. (E) da no-afetao.

O princpio oramentrio que veda que a receita de impostos esteja vinculada a rgo, fundo, ou despesa, ressalvadas as excees admitidas pela Constituio Federal, o princpio

(A) da clareza. (B) da discriminao. (C) do equilbrio. (D) da unidade oramentria. (E) da no-afetao.

MPU/Analista_Oramento/FCC/2007 O princpio oramentrio da no afetao das receitas implica no fato de que

(A) todas as receitas devem estar previstas no oramento. (B) as receitas devem estar equilibradas com as despesas. (C) as receitas devem constar do oramento pelos seus valores brutos. (D) as receitas de capital devem ser superiores, em valor absoluto, s despesas de capital. (E) as despesas no podem estar vinculadas s receitas, salvo excees previstas em lei.

MPU/Analista_Oramento/FCC/2007 O princpio oramentrio da no afetao das receitas implica no fato de que

(A) todas as receitas devem estar previstas no oramento. (B) as receitas devem estar equilibradas com as despesas. (C) as receitas devem constar do oramento pelos seus valores brutos. (D) as receitas de capital devem ser superiores, em valor absoluto, s despesas de capital. (E) as despesas no podem estar vinculadas s receitas, salvo excees previstas em lei.

MPU/Analista_Administrativo/FCC/2007 O princpio oramentrio que estabelece que todas as receitas e despesas do ente pblico devem compor o oramento pblico o princpio da

(A) No afetao. (B) Unidade. (C) Exclusividade. (D) Especificao. (E) Universalidade.

MPU/Analista_Administrativo/FCC/2007 O princpio oramentrio que estabelece que todas as receitas e despesas do ente pblico devem compor o oramento pblico o princpio da

(A) No afetao. (B) Unidade. (C) Exclusividade. (D) Especificao. (E) Universalidade.

O princpio oramentrio que probe a vinculao da receita de impostos a rgo, fundo ou despesa, ressalvadas as excees previstas na Constituio, denominado princpio da

(A) Exclusividade. (B) Universalidade. (C) Unidade. (D) No-afetao. (E) Especificao.

O princpio oramentrio que probe a vinculao da receita de impostos a rgo, fundo ou despesa, ressalvadas as excees previstas na Constituio, denominado princpio da

(A) Exclusividade. (B) Universalidade. (C) Unidade. (D) No-afetao. (E) Especificao.

Como feito o oramento???


Oramento precisa ser equilibrado. Ou seja, no pode fixar despesas em valores superiores aos recursos disponveis. Essa limitao obriga o governo a definir prioridades na aplicao dos recursos estimados. As metas para a elaborao da proposta oramentria so definidas pelo Plano Plurianual (PPA) e priorizadas pela Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO).
Prof. Roberto Zeidan

Como feito o oramento???


O projeto do Plano Plurianual precisa ser elaborado pelo governo e encaminhado ao Congresso, para ser discutido e votado, at o dia 31 de agosto do primeiro ano do mandato de cada presidente, como determina a Constituio. Depois de aprovado, o PPA vlido para os quatro anos seguintes. O PPA estabelece as diretrizes, objetivos e metas, de forma regionalizada, da administrao pblica federal.
Prof. Roberto Zeidan

Como feito o oramento???


A finalidade do PPA, em termos oramentrios, a de estabelecer objetivos e metas que comprometam o Poder Executivo e o Poder Legislativo a dar continuidade aos programas na distribuio dos recursos.

Prof. Roberto Zeidan

Como feito o oramento???


O PPA precisa ser aprovado pelo Congresso at o final do primeiro ano do mandato do presidente eleito. O controle e a fiscalizao da execuo do PPA so realizados pelo sistema de controle interno do Poder Executivo e pelo Tribunal de Contas da Unio. O acompanhamento e a avaliao so feitos pelo Ministrio do Planejamento e Oramento.
Prof. Roberto Zeidan

Como feito o oramento???


A Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO) prioriza as metas do PPA e orienta a elaborao do Oramento Geral da Unio, que ter validade para o ano seguinte. O projeto da LDO elaborado pelo Poder Executivo, sob a direo do MPO e a coordenao da Secretaria de Oramento Federal (SOF), e precisa ser encaminhado ao Congresso at o dia 15 de abril de cada ano. O projeto da LDO tem como base o PPA e deve ser apreciado pelo Congresso Nacional at 30 de junho de cada exerccio. Depois de aprovado, o projeto sancionado pelo Presidente da Repblica.
Prof. Roberto Zeidan

Como feito o oramento???


Com base na LDO, a Secretaria de Oramento Federal (SOF) elabora a proposta oramentria para o ano seguinte, com a participao dos Ministrios (rgos setoriais) e as unidades oramentrias dos Poderes Legislativo e Judicirio. Por determinao constitucional, o governo obrigado a encaminhar o projeto de lei do oramento ao Congresso Nacional at o dia 31 de agosto de cada ano.
Prof. Roberto Zeidan

Como feito o oramento???


Acompanha a proposta uma mensagem do Presidente da Repblica, na qual feito um diagnstico sobre a situao econmica do pas e suas perspectivas, observando os seguintes procedimentos: 1a Etapa: Entre os meses de janeiro e maio, na Secretaria de Oramento Federal - SOF, desenvolvida a anlise da srie histrica da execuo dos ltimos exerccios, para definio dos limites de gastos por unidade oramentria da Unio
Prof. Roberto Zeidan

Como feito o oramento???


2a Etapa: No ms de junho, os rgos setoriais apresentam uma proposio detalhada relativa s suas programaes em: Atividades - envolvendo o montante de recursos necessrios para assegurar a manuteno da execuo das aes atualmente desenvolvidas para a prestao de servios comunidade; Despesas Obrigatrias - relativas a despesas com pessoal, servio da dvida, benefcios previdencirios.
Prof. Roberto Zeidan

Como feito o oramento???


