Sei sulla pagina 1di 149

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES

INTRODUO MECNICA DOS SOLOS IMPLANTAO - Informaes gerais SONDAGENS CARACTERSTICAS DOS SOLOS PERMEABILIDADE COMPACTAO MOVIMENTO DE TERRA E TERRAPLENAGEM LOCAO NDICES FSICOS FUNDAES

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


TRABALHO INTERDISCIPLINAR PROPOSTA DOS TEMAS
1. Execuo e aplicao de aterros para construo de edifcios 2. Equipamentos de terraplanagem e suas aplicaes para obras civis 3. Controle tecnolgico em aterros: conceito dos ensaios de CBR e Proctor 4. Estruturas e sistemas de conteno de encostas 5. Tcnicas de sondagens e investigao geotcnica 6. Sistemas executivos inovadores para em fundaes 7. Caractersticas dos solos nas reas litorneas e sua utilizao em obras civis 8. Reforo em solos atravs da tcnica de Jet Grouting, resina e fibras 9. Tcnicas para rebaixamento do lenol fretico e viabilidade para obras civis 10. Execuo de fundaes para estruturas em reas martimas e fluviais 11. Sistemas executivos de fundao para obras submersas 12. Tcnica de execuo dos gabies e sua aplicao na construo civil 13. Aplicao e execuo dos sistemas de drenagem em macios de terra 14. Tcnicas de execuo do sistema de solo grampeado 15. Avaliao da capacidade em estacas atravs da execuo de prova de carga. Obs: A escolha do tema de total responsabilidade das equipes de trabalho.

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


ORIENTAO DIRECIONADA PARA DESENVOLVIMENTO DOS TRABALHOS
- Referencia mnima de 05 (cinco) trabalhos, trazer nas duas primeiras semanas. - O contedo dos trabalhos ser baseado nesses trabalhos relacionados ao tema - Composio proposta para a estrutura do trabalho;

Introduo / Tcnicas e metodologias / Aplicaes prticas / Resultados e Concluses / Referncias Bibliogrficas


- Bibliografia consultada referenciada (proibido blogs, sites comerciais, reportagens - As referncias devem ser apresentadas para aprovao prvia - Somente as referencias aprovadas podero ser utilizadas - As referencias aprovadas devero ser citadas no final do trabalho - A copia e plagio de trabalhos no sero aceitos em nenhuma hiptese - Os temas devero ser definidos na primeira semana de aula - MUITO IMPORTANTE: para cada trabalho existe um grupo de palavras que no podem em hiptese alguma faltar e devem obrigatoriamente aparecer tanto na redao do trabalho escrito como na apresentao oral. Neste quesito, logo aps a escolha do tema pelas equipes e da pesquisa das referencias, ser fornecido para cada equipe esse grupo de palavras-chave a serem transmitidas diretamente pelo professor.

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


ORIENTAO PARA ELABORAO DOS TRABALHOS
Contedo dos tpicos da estrutura do trabalho

INTRODUO
Este tpico deve apresentar de forma abrangente informaes enfatizando a importncia do tema e apresentando de forma simples e clara suas caractersticas de um modo geral. Descrever sobre suas origens dos assuntos envolvidos enfatizando e ilustrando a histria de seu desenvolvimento no contexto nacional.

Exemplo:
Ttulo do trabalho Execuo de aterros para implantao de obras industriais informar em primeiro lugar a respeito das caractersticas das obras industriais e sua importncia na definio dos sistemas construtivos envolvidos considerando as dimenses das reas para a sua implantao. Em seguida apresentar como pode ser feito o planejamento do aterro em funo dos tipos de solos e volume do macio de terra, caractersticas dos equipamentos a serem utilizados e o controle tecnolgico responsvel pela qualidade e avaliao da capacidade portante previstas em projeto.

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


ORIENTAO PARA ELABORAO DOS TRABALHOS
Contedo dos tpicos da estrutura do trabalho

TCNICAS E METODOLOGIAS
Apresentar as metodologias e tcnicas envolvidas no processo executivo que caracterizam os assuntos, sejam eles relacionados aos sistemas executivos de fundao, avaliao atravs de controle tecnolgico, equipamentos utilizados, infraestrutura, e etc.

Exemplo:
Ttulo do trabalho Reforo de solos atravs da tecnica do Jet Grouting A tcnica de tratamento de solos do tipo Jet Grouting consiste no melhoramento das caractersticas geotcnicas dos terrenos, realizado no interior do terreno sem escavao prvia, atravs da injeco a altas presses (de 20 a 40 MPa). A injeco de calda de cimento executada atravs de jactos horizontais, provenientes da transformao de energia potencial de bombagem da calda em energia cintica, que tm a capacidade de desagregar a estrutura do terreno natural e assim misturar as partculas do solo com a calda de cimento, proporcionando um material resultante com melhores caractersticas mecnicas e de menor permeabilidade do que o terreno original.

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


ORIENTAO PARA ELABORAO DOS TRABALHOS
Contedo dos tpicos da estrutura do trabalho

APLICAES PRTICAS
Apresentar neste item aplicao da teoria atravs de casos reais, especificando detalhes executivos desde o inicio atravs do planejamento da obra, todas as etapas de execuo, preparao do solos e dos equipamentos a serem utilizados durante o processo.

Exemplo:
Ttulo do trabalho Estudo de Caso Aterro da Doca Com a ocupao da superfcie que tem vindo a acentuar-se nos ltimos anos, foi necessrio aproveitar melhorar zonas subterrneas e margens de rios. Estas reas no so as nicas em desenvolvimento, h tambm necessidade de melhorar acessos martimos e areos, onde a aplicao da tcnica de Jet Grouting apresenta muitas vantagens. A reabilitao e reforo do cais em questo o exemplo de como necessrio desenvolver e melhorar os acessos martimos. O projeto definido consistiu na soluo de fundaes indiretas atravs de microestacas seladas no interior de colunas de solo-cimento. Inicialmente previa-se realizar colunas de 1800 mm intercaladas com colunas de 1200 mm e em toda a periferia seria de 1200 mm, apresentando microestacas no interior das colunas de Jet Grouting de 1800 mm.

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


ORIENTAO PARA ELABORAO DOS TRABALHOS
Contedo dos tpicos da estrutura do trabalho

RESULTADOS E CONCLUSES
Neste item apresentar os resultados obtidos com as tcnicas aplicadas utilizando ferramentas grficas e /ou figuras ilustrando dados numricos que representaram os fenmenos fsicos e/ou qumicos envolvidos. Interpretao dos resultados atravs da discusso com base tcnica com as concluses positivas e negativas, mostrando as vantagens e/ou desvantagens da teoria aplicada pratica.

Exemplo:
Ttulo do trabalho Aterro da Doca - medidas de deformao de solos Com a utilizao de extensmetros as leituras dos aparelhos instalados foram lidos durante a execuo dos trabalhos com uma frequncia no inferior a uma vez por quinzena. Os resultados foram apresentados sobre forma grfica e so interpretados de forma a serem analisados pelos tcnicos das estruturas instrumentadas. O intervalo de tempo entre cada campanha de leituras e a entrega dos respectivos resultados foi de aproximadamente 2 dias. Tendo em considerao o aterro executado pode concluir-se que so valores esperados, uma vez que esta tcnica causaria apenas uma consolidao ligeira dos lodos mas tambm eram esperados assentamentos desta ordem de grandeza, devido influncia que as mares tm no aterro.

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


ORIENTAO PARA ELABORAO DOS TRABALHOS
Contedo dos tpicos da estrutura do trabalho

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
A qualidade do trabalho depende essencialmente do material utilizado para consulta, da a importncia da pesquisa realizada para coleta de informaes deve determinar em primeiro lugar quais so os trabalhos mais adequados ao tema escolhido. Portanto o critrio da escolha deve ser feito com base na confiabilidade da informao e da sua aceitao perante a comunidade cientfica capacitada para tal. Aps a etapa da leitura dessas referncias deve-se definir o ttulo do trabalho a ser desenvolvido com enfoque opcionalmente definido pela equipe de trabalho.

Exemplo:
Ttulo do trabalho Determinao de prova de carga em estacas pr-moldadas Buscar referncias que tratam sobre o assunto relacionado ao controle tecnolgico e avaliao do comportamento das fundaes de um modo geral e em segundo plano outras referncias que apresentem o sistema executivo de prova de carga esttica e dinmica em estacas. Buscar tambm referncias que apresentem casos reais onde foram utilizadas tais tcnicas de avaliao, apresentando seus resultados e as concluses dos mesmos.

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


APRESENTAO DO TRABALHO ESCRITO - FORMATAO
- A apresentao do trabalho escrito dever ser feita baseado numa formatao A4 - A primeira folha dever conter apenas o Tema, Ttulo do Trabalho e Autores (alunos) - A fonte e tamanho da letra a ser utilizada ser Arial tamanho 12 - O espaamento das linhas dever ser padro 1,5 - A estrutura para montagem do trabalho a mesma citada anteriormente.
Introduo Tcnicas e metodologias Aplicaes prticas Resultados e Concluses Referncias Bibliogrficas

- Padro de apresentao de ttulo de figura localizado na parte superior e de grficos e tabelas localizados na parte inferior. - Referencia Bibliogrfica deve ter um padro similar ao que segue abaixo:
Autores Ttulo do trabalho Publicao referencias de Vol, numero, paginas e ano

KOCHEN, R. . Tratamento de Solo e Tneis Pr-Suportados. In: 1 Encontro Tcnico do Comit Brasileiro de Tneis (CBT), p. 27, So Paulo, 1992.

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


APRESENTAO ORAL DOS TRABALHOS
- A apresentao oral do trabalho ser previamente agendada (calendrio). - No dia da apresentao a equipe dever entregar o trabalho escrito. - A apresentao do trabalho poder ser feita por um ou mais alunos. - Ateno, tudo que constar na apresentao poder ser perguntado. - A redao do trabalho escrito totalmente diferente da apresentao oral. No confundir o texto desenvolvido no trabalho escrito com os slides a serem apresentados no Power Point. O maior erro que se pode cometer numa apresentao a de ficar lendo a escrita apresentada nos slides, ou pior ainda nem entender o que est escrito ficando ntido que o apresentador no estudou antes. No obrigatrio e nem regra utilizar o Power Point pois a apresentao pode ser simplesmente feita na forma oral. - Ao final de cada apresentao ser feita uma avaliao pelo professor responsvel sem sem direito replica da equipe (avaliao opcional).

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


POSTURA E COMPORTAMENTO DURANTE A APRESENTAO ORAL
QUANDO FOR OUTRA EQUIPE QUE VAI APRESENTAR O TRABALHO NO FALTE, POIS UM DOS PRINCIPAIS OBJETIVOS DA APRESENTAO O INTERCMBIO DE INFORMAES QUE COMPLEMENTAM O APRENDIZADO ANTES DE UTILIZAR O DATA SHOW COMECE COM UMA PEQUENA FALA A RESPEITO DO SEU TRABALHO E DIGA O QUE JULGAR MAIS RELEVANTE. Nem muito curta e nem muito longa, mas o suficiente para chamar a ateno do seu pblico alvo. Nos primeiros momentos que se ganha a ateno de todos. Fale devagar, sem pressa, em tom alto e claro, olhe nos olhos das pessoas e mostre simplicidade na apresentao das sua informaes. Procure evitar palavras difceis de se pronunciar como tambm o uso de vocabulrio chulo como exemplo grossura do ferro ou fundura da estaca ao invs diga bitola ou dimetro do ao e Profundidade da estaca, etc. Caso necessite ler algum lembrete no fique constrangido, pois nem todo mundo Tem boa memria para guardar informaes, pode usar uma colinha. UTILIZAR ABUNDANTEMENTE AS FERRAMENTAS GRFICAS, FIGURAS. FLUXOGRAMAS, ESQUEMAS, DESENHOS, ETC.

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


POSTURA E COMPORTAMENTO DURANTE A APRESENTAO ORAL
UTILIZE POUCO TEXTO E QUANDO UTILIZAR COLOQUE AS LETRAS COM UM TAMANHO SUFICIENTE PARA A SUA LEITURA, EM GERAL A PARTIR DO TAMANHO 20 PARA CIMA. AS IMAGENS NO SLIDE DEVE TER BOA QUALIDADE GRAFICA, SEM DISTORO E COM INFORMAO LEGVEL E VISVEL. Lembre que uma imagem vale mais que mil palavras !

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


Exemplo do que NO DEVE SER FEITO numa apresentao
PROVA DE CARGA EM ESTACAS

- Ser utilizado conjunto de bomba-macaco hidrulico com capacidade suficiente para carga mxima referida e equipado com manmetro que indicar a magnitude da carga aplicada. - O sistema de reao para prova de carga a compresso sero 02 (dois) tirantes ancorados no terreno com inclinao de 15, de forma que o conjunto permanea estvel sob as cargas mximas do ensaio. - Na prova de carga horizontal e a trao ser obtida no terreno ou em estruturas existentes.

