Sei sulla pagina 1di 3

Escola Estadual Maria !auab "ibran Rua "ibran #rancisco$ %&' S(o !enedito ) *a+po !elo ) M" *E,-.

/'/&0&&& ) .1.'0/.22

No+eAnoTur+a3ata- 4454445444
N de acertos Valor da prova N de quest es Nota

Erros Ortografia#

,ro9essora-

AVALIA67O 3E *I8N*IAS ) O SISTEMA SOLAR O SISTEMA SOLAR A Terra faz parte do Sistema Solar. O Sistema Solar um conjunto formado por um astro maior, uma estrela, ao redor do qual giram outros astros menores, os planetas. O Sol uma estrela, portanto, tem luz prpria. Est no centro do Sistema Solar e, em sua volta, giram nove planetas e dezenas de satlites. or ordem da maior para a menor pro!imidade do Sol, os planetas s"o# $erc%rio, &'nus, Terra, $arte, (%piter, Saturno, )rano, *etuno e lut"o. A Terra um astro iluminado, ou seja, n"o possui luz prpria. + o terceiro planeta em ordem de afastamento do Sol. *o Sistema Solar, e!istem alguns planetas maiores que a Terra# (%piter, )rano, Saturno e *etuno. A dist,ncia mdia da Terra ao Sol de -./ mil01es de quil2metros e important3ssima para a e!ist'ncia da vida# se a Terra estivesse mais pr!ima do Sol, como $erc%rio, o calor seria e!cessivo e, provavelmente, as guas, dos rios e oceanos evaporariam. Se a dist,ncia fosse maior, como a de $arte, o frio seria intenso e toda a gua congelaria. Alm do Sol e dos oito planetas, e!istem ainda outros astros no Sistema Solar# os planetides ou asterides, os satlites, os meteoros, os planetas an1es como lut"o e os cometas. -4 nico astro do Sistema Solar que possui luz prpria# a) Terra b) 5ua c) Sol d) $arte 64 $ovimento de rota7"o # a) uma constela7"o b) o movimento que o planeta Terra realiza em torno de si mesma. c) uma gal!ia d) ci'ncia que estuda os astros e os fen2menos do espa7o.

84 9uais s"o os nomes dos planetas que comp1e o Sistema Solar: E do planeta an"o: Sistema Solar#;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;; ;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;; laneta an"o#;;;;;;;;;;;;;;;;; <4 =omplete# a. O corpo celeste mais pr!imo da Terra ;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;; >. O planeta do Sistema Solar em que vivemos c0ama?se ;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;; c. O satlite natural da Terra ;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;; .4 @elacione corretamente# Tremor no solo. 5ua *ova.

Astros que t'm luz prpria.

Hgua e ar.

Astros que n"o t'm luz prpria.

$arte.

Agentes naturais que transforma71es na Terra.

provocam

5uminosos.

*"o pode ser vista daqui da Terra.

Terremoto

=on0ecido como Cplaneta vermel0oD. A4 =oloque V para verdadeiro e # para 9also# B B B B B B B B 4 $erc%rio atualmente considerado um Cplaneta an"oD. 4 Eal!ia um aglomerado de >il01es de estrelas. 4 =i'ncia a qual se dedicam os astr2nomos a Astrologia. 4 Transla7"o movimento que a Terra realiza ao redor do Sol. 4 &ulc1es s"o a>erturas que e!istem na crosta terreste. 4 C&ia 5cteaD o nome da gal!ia onde se localiza o 4 A Terra d uma volta completa ao redor do Sol em um 4 O movimento de transla7"o d origem aos dias.

Iluminados.

planeta Terra. ano.

F4 Ao redor do Sol giram# BA4 Sete planetas. BG4 *ove planetas. B=4 Oito planetas

J4 O Sol a estrela mais pr!ima da# BA45ua. BG4Terra. B=4 $erc%rio

Potrebbero piacerti anche