Sei sulla pagina 1di 12

L ISETTE L AGNADO

As tarefas do curador*
The curators tasks
Lisette Lagnado**

Resumo: Dez anos depois da Bienal da Antropofagia (1998) de Paulo Herkenhoff, a prtica curatorial ganhou impulso. O que assemelha a tarefa do curador ao exerccio da crtica? H de ser avaliado se sua formao deve passar por estudos da mesma natureza histria da arte e losoa. E o que aconteceu com o pesquisador, quase invisvel, diante da atuao mais armativa de um agente de carter coletivo? Pergunta-se se os critrios para julgar a qualidade de uma exposio so da mesma famlia que os critrios de juzo esttico e qual a posio da modernidade brasileira dentro de um debate herdeiro do pensamento contra a reicao do espetculo.
marcelina [antropofgica] ano 1 no 1 2008

Abstract: Ten years after Paulo Herkenhoffs Bienal of Antropofagia (1998), the curatorial practice is empowered. What makes the curators task like that of the art critic? It must be considered whether the curators training should involve studies of the same nature art history and philosophy. And what has happened with the almost invisible researcher, in light of the more afrmative activities of an agent of a collective character? The question is raised whether the criteria for judging the quality of an exhibition are of the same family as the criteria of aesthetic judgment, and what the position of Brazilian modernity should be in the context of a debate informed by the thought running counter to the reication of the spectacle.
Palavras-chaves: antropofagia; arte contempornea; Bienal de So Paulo; crtica; curadoria; expograa; sociedade do espetculo.

Key words: antropofagia; contemporary art; Bienal de So Paulo; art criticism; curatorship; exibition display; society of the spectacle.

* A palestra apresentada no dia 12 de maro de 2008 foi resumida para ser realizada em trinta minutos. A presente verso integral. Dedico esta reexo a minha irm Grace, por sua escuta sem m. Publicado em 22/4/2008 na Trpico. Disponvel em: <http://p.php.uol.com.br/tropico/html/textos/2974,1.shl>. Acesso em: 12/maio/2008. ** Mestre em Comunicao e Semitica pela PUC-SP e doutora em Filosoa pela USP. Crtica de arte e professora do Mestrado em Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina, integra o Conselho Consultivo de Arte do Museu de Arte Moderna de So Paulo (MAM-SP) e o 2nd Annual Deutsche Bank Urban Age Award Jury So Paulo. Tambm editora de Trpico e da seo Em obras dessa revista. Foi curadora da 27a Bienal de So Paulo e coordenadora do Arquivo Hlio Oiticica (Projeto HO e Instituto Ita Cultural). Publicou Leonilson So tantas as verdades (DBA), entre outros livros.

A S TAREFAS DO CURADOR

om o I Seminrio Semestral de Curadoria, o mestrado em Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina lana um programa de encontros, reunindo alunos de graduao e do mestrado, professores e colegas, para deslocar a gura do curador do lugar-comum no intelectualismo local. O objetivo desse programa, que abordar outros temas em agosto, prope interrogar a penetrao do curador na esfera da crtica de arte e no mundo das relaes de trabalho. Inaugurar com o crtico de arte Paulo Herkenhoff, cuja conferncia dever apresentar sua reviso da 24a Bienal de So Paulo (1998-2008), corresponde escolha de um curador que deu um tnus brasileiro a uma bienal internacional. Estamos h dez anos daquela Bienal e, no meu entender, a melhor homenagem ainda a escuta de um outro que se esclarece enquanto fala em voz alta.

I - As tarefas do curador
a) Formao losca da crtica de arte A tarefa (interpretativa) da psicanlise se ampara melhor na estrutura da linguagem do que a expresso da crtica: ao escutar o analisando, o analista depreende suas ferramentas tericas que, de maneira direta ou indireta, o remetem a uma teoria essencialmente formulada por Freud (1856-1939) no advento do sculo 20. Mas o que se ouve em contato com artistas? Haveria uma grade de signos que salta para a frente e que o crtico possa capturar? Charles Baudelaire (1821-1867) e Clement Greenberg (1909-1994) so os cnones. O primeiro essencialmente um poeta. Dele no se retira um mtodo, a no ser a regra imprecisa da paixo. J na outra ponta, Greenberg, cujo passado como crtico literrio deixou sinais fracos, se baseou no esforo de Kant de elevar a losoa ao estatuto de cincia, para cunhar sua denio da crtica e do moderno: criticar do interior e estabelecer limites. O estofo losco traz condies de formular perguntas que questionam o poder da arte, seu direito, sua autonomia, as tendncias, a tcnica e a qualidade parece impensvel se dizer crtico sem o domnio de conceitos bsicos enunciados por Walter Benjamin (1892-1940). Anal, a dicotomia entre forma e contedo no est superada em Greenberg, mas foi lindamente elaborada em Benjamin em O autor como produtor, de 1934. A m conscincia dos atuais escritos que separam a tica da esttica resultado de uma falha estrutural na circulao das idias. O lsofo sorri quando um texto (curatorial, de arte) traz, em epgrafe ou ao longo de sua argumentao, um autor emprestado dos textos loscos, desconado da falta de justeza na apropriao dos conceitos. praxe, na vida acadmica, porm no em catlogos de exposies, que citaes de Plato (427-347 a.C.) ou de Gilles Deleuze (1925-1995) paguem seu salvo-conduto antes de ser transplantadas fora de lugar. Em contrapartida, o curador tambm sorri quando o arcabouo losco,
marcelina [antropofgica] ano 1 no 1 2008

