Sei sulla pagina 1di 62

LITERATURA BRASILEIRA I

PRESIDENTE DA REPBLICA Luiz Incio Lula da Silva MINISTRO DA EDUCAO Fernando Haddad SECRETRIO DE EDUCAO A DISTNCIA Carlos Eduardo Bielschowsky

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL REITORA Clia Maria da Silva Oliveira VICE-REITOR Joo Ricardo Filgueiras Tognini COORDENADORA DE EDUCAO ABERTA E A DISTNCIA - UFMS COORDENADORA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UFMS Angela Maria Zanon COORDENADOR ADJUNTO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UFMS Joo Ricardo Viola dos Santos COORDENADORA DO CURSO DE LETRAS: PORTUGUS E ESPANHOL (MODALIDADE A DISTNCIA) Damaris Pereira Santana Lima

Obra aprovada pelo Conselho Editorial da UFMS - Resoluo n CONSELHO EDITORIAL UFMS Dercir Pedro de Oliveira (Presidente) Antnio Lino Rodrigues de S Ccero Antonio de Oliveira Tredezini lcia Esnarriaga de Arruda Giancarlo Lastoria Jackeline Maria Zani Pinto da Silva Oliveira Jferson Meneguin Ortega Jorge Eremites de Oliveira Jos Francisco Ferrari Jos Luiz Fornasieri Jussara Peixoto Ennes Lucia Regina Vianna Oliveira Maria Adlia Menegazzo Marize Terezinha L. P. Peres Mnica Carvalho Magalhes Kassar Silvana de Abreu Tito Carlos Machado de Oliveira CMARA EDITORIAL SRIE

Angela Maria Zanon Dario de Oliveira Lima Filho Damaris Pereira Santana Lima Carina Elizabeth Maciel Magda Cristina Junqueira Godinho Mongelli

Dados Internacionais de Catalogao na Publicao (CIP) (Coordenadoria de Biblioteca Central UFMS, Campo Grande, MS, Brasil)

SUMRIO

Introduo

05

CAPTULO I

Quinhentismo

11

CAPTULO II

Barroco

19

CAPTULO III

Arcadismo

29

CAPTULO IV

Romantismo

35

INTRODUO

Leitura

Uma proposta pedaggica no se reduz simples discusso do mtodo, n em a um rol de atividades e novidades, nem mesmo a uma relao de contedos. Ela deve ser mais radical no sentido primeiro da palavra, ou seja, deve atingir a raiz, o cerne da questo. Lydia Bechara

Em mbito escolar, pode-se observar que o gosto pela leitura se constri, por meio de um longo processo. Para que esse gosto seja despertado, o prprio aluno precisa se ver como um sujeito-leitor, desaado diante dos objetos de leitura. Como sujeito, ele, leitor, sabe que precisa superar uma viso utilitarista da linguagem em que se privilegia apenas o domnio tcnico da leitura. Para tanto, preciso discutir o papel da escola na formao do leitor. Este livro pretende favorecer a literariedade presente nos poemas, contos, romances que fazem parte de um acervo cultural criado h vrias dcadas. importante destacar que o texto literrio favorece a formao do leitor, pois lhe permite vivenciar a histria e as emoes por meio da imaginao, desenvolvendo, assim, uma viso mais crtica do mundo.

1) O que leitura?

(CLUBE DA MAFALDA. Disponvel em: http://clubedamafalda.blogspot. com/2006_01_01_archive.html. Acesso em maio. 2010).

A leitura um processo de instaurao dos sentidos, determinado histrica e ideologicamente, relacionado vida intelectual, poca e ao contexto social em que se vive. Nesta aula, tem-se conscincia de que no h leitura ingnua, pr-cultural, longe de qualquer referncia exterior a ela. A leitura produz jogos de conotaes, pois exige um sentido de conjunto, uma globalizao e uma articulao aos sentidos produzidos pelas sequncias. Tambm no se concebe ler como encontrar o sentido desejado pelo autor, o que implicaria deduzir que o prazer do texto se originaria na coincidncia entre o sentido desejado e o sentido percebido. Ler no reconstituir um sentido, mas constituir. Na leitura, o leitor realiza um processo de compreenso abrangente de diferentes tipos de linguagem, cuja dinmica, segundo Maria Helena Martins (1989, p.58), envolve componentes sensoriais, emocionais, intelectuais, siolgicos, neurolgicos, bem como culturais, econmicos e polticos. Enm, trata-se de uma perspectiva de carter cognitivo-sociolgico, em que o leitor participa com uma aptido que no depende basicamente de sua capacidade de decifrar sinais, mas sim de sua capacidade de atribuir sentido a eles, de compreend-los.

A leitura literria e a sua funo humanizadora

Abordando esse assunto, Antonio Candido, no texto A Literatura e a formao do homem, apresenta algumas consideraes signicativas sobre a funo humanizadora da literatura. Chega a enfatizar a funo psicolgica atribuda literatura. Segundo seu encaminhamento, o homem, no momento de fruio, precisa da fantasia, da co, como uma necessidade elementar. De acordo com Candido:
as criaes ccionais e poticas podem atuar de modo subconsciente e inconsciente, operando uma espcie de inculcamento que no percebemos. Quero dizer que as camadas profundas da nossa personalidade podem sofrer um bombardeio das obras que lemos e que atuam de maneira que no podemos avaliar (CANDIDO, 1999, p. 84).

