Sei sulla pagina 1di 6

Simulado Tecnodata - Prova Primeiros socorros 01 1 Na presena de sangramento abundante, qual o cuidado indicado?

A B C D E 2

Garrotear (usar torniquete). Fazer compresso no local do sangramento. Dar bastante lquido para a pessoa ir tomando. Jogar bastante gua oxigenada para coagular e limpar o ferimento. Deixar o sangramento parar sozinho.

Uma pessoa foi atropelada e est cada no meio da rua. O que fazer em primeiro lugar?

A B C D E 3

Remover a pessoa para a calada. Anotar a chapa ou correr atrs do carro que atropelou. Tentar chamar algum parente da vtima. Iniciar imediatamente o atendimento, no local. Sinalizar o local para evitar outros acidentes.

Um acidentado apresenta um pedao de vidro encravado no olho, o que fazer no local, antes de remover a vtima?

A B C D E 4

Retirar o vidro com os dedos. Retirar o vidro com uma pina. Pingar colrio anestsico/desinfetante. Cobrir o ferimento e fechar o outro olho. Lavar com gua gelada.

Uma pessoa ao fechar a porta do carro teve seu dedo arrancado (amputado). O que fazer com o dedo?

A B C D E 5

Desprezar o dedo arrancado e socorrer a vtima, imediatamente. Recolher o dedo e coloc-lo diretamente no gelo. Recolher o dedo e coloc-lo no lcool. Embrulhar o dedo em gaze e lev-lo junto com a pessoa para o hospital. Tentar colar o dedo, imediatamente, enfaixando-o com esparadrapo.

Em caso de acidente

A B C D E 6

obrigao de todos sempre prestar auxlio vtima. obrigao de todos prestar auxlio desde que no corra risco pessoal. obrigao de todos prestar auxlio, mesmo com risco pessoal. obrigao de socorrer apenas para quem causou o acidente. no existe obrigao legal em socorrer.

Vtima que usava cinto de segurana est inconsciente dentro do veculo. O que fazer em primeiro lugar?

A B C D E 7

Sinalizar o local e chamar o resgate. Retirar o cinto de segurana. Retirar a vtima do veculo e deit-la. Se for banco reclinvel, inclin-lo o mximo possvel. Esperar que recobre a conscincia.

Vtima de acidente pede gua para beber. O que fazer?

A B C D E 8

Mant-la em jejum. Dar bastante lquido para hidratar a vtima. Dar um copo, no mximo. No forar, deixar tomar apenas o que quiser. Dar leite ou lquidos adocicados, de preferncia.

Vtima apresenta fratura exposta (o osso quebrado est para fora). O que fazer?

A B C D a.

Garrotear o membro fazendo um torniquete. Empurrar aquele osso para dentro. Puxar o membro para que o osso volte para seu lugar. Observar se a vtima est respirando, imobilizar o membro e acalmar a vtim

E - Ir jogando gua gelada at chegar o resgate. 9 Vtima de acidente de trnsito parou de respirar. Nesta situao, voc

A B C D E 10

avalia que a vtima morreu, no h mais nada a fazer. avalia que a vtima ainda pode estar viva, se no estiver roxa. avalia que a vtima pode estar viva e deve ser atendida imediatamente. fica impedido de prestar socorro se estiver sozinho. aplica alguns tapas nas costas, pois a vtima pode estar engasgada.

Uma pessoa bateu a cabea, perdeu a conscincia e depois acordou e diz que est bem. O que fazer?

A B C D E 11

Neste caso, no h necessidade de ir ao hospital. Recomendar que a pessoa fique acordada durante 24 horas. Sempre levar a pessoa ao hospital. Levar ao hospital somente se tiver que fazer curativo. Apenas fazer compressas com gelo no local da batida.

Se voc estiver sozinho com uma vtima de acidente de trnsito e precisar fazer o socorro da mesma, como proceder?

A - Somente iniciar o socorro se conseguir algum para ajudar. B - Verificar as vias areas e imobiliz-la para o transporte. C - Apenas colocar a vtima no carro e correr para o hospital.

D - Pedir para balanar a cabea e os membros para ver se no quebrou nada. E - Beliscar e cutucar a vtima para ver se est viva. 12 Vtima de acidente apresenta corpo estranho (parte metlica) encravado em seu corpo. O que fazer?

A B C D E 13

Retirar imediatamente o corpo estranho. Verificar a respirao e no tentar remover o corpo estranho. Retirar o corpo estranho e comprimir o local com gaze. S retirar o corpo estranho se este estiver causando dor. Retirar o corpo estranho e esperar a coagulao do sangue.

Em caso de atropelamento ou acidente com vtimas, qual o melhor local para estacionar o veculo e prestar auxlio?

A B C D E 14

Ao lado da vtima. Um pouco mais a frente do acidente. Antes do local onde est a vtima, evitando causar outro acidente. O importante ser rpido, no importando o local. Atravessar o veculo na pista, impedindo o trfego.

Sabe-se que o primeiro trauma aquele que ocorre no acidente e que o segundo trauma aquele que ocorre quando no socorremos com cuidado. INCORRETO afirmar que:

A s grave. B C D E 15

- o cinto de segurana e o capacete evitam que o primeiro trauma seja mai o uso de colar cervical ajuda a evitar o segundo trauma. quando desacordada, a vtima pode sufocar-se com a prpria lngua. deve-se sempre evitar gesto brusco no atendimento da vtima. deve-se sempre colocar a vtima sentada.

