Sei sulla pagina 1di 86

M a nua l de P r oc e di m e nt os Laboratrio Contbil II

1. ACESSO AO SISTEMA MICROSIGA: 1.1. Alterando a linha de comando: Para acessar todos os mdulos disponveis no sistema, deve alterar a linha de comando do atalho Lab, existente na rea de trabalho. Para isso, siga as instruoes: a) Clike com o boto direito do mouse sobre o atalho, em seguida execute a opo propriedades.

b)

Aps

executar

opo:

propriedades,

sistema

apresenta a tela com a linha de comando a ser alterada. Altere somente o nome SIGACTB para SIGAADV, ao final da alterao a linha de comando ficar com as seguintes informaes: C:\LAB\MP8RMT.EXE P=SIGAADV E=LAB Q Em seguida, confirme no boto OK. Veja tela explicativa a seguir.

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.2 de 86

20/9/07

1.2. Acessando o sistema: Aps alterar a linha de comando, execute dois cliques duplos sobre o atalho criado na rea de trabalho.

No primeiro acesso, o sistema apresentar a tela de configurao da interface a ser utilizada. Escolha a opo FLAT.

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.3 de 86

20/9/07

Aps escolher a interface, o sistema ser iniciado, apresentando na janela inicial, os campos a serem preenchidos com os dados iniciais. Veja exemplo:

Digitar o login do grupo. Vale ressaltar, que o login do grupo fornecido pelo assistente de sala.

ADMINISTRADOR

Informar a senha fornecida pelo assistente. Vale ressaltar, que s permitido o acesso, caso a senha digitada seja vlida.

ENTRAR, boto utilizado para confirmar os dados de acesso ao sistema.

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.4 de 86

20/9/07

Data base do sistema. Pode ser alterado se necessrio. Empresa em que o grupo ir acessar para executar os trabalhos. Ex.: Lab. Contbil / Grupo 001

Mdulo a ser inicializado para registro dos dados.

CONFIRMAR, boto utilizado para confirmar os dados de acesso ao sistema.

2. Interface do Sistema, modelo FLAT: O sistema apresenta interface padro para todos os mdulos, disponibilizando nesta, os menus de acesso conforme segue. Veja exemplo:

Mp8.11 CodeBase Lab

Contabilidad

Lab.

Administrad

09/08/07

Na interface do sistema esto disponveis os menus: Atualizaes, Consultas, Relatrios e outros. Dentro dos menus existes os submenus, os quais sero utilizados para insero dos dados.

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.5 de 86

20/9/07

3.

COMPRAS:

O Ambiente de Compras oferece equipe de aquisio, condies de acompanhar e controlar o processo de compras (cotaes, pedidos de compras e o recebimento de materiais). Apresentando informaes indispensveis a uma boa negociao com seus fornecedores e a reposio dos estoques em tempo hbil. O ambiente atende aos seguintes tpicos:

Gera solicitao de compras de forma manual ou automtica, uma vez atingido o ponto de pedido, ou pela necessidade do

Planejamento e Controle da Produo, caso esteja em uso.

Gera e emite cotaes aos fornecedores cadastrados para coleta de preos, condies de pagamento e prazos de entrega.

Analisa as cotaes e automaticamente sugere a mais adequada. O usurio pode aprovar a anlise ou escolher outra cotao de acordo com as suas necessidades.

Gera automaticamente os pedidos de compras a partir da anlise das cotaes.

Controle

de

Alada

para

liberao

de

pedidos

de

compras,

identificando os responsveis pelas autorizaes.

Possui dois fluxos para entrada de material:


Pr-Nota

de Entrada e Documento de Entrada de Entrada

Documento

Emite relatrios:
Solicitaes; Cotaes;

Notas Fiscais de Entrada;

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.6 de 86

20/9/07

Pedidos de Compras; Anlise dos Estoques; Boletim de Entrada; Divergncias; Mala Direta.

Integra-se com os Ambientes de Estoque/Custos, Faturamento, Financeiro, PCP (Planejamento e Controle de Produo), Fiscal e Contabilidade Gerencial.

3.1. Fluxo de Compras:

3.2. Documentos de Entrada (notas fiscais): Essa rotina permite o registro de qualquer movimento de entrada de mercadorias na empresa. A entrada das mercadorias inicia um processo de atualizao on-line de dados financeiros e de estoques e custos.

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.7 de 86

20/9/07

Alm disso, esta rotina permite que os materiais recebidos pelo Recebimento de Materiais sejam classificados e os devidos lanamentos contbeis efetuados. Este processo consiste na confirmao dos valores do recebimento, na informao das tributaes aplicadas e dos dados contbeis financeiros. O campo "Espcie do Documento" determina o tipo do documento de entrada, que pode ser:

Normal; Complemento de Preo; Complemento de ICMS; Complemento de IPI; Beneficiamento; Devoluo.

3.3. Inclundo um documento de entrada (nota fiscal):

3.3.1

No

mdulo

compras

selecionem

as O

opes: sistema

atualizaes+documento

entrada+incluir.

aprenta a janela documento de entrada, dividia em reas: a) rea Cabealho:

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.8 de 86

20/9/07

Nesta rea so informados os dados de identificao do documento e os dados do fornecedor. b) Itens: Nesta rea itens, so informados os dados dos produtos, como: produto, quantidade, valor preenchimento do campo TIPO e etc. Observe o ENTRADA" que

determina como ser o clculo das tributaes referentes ao documento. c) Rodap: Nesta rea rodap, observe os dados exibidos em cada pasta, alguns campos so obrigatrios e no ser possvel concluir a entrada do documento sem o seu devido preenchimento. Confira os dados e confirme a gravao.

Informe o tipo de nota a ser lanada. Tipos disponveis: Normal, Devoluo, Beneficiamento e Complementos.

Informe o nmero da nota fiscal. Em caso de dvidas, tecle [F1] dentro do campo para buscar ajuda do help. Informe NF para nota fiscal.

Srie da nota fiscal.

Dados do produto. Clike no campo e precione [F3]

Informe a quantidade de mercadoria adiquirida. Dados do fornecedor. Use a tecla [F3] para localizar o fornecedor.

Localiza o campo: C Contbil e digite o cdigo da conta onde deve ser lanada a entrada. Tecle [F3] para consultar o plano de contas.

Tipo de entrada da nota fiscal (TES). Para pesquisar o arquivo de Tipos de Entrada e Sada tecle [F3].

Informe a natureza da operao. Caso necessrio utilize a tecla [F3] para consulta.

Informe a condio de pagamento deste documento. Caso necessrio utiliza a tecla [F3] para consulta.

Linha demonstrativa das duplicatas a serem geradas conforme condio de pagamento utilizada.