No mesmo texto, Candido chama nossa ateno para o fato de que a literatura tem uma funo formativa que se afasta do ponto de vista estritamente pedaggico, na medida em que ela mexe com as nossas camadas profundas. Segundo Candido:
A literatura pode formar, mas no segundo a pedagogia ocial, que costuma v-la ideologicamente como um veculo da trade famosa, - o Verdadeiro, o Bom, o Belo, denidos conforme os interesses dos grupos dominantes, para reforo da sua concepo de vida. Longe de ser um apndice da instruo moral e cvica (esta apoteose matreira do bvio, novamente em grande voga), ela age com o impacto indiscriminado da prpria vida e educa como ela, com altos e baixos, luzes e sombras. (CANDIDO, 1999, p. 84).

O que leva os alunos a rejeitarem a leitura?

Entendendo texto como objeto de criao, interessa, na sala de aula, que os alunos o percebam como reexo sobre a experincia e experincia de reexo. A rejeio por determinadas obras ou determinados autores por parte dos alunos deve-se ao fato de ignorarem, porque no explicitado, o dilogo existente entre textos de diferentes autores em diferentes pocas. O trabalho com textos, em sala de aula, objetiva a atribuio de sentidos numa perspectiva dinmica e dialtica, capaz de interpretar no apenas o ponto de vista que o autor manifesta, mas tambm fazer variar esse ponto de vista, construir outros textos e produzir conhecimento. A exposio a diversos tipos de texto , portanto, necessria para que o aluno aprenda a ler, desenvolva uma atividade lxica, pratique, enm, atos de leitura. O aluno passa a compreender esses mltiplos signicados que existem dentro de um mesmo texto e fora dele, quando em relao dialgica com outros. Ao reetir sobre o conhecimento e ao controlar os seus processos cognitivos, o aluno coloca em ao todo seu sistema de valores, crenas e atitudes que revelam o grupo social em que foi criado. Segundo Vitor Manuel de Aguiar e Silva, a arte literria no reproduz o real, o concreto, ela se preocupa em criar um mundo verossmil, ou seja, o que pode acontecer, o que parece verdade. Neste volume, relacionado disciplina Literatura Brasileira I, voc, aluno da EAD, vai entrar em contato, dentro de uma sequncia cronolgica, com obras literrias que representam o cnone, textos que foram consagrados em seus contextos de produo. O livro tenta resgatar textos expressivos, a comear pela carta do navegador portugus Pero Vaz de Caminha, autor do nosso Quinhentismo, at chegarmos prosa romntica, adotando como eixo a sequncia cronolgica das escolas literrias, a periodizao.

O que verossililhana?

O critrio da periodizao

O critrio de diviso periodolgica da literatura pelos movimentos e estilos sempre ocupou, como mtodo, um papel importante nas concepes de crticos e historiadores que se dedicaram, mais precisamente a partir da segunda metade do sculo XIX, ao estudo das correntes estticas e literrias. Sabemos que tais crticos estabeleceram vrias sequncias cronolgicas, enumerando elementos histricos, sociais e biogrcos que permeavam escolas, autores e obras. Muitas vezes tais critrios foram questionados pela prpria crtica por terem uma

fisionomia reducionista, ou acusados de arbitrrios na medida em que a concepo geral, o esprito da poca, o zeitgeist e outros condicionamentos histricos acabaram por abafar o sentido esttico da obra literria. Ao reetir sobre os primrdios da periodizao, Vitor Manuel de Aguiar e Silva, no livro Teoria da Literatura, assinala que Petrarca (1304-1347), no Ocidente, foi o primeiro a exprimir de forma clara a conscincia de que existe alternadamente um ciclo de decadncia e um ciclo de esplendor. Em outra formulao, o crtico portugus chega a revelar que a ideia do crculo se reveste tambm de significados simblicos, metafsicos e mticos. Analisando tais significados, o professor salienta que a idia da recorrncia e da circularidade dos fenmenos culturais e artsticos inscreve-se sempre numa concepo dual, maniquesta, da histria humana (luz/ treva, positivo/negativo, norma/transgresso. Baseada nesse perl dicotmico, que aponta para o eterno contraste entre o Clssico e o Romntico, a periodizao, muitas vezes encarada como um sistema de normas estanques, tem merecido, ao longo do tempo, algumas crticas exatamente por apresentar paralelismos forados.

A obra de arte e a dimenso individual do escritor

Oo Maria Carpeaux, em Histria da literatura ocidental, rejeita com veemncia tal mecanismo ao assinalar que o homem barroco, o homem romntico seriam mudos e, por conseqncia, esquecidos, se certos entre eles no tivessem o dom individual da expresso artstica. Alm do ponto de vista de cada perodo, de cada escola, seja ela barroca ou renascentista, a obra de arte determinada pelo ponto de vista individual do seu criador. No caso especco da literatura, como vimos na apreciao de Oo Maria Carpeaux, a obra de arte resguarda a dimenso individual do escritor, ao observar que este tem suas especicidades, sua autonomia, considerando que ele, escritor, pode ter inclusive uma viso destoante da viso de mundo do seu tempo.

LITERATURA BRASILEIRA I

Neste material didtico, voc ter contato com a literatura brasileira. Conhecer os principais textos e autores desde o incio do perodo colonial, que tem como marco inicial a carta de Pero Vaz de Caminha, at o sculo XIX, com o Romantismo. H tambm algumas atividades para voc aprofundar seu conhecimento literrio por meio da leitura das obras sugeridas e por meio de questes que enfocam, principalmente, o aspecto da construo literria.