L ISETTE L AGNADO
tecnicamente competente, arranha as questes artsticas, sem alcanar o seu mago. Se no zer apenas prosa (descries simples do que qualquer um capaz de ver), o curador pode reunir perspectiva histrica e crtica (que andam juntas). Mas seu desao passa primeiro pela lente da pesquisa e da observao in loco da produo uma experincia diferente da erudio livresca. H certamente aqui dois lances e, pelo menos, dois mundos. A questo saber se conversam e se o encontro produz algo que no seja da ordem do diletantismo. Em meio a uma profuso de palestras e mesas-redondas, como orientar pesquisadores com o desejo de organizar exposies e colees? A armao de que nem todo crtico curador procede, uma vez que a funo mxima do crtico escrever, e ele pode passar a vida sem a obrigao de responder por uma exposio ou um acervo de obras. Inversamente, a sentena nem todo curador crtico suspeita, porque toda exposio exige um teor propositivo ou de contestao.1 Ora, sem inteno ao lanar os dados, a exposio desliza para o regime do aleatrio. Sendo assim, autoritria a exposio que no tem objetivo nem justicativa, pois a esses parmetros ainda possvel retrucar. Caso a exposio no tenha uma hiptese ou uma utopia , ela se encerra em si mesma. fcil e simplista juntar obras por meio de uma seqncia cronolgica, por exemplo. Mesmo que a seleo dos artistas faa jus aos manuais de histria da arte, uma mostra de natureza panormica insuciente para congurar uma reexo curatorial. Nesse sentido, a curadoria, embora sendo um espao crtico, se distingue da crtica do dia-a-dia por determinar nfases seletivas, sem menosprezar o fato de que excluses fazem parte da construo de um paradigma. Ainda que seja recomendvel uma formao que contemple disciplinas da losoa da arte, cada crtico constri seus ltros aptos a depurar as avalanches de informao, seu prprio aparelho de signicados. O checklist da exposio muda se a visada se faz por meio da teoria esttica de Artaud (1896-1948) ou da de Adorno (1903-1969), e cada um destes representa uma escolha. Recentes passos crticos no Brasil recebem a esttica relacional de Nicolas Bourriaud, enquanto Benjamin Buchloh, premiado no ano passado em Veneza pelo conjunto de sua obra crtica, permanece um pensador obscuro. A atividade curatorial uma disciplina que depende de uma inteno crtica, de um projeto. O pouco que se sabe aqui consiste em repetir que a Documenta de Kassel instaurou mundialmente o fenmeno de uma autoria curatorial to importante quanto a prpria mostra.2 Afora
1

marcelina [antropofgica] ano 1 no 1 2008

Remeto minha palestra para a mesa-redonda O exerccio da crtica os parmetros e a tica da crtica (I am still alive II), Centro Universitrio Maria Antnia da Universidade de So Paulo, So Paulo, 29 de outubro de 2002.
2

Mostra concebida pela primeira vez em 1955 com o intuito de recuperar a imagem ferida da Alemanha no ps-guerra, a Documenta de Kassel, tambm chamada de Museu dos 100 Dias, vem ocorrendo a cada cinco anos, desde 1972. Nesse caso, o curador recebe a designao de diretor artstico, uma diferena que no poderemos desenvolver no presente artigo. Entre as edies referenciais, mencionamos Harald Szeemann (1972), Catherine David (1997) e Okwui Enwezor (2002).