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.9 de 86

20/9/07

Informaes complementares: Botes de atalho: Selecionar Pedido de Compra [F5]: O sistema permite que um documento de entrada seja criado baseado em um pedido de compra. Neste caso, os dados do pedido de compra so transportados para a janela do documento de entrada, agilizando o processo de incluso. Caso a quantidade informada no documento de entrada seja a mesma do pedido de compra, este ser baixado automaticamente, caso contrrio, o pedido permanecer em aberto. Selecionar Pedido de Compra por Item [F6]: O sistema permite que um documento de entrada seja criado baseado apenas em alguns itens de um pedido de compra. Neste caso, os dados dos itens selecionados do pedido de compra so transportados para a janela do documento de entrada, agilizando o processo de incluso. Selecionar Documento Original [F7]: Em se tratando de um documento de devoluo, beneficiamento ou de complemento ICMS, IPI ou Preo/Frete, o sistema permite a incluso do documento de entrada a partir do documento original, agilizando o processo de incluso. Selecionar Lotes Disponveis (para Devoluo) [F8]: Em se tratando de nota de devoluo de venda de produtos com controle de rastreabilidade, o sistema permite consultar os lotes disponveis, agilizando o processo de devoluo. Rateio do Item por Centro de Custo [F9]: O sistema permite ratear os valores dos itens do documento de entrada entre vrios centros de custos. A configurao do rateio feita item a item, no sendo possvel ratear o custo de vrios itens do documento de entrada ao mesmo tempo.

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.10 de 86

20/9/07

4.

ESTOQUE/CUSTOS:

O Ambiente Estoque/Custos tem por finalidade principal o controle de materiais movimentados e armazenados pela sua empresa, alm do custo incorrido sobre este material. Para possibilitar esse controle, o sistema conta com as tcnicas de controle de materiais:

Controle de valores e quantidades em estoque; Planilha de formao custo/preo de venda; Controle dos movimentos; Rastreabilidade; Custo mdio/FIFO:
o o o o On-line; Seqencial; Dirio; Mensal.

Real x previsto; Custo de reposio em moedas fortes; Projeo do consumo mdio:


o o o Pesos; Tendncia - Mtodo estatstico de regresso linear; Classificao ABC com base no consumo e preo atual.

Clculo do lote econmico pela curva ABC; Clculo do ponto de pedido; Clculo do custo de reposio (padro) por moeda; Rastreabilidade desde o recebimento at a produao; Controle de qualidade; Saldo por endereo; Capacidade de armazenamento;
Pg.11 de 86 20/9/07

Manual Laboratrio Contbil II

Custo em partes; Potncia de lotes.

4.1. Fluxo de Estoque/Custos:

4.2. Cadastro de Produtos: Este cadastro contm as principais informaes sobre produtos e servios adquiridos, fabricados ou fornecidos pela empresa, propiciando o seu controle em todos os ambientes do sistema. As empresas exclusivamente comerciais tero, possivelmente, apenas produtos para revenda e materiais de consumo. As empresas industriais tero, possivelmente, todos os tipos de produtos ou materiais utilizados para produo: produtos

acabados, produtos intermedirios, matrias-primas, materiais

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.12 de 86

20/9/07

de

consumo

outros,

inclusive

mo-de-obra

ou servios

agregados a fabricao que devem compor o custo do produto final. A definio de produto genrica e abrange muitos conceitos que podem variar de acordo com o ramo de atuao da organizao, bem como do ambiente utilizado. 4.2.1. Cadastrar Produto:

Para incluir um produto, na janela de manuteno de Produtos, selecione a opo incluis. O sistema

paresenta a tela de incluso subdividida em pastas que facilitam o gerenciamento das informaes. As pastas e campos so selecionados e apresentados conforme o ambiente utilizado, ou seja, em alguns mdulos podem ser exibidos mais pastas e campos do que em outros. Preencha os dados conforme orientao do help de campo ([F1] dentro do campo). Observe, porm, as funes das seguites pastas e campos:

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.13 de 86

20/9/07

4.2.2. Movimentao Interna (Baixa Requisio): A rotina de Movimentao Interna Modelo 2, possui como diferencial a possibilidade de lanar vrios itens no mesmo documento. Nesta rotina deve ser lanada as movimentaes (requisies) de consumo de materiais.

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.14 de 86

20/9/07

Para incluir uma movimentao, deve acessar a janela de manuteo de movimentos Interna Modelo 2 e selecionar a opo Incluir.

O sistema apresenta a tela de incluso:

Cdigo do tipo de movimentao, este tipo pode ser: (E) - Entrada - Cdigos < ou = 500 (S) - Sada - Cdigos > 500 Nmero da requisio. Centro de custo consumidor do produto.

Cdigo identificador do produto movimentado. Use [F3] para consultar o produto.

Quantidade Requisitada.

Conta contbil. Informe a conta: 41202008=Material de Expediente. Use [F3].

Preencha os dados conforme orientao do help de campo e confirme a incluso no boto OK.

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.15 de 86

20/9/07

4.2.3. Consulta Movimentao do produto: Para consultar a movimentao dos produtos, acesse o cadastro do produto, pesquise o produto e faa a consulta no peodo dejesado. Veja as instrues:

Em seguida, selecione o produto a ser consultado.

O sistema ir apresentar a seguinte tela:

Selecione o produto desejado e clike consulta.

Kardex. Demonstra as movimentaes do produto em determinado perodo. Produto consultado. Saldo em Estoque em quantidade.

Saldo em Estoque em valor. Custo unitrio do produto.

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.16 de 86

20/9/07

4.2.4. Consulta o Kardex do Produto:

Na tela anterior, clike no boto

e informe na tela a

seguir a data desejada para consulta. Veja.

Preencha os campos e confirme no boto OK, para visualizar a ficha de controle (movimentaes) do produto.

Clike OK para sair da tela. Clike IMPRIMIR para imprimir a consulta.

Clike GRAFICO para gerar os grficos das movimentaes.

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.17 de 86

20/9/07

Consulta do Kardex Impressa:

Apresentao Grfica da consulta do Kardex:

4.2.5. Reclculo do Custo Mdio:

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.18 de 86

20/9/07

Objetivo: Ajustar o custo mdio de cada produto em estoque. O sistema utiliza os critrios de contabilizao para contabilizar as movimentaes de requisies e devolues do estoque. Execute a rotina com os

seguintes parmetros:

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.19 de 86

20/9/07

Confirme os parmetros no boto OK.

Aps ler a mensgem, confirme no boto OK

Marque apenas uma filial, conforme nmero do grupo e confirme no boto OK. O sistema ir calcular o custo das mercadorias requisitas e efetuar os registros contbeis. Ao ser apresentada a tela com os lanamentos contbeis, confiram os valores e as contas utilizadas. Estando corretas confirme o lanamento, havendo inconsistncia deve fazer as correes.