EaD UFMS

Quinhentismo

11

Captulo I Quinhentismo

Querelas do Brasil

Aldir Blanc
O Brasil, no conhece o Brasil O Brasil, nunca foi ao Brasil Tapi, Jabuti, Liana Alamandra, Alialade Piau, Ururau, Aquiatade Pia, Carioca, Porca, Metran Jobim Akarore, Jobim Au Oh! Oh! Oh!...

[...] O Brasil, no merece o Brasil O Brasil, t matando o Brasil Gereba, Saci, Caandra Desmunhas, Ariranha, Aranha Sertes, Guimares Bachianas, guas E Marionama, Ariraribia Na aura das mos do Jobim Au...

12

LITERATURA BRASILEIRA I
LITERATURA INFORMATIVA

EaD UFMS

Senhor,

Posto que o Capito-mor desta Vossa frota, e assim os outros capites escrevam a Vossa Alteza a notcia do achamento desta Vossa terra nova, que se agora nesta navegao achou, no deixarei de tambm dar disso minha conta a Vossa Alteza, assim como eu melhor puder, ainda que para o bem contar e falar o saiba pior que todos fazer! [...] A feio deles serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem fazem mais caso de encobrir ou deixa de encobrir suas vergonhas do que de mostrar a cara. Acerca disso so de grande inocncia.

O texto acima mostra o interesse do cronista Pero Vaz de Caminha, escrivo da frota de Cabral, em descrever lentamente o que se passa no territrio ainda virgem. Escrita no ltimo ano do sculo XV, a carta redigida por Caminha o primeiro documento relacionado ao Brasil, apresentando a viso do europeu ao se confrontar com as terras dos trpicos, com sua populao autctone, vivendo em harmonia com a natureza: os ndios e suas pinturas com elementos extrados da prpria terra, seus instrumentos de caa e pesca, e talvez aquilo que tenha causado um choque maior nos habitantes de um continente frio e civilizado: a falta de vestes dos nossos nativos. Este texto marca o incio do Quinhentismo, perodo iniciado em 1500 e que teve seu trmino no ano de 1601 com a publicao da Prosopopia de Bento Teixeira. Os escritos literrios dessa poca fazem parte da literatura de viagens do Renascimento. Antonio Candido, no livro Iniciao Literatura Brasileira, destaca que os primeiros escritos feitos aqui mostram o intuito pragmtico dos colonizadores que queriam compreender a terra para melhor domin-la e dela tirar proveito. As obras que se ocuparam da descrio dos costumes da nova terra so importantes enquanto fontes documentais para o estudo da colonizao.

EaD UFMS

Quinhentismo

13

Veja a relao de algumas obras:

Tratado da Terra do Brasil e Histrias da Provncia de Santa Cruz, do autor portugus Pero de Magalhes Gndavo (1576) Tratado descritivo do Brasil, de Gabriel Soares de Sousa (1587)
Do ponto de vista estilstico, os portugueses trouxeram formas literrias renadas devido inuncia do Renascimento. Essa linguagem culta pode ser notada em vrios textos. Vejamos o exemplo abaixo, extrado do Tratado da terra e gente do Brasil, do Pe. Ferno Cardim:
Todos andam nus assim homens como mulheres, e no tm gnero nenhum de vestido e por nenhum caso verecundant (latim: envergonham-se), antes parece que esto no estado de inocncia nesta parte, pela grande honestidade e modstia que entre si guardam, e quando algum homem fala com mulher viram-lhe as costas.

Afrnio Coutinho revela, no livro A Literatura no Brasil, que os primeiros documentos, os roteiros de viagem de autores como Pero Vaz de Caminha, Pero Lopes de Sousa, Nbrega, Rocha Pita e tantos outros esto mais ligados histria e sociologia.
Sobre o autor

Atividade 1
Leia os trechos a seguir para responder s questes: Trechos da Carta, de Pero Vaz de Caminha E assim seguimos nosso caminho, por este mar de longo, at que tera-feira das Oitavas de Pscoa, que foram 21 dias de abril, topamos alguns sinais de terra, estando da dita Ilha segundo os pilotos diziam, obra de 660 ou 670 lguas os quais eram muita quantidade de ervas compridas, a que os mareantes chamam botelho, e assim mesmo outras a que do o nome de rabo-de-asno. E quarta-feira seguinte, pela manh, topamos aves a que chamam furabuchos. Neste mesmo dia, a horas de vspera, houvemos vista de terra! A saber, primeiramente de um grande monte, muito alto e redondo; e de outras serras mais baixas ao sul dele; e de terra ch, com grandes arvoredos; ao qual monte alto o capito ps o nome de O Monte Pascoal e terra A Terra de Vera Cruz!

(1890 1954) Um dos principais intelectuais brasileiros da primeira metade do sculo XX, juntamente com Mrio de Andrade e outros artistas da poca idealiza e realiza a Semana de 1922, marco do Modernismo no Brasil.

14

LITERATURA BRASILEIRA I

EaD UFMS

Ali andavam entre eles trs ou quatro moas, bem novinhas e gentis, com cabelos muito pretos e compridos pelas costas; e suas vergonhas, to altas e to cerradinhas e to limpas das cabeleiras que, de as ns muito bem olharmos, no se envergonhavam.

