Sei sulla pagina 1di 57

CENTRO UNIVERSITRIO DE BRASLIA

PATRCIA OLIVEIRA RIBEIRO

A INFLUNCIA DA SUBJETIVIDADE E A EMOCIONALIDADE NO PROCESSO DO ADOECIMENTO PSICOSSOMTICO

Monografia apresentada como requisito para concluso do Curso Psicologia do UniCEUB Centro Universitrio de Braslia Prof. Orientador: Fernando

Luis Gonzales Rey

Braslia/DF, Junho de 2004

"A abordagem psicossomtica mais do que o que tem sido chamado a arte mdica ou a atitude do mdico para com seus pacientes, mais do que a influncia magntica da personalidade do mdico sobre o paciente, incutindo-lhe f e confiana. Ela baseada no conhecimento especfico dos fatores emocionais que operam em cada caso e dos mecanismos fisiolgicos por meio dos quais os fatores emocionais influenciam o processo de doena. Somente com este conhecimento, a psicoterapia pode ser inteligentemente coordenada com as medidas somticas. A primeira condio bsica um conhecimento geral de patologia - tanto psicolgica quanto somtica1." Franz Alexander

(in: Medicina psicossomtica: seus princpios e aplicaes / Franz Alexander; Trad. Clia Beatriz Fischmann. - Porto Alegre: Artes Mdicas, 1989, p.198).

Dedico: minha me (in memorian) cuja experincia e sofrimento me conduziram ao estudo da Psicologia .

AGRADECIMENTOS

Dizem que o trabalho de pesquisa bastante solitrio. Entretanto, o percurso que marcou a realidade desta monografia, ajudou-me a dar matria quela bela distino de Rilke, entre o estar isolado e o estar solitrio. So inmeras as contribuies que recebi nesse caminho, e sem o apoio de todas essas pessoas, conhecidas ou annimas, o tempo de pesquisa teria sido muito mais rido. Se em alguns momentos, procurei o isolamento para elaborar e redigir partes do texto, estes instantes nunca foram solitrios, pois a presena de todos esses colaboradores, conscientes ou no, dialogava permanentemente comigo. Este texto, procura abrigar esse emprego simultneo de idias, falas, discusses, relatos e observaes. Certamente, o que mais me impulsionou nesse tempo, foi a busca de uma maior profundidade e intensidade na relao com todo esse universo de pessoas, sentimentos, sonhos e aes. Agradeo a todos. Ao Professor e orientador Fernando Luis Gonzales Rey, pela oportunidade de vislumbrar um caminho, na Psicologia, com liberdade de pensar, criar e construir o prprio conhecimento, que nunca se esgota, mas se amplia ao se agregar cada possibilidade de conhecimento, que aos poucos, se transforma em saber .

RESUMO

Esta pesquisa prope-se a fazer um estudo sobre a abordagem psicossomtica, pesquisando as experincias emocionais relevantes associadas as doenas e os efeitos da subjetividade e da emocionalidade no processo de adoecimento. caracterizando o papel das emoes no distrbio das doenas e relacionando a psicossomtica e subjetividade. A pesquisa busca salientar a idia de que a psicologia deve passar de uma epistemologia da resposta para uma epistemologia da construo, ou que pressupe substituir o papel tradicional dos instrumentos por uma aproximao metodolgica construtiva. A construo terica uma produo humana envolvida de forma permanente com a realidade. Considerando o objetivo deste estudo. O trabalho se constituiu em duas fases complementares: um momento terico e um emprico. O momento emprico se caracteriza pela abordagem da Epistomologia Qualitativa, desenvolvida por Fernando Gonzlez Rey (1997).

Palavras Chave: Pesquisa qualitativa; Psicossomtica; Subjetividade; Emoo.

SUMRIO

1- INTRODUO ________________________________________________________7 2- PROBLEMAS E OBJETIVOS_____________________________________________9 2.1- Formulao e fundamentao do problema _________________________9 2.2- Objetivos _____________________________________________________10 3- FUNDAMENTAO TERICA __________________________________________11 3.1-Histrico ______________________________________________________11 3.2- Histrico da origem do tema subjetividade na psicologia _____________16 3.2.1- O Conceito de subjetividade social e seu significado para as diferentes esferas da psicologia _____________________________________17 3.2.2-O Resgate da subjetividade __________________________________20 3.2.3-A pesquisa e o tema da subjetividade em educao ______________23 3.2.4- A emergncia da subjetividade na psicologia ___________________25 3.3- Emoo______________________________________________________29 4 - METODOLOGIA _____________________________________________________34 4.1. A pesquisa qualitativa sob o ponto de vista de diferentes tericos_____36 4.2- Construo do sentido e pesquisa qualitativa ______________________39 5-CONSTRUO E DISCUSSO DA INFORMAO __________________________41 5.1- Estudo De Caso _______________________________________________41 5.2 Concluso do estudo de caso ___________________________________51 6- CONCLUSES GERAIS _______________________________________________53 7- REFERNCIAS_______________________________________________________55

1- INTRODUO

Este

estudo

assume

fundamental

relevncia

epistemolgica

contempornea da temtica em questo, assim como ter contribuies metodolgicas para a consolidao de um enfoque clnico teraputico sob a abordagem psicossomtica, pesquisar as experincias emocionais relevantes associadas as doenas e os efeitos da subjetividade e da emocionalidade no processo de adoecimento. Atende-se a um plano programtico de leituras, reviso bibliogrfica, coleta de dados e discusses com o orientador. Existe um fenmeno psique-soma no processo de adoecimento fsico do ser humano, e seu estudo dentro de uma perspectiva moderna, a psicossomtica, foi iniciado por Freud, a partir de seus estudos sobre a "histeria de converso". No acontecimento histrico, o corpo relata, fala e descarrega, atravs do seu prprio adoecimento; uma forma do organismo expressar os conflitos profundos. Segundo Freire (2000), a palavra psicossomtica, do grego psyche = alma e soma = corpo, utilizada pela literatura mdica desde 1922, como o estudo das relaes entre as emoes e os males do corpo, definindo que mente e corpo so inseparveis no s anatomicamente. Para Ader (1981), a influncia dos fatores psicossociais pode contribuir para o desenvolvimento ou retrocesso de algumas doenas, como por exemplo: o cancer. Situaes de desequilbrio provocam stress, que aumenta a

susceptibilidade a doenas. A falta de habilidade do organismo em resgatar a homeostase aps stress prolongado pode reduzir a competncia do sistema imunolgico. A vivncia de stress prolongado como luto, separao, perda de emprego, podem ser imunossupressores. O estudo realizado por Srivastasa (1987), mostra que um maior nmero de pacientes com cncer, comparados com indivduos controle, sofreram perdas ou distanciamento.

Atravs do estudo de um caso de cncer de mama, foi realizada uma investigao dos indcios da influncia da emocionalidade e da subjetividade no processo de adoecimento. A pesquisa prope-se a tentar estabelecer uma reflexo sobre a teoria desenvolvida por Gonzlez Rey , dificilmente encontrara pessoa mais qualificada que Gonzlez Rey para esta difcil tarefa. Pois ele, de forma clara, concisa e aprofundada, nos oferece instigantes respostas a questes muito complexas como, por exemplo, qual o sentido de se falar hoje em psicologia social; o problema da validade na pesquisa qualitativa. So algumas das questes necessrias dentro desta pesquisa.

2- PROBLEMAS E OBJETIVOS

2.1- Formulao e fundamentao do problema A Psicossomtica tem fortes vetores holsticos, pois que se relaciona, simultaneamente, aos domnios orgnico e psquico como por exemplo as perturbaes ou leses orgnicas que so produzidas por influncias psquicas (emoes, desejos, medo, etc.). As mudanas estruturais psicolgicas como as instabilidades emocionais alterando o soma, tem sido enfatizado nos estudos da psicossomtica. Dessa maneira esse estudo proporciona pensar a respeito das experincias emocionais relevantes associadas as doenas e os efeitos da emocionalidade, especialmente as principais modalidades de interveno psicolgica, em tratamento de cncer, de pacientes expostos a procedimentos mdicos invasivos. Com o objetivo de investigar sobre a emocionalidade e subjetividade e sua possvel influncia no processo de adoecimento, com enfoque clnico teraputico sob a abordagem psicossomtica, foi realizado um estudo de caso, com uma paciente portadora de neoplasia maligna mamria. Sendo a produo subjetivo cultural sugerida no contexto teraputico, como um importante meio de comunicao e mediao no contexto relacional (paciente terapeuta), com o processo teraputico e consigo mesmo, permitindo o despertar e/ou resgate de sua capacidade criadora, possibilitando a concretizao por meio de seus sentimentos, em suas criaes, de seu prprio valor. Na qualificao de seu estar no mundo permitindo integrar o contedo emocional expresso em suas atividades, ao processo de construo de sua complexa rede subjetiva de significado e sentido.

10

Para atingir o objetivo proposto, ser utilizado a Espistemologia Qualitativa, desenvolvida por Gonzlez Rey (1997), como um modelo qualitativo explicativo da subjetividade individual e social. 2.2- Objetivos Este trabalho objetiva avaliar as repercusses e aspectos psicolgicos relativos influncia da subjetividade e emoo no processo do adoecimento, atravs do estudo de um caso clnico de paciente com neoplasia malgna de mama. Pesquisar as caractersticas psicolgicas de paciente com cncer. Analisar o impacto social que recai sobre o paciente com cncer.

A fim de atingir os objetivos propostos pelo presente trabalho, optou-se por realizar um estudo qualitativo, atravs da utilizao de estudo de caso, o qual permitiu ao pesquisador, uma construo de conhecimento, um aprofundamento e uma ampliao de seu campo de anlise. A pesquisa prope-se a tentar estabelecer uma reflexo sobre a teoria desenvolvida por Gonzlez Rey, abordando o tema psicologia social; e o problema da validade na pesquisa qualitativa.

11

3- FUNDAMENTAO TERICA

3.1-

Histrico

O termo psicossomtica aparece historicamente com J. A. Heinroth, em 1818, referindo-se " s paixes sexuais na evoluo da tuberculose, da epilepsia e do cncer" e, desde esta primeira apario reconhecida historicamente, muitos autores tem usado a noo de psicossomtico de diferentes maneiras, com sentidos e conotaes diversas, tornando-a confusa tanto em seu uso mdico quanto em seu uso psicanaltico. Foi no terreno da psicanlise, a partir das idias de Sigmund Freud e Sndor Ferenczi, principalmente, que durante todo o

desenvolver do sculo XX aconteceram os principais debates e as mais importantes contribuies ao estudo da psicossomtica. A relao do psquico com o corporal aparece como uma preocupao e interesse permanente de Freud, em toda a sua obra, desde os Estudos Prpsicanalticos at seus ltimos trabalhos. Sua ateno no ficou restrita ao sintoma ou funcionamento somente do psquico, mas voltou-se insistentemente tambm para o corporal e o orgnico. A concepo das neuroses atuais (1898), aponta sua etiologia somtica e no psquica, diferentemente das psiconeuroses, aproximando as neuroses atuais do que se entende atualmente por desequilbrio psicossomtico. Com outra inflexo, Freud utilizou a expresso Organsprache em O

inconsciente (1915), que remete a um conceito extensivo ao longo de sua obra, desde os Estudos sobre a Histeria (1895) at o Esboo da Psicanlise (1938). A traduo inglesa optou por organ-speech , com evidente parentesco etimolgico ao alemo. As duas tradues castelhanas do alemo optaram por lenguaje,

enquanto a brasileira, traduzida da inglesa optou por fala de rgo.