- Na execuo da prova de carga a estaca carregada at a ruptura ou pelo menos at 2 (duas) vezes o valor previsto para sua carga de trabalho. - O ensaio ser realizado com carregamento lento conforme ABNT 12131, MB 3472 (estacas - prova de carga esttica) seguindo as seguintes prescries: a) O carregamento feito em estgios iguais e sucessivos sendo que cada estgio no deve ser superior a 20% da carga de trabalho para a estaca ensaiada. b) Em cada estgio os deslocamentos devem ser lidos imediatamente aps a aplicao da carga correspondente, seguindo-se leituras decorridas 2min, 4min, 8min, 15min e 30min contados a partir do incio do estgio e posteriormente a cada 30min, at se atingir a estabilizao. c) A estabilizao dos deslocamentos determinada atravs da avaliao do desempenho da curva tempo x deslocamento, sendo admitido quando a diferena entre as leituras realizadas nos tempos t1 e t2 corresponder a no mximo 5% do deslocamento havido no mesmo estgio. d) No sendo atingida a ruptura da estaca, a carga mxima do ensaio deve ser mantida durante um tempo mnimo de 12h entre a estabilizao dos recalques e o incio do descarregamento. e) O descarregamento deve ser feito em no mnimo quatro estgios. Cada estgio mantido at a estabilizao, estabelecendo os mesmos critrios de carregamento. O tempo mnimo de cada estgio de 15 min.

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


Exemplo do que DEVE SER FEITO numa apresentao

DETALHE DA INSTALAO DE DRENOS

Os drenos devem ser instalados nas perfuraes com dimetro de 100 mm, (conforme detalhe em projeto) previamente limpas e desimpedidas.

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


Exemplo do que DEVE SER FEITO numa apresentao

REBAIXAMENTO DE LENOL POR PONTEIRAS FILTRANTES


Consiste em uma bateria de ponteiras instaladas no terreno, as quais vo desaguar atravs de grupos bombas d'gua/bombas de vcuo.

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


PR-HISTRIA Desde o tempo pr-histrico o solo ocupou a mente dos seres humanos e o progresso do homem em aprender, compreender e trabalhar com o solo foi muito vagaroso. HISTRIA ANTIGA - ROMA Os princpios bsicos para execuo de projetos e construes de estradas pelos romanos foram baseados no conhecimento do comportamento do solo sob a ao da gua e variados carregamentos. Estes princpios so os mesmos usados nos modernos projetos de rodovias. O engenheiro romano Vitruvius (I sculo A.C., poca do Imperador Augusto) escreveu: Sejam as fundaes destas obras escavadas a partir de um local slido e para uma base slida se puder ser encontrada. Mas se uma fundao slida no for encontrada, e o local estiver coberta por um solo fofo ou pantanoso, deve ser escavado, removido e refeito com estacas de oliveira ou carvalho tratados, e estacas devem ser cravadas por mquinas, uma prxima da outra, e os intervalos preenchidos com carvo vegetal. IDADE MDIA Aps o colapso do Imprio Romano houve um retrocesso do conhecimento adquirido, e as antigas obras de engenharia, tais como rodovias, pontes, diques, drenos, etc., foram destrudas e ignoradas pela guerra alm dos sofrerem danos provocados pelas chuvas e congelamentos. O principal problema do solo associado com a construo de enormes catedrais, hoje denominado de recalque, era provocado pela compresso do solo exercida pela carga estrutural relativamente grande.

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


ANTIGOS CONCEITOS SOBRE EMPUXO DE TERRA Problemas das fundaes c/ o surgimento das grandes construes: Pirmides do Egito / Templos da Babilnia / Muralhas da China / etc A partir do sculo XVII (Vauban, Coulomb, Rankine e outros) relativo ao equilbrio dos macios terrosos sob o ponto de vista matemtico, sem reajustes realidade fsica. GRANDES ACIDENTES Fim do sculo XIX mostrou a inadequao aos antigos princpios 1 - Escorregamentos de taludes de ferrovias (Sucia) 2 - Ruptura de barragens e recalques de grades edifcios (EUA) 3 - Acidentes com muros de cais e escorregamentos (Alemanha) 4 - Escorregamentos de taludes no canal de panam NASCIMENTO DA MECNICA DOS SOLOS KARL TERZAGHI (publicao do livro Erdbaumechanik em 1925) Preconizou a Mecnica dos sistemas constitudos por uma fase slida granular e uma fase fluida TERZAGHI deu uma viso do solo como um material e mostrou as tcnicas de determinao das suas propriedades fsicas, assim como a maneira como o solo responde a vrias condies de carregamento e de umidade.

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


INVESTIGAES GEOTCNICAS Um dos maiores riscos iniciar um obra sem conhecimento do terreno de fundao (rocha ou solo): Caso da fundao de um arco de ponte que por deficincia de estudos geotcnicos se comportaria de maneira instvel pela possibilidade deslocamento do bloco de rocha (suposto macio rochoso) em que apiam as estacas. O objetivo da Geotcnia determinar, tanto quanto possvel sob fundamentao cientfica, a interao terreno-fundao-estrutura com o objetivo de prever e adotar medidas que evitem recalques prejudiciais ou ruptura do terreno.

As
Estrutura
Bloco de rocha

Fundao solo

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


ELENCO DE QUESTES
Para destacar a importncia da geotcnia basta atentar para as questes que se apresentam na atividade profissional do cotidiano dos tcnicos da construo civil tais como: 1. Qual o tipo de fundao mais adequada superficial ou profunda? Estaca, tubulo, tipo raiz, tipo hlice, tipo Franki, sapata? 2. Que tipo de estaca: de madeira, de concreto ou metlica? Pr-moldada ou moldada in loco? Com que carga mxima admissvel? 3. Haver recalques? 4. Ser necessrio rebaixar o nvel do lenol fretico? 5. Haver perigo para as fundaes vizinhas? 6. Na execuo de um aterro, que altura mxima ele poder alcanar? Em que condies de compactao e umidade? E as inclinaes dos taludes? E quanto sua proteo, qual recurso utilizar? Qual recalque previsto? 7. Na estruturas de contenes que tipo deve ser utilizado? Muros, cortinas pr moldadas, estrutura de gabio, cortina atirantada, estaca-prancha? Qual tipo de drenagem adotar? Como e onde executar o mais adequado? 8. Quais a dimenses mais seguras em uma barragem de terra? Quais devero ser as suas caractersticas de resistncia e permeabilidade?

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


ORIGEM E FORMAO DOS SOLOS
Solos so materiais que resultam do intemperismo das rochas, por desintegrao mecnica ou por decomposio qumica. Desintegrao mecnica (agentes: gua, temperatura, vegetao e vento)
Pedregulhos e areias (solos de partculas grossas) e Siltes (solos de partculas intermedirias) Argilas (solos de partculas finas) somente em condies especiais

Decomposio qumica (modificao qumica da rocha de origem)


O principal agente a gua e os mais importantes mecanismos so a oxidao, hidratao, carbonatao e os efeitos qumicos da vegetao.

COMPOSIO QUMICA DOS SOLOS


Minerais encontrados nos solos so os mesmos das rochas Quanto composio qumica dos solos grossos:
silicatos - feldspato, mica, quartzo (SiO2), serpentina, clorita, talco; xidos - hematita (Fe2O3), magnetita (Fe3O4), limonita(Fe2O3.H2O); carbonatos - calcita (CO3Ca), dolomita [(CO3)2CaMg]; sulfatos - gesso (SO4Ca.2H2O), anidrita (SO4Ca).

Quanto composio qumica dos solos finos:


As argilas apresentam uma complexa constituio qumica. So constitudas basicamente de slica SIO2 em forma coloidal e xidos metlicos da forma geral R2O (onde R pode ser Al ou Fe)

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


CARACTERSTICAS DOS SUBSOLOS
CONDIO DINMICA NA FORMAO DOS SOLOS Solos - A desintegrao mecnica forma uma granulometria diferenciada dos solos: Areias, Siltes e Argilas.
SOLOS GROSSOS Minerais (4,8 a 0,005 mm) SOLOS FINOS Minerais (inferiores a 0,005 mm)

Silicatos
SiO4 + (Al,Fe,Mg, Ca, Na) Feldspatos Mica (KAlSi3O2) (KAl (AlSi O ) (OH) 2 3 10 2 Quartzo (SiO2)

Argilas
SiO2 ou RO2 (onde R=Al ou Fe) Na forma coloidal

Carbonatos
CO3 ou NO3 + (Mg, Ca) calcita (CaCO3) Malaquita (CuCO3) Hematita (Fe2O3) Quartzo (SiO2)

xidos
Oxignio (O) + (Fe, Mn, Sn, Al) Hematita (Fe2O3) Casseterita (Sn2O3)

Sulfatos
SO4 (CrO4, MoO4, WO4 ) Gipsita (CaSO4) Barita (BaSO4) Argilitos (AlO2) aluminossilicatos

Superfcie do solo

Camadas do subsolo
(formao geolgica diferenciada) espessura das camadas composio mineralgica resistncia de suporte deformabilidade influncia do nvel do lenol predominncia do tipo de solo
Nvel do lenol fretico

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


MINERIO DE COBRE MINERIO DE ESTANHO MINERIO DE CHUMBO MINERIO DE FERRO

Malaquita (CuCO3)

Casseterita (Sn2O3)

Galena (PbS)

Pirita (FeS)

ARGILAS E SILTES (minerais + freqentes)

AREIA (Quartzo)

Hematita (Fe2O3)

Bauxita (Al2O3)

Argilitos (AlO2)

Quartzo (SiO2)

Quartzo (SiO2)

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


EXECUO DE SONDAGENS
CONHECIMENTO DO SUB-SOLO
Em geral inicia-se com = 2 , podendo ser utilizado = 6 ( dependendo do vulto da obra ) Incio da execuo atravs de um tradocavadeira (figura 1.4) at o solo comear desmoronar, em seguida o trado espiral (figura 1.5). Quando encontra-se o lenol dgua passase para o mtodo percusso com circulao de gua (figuras 1.6a e 1.6b). As amostras representativas so obtidas atravs do barrilete amostrador (figura 1.7), aproveitando-se para medir a resistncia penetrao (SPT).

Retirada da amostras Indeformadas Idem a anterior ( = 6 ), feita porm atravs da carga do macaco hidrulico reagindo contra uma ancoragem do prprio tubo guia.

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


FORMA DAS PARTCULAS A forma tem grande influncia sobre suas propriedades. a) Partculas arredondadas: so as que predominam nos pedregulhos, areias e siltes. b) Partculas lamelares: so aquelas que se encontram nas argilas. c) Partculas fibrilares: caractersticas dos solos turfosos GRANULOMETRIA Segundo as dimenses das suas partculas as fraes constituintes dos solos
recebem designaes prprias, de acordo com a escala granulomtrica brasileira (ABNT) so: Pedregulho: conjunto de partculas com dimenses compreendidas entre 76 e 4,8 mm Areia: conjunto de partculas com dimenses compreendidas entre 4,8 e 0,05 mm Silte: conjunto de partculas com dimenses compreendidas entre 0,05 e 0,005 mm Argila: conjunto de partculas com dimenses compreendidas inferiores a 0,005 mm

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


CLASSIFICAO DOS SOLOS Classificao trilinear do solo, sua identificao feita em funo das porcentagens dos seus constituintes principais, utilizando-se um diagrama trilinear. Sobre cada um dos trs eixos coordenados se representa uma dessas trs fraes granulomtricas: areia, silte e argila.

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


EXERCCIO DE CLASSIFICAO DOS SOLOS
0 10 20 30 100 90 80

figura 2
R %A GI
70

AR EI

40

60

LA

50

4 2 1 3

50 40 30 20 10 0 100

60 70 80 90 100 0 10 20 30 40 50 60 70 80

90

% SILTE

Especificar a composio granulomtrica dos solos numerados na figura 1 e descrever os tipos de solos que este representam: solo 1: solo 2: solo 3: solo 4:
____% areia ____% areia ____% areia ____% areia ____% silte ____% silte ____% silte ____% silte ____% argila ( ____% argila ( ____% argila ( ____% argila ( ) ) ) )

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


ELEMENTOS CONSTITUINTES DO SOLO NDICES FSICOS
O solo um material constitudo por um conjunto de partculas slidas, deixando entre si vazios que podero estar parcial ou totalmente preenchidos pela gua. No geral um sistema disperso formado por trs fases:

SLIDA - LQUIDA - GASOSA

CLASSIFICAO DA GUA CONTIDA NO SOLO


gua de constituio: a que faz parte da estrutura molecular da partcula slida. gua adesiva ou adsorvida: aquela pelcula de gua que envolve e adere fortemente a partcula slida. gua livre: a que se encontra em uma determinada zona do terreno, enchendo todos os seus vazios. gua higroscpica: a que ainda se encontra em um solo seco ao ar livre. gua capilar: aquela que nos solos de gros finos sobe pelos interstcios capilares deixados pelas partculas slidas.

