Sei sulla pagina 1di 29

1

Introduo_____Pgina 3 I-Os Recursos Minerais Recursos Minerais-Pgina 5 Explorao Mineira-Pgina 6 Recursos Minerais em Portugal-Pgina 7 Consequncias das Exploraes Mineiras-Pgina 8 Utilizaes dos Recursos Minerais-Pginas 9 e 10

II-Os Minerais da Regio de Coimbra Recursos Minerais da Regio de Coimbra-Pgina 12 Pedra de An-Pgina 15 Recursos minerais usados na construo e na escultura-Pgina 16 Monumentos-a partir da pgina 18

Concluso-Pgina 27 Fontes de Pesquisa-Pgina 28

Este trabalho, realizado no mbito da disciplina de Biologia e Geologia e inserido no tema Explorao sustentada de recursos geolgicos, est dividido em duas partes. Na primeira parte, vamos falar sobre os Recursos Minerais de uma forma geral (definio, explorao e utilizao), na segunda parte falaremos sobre os Recursos Minerais caractersticos da zona de Coimbra e da sua utilizao na construo de monumentos estaturios. Para a sua realizao, alm de consultarmos diversas fontes de pesquisa, fizemos um roteiro pelos principais monumentos de Coimbra, incluindo o Museu da Mineralogia da Universidade de Coimbra, com a finalidade de comprovarmos a sua constituio mineralgica.

Os recursos minerais so acumulaes de rochas e minerais que constituem a crusta terrestre e que, quando so economicamente rentveis para o Homem, so designados por jazidas minerais. Estes recursos tm um longo perodo de formao (muitas vezes de milhes de anos), pelo que tm o risco de se esgotarem. A abundncia mdia de um elemento qumico na crusta terrestre designada por Clarke, sendo que, quando um elemento qumico ocorre na Natureza concentrado num determinado local, com um teor superior ao seu Clarke, estamos perante de um jazigo mineral. Dentro do jazigo mineral, o material que aproveitado designa-se minrio e o que rejeitado designa-se ganga ou estril. Muitos minerais so matrias-primas vitais para o Homem: ao longo da histria da Humanidade, a descoberta de muitos minerais e o seu processo de transformao foi importante para o progresso do Homem. Actualmente, o homem usa directa ou indirectamente todos os minerais conhecidos, sendo que os recursos minerais esto ligados a quase todos os objectos que usamos no nosso quotidiano. Segundo as suas propriedades, os recursos minerais podem ser classificados em metlicos (por exemplo, o ferro e o alumnio), no-metlicos (por exemplo, areias e cascalhos, nitratos) ou energticos (usados para a produo de energia-carvo, petrleo, por exemplo). Os recursos minerais metlicos mais abundantes so, por exemplo, o zinco, o ferro, o cobre ou o alumnio. Os mais raros so o ouro, a platina ou a prata. Estes tm numerosas aplicaes, nomeadamente, na joalharia, na indstria de fios condutores e na produo de latas (por exemplo, de refrigerantes). Em Portugal, tm maior importncia o cobre, o estanho e o volfrmio. Os recursos minerais no-metlicos so os mais abundantes na Natureza, sendo explorados em pedreiras ou areeiros, e podem dividir-se em rochas ornamentais (utilizadas na escultura e na construo) -calcrio, mrmore,-e rochas e minerais industriais-areias e argilas. Os recursos minerais no-metlicos constituem, para as sociedades modernas, substncias que, depois de serem exploradas e transformadas, so consideradas como bens de primeira necessidade. Desta forma, materiais como as argilas, o basalto ou o granito, so imprescindveis para o conforto e o bem-estar de uma sociedade. Portugal , como vamos ver mais frente, um pas relativamente rico em recursos minerais no metlicos. Estes so usados, fundamentalmente, como materiais de construo e de ornamentao. So exemplos de recursos minerais nometlicos o xisto, o granito, o basalto, o mrmore e as pedras preciosas (e semi preciosas) usadas na joalharia. 5