12

Durante sculos e mesmo at Freud, admitia-se que as doenas eram causadas por agentes externos, com exceo dos males congnitos e hereditrios. O advento da psicanlise e sua progressiva aceitao revolucionaram esse conceito e introduziram um novo: o de que algumas doenas ou males do corpo constituam uma mera expresso dos males do esprito, ou seja, provinham de dentro da pessoa. No sculo vinte, o interesse pelos aspectos constitucionais, sociais e psicolgicos de uma patologia foi relegado ao segundo plano, conseqentemente, em parte, ao espetacular crescimento do conhecimento sobre a patologia celular e bacteriologia. A retomado do interesse pela abordagem psicossomtica da medicina deu-se nas ltimas dcadas. O termo Medicina Psicossomtica universalizou-se e consagrou-se, embora a Organizao Mundial de Sade tenha recomendado que deveriam ser efetuados esforos no sentido de encarar a Medicina Psicossomtica como, a maneira de que se deva exercer a Psiquiatria dentro do espao mdico e no reservar apenas a um nmero restrito de quadros a designao de psicossomtico. A postura psicossomtica deriva-se da posio holstica. O termo grego "holos" significa total e foi introduzido em medicina por Smuts em 1922. Este conceito tenta recuperar o que na antiga Grcia Hipcrates, Plato e Aristteles consideravam a unidade indivisvel do ser humano. Desde a Grcia, passando pela Idade Mdia, at o sculo XVII, esta postura vai sendo deslocada pela dicotomia alma - corpo, em funo de fatores principalmente de ordem religiosa. A dicotomia alcana seu pice com Descartes que teve uma grande influncia no pensamento mdico. Descartes realizou uma distino entre mente e corpo: "rs cogitans e rs extensa" . Esta postura, a postura denominada dualista, e preconizava que a medicina deveria ocupar-se do

13

corpo que era simplesmente uma mquina a ser entendida e conservada. Por estas pocas, a psicologia no existia como cincia, e seu terreno pertencia filosofia e, esta era subscrita religio. Os importantes avanos da Biologia com Virchow, Pasteur e Koch contribuem tambm para o reducionismo biolgico. Em 1859, Claude Bernard, fisiologista francs lana o conceito de, meio interno, e enfatiza que a estabilidade deste meio condio essencial para a vida, sendo a doena um distrbio de regulao de seus mecanismos estabilizadores. Em 1929, Cannon, desenvolve o conceito de Homeostase, dando assim a base fisiolgica para a concepo holstica, pois segundo este conceito, universalmente aceito, mas nem sempre levado em considerao, em todas suas implicaes: "todo e qualquer estmulo, incluindo psicossocial, que perturba o funcionamento do organismo, o perturba como um todo. Em 1936, Selye, inicia a demonstrao atravs de psicofisiologia, que o organismo quando exposto a um esforo desencadeado por uma agresso seja ela de qualquer tipo, apresenta a tendncia de responder de forma uniforme e inespecfica, a diferentes agentes que ele chama de estressores. E, chamou de " stress", o conjunto de reaes inespecficas que o organismo desenvolve frente a situaes que exigem um esforo de adaptao. O termo foi retirado da Fsica. Em 1953, Cannon publica: " Bodily changes in pain, hunger, fear and rage". Esta obra enfatiza toda a importncia da somatizao das emoes. Na atualidade, a Psicossomtica, refere-se ao estudo da pessoa como ser histrico. Como, o homem que vivncia o seu reumatismo e seus envolvimentos laborais, sociais, seu esquema corporal alterado, sua sexualidade perturbada, a mulher com sua infertilidade e a presso social sobre sua gestao, o jovem com sua diabetes e que tem sua vida limitada por sucessivos fatores decorrentes de sua dieta, o hipertenso que no consegue aderir as suas pautas de tratamento, o impotente frente sua parceira sexual e sua ansiedade, etc.

14

Definio Define-se classicamente por "psicossomtico" todo distrbio somtico que comporta, em seu determinismo, um fator psicolgico interveniente, no de modo contingente, como pode ocorrer em qualquer afeco, mas por uma contribuio essencial gnese da doena (Jeammet, p. 205), Segundo Grinker, " uma abordagem que engloba, em sua totalidade, processos integrados de transaes entre diversos sistemas: somtico, psquico, social e cultural" Se refere a um conceito de processos entre os sistemas vivos e sua elaborao social e cultural (Haynal, Pasini, 1983), "Ainda mal entendido em sua caracterizao a abordagem psicossomtica no se trata de uma nova especialidade mdica ou psicolgica, mas de uma viso integrativa e enriquecedora do conhecimento profissional, alm de constituir em paradigma de uma forma de pensar o ser humano e que privilegia a interao teraputica profissional - cliente como meio facilitador da transio para a sade" "Em todo ser vivo, aquilo que designamos como partes constituintes forma um todo inseparvel, que s pode ser estruturado em conjunto pois a parte no permite reconhecer o todo, nem o conjunto deve ser reconhecido nas partes" ( Goethe) Proposta de viso menos dicotomizada do homem, ou seja, considera o homem como um todo: um ser dinmico, que acontece num ambiente (natureza, sociedade, cultura. Estudo das relaes mente - corpo, com nfase na explicao psicolgica da patologia somtica, uma proposta de assistncia integral e uma transcrio para a linguagem psicolgica dos sintomas corporais Nessas concepes clssicas de psicossomtica (entendida como a influncia dos fatores psquicos nos distrbios fsicos) observamos que no levado em conta dois aspectos: a influncia dos distrbios fsicos no estado psicolgico da pessoa e o papel do meio externo, particularmente o meio social. Com relao ao primeiro desses aspectos, passou-se a falar em doena somatopsquica, invertendo o fluxo da influncia.

15

No h como negar a influncia que estado de sade do corpo tem sobre o psiquismo da pessoa. Algum que nasce com defeito qualquer (por exemplo uma doena do corao) certamente sofrer efeitos psicolgicos dessa situao. Desta forma, algum, que sofra um infarto de miocrdio tambm sofrer e muito, os reflexos emocionais e afetivos da doena. Nesse ltimo caso, entretanto, houve influncia recproca, isto , tanto houve influncia do psiquismo na ecloso do infarto, como na ocorrncia do infarto sobre o psiquismo. Aceita essa interao recproca, restaria ainda a questo: so mais influncias de intensidade equivalente? A resposta mais lgica : cada caso um caso, haver situaes em que um fator prepondera sobre o outro. Ressalvadas as doenas congnitas e hereditrias, o fator psquico prepondera, constituindo a gnese de quase todas, seno todas, as doenas adquiridas ao longo da vida. A aceitao dessa idia, da psicognese das doenas orgnicas, no exclui, no entanto, a influncia recproca do corpo sobre o psiquismo, embora subordinado a este. Da mesma maneira, essa concepo no ignora o segundo aspecto a que fizemos referncia acima: a influncia do meio externo, principalmente social e cultural em que o indivduo est inserido. A integrao no meio social e as relaes que se consegue manter com outras pessoas so de fundamental importncia para o bem estar fsico e mental e para a sade do ser humano. Desse modo a concepo mais recente e abrangente no fala mais em doena psicossomtica ou somatopsquica, mas sim em doena scio somtica, isto , a sade ou doena seria resultado da conjugao de fatores originados do corpo, da mente e da interao de ambos entre si e com o ambiente e o meio social. E no que acreditamos, ns psicossomatistas? Que o indivduo deve ser visto como um todo. Seus aspectos mentais, biolgicos, sociais e espirituais a influenciar-lhe o comportamento, aqui entendendo a compreenso de Freud sobre os aspectos religiosos como sendo de psicologia de grupo. Todos esses aspectos contribuindo para adoec-lo ou

16

cur-lo, torn-lo feliz ou infeliz, fazer com que ame ou odeie, com que afague ou apedreje. 3.2- Histrico da origem do tema subjetividade na psicologia

Perodos da histria da psicologia. H formas mais simples e outras mais elaboradas de se distinguirem as fases na histria da psicologia. Uma forma simples consistiria em considerar dois grandes perodos: o filosfico-especulativo e o cientfico. O primeiro tem razes no pensamento grego e se estende at o final do sculo XIX ou princpio do XX, conforme o critrio escolhido para delimitao do comeo da psicologia cientfica. Principais escolas de psicologia. Uma das maneiras de classificar as especialidades em que se dividiu a psicologia segundo os contedos examinados por cada rea. Assim, as principais disciplinas psicolgicas seriam a psicologia da sensao, da percepo, da inteligncia, da aprendizagem, da motivao, da emoo, da vontade e da personalidade. Outra diviso possvel se faz segundo o critrio de examinar esses mesmos contedos quanto a sua relao com o funcionamento do organismo (psicologia fisiolgica); ou quanto a sua manifestao no decorrer da evoluo (psicologia do desenvolvimento); ou quanto comparao desses processos nos diversos graus de evoluo animal pode esclarecer o comportamento humano (psicologia comparada); ou, ainda, quanto ao condicionamento que esses processos impem vida social do homem, ao mesmo tempo que as diversas formas da convivncia social influem na manifestao concreta dos mesmos (psicologia social). Tanto o estruturalismo quanto o behaviorismo clssico procuravam reduzir o estudo da psicologia ao estudo dos elementos do comportamento. Contra essa dissecao da vida psquica insurgiu-se a corrente fundada por Max Wertheimer, Kurt Koffka e Wolfgang Khler, chamada psicologia da forma ou

Gestaltpsychologie. Partindo da investigao das percepes, os gestaltistas formularam o princpio segundo o qual o conjunto dos fenmenos psquicos apresenta caractersticas que no podem ser inferidas das partes isoladamente.

17

Muitos psiclogos europeus como Max Scheler, Frederick J. Buytendijk e Maurice Merleau-Ponty seguem a corrente fenomenolgica, cujos caminhos

foram explorados por Franz Brentano e Edmund Husserl j no sculo XIX. A fenomenologia em psicologia consiste em captar a vivncia do outro diretamente no comportamento onde est includa a significao do ato. Portanto, os psiclogos devem analisar tal comportamento sem procurar "atrs" dele o fenmeno psquico, mas tentando descobri-lo no prprio fenmeno, pois o mundo fenomenal pode ser analisado diretamente, por ser um dado to imediato quanto o "eu". A noo de cdigo uma importante idia na Psicologia Cognitiva; um cdigo um sistema de sinais usado para representar letras ou nmeros na transmisso de mensagens. Nosso sistema nervoso parece fazer o seguinte: a estimulao fsica representada pela atividade do sistema nervoso de uma forma que preserva algumas das caractersticas do estimulo original. A transformao do estmulo fsico produz mais que um cdigo neural, pois que a transformao tambm resulta na criao de um cdigo cognitivo. Os cdigos cognitivos so criados pela atividade de nosso sistema nervoso, isto , a transformao da energia fsica que potencialmente capaz de inscrever-se em nossa conscincia tornando-se um acontecimento mental. 3.2.1- O Conceito de subjetividade social e seu significado para as diferentes esferas da psicologia O conceito de subjetividade social foi introduzido em um momento histrico de busca, contradio e auge da psicologia latino-americana, que se caracterizou pela tentativa de estabelecer uma psicologia prpria, comprometida com a vida e as prticas sociais em nossos pases (dcada de 1980), o que acentuou a nfase na psicologia social. Nesse esforo entravam em contradio os diferentes marcos tericos dentro dos quais se tinham formado seus protagonistas, o que se evidenciava tanto nas publicaes daquele momento como nas apresentaes nos congressos, (Rey 1997).