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES

Reconhecimento do sub-solo : sondagens


Conhecimento das condies do sub-solo
disposio, natureza, espessura e caractersticas das camadas, nvel da gua

Mtodos para explorao


retirada de amostras: poos de explorao (muito caro) e sondagens ensaios in loco: auscultao (resistncia penetrao), bombeamento (permeabilidade sem amostra), ensaios de palheta (resistncia cisalhamento), medida de presso neutra ( Presso da gua nos vazios de um solo saturado - cisalhamento), prova de carga (Esttica ou dinnica) com medida de recalque , determinao da capacidade suporte das estacas, etc.
Deformadas identificao do solo e classificao do solo

Amostra de solo

Indeformadas ensaios de determinao das propriedades fsicomecnicas do solo (textura, estrutura, umidade, etc.) Perdendo-se, porm, o estado de tenso a que estava submetida a amostra

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES Standard Penetration Test - SPT


Durante a penetrao mede-se a resistncia penetrao
Que o nmero de golpes de um peso de 60 Kgf , caindo de uma altura de 75 cm, para cravar 30 cm no solo uma sonda de 45 mm de dimetro. (Teste padronizado no Brasil )

Relatrios de sondagem
Informa planta de situao dos furos, perfil de cada sondagem (cotas), classificao das camadas e os ensaios, nvel do lenol dgua e resistncia penetrao da sonda e suas condies (dimetro, peso e altura de queda)

Tabelas de taxas admissveis segundo recomendao do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnolgicas - SP)

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES

SONDAGENS
Standard Test Penetration - SPT

sacador de amostra

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES LOCAO DE SONDAGENS

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES

RELATRIO DE SONDAGENS

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES PERFIL DE SONDAGEM outro exemplo

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES EVOLUO DAS FUNDAES


PR-HISTRIA Fundaes apoiadas diretamente na superfcie dos solos Fundaes apoiadas diretamente na superfcie dos solos com boa resistncia de suporte (solos rochosos) Reforo das camadas superficiais dos solos com rochas Fundaes apoiadas na camada suporte em funo da carga da edificao. O conhecimento do solo com base no mtodo cientfico e na resistncia dos materiais Rigidez das fundaes compatveis com as transmisso de cargas para a camada suporte. Definio da camada suporte com base nas caractersticas dos solos coletadas in loco atravs de ensaios de sondagem. Alm do conhecimento do equilbrio esttico dos macios sob o ponto de vista matemtico tambm considerando-se a realidade fsica e dinmica dos solos (Mecnica dos solos).

ANTIGUIDADE

RENASCIMENTO

IDADE MODERNA

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES CARACTERSTICAS DAS FUNDAES


FATORES DE INFLUNCIA COMPORTAMENTO DA BASE DE APOIO (FUNDAO)
REA DE BASE DE APOIO CAMADA SUPORTE DO SOLO CARACTERSTICAS DO SOLO REAO DO SOLO RIGIDEZ DO MATERIAL DA BASE DE APOIO

BULBO DE PRESSO
Distribuio das tenses no solo a partir da base de apoio decorrentes do carregamento
SOLO

RUPTURA DEFORMAO

tenso admissvel

adm= K x F
K = cte F = carregamento

EDIFICAO
SOLO COM CAPACIDADE SUPORTE SATISFATRIA FUNDAO Edificao

EDIFICAO
CARREGAMENTO

F
FUNDAO Edificao

BULBO DE PRESSO

Bulbo de presso

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES CAPACIDADE DE CARGA Fundao


As fundaes esto sujeitas s cargas de pilares e paredes de alvenaria e sofrem reaes causadas devido ao apoio no solo.

Solo
As fundaes devem ser analisadas quanto aos esforos que elas mesmas originam no terreno de apoio (ruptura e deformao). Presso admissvel (adm) sobre a camada do solo aquele valor o qual deve provocar apenas recalques que a construo possa suportar sem inconvenientes, oferecendo um coeficiente de segurana contra ruptura ou o escoamento do solo.

Determinao da carga admissvel do solo


Carga admissvel ( Nadm ) que o solo suporta deve ser verificada por dois critrios:

Nadm

Nrup cs Ndeform cs

Quanto ruptura Quanto deformao

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


RUPTURA
Carga admissvel ( Nadm ) que pode ser aplicada ao solo: a carga de ruptura (tipo solo) Nrup onde

N adm C.S .

Nrup cs

C.S .

o coeficiente de segurana

Pode ser 2 ou 3, depende da determinao da resistncia do solo

(por ensaio ou por comparao dos resultados de sondagem)


DEFORMAO
Carga admissvel ( Nadm ) que pode ser aplicada ao solo: onde Ndeform a carga de deformao (tipo solo)
=

N deform
Recalque:

Nrup cs

C.S .

o coeficiente de segurana

O solo em geral tem baixo mdulo de elasticidade e se deforma muito com pouca carga provocando recalques na estrutura.

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


Prtica Brasileira
Tenso admissvel (Fundaes rasas, ponta de estacas e bases de tubulo)

adm= 0,02 N (MPa)


Vlida para qualquer solo natural para o intervalo 5 N 20 Obs.: N = SPT (n golpes)

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


Exerccio
Determinar as dimenses da sapata quadrada considerando-se que a rea de apoio para valores de carga at 50 tf de acordo com a formula da rea, a carga que chega no pilar de 40 tf (P), a carga do peso prprio equivale a 5% do valor da carga que chega no pilar e que a tenso admissvel proporcional ao numero de golpes de SPT conforme a formula.
P
SAPATA DE BASE QUADRADA

Sondagem SPT 2 * 4 * * 6* X X X 7 11 9 11 11 15 17 21 X * * * X X X

* * X --

* * * X X X X

* * * X X -

* * * X X X X -

* X X

* * X X -

* * * X X -

* * * X X -

X -

. . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . . . .

. . . . .. . . .. . . .

S ( area) =

P+p

adm

(cm)

adm = 0.03 N

(MPa)

Onde N o nmero de golpes do SPT.

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


Resposta:
Inicialmente deve-se determinar a tenso aplicada no solo ( adm ) atravs da anlise do perfil de solo e da sondagem. Considerando-se a faixa de atuao do bulbo de presso determina-se o nmero de SPT mdio e em seguida a tenso em kg/cm:
N medio = 4 + 6 + 7 + 11 + 9 + 11 48 = =8 6 6
portanto

adm = 0.03 8 = 0,24

MPa ou 2,4 kg/cm

Em seguida determina-se o clculo da sapata


S (area) = P+p (cm)
onde

adm

P=40 tf ou 40.000 kgf e

p=0,05 x 40.000=2000 kgf (peso prprio)

portanto

S (area) =

40000 + 2000 = 17500 cm 2,4

clculo do lado da base da sapata


Como a sapata possui base quadrada tem-se:

S (area) = LxL = L2
Portanto adota-se

portanto

L = S = 17500 = 132,3 cm

L = 1,35 m

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES ESTRUTURA DOS SOLOS


(continuao) d) Estrutura em esqueleto nos solos onde, alm de gros finos, h gros mais grossos.

c) Estrutura floculenta s possvel em solos cujas partculas componentes sejam todas muito pequenas.

As partculas, ao se sedimentarem, dispemse em arco, os quais por sua vez, formam outros arcos.

Amolgamento (teor de umidade constante)


a operao de destruio da estrutura do solo com conseqente perda da sua resistncia. A influncia da estrutura do solo em suas propriedades pesquisada atravs de ensaios realizados com amostras indeformadas. Estes dispem-se de maneira tal a formar um esqueleto cujos interstcios so parcialmente ocupados por uma estrutura de gros mais finos. o caso das complexas estruturas das argilas marinhas.

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES FENMENOS CAPILARES (continuao)


Capilarmetros
A determinao experimental da capilaridade dos solos feita por meio de aparelhos denominados capilarmetros. O princpio de se aplicar uma fora de suco amostra, at destruir a fora capilar.

Importncia dos fenmenos capilares


Os fenmenos capilares so muito importantes na construo de pavimentos rodovirios. Assim por exemplo, se o terreno de fundao de um pavimento construdo por um solo siltoso e o nvel do lenol fretico est pouco profundo, a fim de evitar que a gua capilar venha a prejudicar a estabilidade do pavimento a ser construdo, tornam-se necessrias certas precaues, quer substituindo o material siltoso por outro de menor grau de capilaridade, quer construindo sub-bases e bases adequadas. A contrao dos solos tambm explicada pelos fenmenos capilares, com efeito quando toda a superfcie de um solo est submersa em gua, no h fora capilar, pois = 90. medida, porm, que a gua vai sendo evaporada, vo se formando meniscos entre os seus gros e, conseqentemente, iro surgindo foras capilares, que aproximam as partculas.

Existe, assim, agindo sobre o solo e em todas as direes, uma presso, chamada presso capilar, que cresce medida que se evapora a gua. Esta compresso produzida pela presso capilar explica a contrao dos solos durante o seu processo de perda de umidade.

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES PERMEABILIDADE DOS SOLOS


A permeabilidade a propriedade que o solo apresenta de permitir o escoamento de gua atravs dele. O grau de permeabilidade expresso numericamente pelo coeficiente de permeabilidade. O conhecimento da permeabilidade um parmetro importante no que diz respeito aos diversos problemas prticos de engenharia: drenagem, rebaixamento do lenol fretico, recalques, etc. Determinao do coeficiente de permeabilidade - LEI DE DARCY
A velocidade de percolao diretamente proporcional ao gradiente hidr !lico"

vp = k p i
A Lei de Darc, v lida para !m e'coamento laminar+ tal como deve 'e con'iderado o e'coamento na maioria do' 'olo' nat!rai'"

vp # velocidade real de percolao da g!a $p # coeficiente de percolao i # gradiente hidr !lico # h%L h # diferena entre o n&vei' d( g!a 'obre cada !m do' lado' da camada de 'olo L # e'pe''!ra da camada de 'olo+ medida na direo do e'coamento"

)perda de carga*

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


COEFICIENTE DE PERMEABILIDADE DOS SOLOS

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


QUAL DAS CONDIES A OU B ABAIXO APRESENTA MAIOR VELOCIDADE DE PERCOLAO, CONSIDERANDO QUE O COEFICIENTE DE PERCOLAO DE 30 CM/MIN. FAA A COMPARAO PARA OS EXERCCIOS 1 E 2.

vp = k p i
Velocidade de percolao

h i= L

Gradiente hidrulico

Exerccio 1

L =180 cm h = 40 cm

L =40 cm h = 100 cm

Exerccio 2

L =90 cm h = 100 cm

L =120 cm h = 30 cm

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES COMPRESSIBILIDADE


a propriedade que o solo tem de diminuir seu volume sob a ao das cargas aplicadas, constituindo-se em umas das principais causas dos recalques. RELAO CARGA-DEFORMAO Todos os materiais deformam-se pela ao de uma carga aplicada, podendo ser representados em grfico conforme mostra a figura. Para os materiais de construo a resistncia dos materiais especifica tabelas com as caractersticas de correlao entre as cargas e as respectivas deformaes.

r nos limites de segurana Observe as deformaes

Em engenharia de fundaes j o problema complexo, alm das deformaes dos solos serem comparativamente maiores que as dos materiais de construo, no se verificam instantaneamente com a aplicao da carga, mas sim em funo do tempo, como exemplo caracterstico o que acontece com as argilas (vide figura). Ainda tais deformaes, geralmente, no uniformes, no so prejudiciais ao solo mas podem comprometer as estruturas que assentam sobre eles. Surgem, desse modo, os recalques diferenciais, cujo problema do clculo tambm de interesse do engenheiro de estruturas que avalia sua repercusso sobre a obra. Quando se projeta uma construo, deve-se prever os recalques a que esta estar sujeita, para da decidir com acerto sobre o tipo de fundao e at mesmo sobre o sistema estrutural a ser adotado.

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES COMPACTAO DOS SOLOS


Consiste no processo manual ou mecnico que visa reduzir o volume de seus vazios, e assim aumentar sua resistncia tornando-o mais estvel. Constitu em uma operao simples mas, de grande importncia pelos seus considerveis efeitos sobre a estabilizao de macios terrosos. A compactao do solo visa melhorar suas caractersticas quanto resistncia, permeabilidade, compressibilidade e absoro de gua. Peso especfico do solo
OBS:
DEPENDE

Energia de compactao e teor de umidade e Adensamento Expulso de gua

Compactao

Expulso de ar

Para uma dada compactao de um solo sob diferentes condies de umidade e para uma determinada energia de compactao determina-se uma curva de variao dos pesos especficos ( ) em funo da umidade ( h ). Para fins prticos prefere-se utilizar a expresso: traando-se a curva s= f(x) que S = chamada curva de compactao.

1+ h

A curva mostra um determinado ponto para o qual s mximo, onde a umidade correspondente chamada de umidade tima ( hot ).

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES Ensaios


O ensaio original para determinao da umidade tima o ensaio de Proctor, proposto em 1933, pelo engenheiro americano de mesmo nome (Ralph Proctor). O ensaio original para determinao da umidade tima o ensaio de Proctor, proposto em 1933, pelo engenheiro americano de mesmo nome. Padronizado pela ABNT em seu MB-33. O ensaio consiste em compactar uma amostra dentro de um recipiente cilndrico, com aproximadamente 1000 cm, em 03 (trs) camadas sucessivas, sob a ao de 25 golpes de um soquete, pesando 2.5 kg , caindo de 30 cm de altura. O ento ensaio repetido para diferentes teores de umidade, determinando-se, para cada uma deles, o peso especfico aparente. Com os valores obtidos traa-se a curva s= f(x) como vista anteriormente, obtendo-se s mx e hot . Para a determinao da curva conveniente a determinao de cinco pontos, procurando-se fazer que dois deles se encontrem na zona seca (ramo esquerdo da curva) , um prximo umidade tima e os outros dois na zona mida (ramo da direita da curva). A energia de compactao desse ensaio de aproximadamente 6 kg.cm/cm3, calculada pela formula: E # energia e'pec&fica de compactaoonde:

PhNn E = V

. # pe'o do 'o/!eteh # alt!ra de /!eda do 'o/!ete0 # n1mero de golpe' por camadan # n1mero de camada'2 # n1mero de camada'.