10

A S TAREFAS DO CURADOR
isso, quem assume a responsabilidade que est contribuindo nas formas de engajamento diante de diferentes linhas crticas em circulao? Quando Yve-Alain Bois e Rosalind Krauss basearam sua exposio LInforme Mode dEmploi (Centre Georges Pompidou, Paris, 1996) nos escritos de Georges Bataille (1897-1962), a hegemonia de Greenberg levou um golpe inteligente. No pelo fato de que os dois autores estivessem questionando o informe, at porque ambos acabaram propondo uma classicao;3 mas creio que foi uma exposio que optou por uma qualidade curatorial, um estatuto independente da esttica, com um objetivo claro: desassociar o informe (Bataille) da abjeo (Julia Kristeva). O tom provocativo costuma permear as declaraes dos curadores, dos mais acadmicos4 aos mais cticos (Viktor Misiano), passando por Jens Hoffmann, notvel por suas provocaes, como a 6a Bienal do Caribe (com Maurzio Cattelan, 1999) e Me, Myself and I (Vancouver Art Gallery, 2006).5 Entretanto, como dizer, com o cuidado exigido pelas regras acadmicas, diferente do jornalismo predatrio, que o esteta no dispe dos mecanismos de aferio? Que sua argumentao geralmente conduz para uma concluso incua, isto , indiferente para a trajetria dos artistas? Essa falta de conexo entre o pensamento produzido em salas de aula e a experincia prossional do crtico e do curador constitui um verdadeiro problema. Seriam mundos excludentes? Robert Storr, professor da Yale School of Art, depois de praticamente uma dcada nos departamentos de curadoria do Museum of Modern Art de Nova York (MoMA), jogou-se na arena quando aceitou o convite de pensar a Biennali de Venezia de 2007. Em janeiro e fevereiro deste ano, o leitor da revista norte-americana Artforum vem acompanhando os dissabores de Storr em relao s crticas que recebeu (notadamente de Jessica Morgan, Francesco Bonami e Okwui Enwezor). Nesse jogo de respostas, no se ganha: Storr usou 8.110 palavras para defender a plataforma de sua bienal e sai de cena com a reputao de ressentido. Nas palavras de Okwui, todo curador que tenha trabalhado em um projeto signicativo como a Bienal de Veneza sabe que tratos duros pelas mos dos crticos vm com o territrio. Faz parte do pacote.
3

marcelina [antropofgica] ano 1 no 1 2008

A classicao proposta : baixo materialismo, horizontalidade, pulso, entropia. Informe a forma que no se deixa domesticar e recusa toda sorte de denio. Para Krauss e Bois, o informe no um conceito, mas um modo operativo.

Basicamente, estou pensando no grupo de crticos reunidos em torno da revista October, publicada pelo MIT Press. Seus fundadores so: Rosalind Krauss e Annette Michelson. Cabe acrescentar os editores Yve-Alain Bois e Benjamin H. D. Buchloh. An Interview About the Role of Curators and the Concept of the Interpol Exhibition, in: Men in Black, Handbook of Curatorial Practice, ed. Christoph Tannert/Ute Tischler, Knstlerhaus Bethanien, Berlin, 2004 (p. 56-73). O projeto Interpol, de Misiano com Jan Aman, procurou estabelecer uma troca menos hierrquica e mais democrtica com os artistas, mas parece que o resultado no conseguiu diminuir a fora da gura do curador. J as curadorias de Jens Hoffmann so autorais, porm se autoproclamam obras de um artista no abordaremos essa discusso no presente encontro, lembrando, contudo, que o efeito grande tela, gerado por Sheila Leirner na 18a Bienal de So Paulo, em 1985, j andava nessa direo. Para conhecer o projeto conceitual de Me, Myself and I, acessar o site: <http://projects.vanartgallery.bc.ca/publications/75years/content/essay>.
5

11

L ISETTE L AGNADO
Ento, no h balizas objetivas de avaliao do trabalho curatorial? Existem e so plurais. Seria necessrio enveredar pelas foras da globalizao reunidas em torno da indstria cultural e da sociedade do espetculo para encontrar uma resposta pergunta: por que o meio acadmico no Brasil compreende como nefasta a coexistncia entre a universidade e um conhecimento permanentemente atualizado da arte, mas no armaria o mesmo se estivssemos falando da descoberta de um vrus ou de uma cura? Assim como Matisse ensinava ao jovem artista que, para pintar uma rosa, preciso olhar uma rosa antes de ver as rosas que j foram pintadas (a representao das rosas), a formao do jovem crtico e curador passa por um caminho similar: ver as obras para poder avali-las. O convvio com a arte e os artistas, no seu local de trabalho e em suas intervenes pblicas, imprescindvel para estabelecer um dilogo que no seja estranho posio artstica.6 Abordar o transitrio e o fugidio requer, portanto, uma familiaridade com a matria. Quem nunca viu, ao vivo, e no por reproduo, um desenho de Leonilson (1957-1993), no saber sequer adentrar o espao que o artista deixou em branco. Em suma, o curador rene um saber hermenutico e quase clnico, porque ele aa seu olhar na prtica cotidiana com artistas, mesclando vises e audies. Ele no parte de uma grade a priori eis a diferena entre fazer uma curadoria temtica e uma curadoria conceitual. O prprio Paulo [Herkenhoff] j havia localizado o dcit entre a losoa e a arte no Brasil, dois campos de conhecimento que parecem se repelir um ao outro: A arte brasileira, menos do que uma possvel losoa brasileira, tambm est na margem da histria da arte ocidental. Essa marginalidade, resultante de descompassos da arte brasileira com a cena internacional ou de sua excluso por ignorncia e avaliao pelo meio acadmico internacional, no necessariamente um juzo de valor que corresponda a uma posio epistemolgica crtica. Pode resultar de algumas leis da histria da arte [...].7 A Bienal da Antropofagia promoveu a releitura de Montaigne (1533-1592) luz de Oswald de Andrade (1890-1954), a reexo sobre canibalismo real e canibalismo cultural (metafrico), o signicado de uma poltica da diferena, problemas de contextos, a transposio/traduo de um outro, a apropriao criativa, narrativas histricas, a inscrio do Brasil. Isto exerccio curatorial como campo prtico da crtica. Cada um desses itens abriu uma janela diferenciada no processo de canonizao de Gustave Moreau, Rodin, Van Gogh, Magritte, Giacometti, Maria Martins, Roberto Matta, Tarsila, Louise