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.20 de 86

20/9/07

4.2.6. Fechamento Mensal do Estoque:

Objetivo: Encerrar as movimentaes de entradas e sadas de produtos no ms. Para executar a rotina Virada dos Saldos, deve seguir os seguintes

parmetros:

Na prxima tela, marque apenas uma filial, conforme o nmero do grupo e confirme no boto OK.

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.21 de 86

20/9/07

Confirme a data de fechamento do estoque e confirme no boto OK.

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.22 de 86

20/9/07

5. FATURAMENTO: Faturamento pode ser definido como a receita bruta decorrente da venda de mercadorias e servios de qualquer natureza. O ambiente Faturamento culmina numa srie de aes que disparam informaes de forma integrada, onde podemos destacar:

Emisso de Documentos de Sada; Gerao de Receita; Relacionamento com Estoque; Relacionamento com Departamento Fiscal; Alimentao das Estatsticas; Emisso de Faturas/Duplicatas; Gerao de Contas a Receber; Controle de Oramentos.

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.23 de 86

20/9/07

5.1. Fluxo de Faturamento:

5.2. Pedido de Vendas: O pedido considerado pea fundamental para o faturamento da empresa, pois determina as vendas e demanda de produtos e servios. Para incluir um pedido de venda basta seguir os passos a seguir.

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.24 de 86

20/9/07

O sistema ir apresentar os pedidos existentes conforme legenda:

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.25 de 86

20/9/07

Selecione a opo inclui.


Planlia Financeira. Demonstra informaoes sobre notas fiscais, duplicatas e rentabilidade do produto. Tipo do Pedido de Venda: N-> Pedidos Normais. D-> Pedidos para Devoluo de Compras.

Consulta a posio do Cliente.

Nmero do Pedido. Automtico.

Cdigo identificador do cliente. Para consultar o cadastro utilize a tecla [F3].

Tipo de sada do tem, este tipo pode ser: Entrada Cdigos menor que 500. Sada - Cdigos maior que 500. Para consultar o cadastro utilize a tecla [F3].

Cdigo da condio de pagamento utilizada na venda. Use a tecla [F3] para consultar as condies existentes. Cdigo identificador do produto. Para consultar o cadastro utilize a tecla [F3]. Quntidade Vendida Informe a quantidade a ser liberada no estoque. Use tecla [F4] para consultar o saldo do produto em estoque.

5.3. Liberao de Crdito e Estoque: Esta opo de liberao oferecida pelo Protheus permite que o crdito do cliente e estoque de produtos solicitados seja avaliado, analisando o limite de crdito do cliente, a data de vencimento do limite de crdito e o saldo em estoque do produto. A liberao do estoque somente efetuada se o pedido a que pertence o item no possuir bloqueio de crdito. Assim, sendo as duas opes juntas, a liberao simultnea torna-se possvel.

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.26 de 86

20/9/07

Selecione o pedido a ser liberado e clike na opo manual. Em seguida ser apresenta a tela com as informaes de anlise.

Analise os dados e confirme a liberao do pedido atravs da opo Lib. Todos. 5.4. Faturamento (Documento de sada):
Manual Laboratrio Contbil II Pg.27 de 86 20/9/07

Esta rotina prepara os documentos de sada para finalizao do processo de expedio das mercadorias e/ou prestao de servios, ou seja, gera os diferentes documentos, como Nota Fiscal, Complemento de Preos, Complemento de ICMS,

Complemento de IPI, Devoluo de Compras e Beneficiamento, conforme definido no Pedido de Venda. Para que seja possvel a emisso dos documentos de sada, os Pedidos de Venda devem estar liberados pelas rotinas de anlise de crdito do cliente e pela quantidade disponvel em estoque dos produtos vendidos, atravs da rotina de liberao de crdito/estoque. Para fazer o faturamento da venda, siga os passos a seguir:

Ao executar a rotina documento de sada, o sistema apresenta a tela com os parmetros a serem preenchidos, confirme no boto OK. Veja exemplo:

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.28 de 86

20/9/07

Marque o pedido a ser faturado e clike no boto Prep. Docs. Em seguida preencha os campos dos parmetros conforme helpe dos campos e confirme no boto OK. Caso necessite excluir a Nota Fiscal de venda, deve seguir os seguintes passos:

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.29 de 86

20/9/07

Selecione a Nota Fiscal a ser excluda e clique no boto excluir.

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.30 de 86

20/9/07

6. ATIVO FIXO (controle de patrimnio): No ativo permanente esto s aplicaes de recursos feitas pela empresa em carter permanente, ora representando bens adquiridos para uso da empresa como veculos, mveis e utenslios, etc, ora representando aplicaes de recursos na compra de aes ou quotas de outras empresas de carter permanente, ou ainda, representando aplicaes de recursos em despesas que devem onerar os resultados de vrios exerccios. O Ativo permanente subdividido em:

Investimentos; Ativo Imobilizado; Ativo Diferido.

O ambiente Ativo Fixo atende aos seguintes tpicos do controle de ativo imobilizado da empresa:

Clculo da depreciao em at cinco moedas independentes; Clculo da depreciao segundo mtodos:


Cotas constantes baseadas em percentual anual; Amortizao por perodo (vida til, arrendamento ou locao); Depreciao acelerada.

Lanamentos contbeis automticos.

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.31 de 86

20/9/07

6.1. Fluxo de Ativo Fixo:

6.2. Efetuar o cadastro de Ativos:

Execute os menus: atualizaoes+cadastros+ativos, em seguida pea para incluir o ativo seguindo as seguintes instrues:

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.32 de 86

20/9/07

Cdigo do Bem dentro do Cadastro de Ativos. Cd. gerado automtico.

Data de aquisio do Bem.

Confirme o cadastro. Boto OK

Informar a quantidade de bens. Ex.: 1 (um).

Nmero da plaqueta. Utilizada para controle fsico do bem.

Grupo de ativos a que o bem pertentece. Ao informar o grupo, a linha inferior da tela recebera automaticamente as contas contbeis e a taxa para depreciao.

Histrico do Bem deve ser preenchido conforme o campo Tipo Ativo.

Conta do Bem. Preenchida automticamente ao informar o grupo.

OBS: Percorrer a linha e preencher os campos: Data Inicial da Depreciao e Valor Original Moeda 1.

6.3 Classificao de Comrpas: Este cadastro tem como objetivo classificar os bens adquiridos no ambiente Compras. Classificar significa incluir as demais informaes (as contas do bem, taxas de depreciao, centro de custo, etc) do bem, para que se possa efetuar o clculo da depreciao. Aps a entrada do material, para que este seja efetivado dentro do Ativo Fixo necessrio classific-lo atravs desta rotina.

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.33 de 86

20/9/07

Aps executar a rotina sero apresentados os bens a serem calssificados conforme legenda.

Para

efetuarem

classificao,

basta

executar

boto

calssificar e preencher os campos conforme orientaes a seguir.