A Explorao Mineira, apesar de ter incio na Pr-Histria com a obteno de slex e cherte (com o objectivo de fabrico de armas e utenslios domsticos), s se tornou evidente a partir da 1Revoluo Industrial, e consiste na extraco dos recursos minerais a partir das rochas da crusta terrestre. Esta extraco s possvel quando as substncias existem em grandes quantidades e formam depsitos, jazidas ou jazigos minerais. Podemos distinguir trs tipos de exploraes mineiras: Subterrneas a explorao ocorre em profundidade; Perfuraes-embora o minrio seja obtido em profundidade, no implica o envio de funcionrios para o subsolo; A cu aberto- o minrio obtido de uma explorao que ocorre ao ar livre; Hidrulica- consiste em utilizar a fora hidrulica para desmontar o minrio. A explorao dos recursos mineralgicos num qualquer territrio, pressupondo a sua existncia, depende da tecnologia disponvel, das facilidades de transporte, das possibilidades financeiras e da viso desenvolvimentista prevalecente no momento. Em Portugal, o recenseamento de recursos mineralgicos revela uma grande disperso, quanto sua existncia e variedade. No entanto, tal como vemos na figura da pgina Mina de volfrmio na Panasqueira 1 seguinte, o nosso pas relativamente rico em minerais no-metlicos, sendo rico em argila, calcrio, mrmore e granito. Em relao aos minerais metlicos, existem depsitos de ferro, volfrmio, cobre e estanho. importante referir que as minas da Panasqueira so, actualmente, uma das maiores minas de Volfrmio da Europa. Na nossa zona, veremos mais frente, que predominam os calcrios, as argilas e os caulinos.

Apesar de ser uma actividade indispensvel para o Homem, detentora de importantes matrias-primas, a explorao mineira acarreta vrias consequncias, nomeadamente:

Formao de guas de drenagem cidas; Eroso do material que compe as escombreiras; Libertao de compostos qumicos muito txicos; Modificao dos ecossistemas; Contaminao de guas fluviais e da prpria atmosfera.

Alm destas, nas exploraes a cu aberto, as escavaes no terreno e as escombreiras provocam a perda de solos e de vegetao, para alm de afectarem negativamente a paisagem. Desta maneira, necessrio fazer uma gesto sustentvel dos recursos que a Natureza nos d. Para conseguir essa gesto, temos de defender aquilo que ainda existe para garantirmos o direito a uma vida saudvel e produtiva em harmonia com o meio ambiente. Alm disso sempre que se inicia a extraco de um recurso mineral numa dada rea deve existir um plano de recuperao ambiental da rea, que tem de incluir aspectos como a descontaminao de solos e guas e florestao.

Mina de So Domingos

Desde a Antiguidade, os minerais sempre foram utilizados pelo Homem, e nos dias de hoje, como podemos ver pelas imagens da pgina seguinte, esto presentes em quase todos os objectos que usamos no nosso quotidiano. Sem nos apercebermos, estamos rodeados de matrias-primas obtidas a partir de minerais. Por isso, voltamos a referir, importante que haja uma gesto sustentvel destes recursos, de modo a garanti-los s geraes futuras! Ao longo deste trabalho vamos voltar a abordar as aplicaes dos recursos minerais, mas ao nvel da Construo Civil.

10

11

Como j foi dito, os recursos minerais so recursos naturais, sendo uma mais-valia para os territrios (esto dependentes da geologia do local) onde ocorrem e imprescindveis manuteno dos padres de vida da sociedade actual. Na regio de Coimbra, como podemos comprovar pelos mapas das pginas seguintes, predominam: Recursos Minerais No-Metlicos: Calcrios Industriais; Argilas Comuns; Calcrios Ornamentais; Caulinos.