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES Energia de Compactao


Evidentemente, se esforo de compactao for outro, sero obtidos valores diferente tanto para s mx como hot . Atualmente, tendo em vista o maior peso dos equipamento de compactao, tornou-se necessrio alterar as condies do ensaio de Proctor, surgiu, assim, o ensaio modificado de Proctor. Neste novo tipo de ensaio, utiliza-se o mesmo molde, porm, executado em cinco camadas, sob a ao de 25 golpes de um peso de 4,5 kg, caindo de 45 cm de altura. A energia de compactao da ordem de 25 kg.cm/cm.

Compactao no campo
No campo, aps espalhar o material, uniformemente, em camadas mais ou menos horizontais, a compactao feita empregando-se rolos compressores, piles e vibradores, alm carros-pipa munidos de barra de distribuio (irrigao). s vezes utiliza-se, quando o material permitir, o prprio equipamento de transporte para obter compactao. Dependendo da natureza do terreno empregam-se rolos lisos, rolos p-de-carneiro ou rolos pneumticos. Os primeiros, em geral, para solos arenosos e os segundos para solos argilosos, sendo que os ltimos so adaptveis a quase todos os tipos de terreno. A espessura da camada de solo (da ordem de 15 a 30 cm) e o nmero de passadas do equipamento de compactao, podem ser determinados controlando-se os resultados obtidos em um trecho experimental previamente escolhido. bvio que a compactao ser tanto mais econmica, quanto maior for a espessura das camadas e menor o nmero de passadas

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES

Terraplenagem
Considerao do movimento de terra (aterro ou escavao) Movimentos de terra:
Manual: executado pelo homem (p, enxada, picareta e carriolas) Mecanizado: utilizao de mquinas especficas (incluso transporte) escavao e aterro: Escavadeira / Motoniveladora / Moto-scraper / Bob cat P-carregadeira / Retroescavadeira / Poclaim / Draga compactao: Rolo p de carneiro / rolo vibratrio / trator compactador (Obs: compactao deve ser feita em camadas de at 25 cm) Empolamento: aumento de volume devido escavao (tipo de solo) clculo volumtrico com determinao da taxa de empolamento real Capacidade de transporte em metros cbicos caminho basculante: toco (6 m3) e truck (12 m3)

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES TERRAPLENAGEM - EQUIPAMENTOS

Caminhes articulados

Carregadeira rodas

Escavadeira hidrulica

Retroescavadeira

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES TERRAPLENAGEM - EQUIPAMENTOS

Rolo compactador

Trator esteira

Rolo p de carneiro

Motor scraper

Motoniveladora

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES

Terraplenagem: Exerccios em classe e proposto


5,0 m 7,0 m 10,0 m 20,0 m

Figura 1

Considerando-se 10% de empolamento para o volume de solo representado pela figura 1, quantas viagens so necessrias para transportar todo o volume de terra escavado utilizando-se caminhes toco (6 m)? Resposta: 220 viagens

Exerccio proposto
Considerando-se que exista dois tipos de solo neste volume da figura 1: solo 1 com 10% de empolamento e solo 2 com 20% , e considerando-se que o volume de terra do solo 1 o triplo do volume do solo 2, quantas viagens so necessrias para transportar o volume de terra escavado ?

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES

Terraplenagem: Exerccios
Exerccio 1
Considerando-se o volume de terra composto por 2 (dois) tipos de solos, de acordo com a figura a seguir, e sabendo-se que o empolamento do solo 1 representa 1/4 (um quarto) do valor do empolamento do solo 2 , determinar quantas viagens de terra escavadas devero ser transportadas com uma caminho do tipo toco (capacidade 6 m/ viagem), considerando-se que o empolamento do solo 1 igual a 10%?
5m 5m
Solo 1 Solo 2 Solo 1

5m 10m 5m 12m 5m 5m

Exerccio 2
Considerando-se que existam 3 (trs) tipos de solos num certo volume de aterro, sendo: o solo 1 com 20% de empolamento, solo 2 com 10% e o solo 3 com 15%, considerando-se que o volume de terra no corte do solo 1 duas vezes e meia menor que o volume do solo 2 e que o volume do solo3 o dobro do volume do solo2 , quantas viagens so necessrias para transportar todo o volume de terra escavado com um caminho toco (capacidade 6 m/ viagem), sabendo-se que o volume de terra do solo 1 igual 600 m ?

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


Exerccio 1 Resposta: Calcula-se inicialmente os volumes dos solos 1 e 2: Volume do solo 1 = (10x5+5x5)x5 = 375 m (corte) Volume do solo 2 = [(22+12)x5/2 + (22x5)]x5= 975 m (corte) A proporo entre o empolamento dos solos : Esolo1 = Esolo2 portanto, como Es1=10% ou 0,1 Es2=40% ou 0,4 Logo o total do volume escavado fica: Vtotal escavado = Vescavado solo1 + Vtotal escavado solo2 Vescavado solo1 = Vcorte solo1 + Vcorte solo1 x Esolo1 = 375 + 375 x 0,1=412,5 m Vescavado solo2 = Vcorte solo2 + Vcorte solo2 x Esolo2 = 975 + 975 x 0,4=1365 m Portanto , Vtotal escavado = 412,5+1365 = 1777,5 m Logo o nmero de viagens : 1777,5 / 6 = 296,25 ou 297 viagens

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


Exerccio 2 Resposta: Empolamento dos solos 1,2 e 3: Esolo1=20% Esolo2=10% Vcorte solo1 x 2,5 = Vcorte solo2 Esolo3=15% Vcorte solo1 = 6000 m

Vcorte solo3= 2 x Vcorte solo2

Portanto, tem-se Vcorte solo2 = 6000 x 2,5 = 15000 m e Vcorte solo3= 2 x 15000 = 30000 m Desse modo o volume total igual a: Vtotal escavado = 6000 x 1,2 + 15000 x 1,1 + 30000 x 1,15 = 7200 + 16500 + 34500 = 58200 m Logo o total de viagens com caminho toco (6 m) corresponde a: Nmero de viagens = 58200 / 6 = 9700 viagens

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


Exerccio 3 Considerando que foi preciso retirar 1000 viagens com caminho toco (capacidade de 6 m+) para se rea i,ar um terrap enagem em um maci-o de terra contendo dois tipos de so o) pergunta-se qua . o empo amento do so o tipo % sa/endo-se que a propor-o de so os escavados tipo 1 e % . de 1:& ) ' empo amento do so o 1 . de &0 e ' vo ume tota do so o no corte representa &16 do vo ume do so o escavado2 Resposta: Como foram retiradas 1000 viagens de terra em caminho toco (6m) Tem-se que o Vo ume tota escavado ! 1000 " 6 ! 6000 m# $ proporo entre o so o 1 e o so o % escavados de 1 : & 'u se(a) Vescavado so o % ! & " Vescavado so o 1 e como Vescavado so o 1 * Vescavado so o 1 ! 6000 3ortanto) tem-se que 6000 ! 1000 * &000 (Vescavado so o 1 ! 1000 m+ e Vescavado so o 1 ! &000 m+) Como o empo amento do so o 1 &0 tem-se 1000 ! Vcorte 1 " 1)0& portanto Vcorte 1 ! 4&%)#5 m# considerando que o vo ume tota no corte representa &16 do vo ume do so o escavado tem-se 6000 " &16 ! &000 m# portanto &000 ! 4&%)#5 * Vcorte % onde Vcorte % ! 6067)6% m# 3ara ca cu ar o empo amento do so o % tem-se que: &000 ! 6067)6% * 6067)6% " Teso o % portanto) 6067)6% " Teso o % ! &000 - 6067)6% 8ogo Teso o % ! 4&%)#5 1 6067)6% Teso o % ! 0)%#& portanto o empo amento do so o % . de %#)&0

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


Exerccio extra 9ma empresa foi contratada para e"ecutar um t:ne com se-o transversa no formato de um trap.,io regu ar atrav.s de um maci-o de terra em forma de um para e ep;pedo com se-o medindo %0 m " 100 m e no comprimento de 1 <m) contendo dois tipos de so os diferentes2 =a/endo-se que o ei"o em re a-o >s /ases do trap.,io do t:ne est? situado a um quinto da esquerda para a direita em re a-o ao maci-o (vide figura)) que o vo ume de terra que no ser? escavado oca i,ado > esquerda do ei"o do trap.,io corresponde a #%&2000 m+) o empo amento do so o % corresponde a 100 e os vo umes escavados do so os 1 representa 40 0 do so o %) determinar qua . o empo amento do so o 1 considerando que o vo ume do so o transportado ap@s a e"ecu-o dos servi-os corresponder? a 1&0 a mais do so o antes do corte2
100 m
eixo

20 m

1/5

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


Resposta: Volume do tnel no corte = 100 x 20 x 1000 (325.000 x 2 + 20 x 60 x 1000) = 2.000.000 - (650.000 + 1.200.000) = 150.000 m3

Volume do tnel escavado = 1,15 x 150.000 = 172.500 m3 Vse1 = 0,9 Vse2 como Vse1 + Vse2 = 172.500

Portanto 0,9 Vse2 + Vse2 = 200.000 Vse2 = 90.789,47 m3 (escavado) Vse1 = 81.710,56 m3 (escavado)

1,9 Vse2 = 172.500

90.789,47 = Vsc2 x 1,10 Vsc2 = 82.535,88 m3 Portanto Vsc1 = 150.000 82.535,88 = 67.464,12 m3 Logo Vsc1 x Es1 = Vse1 67.464,12 x Es1 = 81.710,56 Es1 = 1,21 , logo o empolamento do solo 1 21 %

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


PROJETO / LOCAO E TERRAPLANAGEM
REA DO TERRENO
GABARITO
ESTACAS

Con form

corte

a o

orig inal

do t erre n

Conformao final

ponto de transio

aterro

Perfil do solo TERRAPLENAGEM


As construes so implantadas sempre considerando o nivelamento dos pavimentos, isso ocorre desde os tempos da pr-histria, pois a sensao de estabilidade intrnseca ao homem at mesmo por uma questo de conforto. Desse modo a conformao original do terreno sempre corrigida atravs da execuo da compensao entre corte e aterro necessrios, implicando no movimento de terra que est inserida dentro da rea de trabalho, do contrrio h necessidade de complementar com mais terra (aterro) ou de se retirar (corte).

cotas

Planta geral

PROJETO
A base referencial para o desenvolvimento do projeto est diretamente relacionada rea disponvel para sua implantao e a prpria rea de construo, alm de outras caractersticas que podem influenciar na viabilidade para a implantao do empreendimento (localizao, tipo de construo, pesquisa de mercado, custo-benefcio, etc.).

LOCAO
Qualquer que seja o posicionamento da construo em relao ao terreno importante que seja feito com uma metodologia que garanta preciso das medidas utilizando as referncias de nveis e de coordenadas.

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES

Gabarito: locao de estacas, baldrames, pilares, paredes, etc

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES

Planta de Locao: Marcao no gabarito


GABARITO
P1
0,20

P2 P3 3,00 P4 P6 12,50 10,50 5,50 4,00 10,00 3,00 7,00

Ref.

0,50

17,00

P5

(Medidas em metros)

12,50 23,00 Ref. 28,50

Considerar sempre as medidas acumuladas


HORIZONTAL VERTICAL

12,50 23,00 28,50

3,00 7,00 17,00

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES

Marcao: Exerccio proposto


A
2,70 1,80 2,10 1,00 2,50 5,50

B P1 P3 P4 P5 P2
PREENCHER A PLANILHA CONSIDERANDO A REFERNCIA NO PONTO A : HORIZONTAL VERTICAL

P6
2,20 3,00

P7 P8

3,00 6,10 8,10 11,90 13,70 17,30

2,70 4,50 5,10 6,10 8,60 14,10 16,30

3,00

3,10

2,00

3,80

1,80

3,60

3,60

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES

Exerccio

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES

2,20 5,00 5,90 6,90 7,70 10,10 -

1,00 3,00 4,00 4,80 5,50 5,80 7,10 8,10 8,90 10,30

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES

Exerccio

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES NDICES FSICOS


Dependendo da quantidade de gua existente no solo e da disposio das partculas slidas formando um volume de vazios maior ou menor, temos as caractersticas e comportamento do solo diferente em funo do estado em que o mesmo se encontra, esse estado caracterizado atravs dos ndices Fsicos do solo.
AMOSTRA AMOSTRA PADRO DE SOLO
V:

Volume total do solo

Vv Vv: : Volume de vazios


Var
Vv V Va GUA Pa AR

Va Va: : Var : Vs Vs: :

Volume de gua Volume de ar Volume dos slidos Pso da gua Pso dos slidos
PESOS

Vs

SLIDOS

Pa Pa: :
Ps

Ps Ps: : VOLUMES

V = Vv + Vs onde

Vv = Va + Var

P = Pa + Ps

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES DEFINIES


UMIDADE: Em laboratrio determina-se o peso da amostra no seu estado natural (peso mido) e o peso aps secagem (peso seco) em uma estufa a 105 C ou 110 C at apresentar constncia de massa (preciso aproximada de 1%.