3a Etapa: Com a estimativa da Receita a ser arrecadada e o montante de gastos projetados para o exerccio na 2a Etapa, define um limite adicional e o remete aos rgos para complementar a sua programao oramentria, compreendendo: Expanso de atividades - os valores necessrios para expanso dos servios; Projetos - gastos requeridos para aumento da capacidade fsica de atendimento ou insero de uma ao nova nas atribuies dos rgos.
Prof. Roberto Zeidan

Como feito o oramento???


4a Etapa: Formaliza o documento final elaborando todos os demonstrativos exigidos pela Lei Federal no 4.320/64 e pela Lei de Diretrizes Oramentrias.

Prof. Roberto Zeidan

Como feito o oramento???


No Congresso, deputados e senadores discutem a proposta que o Executivo preparou, fazem as mudanas que consideram necessrias e votam o projeto. At Constituio de 1988, o Congresso apenas homologava o oramento tal qual ele vinha do Executivo. A partir de 1988, deputados e senadores adquiriram o direito de emendar o oramento, o que significa que os parlamentares podem propor alteraes em programas e projetos apresentados pelo Poder Executivo, desde que sejam compatveis com o Plano Plurianual e a Lei de Diretrizes Oramentrias.
Prof. Roberto Zeidan

Como feito o oramento???


A Constituio determina que o Congresso deve votar o Oramento at o encerramento da sesso legislativa de cada ano. Depois da aprovao pelo Legislativo, o projeto enviado ao Presidente da Repblica para ser sancionado. Aps a sano, transforma-se em lei.
Prof. Roberto Zeidan

Como feito o oramento???


Utilizando o Sistema Integrado de Dados Oramentrios (SIDOR), a Secretaria de Oramento Federal acompanha e avalia a execuo oramentria, procedendo a alteraes, atravs de crditos adicionais, quando necessrio. A Secretaria do Tesouro Nacional registra no Sistema Integrado de Administrao Financeira (SIAFI) a execuo oramentria realizada pelos rgos da administrao pblica
Prof. Roberto Zeidan

Prof. Roberto Zeidan

Normas que disciplinam o oramento pblico no Brasil:


A CF 1988, artigo n. 165 (planejamento governamental, integrao dos instrumentos); Lei n. 4320/64 (elaborao e controle dos oramentos e balanos); LC n. 101/2000, (normas de finanas pblicas voltadas para a responsabilidade na gesto fiscal).
Prof. Roberto Zeidan

Normas que disciplinam o oramento pblico no Brasil:


Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecero: I - o plano plurianual; - PPA II - as diretrizes oramentrias; - LDO III - os oramentos anuais. - LOA

Prof. Roberto Zeidan

Plano Plurianual

PPA na CF/88 Importante!!!


Art. 165. 1 - A lei que instituir o plano plurianual estabelecer, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de durao continuada.

Prof. Roberto Zeidan

Lei do PPA
Estabelece as medidas, gastos e objetivos a serem seguidos pelo Governo Federal ao longo do perodo de 4 (quatro) anos. Planejar todas as aes e oramentos de modo a no ferir o PPA.

Prof. Roberto Zeidan

PPA dividido em Planos de Ao:


Objetivo; rgo do governo responsvel pela execuo do projeto; Valor; Prazo de concluso; Fontes de financiamento; Indicador de situao (mudana); Necessidade de bens e servios; Aes.
Prof. Roberto Zeidan

PPA Controle
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal compreende as atividades de avaliao do cumprimento das metas previstas no plano plurianual.

Prof. Roberto Zeidan

Lei de Diretrizes Oramentrias

Lei de Diretrizes Oramentrias na CF/88 Importante!!!


Art 165. 2 - A lei de diretrizes oramentrias compreender as metas e prioridades da administrao pblica federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subseqente, orientar a elaborao da lei oramentria anual, dispor sobre as alteraes na legislao tributria e estabelecer a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento.
Prof. Roberto Zeidan

Lei de Diretrizes Oramentrias


A Lei de Diretrizes Oramentrias aquela que orienta os rgos da Administrao Pblica Federal na elaborao do Oramento Geral da Unio. A Constituio Federal de 1988 determina que o Poder Executivo encaminhe o Projeto de Lei de Diretrizes Oramentrias ao Congresso Nacional at o dia 15 de abril de cada ano.
Prof. Roberto Zeidan

Oramento Geral da Unio


composto pelo: Oramento Fiscal; Oramento da Seguridade Social; Oramento de Investimentos das empresas estatais.

Prof. Roberto Zeidan

Oramento Geral da Unio


Nenhuma despesa pblica pode ser executada se no estiver no Oramento e no Plano Plurianual. A Lei 4.320/64 estabelece os fundamentos da elaborao e controle do oramento. O Projeto de Lei de oramento deve ser encaminhado ao Congresso Nacional at o dia 31 de agosto de cada ano.
Prof. Roberto Zeidan

Oramento Fiscal
Abrange as despesas dos poderes Executivo, Legislativo e Judicirio, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo poder pblico.

Prof. Roberto Zeidan

Oramento da Seguridade Social


Abrange todas as entidades e rgos a ela vinculados, da administrao direta e indireta, bem como fundos e fundaes institudas e inclui as despesas sociais de sade, penses e indenizaes e assistncia social.

Prof. Roberto Zeidan

Oramento de Investimentos
A Constituio Federal, em seu art. 165, pargrafo 5, inciso II, determina que o Oramento de Investimentos de cada empresa em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto, seja submetido aprovao do Congresso Nacional.