Recursos Minerais Metlicos: Zinco Chumbo Recursos Minerais Energticos: Carvo (Figueira da Foz) importante referir que estes minerais tm um grande destaque pela sua importncia econmica -os caulinos e as argilas comuns constituem importantes matrias-primas ao nvel da Cermica e o os calcrios ao nvel da indstria do cimento (como se verifica na fbrica Cimpor, em Souselas). Segundo uma obra de 1926, de J. M. Corra Cardoso, no Alto de Santa Clara, encontramos camadas espessas de calcrios, por vezes de cor ferruginosa, designadas por As Camadas de Coimbra. Na zona da Alta, predominam calcrios lissicos e o Arco de S.Sebastio (Arcos do Jardim) assenta sobre terrenos arenosos (arenito ou saibro claro, cimentado, com seixos rolados na sua massa). A sul do rio Ceira encontra-se muito bem representado a formao do "Grs de Silves" (de idade trissica) que consiste numa formao sedimentar, essencialmente detrtica. Esta formao foi dividida em trs sequncias principais, sendo as duas primeiras essencialmente areno-conglomerticas e a terceira j com ocorrncias de rochas carbonatadas As camadas de So Miguel, a norte de Coimbra, so constitudas por uma srie de calcrios e calcrios dolomticos na base observando-se, no topo, alternncias com nveis centimtricos de margas
12

Falha normal em calcrios, Pereiros

13

14

15

A pedra de An uma variante do calcrio de cor clara, entre o amarelado e o branco-azulado, de textura ooltica, sem veios, muito macia, originria da regio de An, no concelho de Cantanhede. Graas sua estrutura compacta e muito fina e sua textura, o calcrio de An tem ptimas condies de trabalhabilidade o que facilita o corte da rocha, trabalhos a pico e aperfeioamento a ponteiro e cinzel. Esta caracterstica fez com que a pedra de An, excelente para trabalhos artsticos, fosse utilizada na construo de importantes monumentos do pas e do estrangeiro, nomeadamente na Universidade de Coimbra e no Mosteiro da Batalha, e fosse utilizada por um grande nmero de escultores. Alm disso, a existncia de pedreiras de calcrio brando, localizados na zona de An, permitiu a que Coimbra se tornasse num dos maiores centros escultricos do pas. Os blocos de calcrio de An so utilizados tambm em fundaes de edifcios, em paredes, passadeiras e tambm no fabrico de cal. Um dos maiores inimigos desta rocha o papel das grandes indstrias, dos Explorao de Pedra de An transportes urbanos, das centrais trmicas, dos fogos, dos combustveis fsseis e das chuvas cidas, que provocam a sua corroso.

16

Ao nvel da construo civil, os principais minerais utilizados so os no-metlicos: O Granito e o Mrmore, por serem rochas muito duras so muito utilizadas na construo civil, na pavimentao de ruas e nos revestimentos e decoraes de interiores. No entanto, devido ao seu elevado custo, o mrmore acaba por ter uma utilizao mais limitada. O Calcrio, por ser uma rocha fcil de trabalhar, muito usada na construo, na escultura e na pavimentao, sendo tambm utilizada na produo de cimento. Na nossa regio, devido sua abundncia, facilidade de trabalhabilidade e custo, o calcrio a principal rocha utilizada na construo de monumentos, esttuas e na pavimentao. A argila, como rocha pouco dura, muito utilizada na produo de telhas, tijolos, louas e porcelanas e intervm na produo de cimento.

Em Coimbra, devido sua abundncia, os monumentos mais antigos so constitudos por dolomias, uma rocha calcria constituda, principalmente, por dolomite. Mais tarde, com o avano dos transportes, comeou a ser utilizada a pedra de An. Vejamos os exemplos das pginas seguintes, para comprovarmos a utilizao dos recursos minerais na Construo Civil, na Pavimentao e na Escultura.

Dolomias na Rua de Aveiro

17

Argila Pedra de An Ferro


18

Argila

Pedra de An

19

Pedra de An

20

Pedra de An

Mrmore
21

Vidro

Argila

Dolomias (Calcrio Amarelo)

22

Dolomias (Calcrio Amarelo)

Calcrio
Alvenaria de pedra argamassada (calcria)

23

Pedra de An

24

Pedra de An

25

Cobre
26

Com a realizao deste trabalho, podemos concluir que: Estamos quase sempre rodeados de recursos minerais; Os minerais so fontes de importantes matrias-primas, essenciais ao Homem; Portugal um pas rico em recursos minerais e na nossa zona predominam os calcrios e as argilas; Grande parte dos monumentos de Coimbra constituda por pedra de An. Desta maneira, chegando ao fim do nosso trabalho, podemos dizer que este foi muito produtivo e enriquecedor: permitiu um estudo diferente a este tpico da matria de geologia do 11ano e um enriquecimento do nosso conhecimento acerca da litologia da nossa regio e, at mesmo, do nosso Pas.

necessrio fazer uma gesto sustentvel dos Recursos Minerais!