Confirme o cadastro. Boto OK

Cdigo do Bem dentro do Cadastro de Ativos. Cd. gerado automtico.

Data de aquisio do Bem.

Informar a quantidade de bens. Ex.: 1 (um).

Nmero da plaqueta. Utilizada para controle fsico do bem.

Grupo de ativos a que o bem pertentece. Ao informar o grupo, a linha inferior da tela recebera automaticamente as contas contbeis e a taxa para depreciao.

Manual Laboratrio Contbil II

Histrico do Bem deve ser preenchido conforme o campo Tipo Ativo.

Conta do Bem. Preenchida automticamente ao Pg.34 de 86 informar o grupo.

OBS: Percorra a linha e preencher os campos: Data Inicial da 20/9/07 Depreciao e Valor Original Moeda 1.

6.4 Clculo das depreciaes: O objetivo da rotina efetuar os clculos mensais de correo monetria e depreciao dos bens cadastrados. Dever ser calculado todo ms (data base do sistema deve ser igual ao ultimo dia de cada ms), para que os bens sejam atualizados de acordo com as taxas informadas nos cadastros. Para que este processo seja bem sucedido, dever ser observado se as taxas mensais das moedas e se as taxas de depreciao foram informadas corretamente, assim como as contas atreladas ao bem. Para executar a rotina siga as orientaes a seguir:

Observe se a data do ltimo clculo apresentada na tela, igual ao ltimo dia do ms anterior ao ms a ser calculado a depreciao. Em seguida, preencha os campos dos parmetros.

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.35 de 86

20/9/07

Obs: No campo filial use [F3], selecione a filial correspondente ao nmero do grupo e confirme no boto OK. O sistema ir calcular e contabilizar as depreciaes dos ativos. Caso o parmetro mostra lan. Contb? estiver preenchido com SIM, ser apresentada a tela com os lanamentos das depreciaes. Veja exemplo:

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.36 de 86

20/9/07

6.5. Desclculo mensal: Se por qualquer motivo houver necessidade de desfazer o clculo das depreciaes, utilize a rotina desclculo mensal. A operao de desfazer o clculo chama-se Desclculo Mensal e reverte o clculo da correo e a depreciao dos ativos imobilizados. possvel realizar apenas um desclculo e este referente ao ltimo clculo efetuado.

Configure os parmetros e confirme no boto OK.

Aps efetuar o desclculo faa as correes necessrias e efetue novamente o clculo de depreciao.

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.37 de 86

20/9/07

7. GESTO DE PESSOAL: O Ambiente Gesto de Pessoal destina-se ao controle e automao das atividades relacionadas administrao de pessoal, tais como a folha de pagamento, tributos incidentes sobre a folha, frias, resciso contratual e obrigaes anuais. 7.1. Fluxo da Folha de Pagamento:

7.2. Clculo mensal da folha: O Mdulo Gesto de Pessoal processa o clculo da folha de pagamento de todas as categorias profissionais. Para calcular a folha de pagamento necessrio seguir os seguintes procedimentos: a) Altere a data base do sistema para o ltimo dia do ms em que ser calculada a folha. Para isso, clique sobre a data apresentada na parte inferior da tela.

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.38 de 86

20/9/07

b) No

ambiente

gesto

de

pessoal,

acesse

menu

miscelnia+clculo+folha.

c) Na tela seguinte, execute a opo parmetros e defina os critiros de clculo conforme exemplo. Em seguida confirme no boto OK.

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.39 de 86

20/9/07

d) Aps

calcular

folha,

execute e

as

rotinas: os

atualizaes+lanamentos+mensais clculos efetuados. 7.3. Lanamentos Mensais:

visualize

Esta opo permite a manuteno dos valores e/ou horas variveis do funcionrio dentro do ms em aberto para clculo. Estes valores constituem tudo que ocorre dentro do ms no previsto pelo clculo automtico, e que afetar diretamente o Clculo da Folha de Pagamento. Ao final de cada ms, com o fechamento mensal, estes valores sero transportados para o arquivo de Acumulado Anual e, em seguida, ser efetuada uma limpeza no arquivo de lanamentos mensais para que sejam lanados os valores do novo ms de clculo. a) Aps calcular a folha, execute e as rotinas: os

atualizaes+lanamentos+mensais clculos efetuados.

visualize

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.40 de 86

20/9/07

b) Ao executar uma das opes apresentadas na tela anterior visualizar ou alterar, ser apresentada a tela com os valores calculados. Veja exemplo:

7.4. Relatrio Folha de Pagamento: Este relatrio emite a Folha de Pagamento em formulrio contnuo comum ou Pr-impresso. O relatrio contm os dados dos funcionrios, funo, categoria funcional, centros de custos, nmero de dependentes para salrio famlia, os cdigos dos proventos e descontos que entraram no clculo do Valor Lquido, Salrio Base, Salrio Contribuio, bases de clculos do Imposto de Renda Retido na Fonte e de FGTS e o Valor de Depsito do FGTS. Para imprimir a folha de pagamento, execute a rotina

Relatrios+Mensais+Folha de Pagamento.

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.41 de 86

20/9/07

Atravs dos parmetros podemos selecionar as opes de gerao e impresso da Folha.

Exemplo de impresso da folha quando parmetro: Folha Sint/Analit.? Estiver preenchido como ANALTICA

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.42 de 86

20/9/07

Exemplo de impresso da folha quando parmetro: Folha Sint/Analit.? Estiver preenchido como SITTICO.

7.5. Integrao Fianceira: As rotinas descritas a seguir tm como objetivo integrar os pagamentos gerados pelo ambiente Gesto de Pessoal ao ambiente Financeiro (contas a pagar). Esta integrao ocorrer atravs da opo "Integrao c/ Financeiro", depois de efetuada a gerao dos ttulos no arquivo de movimento de ttulos. Este procedimento visa garantir mais segurana uma vez que, os valores podero ser previamente consultados antes da efetiva integrao.

7.6. Gerao de ttulos:

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.43 de 86

20/9/07

Os ttulos gerados nesta rotina sero includos no Cantas a Pagar apenas atravs da execuo da Rotina de Integrao. Dessa forma, possvel conferir ao usurio mais segurana, visto que ser possvel de efetuar as devidas de conferncias antes de atravs efetivar do a

Cadastro

Movimentos

Ttulos

integrao. Para gerar os ttulos siga os passos a seguir: miscelnea+ttulos+gerao.

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.44 de 86

20/9/07

7.7. Manuteno dos ttulos: Nesta rotina pode-se incluir consultar ou alterar parte das informaes dos ttulos gerados, atravs da rotina de Gerao de Ttulos. Para efetuar a manuteno dos ttulos execute as seguintes rotinas: miscelnea+ttulos+manuteno.