Prof. Roberto Zeidan

Oramento de Investimentos
Os investimentos so os valores agregados ao ativo imobilizado e formao do ativo diferido, proveniente de imobilizaes, de acordo com as determinaes da Lei 6.404/76, discriminados por subprojetos/ subatividades (subttulos), definidos a partir das disposies e prioridades estabelecidas na Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO).
Prof. Roberto Zeidan

Lei de responsabilidade fiscal

Lei de responsabilidade fiscal


A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), oficialmente Lei Complementar n 101, uma lei brasileira que tenta impor o controle dos gastos de estados e municpios, condicionado capacidade de arrecadao de tributos desses entes polticos. Tal medida foi justificada pelo costume, na poltica brasileira, de gestores promoverem obras de grande porte no final de seus mandatos, deixando a conta para seus sucessores. A LRF tambm promoveu a transparncia dos gastos pblicos.
Prof. Roberto Zeidan

LDO X LRF
FUNES ESTABELECIDAS PELA CF/88(Art. 165, 2; Art. 169, 1, II; Art. 99, 4; Art. 127, $ 5) 1.Compreender as metas e prioridades da administrao Pblica Federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subseqente (Selecionar as prioridades dentre as metas estabelecidas no PPA); 2.Orientar a elaborao da LOA 3.Dispor sobre as alteraes na legislao tributria; 4.Estabelecer a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento; 5.Estabelecer os limites de despesas para as propostasoramentrias dos poderes e do Ministrio Pblico;6.Estabelecer autorizao especfica para as hipteses do artigo 169, 1, II. (Autorizar a concesso de qualquer vantagem ou aumento de remunerao, a criao de cargos, empregos e funes, alterao de estrutura de carreiras, bem como a admisso ou contratao de pessoal a qualquer ttulo,ressalvadas as empresas pblicas e sociedades de economia mista (Art.169, 1, II)

Prof. Roberto Zeidan

LDO X LRF
FUNES ESTABELECIDAS PELALC 101/00(LRF)Art. 4, caput, 1 e 3; Art. 5, III. 7. dispor sobre equilbrio entre receitas e despesas; 8. dispor sobre critrios e formas de limitao de empenho (limitar os gastos, para haver um equilbrio de receitas e despesas); 9. normas relativas ao controle de custos e avaliao dos resultados dos programas financiados com recursos dos oramentos; 10. demais condies e exigncias para transferncias de recursos a entidades pblicas e privadas; 11. estabelecer metas fiscais em um Anexo especfico (AMF) em que sero estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primrio e montante da dvida pblica, para o exerccio a que se referirem e para os dois seguintes. 12. estabelecer o montante e a forma de utilizao da Reserva de Contingncia

Prof. Roberto Zeidan

Lei Oramentria Anual

Lei Oramentria Anual


A Lei Oramentria Anual (LOA) uma lei elaborada pelo Poder Executivo que estabelece as despesas e as receitas que sero realizadas no prximo ano. A Constituio determina que o oramento deve ser votado e aprovado at o final de cada ano (tambm chamado sesso legislativa). Compete ao presidente da Repblica enviar ao Congresso Nacional o Plano Plurianual, o projeto de Lei de Diretrizes Oramentrias e as propostas de oramento previstos nesta Constituio.
Prof. Roberto Zeidan

Lei Oramentria Anual na CF/88


Art. 165. 5 - A lei oramentria anual compreender: I - o oramento fiscal referente aos Poderes da Unio, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico; II - o oramento de investimento das empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto; III - o oramento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e rgos a ela vinculados, da administrao direta ou indireta, bem como os fundos e fundaes institudos e mantidos pelo Poder Pblico.
Prof. Roberto Zeidan

Lei Oramentria Anual na CF/88


Art. 165. 8 - A lei oramentria anual no conter dispositivo estranho previso da receita e fixao da despesa, no se incluindo na proibio a autorizao para abertura de crditos suplementares e contratao de operaes de crdito, ainda que por antecipao de receita, nos termos da lei.
Prof. Roberto Zeidan

A Lei Oramentria Anual compreende:


a) Oramento Fiscal referente aos Poderes da Unio, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico; b) Oramento de Investimentos das empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto c) Oramento da Seguridade Social, abrangendo todas as entidades e rgos a ela vinculados, da administrao direta ou indireta, bem como os fundos e fundaes institudos e mantidos pelo Poder Pblico
Prof. Roberto Zeidan

A Lei Oramentria Anual compreende:


d) Lei 4.320/64 - Na falta de uma Lei de Finanas Pblicas prevista na Constituio de 1988, a elaborao do oramento da Unio no Brasil obedece aos fundamentos definidos na Lei 4.320/64, que determina a transparncia oramentria de forma a evidenciar a poltica econmico-financeira e o programa de trabalho do governo obedecendo aos princpios da unidade, universalidade e anualidade.
Prof. Roberto Zeidan

A Lei do Oramento
"A Lei do Oramento conter a discriminao da receita e despesa, de forma a evidenciar a poltica econmico-financeira e o programa de trabalho do governo, obedecidos os princpios da unidade, universalidade e anualidade".