27

Miguel Santos e Jos Almeida, Recursos Minerais, http://pt.scribd.com/doc/15511186/Recursos-Minerais, 23 de Maio de 2011 Patrcia Ribeiro e Valria Kurochka, Recursos Minerais, http://www.slideshare.net/dombacelar/recursos-minerais-1537498, 23 de maio de 2011 Alunos do primeiro ano de Arquitectura da Universidade da Beira Interior, Pedra de An, http://pedranca.no.sapo.pt/calcarios.htm, 23 de Maio de 2011 Wikipdia, Pedra de An,http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedra_de_An%C3%A7%C3%A3, 23 de Maio de 2011 Ministrio do Ambiente e do Ordenamento do Territrio, Inventrio do Patrimnio
Arquitectnico,

http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPASearch.aspx?id=0c69a6 8c-2a18-4788-9300-11ff2619a4d2, 23 de Maio de 2011 Sistema Nacional de Informao Geocientfica / LNEG, ORNABASE - Base de Dados do Catlogo de Rochas Ornamentais Portuguesas,http://egeo.ineti.pt/bds/ornabase/rocha.aspx?Id=122, 23 de Maio de 2011 J. M. Corra Cardoso, Corte geolgico da cidade de Coimbra, http://historiadageologia.blogspot.com/2006/04/corte-geolgico-da-cidade-decoimbra.html, 23 de Maio de 2011 iGoGo, Coimbra, http://www.igogo.pt/coimbra/, 23 de Maio de 2011 Daniel Oliveira, Elsa Ramalho, Helena Santana, Patrcia Fal, Paulo Henriques; Os Recursos Minerais na nossa vida, http://egeo.ineti.pt/divulgacao/materiais/guioes/folheto_minerais.pdf, 23 de Maio de 2011 Wikipdia, Recursos minerais, http://pt.wikipedia.org/wiki/Recursos_minerais, 23 de Maio de 2011 Cludia Chagas e Daniela Chaves, Portal das Cincias, http://ciencias.esecsampaio.net/index.php?option=com_content&task=view&id=49&Itemid=61, 23 de Maio de 2011 Jorge Carvalho, Recursos Minerais do centro de Portugal, http://www.lneg.pt/download/2065, 23 de Maio de 2011 Jos Lisboa, Matrias Primas Cermicas e Granitos do Centro de Portugal, http://www.lneg.pt/download/2062, 23 de Maio de 2011
Universidade de Coimbra, Paisagens geolgicas e o baixo Mondego,

http://fossil.uc.pt/pags/geolestratbm.dwt, 23 de Maio de 2011

28

Srgio Rodrigues, Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, http://percursosquimicos.blogspot.com/2009/05/pq-cc-mosteiro-de-santaclara-velha.html, 23 de Maio de 2011 Wikipedia, S Velha de Coimbra, http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9_Velha_de_Coimbra, 23 de Maio de 2011 Wikipdia, Mineral, http://pt.wikipedia.org/wiki/Mineral, 23 de Maio de 2011 Alice Rosmaninho e Sofia Naendralal, Explorao Excessiva dos Recursos Minerais, http://descobrir-a-terra.blogs.sapo.pt/8038.html, 23 de Maio de 2011 Alda Ceia, a importncia dos metais na sociedade actual, http://page.esec-aquilinoribeiro.rcts.pt/quimica/album/osmetais.pdf, 23 de Maio de 2011 Cesar Antonio Schenini, A importncia dos recursos minerais, http://www.mundovestibular.com.br/articles/4259/1/A-IMPORTANCIA-DOSRECURSOS-MINERAIS/Paacutegina1.html, 23 de Maio de 2011

29

Potrebbero piacerti anche