18

O funcionalismo influenciou muito as preocupaes da psicologia com as questes da educao e da adaptao social do homem, para o que contribuiu com o desenvolvimento de prticas profissionais na vida social, criando as condies para um rpido desenvolvimento da psicologia como profisso, para o que no estava preparada a psicologia acadmica. O funcionalismo libderado por Dewey era uma das formas do pragmatismo norte-americano, que teve em James, Dewey, Peirce e Mead seus principais expoentes. O funcionalismo influenciou muito as preocupaes da psicologia com as questes da educao e da adaptao social do homem, para o que contribuiu com o desenvolvimento de prticas profissionais na vida social, criando as condies para um rpido desenvolvimento da psicologia como profisso, para o que no estava preparada a psicologia acadmica. O funcionalismo libderado por Dewey era uma das formas do pragmatismo norte-americano, que teve em James, Dewey, Peirce e Mead seus principais expoentes. A subjetividade traz consigo uma concepo de sujeito afetivo e ao sujeito cognoscente: o primeiro, visto como o terreno das emoes e dos desejos, do irracional e do incontrolvel, enfim do sentimento; enquanto que o segundo, trata da razo e do controlvel, da materialidade e da objetividade, enfim do que tem sido formalmente definido como pensamento. Concordo com Rey, 2002,p. 39, quando afirma que o termo configurao permite a diferenciao qualitativa dos processos psquicos singulares, pois se pe forte tendncia do pensamento picolgico fundamental da epistomologia quantitativa de encontrar definies universais que permitem diferenciar pades. Definio que respeita o ser humano em toda sua complexidade. A psicanlise surge, portanto, colocando em questo a prpria essncia do estatuto do sujeito pensante presente no conjunto do pensamento filosfico

19

moderno. Em razo disso Paul Ricouer situa Freud nas mesmas paragens que Nietzsche e Marx dizendo: Os trs se levantam como protagonistas da suspeita, como os desvendadores de mscaras. Nasceu um novo problema: o da mentira da conscincia, da conscincia como mentira. (apud JAPIASSU, 1989: p. 65). Segundo Rey, 1997:
A subjetividade um sistema complexo de significaes e sentidos subjetivos produzidos na vida cultural humana, e ela se define ontologicamente como diferente dos elementos sociais, biolgicos, ecolgicos e de qualquer outro tipo, relacionados entre si no complexo processo de seu desenvolvimento.

Ainda para Maria Bar 1989: A identidade pessoal ao mesmo tempo produto da sociedade e produto da ao do prprio indivduo. Se chega a esta consequncia como resultado da compreenso da pessoa humana como um ser de histria: a identidade pessoal se forma na confluncia de uma srie de foras sociais que operam sobre o indivduo e diante das quais o indivduo atua e se faz a si mesmo, Ao atuar, o individuo gera uma realidade e a conhece como tal, porm por sua vez a ao se torna possvel pelas foras sociais que se renovam no individuo. Pg.1232

Observa-se como Martn Bar compreende a dialtica entre o individual e o social, aspecto muito presente em trabalhos da poca. Rey 2003, afirma que ao introduzir a categoria de subjetividade social tinha a inteno de romper com a idia arraigada nos psiclogos, de que a subjetividade um fenmeno individual, e apresent-la como um sistema complexo produzido de forma simultnea no nvel social individual,

endependentemente de que em ambos os momentos de sua produo reconheamos sua gnese histrico-social, isto , no associada somente s experincias atuais de um sujeito ou instncia social. Cohen 1994, No h oposio essencial entre a considerao do simesmo e a descrio e anlise das relaes sociais; mais, podemos afirmar
2

REY apud Maria Bar, 2003.

20

totalmente o contrrio. No passado, nossa preocupao com os grupos e categorias, isto , com as bases e as relaes sociais, tem ignorado a dimenso do si mesmo e a conscincia de si, e pode, assim, estar relacionada como tendo um vnculo com entidades falsas.(pg.7). Cohen, partindo do conceito de s mesmo , expe uma das questes essenciais que Gonzalez Rey tentou desenvolver a partir do conceito de subjetidade social: a integrao complexa e contraditria entre indivduo e sociedade. Vigotsky em sua obra sempre explicitou um corpo conceitual prprio para definir as emoes, as quais relacionou com categorias como necessidades, motivos e personalidade. Para Rey 2003, uma condio simblica no suficiente para desencadear uma emoo. Para o autor as emoes constituem um processo de ativao somtica. Drier (1999): Posto que as estruturas pessoais de relevncia variam conforme os sujeitos, os mesmos se deslocam pelos contextos, mudando com isso a estrutura particular de condies sociais, desde as mais estreitas e mais significativas at as mais amplas e mais indiretas, somente permaneceria igual se o sujeito permanecesse em uma posio fixa. Porm, to pronto se movesse a outros contextos, a matriz voltaria a desenhar-se novamente(pg.34). Isto que chamado por Drier de estruturas pessoais de relevncia o que Gonzales Rey 2003, em seus trabalhos, chama de configurao subjetiva. 3.2.2- O Resgate da subjetividade Um fundamento que permitiu considerar a cincia como um conhecimento confivel e preciso do real foi a excluso da subjetividade (Gonzalez-Rey, 1997; Morin, 1983, 1996a; Neubern, 1999, 2000; Santos, 1987). Colocando-se como tarefa impessoal e coletiva, o empreendimento cientfico buscava eliminar nos sujeitos, fossem pesquisadores, fossem objetos de estudo, tudo o que constitusse ameaa ou fonte de erro, por meio de noes generalistas e universais ou ainda pela vulgata dos contextos de experimentao.

21

Esse processo de excluso da subjetividade abrangeu intensamente os diversos ramos do conhecimento, vindo a se estabelecer como um dos principais eixos do paradigma dominante sob a forma de uma grande diviso (Morin, 1998; Santos, 1987, 1989). Um lado dessa diviso era o universo da objetividade, regido por leis que permitissem a previso e o controle. A linguagem era essencialmente tcnica e prosaica e contava com o recurso inestimvel da matemtica, cuja lgica quantitativa oferecia maior preciso e segurana empresa cientfica. Trata-se do lado onde a fsica reinava como modelo de cincia apontando um conjunto de procedimentos a serem seguidos por todas as demais, o que leva a qumica a divorciar-se da alquimia, a astronomia da astrologia e a medicina a expulsar de seu seio todos os representantes estranhos s pretenses cientficas, como o mesmerismo e os magnetizadores do sculo XVIII. O mundo dos objetos, cone de uma realidade esttica e a-histrica, concentrou-se inicialmente sobre o movimento e as propriedades dos corpos, as reaes qumicas, as rotas planetrias, dentre outros. Do outro lado do abismo, achava-se o reino da subjetividade cuja linguagem permitia o senso potico e esttico, o pensamento qualitativo e a reflexo filosfica. Encontravam-se l diversas disciplinas que ocupavam um patamar inferior racionalidade cientfica, posto no serem capazes de um retrato fiel da realidade. O direito, a filosofia, a teologia, a literatura e o senso comum poderiam abordar as relaes humanas, Deus, a alma, o amor, a sociedade, a produo literria, enfim, objetos cujo teor subjetivo no poderia permiti-los pertencerem aos interesses cientficos. Esse macrocontexto clivado o que permite considerar que a psicologia, como boa parte das cincias humanas, nasce, desenvolve-se e se estabelece em crise, pois suas pretenses de se constituir como cincia e sua busca de objetos de estudo no reino da subjetividade consistiu na rdua tentativa de unio de dois universos irreconciliveis pela prpria organizao disjuntiva do paradigma dominante (Neubern, 1999, 2000, 2001a, 2001b). Desse modo, o estabelecimento de um saber confivel, embora nunca por inteiro, implicou em preos altos a

22

serem pagos sob a forma de uma dupla excluso dos processos subjetivos. Por um lado, as interdies prpria subjetividade do pesquisador, fosse na construo terica ou na ao metodolgica, romperam com as diversas possibilidades de interao presentes no cenrio da investigao psicolgica. Toda a dimenso subjetiva prpria de tais contextos assume um status intrinsecamente marginal, de modo que as tentativas de qualific-las como momentos integrantes da pesquisa, como no caso dos mtodos clnicos, passam a ser concebidas como propostas muitos especficas de tais contextos, desprovidas de confiabilidade de poder de generalizao (Gonzalez-Rey, 1997). Por outro lado, as exigncias impostas para a realizao da empresa cientfica implicaram em um processo de mltiplas disjunes e redues sobre os objetos de estudo. O caso das emoes bastante ilustrativo neste sentido (Despret, 1999; Gonzalez-Rey, 1997; Neubern, 2000, 2001b). Um processo complexo, marcado por mltiplas articulaes com os sistemas internos do sujeito ou com seus sistemas sociais, passa por um conjunto de procedimentos que o atomizam, isolando-o de suas conexes e momentos histricos, o esgotam em outra dimenso (como a biologia ou a linguagem) ou o relacionam

isomorficamente com nmeros ou respostas comportamentais, desconsiderando as propriedades auto-reguladoras dos processos subjetivos que integra. Tal descaracterizao dos objetos de estudo contava ainda com uma associao arbitrria a contedos a priori e universais que freqentemente faziam mais sentido ao corpo terico do que aos cenrios prprios dos sujeitos. No entanto, determinados objetos de estudo poderiam ainda sofrer intensa marginalizao, colocando-se como terrenos proibidos ou mticos para a investigao cientfica. Tal parece ser o caso da hipnose (Chertok, 1998; Despret, 1999) que, por diversos motivos e apesar dos esforos delineados em sua pesquisa (Erickson, 1939, 1967; Erickson, Hershman & Secter, 1998; Erickson & cols., 1976; Rossi, 1997) ainda se encontra cercada por mitos e preconceitos e no consiste em unanimidade para a comunidade cientfica.

23

Finalmente, cabe ressaltar que semelhante resgate da subjetividade coloca problemas de difcil abordagem no atual panorama cientfico. O fato de iniciar a criao de espaos epistemolgicos para o sujeito cotidiano, livre das amarras das superestruturas inconscientes e sociais, pronto para viver seus prprios dramas em seus cenrios sociais, ao invs de viver os dramas de dipo em seu cenrio terico e artificial, remetem um confronto direto quanto a um conjunto de noes e mecanismos do paradigma dominante para quem a subjetividade constituiu, nos ltimos sculos, uma terrvel ameaa. Entretanto, esse confronto parece inevitvel. O prprio homem comea a se perguntar no seio do cenrio cientfico sobre suas origens, sua condio existencial (Neubern, 2000) e o para que se faz cincia (Santos, 1989). 3.2.3- A pesquisa e o tema da subjetividade em educao Fernando Luis Gonzlez Rey3 A subjetividade representa um macroconceito orientado

compreenso da psique como sistema complexo , que de forma simultnea se apresenta como processo e como organizao. O macroconceito representa

realidades que aparecem de mltiplas formas, que em suas prprias dinmicas modificam sua autorganizao, o que conduz de forma permanente a uma tenso entre os processos gerados pelo sistema e suas formas de autorganizao, as quais esto comprometidas de forma permanente com todos os processos do sistema. A subjetividade coloca a definio da psique num nvel histrico-cultural, no qual as funes psquicas so entendidas como processos permanentes de significao e sentidos. O tema da subjetividade nos conduz a colocar o indivduo e a sociedade numa relao indivisvel, em que ambos aparecem como momentos da subjetividade social e da subjetividade individual. A subjetividade social e individual atuam na qualidade de constituintes e constitudos do outro e pelo outro. Isto conduz a uma

(UniCEUB e pesquisador associado da UNB). http://www.google.com.br Acesso 12/03/2004

24

representao do indivduo na qual, a condio e o momento atual de sua ao, expressa o tempo todo sentidos subjetivos procedentes de reas diferentes de sua experincia social , as que passam a se constituir como elementos de sentido de sua expresso atual. Assim, desde esta perspetiva, o sujeito que aprende expressa a subjetividade social dos diferentes espaos sociais em que vive no processo de aprender. Nenhuma atividade humana resulta uma atividade isolada do conjunto de sentidos que caraterizam o mundo histrico e social da pessoa . O impacto que o anterior tem para a educao e muito grande, porque vai a influenciar mudanas na teoria, a metodologia e as prticas educativas. A sala de aulas no simplesmente um cenario relacionado com os processos de ensinar e aprender, nela aparecem como constituintes de todas as atividade ai desenvolvidas, elementos de sentido e significao procedentes de outras zonas da experincia social , tanto de alunos quanto de professores. Na sala de aulas se geram novos sentidos e significados que so inseparveis das historias das pessoas envolvidas, assim como da subjetividade social da escola, na qual aparecem elementos de outros espaos da prpria subjetividade social. Esta representao da educao apresenta a escola numa relao inseparvel com a sociedade como um todo , assim como inseparvel das

historias singulares de seus protagonistas, o qual outra expresso das subjetividade social, que aparece diferenciada nas historias individuais. Desde esta perspetiva as funes da escola deixam de aparecer como processos isolados e fragmentados, para aparecer como momentos de sistemas mais complexos, dentro dos quais se constituem em sua significao e sentido. O aluno na escola no expressa s sua condio escolar, mas sua condio social em geral, de ai a importncia da ponte entre a psicologia social e educativa que se vem apresentando na literatura ( Gonzlez Rey ( 1997), Duveen.G ( 2000) ) O transito entre a educao e outras formas de conhecimento social e possvel s sem compreendemos uma ontologia da psique humana que nos permita explicar o transito permanente de diferentes sentidos sociais nos momentos atuais dos sujeitos e dos cenrios educativos.