A descoberta, de Oswald de Andrade Seguimos nosso caminho por este mar de longo At a oitava da Pscoa Topamos aves E houvemos vista de terra os selvagens Mostraram-lhes uma galinha Quase haviam medo dela E no queriam por a mo E depois a tomaram como espantados primeiro ch Depois de danarem Diogo Dias Fez o salto real as meninas da gare Eram trs ou quatro moas bem moas e bem gentis Com cabelos mui pretos pelas espduas E suas vergonhas to altas e to saradinhas Que de ns as muito bem olharmos No tnhamos nenhuma vergonha.

Os dois primeiros trechos pertencem carta que o escrivo da frota de Pedro lvares Cabral escreveu ao rei de Portugal, contando sobre a nova terra. O texto A descoberta pertence ao escritor Oswald de Para saber mais Andrade, um dos idealizadores da Semana de Arte Moderna no incio de 1922, em So Paulo. Trata-se de um poema que estabelece uma relao intertextual com a Carta de Caminha. A partir do exposto e da leitura dos textos, responda s questes abaixo:

Intertextualidade:

a. Quais as principais semelhanas entre os textos? b. E as diferenas? (No se esquea de observar tanto a temtica quanto a forma, a estrutura dos textos). c. A partir do distanciamento temporal que h entre os textos (incio do sculo XVI e incio do sculo XX, respectivamente), comente sobre os possveis efeitos provocados nos leitores. Como a recepo pode alterar o sentido da obra?

EaD UFMS

Quinhentismo

15

O lme O povo brasileiro discute o conceito de miscigenao, conforme sinalizaes tericas do professor Darcy Ribeiro. Para entender melhor a formao da populao brasileira no perodo colonial, no deixe de assistir a ele.

LITERATURA FORMATIVA

Outra caracterstica da produo escrita no Brasil do Quinhentismo era o carter de formao, entendendo aqui como a catequese dos nativos. Os responsveis por tal formao eram os jesutas. O principal jesuta no territrio brasileiro foi o Padre Jos de Anchieta, chamado pelos ndios de grande piahy (supremo paj branco). Nascido em Tenerife, Canrias, em 1534, chegou ao Brasil em 1553, fundando no ano seguinte um colgio que seria o embrio da futura cidade de So Paulo. Faleceu em 1597, no Esprito Santo. Entre suas obras esto a Arte de gramtica da lngua mais usada na costa do Brasil, a primeira gramtica do tupiguarani; vrios autos (peas teatrais) de natureza medieval, lembrando Gil Vicente ao misturar a moral catlica aos costumes dos indgenas, sempre procurando pr em evidncia os extremos Bem e Mal, Anjo e Diabo de maneira maniquesta, com o Bem sempre derrotando o Mal; e peas poticas, de carter sacro e didtico, com a simplicidade potica da Idade Mdia. Vejamos um de seus poemas:
A Santa Ins Cordeirinha linda, como folga o povo porque vossa vinda lhe d lume novo! Cordeirinha santa, de Iesu1 querida, vossa santa vinda o diabo espanta.
1

Por isso vos canta, com prazer, o povo, porque vossa vinda lhe d lume novo. Nossa culpa escura fugir depressa, pois vossa cabea vem com luz to pura. Vossa formosura honra do povo, porque vossa vinda lhe d lume novo.

Jesus em latim

16

LITERATURA BRASILEIRA I
Virginal cabea pola f cortada, com vossa chegada, j ningum perea. Vinde mui depressa ajudar o povo, pois, com vossa vinda, lhe dais lume novo.

EaD UFMS

Vs sois, cordeirinha, de Iesu formoso, mas o vosso esposo j vos fez rainha. Tambm padeirinha sois de nosso povo, pois, com vossa vinda, lhe dais lume novo.

Conforme se pode perceber, trata-se de um poema em redondilhas menores, versos de cinco slabas, comum na produo da Idade Mdia; as estrofes possuem rimas e alguns versos apresentam-se com funo de refres, como em lhe d lume novo e porque vossa vinda, acentuando o carter medieval da construo.

ATIVIDADE 2
O fragmento abaixo pertence obra do Padre Jos de Anchieta. A partir de sua leitura, responda s questes: Compaixo da Virgem na morte do lho Por que ao profundo sono, alma, tu te abandonas, e em pesado dormir, to fundo assim ressonas? No te move a aio dessa me toda em pranto, que a morte to cruel do lho chora tanto? O seio que de dor amargado esmorece, ao ver, ali presente, as chagas que padece? Onde a vista pousar, tudo o que de Jesus, ocorre ao teu olhar vertendo sangue a ux. Olha como, prostrado ante a face do Pai, todo o sangue em suor do corpo se lhe esvai. a. Mesmo tendo sido escrito em pleno Renascimento, com seu antropocentrismo e racionalismo marcantes, o trecho mostra uma profunda religiosidade. Comente sobre a temtica do poema, levando-se em conta o contexto em que foi produzido. b. Quais os recursos formais utilizados por Anchieta? Utilize elementos do texto para justicar sua resposta. c. O texto apresenta uma descrio e narrao dos sofrimentos causados ao lho de Maria, Jesus Cristo. Compare as imagens criadas pelo poema e a composio escultrica La Piet, de Michelangelo. Discorra sobre como um mesmo fato pode ser representado artisticamente pelas vrias linguagens existentes.