Prof. Roberto Zeidan

Espcies de Oramento

Oramento clssico ou tradicional


O oramento tradicional ou clssico era aquele onde constavam apenas a fixao da despesa e a previso da receita, sem nenhuma espcie de planejamento das aes do governo. Era pea meramente contbil financeira, um documento de previso de receita e de autorizao de despesas. Neste tipo de oramento no havia preocupao com a realizao dos programas de trabalho do governo, preocupando-se apenas com as necessidades dos rgo pblicos para realizao das suas tarefas, sem se questionar sobre objetivos e metas.
Prof. Roberto Zeidan

Oramento clssico ou tradicional


Caractersticas no baseado em uma programao; distribui recursos segundo os objetos de gasto (pessoal, material de consumo, etc.); fora os diferentes setores pblicos a pressionarem a Administrao superior em busca de maiores recursos; conduz os responsveis superiores a procederem a cortes indiscriminados no montante dos recursos solicitados, no intuito de adequar a despesa estimativa de receita ou a superestimarem as receitas, para atender s presses nas despesas; no incentiva a busca da economicidade por parte do administrador, j que no possui mecanismos de controle de custos dos produtos oferecidos.
Prof. Roberto Zeidan

Oramento de desempenho ou por realizaes


Uma evoluo do oramento clssico foi o chamado oramento de desempenho ou por realizaes. Neste tipo de oramento, o gestor comea a se preocupar com o resultado dos gasto e no apenas com o gasto em si, ou seja, preocupa-se agora em saber as coisas que o governo faz e no as coisas que o governo compra. Apesar de ser um passo importante, o oramento de desempenho ainda se encontra desvinculado de uma planejamento central das aes do governo.
Prof. Roberto Zeidan

O no Brasil atravs da Lei 4320/64 e do decreto lei 200/67. O oramento programa pode ser entendido como um plano de trabalho, um instrumento de planejamento da ao do governo, atravs da identificao dos seus programas de trabalho, projetos e atividades, alm dos estabelecimento de objetivos e metas a serem implementados, bem como a previso dos custos relacionados. A CF/88 implantou definitivamente o oramento programa no Brasil, ao estabelecer a normatizao da matria oramentria atravs do PPA, da LDO e da LOA, ficando evidente o extremo zelo do constituinte para com o planejamento das aes do governo.
Prof. Roberto Zeidan

Oramento- Programa . oramento - programa foi introduzido

Oramento- Programa
Caractersticas atribui recursos para o cumprimento de determinados objetivos e metas; e no para um conjunto de compras e pagamentos; atribui responsabilidade ao administrador; permite interdependncia e conexo entre os diferentes programas do trabalho; permite mobilizar recursos com razovel antecedncia; permite identificar duplicidade de esforos; permite o controle de custos dos produtos oferecidos pelo governo sociedade. Observao: Na teoria, o oramento-programa estabelece os objetivos como critrio para alocao de recursos. Na prtica brasileira, o compromisso com a tradio oramentria tem consumido a maior parte dos recursos.
Prof. Roberto Zeidan

Elaborao do Oramento-Programa
Identificam-se, na elaborao de um oramento-programa, algumas fases ntidas e necessrias, quais sejam: 1. Determinao da situao identificao dos problemas existentes. 2. Diagnstico da situao identificao das causas que concorrem para o aparecimento dos problemas. 3. Apresentao das solues: identificao das alternativas viveis para solucionar os problemas. 4. Estabelecimento das prioridades: ordenamento das solues encontradas. 5. Definio dos objetivos: estabelecimento do que se pretende fazer e o que se conseguir com isso. 6. Determinao das tarefas: identificao das aes necessrias para atingir os objetivos. 7. Determinao dos recursos: arrolamento dos meios: recursos humanos, materiais, tcnicos, institucionais e servios de terceiros necessrios. 8. Determinao dos meios financeiros: expresso monetria dos recursos alocados. O custo financeiro necessrio para utilizar os recursos que necessitam ser mobilizados.

Prof. Roberto Zeidan

Oramento de base zero ou por estratgia.


Tcnica utilizada para a confeco do oramento programa, consiste basicamente em uma anlise crtica de todos os recursos solicitados pelos rgos governamentais. Neste tipo de abordagem, na fase de elaborao da proposta oramentria, haver um questionamento acerca das reais necessidades de cada rea, no havendo compromisso com qualquer montante inicial de dotao. Os rgo governamentais devero justificar anualmente, na fase de elaborao da sua proposta oramentria, a totalidade de seus gastos, sem utilizar o ano anterior como valor inicial mnimo.
Prof. Roberto Zeidan

Normas que disciplinam o oramento pblico no Brasil:


A CF 1988, artigo n. 165 (planejamento governamental, integrao dos instrumentos); Lei n. 4320/64 (elaborao e controle dos oramentos e balanos); LC n. 101/2000, (normas de finanas pblicas voltadas para a responsabilidade na gesto fiscal).
Prof. Roberto Zeidan

Exerccios

Analise as assertivas abaixo e assinale (V) para as Verdadeiras e (F) para as Falsas.

a) ( ) O Ministrio do Planejamento. Oramento e Gesto o rgo central do Sistema de Planejamento e de Oramento Federal, ao qual compete elaborar e supervisionar a execuo de planos e programas nacionais e setoriais de desenvolvimento econmico e social. b)( ) O Sistema de Administrao Financeira Federal compreende as atividades de programao oramentria e financeira da Unio. c) ( ) O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal visa avaliao da ao governamental e da gesto dos administradores pblicos federais e apoiar as auditorias internas e externas no exerccio de sua misso institucional. d) ( ) A Secretaria do Oramento Federal responsvel pela elaborao do Oramento geral da Unio e) ( ) O Oramento Fiscal abrange as despesas de cada empresa que a unio detenha maior parte do capital social.

Analise as assertivas abaixo e assinale (V) para as Verdadeiras e (F) para as Falsas.

a) ( v) O Ministrio do Planejamento. Oramento e Gesto o rgo central do Sistema de Planejamento e de Oramento Federal, ao qual compete elaborar e supervisionar a execuo de planos e programas nacionais e setoriais de desenvolvimento econmico e social. b)( F) O Sistema de Administrao Financeira Federal compreende as atividades de programao oramentria e financeira da Unio. c) (F ) O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal visa avaliao da ao governamental e da gesto dos administradores pblicos federais e apoiar as auditorias internas e externas no exerccio de sua misso institucional. d) (V) A Secretaria do Oramento Federal responsvel pela elaborao do Oramento geral da Unio e) (F ) O Oramento Fiscal abrange as despesas de cada empresa que a unio detenha maior parte do capital social.