25

3.2.4- A emergncia da subjetividade na psicologia

A psicologia no consegue integrar seus esforos de ordem terica com sua pretenso cientifica, trazendo uma diviso a mais, entre as tantas que tm caracterizado o desenvolvimento do pensamento psicolgico. Segundo Gonzlez Rey, (2004, p.70):
A maioria dos grandes sistemas psicolgicos constitudos em escolas apareceu por intermdio do modelo desenvolvido a parti da prtica clnica, como em algumas teorias. Sem dvida, nenhuma dessas escolas se constituiu de forma intencional em campo de investigao.4

O desenvolvimento da subjetividade, no responde a uma simples preferncia terica, mas sim tentativa de reconceituar o fenmeno psquico em uma ontologia prpria, especifica do tipo de organizao e processos que o caracterizam. Gonzlez Rey, (2004 p. 73) afirma que5:
As condies epistomolgicas para o desenvolvimento do tema da subjetidade na psicologia aparecem com a ruptura que significou a apropriao da dialtica, pelos psiclogos, a qual se produziu tambm em condies sociais muito particulares para a produo do conhecimento, como forma, mais concretamente, as condies geradas pela Revoluo Russa. A apropriao de um paradigma filosfico que na psicologia no tinha encontrado uma expresso concreta e a significao social de um processo revolucionrio foram, sem dvida, duas condies que se conjugaram na profunda reviso crtica que os psiclogos soviticos comearam a realizar em torno do prprio desenvolvimento da psicologia russa.

O desafio de apresentar a psique a partir de uma viso cultural despojando-a do carter determinista e essencialista, que acompanhou a grande maioria de teorias psicolgicas, conduz a uma representao da psique em uma
Gonzlez Rey. Sujeito e Subjetidad: Uma Aproximao Histrico-Cultural. So Paulo: Pioneira Thomson Learnina, 2004. P. 70
5 4

Gonzlez Rey. 2004. Ibidem

26

nova dimenso complexa, sistmica, dialgica e dialtica, definida como espao ontolgico, qual tem-se optado pelo conceito de subjetividade. A subjetividade um sistema complexo de sigificaes e sentidos subjetivos produzidos na vida cultural humana, e ela se define ontologicamente como diferente dos elementos sociais, biolgicos, ecolgicos e de qualquer outro tipo, relacionados entre si no complexo processo do seu desenvolvimento (..) com dois momentos essenciais na constituio da subjetividade individual e social, os quais se pressupem de forma recproca ao longo do desenvolvimento. A subjetividade individual determinada socialmente, mas no por um determinismo linear externo, do social ao subjetivo, e sim em um processo de constituio que integra de forma simultnea as subjetividade social e, simultaneamente, se consttui nela (Rey, 2002, p. 36-37)6. Segundo Morin (1991/1998), os paradigmas, inscrevendo-se no ncleo dos sistemas de idias, determinam a formao de idias chaves e conceitos mestres, como tambm as regras e formas de associao entre elas. Constituindo-se em um momento central do conhecimento, o paradigma se faz invisvel e inatacvel diretamente, favorecendo uma viso da realidade que tomada como certa e, ao mesmo tempo, ocultando-se enquanto momento central e determinante. Toda essa forma complexa e, segundo certos autores (Morin, 1991/1998; Santos, 1987), obscura e poderosa de influncia do paradigma na construo do conhecimento ganhou no ocidente uma caracterstica singular: a partir do Cogito de Descartes culminou-se uma tendncia da poca em se estabelecer uma rgida diviso entre o que seria cincia e o que no seria, como entre o que competiria sua alada e o que deveria ser colocado como objeto de especulao em outros campos de estudo. Dessa forma, de um lado da diviso
O conceito de subjetividade aqui adotado nesta pesquisa tomado de Gonzalez Rey (1997) e consiste em: "... es la constitucin de la psiquis en el sujeto individual, e integra tambien los procesos y estados caractersticos a este sujeito en cada uno de sus momentos de accin social, los quales son inseparables del sentido subjetivo que dichos momentos tendrn para l. Simultneamente la subjetividad se expresa a nvel social como constituyente de la vida social, momento que hemos designado como subjetividad social, y no se diferencia de la individual por su origen sino por el escenario de su constitucin." (p. 83)
6

27

estabeleceu-se o conhecimento cientfico tido como um conhecimento superior que era capaz de permitir avanos at ento inimaginveis de controle do homem sobre a natureza, colocando-o como senhor desta (Santos, 1987). Segundo Rey, (2002, p.38-39), o sistema subjetivo um sistema aberto, abrangente e irregular, que influencia as diversas experincias humanas no processo de subjetivao. Sendo a subjetividade utilizada para denominar o sistema dos processos que caracterizam a construes subjetivas do sujeito, enquanto criador de significados. Assim, a subjetividade conduz a um conceito diferente de psiquismo, que impede sua codificao em categorias rgidas e imutveis ou em entidades objetivas suscetveis de mediao, manipulao e controle Rey, 2002, p.39). Com uma caracteristica marcante de flexibilidade, a qual permite uma liberdade de expresso.
O termo configurao permite a diferenciao qualitativa dos processos psquicos singulares, pois se pe forte tendncia do pensamento psicolgico fundamental da epistomologia padres responsveis por um ou por outra forma de expresso humana, como a diferencio dos alunos que aprendem bem dos que fracassam ou das pessoas criativas das que no so (Rey, 2002, p.39).

Tal definio respeita o ser humano em toda

sua complexidade de

processos subjetivos e sua particularidade de expresso de contedos emocionais, possibilitando um desenvolvimento personalizado e prprio para pessoa em todos seus momentos de construo subjetiva. Ao introduzir a categoria de subjetividade social tinha a inteno de romper com a idia arraigada nos psiclogos, de que a subjetividade um fenmeno individual, e apresent-la como um sistema complexo produzido de forma simultnea no nvel social e individual, independentemente de que em ambos os momentos de sua produo reconheamos sua gnese histrico-social, isto , no associada somente s experincias atuais de um sujeito ou instncia

28

social, mas forma em que uma experincia atual adquire sentido e significao dentro da constituio subjetiva da histria do agente de significao, que pode ser tanto social como individual. A subjetividade individual determinada socialmente, porm num processo que integra simultaneamente as instncias social e individual da subjetividade. E ao mesmo tempo que o indivduo um elemento constituinte da subjetividade social, constitui-se nela (Rey, 2002). A subjetividade, tanto individual como social, est em desenvolvimento constante e afetada pelas condies em que o sujeito se expressa (Rey, 2002, p.40). Tais condies permitem uma flexibilidade ao sistema subjetivo do sujeito, possibilitando a indeterminao de seus processos de construo subjetivos, ampliando suas formas de expresso emocional, enquanto sujeito produtor e produtor de subjetividade. Da perspectiva da subjetividade social, os processos sociais deixam de ser vistos como externos em relao aos indivdualismos, ou como um bloco de determinantes consolidados, que adquirem o status do objetivo diante do subjetivo individual, para serem vistos como processos implicados dentro da de um sistema complexo, a subjetividade social, da qual o indivduo constituinte e, simultaneamente, constitudo. Entretanto, a constituo do indivduo dentro da subjetividade social, da qual o indivduo constituinte e, simultaneamente constitudo. Desse modo, as cincias humanas e a prpria psicologia parecem encontrar um considervel dilema desde o incio de seus nascimentos enquanto cincias: visam estudar objetos de estudos ligados a processos sociais e subjetivos (como as emoes) que se encontram em um eixo da diviso do paradigma ao mesmo tempo em que aspiram se constiturem de acordo com os procedimentos confiveis e vlidos do conhecimento cientfico, localizado no eixo oposto de tal diviso. A prpria questo epistemolgica do conhecimento do real parece agravar ainda mais o dilema ao determinar um conjunto de noes

29

especficas para tal conhecimento. Semelhante questo sustenta que a realidade fixa, ordenada e a-histrica e se organiza em torno de leis invisveis e universais (Gonzalez Rey, 1997; Vasconcellos, 1995) que, uma vez conhecidas, podem permitir a previso e o controle dos fenmenos. A complexidade compreendida como uma aparncia do real (Morin, 1990/1996); mais que isso todo esse conjunto de aspectos interligados - as condies iniciais - devem ser desprezadas para que se apreendam os mecanismos invariveis dessas leis (Santos, 1987). Desse modo, desde que se possua uma metodologia adequada aliada a uma teorizao coerente com as exigncias cientficas, pode-se depurar o conhecimento afastando dele tudo aquilo que ambguo, contraditrio e imprevisvel, para se chegar a um conhecimento direto e isomrfico do real (Gergen, 1996; Gonzalez Rey, 1997). 3.3- Emoo

Emoo um termo cujo significado tem sido estudado e discutido h mais de um sculo. So vrias as opinies que se tem sobre emoo, se

procurarmos em um dicionrio, poderemos encontrar mais de 400 palavras tentando traduzir ou ilustrar o que emoo. Todos os tipos de emoo sejam elas positivas ou negativas comprometem nosso organismo. esse comprometimento pode variar de um grau maior ou menor de interferncia, de acordo com o organismo de cada um7. Rey apud Satre, 19878 escreve:
(...) a emoo significa sua maneira o todo da conscincia ou, se nos situamos no plano existencial, da realidade humana. A emoo no um acidente, porque a realidade humana no uma soma de fatos: expressa com um aspecto definido a totalidade sinttica humana mesma
7 8

MARIA, C. Psicologia Cientfica Geral. Rio de Janeiro.Editora Agir, 1972, 7 edio, pp.251

Ver mais em GIORA, Regina Clia. Arqueologia das emoes/Regina Clia Giora, Fernando Gonzalez Rey, Ana Maria Lewnzoni; Silvia T. Maurer Lane e Yara Arajo (orgs.);prefcio de Pedrinho Guareschi.-Petrpolis, RJ: VOZES, 1999.p.29.

30

realizando-se sob a forma de emoo. Resulta, pois impossvel considerar a emoo como uma desordem psicofisiolgica. Possui sua essncia, suas estruturas particulares, suas leis de manifestao, sua significao (p.29).

