Sei sulla pagina 1di 8

X Concurso de Dana 4 de abril de 2014 (ltimo dia de aulas do 2 perodo)

Regulamento I - O Concurso de Dana est aberto a todos os alunos da Escola Secundria da Maia.

1.1- Os grupos concorrem pelo Ensino Bsico ou pelo Ensino Secundrio


- O grupo pode incluir elementos do Ensino Bsico e Secundrio. A inscrio num dos graus de ensino, Bsico ou Secundrio, determinada pela maior percentagem de alunos a frequentar determinado grau de ensino.

1.2 Constituio do grupo: 2 (dois) a 8 (oito) elementos no mximo. 1.3 - Durao da coreografia: 3 (trs) minutos no mnimo e 5 (cinco) minutos no mximo.

Clube Dana 2013-2014

II - Critrios de avaliao das coreografias


2.1 - O concurso de Dana pretende avaliar as habilidades e criatividade dos alunos participantes atravs da apresentao de uma coreografia avaliada nos domnios tcnico e artstico. 2.1.1 - Para a atribuio da nota tcnica so avaliadas 5 componentes tcnicas da coreografia:

A-Execuo:
tcnica do movimento; ajustamento msica/movimento: os movimentos e a expresso corporal e facial devem ser compatveis com o estilo da msica. (respeitar a estrutura musical, o movimento deve ser variado e sofrer alternncias de ritmo, sempre compatveis com a msica).

B- Sincronismo
homogeneidade tcnica entre os elementos do grupo e a boa distribuio dos elementos no espao durante as diferentes formaes.

Clube Dana 2013-2014

C- Variaes de formao
transies e formaes coordenadas. Podem ser utilizadas: uma estrutura simples (todos os elementos executam o mesma sequncia de exerccios) ou estrutura complexa (grupo divide-se em subgrupos que executam sequncias diferentes, mas coordenadas entre si).

D- Explorao do espao
aproveitamento do espao, com movimentaes em diferentes direes e de forma coordenada.

E- Intensidade da coreografia
dificuldade que a mesma apresenta (ter em conta o conjunto dos critrios descritos anteriormente).

2.1.2 - Para a atribuio da nota artstica so avaliadas 5 componentes artsticas da coreografia:

A- Adaptao msica / movimento


msica motivante;

Clube Dana 2013-2014

executar movimentos de forma fluida, devendo existir uma ligao ordenada e coerente entre os movimentos da coreografia; a dana deve ser dinmica, criativa e variada refletindo a natureza, o esprito da msica e o estilo.

B- Complexidade coreogrfica
nvel de dificuldade da coreografia (ter em conta o grau de dificuldade dos movimentos executados e respetivas ligaes).

C- Originalidade / criatividade
a escolha das msicas, temas, movimentos, formaes, transies podem ser utilizados como elementos que promovam a originalidade na apresentao das coreografias.

D- Carisma e expresso
motivao, atitude, expresso adequada, autoconfiana.

E- Apresentao
o equipamento (roupa, acessrios e pintura) deve ter uma aparncia e esttica atrativa e original adequada ao estilo de dana apresentada.

Clube Dana 2013-2014

2.2 - Sistema de Pontuao


2.2.1 - A pontuao atribuda numa escala de 0 a 10 por cada um dos critrios, sendo assim divididos 50 pontos para o domnio da tcnica e 50 pontos para o domnio artstico.

2.2.2 - O grupo vencedor aquele que apresentar melhor pontuao final resultante da mdia obtida pela pontuao dos juzes, aps se retirar a nota mais alta e a mais baixa.

2.2.3 - determinado um grupo vencedor do Ensino Bsico e um grupo vencedor do Ensino Secundrio.

III - Equipa de Juzes


3.1 - O jri composto por professores e por alunos nomeados pela organizao. 3.1.1 Constituio da equipa de juzes 1 Juiz rbitro (presidente do jri) coordena os restantes membros do jri; avalia o cumprimento do tempo; ajuza uma eventual situao inesperada e/ou incumprimento do regulamento.

Clube Dana 2013-2014

3 juzes para o domnio da tcnica avaliam as componentes tcnicas da coreografia, pontuando um mximo de 50 pontos cada equipa. 3 juzes para o domnio artstico avaliam as componentes artsticas da coreografia, pontuando um mximo de 50 pontos cada equipa. 1 secretrio - encarrega-se de: eliminar a nota mais alta e mais baixa; fazer a mdia entre as notas intermdias; descontar penalizao. colocar o total de pontos no boletim de notas. 3.1.2 Penalizaes 1 ponto de penalizao nas seguintes situaes: composio do grupo com nmero de elementos superior a 8; coreografia com durao inferior a 3 minutos e superior a 6 minutos. 3.1.3 A equipa de juzes decide a nota a atribuir de acordo com os critrios apresentados, no havendo lugar a qualquer reclamao aps divulgao do resultado. 3.1.4 Excluso do concurso Ocorrncia de eventual situao inesperada no contemplada no regulamento e /ou do no cumprimento do regulamento - a ajuizar pelo presidente do jri.

IV Prmios
- certificados de participao a todos os concorrentes; - taa gravada para os trs grupos melhores classificados do Ensino Bsico e do Ensino Secundrio.

Clube Dana 2013-2014

Na pgina seguinte segue a ficha de inscrio Bom trabalho!

Clube Dana 2013-2014

Ficha de Inscrio

Concurso de Dana 04 de abril de 2014


Nome artstico do Grupo Estilo de dana.. Ensino Bsico Ensino Secundrio N de elementos. Contacto telem. de um dos elementos nome E-Mail.

Nota enviar ficha de inscrio para: esmeralda.goncalves@aemaia.com

Clube Dana 2013-2014

Potrebbero piacerti anche