Umidade (%)

A razo entre o peso da gua e o peso do solo seco expressa em porcentagem.

como

Pagua = Pumido Psec o

portanto

Exemplo 1 Calcular a umidade de uma amostra de solo cujo peso inicial de 1000 g (peso mido) e aps a secagem resultou num peso correspondente a 800 g (peso seco). Resp: 25%

h=

1000 800 200 Pumido Psec o 100 = 100 = 100 = 25% Psec o 800 800

Exemplo 2 Calcular o peso seco de uma amostra de solo cujo peso inicial de 1500 g (peso mido) e aps a secagem resultou numa umidade correspondente a 20%. Resp: 1250 g Exemplo 3 Calcular o peso de gua a ser adicionado da amostra de solo do exerccio anterior para alterar sua umidade de 20% para 25%. Resp: 62,5 g

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


A determinao dos ndices fsicos se resume sempre no clculo de pesos e volumes, comeando com o conceito de PESO ESPECFICO (densidade)
Solo 1

1
P1

Solo 2

2
P2

P1 > P2

1 > 2

Peso Especfico Aparente de um Solo

Razo entre o peso total de uma amostra de solo e o volume total (g/cm, kg/m, etc.)

g
s

Peso especfico das partculas slidas

Razo entre o Peso das partculas slidas e o volume do solo seco (g/cm, kg/m, etc.)

(Ensaio de massa especfica real - Chapman)

Peso Especfico Aparente Seco


(Ensaio de massa especfica unitria)

Razo entre o Peso das partculas slidas e o volume total (g/cm, kg/m, etc.)

s =

Ps Ps Pt Pt Vt Pt Vt = = = Vt Vt Pt Pt Ps Ps + Pa

= Ps

Pt Vt = Ps Pa 1 + h + Ps Ps

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


EXERCCIOS DE PESO ESPECFICO Exerccio 4:
De acordo com as amostras de solos a seguir (S1 e S2) determine os seguintes ndices fsicos para cada tipo de solo: peso especfico aparente do solo ( ), peso especfico aparente do solo seco (s ) , peso especfico das partculas e teor de umidade (h). Utilizar as unidades para pesos especfico em kg/m.

Dados:
S2
5m

S1

S2

S1
5m

10m

Massa S1 = 372.176,0 kg Massa S2 = 294.663,6 kg Massa seca S1 = 332.300,0 kg Massa seca S2 = 255.120,0 kg Solo 2

Resposta:
=
pt Vt
=

15m

Solo 1

pt 372.176 = = 1.488,70 kg / m 3 Vt 250


ps 332.300 = = 1329,20 kg / m3 Vt 250
ps 332.300 = = 1661,50 kg / m 3 Vs 200

= 1.178,65 kg / m3

p s = s Vt p g = s Vs
h= pa 100 Ps

s =
g =

s = 1020,48 kg / m 3

g = 1275,6 kg / m 3
h = 15,5%

h=

Pu Ps 372.176 332.300 100 = 100 = 12,0% Ps 332.300

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


Exerccio 5: EXERCCIOS DE PESO ESPECFICO
De acordo com as amostras de solos a seguir (S1 e S2) determine os ndices fsicos: peso especfico aparente do solo (), peso especfico aparente do solo seco (Vs ) e teor de umidade (h). Utilizar as unidades para pesos especfico kg/m e para o teor de umidade %
S1 (solo tipo 1) h 1 = 40 m h 2 = 10 m

Dados: Massa S1 = 3.600.000,0 kg Massa S2 = 1.200.000,0 kg Massa seca S1 = 3.400.000,0 kg Massa seca S2 = 1.133.333,3 kg

Resposta:
Volume cilindro = h x x R

S2 (solo tipo 2) dimetro = 10 m

Solo 1 Volume S1 = 30 x x 5 = 2356,2 m

Solo 2 Volume S2 = 10 x x 5 = 785,4 m

pt Vt

pt 3600000 = = 1.527,88 kg / m 3 Vt 2356,2


ps 3400000 = = 1433,0 kg / m 3 Vt 2356,2

= 1.527,88 kg / m3

p s = s Vt

s =

s = 1433,0 kg / m3 g = 2061,4 kg / m3
h = 5,88%

g =
h=

ps Vs
pa 100 Ps

g =

ps 3400000 = = 2061,4 kg / m3 Vs 1649,34

h=

Pu Ps 3600000 3400000 100 = 100 = 5,88% Ps 3400000

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


NDICE DE VAZIOS
Este ndice foi introduzido por TERZAGHI ao estudar o fenmeno de adensamento do solo, pois a variao de (ndice de vazios), s depende de uma varivel Vv (volume da vazios), uma vez que Vs (volume de slidos) no varia, ou varia pouco, durante o fenmeno. Em laboratrio sua determinao feita em funo de g e s (Massa Unitria e Massa especfica real).

ndice de vazios

a razo entre o volume de vazios (Vv) e o volume da parte slida de um solo (Vs) expresso em %.

g Vt Vs Vt Vt / Ps = = 1 = 1 = 1 Vs Vs Vs / Ps s

GC

Grau de compacidade
(Ensaio de massa unitria)

Relao entre a mxima e mnima compactao em comparao ao solo natural Razo entre o volume de vazios em relao ao volume total da amostra de solo (%).

Porosidade

VV VV VS V V V V = = V S = V S = = VT VT VS VV + VS VV + VS +1 1+ VS VS VS

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


Exerccio 6: Um corpo de prova cilndrico de um solo argiloso apresenta altura H=12.5 cm, dimetro =5.0 cm e peso de 478.25 g o qual, aps secagem, reduziu 418.32 g. Sabendo-se que o peso especfico dos slidos 2,7 g/cm, determinar: a) O peso especfico aparente seco ( s ); H Volume: b) O teor de umidade (h); 2 V = R H c) O ndice de vazios ( ); d) A porosidade (n). D=2 x R pa VV VV PS VV = VT VS h= 100 = = s = Ps VS VT VT Resposta:
V = 3,1416 2,52 12,5 = 245,44cm3
Clculo de Volume:

EXERCCIOS DE NDICE DE VAZIOS E POROSIDADE

s =
h=

PS VT
pa 100 Ps

s =
h=

PS 418,32 = = 1,70 kg / m3 VT 245,44

como: portanto:

Pu Ps 478.25 418.32 100 = 100 = 14,27% Ps 418.32 P g = S VT = VS + VV VV = VT VS e VS


VS = 154,93cm3

2,70 =

418,32 VS

VV = VT VS

VV = 245,44 154,93 = 90,51cm 3

VV VS

90,51 V = V = 100 = 58,4% VS 154,93

VV VT

VV 90,51 = = 36,9% VT 245,44

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


Exerccio 7: O peso especfico aparente seco de uma argila 1,50 gf/cm , o teor de umidade de 44% e o peso especfico das partculas slidas de 2,80 gf/cm. Pede-se calcular o ndice de vazios desse material. Resposta: P P P P Como e = S 2,80 = S = S 1,50 = S
S

VT

VT

VS

VS

portanto: tem-se:

VS 2,80 = VT 1,50

como

VT = VV + VS

VS 2,80 = (VV + VS ) 1,50

VV = 0,87 VS

VV x100 = 87% VS

VS

Exerccio 8: Considerando-se as mesmas caractersticas do solo anterior determinar o ndice de vazios da amostra de solo para um aumento da umidade de 44% para 68%. Resposta: O valor do ndice de vazios o mesmo, pois mesmo que aumente ou diminua a quantidade VV VV 68% umidade de gua na amostra de solo no h alterao do volume de vazios, desse modo a razo entre o 44% umidade volume de vazios em relao ao volume de slidos no sofre alterao.

VS

= 87%

= 87%

VV = VAR + VAGUA

VV VS

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


GRAU DE AERAO E SATURAO DO SOLO
a razo entre o volume de ar(Var) e o volume de vazios (Vv) expresso em %.

A
GS
VV

Grau de aerao

Grau de saturao

a razo entre o volume de agua( Va) e o volume de vazios (Vv) expresso em %.

Ar
umidade

VAR VA

SECAGEM Retirada de gua

VV VS

Ar

VAR

Como Vv = Var A = 1 x 100 A= 100 %

VS

Slidos

Slidos

VV
VS

Ar
umidade

VAR VA

SATURAO Adio de gua

VV
VS

umidade

VA

Como Vv = Va GS = 1 x 100 GS= 100 % Umidade = 100 % ???

Slidos

Slidos

h=

Pagua Psolidos

100 = 100%

Pagua = P solidos

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


Exerccio 9: Uma amostra de solo mido tem um volume de 45 cm, peso de 80,5 gf, e peso especfico dos slidos de 2,75 gf/cm. Aps secagem em estufa a 105 C seu peso resultou de 70,5 gf. Calcular o teor de umidade, o ndice de vazios, a porosidade e o grau de saturao, nas condies iniciais da amostra. Resposta:

PT PS 80,5 70,5 = = 0,1418 h = 14,18% PS 70,5 3 3 P 70,5 VS = 25,64 cm como VT = VV + VS 45 = VV + 25,64 VV = 19,36 cm s = S = 2,75 = VS VS h=
= VV 19,36 100 = 100 = 75,51% VS 25,64
e

VV 19,36 100 = 100 = 43% VT 45

A =

PA P PS 80,5 70,5 A = T 1= VA = 10,0 cm3 VA VA VA

GS =

VA 10,0 100 GS = 100 = 51,65% 19,36 VV

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


Exerccio 10: Um corpo de prova cbico de argila seca mede 3,0 cm de aresta e pesa 46,0 gf. O corpo de prova foi saturado e manteve o volume constante, pesando aps a saturao 56,5 gf. Determinar o peso especfico das partculas slidas. Resposta: Corpo de prova cilndrico (aresta= 3cm): Ps = 46,0 gf VT= 27,0 cm

S =

PS 46 3 = = 1,70 gf / cm S = 1,70 gf / cm VT 27

VT = VV + V S
amostra padro amostra seca
Vv Vs
AR

VT = V AR + V S
amostra seca
AR Slidos

VT = V A + V S
amostra saturada
GUA

ar gua

PAgua = PSat PSeca = 56,5 46,0 = 10,50 gf


Como

Slidos

Slidos

A = 1,0 gf / cm

secagem saturao Na condio da amostra saturada tem-se:

V A = PA = 10,5 gf (cm 3 )
O peso numericamente igual ao volume.

V A = VV

e como

VT = V S + V A

VS = VT V A = 27 ,0 10 ,50 = 16 ,50 cm

Portanto o peso especfico das partculas slidas :

g =

PS 46,0 = g = 2,79 gf / cm VS 16,5

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


Exerccio 11: Um cilindro metlico pesando 270 gf e de volume 265 cm, foi cravado em um aterro de areai fina pouco argilosa, preenchendo-o todo. O peso total do cilindro mais solo de 840 gf, sendo de 500 gf o peso do solo seco. Pede-se para calcular: o ndice de vazios e o grau de saturao do aterro, sabendo-se que o peso especfico das partculas slidas de 2,857 gf/cm. Resposta: Corpo de prova cilndrico:

PT = 840 270 = 570 gf


Como g =

PS = 500,0 gf

VT = 265,0 cm

g = 2,857 gf / cm

PS 500 2,857 = VS = 175 cm VS VS

VT = VV + VS 265 = VV + 175 VV = 90 cm

Clculo do ndice de vazios:

=
A =

VV 90 100 = 100 = 51,43% VS 175


PA P PS 570 500 A = T 1= VA = 70 cm VA VA VA
VA 70 100 GS = 100 = 77,78% VV 90

Clculo do volume de gua:

Clculo do grau de saturao:

GS =

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


Exerccio 12: Uma amostra de argila ensaiada no laboratrio forneceu peso especfico aparente seco igual a 1,80 gf/cm e peso especfico dos slidos igual a 2,60 gf/cm. Sabendo-se que o grau de aerao corresponde a 20%, pede-se calcular o ndice de vazios do solo, usando-se apenas frmulas de definies e o grau de saturao. Resposta: Amostra de argila: Como

S = 1,8 gf / cm

g = 2,6 gf / cm
igualando-se Ps

V AR = 0,2 VV
2,60 VS = 1,80 VT

PS = 2,6 VS P S = S = 1,80 VT

g =

PS = VS 2,6
PS = VT 1,80
como

VT = VV + VS

2,60 VS = 1,80 (VV + VS ) 2,60 VS = 1,80 VV + 1,80 VS 2,6 VS 1,8 VS = 1,80 VV

0,8 VS = 1,8 VV

Clculo em funo dos pesos especficos:

VV = 0,44 = VS

= 0,44 100 = 44%

(ndice de vazios)

g g 2,60 = 1 100 = 1 100 = 1 100 = 44% 1,80 S S


Clculo do grau de saturao:

GS = V A

GS =

0,8V V

x100 = 80%

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


Exerccio 13: Uma amostra de solo saturado tem um volume de 0,0283 m e pesa 57,2 kgf. O peso especfico dos slidos 2,79 tf/m. Determinar o teor de umidade e o ndice de vazios desse solo. Resposta:
solo saturado

VT = 28.300 cm3
Vv Vs

PT = 57,2 103 gf
tem-se

g = 2,79 gf / cm

?gua s@ idos

g =

PS = 2,79 gf / cm VS
(I)

VS =

PS 2,79

Peso total da amostra: Como

PT = PA + PS = 57,2 103 gf

Como o solo est saturado ento:

VV = V A = PA

PS VT = VV + VS 28300 = V A + VS 28.300 = PA + ( II ) 2,79


PS 0,64 PS = 28,9 103 PS = 45,16 103 gf 2,79 PT PS 57,2 10 3 45,16 10 3 h= 100 = 100 = 26,7% 3 PS 45,16 10

Substituindose o valor de PA da equao ( I ) na equao ( II ) tem-se

28.300 = 57,2 103 PS +


Clculo da umidade:

Clculo do ndice de vazios:

VV PA 12,04 103 = = = = 0,744 = 74,4% 3 VS VS 45,16 10 2,79

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


Exerccio 13: Sabendo-se que o peso especfico aparente de um solo 1,60 gf/cm, teor de umidade 33% e o peso especfico das partculas de 2,67 gf/cm, pergunta-se qual o valor da quantidade de gua a ser adicionada por m de solo necessria para satur-lo? Resposta:
Como

PS g = = 2,67 PS = 2,67 VS VS

S =

PS = 1,60 PS = 1,60 VT VT

O volume considerado igual a 1 m , portanto O volume seco corresponde a Clculo do volume de vazios

VT = 106 cm

PS = 1,60 VT PS = 1,60 10 6 gf

1,6 106 VS = = 0,6 106 cm 2,67

VT = VV + VS VV = VT VS = 106 0,6 106 = 0,4 106 cm


Na condio do solo com umidade 33% tem-se:

h=

amostra padro amostra seca


Vv Vs
AR

PA P = 0,33 A = PS PA = 0,33 PS PA = 0,33 1,6 106 = 0,528 106 gf PS 0,33 VV = V A = 0,4 10 6 cm


solo saturado
gua

Como a densidade da gua igual a 1,0 g/cm teme-se:


VA

ar gua

Adio gua ?