Segundo Rey (1999), a citao de Sartre contm um conjunto de consideraes gerais que, na minha opinio, so de grande importncia para o desenvolvimento do tema na psicologia. A perspectiva cognitivista enfatiza o papel do pensamento na gnese da emoo e persegue o caminho os indivduos estimam os eventos no ou do meio ambiente. Avaliao ou estimativa se refere ao processo de julgamento de significncia individual de um evento. Foi claramente demonstrado que as emoes dependem do modo crucial de como os eventos so avaliados por uma pessoa. Emoes so respostas ao significado dos eventos e esto vinculados com os objetivos e motivaes da pessoa. Mais especificamente, diferentes emoes so associadas com diferentes padres de estimativas. Existe atualmente um considervel corpo de pesquisas demonstrando que emoes podem ser preditas a partir da forma que uma pessoa avaliou uma situao, com diferentes emoes associadas com diferentes padres de avaliaes. Mudandose o modo como um evento avaliado e mudar a emoo experienciada. Os achados dos estudos cognitivos da emoo tem importncia torica muito importante, mas tambm por suas implicaes prticas para a psicoterapia. As teorias que englobam a tradio socioconstrutivista afirmam as emoes, como construes sociais que servem aos fins individuais e sociais. Isto , os socioconstrutivistas mostram que o modo que falamos das emoes (o modo como as definimos, os modos como se diferenciam em nossa linguagem e nas prticas sociais, as metforas usadas para emoes e para as experincias emocionais) ajudam na determinao de como experienciamos as emoes. A idia central que as experincias e as expresses das emoes so dependentes de regras ou convenes aprendidas e que as culturas diferem no

31

modo como se fala e como se conceitua emoes, como elas so diferenciadas e expressas. Segundo professora. MSc Magda Bercht e a doutora Rosa Maria Viccari9, emoes so fenmenos complexos multifacetados. Esta expresso a nica com a qual todos os cientistas de emoes e psiclogos concordam. Porm, para responder esta questo completamente, a resposta depender de quem responde e de quando voc est perguntando. Se algum vive sozinho, sem influncia, nada aprender. A humanidade s existe porque houve um processo de mediao ao longo da sua histria. Isso nos remete afirmao de Voloshinov (apud Barkhust, 1992), pensador sovitico: o indivduo no nasce consciente, mas deve a sua conscincia a um segundo nascimento, um nascimento social. A teoria das emoes ocupa lugar de alicerce na obra de Vygotsky, (1925-1927)10, tanto da crtica arrasadora que faz s teorias da poca, quanto da Psicologia Geral que empenha-se em criar. O que ocorre que a teoria das emoes uma parte de sua obra pouco explorada pelos seus estudiosos, influenciados, talvez, pelo racionalismo. preciso ter claro que, ao teorizar sobre emoo, ele no est preocupado em aprimorar um conceito do psiquismo ou em conhecer formas para control-la, mas em rever a metodologia e superar a epistemologia dualista da Psicologia, que separa mente de corpo e intelecto de emoo. Este objetivo est bem explicitado nos textos Significado Histrico da Crise da Psicologiade 1927 e Psicologia da Arte de 1925. A preocupao de Vygotsky com as emoes faz parte da sua inteno de provocar uma revoluo ontolgica e epistemolgica na Psicologia da poca,

Texto motivador para discusso no painel. Elaborado por: Profa. MSc Magda Bercht e Dra Rosa Maria Viccari. Emoes e Afetividade. Instituto de Informtica PsGraduao Cincia Da Computao - UFRGS
10

Vygotsky Significado Histrico da Crise da Psicologiade 1927 e Psicologia da Arte de

1925.

32

criando uma Psicologia Geral capaz de superar as cises provocadas pela teorias dominantes, abrindo-as ao dilogo para que substitussem a causalidade monista pela dialtica. Este objetivo explica por que suas reflexes sobre emoo esto espalhadas em toda sua obra. Elas compem o subtexto de suas reflexes mais importantes como: significado, educao, linguagem, pedologia e defectologia. A no compreenso dessa relao constitui um dos compreenso da importncia das emoes na obra de Vygotsky. Outra constatao relevante desse pesquisador foi que a imitao infantil no uma reproduo mecnica do que foi percebido, mas sim uma interpretao de fatos significativos (onde as emoes participam ativamente), gerando representaes mentais e socias. O desenvolvimento da imaginao, segundo esse autor, est intimamente relacionado com a aquisio da linguagem, caracterizando-se como uma funo psicolgica superior que ir permitir a construo da memria, que incorpora o passado ao presente. Vygotsky ressalta tambm o carter emocional da imaginao, ao afirmar:
Se analisamos, finalmente, o vnculo de ambos os processos, imaginao e pensamento, com a afetividade e a participao dos processos emocionais nos pensamentos, veremos que tanto a imaginao como o pensamento realista podem caracterizar-se por uma elevadssima emocionabilidade e que entre eles no existe contradio (1990, p.436).

obstculos

A criatividade no se restringe apenas elaborao de obras de arte, mas se expressa tambm na prpria identidade. Ela a capacidade do ser humano de se recriar, de se transformar, em oposio cristalizao caracterstica da mesmice, conseqncia da reproduo mecnica dos papis definidos oelas instituies sociais; esses ltimos tornam-se indivduos submissos a um poder camuflado em capital annimo internacional, hoje denominado de globalizao.

33

Domnico De Masi, em A emoo e a regra, ressalta a relevncia que a arte ter no prximo milnio, pois para ele a esttica que ajuda o indivduo a dar significado s coisas mais simples. A sociedade ps-industrial, diz o autor, vai requerer indivduos cada vez mais criativos, pois as mquinas que esto substituindo o trabalho humano, tanto fsico como intelectual, no so capazes de criar. Pessoas criativas que geram a riqueza e o poder de uma nao. Segundo Freud, no existe nada na imaginao do artista que tambm no esteja presente na imaginao do homem comum.O contedo responsvel pela criatividade do artista (ou seja, suas fantasias), capaz de nos emocionar e causar fortes sensaes, brota diretamente do seu incosciente, e isso que nos seduz, (Gonzlez Rey et al, 1999).

34

4 - METODOLOGIA

O trabalho de observao apoiou-se na epistemologia qualitativa, e assumiu o conceito de subjetividade segundo Rey (1997), para quem toda subjetividade social, expressando-se nos processos simblicos mediados pela razo e nas estruturas no comprometidas com o simblico, dentre elas a emoo. A subjetividade constitui-se, manifesta-se e transforma-se na relao dialtica do indivduo com o meio social. De acordo com (Japiassu e Marcondes, 1989, p. 167), a metodologia cincia ou estudo dos mtodos. Uma investigao sobre os mtodos empregados nas diferentes cincias, seus fundamentos e validade, e sua relao com as teorias cientificas. A fim de se atingir como todo o objetivo da pesquisa, constitui num conjunto de etapas ou procedimentos a serem seguidos. A Epistomologia, segundo Japiassu e Marcondes (1989, p.82-83) definese:
como a disciplina que toma por objeteto no mais a cincia feita, uma cincia verdadeira de que deveramos estabelecer as condies de possibilidade ou os ttulos de legimidade, mas as cincias em via de se fazerem, em seu processo de gnese, de formao e de estruturao progressiva.

Com isso, o processo de produo de conhecimento, o instrumento e a tcnica utilizada na investigao cientifica so qualitativos. Com base na perspectiva epistemolgica qualitativa, os modelos tericos no tm uma influncia unilateral sobre a investigao, sendo a teoria apenas um momento inicial deste trabalho. O emprico, antes de pretender confirmar ou rejeitar a teoria, se constitui a parti desta, como gerador de um espao dialgico com a teoria que, ento, passa a ser vista antes como processo do que apenas como uma estrutura a priori a ser julgada pelo momento emprico. Segundo Rey (2002):

35

No consideramos a teoria como um corpo rgidoe, a priori, adotado de forma confortvel pelo pesquisador e imposto s mais diversas formas do real. A teoria uma construo sistemtica, confrontada constantemente com a multiplicidade de idias geradas por quem as compartilha e quem se ope a elas, do que resulta um conjunto de alternativas que se expressam na pesquisa cientifica a que seguem zonas de sentido sobre a relalidade estudada (p.59).

A epistomologia qualitativa que Fernando Gonzlez Rey defende, privilegia especialmente a dimenso subjetiva da investigao. Propomos a epistomologia qualitativa como forma de forma de satisfazer as exigncias epistemolgicas inerentes ao estudo da subjetividade como parte constitutiva do indivduo e das diferentes formas de organizao social (Rey, 2002, p.28). Ainda para este autor, a subjetividade um sistema complexo de sigificaes e sentidos subjetivos produzidos na vida cultural humana, e ela se define ontologicamente como diferente dos elementos sociais, biolgicos, ecolgicos e de qualquer outro tipo, relacionados entre si no complexo processo do seu desenvolvimento (..) com dois momentos essenciais na constituio da subjetividade individual e social, os quais se pressupem de forma recproca ao longo do desenvolvimento. . A subjetividade individual determinada socialmente, mas no por um determinismo linear externo, do social ao subjetivo, e sim em um processo de constituio que integra de forma simultnea as subjetividade social e, simultaneamente, se consttui nela (Rey, 2002, p. 36-37). Gonzlez Rey (2002) em sua obra Pesquisa Qualitativa, caminhos e desafios, so apresentados os diferentes momentos que tm caracterizado a aplicao da metodologia qualitativa nas Cincias Sociais e, de forma especfica, so analisados os antecedentes dessa forma de investigao na Psicologia. Esta obra apresenta a relao de uma proposta metodolgica com a epistemologia qualitativa e com o tema da subjetividade. Seguindo a linha de Gonzlez Rey, esta pesquisa busca salientar a idia de que a psicologia deve passar de uma epistemologia da resposta para uma epistemologia da construo, ou que pressupe substituir o papel tradicional dos

36

instrumentos por uma aproximao metodolgica construtiva. A construo terica uma produo humana envolvida de forma permanente com a realidade. O real representa tambm um momento ativo na construo da pesquisa, de muitas formas, as quais, s vezes, esto alm da prpria expectativa do pesquisador. A subjetividade aparece ento como um processo plurideterminado, onde a subjetividade social (com representaes sociais) e a subjetividade individual (aspectos subjetivos da existncia, da histria e do momento de vida, etc.) concorrem na formao de um todo configuracional, onde o sentido subjetivo construdo. O termo configuracional, vem sendo utilizado para definir:
as unidades constitutivas da personalidade, por ser um conceito que no se compromete com a natureza fixa e imutvel de nenhum processo da experincia humana. Todo contedo da experincia aparece subjetivado em configurao, pelas quais adquire sentido subjetivo na sua integrao com outros estados dinmicos (Rey, 2002, p.39).

4.1. A pesquisa qualitativa sob o ponto de vista de diferentes tericos A pesquisa apoiada na Epistemologia Qualitativa tem entre seus objetivos essenciais a produo de modelos tericos complexos e dinmicos capazes de gerar inteligibilidade sobre os complexos processos da subjetividade humana, os que so inacessveis as metodologias tradicionais. Com relao ao desenvolvimento histrico da pesquisa qualitativa, Denzin e Lincoln (1994) reconhecem cinco perodos essenciais: Perodo tradicional: influenciado pelo paradigma cientfico positivista, por sua busca da objetividade, da validade e da confiabilidade do conhecimento obtido. Esse perodo identificado com personalidades como MEAD, Malinowski, Radcliffe-Brown e outros. Perodo modernista: vai dede aos anos do ps-guerra at a dcada de 70 e, segundo os autores, ainda hoje se observa sua influncia em algumas pesquisas. Muitos desses trabalhos tentam formalizar os mtodos qualitativos. Entre os autores relacionados a esse perodo esto Bogdan e Taylor, Cicourel, Glasser e Strauss e Becker.