marcelina [antropofgica] ano 1 no 1 2008

No Brasil, a questo da convivialidade j um problema, uma vez que no h um limite claro entre espao pessoal e pblico, dando, assim, uma entonao informal s relaes sociais (Holanda, 2005).
7

Paulo Herkenhoff, Corpo, arte e losoa no Brasil (primeiras notas). Disponvel em: <http://www.seminariosmvrd.org.br/textos/ txt_paulo.pdf>. Acesso em: 20/jun./2008.

12

A S TAREFAS DO CURADOR
Bourgeois, Jeff Wall, Bruce Nauman e Sigmar Polke para citar apenas a golfada de ar que tomou conta do pavilho que Ciccilo Matarazzo (1898-1977) inventou para ingressarmos na modernidade. A Bienal de So Paulo a nica mostra regular que coloca os jovens artistas em diapaso com os malucos de diversas regies do mundo. b) Mnimas normas O curador respira por mil engrenagens de uma rede complexa de colaboraes, que dependem do engajamento de outros prossionais: desde assistentes que fazem pesquisas, passando por diversas instncias de produtores, arquitetos, montadores, editores, revisores, tradutores, educadores, monitores, prossionais de marketing, imprensa, entre outros. Seu cotidiano o obriga a acompanhar a programao de museus, centros culturais, fundaes, galerias e espaos alternativos. Dado esse conjunto de caractersticas, talvez possamos desenhar princpios, dispositivos e tarefas para uma vocao curatorial com um discurso poltico. Assim, sugiro que, aos poucos, um programa de ps-graduao em artes visuais possa agregar interesses derivados da antropologia, da histria e da poltica. Trata-se de encontrar uma medida de regulamentao pluralista e criativa para uma prtica capenga de sua inerente elaborao terica. A incompreenso dos fundamentos que compem esse ofcio, ignorando que ele requer um saber prprio e complexo, permite que justaposies frouxas se congurem como curadoria. escandaloso reduzir seu enorme conhecimento da arte ao do papel do animador cultural. Se for assim, que se inicie o boicote visitao aos grandes museus, como a Tate Modern! No Brasil, a recente demanda por curadores independentes (i.e., sem vnculo xo com uma instituio) alcanou um nvel epidmico desproporcional realidade das colees dos museus em atividade, do ensino da arte, das polticas culturais, entre outros fatores discrepantes. E, com isso, o pesquisador de arte foi sendo eclipsado diante do surgimento, a partir dos anos 1980, de um tipo de autoridade que no deixa de ser um especialista em busca de uma organizao simblica das manifestaes artsticas. A inexistncia de uma sistematizao de estudos curatoriais abriu caminho para o autodidatismo. O termo, entretanto, incorreto, visto que a formao na graduao acaba exercendo uma inuncia no desenvolvimento da carreira. At o presente momento, verica-se que os cursos de jornalismo, losoa e cinema so os principais responsveis por formar a maioria dos crticos (e curadores). Observa-se uma diferena brutal com a Europa e os Estados Unidos. Devido grandeza de suas colees pblicas, privilegiam a formao do historiador da arte, o que no ocorre no sistema educativo brasileiro. Uma pesquisa recente revela, contudo, que os jovens curadores britnicos e norteamericanos tm migrado para cursos de gesto empresarial (cf. Wu, 2006). Os estudos curatoriais (traduo do termo anglo-saxo curatorial studies), consolidados em paralelo com o processo mundial de privatizao da cultura, esto inseridos no cinzento contexto das leis de mercado.