7.8. Integrao Financeira dos Ttulos:


Manual Laboratrio Contbil II Pg.45 de 86 20/9/07

Aps efetar os procedimentos de gerao dos ttulos e manuteno, esta rotina dever ser executada para efetivar a integrao com o financeiro. A partir da execuo desta rotina, os ttulos integrados no podero mais ser tratados neste ambiente, pois estaro gravados no arquivo de contas a pagar e sua manuteno (Incluso/Alterao/Excluso) dever ser feita exclusivamente atravs do Ambiente Financeiro. No Ambiente Gesto de Pessoal ficar apenas o histrico destes ttulos, podendo ser consultados e at excludos, no interferindo, no entanto no contas a pagar. Para efetuar a Integrao dos ttulos execute as seguintes rotinas: miscelnea+ttulos+Integr. Fiananceiro.

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.46 de 86

20/9/07

Obs: Ao executar a rotina de integrao, o sistema gera automaticamente os ttulos no cantas a pagar e faz a contabilizao (proviso da folha). 7.9. Fechamento mensal da folha: O fechamento mensal consiste em gerar um arquivo do Movimento Mensal e preparar o sistema para os clculos do ms seguintes. Aps executar a rotina o sistema executar zera a os lanamentos de do ms. Os so:

procedimentos

para

rotina

fechamento

miscelnea+fechamento+mensal.

OBS: Esta rotina s deve ser executada aps ter integrado os pagamentos ao financeiro e provisionado a folha. Aps

executada a rotina no possvel efetuar clculos no ms fechado.

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.47 de 86

20/9/07

Observe que o sistema apresenta na tela o ms a ser fechado. Estando correto, confirme no boto OK.

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.48 de 86

20/9/07

8.

FINANCEIRO:

O ambiente Financeiro atua como uma ferramenta administrativa que possibilita o acompanhamento dos eventos financeiros e recursos de uma empresa. Entre suas inmeras funes, permite os seguintes controles dentro de uma gesto financeira:

Planejamento financeiro das operaes, atravs dos oramentos; Acompanhamento dos eventos que resultam em entrada ou desembolsos de recursos, atravs do Fluxo de Caixa, com a finalidade de permitir ao Administrador, em tempo real, a tomada de decises referentes disponibilidade de caixa;

Transparncia nas operaes, atravs da contabilizao dos dados; Controle de ttulos e valores, de clientes e de fornecedores; Administrao dos registros de ttulos a pagar e a receber; Comunicao bancria.

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.49 de 86

20/9/07

8.1. Fluxo Financeiro:

8.2. Cadastro de Naturezas: O cadastro de naturezas de extrema importncia para o controle gerencial do sistema, j que possibilita o controle das finanas da empresa sem a colaborao direta da Contabilidade, na gerao automtica de ttulos. atravs da natureza que o sistema faz a classificao dos ttulos a pagar e a receber, conforme a operao. As naturezas permitem classificar a origem das receitas e despesas, agrupando as movimentaes com caractersticas comuns, como por exemplo:

Pagamento de fornecedores; Recebimento de clientes; Gastos gerais;

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.50 de 86

20/9/07

Pagamentos de luz, gua, etc.

O castro de naturezas j est prondo, os usurios podero apenas visualisar sua estrutura e contas. Para isso deve acessar as seguintes rotinas: atualizao+cadastros+naturezas.

8.3. Contas a Receber: A rotina de "Contas a Receber" controla todos os documentos, tambm chamados por ttulos, que geram receita para a empresa. Estes ttulos podem ser Duplicatas, Cheques, Notas Promissrias, Adiantamentos, entre outros.

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.51 de 86

20/9/07

A incluso de um ttulo na carteira a receber pode ser automtica, caso o ambiente de Faturamento esteja integrado ao ambiente Financeiro, ou manual, incluindo-se os ttulos individualmente, via digitao. Para acessar o ambiente do contas a receber, deve executar as seguintes rotinas: atualizao+contas a

receber+contas a receber. Veja exemplo:

Ao executar a rotina contas a receber o sistema apresenta a tabela com os ttulos atravs existentes, dos os quais sero da gerados e

automaticamente

faturamentos

empresa

apresentados conforme legenda. Vejam exemplos:

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.52 de 86

20/9/07

Dentro do ambiente contas a receber o sistema possibilita ao usurio: pesquisar, incluir, visualizar, alterar, substituir ou excluir o ttulo. 8.4. Baixas a Receber: Esta rotina possibilita que seja registrado no sistema o recebimento dos ttulos. Visualmente, os ttulos lanados no Contas a Receber apresentam uma esfera indicativa ao seu lado esquerdo. A cor verde indica ttulo no baixado, vermelha ttulo j baixado e azul, baixado parcialmente. Para baixar os ttulos deve acessar as seguintes rotinas: atualizaes+contas a receber+baixas a receber.

Aps executar a rotina o sistema apresenta os ttulos disponveis a serem baixados. Veja tela a seguir e siga os passos:

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.53 de 86

20/9/07

a) Selecione o ttulo a ser baixado e clike na opo Baixar; b) Na tela apresentada, informe a conta bancria. Opo Banco use [F3] para consultar o banco; c) Confira o valor recebido e confirme no boto OK; d) Caso necessite cancelar a baixa, basta executar a opo Canc. Baixa e confirmar no boto OK. 8.5. Contas a Pagar: A rotina de Contas a Pagar controla todos os documentos, tambm chamados por ttulos, a serem pagos pela empresa. Estes ttulos podem ser Duplicatas, Cheques, Notas Promissrias,

Adiantamentos, Pagamentos Antecipados, Notas Fiscais, etc. A incluso de um ttulo na carteira a pagar pode ser automtica, caso os ambientes de Compras e/ou de Estoque/Custos estejam integrados ao Financeiro, a partir das notas fiscais de entrada, ou incluindo-se os ttulos individualmente, via digitao. Na digitao manual, os ttulos devem ser agrupados por natureza, permitindo assim uma gerao de resultados (relatrios), de forma
Manual Laboratrio Contbil II Pg.54 de 86 20/9/07

estruturada

organizada,

sendo

uma

poderosa

ferramenta

gerencial. Para acessar o ambiente do Contas a Pagar, deve executar as seguintes rotinas: atualizaes+contas a

pagar+contas a pagar.

Para incluir manualmente um ttulo a pagar, selecione a opo incluir, o sistema abre um novo registo, preencha os campos em azuis campos obrigatrios e confirme no boto OK. Veja exemplo:

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.55 de 86

20/9/07

Campo que permite ao usurio identificar os ttulos que pertenam a um mesmo grupo. Ex.: DOC, FAT, SD1, etc. Preenchido automaticamente ao ser informado o cdigo do fornecedor.

A natureza refere-se ao elemento de despesa contrado pela empresa. Use a lupa ou [F3] para consulta. Observe que ao informar a nuatureza o sistema preenche automaticamente os campos: contas: debito e crdito.