Analise as assertivas abaixo e assinale (V) para as Verdadeiras e (F) para as Falsas.

( ) Oramento pblico um instrumento de gesto governamental contnuo, dinmico e flexvel, que traduz em termos fsicos e financeiros, para determinado perodo, os programas de trabalho do governo. ( ) O oramento se compe de duas partes distintas: despesa e receita. ( ) Oramento instrumento de governo, de administrao, de efetivao e de execuo dos planos gerais e de desenvolvimento socioeconmico. ( ) O oramento aprovado por lei e estima as receitas e fixa as despesas para o perodo de um ano civil.

Analise as assertivas abaixo e assinale (V) para as Verdadeiras e (F) para as Falsas.

( V) Oramento pblico um instrumento de gesto governamental contnuo, dinmico e flexvel, que traduz em termos fsicos e financeiros, para determinado perodo, os programas de trabalho do governo. ( V) O oramento se compe de duas partes distintas: despesa e receita. ( V) Oramento instrumento de governo, de administrao, de efetivao e de execuo dos planos gerais e de desenvolvimento socioeconmico. ( V) O oramento aprovado por lei e estima as receitas e fixa as despesas para o perodo de um ano civil.

(ESAF/MPU Analista Oramento/2004) No que diz respeito Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO) no se pode afirmar que:

a) Orienta a elaborao da Lei Oramentria Anual (LOA), bem com a sua execuo; b) Estabelece diretrizes, objetivos e metas da Administrao Pblica para programas de durao continuada, sendo componente bsico do planejamento estratgico governamental; c) Compreende metas e prioridades da administrao incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiros subsequente; d) Dispe sobre as alteraes na legislao tributria; e)Estabelece a poltica de aplicao das agncias de fomento;

(ESAF/MPU Analista Oramento/2004) No que diz respeito Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO) NO se pode afirmar que:

a) Orienta a elaborao da Lei Oramentria Anual (LOA), bem com a sua execuo; b) Estabelece diretrizes, objetivos e metas da Administrao Pblica para programas de durao continuada, sendo componente bsico do planejamento estratgico governamental; c) Compreende metas e prioridades da administrao incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiros subsequente; d) Dispe sobre as alteraes na legislao tributria; e) Estabelece a poltica de aplicao das agncias de fomento;

(ESAF/TCE-GO/2007) O oramento um instrumento fundamental de governo e seu principal documento de polticas pblicas. Por meio dele, os governantes selecionam prioridades, decidindo como gastar os recursos extrados da sociedade e como distribu-los entre diferentes grupos sociais, conforme seu peso ou fora poltica. No que diz respeito a oramento, indique a opo falsa.

a) O Plano Plurianual um instrumento de planejamento no qual so apresentados, de quatro em quatro anos, os objetivos e as metas governamentais. b) A Constituio de 1988 trouxe inegvel avano na estrutura institucional que organizou o processo oramentrio brasileiro. c) A Constituio de 1988 no s introduziu o processo de planejamento no clico oramentrio, medida tecnicamente importante, mas sobretudo, reforou o Poder Legislativo. d) Nas decises oramentrias, os problemas centrais de uma ordem democrtica como representao esto presentes. e) A Constituio de 1988 indica que, por iniciativa do Poder Legislativo, devem ser estabelecidas, alm do Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO) e a Lei Oramentria Anual (LOA).

(ESAF/TCE-GO/2007) O oramento um instrumento fundamental de governo e seu principal documento de polticas pblicas. Por meio dele, os governantes selecionam prioridades, decidindo como gastar os recursos extrados da sociedade e como distribu-los entre diferentes grupos sociais, conforme seu peso ou fora poltica. No que diz respeito a oramento, indique a opo FALSA.

a) O Plano Plurianual um instrumento de planejamento no qual so apresentados, de quatro em quatro anos, os objetivos e as metas governamentais. b) A Constituio de 1988 trouxe inegvel avano na estrutura institucional que organizou o processo oramentrio brasileiro. c) A Constituio de 1988 no s introduziu o processo de planejamento no clico oramentrio, medida tecnicamente importante, mas sobretudo, reforou o Poder Legislativo. d) Nas decises oramentrias, os problemas centrais de uma ordem democrtica como representao esto presentes. e) A Constituio de 1988 indica que, por iniciativa do Poder Legislativo, devem ser estabelecidas, alm do Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO) e a Lei Oramentria Anual (LOA).

(ESAF/ACE TCU/2006) No que se refere matria oramentria, a Constituio de 1988, em seu art. 165, determina que leis de iniciativa do Poder Executivo estabeleam o Plano Plurianual, as diretrizes oramentrias e os oramentos anuais. Identifique a opo falso com relao ao tema.

a) A Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO) consiste na lei que norteia a elaborao dos oramentos anuais, compreendidos o oramento fiscal, o oramento investimento das empresas estatais e o oramento da seguridade social. b) A Lei Oramentria Anual (LOA) objetiva viabilizar a realizao das aes planejadas no Plano Plurianual e transform-las em realidade. c) A Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO), sob forma de projeto, deve ser encaminhada pelo Poder Executivo ao Poder Legislativo, na esfera federal, at oito meses e meio antes do encerramento do exerccio financeiro (15 de abril) e devolvida para sano at o final do primeiro perodo da sesso legislativa (17 de julho). d) O Plano Plurianual corresponde a um plano, por meio do qual se procura ordenar as aes do governo que levem ao alcance dos objetivos e das metas ficados para um perodo de trs anos. e) A Lei do Oramento, sob forma de projeto, deve ser encaminhada, no mbito federal, at quatro meses antes do encerramento do exerccio financeiro (31 de agosto) e devolvida para sano at o final da sesso legislativa.