PA = A VA = 1 0,4 106 gf
Portanto a adio de gua para saturar 1 m de solo igual a:

Slidos

Slidos

0 ,528 10 6 0 , 4 10 6 = 0 ,128 10 6 = 128000 gf

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


Exerccio 14: Calcular a quantidade de que deve ser adicionada para moldar um corpo de prova cilndrico de 10 cm de altura e de 5 cm de dimetro, sabendo-se que o solo se encontra com um teor de umidade de 9% e que o corpo de prova dever apresentar peso especfico aparente de 2,05 gf/cm e o teor de umidade de 25%. Resposta: Sem adio Com adio Dados:

VT = 196,35

h = 9%

S = 2,05 gf / cm

h = 18%

Calculo do volume do cilindro =5 cm 2 H=10 cm

VT = r H = 3,1416 2,5 10 = 196,35cm

Clculo do peso das partculas do solo:

S =

PS PS 2,05 = PS = 402,52 gf VT 196,35


P9% = 0,09 P9% = 36,23gf 402,52 P h = 15% = 0,15 P15% = 60,38 gf 402,52

Quantidade de gua inicial (9%): h = PT PS 100 =

PS

Clculo do peso de gua aps a adio (15%): Portanto a adio de gua deve ser:

P 15% P 9% = 60,38 36,23 = 24,15 gf

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


Exerccio 15: Uma amostra de solo saturado tem um volume de 0,0383 m e pesa 77,2 kgf. O peso especfico dos slidos 2,65 tf/m. Determinar o teor de umidade e o ndice de vazios desse solo. Resposta: Solo saturado:
gua slidos VV VS

VT = 38,3 103 cm

PT = 77,2 103 gf
Peso Total :

g = 2,65 gf / cm
PT = PA + PS = 77,2 103 gf
(I)

g =

PS P = 2,65 VS = S VS 2,65

Como o solo est saturado pode-se dizer que VV = V A = PA Como

VT = VV + VS 38,3 10 3 = V A + VS 38,3 10 3 = PA +

PS ( II ) 2,65

Substituindo-se o valor de PA da equao (I) na equao (II) tem-se:

38,3.103 = 77,2 103 PS +

PS 0,62 PS = 38,9 103 PS = 62,74 103 gf 2,65

PT PS 77,2 10 3 62,74 10 3 Umidade h = 100 = 100 = 23,04% PS 62,74 10 3


ndice de Vazios

g 2,65 = 1 = 1 = 61,6% S 1,64

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


Exerccio 16: Uma amostra de areia possui 100% de umidade e seu volume corresponde a um cilindro regular com 5m de dimetro e 10 m de altura e seu peso igual a 353,25 tf. Determinar qual seu peso seco e o ndice de vazios sabendo-se que o peso especfico das partculas igual a 2,75 g/cm. Atravs da anlise do resultado encontrado o que se pode concluir? Resposta: Como a amostra tem h = 100 % implica que o peso seco igual ao peso da gua. Como, PTOTAL = PA + PS 3T'T$8 ! %3$ ! #&#)%& tf 3$ ! #&#)%& 1% ! 176)6# tf ! 3=

O volume do cilindro V=. r .h Como Como

V= 3,14 . 2,5 . 10 = 196,35 m

g =

PS VS

2,75 =

176,63 VS

VS = 64,23 m VV = 132,12 m
Vo ume de Va,ios ! 1#%)1% m+ Vo ume de =@ idos ! 66)%# m+

VTOTAL = VV + VS

196,35 = VV + 64,23

ndice de Vazios:

VV 132,12 = = 2,06 ou 206% VS 64,23

O volume de gua muito significativo em relao ao volume de slidos, e neste caso, em especial, o volume de vazios corresponde ao volume de gua porque todo o volume de ar foi preenchido pela gua pois o solo est acima do ponto de saturao. Este tipo de solo conhecido como areia movedia e ao se descarregar um peso sobre esse tipo de solo no haver resistncia de equilbrio, desse modo o peso afunda indefinidamente ao longo de sua espessura (Pode-se dizer que uma mistura de gua com um pouco de solo).

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


Exerccio 17: Qual o valor do volume seco de uma dada amostra saturada sabendo-se que sua umidade corresponde 15 %, do peso total da amostra cujo valor 2500 kgf e seu ndice de vazios igual a 75 %. Resposta: Como

h=

PT PS 2500 PS 0,15 = PS PS

PS = 2173,9 kgf

Portanto o peso da gua igual a: PA = 2500 2173,9 = 326,1 kgf Como a amostra saturada o volume de vazios igual ao volume de gua e tambm considerando que o peso especfico da gua igual a 1,0 g/cm o volume da gua numericamente igual ao seu peso.

PA = 326,1 kgf = VA = 326,1 m


Como

0,326 VV 0,326 = 0,75 VS = = 0,435 m = 0,75 = 0 , 75 VS VS

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


Exerccio 18: O volume de ar de uma dada amostra igual 0,345 m, seu peso total igual a 2000 kg e o seu peso seco corresponde a 1900 kg. Pergunta-se qual o volume de vazios da amostra e seu teor de umidade? Determinar o valor do peso especfico aparente seco, peso especfico das partculas e do ndice de vazios sabendo-se que o volume total igual a 1,20 m ? Resposta: Calculo do volume de vazios e do teor de umidade Peso gua = Peso total Peso seco Peso gua = 2000 1900 = 100 kg

Como a densidade da ?gua corresponde a 1)0 tf1m+ ou gf1cm+ tem-se que ' vo ume da ?gua . numericamente igua ao peso da ?gua Como V$ ! 3$ ! 100 itros ou 0)1 m+

VV ! V$R * VAB9$ VV ! 0)#6& * 0)1 ! 0)66& m+ (vo ume de va,ios)

h=

100 PA 100 = 100 = 5,26% (teor de umidade) 1900 PS

Calculo do Peso especfico aparente, Peso especfico das partculas e do ndice de Vazios

PS 1,9 = = 1,58 gf / cm como VT ! VV * V= V= ! 1)% C 0)66& ! 0)7&& m+ VT 1,2 0,445 P 1,9 .100 = 58,8% g = S = = 2,52 gf / cm e = VS 0,755 0,755

S =

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


Exerccio 19: Uma dada amostra de solo com volume de 1,0 m pesa 1800 kg e possui peso especfico das partculas igual a 2,8 gf/cm e peso especfico aparente seco igual 1,65 gf/cm. Determinar qual o teor de umidade e o ndice de vazios da amostra. Resposta: Volume total = 1,0 m ou 1000 litros e Peso total = 1800 kg

S = 1,65gf / cm
Clculo do teor de umidade

g = 2,80 gf / cm
PA = PT PS = 1800 1650 = 150 kgf

S =
h=

PS P 3 = S6 = 1,65 PS = 1,65 10 = 1650 kgf VT 10

Paugua Psec o

.100 =

150 .100 = 9,1% 1650

Clculo do ndice de vazios

g =
8ogo

PS 1,65 = 2,80 gf / cm VS = = 0,589 m 3ortanto VV = VT VS = 1 0,589 = 0,411 m VS 2,8


V 0,411 = V 100 = .100 = 69,7% 0,589 VS

g 2,80 = ( 1) 100 = ( 1) 100 = 69,7% S 1,65

3ode-se Ca cu ar tam/.m pe a formu a:

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES CONCEITOS


AREIAS

Agregado mido, cujo dimentro mximo inferior a 4,8 mm, e que corresponde areia, ao p de pedra e ao pedrisco (minerais de quartzo, seixos, etc.)
SILTES

Frao de um solo composto de partculas granulometricamente analisadas, cujos dimetros esto compreendidos entre 0,06 mm e 0,002 mm. Partculas minerais encontradas em depsitos naturais sedimentados em gua e geralmente consideradas com dimenses que passaro inteiramente pela peneira de n 200, livre de quantidades apreciveis de argila.
ARGILAS

Substncia que provm da decomposio das rochas feldspticas, onde predomina o silicato de alumnio hidratado, bastante usada na fabricao de tijolos e louas. Material constitudo de gros inferiores a 0,005mm de dimetro e dotado de coeso.

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES Correlaes entre SPT e tenso admissvel do solo


SPT = ndice de resistncia penetrao (golpes) adm = Tenso admissvel de resistncia do solo f = coeficiente de atrito e aderncia lateral para estacas de concreto

AREIAS

ARGILAS

Importante: Parmetro comparativo, porm no aconselhvel seu emprego generalizado

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES Elemento estrutural que transmite ao solo as cargas aplicadas estrutura TIPOS DE FUNDAES
FUNDAO RASA (DIRETA)
Transmisso direta da carga da edificao para a camada suporte TIPOS Blocos Sapatas Radi
camada suporte

FUNDAO DEFINIO

FUNDAO PROFUNDA
Transmisso indireta da carga da edificao para a camada suporte TIPOS Estacas Madeira Metlicas Concreto Estacas moldadas in loco Escavadas Injetadas Estacas pr-moldadas

Condies do solo: Camada superficial do solo com caractersticas de baixa deformabilidade Solos resistentes base de formao rochosa ou areias compactas Espessura da camada suporte suficiente e capaz de absorver as solicitaes do carregamento da edificao

camada suporte

Condies do solo: Camadas superficiais do solo com caractersticas de alta deformabilidade e baixa resistncia Camada suporte base de formao rochosa ou areias compactas

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES FUNDAES RASAS


Blocos sobre lastro de concreto
Elemento de fundao que no requer utilizao de armao pode ser constitudo de alvenaria ou concreto.
Opo para solos resistentes encontrados a menos de 1,0 m de profundidade. As tenses de trao neles produzidas so absorvidas pelo prprio material utilizado.

Sapata corrida
Elemento de fundao armado com distribuio linear da carga transmitida pela estrutura .
Existncia de solo firme est acima de 1,0 m de profundidade, a partir do qual a soluo anterior se torna economicamente invivel. A sapata resiste, fundamentalmente flexo (uso de armao).

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


FUNDAES RASAS ( continuao )
RADIER
Estrutura de fundao que abrange todos os apoios da estrutura em relao ao solo. Terreno de baixa resistncia e a espessura da camada relativamente profunda. A camada resistente est numa profundidade que no permite a cravao de estacas.
Representa uma soluo onerosa e de difcil execuo para profundidades maiores de 2 m, ocorrendo por isso com pouca freqncia.

Sapata isolada
Elemento de fundao armados, com menor altura que os blocos, resistem principalmente por flexo. Sua base normalmente quadrada, retangular ou trapezoidal.

Quando o terreno apresenta boa taxa de trabalho com solo resistente e a carga ser suportada relativamente pequena. Dependendo da tenso admissvel do solo, permite a execuo de estruturas prediais com at 4 (quatro) pavimentos ou mais (Exemplo prtico).

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES CONCEITOS BSICOS (Estacas)


nega Condio bsica para a estaca cravada alcanar a camada de suporte no solo. atrito lateral Atrito existente entre a superfcie lateral da estaca com o solo, depende das propriedades do solo, da rugosidade da superfcie da estaca, da modificao da estrutura do solo pelo processo executivo e da aderncia estaca/solo. lama bentontica Fluido utilizado para estabilizao das paredes das escavaes, consiste numa mistura de gua e bentonita (tipo de argila encontrada em depsitos naturais). Possui estabilidade, capacidade de formar uma pelcula impermevel e capacidade reversvel de tornar-se lquida quando agitada e de gelificar quando parada. atrito negativo a fora que atua na superfcie da estaca, no sentido da cravao, quando a estaca atravessa uma camada de solo que se adensa com a presso de seu prprio peso ou pela ao de uma camada de aterro subjacente.

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES FUNDAES PROFUNDAS


ESTACAS

Elemento de fundao profunda executado com auxlio de ferramentas ou equipamentos, podendo ser por cravao a percusso, prensagem, vibrao ou escavao.