Campo que permite ao usurio informar o nmero do ttulo. Ex.: 000001, 000002... Informe o tipo do ttulo que est sendo digitado. Ex.: Fatura, Boleto, Nota Fiscal, etc. Use [F3] para consultar os tipos existentes. Informe o cdigo do fornecedor. Use a lupa ou [F3] para consulta.

Informe o valor do ttulo a ser pago. Digite o histrico do ttulo. Confira a conta contbil, pois a mesma preenchida automaticamente ao ser informado a natureza.

Aps preencher os campos em azuis, confirme a incluso do ttulo no boto OK. Observe que o sistema apresenta os lanamentos contbeis. Confira-os e confirme.

8.6. Baixas a Pagar Manual: Esta rotina permite efetuar as baixas dos ttulos a pagar

individualmente. Visualmente, os ttulos lanados no Contas a Pagar apresentam uma esfera indicativa ao lado esquerdo, na janela de manuteno de Baixas a Pagar. A cor verde indica ttulo no baixado, vermelha, ttulo j baixado e azul, ttulo baixado parcialmente. Para acessar o ambiente de baixas a pagar execute as rotinas:

atualizaes+contas a pagar+baixas a pagar manual.

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.56 de 86

20/9/07

Para baixar o ttulo, selecione-o e execute a opo Baixar. Em seguida, preencha os dados da conta pagadora. Veja exemplo:

Confirme a baixa no boto OK. Clike no campo e escolha a opo: DEBITO CC

Informe o banco o cdigo do banco pagador.

Histrico da baixa. Pode ser alterado caso necessrio.

8.7. Movimentao Bancria:

Valor do pagamento. O sistema aprasenta o saldo existente no ttulo.

O Protheus8 controla, atravs de suas rotinas e processos, as entradas e sadas das contas bancrias. Desta forma, permite a
Manual Laboratrio Contbil II Pg.57 de 86 20/9/07

incluso de movimentaes e tambm a transferncia de valores entre os bancos. Para acessar o ambiente movimento bancrio deve executar as seguintes rotinas: atualizaes+movimento bancrio+movimento bancrio. Veja exemplo:

O ambiente Financeiro permite a transferncia de valores entre bancos, agncias e contas, desde que previamente cadastrados. Assim, executa duas movimentaes bancrias em uma nica operao: sada da conta origem e entrada na conta destino. Para realizar a transferncia bancria execute a opo Transf.

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.58 de 86

20/9/07

Informe o cdigo do banco de onde sair o dinheiro.

Informe a natureza utilizada na operao. Transferncia entre contas. Use [F3] para consulta ou clike na ?.

Informe o cdigo do banco para onde vai o dinheiro.

Informe a natureza utilizada na operao. Transferncia entre contas. Use [F3] para consulta ou clike na ?.

Informe TB para Transferncia Bancria.

Informe o histrico da transferncia.

Informe o valor da transferncia.

Informe o beneficirio da transferncia. O campo no obrigatrio.

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.59 de 86

20/9/07

8.8. Emprstimos:

O ambiente Financeiro permite controlar os valores investidos em aplicaes financeiras e emprstimos bancrios. Para registrar no sistema a aquisio de emprstimo, deve seguir os seguintes passos: atualizaes+aplicaes/emprstimos+aplicac/emprestimo.

Estando na tela apresentada acima, execute a opo incluir, o sistema carrega a tela para geristrar do emprstimo, preencha os campos conforme orientaes e confirme no boto OK. Veja exemplo:

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.60 de 86

20/9/07

Iforme o tipo de operao. O contedo deve ser igual a EMP.

Selecione a opo: Emprstimo.

Informe o cdigo do banco recebedor do emprstimo. Use [F3] para consulta.

Informe o cdigo da natureza EMPRSTIMO. Use [F3] para consulta.

Informe o valor do emprstimo.

8.9. Pagamento de Emprstimos: O ambiente Financeiro permite controlar os pagamentos das aplicaes financeiras e emprstimos bancrios. Para pagar via sistema o emprstimo bancrio, deve seguir os seguintes passos: atualizaes+aplicaes/emprstimos+resg/pag. emprest. Veja exemplos.

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.61 de 86

20/9/07

Informe o valor do pagamento do emprstimo.

Confirme o pagamento do emprstimo.

Informe o cdigo da natureza envolvida na operao. Use [F3] para consulta

Informe o cdigo da conta pagadora do emprstimo.

Informe o valor do pagamento do emprstimo.

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.62 de 86

20/9/07

9. LIVROS FISCAIS: As responsabilidades fiscais de uma empresa so demasiadamente importantes, devido quantidade de impostos e a infinidade de formulrios, excees, clculos, datas de vencimento e recolhimento, preenchimento de guias, que fazem relevantes as atividades dos departamentos fiscais em cada empresa. Estes procedimentos devem registrar, basicamente:

Notas Fiscais de Entrada (ICMS/IPI); Notas Fiscais de Sada (ICMS/IPI); Notas Fiscais de Servio (ISS); Notas Fiscais de Complemento de Impostos; Notas Fiscais de Complemento e Reconhecimento de Frete; Notas Fiscais de Complemento de Preos; PIS; Cofins.

Para cada situao h uma forma especfica de recolhimento e registro do imposto, da apurao e da declarao. 9.1. Fluxo Fiscal:

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.63 de 86

20/9/07

9.2. Apurao do ICMS: Para efetuar a apurao do ICMS, deve ser exexutada as seguintes rotinas: exemplo. miscelnea+apuraes+apuraao de ICMS. Veja

Preencha os parmetros conforme exemplos a seguir, mas lembrese, de que as datas devem ser alteradas conforme o perodo de apurao.

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.64 de 86

20/9/07

Obs: Ao confirmar a apurao do ICMS o sistema grava em disco o arquivo de apurao. Veja como definido o nome do arquivo.

Aps definir os parmetros de clculos, confirme no boto OK. Em seguida o sistema apresenta a tela com os clculos da apurao. Veja exemplo:

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.65 de 86

20/9/07

Faa a conferncia dos valores apurados, estando correto, confirme no boto OK. Caso tenha imposto a recolher, o sistema gera o ttulo a pagar no ambiente fianceiro.

9.3. Apurao PIS/CONFINS: Os recolhimentos referentes ao PIS - Programa de Integrao Social e Cofins - Contribuio para o Financiamento da Seguridade Social, so baseados no faturamento da empresa. O ambiente Livros Fiscais verifica as notas fiscais que possuam os CFOs correspondentes, predeterminados nos parmetros, soma os totais das notas e aplica sobre esta somatria as taxas

correspondentes a cada um dos recolhimentos. Aps o clculo, o sistema gera automaticamente, mediante

parametrizao da apurao, os ttulos no Contas a Pagar, ambiente Financeiro, caso esteja integrado. Veja como ocorre o processo:

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.66 de 86

20/9/07

Para efetuar a apurao do PIS/CONFINS, execute as seguintes rotinas: miscelnea+apurao+Pis/Confins. Veja exemplo:

Em

seguida

preencha

os

parmetros

conforme

critrios

de

apurao.