37

Bogdan & Taylor (1975) situam o surgimento da pesquisa qualitativa no final do sculo XIX e incio do sculo XX, na Europa, obtendo mais sucesso entre antroplogos do que entre socilogos. Os antroplogos sentiam grande dificuldade em aplicar os mtodos positivistas11 ao estudo dos povos primitivos e viram com bons olhos a possibilidade de estudos mais descritivos e extensos. Entre os socilogos americanos da Escola de Chicago12 os mtodos qualitativos tornam-se populares entre 1910 e 1940, aproximadamente, fazendo uso de registros e documentos pessoais e de observaes participantes. A dcada de 50 acusa uma ligeira decadncia da pesquisa qualitativa, acusada pelos positivistas, ento em evidncia, de "metodologia fora-de-padro" (Bogdan & Taylor, 1975). Perodo da indiferenciao de gneros: localiza-se entre os anos 1970 e 1986. Os pesquisadores procuram uma complementao mtua de paradigmas, mtodos e estratgias para aplicar em suas pesquisas. Nesse perodo ocorre uma confuso de genros que leva elilinao da distino clara entre literatura e cincia social. Perodo de crises de representao: a partir da dcada de 80 prodezse uma profunda ruptura, que Denzin e Lincoln identificam com a difuso de um conjunto de trabalhos como La antropologa de la experincia (Turner e Bruner) e outros. Nesse perodo se fizeram mais comuns as teorias interpretativas em oposio s grounded theories13, e foram mais discutidos os conceitos de confiabilidade, validade e objetividade.

Foi na rea das cincias sociais, no sculo XIX, que primeiro se questionou a adequao do modelo vigente de cincia aos propsitos de estudar o
11 12 13

Anlises demogrficas e questionrios tipo "survey". Dois socilogos de destaque desta poca foram: W.I. Thomas e Florian Znaniecki

A expresso grounded theory tem sido traduzida de diferentes formas no espanhol.O termo tem aparecido como teoria fundamental (Rodrguez Gmez, Gil Flores e Garca Jimnez, 1996).

38

ser humano, sua cultura, sua vida social. Bogdan & Taylor (1975) afirmam que, desde ento, h duas perspectivas tericas predominando neste cenrio: as positivistas e as fenomenolgicas. A diferena fundamental entre ambas que, enquanto a primeira busca fatos ou causas dos fenmenos sociais devotando pouca considerao pelos estados subjetivos individuais, a segunda busca examinar o mundo como experienciado, compreendendo o comportamento humano a partir do que cada pessoa ou pequeno grupo de pessoas pensam ser a realidade. No contexto brasileiro, Luna (1988) tenta demonstrar que no h conflito entre tendncias metodolgicas positivistas e no-positivistas alegando que qualquer tendncia atende aos mesmos quesitos: a) existncia de uma pergunta que se quer responder; b) elaborao de passos que permitam respond-la e c) indicao do grau de confiabilidade na resposta obtida. Continuando sua anlise, afirma que comum, em diferentes tendncias metodolgicas, a escolha da tcnica de pesquisa somente aps uma clara delimitao do problema a ser investigado. Franco (1988) vincula o conhecimento e a pesquisa prtica social global do pesquisador destacando que no pode haver neutralidade ou objetividade total no estudo da realidade. O pesquisador participa da vida social e, por isso, impossvel olh-la "de fora". Chizzotti (1991, p.80) defende a adoo de mtodos qualitativos visto que "(...) os mtodos quantitativos acabam distanciando o pesquisador do verdadeiro objeto da investigao e se tornam ineficazes para compreender as aes prticas dos sujeitos, em sua vida prtica". Podemos observar, com base nestas afirmaes, que h mudanas visveis na forma do homem encarar sua vida no universo. Martins & Bicudo (1989) utilizam a anlise qualitativa buscando no os fatos em si, mas os significados desses fatos para os sujeitos:
"A preocupao se dirige para aquilo que os sujeitos da pesquisa vivenciam como um caso concreto do fenmeno investigado. As descries e os agrupamentos dos fenmenos esto diretamente

39

baseados nas descries dos sujeitos, e os dados so tratados como manifestaes dos fenmenos estudados" (1989:30).

Considerando o objetivo deste estudo. O trabalho se constituiu em duas fases complementares: um momento terico e um emprico. O momento emprico se caracteriza pela abordagem da Epistomologia Qualitativa, desenvolvida por Fernando Gonzlez Rey (1997). 4.2- Construo do sentido e pesquisa qualitativa

A pesquisa qualitativa que assume os princpios da Epistemologia Qualitativa se carateriza pelo seu caracter construtivo-interpretativo, dialgico e pela sua ateno ao estudo de casos singulares. O processo de construo terica das configuraes e processos subjetivos presentes na educao, tanto ao nvel social , como individual, tem que ser desenvolvidos dentro da prpria processualidade da constituio subjetiva do sujeito, e dos processos sociais dentro dos quais sua experincia tem lugar.
Por um lado, as redues e cortes de objetos de estudo implicam em unidades de anlise cada vez mais atomizadas, isoladas de seu processo subjetivo e relacionadas entre si por procedimentos como a estatstica, em geral pouco coerente com os processos de significao e sentido da subjetividade humana (Gonzalez Rey, 1997).

Segundo Gonzalez Rey (1997), no se esgota em nenhum outro sistema subjetivo, embora interaja com eles, nem tampouco estabelece relaes isomrficas com os mesmos ou com quaisquer comportamentos observveis. Gonzlez Rey ainda prope que o investigador e suas relaes com o assunto pesquisado ocupem o lugar de protagonistas do processo de investigao, em detrimento da informao produzida por instrumentos, como preconiza a viso mais tradicional. Desse modo torna-se assegurado, dentro das possibilidades da abordagem qualitativa, o respeito ao pesquisado, no caso do presente estudo o paciente. Pois o que valorizado para a construo do conhecimento na pesquisa

40

qulitativa, so os [...] sentidos subjetivos e processos de significao que conduz definio de unidades complexas[...] (Rey, 2002, p.48). tambm uma caracterstica significativa no processo de produo de conhecimento, no momento emprico da pesquisa ocarter interativo, que torna uma condio ao desenvolvimento do estudo de fenmenos humanos, as relaes pesquisador-pesquisado. Em que o carter interativo do conhecimento leva a reinvindicar a importncia do contexto e das relaes entre os sujeitos que intervm na pesquisa (a do pesquisador e do pesquisado, por exemplo), como momentos essenciais para a qualidade do conhecimento produzido (Rey, 2002, p. 34-35).

41

5- CONSTRUO E DISCUSSO DA INFORMAO 5.1- Estudo De Caso

estudo

de

caso,

permite

investigao

de

um

fenmeno

contemporneo da vida real do indivduo, como tambm esclarece sobre as interferncias das caractersticas individuais e do contexto scio-familiar nos acontecimentos da vida da paciente em particular, e ainda possibilita que seja realizada uma investigao das mltiplas origens de evidncias. Soma-se a isso, a possibilidade de articulao da teoria com os dados obtidos durante a realizao do estudo, ampliando assim, a anlise de novos elementos, uma vez que o conhecimento no algo acabado, mas sim algo que se constri a cada instante em nossas vidas.

I) SUJEITO Paciente com doena crnica: neoplasia mamria maligna, em contexto de internao para tratamento quimioterpico.

II) INSTRUMENTOS

Para a coleta de dados, foi utilizado como instrumento de pesquisa, a interpretao e anlise dos relatos obtidos nas sesses de entrevistas abertas e no dirigidas. Foram observados aspectos tais como: Identificao da paciente; Levantamento sobre a histria de vida da paciente, fatos importantes e significativos trazidos livremente por ela, e ainda fatos com contedos emocionais e subjetivos anteriores ao surgimento da doena;

42

Levantamento sobre o cncer de mama e

relao com o mesmo; tratamento e as

Levantamento sobre a mastectomia como

implicaes psicolgicas e emocionais envolvidas nesse processo. O primeiro tem visou fornecer alguns dados sobre o histrico da paciente estudada. Tais dados auxiliaram na anlise do caso e tambm preservaram a identidade da paciente, com o intuito de no compromet-la. O segundo tem visou conhecer um pouco a histria de vida da paciente, fatos significativos e com carga afetiva e emocional, trazidos pela paciente; O terceiro tem visou perceber o envolvimento da paciente com sua doena e tratamento, alm de possibilitar analisar os aspectos psicolgicos envolvidos nessa fase. O quarto item visou acompanhar o processo clnico e evolutivo da paciente, bem como os aspectos psicolgicos frente a um tratamento considerado mutilador, como o caso da mastectomia, mas que por outro lado, traz a chance de cura ou controle da doena; As formulaes deste roteiro tiveram o propsito de oferecer pesquisadora o maior nmero de dados referentes ao tema estudado, possibilitando paciente a chance de expressar-se e acrescentar s questes propostas, dados que considerou relevantes.

III) AMBIENTE

O procedimento foi realizado enfermaria do Hospital Universitrio de Braslia (HUB), em trs sesses, com durao de uma hora .

43

REFERENTE ANALISE DOS DADOS As interpretaes foram realizadas a partir dos relatos feitos pela paciente com contedos trazidos livremente. Ao definir abordar o tema das influncias psicolgicas da subjetividade e emoionalidade no processo do adoecimento, considerou-se necessrio realizar primordialmente um trabalho de escuta, fundamental na compreenso da

repercusso das contingncias sociais e vivncias pessoais diante do cncer de mama. A anlise interpretativa das sesses permitiu ento avaliar o contedo consciente manifesto e expresso, e ao mesmo tempo os contedos inconscientes a partir dos quais a paciente elaborou seus relatos. Da mesma maneira tambm a subjetividade da pesquisadora permeou esta anlise. As interpretaes visaram esclarecer aspectos obscuros ou incertos, eventualmente, introduzindo questes que pudessem expandir a compreenso da paciente em relao sua doena. Aps a transcrio das sesses foi realizada anlise particularizada utilizando-se postura clnica. Assim, a pesquisadora deteve seu olhar sobre o dado bruto das sesses, para sobre eles refletir, conjecturar, em processo de investigao interpretativa. Neste caso estudado, em especfico, foi possvel observar vrias situaes consideradas estressantes e emocionalmente carregadas de afeto, e que ainda trazem emoo ao falar nelas, e h que se considerar o fator gentico, pois houve dois casos de cncer em sua ascendncia, mas, embora no seja conclusivo, h indicaes de que a emocionalidade e a subjetividade da paciente pode ter influenciado o processo do adoecer.