EaD UFMS

Quinhentismo

17

Fique atento! Literatura Informativa: tem a nalidade de informar sobre as caractersticas fsicas da nova terra; Literatura Formativa: voltada para a catequese dos ndios.

EaD UFMS

Quinhentismo Barroco

19

Captulo II Barroco

Incndio em mares dgua disfarado, Rio de neve em fogo convertido. Gregrio de Matos

CONTEXTO HISTRICO
A localizao histrica do Barroco se d entre o Renascimento e o Arcadismo, dois perodos que apresentam similaridades temticas e estilsticas, pois ambos tiveram como origem ou matriz a poesia grega e latina da Antiguidade, que defendia o predomnio da clareza e do equilbrio. O Barroco, ao contrrio, inspirado pelos princpios da ContraReforma, notabilizou-se pelo excesso, pela exuberncia. No lugar da harmonia Renascentista, o movimento privilegiou a viso conituosa.

20

LITERATURA BRASILEIRA I

EaD UFMS

importante lembrar que, no incio do sculo XVI, Martim Lutero contestou os dogmas da igreja catlica abrindo espao para o protestantismo. A Contra- Reforma vem a ser a reao da igreja aos valores do protestantismo. A escultura representada na abertura deste captulo, de Jesus Cristo segurando a cruz, mostra-nos a riqueza de detalhes das imagens sacras produzidas no Brasil, principalmente nos estados de Minas Gerais e Bahia, nas primeiras dcadas do sculo XVII. O estilo Barroco chegou ao Brasil pelas mos dos colonizadores portugueses e espanhis, leigos e religiosos. A igreja catlica, de um modo geral, teve um papel fundamental como mecenas na arte colonial. Segundo apreciao de Afrnio Coutinho, em Introduo literatura no Brasil, o estudo da poca colonial oferece maior interesse para a compreenso da cultura brasileira, e de como passaram a ser denidas as formas de organizao social e a constituio de costumes. Para Coutinho, no Brasil dos sculos XVII e XVIII, a impregnao barroca na cultura brasileira foi forte. Podemos comprovar essa armao a partir da imagem exposta abaixo, imagem que nos revela o carter moralizador e religioso do BARROCO no Brasil.

O termo Barroco surgiu apenas no sculo XVIII, denominao utilizada pelos classicistas para designar algo irregular, extravagante, confuso, referindo-se ao estilo literrio predominante no sculo XVII. Caracterizado pela ausncia de clareza das idias e pelo uso abusivo de ornamentos, contrapondo-se sobriedade Renascentista, o Barroco prioriza o excesso de detalhes e o rebuscamento. Lgia Cademartori, em Perodos literrios, estabelece uma srie de oposies entre a esttica Barroca e os preceitos da arte Renascentista. Vejamos o quadro abaixo:

EaD UFMS

Quinhentismo Barroco

21

ASPECTOS ESTILSTICOS
A serpe, que adornando vrias cores, Com passos mais oblquos que serenos, Entre belos jardins, prados amenos, maio errante de torcidas ores

O poema acima, do autor Manuel Botelho de Oliveira, exprime emoes intensas e nos d pistas para entendermos melhor tal esttica. Como j foi dito em vrios livros tericos, o Barroco valoriza os apelos cromticos, as metforas e antteses que aparecem dentro de um trabalho engenhoso. Existe, na verdade, a proliferao de guras. De um modo geral, o Barroco utilizou duas vertentes bsicas: o cultismo e o conceptismo. A vertente cultista, que tem como principal representante o poeta espanhol Lus de Gngora, priorizava as metforas, comparaes e analogias. Quando se descreve a beleza fsica de uma musa, por exemplo, o brilho do sol associado ao brilho do cabelo da mulher descrita.

A vertente conceptista trabalha com conceitos metafsicoreligiosos e seus argumentos so estruturados por meio das antteses, silogismos, o jogo das ideias. Para saber mais

Aspectos estilsticos::

O BARROCO NO BRASIL

No Brasil, tem-se o ano de 1601 como marco inicial do Barroco, quando da publicao de Prosopopia, de Bento Teixeira. Obra construda em decasslabos heroicos para exaltar o capito donatrio de Pernambuco, Jorge Albuquerque Coelho, que no texto aparece como gura mais valorosa que todos os heris da mitologia grecoromana juntos. No Brasil houve ecos do Barroco europeu, isto , os autores repetiam motivos e formas do barroquismo ibrico.

22

LITERATURA BRASILEIRA I

EaD UFMS

Na imagem acima, voc visualiza um dos doze profetas (1800-1805), esttua esculpida em pedra sabo, disposta nas escadarias da igreja de Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo, Minas Gerais. No lugar da simetria clssica, a obra valoriza as linhas curvas.

Em 1974, o tambm baiano Caetano Veloso, no CD Transa, musicou Triste Bahia. Vale a pena voc, aluno da EAD, ouvir a msica.