13

marcelina [antropofgica] ano 1 no 1 2008

L ISETTE L AGNADO
O esforo intelectual de refutar tendncias hegemnicas exige uma compreenso contnua do estado da arte: evitar a lista de suspeitos (os nomes de sempre), privilegiar atitudes experimentais que o mercado despreza (embora sabendo que esse mercado depois se apropria das pesquisas dos curadores) e ter um olhar atento para culturas perifricas, marginalizadas. chamada de curadoria a exposio que rompe com o marasmo e o dj-vu, que prope uma reorganizao do mundo das imagens. Alm de constantes atualizaes, o curador tem a tarefa de confrontar as narrativas dos principais movimentos estabelecidos como padres hegemnicos. Com isso, chamo a ateno para modelos de historicizar transmitidos, como se as vanguardas no pudessem ter tido outro palco que o da Europa e dos Estados Unidos. Na Rssia e no Leste Europeu, o mercado de arte comea a se estabelecer depois do esfacelamento da URSS, e j esto organizadas redes de resistncia penetrao da ideologia liberal, trabalho que vai alm da demonizao do mercado. Decerto, os tempos neoliberais continuam merecendo um pensador como Fredric Jameson. Decerto tambm o mercado um a priori negativo para aqueles que no querem ser confundidos com produtos de massa. Entretanto, fenmenos de massa pedem anlises diferenciadas por seus pblicos: enquanto um mercado anda claramente junto com o crculo dos decoradores (colees de cunho mais privado e local), outro se legitima em nvel institucional (colees pblicas, sobretudo internacionais, ou corporativas, que adquirem o estatuto de fundaes). Uma proposio como a do curador-artista o discurso somente possvel onde a cultura j conquistou o estatuto de capital simblico. Mal temos clareza dos diferentes modos de olhar, analisar e interpretar. Mal decidimos quando o termo arte faz sentido entre ns se acreditamos no acervo de normas que qualicam uma coisa de objeto e um objeto de obra. Mal temos certeza da durao dos valores exaltados. Mal aprendemos de Jacques Rancire que o dissenso a comunidade forte. nesse sentido que a tarefa do curador no dissociada de uma atitude crtica. E, para que se faa crtica, a pesquisa se impe como primeira condio de um processo de aquisio e destruio de saberes e verdades. Partidos curatoriais precisam ser discutidos e fomentar publicaes. Em qualquer ramo do saber que se apia sobre princpios da experincia s uma eticidade denir limites s diferentes maneiras de fazer. Transmitir esses princpios no perodo preparatrio ao ingresso no campo do trabalho, quando o mundo globalizado conspira para a desmedida do sucesso individual, uma misso ainda a ser sonhada.

marcelina [antropofgica] ano 1 no 1 2008

II - Antropofagia: teoria potica


a) Graus de modernidade Como se sabe, a 24a Bienal foi organizada como conceito de estratgia cultural, a partir do Manifesto antropfago de Oswald de Andrade (1928). A sesso de hoje consiste em rever quais foram

14

A S TAREFAS DO CURADOR
os objetivos que acompanhavam sua implantao e avaliar os efeitos gerados na escrita terica sobre o Brasil. O que torna essa curadoria exemplar, a ponto de examinarmos suas origens e estruturas? Em que medida a 24a Bienal pode servir de matriz para quem pretende atuar como curador? Quais as contribuies (polmicas, na maioria dos casos) trazidas por Paulo Herkenhoff, que permitem um solo comum e incomum apto a confrontar obras heterogneas? Os emprstimos de cerca de cem museus nacionais e internacionais fornecem, de sada, a bra de um curador de bienal: angariar o apoio de servios culturais de governos, fundaes, consulados e secretarias internacionais, gestores de verbas destinadas difuso da arte alm das fronteiras.8 A mediao uma palavra corriqueira para qualicar uma tarefa no intelectual do curador. Embora seja s vezes empregada com conotaes perversas, ela admitida entre a classe de prossionais que reconhecem a necessidade de uma habilidade de negociao espcie de diplomacia no despacho dirio de idias e trocas entre instncias produtivas de mltiplas naturezas. Sendo assim, h curadores que entendem que podem assumir o papel de agente, entre o desejo do artista e a vontade da instituio, entre um projeto de exposio e o visitante, sendo responsveis pelos contedos transmitidos rea educativa.9 Pensar em mtodo curatorial nos leva a considerar os diversos graus de modernidade do Brasil e sua recepo crtica, recepo esta tradicionalmente refratria a uma relao com as correntes europias amplamente justicada por um passado colonizado. J uma tomada de posio iniciar com a tese de Benedito Nunes em seu pequeno-grande ensaio intitulado Oswald canibal (1979):
Esconjurando previamente as sugestes homicidas do tema antropofgico, procuraremos, num esprito de dilogo, to vegetariano quanto universitrio, explicar por que no nos parece [grifo nosso] que o antropfago brasileiro [ele est se referindo a Oswald] tenha copiado os canibais europeus com os quais confraternizou, no ciclo das relaes do nosso Modernismo com as correntes de vanguarda das duas primeiras dcadas do sculo XX. [...] [A] vanguarda intelectual do Modernismo brasileiro [...] nunca perdeu contacto com as correntes vanguardistas europias do primeiro quarto do sculo XX. [...] Mrio e Oswald de Andrade jamais deixaram de acompanhar a marcha da revoluo artstica mundial. (p. 13-14 e p. 20)10
No confundir com o que se chama de trnsito internacional, que signica uma passagem anterior pelas instituies mantenedoras do circuito da arte nada que um carto de visita no resolva, quando o curador se encontra na sede da Fundao Japo, em Tquio, por exemplo. A questo dos nanciamentos ociais continua constituindo uma forma transversal de Representao Nacional, porm a Bienal de So Paulo, mesmo tendo dado um passo adiante da Bienal de Veneza nessa questo (na 27a edio, em 2006), ainda no pode abrir mo desses recursos. Para um debate mais avanado dessas questes, sugiro a leitura de: Citizens and subjects: The Netherlands, for example.
9 8