(ESAF/ACE TCU/2006) No que se refere matria oramentria, a Constituio de 1988, em seu art. 165, determina que leis de iniciativa do Poder Executivo estabeleam o Plano Plurianual, as diretrizes oramentrias e os oramentos anuais. IDENTIFIQUE A OPO FALSO com relao ao tema.

a) A Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO) consiste na lei que norteia a elaborao dos oramentos anuais, compreendidos o oramento fiscal, o oramento investimento das empresas estatais e o oramento da seguridade social. b) A Lei Oramentria Anual (LOA) objetiva viabilizar a realizao das aes planejadas no Plano Plurianual e transform-las em realidade. c) A Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO), sob forma de projeto, deve ser encaminhada pelo Poder Executivo ao Poder Legislativo, na esfera federal, at oito meses e meio antes do encerramento do exerccio financeiro (15 de abril) e devolvida para sano at o final do primeiro perodo da sesso legislativa (17 de julho). d) O Plano Plurianual corresponde a um plano, por meio do qual se procura ordenar as aes do governo que levem ao alcance dos objetivos e das metas ficados para um perodo DE TRS ANOS. e) A Lei do Oramento, sob forma de projeto, deve ser encaminhada, no mbito federal, at quatro meses antes do encerramento do exerccio financeiro (31 de agosto) e devolvida para sano at o final da sesso legislativa.

Art. 35, 2, ADCT c/c art. 57, CF. INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO PPA PRAZOS DE ENVIO PRAZOS DE DEVOLUO BASE LEGAL

At 31 de agosto do At 22 de dezembro primeiro exerccio financeiro At 8 meses e meio antes do encerramento do exerccio financeiro, ou seja, 15 de abril. At o encerramento do primeiro perodo da sesso legislativa, ou seja, 17 de julho.

Art. 35, 2, ADCT c/c art. 57, CF.

LDO

Idem

LOA

At 31 de agosto de cada exerccio financeiro

Idem PPA

Idem

(ESAF/TCE-GO/2007) Sobre o oramento anual, correto afirmar que:


a) Ele compreender, entre outros, o oramento fiscal referente aos trs Poderes, seus fundos, rgos e entidades da Administrao direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico; b) O respectivo projeto de lei de iniciativa privativa de cada um dos Poderes, relativamente ao seu prprio oramento; c) O respectivo projeto de lei poder ser acompanhado de demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de isenes, anistias, remisses, subsdios e benefcios de natureza financeira, tributria e creditcia; d) A sua respectiva lei no conter dispositivo estranho previso da receita e fixao de despesa, incluindo-se nesta proibio a autorizao para abertura de crditos suplementares e contratao de operaes de crdito, ainda que por antecipao de receitas, nos termos da lei; e) No caso da Unio, as emendas ao respectivo projeto de lei somente podem ser aprovadas caso, ademais de compatveis com o Plano Plurianual e com a Lei de Diretrizes Oramentrias, indiquem os recurso necessrios, excluindo aqueles provenientes de anulao de despesa.

(ESAF/TCE-GO/2007) Sobre o oramento anual, correto afirmar que:


a) Ele compreender, entre outros, o oramento fiscal referente aos trs Poderes, seus fundos, rgos e entidades da Administrao direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico; b) O respectivo projeto de lei de iniciativa privativa de cada um dos Poderes, relativamente ao seu prprio oramento; c) O respectivo projeto de lei poder ser acompanhado de demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de isenes, anistias, remisses, subsdios e benefcios de natureza financeira, tributria e creditcia; d) A sua respectiva lei no conter dispositivo estranho previso da receita e fixao de despesa, incluindo-se nesta proibio a autorizao para abertura de crditos suplementares e contratao de operaes de crdito, ainda que por antecipao de receitas, nos termos da lei; e) No caso da Unio, as emendas ao respectivo projeto de lei somente podem ser aprovadas caso, ademais de compatveis com o Plano Plurianual e com a Lei de Diretrizes Oramentrias, indiquem os recurso necessrios, excluindo aqueles provenientes de anulao de despesa.

(ESAF/AFC-SFC/2002) O Sistema de Planejamento Integrado, tambm conhecido, no Brasil, como Processo de Planejamentooramento, consubstancia-se nos seguintes instrumentos: Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Oramentrias e Lei Oramentria Anual. No que diz respeito Lei de Diretrizes Oramentrias, aponte a nica opo falsa.

a) Tem finalidade de nortear a elaborao dos oramentos anuais. b) Contm as metas e prioridades da Administrao Pblica Federal. c) Dispe sobre as alteraes na legislao tributria. d) Compreende o oramento fiscal, o oramento de investimento e o oramento da seguridade social. e) Estabelece a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento.

(ESAF/AFC-SFC/2002) O Sistema de Planejamento Integrado, tambm conhecido, no Brasil, como Processo de Planejamentooramento, consubstancia-se nos seguintes instrumentos: Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Oramentrias e Lei Oramentria Anual. No que diz respeito Lei de Diretrizes Oramentrias, aponte a nica opo falsa.

a) Tem finalidade de nortear a elaborao dos oramentos anuais. b) Contm as metas e prioridades da Administrao Pblica Federal. c) Dispe sobre as alteraes na legislao tributria. d) Compreende o oramento fiscal, o oramento de investimento e o oramento da seguridade social. e) Estabelece a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento.

(FCC Auditor Substituto de Conselheiro TCE/AL 2008) De acordo com a Constituio Federal, dispor sobre o exerccio financeiro cabe :.

(a) emenda constitucional. (b) lei complementar. (c) lei ordinria. (d) resoluo do Senado. (e) medida provisria.

8-) (FCC Auditor Substituto de Conselheiro TCE/AL 2008) De acordo com a Constituio Federal, dispor sobre o exerccio financeiro cabe :.