GREGRIO DE MATOS GUERRA

Alfredo Bosi, na sua Histria Concisa da Literatura Brasileira, faz um breve comentrio de um dos poemas mais notveis do stiro baiano. Segundo Bosi, no poema Triste Bahia, Gregrio se identica com a sua terra espoliada pelo negociante portugus, o sagaz brichote.
Triste Bahia Caetano Veloso Gregrio de Maos Triste Bahia, oh, quo dessemelhante Ests e estou do nosso antigo estado Pobre te vejo a ti, tu a mim empenhado Rico te vejo eu, j tu a mim abundante Triste Bahia, oh, quo dessemelhante A ti tocou-te a mquina mercante Quem tua larga barra tem entrado A mim vem me trocando e tem trocado Tanto negcio e tanto negociante Editora Gapa / Domnio pblico 61664847 BRMCA7200154 Ficha tcnica da faixa voz: Caetano Veloso

Sua produo literria pode ser dividida a partir de dois gneros: lrico e satrico. Vamos iniciar o estudo a partir de alguns textos:

Quem foi Gregrio de Matos? Uma das guras mais expressivas do Barroco no Brasil, Gregrio de Matos nasceu em Salvador em 1633 e morreu (?) Terminar!

A Maria dos Povos, sua futura esposa Discreta, e formosssima Maria, Enquanto estamos vendo a qualquer hora, Em tuas faces a rosada Aurora, Em teus olhos e boca o Sol, e o dia: Enquanto com gentil descortesia O ar, que fresco Adnis te namora, Te espalha a rica trana voadora, Quando vem passear-te pela fria:

Goza, goza da or da mocidade, Que o tempo trota a toda ligeireza, E imprime em toda or sua pisada. Oh no aguardes, que a madura idade, Te converta essa or, essa beleza, Em terra, em cinza, em p, em sombra, em nada.

EaD UFMS

Quinhentismo Barroco

23

O soneto acima expressa algumas especicidades temticas e estilsticas tpicas da sua lrica amorosa. Na primeira estrofe, o autor descreve a beleza fsica da musa Maria por meio de adjetivos (discreta, formosa) e de metforas (rosada Aurora). A aparente tranquilidade da primeira estrofe passa a ser quebrada no primeiro verso da terceira estrofe no momento em que o autor recomenda de forma brusca que Maria deve, o quanto antes, aproveitar sua juventude. A sonoridade aparece atravs das rimas e do uso da aliterao; no verso Que o tempo trata a toda ligeireza, por exemplo, percebemos como o recurso da repetio de sons oclusivos - como o [t] - faz lembrar o som do galope do cavalo que transporta o tempo, reforando na expressividade aquilo que o contedo apresenta; no verso seguinte temos a imagem de uma frgil or que fora acompanhada pelo tempo. No ltimo verso, a imagem da or retomada. Smbolo de beleza, a or tambm representa a efemeridade, o que conrmado com o ltimo verso em expresses como cinza, p, sombra e nada. Chega-se, assim, ao m ltimo das coisas vivas: a morte. O texto trabalhado de forma a iniciar-se com a Aurora, concluindo com o nada, os dois extremos da vida, ou seja, a dualidade que persegue todas as criaturas, vida e morte, e que marca do perodo Barroco. A poesia de Gregrio de Matos pode ser didaticamente dividida em quatro tipos bsicos:

Lrico - Religioso

Neste tipo de composio o poeta trabalha com a dicotomia pecado-perdo. Geralmente, num primeiro momento, por meio de antteses e paradoxos, ele se confessa um pecador para em seguida pedir clemncia a Deus. Vamos ao texto que ilustra bem essa malandragem potica atribuda ao autor:

Meu Deus, que estais pendente de um madeiro Meu Deus, que estais pendente de um madeiro, Em cuja lei protesto de viver, Em cuja santa lei hei de morrer, Animoso, constante, rme e inteiro: Neste lance, por ser o derradeiro, Pois vejo a minha vida anoitecer; , meu Jesus, a hora de se ver A brandura de um Pai, manso Cordeiro.

24

LITERATURA BRASILEIRA I
Mui grande o vosso amor e o meu delito; Porm pode ter m todo o pecar, E no o vosso amor que innito. Esta razo me obriga a conar, Que, por mais que pequei, neste conito Espero em vosso amor de me salvar.

EaD UFMS

Lrico - Amoroso A D. ngela Anjo no nome, Anglica na cara! Isso ser or e Anjo juntamente: Ser Anglica or e Anjo orente, Em quem, seno em vs, se uniformara? Quem vira uma tal or que a no cortara De verde p, da rama orescente; E quem um Anjo vira to luzente Que por seu Deus o no idolatrara? Se pois como Anjo sois dos meus altares, Freis o meu Custdio e a minha guarda, Livrara eu de diablicos azares. Mas vejo, que por bela, e por galharda, Posto que os Anjos nunca do pesares, Sois Anjo que me tenta, e no me guarda.

H composies, como veremos no poema abaixo, em que o autor inova ao destacar uma certa tropicalidade, ou um sentimento de brasilidade. Minha rica mulatinha, desvelo e cuidado meu, eu j fora todo teu, e tu foras toda minha;

EaD UFMS

Quinhentismo Barroco

25

Juro-te, minha vidinha, se acaso minha qus ser, que todo me hei de acender em ser teu amante no pois por ti j perco o tino, e ando para morrer.

ATIVIDADE 3
Leia o soneto de Gregrio de Matos para responder as perguntas:

Inconstncia dos bens do mundo Nasce o Sol, e no dura mais que um dia, Depois da Luz se segue a noite escura, Em tristes sombras morre a formosura, Em contnuas tristezas a alegria. Porm, se acaba o Sol, por que nascia? Se to formosa a Luz, por que no dura? Como a beleza assim se transgura? Como o gosto da pena assim se a? Mas no Sol, e na Luz falte a rmeza, Na formosura no se d constncia, E na alegria sinta-se tristeza. Comea o mundo enm pela ignorncia, E tem qualquer dos bens por natureza A rmeza somente na inconstncia.

a. Neste texto, Gregrio discorre sobre o quo efmero so os bens do mundo. Para tanto, utiliza-se de uma linguagem rica em guras prprias do perodo Barroco, dentro da chamada linguagem cultista. Identique tais guras e comente sobre seu valor para a construo do sentido no poema. b. Na ltima estrofe o poeta conclui sua exposio, dizendo que a ignorncia est na origem de tudo. Tendo em vista o contexto do homem barroco, comente essa passagem.