marcelina [antropofgica] ano 1 no 1 2008

A negociao entre artista e instituio um ponto sobre o qual curadores poderiam discorrer casos a o. Entretanto, o regime tico determina que o curador deve manter em sigilo as discordncias internas, razo pela qual a imprensa no convidada a opinar e certos artistas vem o curador como um adversrio.
10

Sobre a importncia de Montaigne nesse episdio, recomendo o texto Tupi or not Tupi, that is the question, de Jean-Franois Chougnet (Herkenhoff e Pedrosa, 1998, p. 86-101). A seo Albert Eckhout e sculos XVI-XVIII cou sob a curadoria de Ana Maria Belluzzo e Chougnet.

15

L ISETTE L AGNADO
Nesse sentido, os antecedentes existem e no deveriam congurar uma culpa, to-somente um repertrio comum a todos de Montaigne com Des Cannibales11 a um Voltaire (1694-1778) enfurecido com a civilizao, de Freud com Totem e tabu (1913) ao Manifeste Canibale (1920), de Francis Picabia (1879-1953), entre muitas outras referncias, sobretudo do Dad e do Surrealismo , porm no diminuem a originalidade do projeto de Oswald. As linhas de Benedito Nunes ainda repercutem na auto-estima de quem pensa e cria no Brasil, ou seja: quando se pertence ao mundo novo, a construo de uma histria autnoma (da literatura, no caso) passa pela provao da imunidade s fontes externas (ditas esprias ou impuras) como teste de validade. Mais difcil do que se livrar de uma historicidade viv-la. O termo antropofagia no aparece, por exemplo, nos escritos de Gerardo Mosquera sobre a formao cultural de Cuba.12 A seleo de palavras pelas quais opta para abordar o tema da identidade cubana passa por uma mixagem etnogentica. No entanto, ser o processo dialtico a diferena residual entre a fora histrica da antropofagia e a palavra mais moderna hibridizao? Em antropofagia, entende-se uma luta entre o local e o elemento estrangeiro que o aparelho digestivo literalmente faz com os alimentos. Ora, em hibridizao, ouve-se colagem, e Mosquera logo evoca o ajiaco (cozido de carnes com uma variedade de produtos da terra, da banana ao inhame, entre outros), nem tudo sntese: sempre restam ossos, tubrculos e gros que no se fundem, ainda que acrescentem sua substncia ao caldo (p. 4). Rero-me, diz Mosquera, conservao de elementos culturais autnomos, por exemplo, os complexos religioso-culturais afro-americanos no Brasil, Cuba, Haiti, Trinidad e outros pases. A Amrica Latina, porm, no comida de prato nico (idem). Deve ser gostoso, anal, comer feijoada e beber Coca-Cola. neste ponto, me parece, o signicativo twist do projeto da 24a Bienal: fazer uma plataforma a partir do legado de um pas considerado perifrico e que, sem deslizar no nacionalismo, aspira a um estado de maioridade cultural e de inverso das leituras interpretativas. H uma diferena abissal com a bienal anterior que, em 1996, requentou o tema da desmaterializao da arte, expresso cunhada pela crtica norte-americana Lucy Lippard (1967) para compreender o perodo entre 1966 e 1972. Herkenhoff lanou para o mundo sua devoo s riquezas e contradies da histria cultural do Brasil gesto curatorial que tampouco admite comparaes com a Documenta 11, ocorrida em 2002, de Okwui Enwezor. Mesmo sabendo que uma mostra dessa escala no escapa s ressalvas, olhando para sua fortuna crtica, a memria residual da Bienal da Antropofagia to rala aqui (e seu pressuposto era a densidade!)
11 12

marcelina [antropofgica] ano 1 no 1 2008

Texto extrado de Os ensaios Livro I, cap. 31 (Montaigne, 2002). Primeira edio francesa de 1580. Vrios textos poderiam ser citados, porm remeto ao ensaio intitulado Cozido e cru (Mosquera, 1996).