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.67 de 86

20/9/07

Aps confimar os parmetros o sistema faz o clculo da apurao e demonstra da seguinte forma. Veja exemplo:

Confiram os valores apurados, pois os mesmos devem bater com os valores existentes na apostila. Aps a conferncia confirme no boto OK. Nesse momento o sistema faz a contabilizao dos ttulos e gera os pagamentos no ambiente financeiro. Veja exemplo da tela de contabilizao.

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.68 de 86

20/9/07

Confira as contas contbeis usadas nos lanamentos e confirme no boto OK. Em seguinda ser apresentada a tela com os ttulos gerados no ambiente fianceiro, confirme no boto OK. Veja exemplo:

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.69 de 86

20/9/07

10. CONTABILIDADE GERENCIAL: Entre os diversos instrumentos utilizados pela administrao, importante destacar o papel da Contabilidade, como meio

especialmente concebido para captar, registrar, acumular, resumir, medir e interpretar os fenmenos que afetam a situao patrimonial, financeira e econmica de qualquer empresa, seja qual for seu ramo de atividade ou sua forma jurdica. A Contabilidade um instrumento da administrao e, para ser til, deve adaptar-se a suas necessidades. A complexidade da tomada de decises nos negcios da empresa acarretou o uso sistemtico da contabilidade para controle e planejamento administrativos. Bem utilizadas, as demonstraes contbeis constituem a base mais completa de informao, uma vez que, por meio delas, possvel identificar os pontos fracos da estrutura econmico-financeira da empresa, proporcionando uma viso resumida do resultado dos negcios e da situao patrimonial, e servindo de base para exercer a ao corretiva de qualquer controle adequado. Entretanto, no so apenas os administratores que se valem das informaes produzidas pela contabilidade. Essas informaes

tambm so teis a terceiros, tais como os scios ou acionistas sem ingerncia nos negcios, fornecedores, instituies financeiras,

entidades governamentais, clientes etc., que, por qualquer motivo participao nos lucros, concesso de crdito, tributao, planos setoriais e outros necessitam conhecer a situao da empresa. 10.1. Fluxo Contbil:

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.70 de 86

20/9/07

10.2. Lanamentos Contbeis: Para efetuar os lanamentos contbeis deve acessar

Atualizaes+Movimentos+Lanam Contbeis: Veja exemplo.


Acessar o menu ATUALIZAES, para que seja apresentado os sub-menus.

Esta rotina permite que o usurio registre no sistema os fatos contbeis, sendo permitido apenas um lanamento de dbito e crdito.

Sub-menu MOVIMENTOS permite acesso aos demais cones.

Esta rotina permite que o usurio registre no sistema os fatos contbeis, sendo permitido lanar vrios dbitos para um crdito ou vrios crditos para um dbito.

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.71 de 86

20/9/07

ambiente

Contabilidade

Gerencial

possui

duas

telas

para

cadastrar os lanamentos contbeis. Ficar a critrio do usurio utilizar a que mais lhe convier. 10.3. Incluindo um lanamento contbil:

Clik no menu atualizaes + movimentos + lanamentos contbeis; Selecione a opo incluir. O sistema apresenta a janela Capa de Lote-Lanamento; Selecione a opo incluir. O sistema apresenta a janela Capa de Lote-Lanamento; O preenchimento dos dados da Capa de Lote automtico. Porm o usurio pode alterar as informaes, como: data, lote e outros. Ao confirmar os dados da capa do lote o sistema apresenta a tela de incluso subdividida em pastas o que facilita o gerenciamento das informaes. Veja exemplo: Preencha os dados conforme orientao dos professores; Confira os dados e confirme.

Boto OK, fecha a tela salvando o registro contbil.

Boto X, fecha a tela sem salvar o registro contbil. Tipo de lanamento: 1=Dbito; 2=Crdito; 3=Partida dobrada.

Dados informados na Capa do Lote. No permite alterao.

Informar o cdigo da Conta a ser Debitada.

Informar o cdigo da Conta a ser Creditada.

Ao clicar na lupa o sistema abre o plano de contas, permitindo que o usurio pesquise a conta por cdigo ou descrio.

Valor do registro contbil.

Manual Laboratrio Contbil II

Campo reservado para receber o histrico Pg.72 de 86 do lanamento.

20/9/07

Clique em PARAMETROS, para definir os critrios de gerao do relatrio.

10.4. Excluindo os lanamentos contbeis:

Clik no menu atualizaes + movimentos + lanamentos contbeis; Pesquise e selecione o lanamento a ser excludo. Depois de selecionado, clik no cone excluir; O sistema abre o lanamento com os dados a serem excludos. Confira as informaes apresentadas e confirme no boto o lanamento ser excludo. , que

10.5. Relatrios: O ambiente Contabilidade Gerencial possui diversos tipos de relatrios, os quais podem ser gerados e impressos conforme a necessidade do usurio. Os relatrios disponveis referem-se a:

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.73 de 86

20/9/07

Cadastros,

Balancete,

Razes,

Dirios,

Comparativos

Demonstrativos. 10.5.1. Imprimindo o Plano de Contas: Esta rotina emite uma relao do plano de contas da empresa por ordem de cdigo e/ou por ordem de descrio. Este relatrio est disponvel dentro do menu Relatrios+Cadastros+Plano de Contas. Para gerar o relatrio e imprimir, deve seguir os seguintes passos. Veja exemplo:
Informe a Conta inicial a partir da qual deseja-se imprimir o relatrio. Caso queira imprimir todas as contas, deixe esse campo em branco. Utilize <F3> para escolher

Informe a Conta final at qual se deseja imprimir o relatrio. Caso queira imprimir todas as contas preencha com 'ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ'. Utilize <F3> para escolher.

Informe que tipo de Conta deseja Imprimir: - Analticas - Sintticas - Todas

Confirma os parmetros.

Confirma a impresso do relatrio.

A partir da segunda impresso, o sistema apresenta esta mensagem. Favor confirmar. SIM

Todos os relatrios ao serem gerados pela primeira vez o sistema apresenta a tela para configurar o local onde ser

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.74 de 86

20/9/07

gerado o relatrio. Preencha os campos seguindo as orientaes. Veja exemplo:


Selecione uma das opes, para que o relatrio seja impresso.

Selecione a impressora desejada.

Confirma as configuraes

Aps as configuraes, o relatrio gerado em disco e apresentado na tela do computador. Para imprimir deve executar os seguintes passos. Veja emxemplo:
Clique no boto e selecione a opo IMPRIMIR

Na pasta ambiente, marque a opo CLIENTE

Selecione a impressora, na qual deseja imprimir o relatrio.