Padre Antnio Vieira Um dos grandes oradores da lngua portuguesa, foi pregador e conselheiro de D. Joo IV, embaixador na Frana e na Holanda. No Sermo da Sexagsima, uma de suas principais obras, Vieira

26

LITERATURA BRASILEIRA I

EaD UFMS

condena os exageros do estilo cultista, que ele considera obscuro, para defender o estilo claro. Vejamos um pequeno trecho do sermo: O estilo culto no escuro, negro, negro boal e muito cerrado. possvel que somos portugueses, e havemos de ouvir um pregador em portugus e no havemos de entender o que diz ?

Sermo do bom ladro

Levarem os reis consigo ao Paraso ladres no s no companhia indecente, mas ao to gloriosa e verdadeiramente real, que com ela coroou e provou o mesmo Cristo a verdade do seu reinado, tanto que admitiu na cruz o ttulo de rei. Mas o que vemos praticar em todos os reinos do mundo tanto pelo contrrio que, em vez de os reis levarem consigo os ladres ao Paraso, os ladres so os que levam consigo os reis ao inferno. E se isto assim, como logo mostrarei com evidncia, ningum me pode estranhar a clareza ou publicidade com que falo e falarei, em matria que envolve to soberanos respeitos, antes admirar o silncio, e condenar a desateno com que os pregadores dissimulam uma to necessria doutrina, sendo a que devera ser mais ouvida e declamada nos plpitos. Seja, pois, novo hoje o assunto, que devera ser muito antigo e mui freqente, o qual eu prosseguirei tanto com maior esperana de produzir algum fruto, quanto vejo enobrecido o auditrio presente com a autoridade de tantos ministros de todos os maiores tribunais, sobre cujo conselho e conscincia se costumam descarregar as dos reis.

Fonte: http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/livros_eletronicos/
sermoes_vol_iii.pdf

Padre Antnio Vieira foi o portugus mais fracassado de todos os tempos. Nada do que sonhou se cumpriu, todas as suas profecias se frustraram, todos os seus planos polticos se goraram e toda a sua glria foi pstuma. Assim denem Filomena Oliveira e Miguel Real, em poucas palavras, o destino de um homem que se viu, at ao m dos seus dias, apreciado como orador, apesar de votada a sua obra e o seu papel na sociedade ao esquecimento. Tendo sido o mais famoso pregador religioso portugus, homem de muitos ofcios missionrio, diplomata, poltico, orador, escritor , a sua imaginao social e as suas prticas religiosas, sociais e polticas so indispensveis compreenso do

EaD UFMS

Quinhentismo Barroco

27

sculo XVII. A construo de uma sociedade livre, sem fronteiras, era apregoada atravs de uma retrica nica em que o sermo, os bons exemplos e as boas prticas sociais vigoravam. Padre Antnio Vieira nunca recuou perante os alees do seu tempo e nunca deixou de denunciar os poderosos que se alimentavam do trabalho alheio, acrescentam Filomena Oliveira e Miguel Real. A denncia social contra o tratamento dos negros ou a explorao e escravizao dos ndios no Brasil zeram dele um visionrio, aquele que acreditou tambm na ressurreio de reis, e num Imprio Mundial sediado em Lisboa. Convices que o levaram a ter de se confrontar com a Inquisio. Vieira arriscou tudo mas profetizou a utopia, no apenas enquanto quimera, mas como acto realizvel. Fonte: hp://www.teatro-dmaria.pt/media/pdf/JORNAL_19.pdf

EaD UFMS

Quinhentismo Arcadismo

29

Captulo III Arcadismo


Casa no campo
Elis Regina Composio: Z Rodrix e Tavito Eu quero uma casa no campo Onde eu possa compor muitos rocks rurais E tenha somente a certeza Dos amigos do peito e nada mais Eu quero uma casa no campo Onde eu possa car no tamanho da paz E tenha somente a certeza Dos limites do corpo e nada mais Eu quero carneiros e cabras pastando solenes No meu jardim Eu quero o silncio das lnguas cansadas Eu quero a esperana de culos Meu lho de cuca legal Eu quero plantar e colher com a mo A pimenta e o sal Eu quero uma casa no campo Do tamanho ideal, pau-a-pique e sap Onde eu possa plantar meus amigos Meus discos e livros E nada mais

CONTEXTO HISTRICO

No sculo XVIII nascem na Europa os princpios do liberalismo propiciados pelos iluministas, que, apoiados pela participao popular, promoveram a Revoluo Francesa. Nesse contexto surge o Arcadismo, baseado na cultura Greco romana, revelando uma srie de convenes que deveriam ser seguidas pelos poetas que frequentavam as arcdias. Do ponto de vista esttico, os iluministas pregavam que a poesia deveria ser ntida, clara e racional como a natureza. Surgem nessa poca as Arcdias, que divulgavam as ideias aristotlicas de que a poesia tinha que imitar o mundo. Apoiada na teoria potica de Aristteles, a esttica neoclssica, Arcadismo, considera o verossmil, o crvel, o possvel, o que parece verdade.