16

A S TAREFAS DO CURADOR
quanto farta l fora. H de ser feito um ajuste entre os conceitos de canibalismo cultural e o de apropriao. Para Herkenhoff, a devorao do outro, compreendido como inuncias europias, legitima a apropriao como modus operandi. Mosquera aventa um paralelismo entre a neurose do Eu latino-americano e a retrica ps-moderna por meio do recurso ao fragmento, como possibilidade de superao da questo identitria, com a seguinte ressalva: Desde que nos vejamos mais na justaposio e menos na frmula da mestiagem como hibridismo cultural harmnico (1996, p. 7). No seu papel de crtico, Herkenhoff dispensou a querela entre as verses sem m do que moderno e ps-moderno no a dispensou totalmente, mas a traduziu no monolingismo do Outro (Derrida, 1996)13 , e deu outra tnica a um trauma etnogrco. b) Display da exposio Como verter um manifesto, que determina a devorao do estrangeiro, em uma megaexposio? O passo seguinte traduzir esta idia para o arquiteto responsvel pelo projeto expogrco.14 Sempre so reunidas as chas tcnicas, contendo material descritivo de modo a preservar a integridade de cada obra. No sendo um conservador de museu nem um produtor de exposies, o curador nos guia pelas imbricaes de seu projeto. At mesmo museus com colees de obras clssicas deixaram de obedecer a critrios cronolgicos ou de gneros, intrnsecos tcnica artstica, e abordam, preferencialmente, vises, concepes ou intuies de um mundo que pode ser outro. O display da 24a Bienal foi articulado de modo a ativar o conceito de antropofagia. E um dos gestos mais recorrentes, inclusive no projeto editorial, consistia em criar reas de contaminao. No livro do ncleo histrico (Herkenhoff e Pedrosa, 1998, p. 415), o quadro de 1955 de Francis Bacon (1909-1992), Figura sentada (O Cardeal), aparece junto com um registro das T. E. (trouxas ensangentadas), de Artur Barrio (1969). So Paulo se escandaliza com a aproximao, no mesmo recinto expositivo. Monteiro Lobato est vivo. Entretanto, um fato recente me chamou a ateno. Quase dez anos depois, quando Roger Buergel, diretor artstico da Documenta 12, entrega as peas contemporneas convivncia das feras da Antiguidade para discutir a Modernidade, nenhum crtico brasileiro manifestou desagrados to severos quanto foi a recepo europia e, sobretudo, norte-americana. H uma lgica nessa reverncia:

marcelina [antropofgica] ano 1 no 1 2008

Oui, je nai quune langue, or ce nest pas la mienne. (p. 15) (Sim, s tenho uma lngua, entretanto no a minha.) A antinomia est colocada em duas proposies: 1. On ne parle jamais quune seule langue. 2. On ne parle jamais une seule langue. (p. 21) (1. No se fala nunca uma lngua s. 2. No se fala nunca uma s lngua). A arquitetura cou a cargo de Paulo Mendes da Rocha e o projeto editorial sob a responsabilidade do curador adjunto Adriano Pedrosa.
14