Ao transportar uma vtima, INCORRETO

A B C D E 16

manter a vtima em jejum. transportar a vtima imobilizada. comprimir os ferimentos que estejam sangrando. manter as vias areas livres, desobstrudas. manter, a qualquer custo, a vtima acordada.

Uma vtima de acidente de trnsito est gritando, com muita dor. O que fazer?

A B C D E 17

Dar remdio para dor. Levar imediatamente para o hospital. Esperar a chegada do resgate. Fazer compressas geladas no local da dor. Fazer compressas quentes no local da dor.

Trafegando por uma via algum lhe acena para parar a fim de prestar

socorro em um acidente com vtimas. Voc, j tendo estacionado e ligado o pisca-alerta do seu veculo,

A - facilita a respirao do acidentado, afrouxando suas roupas, sem alterar sua B C D E 18 posio, enquanto aguarda socorro. movimenta a vtima para analisar a extenso do acidente. remove os veculos do local para desobstruir a via. d lquidos ao acidentado, tentando reanim-lo. coloca a vtima em seu veculo, conduzindo-a ao hospital.

Para socorrer, corretamente, uma pessoa que sofreu um trauma em acidente com veculo, deve-se, em primeiro lugar, levar em considerao

A B C D E 19

a obstruo das vias areas. uma possvel parada cardaca. o sangramento das feridas. uma possvel fratura de osso. uma leso cerebral.

O que fazer, no local, com o acidentado que sofreu queimaduras?

A B C D E 20

Passar pasta de dente na ferida. Passar desinfetante na ferida. Cobrir a ferida com gaze. Dar leite para a pessoa tomar. Lavar com gua limpa, apenas.

Diante de uma vtima, em primeiro lugar, deve-se verificar se:

A B C D E 21

h obstruo de vias areas. h muito sangramento. h muitas fraturas. a dor muito forte. consegue ficar em p e andar sozinha.

Um motociclista sofreu acidente e encontra-se cado com o capacete na cabea. O que fazer?

A B C D E 22

Remover imediatamente o capacete. Remover o capacete somente se ele estiver consciente. Remover o capacete somente se ele estiver inconsciente. Sinalizar o local, chamar o resgate e verificar a respirao. Ajud-lo a erguer-se do cho.

O melhor local no corpo para se verificar a pulsao :

A - no p.

B C D E 23

no pescoo. no punho. atrs do joelho. em alguma veia saliente.

Num acidente de trnsito dever receber os primeiros socorros, em primeiro lugar, a vtima que estiver

A B C D E 24

gritando, com muita dor. sangrando muito. respirando com muita dificuldade. xingando, com muitas ameaas. com muitas fraturas.

Num acidente de trnsito, em primeiro lugar, deve-se avaliar as vias areas e estabilizar a coluna cervical (pescoo) da vtima, imobilizando-a . Esta ao muito importante porque

A B C D E 25

a cabea despenca aps o acidente. segurando a vtima pelo pescoo ela no se debate. o pescoo de fcil alcance, no tendo que tirar roupas. evita que a pessoa fique paraltica. evita que a vtima se vire para ver o que fazemos.

O "estado de choque" ou "a vtima est chocada" ou "entrou em choque" querem dizer que

A B C D E 26

certamente h alguns ossos quebrados. a vtima est sentindo muita dor. a vtima est emocionalmente abalada, quase desmaiando. a vtima chocou-se contra objetos. a oxigenao do organismo est deficiente.

Prevenir-se ao prestar socorros a algum significa:

A B C D E 27

somente socorrer se estiver acompanhado por algum. evitar riscos pessoais e acidentes secundrios. evitar ser chamado como testemunha. socorrer somente durante o dia. usar uma luva em cima da outra (dois pares).

Ao transportar uma vtima com fraturas expostas, deve-se em primeiro lugar:

A - prevenir a vtima que ela sentir dor e em seguida puxar o membro machuca do, colocando-o no lugar. B - enfaixar toda a regio machucada para evitar contaminao. C - procurar algo rgido, enfaixando-o junto ao membro machucado para imobi liz-lo. D - segurar o membro quebrado enquanto outros levantam a vtima.

E - no mexer na fratura. 28 Ao observar uma pessoa tendo convulses, deve-se

A - no interferir porque isto passa espontaneamente. B - abrir a boca da vtima e colocar um pano entre os dentes para evitar qu e ela morda a lngua. C - pedir ajuda de outras pessoas e tentar imobiliz-la segurando-a firmeme nte contra o cho. D - proteger a cabea da pessoa contra traumas e vir-la de lado em caso de vm itos. E - abrir as vestes para melhorar a respirao, sacudindo-a para tir-la do tra nse. 29 Voc est s e depara-se com uma vtima que no tem movimentos respiratrios e nem pulsao. Nesta situao voc

A B C D E 30

verifica se a vtima est fria ou quente. chama o servio de verificao de bitos. inicia imediatamente manobras de reanimao cardiopulmonar. procura um telefone chamando o resgate. verifica os documentos da vtima e chama a famlia.

Quando algum sofre um traumatismo e desmaia, o que mais perigoso e comum em causar obstruo das vias areas?

A B C D E

Dentes quebrados que so engolidos. Sangue do nariz que entope a garganta. O catarro do pulmo que no consegue sair. A prpria lngua ao relaxar. Quando desmaiada a pessoa se esquece de puxar o ar.

- 1

Potrebbero piacerti anche