Sei sulla pagina 1di 10

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS

Conselho de Ensino, Pesquisa e Extenso CEPEx

RESOLUO N 003 CEPEx/2002


ESTABELECE REGIME DE TRABALHO COM CRITRIOS PARA DISTRIBUIO DE AULAS E COMPOSIO DE CARGA HORRIA DE DOCENTES E D OUTRAS PROVIDNCIAS.
O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSO CEPEx da UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS UNIMONTES, por seu Presidente em exerccio, Professor PAULO CSAR GONALVES DE ALMEIDA, no uso das atribuies que lhe so conferidas pelo Estatuto e Regimento Geral vigentes, observada a deliberao do plenrio em sesso deste rgo colegiado superior realizada em 30 de janeiro de 2002, considerando : A necessidade de consolidar as normas existentes sobre as matrias aprovadas por este Egrgio Conselho de Ensino, Pesquisa e Extenso; A necessidade de adequao da matria Lei de Diretrizes e Bases (Lei Federal n 9394/96) e s respectivas normatizaes regimentais;

RESOLVE:

Art. 1 -

Estabelecer os critrios para distribuio de aulas aos docentes nos cursos oferecidos pela Unimontes, conforme o disposto na presente Resoluo. Caber aos Departamentos a distribuio de aulas das disciplinas a ele vinculadas, nos termos desta Resoluo.

Art. 2 -

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS


Conselho de Ensino, Pesquisa e Extenso CEPEx
Art. 3 A distribuio das aulas aos docentes obedecer a seguinte ordem de prioridade: a) Efetivos; b) Designados. I.Dentre os efetivos, observar-se-, a classe a que pertencem: a) b) c) Titular Adjunto Assistente

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS


Conselho de Ensino, Pesquisa e Extenso CEPEx

II.Para efeito de designao, observar-se-, para a distribuio de aulas, a seguinte titulao docente: a) b) c) d) Diploma de Doutor; Diploma de Mestre; Certificado de Especializao; Diploma de graduao.

III.Obedecida a titulao mencionada no inciso anterior e persistindo a necessidade de distribuio de aulas, considerar-se- a seguinte ordem de prioridade: a) b) c) Doutorandos com crditos concludos; Mestrandos com crditos concludos; Mestrandos comprovadamente matriculados em programas regulares.

IV.Em todas as situaes mencionadas acima, dever ser observada, preferencialmente, a rea de formao acadmica. V.Em casos de empate na titulao e na situao prevista no Inciso III, dever ser observado o critrio de antigidade. Permanecendo o empate, utilizar-se- o critrio do docente mais idoso. VI.Respeitado o disposto nos incisos I, II, III, IV e V do Art. 3 desta Resoluo, caber Diviso de Pessoal verificar: a) Se a ficha funcional do docente (efetivo ou designado) est acompanhada do Curriculum vitae documentado. Na comprovao dos ttulos de Doutor e/ou Mestre observar: - Se os diplomas obtidos foram em programas oficiais; - Se os diplomas obtidos em universidades estrangeiras atendem ao disposto no Art. 48 3 da Lei n 9394/96. 1 - Em caso de existncia de vaga em determinado departamento devero ser recrutados docentes de outros Departamentos, efetivos ou designados, de formao acadmica compatvel, obedecendo-se os critrios estabelecidos no Art. 3 desta Resoluo. Permanecendo a necessidade, poder ser autorizada nova contratao, mediante processo de seleo interna do Departamento e apresentao de justificativa fundamentada. 3 2 - A distribuio de aulas ser realizada em reunio departamental especfica, convocada para este fim.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS


Conselho de Ensino, Pesquisa e Extenso CEPEx
Art. 4 O docente poder responsabilizar-se por, no mximo , at 03 (trs) disciplinas. A disciplina Metodologia Cientfica e disciplinas correlatas devero ser ministradas por docentes com titulao de mestre ou doutor respeitandose a rea de conhecimento de sua formao. Os docentes da UNIMONTES sero enquadrados no regime de trabalho abaixo discriminado: 1) 40 (quarenta) horas para Dedicao Exclusiva DE; 2) 40 (quarenta) horas para Dedicao Integral DI; 3) 20 (vinte) horas para Dedicao Parcial DP. 1 - O enquadramento em regime de dedicao exclusiva (DE) requer que o docente seja efetivo, com ttulo de Doutor ou Mestre e esteja desenvolvendo projeto e/ou programas de ensino, pesquisa e extenso previamente aprovados nas cmaras respectivas do CEPEx ou exercendo cargo em comisso, e que lhe seja atribudo o mnimo de 08 (oito) horas/aula semanais, ficando o mesmo impedido de exercer outra atividade remunerada pblica ou privada. 2 - O enquadramento em regime de dedicao integral (DI) requer que o docente esteja desenvolvendo projetos e/ou programas de ensino, pesquisa e extenso, previamente aprovados pelo CEPEx ou que esteja exercendo cargo em comisso, e que lhe seja atribudo o mnimo de 08 (oito) horas/aula semanais. 3 - O enquadramento do docente em regime de dedicao parcial (DP) requer que ao mesmo seja atribudo o mnimo de 08 (oito) horas/aula semanais. 4 - O docente que, em casos excepcionais, no se enquadrar nos pargrafos 1, 2 e 3 deste artigo, ser considerado horista. 5 - A designao de substitutos no ser autorizada quando, no Departamento solicitante ou em outros departamentos, houver docentes com qualificao e disponibilidade em sua carga horria.

Art. 5 -

Art. 6 -

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS


Conselho de Ensino, Pesquisa e Extenso CEPEx
Art. 7 Os docentes da UNIMONTES devero, preferencialmente, desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extenso, mediante atendimento do seguinte requisito: I Possuir disponibilidade comprovada para o efetivo cumprimento das atividades acadmicas propostas e/ou projetos aprovados pelo Departamento e pelo CEPEx. nico vedada ao docente (doutorando ou mestrando), regularmente matriculado em programas de ps-graduao, contemplado com bolsa de estudos ou reduo da carga horria, participar de projetos ou programas no regulares de ensino oferecidos pela UNIMONTES, durante os perodos letivos. Art. 8 A avaliao do desempenho e dos resultados dos projetos e/ou programas e atividades acadmicas, mencionadas nessa Resoluo, ser de responsabilidade do Departamento e/ou rgo a que o docente se vincula, cabendo sua chefia encaminhar relatrio mensal das atividades aos setores e cmaras competentes. nico A freqncia do docente nas suas diversas atividades ser atestada, para produzir os respectivos efeitos administrativos, em planilha elaborada pelo Departamento e encaminhada Diviso de Pessoal, dentro do prazo estabelecido pela administrao superior da Universidade. A planilha dever ser visada pelo Diretor do respectivo Centro.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS


Conselho de Ensino, Pesquisa e Extenso CEPEx
Art. 9 A composio da carga horria do docente ser formada em funo da carga horria curricular das aulas tericas, da carga horria curricular das aulas de estgios e prticas, das horas de Apoio s Atividades Docentes, horas para reunies, horas de atividades de orientao monografia e horas dedicadas a projetos de pesquisa, ensino e extenso, conforme Quadro de Distribuio de Carga Horria, constante desta Resoluo. 1 O item Horas/Aula de Apoio s Atividades Docentes, previsto nos quadros, em anexo, corresponde ao tempo dispendido na preparao de aulas, planejamento e elaborao de material didtico; correo de trabalhos acadmicos e atendimento aos discentes. Sero concedidas 02 (duas) horas/aula semanais, a cada docente, independente de sua carga horria, para participao em reunies do Departamento e do Colegiado de Coordenao Didtica do Curso. 2 Ao docente, exceto membro nato , no exerccio de mandato nos Conselhos Universitrio, de Ensino, Pesquisa e Extenso e de Curadores, sero atribudas 2 (duas) horas aula/semanais para participao em reunies plenrias e de cmaras e/ou de comisses. 3 O pagamento das horas/aula previstas neste artigo ficar condicionado ao controle de freqncia do docente, entrega dos resultados de freqncia e de avaliaes dos alunos na Secretaria Geral, nas datas aprazadas no calendrio escolar.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS


Conselho de Ensino, Pesquisa e Extenso CEPEx
Art. 10 As horas/aula de carter eminentemente prtico, tais como as Prticas de Ensino e Estgio Supervisionado, Prticas Laboratoriais Curriculares, Prticas Ambulatoriais e Hospitalares, Orientao a Monografias e Projetos de Iniciao Cientfica, sero acrescentadas carga horria do docente obedecendo ao disposto neste artigo. 1 - Ao docente responsvel pela prtica de ensino e estgio supervisionado, sero destinadas horas correspondentes a uma disciplina de 60 horas (02 horas/aula semanais) para cada grupo de 10 (dez) alunos. I. As atividades de estgio supervisionado de licenciatura, quando realizadas fora da sede da Universidade, devero ser cumpridas, preferencialmente, em escola pblica, mediante Termo de Convnio com a UNIMONTES e acompanhadas por docentes da mesma rea, nela lotados, cujo Curriculum Vitae tenha sido previamente examinado e aprovado pelo departamento de Estgio e Prticas Escolares. II. Caber ao Departamento proceder a indicao da escola em que se realizar o estgio de que trata este artigo, aps verificao prvia. III. A verificao da freqncia e do aproveitamento do respectivo estgio supervisionado se far atravs da expedio do documento comprobatrio, ao final do perodo, pela direo da instituio conveniada. 2 - As atividades de estgio supervisionado das demais reas de ensino de graduao, quando realizadas fora da sede da Unimontes, devero ser efetuadas mediante Termo de Convnio com a Instituio, no qual devero figurar, necessariamente, se for o caso, a concesso de bolsa de moradia, alimentao e ajuda de custo, alm de taxa de administrao, de acordo com a legislao em vigor. 3 - Para o docente responsvel pelas prticas laboratoriais curriculares, ser acrescido o nmero correspondente ao total de horas/aula da carga horria da disciplina, cuja aferio ser de responsabilidade do Chefe de Departamento depois de ouvido o Coordenador do Curso. 4 - Para o docente responsvel pelas prticas ambulatoriais e hospitalares sero acrescidas horas correspondentes a uma disciplina de 60 horas por subturmas de 05 (cinco) alunos, obedecendo ao regime didtico semanal ou anual, conforme quadro anexo. 7

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS


Conselho de Ensino, Pesquisa e Extenso CEPEx

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS


Conselho de Ensino, Pesquisa e Extenso CEPEx
5 - Para o docente responsvel pela Orientao de Monografia, ser acrescido ao nmero mnimo de horas/aula, estabelecido no Art. 6, o correspondente a uma disciplina de 60 horas (2 horas/aula semanais), por aluno orientado, obedecendo ao disposto nesta Resoluo. I. O departamento dever priorizar, para orientao de monografia, preferencialmente, o docente com titulao de mestre ou doutor. II. O docente orientador de monografia poder ficar responsvel por, no mximo, 05 (cinco) alunos. 6 - Para o docente responsvel por Projetos de Iniciao Cientfica, apoiados por instituies de fomento, ser destinada 01 hora/aula semanal por aluno orientado. 7 - Fica vedada a adio de Horas de Apoio s Atividades Docentes quelas horas/aula destinadas aos Estgios, em geral, Prtica de Ensino, s Prticas Laboratoriais, Curriculares, Ambulatoriais e Hospitalares e Orientao de Monografias e Projetos de Iniciao Cientfica de que cuida este artigo. Art. 11 Os Chefes de Departamento e Coordenadores de Colegiados de Coordenao Didtica sero enquadrados no regime de dedicao integral com 40 (quarenta) horas/aula, devendo ser atribudo a eles o mnimo de 08 (oito) horas/aula semanais. Os casos excepcionais ou omissos na presente Resoluo sero apreciados por Comisso Especial constituda pelos Pr-Reitores de Ensino, Pesquisa e Extenso e de Planejamento, Administrao e Finanas e pelo titular da Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos, sob a presidncia do primeiro. nico Os pareceres devero ser encaminhados ao Reitor para exame e homologao. O controle e acompanhamento da execuo da presente Resoluo ficar sob a responsabilidade da Pr-Reitoria de Ensino, da Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos, dos Diretores de Centros, dos Chefes de Departamentos e dos Colegiados de Coordenao Didtica.

Art. 12 -

Art. 13 -

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS


Conselho de Ensino, Pesquisa e Extenso CEPEx
Art. 14 Dadas as especificidades do novo Projeto Pedaggico do Curso de Medicina (PBL), a distribuio das aulas para os professores que atuaro no referido projeto, a partir de 2002, ser determinada em resoluo especfica. Revogadas as disposies em contrrio, especialmente a Resoluo N 014 CEPEx/2000, esta Resoluo entrar em vigor na data da sua aprovao.

Art. 15 -

Registre-se. Divulgue-se. Cumpra-se. Sala dos Conselhos, em Montes Claros (MG), aos 30 de janeiro de 2002.

Professor Paulo Csar Gonalves de Almeida


PRESIDENTE EM EXERCCIO DO CEPEX

10

Potrebbero piacerti anche