Estacas de deslocamento
Estacas de deslocamento so aquelas que no promovam a retirada do solo , como as pr-moldadas de concreto armado, metlicas, madeira, apiloadas de concreto e as estacas de concreto fundido no terreno dentro de um tubo de revestimento de ao cravado com ponta fechada (Ex: tipo Franki)

Estacas escavadas
Estacas escavadas so aquelas executadas in loco atravs da perfurao do terreno por um processo qualquer, com remoo de material, com ou sem revestimento (tubo), com ou sem a utilizao de fluido estabilizante (lama bentontica) . Nessa categoria tem-se as do tipo broca (manual ou mecnica), injetadas (raiz), etc.

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


ESTACAS DE DESLOCAMENTO

Necessitam de um equipamento apropriado para serem Utilizadas desde osexecutadas primrdios da histria sendo constitudas por troncos de Madeira Desvantagens: Vantagens:
facilidade de manuseio e transporte Baixo custo Durabilidade, ataque de fungos (sempre submersas)

arvores, sendo o eucalipto a uma das mais utilizadas, dotadas de seo uniforme

Constitudas em geral de perfis metlicos na forma I ou duplo T o I de aba larga.

Metlicas

Vantagens: facilidade de manuseio e transporte facilidade de cravao (espessura reduzida cortam melhor) So obtidas em qualquer comprimento (sem perdas) Facilidade de corte e emenda atravs de solda eltrica Desvantagens: Sofrem ataques de guas agressivas (despassivao da armadura)

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


ESTACAS DE DESLOCAMENTO
Pr-moldadas
Peas em concreto armado, feitas no canteiro ou fabricadas em firmas especializadas, cravadas por meio de um bate-estacas e para isso o concreto deve possuir resistncia adequada a estas pr-solicitaes. De todos os materiais o concreto um dos que melhor que se presta confeco de estacas pr-moldadas (controle de qualidade). Um problema relativo a este tipo pode ser a ao de guas agressivas podendo causar a despassivao da armadura.

Vibrada
(ao CA-50)

carga
20cm 25cm 30cm 25cm 40cm 15cm 18cm 23cm 20 t 35 t 40 t 25 t 60 t 16 t 20 t 30 t

comp.
4-10 m 4-14 m 4-10 m 4-14 m 4-10 m var. var. var.

Centrifugada
(ao CA-50)

Protendida
(ao CA-150)

Mega
(ao CA-50)

Elementos justapostos com comprimento da ordem de 80-100cm, sendo que a cravao feita usando como reao a prpria carga do prdio pronto. Como desvantagem: corte e emenda so trabalhosos, perdas.

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES TECNICAS DE EXECUO DE ESTACAS DE DESLOCAMENTO ESTACA PR-MOLDADA

CONCRETO

METLICA

PERFIS METLICOS

BATE-ESTACAS (Diesel)

CONSTRUO DE EDIFCIOS - INFRAESTRUTURA

ESTACAS TIPO FRANKI


Posicionamento de um tubo de revestimento com a colocao de uma bucha feita com areia e brita . No interior do tubo agindo sobre a bucha existe um pilo cujo peso e dimetro dependem do dimetro da estaca. A medida que a bucha vai sendo expulsa do tubo sob a ao do peso, mais material vai sendo colocado para a formao de uma nova bucha. Em determinado instante, o atrito entre a bucha e o tubo to grande que o tubo arrastado e penetra no solo com o apiloamento da bucha. Continua-se o apiloamento e a conseqente cravao, at obtermos a nega (peso de 3t caindo de 5m temos uma penetrao 3 a 8mm). Procede-se a expulso da bucha tendo-se antes o cuidado de segurar o tubo pela parte superior aps levanta-lo a uma altura aproximada de 4m. Lana-se o concreto seco (slump zero) que apiloado com a finalidade de formar a base alargada. Uma vez formada continua-se o apiloamento at que perceba que o tubo subir. Coloca-se ento a armadura e inicia-se a concretagem do fuste apiloando-se o concreto com peso que passa por dentro da armadura.

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


TECNICAS DE EXECUO DE ESTACAS DE DESLOCAMENTO ESTACA TIPO FRANKI

BATE-ESTACAS

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


ESTACAS DE ESCAVAO
Manual
As estacas do tipo broca so usualmente escavadas manualmente com trado concha e sempre acima do nvel do lenol fretico. A perfurao manual restringe a utilizao destas estacas a pequenas cargas pela pouca profundidade que se consegue alcanar (6 a 8 m) e tambm no garantia de verticalidade do furo. Tambm conhecidas como soqueto ou estaca pilo, nas quais se utiliza equipamento do tipo strauss sem revestimento. Consistindo na queda do soquete (300 a 600kg) abrindo um furo 0,20 a 0,50m que posteriormente preenchido por concreto. Sua execuo s possvel em terrenos com baixa resistncia e acima do lenol. O processo consiste na retirada de terra com sonda ou piteira e a simultnea introduo de tubos metlicos rosqueveis entre s at atingir a profundidade desejada e a posterior concretagem com apiloamento e retirada da tubulao. Por se tratar de equipamento leve e econmico reune algumas vantagens: ausncia de trepidao e vibraes em prdios vizinhos, facilidade de locomoo dentro da obra, possibilidade de execuo de estaca com comprimento projetado. Capacidade de cargas: = 25cm - 25t = 50cm - at 80t

Apiloadas

Strauss

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES

TUBULES
Elemento de fundao profunda de forma cilndrica que apresentam em geral a base alargada. Pelo menos na sua fase final de execuo, h necessidade do exame tcnico da base a ser escavada (descida at o fundo). A Execuo de um tubulo consiste na escavao, manual ou mecnica do fuste, at encontrar a camada de solo suporte, em seguida faz-se o alargamento da base com finalidade de transmitir a carga do pilar atravs de um presso compatvel com as caractersticas do terreno. TUBULAO A CU ABERTO: As condies necessrias para sua utilizao so: 1- terreno suficientemente coesivo (dispensando o escoramento ); 2- Camada suporte acima do nvel de gua; 3- Manter verticalidade durante a escavao; Dimetro mnimo de 70cm) e no caso de existir apenas carga vertical, este tipo de tubulo no armado colocando-se apenas a armadura de arranque. Os dimetros dos fustes variam de 70cm a 1,20m e as cargas em mdia de 80 at 500t.

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


TUBULES A CU ABERTO

Escavao manual

Armao

Concretagem

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


PNEUMTICO: Soluo para a execuo de tubules com profundidade que ultrapassam o nvel do lenol fretico e cujo solo no oferece condies seguras de escavao havendo perigo de desmoronamento. O equipamento utilizado uma cmara de trabalho por ar comprimido. Inicialmente executado pelo mtodo clssico, com a concretagem de segmentos de tubos, cuja seo depende da capacidade do tubulo, o procedimento repetido at que se atinja o nvel do lenol fretico, continuandose porm com remoo da gua por bombeamento. Quando isto no for mais possvel instala-se o equipamento com o qual introduzimos ar comprimido para se evitar entrada da gua. Os trabalhos prosseguem at a profundidade da base (fase mais perigosa), deve-se executar o escoramento do tubulo.

Presso mxima de trabalho de 3,0 atm (30m) e as equipes trabalham por turno (segurana).

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


TIPO HLICE CONTNUA
uma estaca de concreto moldada in loco executada por meio de trado contnuo e injeo de concreto atravs da haste central do trado simultaneamente a sua retirada do terreno. A metodologia de perfurao, permite a sua execuo em terrenos coesivos e arenosos na presena ou no do lenol fretico e atravessa camadas de solos resistentes. Pode possuir dimetros de at 1,00m e comprimentos at 33 m.

Vantagens: Elevada produtividade Adaptabilidade na maioria dos terrenos Processo executivo no produz vibraes Desvantagens: Pelo porte do equipamento as reas de trabalho devem ser planas Pela sua produtividade exige a central de concreto nas proximidades da obra Limitao nos comprimentos da estaca

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


TECNICAS DE EXECUO DE ESTACAS DE ESCAVAO
ESTACA TIPO HLICE CONTNUA

Perfuratriz

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


TECNICAS DE EXECUO DE FUNDAES
EXECUO DE PAREDE DIAFRAGMA

Guindaste hidrulico Diafragmadores


escavao Colocao armao e concretagem

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


TECNICAS DE EXECUO DE ESTACAS DE ESCAVAO (ESTACAS SECANTE)

Lama bentontica:
Fludo utilizado para estabilizao de paredes das escavaes, sendo uma mistura de gua e bentonita. A bentonita uma argila que, em presena de gua, forma uma pelcula impermevel sobre uma superfcie porosa, como o caso do solo. No mistura com o concreto e, alm disso, tem a capacidade de tornar-se lquida quando agitada e gelificada quando cessado o movimento, permitindo o reaproveitamento do material.

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


A bentonita uma argila montmorilonita formada por cinza vulcnica alterada e depositada em ambiente marinho pr-histrico. A bentonita sdica absorve gua e expande-se at aproximadamente quinze vzes seu peso original. Devido a absoro de gua e a consequente expanso, h um acentuado decrscimo da condutividade hidrulica, a qual fica bem abaixo dos valores tpicos para as argilas. A expanso da bentonita faz com que haja uma regenerao da mesma quando submetida a perfuraes (tixotropia).

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


ESTACA DO TIPO RAIZ
efetuado pelo sistema rotativo ou roto-percussivo, utilizando um tubo de revestimento em cuja extremidade acoplada uma coroa de perfurao adequada s caractersticas geolgicas da obra. No caso de ser necessrio atravessar camadas de concreto, mataces ou rocha, utiliza-se martelo de fundo com bits acoplado a hastes com dimetro inferior ao dimetro interno do tubo de revestimento. Material proveniente da perfurao eliminado continuamente pelo refluxo do fludo de perfurao atravs do interstcio criado entre o tubo de revestimento e o solo.

Diferenas com as demais estacas: podem ser executadas com maiores inclinaes (0 a 90)
possuem densidade de armadura superior s estacas de concreto armado, pois o processo de perfurao permite atingir grandes profundidades e solos de alta resistncia (inclusive rocha). Carga admissvel resulta fundamental-mente de parcela de atrito lateral podem ser usadas trao ou compresso desde que o fuste seja armado.

Obs.: so armadas com barras de ao

Sistema rotativo ou roto-percussivo

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


TECNICAS DE EXECUO DE ESTACAS DE ESCAVAAO (RAIZ INJETADA)

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


TECNICAS DE EXECUO DE ESTACAS DE ESCAVAAO (RAIZ INJETADA)

haste coroa
CONCRETAGEM Inicialmente, coloca-se o tubo de concretagem at o fundo da perfurao lanando a argamassa de baixo para cima, garantindo-se a troca do fludo de perfurao pela argamassa. Estando toda perfurao preenchida com argamassa, coloca-se um tampo no topo do revestimento precedendo-se a retirada do mesmo com o emprego de um extrator hidrulico e, concomitantemente executa-se a injeo de ar comprimido que controlado para evitar deformaes excessivas do terreno, garantindo a integridade do fuste e tambm a perfeita aderncia da estaca com terreno.

Martelo de fundo

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES FATOR CUSTO


Variao do custo versus carga do pilar

Para valores de cargas de pilares situados entre 200 e 300t o custo da estaca Franki menor, mas as vibraes causadas pela cravao podem provocar danos s construes vizinhas. Para valores situados abaixo deste intervalo, h vantagens em se usar estacas Strauss ou at Pr-moldadas. Acima deste intervalo, os Tubules so mais econmicos.

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES SOLO GRAMPEADO


Solo grampeado uma tcnica de conteno de taludes feita com chumbadores, concreto projetado e drenagem. Os chumbadores promovem a estabilizao geral dos macios, o concreto projetado d estabilidade local ao paramento e a drenagem age em ambos os casos. A tcnica de solo grampeado pode ser aplicada em macios a serem cortados, cuja geometria resultante no estvel a taludes existentes que no tenham estabilidade satisfatria e a taludes rompidos (Figuras 1, 2, 3 e 4)

No existe norma tcnica especfica da ABNT para execuo de solo grampeado.

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


MTODO CONSTRUTIVO O processo tem incio com corte do solo na geometria projetada (com exceo do reforo do talude). A seguir feita a primeira linha de chumbadores e aplicado o revestimento do concreto projetado. Caso o talude j esteja cortado, pode-se trabalhar de forma ascendente ou descendente, utilizando sempre a maneira que for mais conveniente.

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


CHUMBADORES So peas moldadas in loco (no local) por meio de operaes de perfurao, utilizandose equipamento mecnico ou manual, e instalao e fixao de armao metlica com injeo de calda de cimento sob presso. Os chumbadores podem ser feitos com a cravao de barras, cantoneiras ou tubos de ao, utilizando-se martelos pneumticos ou ferramentas manuais.

PERFURACES So executadas por equipamentos que pesam entre 25 kg e 500 kg, de fcil manuseio, instalveis sobre qualquer talude. Como fluido de perfurao pode usar ar, gua ou lama. Se a opo for por trados, no necessrio o uso de fluidos. Em geral, adotado o sistema de lavagem com gua por meio de hastes dotadas de elementos cortantes na extremidade, do tipo tricones com vdea, com dimetros de 3 (polegadas).