44

IV) APRESENTAO DE CASO CLNICO Breve histrico da paciente NOME : H. S. T IDADE : 46 anos SEXO : feminino COR : branca NATURALIDADE : brasileira PROFISSO : dona de casa RELIGIO : catlica ESTADO CIVIL : casada GENEALOGIA : dois filhos, sendo um falecido A paciente foi mastectomizada em novembro/2003, ainda est em

tratamento quimioterpico em regime de uma internao a cada ms, por trs dias para medicao, em enfermaria. No recebeu realizou atendimento psicolgico pr-cirrgico nem ps-cirurgia. Esclarecida, bem orientada, nvel scio econmico classe mdia, aparenta um bom conhecimento cultural. Demonstra conduta ansiosa, dificuldade em estabelecer contato com suas emoes, angstia, depresso, boa auto-percepo e auto-expresso . V) DISCUSSO O cncer de mama uma das causas de morte mais freqentes entre mulheres. A paciente, primeiramente, realiza uma avaliao inicial para obter a confirmao do diagnstico, informaes sobre o estadiamento do tumor e a seleo do tratamento a que ser submetida. Dentre os tratamentos, destacam-se os mtodos tradicionais como quimioterapia e radioterapia. Em muitos casos recomenda-se a cirurgia, que pode extrair parte da mama ou at a mama inteira. Atualmente, atravs de implantes, a reconstruo da mama torna-se possvel melhorando o processo de reabilitao. A mama o rgo smbolo da feminilidade, sexualidade e amamentao. O cncer de mama pode trazer paciente, preocupaes com a sobrevivncia e mutilao, e tambm implicaes ao cnjuge. Estudos sugerem que pacientes

45

vtimas do cncer, podem ter vivido uma grande perda antes do aparecimento da doena. Os processo de adoecer e de enfrentamento da doena so nicos. Cada indivduo vai construir a sua experincia de adoecer e vai enfrentar esse processo de acordo com os seus recursos internos. Diante do que pudemos apreender do sujeito HST nas entrevistas realizadas, discutiremos algumas questes que fizeram parte desse processo de adoecimento e enfrentamento. No primeiro momento HST demonstrou bastante receptividade proposio do trabalho e durante as entrevistas se apresentou com boa vontade para falar de si, sendo que posteriormente, apresentou resistncias e

dificuldades de contato com seus sentimentos e emoes. Pareceu ter bastante fluncia verbal e estar disposta a expor sua histria. De acordo com seu discurso, pode-se dizer que ela uma pessoa racional, intelectualizada e esclarecida sobre sua situao ginecolgica, uma vez que demonstrou cuidado consigo mesma no sentido de preveno de doenas, mediante o relato de seu histrico de visitas de rotina ao ginecologista no intuito de, segundo ela, detectar alguma eventual anomalia ainda em seus primrdios, o que fundamental para o sucesso do tratamento e restabelecimento da sade. Com isso, demonstrou claramente estar concernente com o cuidado com sua sade, principalmente devido ao seu histrico familiar de casos de cncer, tendo ocorrido com sua me e av. Eu sempre tive preocupao de me descobri. Se eu tivesse alguma coisa, descobriria antes, porque minha famlia teve um processo de doena em que no teve jeito, porque descobriu muito tarde (...) Eu acho que a minha vantagem foi ser cuidadosa comigo, ter capricho e carinho comigo. O impacto do diagnstico traz a quebra no ritmo de vida, medos que podem estar ligados conseqncia da doena, tanto ao nvel imaginrio como real, e a confrontao com a prpria morte. H.S.T. revelou que ao receber a

46

notcia de que estava com cncer foi um choque, e segundo Simolton (1987), isso ocorre porque h um estigma de morte e sofrimento que acompanha a cognio social sobre esta doena e expectativas negativas influenciam muito. ...Me assustou o medo de morrer. Me assustou a possibilidade do medo e a possibilidade de morrer. Porque um ano antes eu fiz 45 anos. E quando eu fiz 45 anos eu pensei: Cheguei na metade da minha vida. Faltam s 50 daqui para frente. E de repente, eu descobri que eu podia ter meses ou dias. A mama para a mulher um importante smbolo visvel de sua feminilidade, sexualidade, atrao e maternidade. Quando esta mama, smbolo concreto, tremendamente carregado de narcisismo danificado, a auto-imagem pode deteriorar-se, sentindo-se a paciente mutilada e sujeita a rejeio: quanto maior a importncia que a mulher confere as suas mamas como fonte de investimento afetivo, tanto maior o sentimento de perda aps a cirurgia. Quanto ao aspecto da sexualidade, H.S.T. mencionou ter-se mantido ativa. Ainda em relao sexualidade e imagem corporal, as falas referentes a essa categoria diziam respeito s dificuldades encontradas em lidar com o prprio corpo no perodo ps-mastectomia. O primeiro contato que ela estabeleceu com seu corpo foi atravs do espelho. O fato de observar o corpo em que uma das mamas no est mais presente provocou um sentimento de estranheza e muito sofrimento. Ela revelou que, no incio, quando trocava de roupa, sempre ficava de costas para o espelho, porque no suportava ver seu corpo e ainda revelou que no conseguia tocar-se de forma alguma: Um lado tem peito o outro no tem. No d para se olhar no espelho, endende? Eu tomava banho sem me olhar muito no espelho, a imagem assusta mesmo, estou deficiente!! E ainda j pensava na perda do cabelo na quimioterapia. Essas fala sugerem insatisfao e dificuldade de aceitao da perda da mama, gerando sentimentos de auto-depreciao. E ainda comentou que s consegue ter relaes sexuais com blusa, ou seja, a vestimenta desempenha importante papel, pois procura ocultar a cicatriz e o vazio pela ausncia da mama. Prosseguiu dizendo que combinou com o marido que ele no a tocaria nesse local, e ele concordou com isso, disse sentir um misto de

47

vergonha e medo de ser rejeitada pelo marido, devido ao aspecto visual da mama e que se sentia insegura em relao estabilidade de seu casamento, pois achava que o marido poderia acabar desistindo dela e procurar outra pessoa perfeita. A literatura demonstra que a experincia de lidar com situaes que envolvem ameaas integridade, em funo da perda de importantes segmentos corporais, representa na maior parte das vezes, uma pesada sobrecarga, trazendo consigo, a dificuldade do paciente para trabalhar com suas aflies projetando no outro seus medos e suas dificuldades diversas. No se pode afirmar que a sexualidade de H.S.T. tenha sido diretamente afetada, pois no houve maior aprofundamento em sua abordagem do tema, mas como sua auto-imagem ficou alterada pela presena da cicatriz em seu corpo, fato que a incomoda

significativamente a ponto de desejar realizar cirurgia plstica para repar-la, este fator pode ter afetado sua auto-estima, e indiretamente sua sexualidade, uma vez que esta bastante ampla, se encarada em seu sentido lato. Sobre essa temtica, a mastectomia, Bartilotti (1997) comenta que "esta modalidade teraputica, no deixa de ser considerada um sofrimento psquico para grande parte dos pacientes. Isto porque, na vivncia da mulher, a mama tem acentuada importncia para sua imagem corporal e sua identidade feminina, para sua atrao e sexualidade (como rgo do contato) e para seu papel como me nutriz (...) independentemente da idade". Quando questionada sobre eventos estressantes e emocionalmente significativos ocorridos algum tempo anterior ao aparecimento do tumor, ela contou que h trs anos seu filho mais velho morrera num acidente automobilstico. Ele e um amigo viajaram para So Paulo, e na volta , no se sabe qual dos dois estava dirigindo, mas segundo um motorista de caminho que presenciou o acidente, o motorista dormira no volante, e ela acredita ter sido o outro rapaz, M.G.V., filho de um casal amigo. Disse: Na verdade, eu no tenho como provar o que vou dizer, porque quando a percia chegou um caminhoneiro j tinha retirado eles do carro e no foi anunciado quem estava dirigindo, mas dentro

48

de mim eu tenho certeza que foi M.G.V., o filho de minha amiga e que tambm faleceu no acidente e que foi o responsvel de tudo ter acontecido. Ao ser

questionada se ela j tinha falado isso com algum, ela disse que no havia falado nem mesmo com o marido, pois ele, apesar de tudo, continuara amigo do pai do rapaz. Ela disse, ento: Depois da missa de trinta dias de falecimento, eu nunca mais falei com S.D.V., me de M.G.V. justamente por isso. Na verdade eu me arrependo muito de ter deixado meu filho ir nessa viagem, porque ele nem conhecia direito os noivos, ele foi mais para fazer companhia para M.G.V.. Segundo Ballone, ( 2002), h muito vem-se estudando elementos emocionais que acompanham e/ou antecedem o aparecimento das neoplasias e, segundo Amussart (1854), citado por Melo Filho, a influncia do luto parece ser a causa mais comum do cncer e de acordo com Denise Ramos (1994), em relao ao cncer: Uma forma particularmente insidiosa ocorre quando os indivduos experimentam um evento traumtico e so incapazes de compartilh-lo com outros. E cita mais frente: O luto por um ente querido, como tambm uma separao amorosa, tm sido associados com freqncia ao surgimento de tumores malignos. Doenas auto-imunes usualmente tornam-se aparentes depois que a pessoa sofreu um forte estresse psicolgico que mudou totalmente seu estilo de vida (Solomon, 1990). E continua: ... a no-expressividade de uma emoo negativa, forte, vinda de um luto, perda amorosa ou situao traumtica, um fator que predispe a uma alterao do funcionamento do sistema

imunolgico, tornando o organismo mais vulnervel formao de tumores malignos. Pode haver uma relao temporal entre o incio da neoplasia , ou da recidiva e um fato emocionalmente significativo. No podemos afirmar, porm, que uma perda importante cause necessariamente o cncer. Diversas pessoas sofrem perdas bastante dolorosas e no desenvolvem neoplasias. O que se pode afirmar que uma perda importante que no tenha sido ressignificada pode favorecer o aparecimento de doenas, dentre elas o cncer.

49

Ressignificar uma perda metaboliz-la psiquicamente, aceit-la e transpor o fato criando outros significados para ele. Outro aspecto relevante que, mesmo diante dessa situao adversa, H.S.T.adaptou-se realidade da doena no assumindo o papel de vtima. Ao contrrio, evitou ao mximo divulgar a notcia com intuito de no preocupar em demasia as pessoas e manter privacidade. Existiram dois momentos na entrevista que expressa claramente sua preocupao e privacidade. So eles: Tambm, eu tenho assim, a questo da privacidade, privacidade para mim uma coisa muito importante (...) Outro aspecto relevante que, mesmo diante dessa situao adversa, H.S.T.h indcios de que ela adaptou-se realidade da doena no assumindo o papel de vtima. Ao contrrio, evitou ao mximo divulgar a notcia com intuito de no preocupar em demasia as pessoas, no ser socialmente estigmatizada e ainda manter privacidade. Existiram dois momentos na entrevista que expressa claramente sua preocupao e privacidade. So eles: Tambm, eu tenho assim, a questo da privacidade, privacidade para mim uma coisa muito importante (...) Agora, eu no contei para todo mundo. Por exemplo, tem uma vizinha minha que a me tem um problema serissimo de sade, a av morreu de cncer de boca. Eu no contei para ela por cuidado, porque no sabia como seria para ela ter acabado de perder a av e estar comigo ali, assim. Eu achava que eu podia estar atrapalhando de alguma forma. Ento, no me senti vontade de contar para ela. Alm da influncia da personalidade, histria de vida e experincias que habilitam recursos internos, aspectos como estrutura familiar e a manuteno de relacionamentos e atividades sociais so pontos importantes para o enfrentamento positivo da doena. H.S.T. relata: Eu acho que eu levei relativamente bem tambm, por conta do F.D., meu marido, porque ele me carregou no colo. Sabe aquela estria de Jesus, das pegadas na areia, que naquele momento mais difcil da vida da pessoa s tinha uma pegada na areia e a Jesus diz que ele estava carregando no colo? Ento, teve muito isso, subjetivamente e tambm objetivamente do F.D. e das outras pessoas que

50

estavam comigo. Eu ainda no acabei o tratamento, mas tenho f que tudo vai ficar sobre controle e que vou superar tudo isso, porque sei que muitas pessoas conseguem ultrapassar essa doena to terrvel. como se fosse uma provao, entende. Fica em aberto, no sendo de carter conclusivo esta pesquisa no sentido de que no foi possvel trabalhar mais os posicionamentos e sentimentos de

H.S.T. em relao sua emocionalidade e a relao disso com o processo de adoecimento, salientando-se, no entanto, que h indicao de que ela tenha influenciado, ainda que indiretamente, via subjetividade, auto- imagem e autoestima. Segundo Leshan (1992), a partir de 1955, estudos concluram que a histria emocional do indivduo influi tanto na resistncia para se contrair o cncer quanto em sua evoluo depois do surgimento. Essas propostas abordam o cncer com uma viso holstica de ser humano, em que o indivduo no s afetado em seu fsico, mas tambm em sua mente e suas emoes. O paciente tem sua identidade comprometida com a descoberta da doena. Qualidades, papis e funes antes vivenciados se perdem com a nova identidade de paciente canceroso, e esta passa a ser a principal caracterstica da vida da pessoa (Simonton, 1987). Segundo Simonton (1987), pesquisas apontam que nveis elevados de estresse emocional aumentam a suscetibilidade doenas e em estado crnico o estresse pode provocar supresso do sistema imunolgico, o que gera essa vulnerabilidade especialmente ao cncer. Alm de situaes negativas (morte do cnjuge, divrcio, demisso de trabalho) situaes consideradas positivas tambm so causadoras de estresse (gravidez, sucesso pessoal extraordinrio, frias) por se tratarem de experincias que implicam mudanas de hbitos, do modo de estabelecer relaes e na auto- imagem exigindo do indivduo grande capacidade de adaptao mudana.