(a) emenda constitucional. (b) lei complementar. (c) lei ordinria. (d) resoluo do Senado. (e) medida provisria.

(FCC Auditor Substituto de Conselheiro TCE/AL 2008) De acordo com a Constituio Federal, dispor sobre o exerccio financeiro cabe :.

Art. 165, 9, CF Cabe lei complementar: I dispor sobre o exerccio financeiro, a vigncia, os prazos, a elaborao e a organizao do plano plurianual, da lei de diretrizes oramentrias e da lei oramentria anual; II estabelecer normas de gesto financeira e patrimonial da administrao direta e indireta bem como condies para a instituio e funcionamento de fundos.

(ESAF APO/SP 2009) Assinale a opo que apresenta uma das principais caractersticas da lei de diretrizes oramentrias, segundo a Constituio Federal de 1988.

a) Especifica as alteraes da legislao tributria e do PPA. b) Define a poltica de atuao dos bancos estatais federais. c) Define as metas e prioridades da administrao pblica federal. d) Determina os valores mximos a serem transferidos, voluntariamente, aos Estados, Distrito Federal e Municpios. e) Orienta a formulao das aes que integraro o oramento do exerccio seguinte. Vimos que as diretrizes oramentrias fixadas pela LDO tm diversos objetivos, entre eles, as metas e prioridades da administrao pblica.

(ESAF APO/SP 2009) Assinale a opo que apresenta uma das principais caractersticas da lei de diretrizes oramentrias, segundo a Constituio Federal de 1988.

a) Especifica as alteraes da legislao tributria e do PPA. b) Define a poltica de atuao dos bancos estatais federais. c) Define as metas e prioridades da administrao pblica federal. d) Determina os valores mximos a serem transferidos, voluntariamente, aos Estados, Distrito Federal e Municpios. e) Orienta a formulao das aes que integraro o oramento do exerccio seguinte. Vimos que as diretrizes oramentrias fixadas pela LDO tm diversos objetivos, entre eles, as metas e prioridades da administrao pblica.

(ESAF Procurador PGFN 2006) A propsito do oramento, e de acordo com o modelo constitucional brasileiro vigente, a lei que instituir o plano plurianual estabelecer:
a) o oramento fiscal referente aos Poderes da Unio, de modo pormenorizado, com exceo de fundos para rgos e entidades da administrao indireta. b) de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de durao continuada. c) o oramento de investimento das empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social, bem como das empresas que contm com participao federal, embora a Unio no exera direito de voto. d) o oramento da administrao direta e indireta, sob responsabilidade da Unio, excluindo-se o oramento da Seguridade Social. e) sistema especfico e pormenorizado para reduo de desigualdades sociais, vedando-se, no entanto, a utilizao de anistias e de remisses.

(ESAF Procurador PGFN 2006) A propsito do oramento, e de acordo com o modelo constitucional brasileiro vigente, a lei que instituir o plano plurianual estabelecer:

a) o oramento fiscal referente aos Poderes da Unio, de modo pormenorizado, com exceo de fundos para rgos e entidades da administrao indireta. b) de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de durao continuada. c) o oramento de investimento das empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social, bem como das empresas que contm com participao federal, embora a Unio no exera direito de voto. d) o oramento da administrao direta e indireta, sob responsabilidade da Unio, excluindo-se o oramento da Seguridade Social. e) sistema especfico e pormenorizado para reduo de desigualdades sociais, vedando-se, no entanto, a utilizao de anistias e de remisses.

(ESAF Analista Contbil-Financeiro SEFAZ/CE 2006) Sobre o Plano Plurianual PPA de que trata o art. 165 da Constituio Federal correto afirmar, exceto:

a) sua durao atual de quatro anos. b) estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da Administrao Pblica para as despesas de capital. c) a elaborao d-se no primeiro ano do mandato do governante. d) os programas de governo e seus principais elementos constitutivos so objeto do PPA. e) os valores a serem aplicados nos programas no constam do PPA por serem objeto da Lei Oramentria Anual LOA.

(ESAF Analista Contbil-Financeiro SEFAZ/CE 2006) Sobre o Plano Plurianual PPA de que trata o art. 165 da Constituio Federal correto afirmar, exceto:

a) sua durao atual de quatro anos. b) estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da Administrao Pblica para as despesas de capital. c) a elaborao d-se no primeiro ano do mandato do governante. d) os programas de governo e seus principais elementos constitutivos so objeto do PPA. e) os valores a serem aplicados nos programas no constam do PPA por serem objeto da Lei Oramentria Anual LOA.

(ESAF Analista Contbil-Financeiro SEFAZ/CE 2006) Sobre o Plano Plurianual PPA de que trata o art. 165 da Constituio Federal correto afirmar, exceto:

OBS. No PPA constam os programas com seus valores divididos por quatro anos, para todo o perodo do Plano.

(ESAF ACE TCU 2006). O oramento-programa entendido como o plano de trabalho do governo no qual so especificadas as proposies concretas que se pretende realizar durante o ano financeiro. Assinale a nica opo incorreta em relao a oramentoprograma.

a) A integrao planejamento-oramento caracterstica do oramento-programa. b) Oramento-programa informa, em relao a cada atividade ou projeto, quanto vai gastar, para que vai gastar e por que vai gastar. c) O oramento-programa identifica programas de trabalho, objetivos e metas, compatibilizando-os com os planos de mdio e longo prazos. d) O oramento-programa o processo de elaborao do oramento em que enfatizado o objeto de gasto. e) Processo de elaborao do oramento-programa tcnico e baseia-se em diretrizes e prioridades, estimativa real de recursos e clculo real das necessidades.