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


E'taca'3atirantada'

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


ESPECIAL GABIES ESTRUTURA DE CONTENO

TECNOLOGIA MILENAR ASSEGURA INTEGRIDADE DE TALUDES, ENCOSTAS E MARGENS DE CANAIS

ACESSO DA CASTELO BRANCO NA REGIO DE SOROCABA (SP)

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


UTILIZADO DE MANEIRA RUDIMENTAR POR EGPCIOS E CHINESES, O GABIO SURGIU NA ITLIA NO FIM DO SCULO XIX EM SUA VERSO MODERNA COM GAIOLAS METLICAS. GABIES SO ENVOLTRIOS PREENCHIDOS COM PEDRAS PARA APLICAO GEOTCNICAS, HIDRULICAS E PROTEO SUPERFICIAL. AS PRINCIPAIS CARACTERSTICAS ESTRUTURA ARMADA, MONOLTICA, FLEXVEL, PERMEVEL E AUTODRENANTE OS MATERIAIS COMPONENTES SO DURVEIS PELO FATO DE SEREM CONSTITUDOS DE ROCHAS NATURAIS, PORTANTO, O NICO FOCO DE DESGASTE A MALHA METLICA, QUE NECESSITA DE UMA PROTEO CONTRA CORROSO PARA GARANTIR AUMENTO DA VIDA TIL DESSAS ESTRUTURAS. NORMALMENTE A PROTEO UTILIZADA ZINCAGEM PESADA, PODENDO OU NO CONTAR COM RECOBRIMENTO PLSTICO. DE ACORDO COM A NORMA NBR 10514 A MALHA HEXAGONAL DEVE SER TECIDA EM DUPLA TORO, OU SEJA, OS FIOS ENTRELAADOS POR MEIAS VOLTAS DUPLAS, AUMENTANDO A EFICINCIA NA DISTRIBUIO DAS TENSESE A ESTABILIDADE DO CONJUNTO.

ESPECIAL GABIES - 02
FACILIDADE DE EXECUO NO NECESSITA DE TREINAMENTO DE MO DE OBRA ESPECIALIZADA. IMPACTO AMBIENTAL REDUZIDO. SUA PERMEABILIDADE CONTA COM CERCA DE 30% DO VOLUME FORMADO POR VAZIOS MAIOR INTEGRAO COM O MEIO AMBIENTE PERMITINDO O CRESCIMENTO DA VEGETAO O PREENCHIMENTO DAS GAIOLAS PODE SER FEITO USUALMENTE COM GRANITO, BASALTO OU SEIXO COM GRANULOMETRIA NO MNIMO 1,5 VEZ MAIOR QUE A ABERTURA DA MALHA (PEDRA DE MO). O IMPORTANTE QUE O MATERIAL DEVE PROPORCIONAR PESO, RIGIDEZ E RESISTNCIA ESTRUTURA, PRINCIPALMENTE NO CASO DE MURO DE ARRIMO QUE SO OBRAS DE CONTENO POR GRAVIDADE.

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


SO TRS OS TIPOS DE GABIES DISPONVEIS NO MERCADO: > GABIO CAIXA (MAIS COMUM E DIFUNDIDO) > GABIO-COLCHO > GABIO-SACO OS DOIS PRIMEIROS QUANDO ARGAMASSADOS NA FACE EXTERNA PODEM EXIGIR SISTEMAS DE CAPTAO E DESCARGA DE GUA (DRENOS). A NECESSIDADE DE ARGAMASSAMENTO PODE SE DAR PARA SE EVITAR O VANDALISMO. A APLICAO DE UMA MANTA GEOTXTIL NO TARDOZ DA ESTRUTURA PERMITE A PASSAGEM DO FLUXO DE GUA E EVITA O CARREAMENTO DOS FINOS DO SOLO POR ENTRE AS PEDRAS E A CONSEQUENTE EROSO DO TALUDE. OS GABIES-COLCHES FORMAM ESTRUTURAS DE REVESTIMENTO DE GRANDE SUPERFCIE E PEQUENA ESPESSURA E NO SE DESTINAM CONTENO DE TALUDES. AS APLICAES MAIS COMUNS SO NA PROTEO SUPERFICIAL DE SOLOS, EM PROTEES HIDRULICAS E EM OBRAS DE CANALIZAO.

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


GABIO-CAIXA

GABIO-COLCHO

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES GABIO-SACO


OS GABIES-SACO SO GERALMENTE UTILIZADOS EM SEGUNDO PLANO E EM CONJUNTO COM OUTROS MODELOS DE GABIES. COMPOSTOS POR UM PANO NICO DE TELA APRESENTAM FORMATO CILNDRICO E SO UTILIZADOS PARA REGULARIZAR SUPERFCIES, QUANDO NO H CONDIES PARA ESCAVAES, OBRAS SUBMERSAS E EM LOCAIS DE DIFCIL ACESSO. ATUAM TAMBM COMO FUNDAO PARA ESTRUTURAS DE CONTENO POR GRAVIDADE E EM SOLOS COM BAIXA CAPACIDADE DE SUPORTE. AO CONTRRIO SO MONTADOS E PREENCHIDOS NO CANTEIRO E POSTERIORMENTE LANADOS NO LOCAL DEFINITIVO POR GRUA OU GUINDASTE.

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES DETALHES TCNICOS


O DIMENSIONAMENTO DAS ESTRUTURAS EM GABIES FEITO COM BASE NO COMPORTAMENTO ESTTICO, QUE CONSIDERA A RESISTNCIA AO TOMBAMENTO, AO ESCORREGAMENTO, A ESTABILIDADE GLOBAL E AS PRESSES NA FUNDAO. NO MNIMO UMA SONDAGEM A PERCURSSO NECESSRIA PARA VERIFICAO DAS CONDIES DO TERRENO. O CLCULO EM MUITO SE ASSEMELHA AO DA MAIORIA DAS ESTRUTURAS CONVENCIONAIS. A EXECUO E OS DETALHES CONSTRUTIVOS QUE SO DIFERENTES DE OUTROS TIPOS DE SOLUES. OS VALORES OBTIDOS COM OS ENSAIOS E AS AVALIAES DO TERRENO QUE VO DETERMINAR A SEO DA ESTRUTURA E A QUANTIDADE E O POSICIONAMENTO DAS CAIXAS. RECOMENDA-SE DISPOR AS CAMADAS CRUZADAS, OU SEJA, NA PRIMEIRA CAMADA AS CELAS ESTO ALINHADAS PAREDE DO ATERRO, NA CAMADA SEGUINTE DEVEM SER TRANSVERSAIS MESMA (AUMENTA A ESTABILIDADE). CONSIDERAR A INCLINAO PARA DENTRO DO TALUDE (EM TORNO DE 10%, DEPENDENDO DO CRITRIO DO PROJETISTA) EM VISTA DAS ACOMODAES NATURAIS QUE EVENTUALMENTE OCORREM. SEMPRE QUE POSSVEL VOLTAR OS DEGRAUS PARA DENTRO A FIM DE FAZER O PESO PRPRIO DO ATERRO ATUAR NA CONTENO. INTERESSANTE APROFUNDAR A ESTRUTURA EM PELO MENOS 30 CM ABAIXO DA LINHA DO SOLO, POIS AUMENTA O ATRITO COM O ENCAIXE PRECISO NO TERRENO.

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES

ENGENHARIA NATURAL - Utilizao de Gabies


Estudo de Caso RECUPERAO DE VOOROCA NO JARDIM BOTNICO DE GOINIA COM USO DE TCNICAS DE ENGENHARIA NATURALSTICA -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------Obra de conteno e estabilizao de um processo erosivo no Jardim Botnico de Goinia executada com aplicao de vrias tcnicas de Engenharia Naturalstica -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------As anlises mineralgicas revelaram alternncia no tipo de deposio de sedimentos aluvionares, ora argilosos com mais gibsita e menos quartzo, ora arenosos mostrando um aumento de quartzo e diminuio de gibsita. As anlises realizadas para determinao de matria orgnica revelaram um teor de 8,33%, o que no chega a caracteriz-lo como turfa, que, geralmente, so solos com teor de matria orgnica em torno de 30%.

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES

Correo da declividade das paredes da vooroca e construo de Arcie Briglia, estrutura em madeira e pedras, apta consolidar o leito e as laterais da vooroca. Neste caso, a obra foi executada com modestas dimenses, tendo altura varivel entre 0,80 a 1,00 m. Seu inserimento proporcionou, ainda, a reduo da declividade mdia da rea interessada de 6% 9% para 1,3% a 1,5%. Cada uma das condutas adotadas, objetivou a reduo da energia cintica da enxurrada que chegava parte interna das calhas, com consequente minimizao da sua capacidade erosiva. Ao nvel fretico, foi executada uma drenagem dupla, com capacidade para suportar um aumento do volume e provvel presso do nvel, convergindo todos os pontos dgua para um nico. Para isto, foram utilizados brita l e 2, alm de filtros compostos por materiais geossintticos, na seguinte ordem. A primeira drenagem, do tipo cilndrica; com dimetro de 0,50 m em forma de espinha de peixe, foi encaixada no terreno, abaixo do nvel da sada da gua. A segunda, do tipo plano, com espessura de 0,40 m colocada sobre a primeira, com superfcie de aproximadamente 55 m2

E S T A B I L I D A D Enxurrada E DAS CONSTRUES

ESTAB I L I D A D E de DA S C O No Slocal TRUES Carreamento lixo para

DA EROSO E S T A B I L ICROQUI DADE D AS CONSTRUES

Vista parte ESTABILID ADE D A mediana S CONSTRUES

E S T AFretico BILIDADE DAS CONSTRUES Lenol

Proposta de interveno ESTAB IL IDADE DAS CONSTRUES

1 2 6 8 8 5 7 3 2 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Drenagem Profunda Drenagem Superficial Grade Viva ARCIE BRIGLIA Retaludamento Lenol drenado e direcionado Ponte em Madeira Recomposio vertical com Hidossemeadura Barreira com Talude Geotextil e Paliada
Paliada: Tapume feito com estacas fincadas na terra

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES

Grade Viva
Com o objetivo de conter a parte mais inclinada da vooroca, foi construda uma Grade Viva em madeira.

Esta estrutura simples, em malha de madeira com vos de 1,50 x 1,50 m, fixada ao terreno por barras de ao, sustenta por compresso o bordo superior e o talude da vooroca, evitando assim a queda de um maior nmero de rvores de elevado valor florestal. Funciona ainda, como suporte para o plantio de espcies vegetais contendo pequenas pores de terreno no sentido longitudinal. O desenvolvimento do aparato radicular da vegetao inserida na estrutura auxiliar tambm o processo de consolidao do terreno

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES

Captao de guas com drenagem do nivel fretico

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES

Nvel fretico aps drenagem

ARCIE BRIGLIA (estrutura de madeira e pedras) e Canaleta em E S T A B I L I D A D E construo DAS CONSTRUES

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES

ARCIE BRIGLIA e Caixa em construo

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES

ARCIE BRIGLIA e Calha em construo

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES

Construo da calhas
Ao longo da vooroca, foram construdas duas calhas em madeira e pedras com sees e volumetria variveis, conforme a vazo presumida de gua, obtida atravs das dimenses da bacia de contribuio e dados pluviomtricos de 4 anos registrados nas 4 estaes meteorolgicas da regio da cidade de Goinia

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES

Calha e retaludamento

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


TALUDAMENTO

Retaludamento das paredes


Execuo d retaludamento das paredes acima do bordo da calha com geometria varivel, objetivando minimizar o impacto visual e adequar o terreno recuperao florstica. Ao longo dos taludes modificados foi aplicada contemporneamente hidrossemeadura, uma manta antierosiva biodegradvel com espessura de 25 mm, para evitar a formao de pequenos sulcos erosivos, captar a umidade do solo, controlar a termoevaporao e acelerar o desenvolvimento da vegetao
(Detalhes funcionais necessrios para manuteno do sistema)

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES

ARCEI BRIGLIA concluda aps hidrossemeadura

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES


ARCEI BRIGLIA concluda aps hidrossemeadura A hidrossemeadura,executada com mquina hidrulica de alta presso, teve a finalidade de complementar o inserimento ambiental da vooroca no Jardim Botnico com a recomposio florstica. Na hidrossemeadura foram utilizados vrios materiais fixantes em uma nica pulverizao executada por uma mquina com bomba de alta presso, jateando uma soluo composta pelos seguintes elementos: - Composto natural constitudo de fibras vegetais finamente trituradas; - Colante natural do tipo viscoso composto de colide de origem vegetal derivado das plantas e frutos; - Fibra biolgica de madeira virgem; - Adubo de natureza orgnica de lenta degradao; - Adubo micronizado composto N.P.K. do tipo natural de lenta e rpida degradao

ESTABILIDADE DAS CONSTRUES

CONCLUSO
A verdadeira causa do problema, ou seja, a rede de drenagem e captao das guas pluviais provenientes da bacia de contribuio, executada de forma subdimensionada que contribuiu para a evoluo da vooroca, foi resolvida de forma emergencial, com a criao de uma barreira ataludada e drenagem em espinha de peixe na entrada do parque. Desta forma foi reduzida a energia cintica e o fluxo de gua que escoa para a parte interna do Jardim foi distribudo de maneira mais homognea, evitando assim, a formao de novas ocorrncias erosivas

Potrebbero piacerti anche