13

17

L ISETTE L AGNADO
Buergel promoveu uma discusso da reincidncia de determinadas formas, no Oriente e no Ocidente, no passado e no presente. J Herkenhoff no usou o TaCaPe de Tunga (ao lado de quadros dos sculos 16-18) para ressaltar (apenas) uma dimenso estilstica. c) Produo artstica nacional? certo que o academismo continua conservador mais uma daquelas ferozes avaliaes de Hlio Oiticica (1937-1980) e que o aprendizado selvagem carrega suas vantagens; mas, at agora, a resistncia dos meios acadmicos ao trabalho do curador contribuiu para deixar a melhor produo artstica rf de uma reexo mais abalizada. Quem, como ele, colocou os trpicos dentro da histria da arte? O esgotamento do projeto neoconcreto seria a verso tropical da teoria negativa? No haveria uma grade cognitiva a ser depreendida da arte feita hoje? Parece-me assustador que a questo do nacional ainda seja tema para simpsios que pretendem discutir os rumos da arte (cf. Gioia, 2007). Igualmente assustadora, na outra ponta, a ausncia dos rudimentos da cultura brasileira em jovens curadores. Soa contraditrio rechaar a circunscrio de um debate no mbito do nacional e defender uma bibliograa brasileira? Porm no . A primeira conduz para uma formulao de uma identidade a partir da noo de nao; a segunda reivindica a valorizao de uma autonomia intelectual direes aparentemente similares, porm opostas. O signicado de uma Representao Nacional no o mesmo que em 1970, quando Oiticica e Cildo Meireles participaram da mostra Information do Museum of Modern Art de Nova York (MoMA). Havia, naquela poca, uma necessidade de rechaar qualquer identicao com o regime poltico-militar. Hoje, colocar em questo as Representaes Nacionais corresponde a uma outra realidade: por exemplo, o entendimento do problema das migraes de enormes contingentes de refugiados em conito com seus pases de origem, a passagem da gura do marginal (anti-heri) para o clandestino. Se estiver ciente de seu lugar na cadeia da comunicao, ou bem o curador escolhe um campo, onde pode inserir valores a contrapelo do consumo, ou seu trabalho quimera. Desbravar os meandros que compem polticas institucionais e corporativas demanda argcia alm do talento de bom leitor (Wu, 2006). Permito-me pensar que a indstria de entretenimento um falso problema. No Brasil, talvez haja uma compensao por no existir uma produo to complexa quanto a de Matthew Barney. Contudo, os crticos escrevem contra a internacionalizao da arte brasileira como se ela estivesse no patamar do delrio que acompanha um Damien Hirst. O que responder queles que tentam fazer de um Oiticica ps-1969 um populista? Endossar essa verso implica a desqualicao da linha que vai de Tropiclia Cosmococa (1973), reexo em torno da imagem na cultura de massa e posio mpar contra o audiovisual. Prero continuar armando, em encontros acadmicos ou no, que o conceito de Crelazer deveria constar em qualquer bibliograa

marcelina [antropofgica] ano 1 no 1 2008

18

A S TAREFAS DO CURADOR
acerca da sociedade do espetculo. No se trata de essencialismo; basta estudar a evoluo do conceito de participador. Sim, separao entre trabalho e prazer gera vida alienada, vivida indiretamente, dentro de uma representao, dir Guy Debord (1997, p. 15). O ateli-fbrica que Andy Warhol (1928-1987) funde em um nico espao, no incio dos anos 1960, permanece uma reexo essencial para um ideal coletivo. E o Programa Ambiental (formulado em 1966, mas iniciado em 1959) de Oiticica permite uma volta por cima da negatividade isto gingar. Gingar ter a coragem de escrever Brasil diarria.15 Quem no entendeu pode continuar tomando aspirina.

Referncias bibliogrcas:
BRAIDOTTI, Rosi; ESCHE, Charles; HLAVAJOVA, Maria (Orgs.). Citizens and subjects: The Netherlands, for example. Critical reader. Utrecht e Zuzrique: BAK basis voor actuele kunst e JRP/Ringier, Pavilho dos Pases-Baixos na 52 Biennale di Venezia. DEBORD, Guy. A sociedade do espetculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
marcelina [antropofgica] ano 1 no 1 2008

DERRIDA, Jacques. Le monolinguisme de lautre ou la prothse dorigine. Paris: Galile, 1996. FREUD, Sigmund. Totem e tabu. Rio de Janeiro: Imago, 1999. HERKENHOFF, Paulo; PEDROSA, Adriano. XXIV Bienal de So Paulo: ncleo histrico: antropofagia e histrias de canibalismos. v. 1. So Paulo: Fundao Bienal de So Paulo, 1998. _____. Corpo, arte e losoa no Brasil (primeiras notas). Disponvel em: <http://www.seminariosmvrd.org.br/textos/ txt_paulo.pdf>. Acesso em: 20/jun./2008. GIOIA, Mario. Frum em SP discute os rumos da arte atual. Folha de S. Paulo, So Paulo, 21 nov. 2007. Ilustrada, p. E3. HOLANDA, Sergio Buarque de. Razes do Brasil. So Paulo: Companhia das Letras, 2005. Publicado originalmente em 1936. LIPPARD, Lucy. Six years: the dematerialization of the art object from 1966 to 1972. University of Califrnia Press, 1997. Publicado originalmente em 1973. MONTAIGNE, Michel de. Os ensaios Livro I. Traduo de Rosemary Costhek Ablio. So Paulo: Martins Fontes, 2002. Publicado originalmente em 1580. MOSQUERA, Gerardo. Cozido e cru. So Paulo: Fundao Memorial da Amrica Latina e do Parlamento Latino Americano, 1996. NUNES, Benedito. Oswald Canibal. So Paulo: Perspectiva, 1979. WU, Chin-tao. Privatizao da cultura: a interveno corporativa nas artes desde os anos 1980. Traduo de Paulo Cezar Castanheira. So Paulo: Boitempo, 2006.

15

Hlio Oiticica e o Programa ambiental: projeto de pesquisa sob minha orientao, no Mestrado em Arte da Faculdade Santa Marcelina.

19

Potrebbero piacerti anche