(ESAF ACE TCU 2006). O oramento-programa entendido como o plano de trabalho do governo no qual so especificadas as proposies concretas que se pretende realizar durante o ano financeiro. Assinale a nica opo incorreta em relao a oramentoprograma.

a) A integrao planejamento-oramento caracterstica do oramento-programa. b) Oramento-programa informa, em relao a cada atividade ou projeto, quanto vai gastar, para que vai gastar e por que vai gastar. c) O oramento-programa identifica programas de trabalho, objetivos e metas, compatibilizando-os com os planos de mdio e longo prazos. d) O oramento-programa o processo de elaborao do oramento em que enfatizado o objeto de gasto. e) Processo de elaborao do oramento-programa tcnico e baseia-se em diretrizes e prioridades, estimativa real de recursos e clculo real das necessidades.

(ESAF ACE TCU 2006). O oramento-programa entendido como o plano de trabalho do governo no qual so especificadas as proposies concretas que se pretende realizar durante o ano financeiro. Assinale a nica opo incorreta em relao a oramentoprograma.

IMPORTANTE:
OBJETO DO GASTO = ELEMENTO DE DESPESA OBJETIVO DO GASTO = FINALIDADE DO DISPNDIO

(ESAF STN 2005) Confrontando-se as diferenas entre o oramento tradicional e o oramento-programa, no se pode afirmar que:

a) o oramento tradicional o processo de elaborao do oramento em que enfatizado o objeto de gasto. b) o oramento-programa o responsvel por apresentar os propsitos, objetivos e metas para as quais a administrao ter de prover os fundos necessrios. c) a integrao planejamento-oramento uma caracterstica bsica do oramento-programa. d) o oramento tradicional compatibiliza as programaes anuais com os planos. e) o oramento-programa parte da previso de recursos para que sejam definidos as atividades e os projetos que sero executados.

(ESAF STN 2005) Confrontando-se as diferenas entre o oramento tradicional e o oramento-programa, no se pode afirmar que:

a) o oramento tradicional o processo de elaborao do oramento em que enfatizado o objeto de gasto. b) o oramento-programa o responsvel por apresentar os propsitos, objetivos e metas para as quais a administrao ter de prover os fundos necessrios. c) a integrao planejamento-oramento uma caracterstica bsica do oramento-programa. d) o oramento tradicional compatibiliza as programaes anuais com os planos. e) o oramento-programa parte da previso de recursos para que sejam definidos as atividades e os projetos que sero executados.

(ESAF AFC/CGU 2006) - Entre as caractersticas do oramentoprograma, h uma opo falsa. Aponte-a.

a) Oramento o instrumento de ligao entre o planejamento e as funes executivas da organizao. b) As decises oramentrias so tomadas com base em avaliaes e anlises tcnicas das alternativas possveis. c) Na elaborao do oramento, so considerados todos os custos do programa, inclusive os que extrapolam o exerccio. d) O principal critrio de classificao o institucional. e) H utilizao sistemtica de indicadores e padres de medio do trabalho e dos resultados.

(ESAF AFC/CGU 2006) - Entre as caractersticas do oramentoprograma, h uma opo falsa. Aponte-a.

a) Oramento o instrumento de ligao entre o planejamento e as funes executivas da organizao. b) As decises oramentrias so tomadas com base em avaliaes e anlises tcnicas das alternativas possveis. c) Na elaborao do oramento, so considerados todos os custos do programa, inclusive os que extrapolam o exerccio. d) O principal critrio de classificao o institucional. e) H utilizao sistemtica de indicadores e padres de medio do trabalho e dos resultados.

(FCC Auditor Substituto de Conselheiro TCE/AL 2008) De acordo com a Constituio Federal, dispor sobre o exerccio financeiro, prazo e elaborao cabe :.

(a) emenda constitucional. (b) lei complementar. (c) lei ordinria. (d) resoluo do Senado. (e) medida provisria.

(FCC Auditor Substituto de Conselheiro TCE/AL 2008) De acordo com a Constituio Federal, dispor sobre o exerccio financeiro, prazos e elaborao cabe :.

(a) emenda constitucional. (b) lei complementar. (c) lei ordinria. (d) resoluo do Senado. (e) medida provisria.

(FCC Auditor Substituto de Conselheiro TCE/AL 2008) De acordo com a Constituio Federal, dispor sobre o exerccio financeiro cabe :.

Lei ordinria um ato normativo primrio e contm, em regra, normas gerais e abstratas. Embora as leis sejam definidas, normalmente, pela generalidade e abstrao ("lei material"), estas contm, no raramente, normas singulares ("lei formal" ou "ato normativo de efeitos concretos"). Lei complementar uma lei que tem como propsito complementar, explicar, adicionar algo constituio. A lei complementar diferencia-se da lei ordinria desde o quorum para sua formao

(FCC Auditor Substituto de Conselheiro TCE/AL 2008) De acordo com a Constituio Federal, dispor sobre o exerccio financeiro cabe :.

As Leis Oramentrias, previstas na CF, artigos 165, I, II e III (Plano Plurianual PPA, Lei de Diretrizes oramentrias LDO e Lei oramentria Anual LOA), so LEIS ORDINRIAS, aprovadas por maioria simples, e temporrias (com vigncias limitadas); A lei a que se refere o artigo 165, 9 da CF, que dever dispor, dentre outras coisas, sobre os prazos, a elaborao e a organizao do PPA, da LDO e da LOA, uma LEI COMPLEMENTAR, aprovada por maioria absoluta e no possui vigncia limitada.

Prof. Roberto Zeidan

Prof. Roberto Zeidan

Prof. Roberto Zeidan

Prof. Roberto Zeidan

Prof. Roberto Zeidan

Prof. Roberto Zeidan

Prof. Roberto Zeidan

Prof. Roberto Zeidan

Prof. Roberto Zeidan

Prof. Roberto Zeidan

Potrebbero piacerti anche