51

5.2 Concluso do estudo de caso Este trabalho definiu-se pelo movimento prprio que adquiriu ao longo de suas folhas. Em cada linha h vida. Plena de emoo e to frgil como todas. Procurou-se dizer em palavras tudo aquilo que foi sentido e tocado durante alguns atendimentos psicolgicos com os quais tentou-se escutar os silncios, captar o sentido das confuses que fizeram parte do contexto e acima de tudo presenciar o pulsar da vida. Sentimentos como ansiedade, tristeza, desespero e desesperana participam da vida humana. Para uns a passagem por eles breve e para outros longa parecendo nunca terminar. Assim verifica-se a maravilha do mundo : a singularidade dos seres, cada qual com sua essncia. Alguns acontecimentos parecem sinalizar a chegada do cncer, Leshan (1956) encontrou em seus pacientes : perda de uma relao significativa antes do inicio da doena, incapacidade de expressar sentimentos hostis, importante tenso em relao a uma figura parental, sentimentos de desamparo e desesperana. Falou-se neste trabalho sobre uma paciente mastectomizada, cujas emoes sugerem que participaram de forma significativa do quadro de sua doena. O que foi observado mostrou a importncia de se estabelecer um vnculo duradouro com a paciente respeitando seus estados, suas posies, seus mecanismos, sua presena. Poucas doenas demonstram ser to dependentes de uma etiologia multifatorial como o cncer. E no caso de H.S.T., no se pode deixar de mencionar o fator gentico em potencial. Da ser um reducionismo considerar que a histria de um tumor, que se segue a uma situao de perda ou estresse, se esgote em uma ou outra dessas situaes. "H muito mais verdades entre o cu e a terra do que supe nossa v filosofia", j dizia Shakespeare atravs das palavras de Hamlet. No caso do cncer, estas verdades parecem incluir uma srie de fatores, os quais revelam que somos seres que precisam ser compreendidos como um todo:, fsico, scio, cultural, emocional, espiritual...Segundo Gonzlez Rey, 2003, Se considerarmos as emoes em sua condio subjetiva, sem dvida necessitamos explicar como o interno e o externo se articulam de uma

52

forma tal que permita sua apario. Portanto temos que procurar explicar qual a condio interna do sistema subjetivo que se faz sensvel ao registro emocional dos eventos culturais e pessoais, pois a sua prpria reflexes so fonte de produo emocional. Assim, procurou-se olhar para a paciente, bem como faz-la olhar para si mesmo. uma troca em que ambos aprendem, terapeutas e pacientes.

53

6- CONCLUSES GERAIS

O exerccio de olhar a realidade e tentar compreend-la , sem dvida, um exerccio que exige do pesquisador muito cuidado, sobretudo na hora de fazer inferncias sobre o que foi observado e constatado, bem como de apontar os alcances e os limites que essas constataes engendram. Como primeiro passo mister reavaliar at que ponto as propostas deste trabalho foram concretizadas. Toda a discusso precedente prestou-se a uma finalidade que, longe de pretender chegar a uma verdade inquebrantvel, tinha pretenses modestas de possibilitar um estudo sobre a abordagem psicossomtica, pesquisando as experincias emocionais relevantes associadas as doenas e os efeitos da subjetividade e da emocionalidade no processo de adoecimento. caracterizando o papel das emoes no distrbio das doenas e relacionando a psicossomtica e subjetividade. Em relao ao caso estudado, se percebe que, mesmo que haja elementos genticos, estes se combinam com sofrimento e emoes de ordem multifatorial, que se interagem e inter-relacionam a outros elementos subjetivos e scioculturais. Foi possvel chegar concluso de que o desenvolvimento da psicologia exige uma teoria geral mais ampla, que seja capaz de articular os conhecimentos produzidos em seus distintos ramos. Uma teoria geral sobre a subjetividade e sobre a influncia da psique na constituio da doena, como o cncer por exemplo, representa um compromisso com o conhecimento produzido nas

diferentes esferas da psicologia. O ser humano um todo fisiologia e psicologia so manifestaes de uma mesma totalidade. Assim como as funes fisiolgicas esto integradas, tambm as psicolgicas interagem, desenvolvendo funes psineurolgicas superiores que ampliam a capacidade humana. Sintetizando, ele produto de um longo processo histrico, no qual as mediaes das emoes, da linguagem, do

54

pensamento e dos grupos sociais constituem a subjetividade: concincia, atividade, afetividade e identidade.

55

7- REFERNCIAS

ALEXANDER, F. Medicina Psicossomtica: princpios e Alegre. Artes Mdicas, 1989.

aplicaes.

Porto

BARTILOTTI, M. R. M. B. Psicologia e Ginecologia. Apostila de aula ministrada durante o curso de especializao em psicologia hospitalar do Hospital Brigadeiro, So Paulo, 2000. BERLINCK, Manuel Tosta. Tempos do dipo, In: Tempo do Desejo. So Paulo, Ed. Brasiliense, 1991. BIRMAN, J. O sujeito na diferena e o poder impossvel, In: Revista de psicanlise do Rio de Janeiro. CAMERON-BLANDE, Leslie & LEBEAU, Michael.Refm Emocional: resgate sua vida afetiva.So Paulo, Editora Summus, 1993, 2 edio. CAVALCANTI, M.C. Interao leitor texto. Campinas: UNICAMP. 1988. 271p. DAVIDOFF, L. L. (1993). Introduo Psicologia. So Paulo: Mc Graw Hill EKSTERMAN, A .Psicossomtica: o dilogo entre a Psicanlise e a Medicina. In: MELLO F, J. Psicossomtica Hoje. Porto Alegre. Artes Mdicas, 1992, cap. 08 FERNANDES, H. r. (org). Tempo do desejo. So Paulo, Ed. Brasiliense, 1991. FREUD, S. Formulaes sobre os dois princpios do funcionamento mental. Edio Standart das Obras Completas, vol. XII. Rio de Janeiro, Imago Ed., 1969. FONSECA, V. Contributo para o Estudo da Gnese da Psicomotricidade. Lisboa: Editorial Notcias.1988. GRAEFF. G. F. & BRANDO M. L., 1993. Neurologia das doenas mentais. So Paulo,Lemos. GONZLEZ REY, Fernando. Pesquisa Qualitativa em Psicologia: caminhos e desafios. So Paulo: Pioneira Thomson Learning; 2002. GOLEMAN, Daniel. Inteligncia Emocional: a teoria revolucionria que redefine o que ser inteligente. Rio de Janeiro. Editora Objetiva. 1995, 21 edio. GOMES, "Aprendizagem Afetiva" in Rodrigues, C., Teixeira, S. M. e Gomes M. F. Afetividade. Porto, 1989. GOODMAN, K.S.. Reading, writing, and written texts: a transactional sociopsycholinguistic view. In: Ruddell, R. B., Ruddell, M. R., Singer, H. (Editors).

56

GIORA, Regina Clia. Arqueologia das emoes/Regina Clia Giora, Fernando Gonzalez Rey, Ana Maria Lewnzoni; Silvia T. Maurer Lane e Yara Arajo (orgs.);prefcio de Pedrinho Guareschi.-Petrpolis, RJ: VOZES, 1999. HAYNAL, A PASINI, W. Manual de Medicina Psicossomtica. So Paulo. Ed. Masson, 1993. INNECCO, Neide & CAF, Sonia, Livro das atitudes. So Paulo, Editora Pensamento, 1993. JAPIASSU, H. Interdisciplinariedade e Patologia do Saber. Rio de Janeiro, Imago Ed., 1976. KENDLER, H.Introduo Psicologia. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian. 1968. KEHL, Maria Rita. A razo depois da queda (utopias e psicanlise), In: Tempo do Desejo. So Paulo, Ed. Brasiliense, 1991. KRAMER, Snia. Por entre as pedras: arma e sonho na escola. Tese de doutorado, PUC/RJ, maio de 1992 (mimeo). KUPFER, Maria Cristina. Freud e a educao - o mestre do impossvel. So Paulo, Ed. Scipione, 1989. LeSHAN, Lawrence. O cncer como ponto de mutao. 3 edio, So Paulo, Summus, 1992. LEMOS, Paulo.Educao afetiva: porqu as pessoas sofrem no amor. So Paulo, Editora Lemos Editorial, 1994, 6 edio ___________ Nascimento e morte das cincias humanas. Rio de Janeiro, Francisco Alves Ed., 2 ed , 1982. ___________ Psicanlise: Cincia ou Contracincia? Rio de Janeiro. Imago Ed., 1989. MARIA, Cristina. Psicologia cientfica geral. Rio de Janeiro: Editora Agir, 7. edio. 1972. MURRAY, Edward.Motivao e emoo. Rio de Janeiro, Zahar Editores, edio. 1971 2

MELLO F J. Introduo. In : Psicossomtica Hoje. Porto Alegre. Artes Mdicas, 1992. MEZER, R. R., 1977. Psiquiatria dinmica. Porto Alegre, Editora Globo. MILLOT, Catherine. Freud Antipedagago. Rio de Janeiro, Zahar, 1983.

57

Morin, E. (1983). O Problema Epistemolgico da Complexidade. Men-Martins: Europa-Amrica. Morin, E. (1996). Cincia com Conscincia. (M. Alexandre e M. Sampaio, Trad.) Rio de Janeiro: Bertrand-Brasil. (Trabalho original publicado em !990). Morin, E. (1998). O Mtodo - As Idias. Vol IV (J. Silva, Trad.). Porto Alegre: Sulina. (Trabalho original publicado em 1991). PERESTRELLO, D. Trabalhos Escolhidos: Psicologia Mdica, Psicossomtica, Psicanlise. Rio de Janeiro, So Paulo, Livraria Atheneu, 1987. PERESTRELLO, D. A Medicina da Pessoa. Rio de Janeiro/ So Paulo. Livraria Atheneu Editora, 1989, 4 ed. PISANI, E e outros. Psicologia Geral. Porto Alegre. Vozes, 1987 SILVA, M.A .O . Quem ama no adoece. So Paulo, Best Seller,, 1994 RAMOS, DENISE GIMENEZ - A Psique do Corpo : uma compreenso simblica da doena So Paulo: Summus, 1994 REY, Fernando Gonzlez; traduo Raquel Souza lobo Guzzo; reviso tcnica de autor--Sujeito e Subjetividade. So Paulo: Pioneira Thomson learning, 2003 SANTOS, B. (1989). Introduo a Uma Cincia Ps-Moderna. So Paulo: Graal. SANTOS, B. (1987). Um Discurso Sobre as Cincias. Porto: Afrontamento. SIMONTON, O. Carl, SIMONTON, S. Matthews, CREIGHTON, JAMES L.. Com a vida de novo. 6 edio SPRINTHALL, N. A. e Sprinthall R. C. (1993). Psicologia Educacional. Lisboa: Mc. Graw -Hill. VYGOTSKY Significado Histrico da Crise da Psicologiade 1927 e Psicologia da Arte de 1925. WALLON, Henri. As origens do carter na criana.So Paulo. Difel, 1971, 1 edio.

Potrebbero piacerti anche