Defina o intervalo de pginas para impresso do relatrio.

Confirme a impresso no boto IMPRIMIR.

Aps a impresso, clique na opo SAIR.

10.5.2. Imprimindo o Balancete de Verificao modelo grfico:

Existem diversas formas de emitir um mesmo relatrio no ambiente Contabilidade Gerencial. Essa flexibilidade resultado

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.75 de 86

20/9/07

da enorme gama de parametrizaes a eles associadas. A seguir descrevemos sucintamente as parametrizaes envolvidas. Para imprimir o Balancete de Verificao deve executar as opes: relatrios+balancetes+grfico; Preencha os parmetros conforme orientao do help do campo. Para ativar o help do campo, basta clicar dentro do campo e acionar a tecla F1. O sistema apresenta o help do campo, orientando-o sobre o preenchimento. Veja exemplo:

Para sair do help do campo deve acionar a tecla Esc; Sugesto de parametrizao.

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.76 de 86

20/9/07

10.6.

Imprimindo o Razo Contbil: Existem diversas formas de emitir um mesmo relatrio no ambiente Contabilidade Gerencial. Essa flexibilidade resultado da enorme gama de parametrizaes a eles associadas. A seguir descrevemos sucintamente as parametrizaes envolvidas. Para gerar o Razo Contbil, deve clicar em

relatrios+razoes+contbil; Ser apresenta a tela para o preenchimento dos parmetros. Configure os mesmos de acordo com orientao do help de campo. (para ativar o help de campo de clicar dentro do campo e teclar F1); Confira as configuraes e confirme. O sistema apresenta uma janela com as pastas para configurao da impresso; Confira as configuraes e confirme a impresso do relatrio;

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.77 de 86

20/9/07

Obs.: caso o relatrio seja gerado vazio, deve conferir os parmetros.

10.7.

Apurao de Resultados e Encerramento do Exerccio

10.7.1.

Primeiro Momento: Apurao de Lucros e Perdas a) Executar a rotina de Reprocessamento para ajustar os totalizadores das contas. Esta rotina est disponvel no menu: miscelnea parmetros). + refaz saldos os + reprocessamento e confirme + o

Preencha

parmetros

reprocessamento no boto OK.

b) Emitir os relatrios: Balancete, Razo e Dirio para anlise, conferncia e conciliao; c) Emitir o relatrio de Demonstrativo de Resultados; d) Processar lucros e perdas (Apurao de Resultados), observando os parmetros:

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.78 de 86

20/9/07

01

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.79 de 86

20/9/07

Data Referncia: Alterar a data do sistema para o ltimo dia do perodo que est sendo processado. Ex.: 31/12/06; Conta Inicial: Primeira conta de receita. Ex.: Conta inicial = 3; Conta Final: ltima conta de despesa. Ex.: Conta final = 42104001 Cd. Hist. Padro: Use a tecla <F3> para selecionar o histrico da apurao; N. Lote: Lote a ser gerado no lanamento.

Recomendamos usar da seguinte forma MMAAAA. Ex.: 122006; Nmero do Sub-lote = 001 Nmero do Documento: = 000001 Conta Apur. Resultado: Conta de apurao do resultado (Transitria). Normalmente usar uma conta do grupo 5 que foi criada para esta finalidade; Conta Ponte: Conta de Resultado do Exerccio.

Normalmente usar uma conta do grupo 5 que foi criada para esta finalidade; Conta Resultado: Conta do Patrimnio Liquido; Apura na Moeda (1): Qual moeda ser processada.

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.80 de 86

20/9/07

e) Executar a rotina Apurao de resultados; f) Emitir os relatrios e conferi-los: Balancete, Razo, Dirio, Balano; Estes relatrios devero ser arquivados de acordo com a legislao, pois poder ser solicitado no futuro. Estorno da Apurao de Resultados: Caso encontre incoerncias de valores na apurao dos

resultados, execute esta rotina, conforme segue: a) Selecionar a opo estorno apurao de resultados; b) Definir os parmetros: Data da apurao: ltimo dia do ano. Ex.: 31.12.06; Moedas: = Especfica; Qual moeda? = 01; Tipo de Saldo? = 1; Executar a rotina. Observao: A execuo da rotina ir estornar a apurao realizada anteriormente, permitindo que sejam realizados os ajustes necessrios. Estornando a apurao, implicara na necessidade de apurar os lucros e perdas, novamente, como

apresentado no primeiro momento. Veja a seguir, figura demonstrando os parmetros a ser utilizado na execuo da rotina estorno de apurao:

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.81 de 86

20/9/07

10.7.2. Segundo Momento: Zerar as contas de receitas e despesas: Esta rotina tem por finalidade zerar os saldos das contas de resultados, transferindo a movimentao do saldo final do exerccio para o saldo inicial do prximo exerccio. Os passos apresentados neste manual dever ser seguido criteriosamente no fechamento contbil. Antes de realizar a apuraao, zerando as contas de despesas e receitas, o usurio dever imprimir todos os relatrios exigidos pela legislao antes de rezar os saldos contbeis das contas de receitas e despesas.

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.82 de 86

20/9/07

Executar a rotina de Apurao de lucros e perdas, zerando as contas de resultados. Esses procedimentos devem seguir os seguintes critrios:

51101001

No

51101001

a) Parmetros: Data: 31/12/06; Nmero documento: Ex. 000002.;

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.83 de 86

20/9/07

Considera Entidades: Rotina de Apurao; Conta Ponte: Deixar em branco; Conta Apurao de Resultado: Usar a conta ponte Ex.: 51101001 Conta DE: 3 Conta AT: 51101001 (Conta ponte); Considera entidade ponte = No; Data: Posicione-se no ultimo dia do ms o exerccio b) Confirme os parmetros e execute a rotina. 10.7.3. Terceiro Momento: Encerramento de Exerccio: Esta rotina tem por finalidade fechar o calendrio contbil e deve ser executada aps realizar a apurao, zerando os saldos das contas de resultados. Aps executar essa rotina no ser permitido movimentaes no exerccio encerrado. Para realizar o encerramento do exerccio siga os

procedimentos apresentados a seguir, conforme figura:

10.8. Demonstrativos de Resultados:

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.84 de 86

20/9/07

10.8.1. Imprimindo o Balano Patrimonial: Para imprimir o Balano Patrimonial, deve executar a rotina: relatrios+demonstrativos+bal. patrimonial e configurar os parmetros conforme figura a baixo.

10.9. Imprimindo a DRE: Para imprimir o Balano Patrimonial, deve executar a rotina: relatrios + demonstrativos + demons. resultados,

configurando os parmetros conforme figura a baixo.

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.85 de 86

20/9/07

Manual Laboratrio Contbil II

Pg.86 de 86

20/9/07

Potrebbero piacerti anche