30

LITERATURA BRASILEIRA I

EaD UFMS

Vamos enumerar as principais convenes utilizadas pelos poetas rcades ou neoclssicos:

Carpe diem: aproveitar o dia, a juventude, com a mxima intensidade, pois o tempo passa com muita rapidez; Locus amoenus: lugar tranquilo, aprazvel, buclico; Fugere urbem: os autores recomendam a fuga do espao urbano, das cidades; Inutilia truncat: cortar o intil, valorizar uma linguagem simples, contrria aos exageros cultistas da escola Barroca; Aurea mediocritas: o meio-termo de ouro.

CARACTERSTICAS
Ao falar do processo estilstico, das questes da linguagem, Alfredo Bosi, em Histria concisa da literatura brasileira, salienta que se buscava uma linguagem musicalmente fcil, ajustada a temas buclicos. Para Bosi, a verossimilhana e a simplicidade foram as notas formais prezadas pelos rcades. Busca-se, ao contrrio do Barroco, um estilo racional, claro, regular. Os prados, os rios e os montes servem como pano de fundo para s inquietaes amorosas de poetas como Cludio Manuel da Costa e Toms Antnio Gonzaga. Ainda segundo Alfredo Bosi, Gonzaga nada ca a dever aos autores europeus, pois suas liras so exemplos de aureas mediocritas que aparam as demasias do sentimento. Veremos na prxima unidade que esse sentimentalismo, a evaso, o sonho, so algumas tendncias bsicas do Romantismo.

Para voc lembrar!


ARCADISMO ou NEOCLASSICISMO: INFLUNCIA IDEOLGICA: enciclopedismo de Rousseau, Voltaire, Diderot; TENDNCIAS GERAIS: imitao dos clssicos; CARACTERSTICAS: evocao da vida pastoril, equilbrio, presena da mitologia greco latina.

EaD UFMS

Quinhentismo Arcadismo

31

O ARCADISMO NO BRASIL
O estudo da literatura brasileira do sculo XVIII, segundo Luiz Roncari, no livro Literatura Brasileira, deve levar em considerao dois fatos: a descoberta do ouro no Brasil e a profunda revoluo, no mundo das ideias, vivida pela Europa, fato que convencionou chamar esse perodo de Sculo das Luzes. No Brasil, a descoberta do ouro na regio de Minas Gerais fez os homens fundarem vilas e cidades. Com o ciclo da minerao no estado de Minas Gerais, a cidade de Vila Rica, hoje Ouro Preto, tornou-se o centro econmico e propiciou o surgimento de uma sociedade mais culta, mais renada. Roncari argumenta que a explorao do ouro abriu ao homem da Colnia uma vida muito mais rica em contatos e possibilidades. Seus horizontes se ampliaram, no se restringindo mais aos do mundinho do engenho. Assim, a obra dos poetas brasileiros do sculo XVIII, nomes como Toms Antnio Gonzaga, Cludio Manuel da Costa e Alvarenga Peixoto, guarda uma ntima conexo com esse novo mundo que se congurava, um mundo mais citadino, mais polido.

TOMS ANTNIO GONZAGA


Filho de um magistrado brasileiro, Gonzaga teve uma educao renada, formou-se em Direito e escreveu quando jovem o Tratado de Direito Natural. Em 1792 chega a Vila Rica para exercer a procuradoria. Lutou contra a tirania do governador mineiro e seu principal desafeto poltico, Luis da Cunha Meneses, o fanfarro minsio, que favorecia a explorao do ouro pelos colonizadores portugueses, principal assunto da sua produo satrica, as Cartas Chilenas, que circulavam no anonimato.

CARTAS CHILENAS:
So doze cartas de autoria de Gonzaga, que usava na poca o pseudnimo de Critilo, e eram destinadas ao amigo Doroteu, Cludio Manuel da Costa. O poeta tenta mostrar, num tom de denncia, que o Chile (Minas Gerais) vivia sempre merc dos desmandos do fanfarro. Observe, no exemplo abaixo, que o o condutor da carta ideolgico, uma denncia social. Amigo Doroteu, prezado amigo Abre os olhos, boceja, estende os braos E limpa das pestanas carregadas O pegajoso humor, que o sono ajunta. Critilo, o teu Critilo, quem te chama Ergue a cabea da engomada fronha, Acorda, se ouvir queres cousas raras

32

LITERATURA BRASILEIRA I
MARLIA DE DIRCEU:

EaD UFMS

Considerada a obra mais importante do sculo XVIII, as liras de Toms Antnio Gonzaga revelam, principalmente no seu incio, a conteno e a simplicidade da poesia neoclssica. O leitor se depara com os chamados lugares-comuns: a paisagem buclica, a tranquilidade da vida campestre, um pastor que descreve sua pastora convidando-a para viver o dia, o carpe diem, porque a vida se mostra efmera, passageira. Ao analisar o poema de Gonzaga, Antonio Candido, no livro Na sala de aula, assinala que h no texto uma limpidez devido ordem expositiva clara e direta, com raras inverses sintticas. Segundo Candido, habituado s neblinas da poesia contempornea, o leitor ca meio perplexo com este discurso despojado e sem mistrio. Para ele essa simplicidade fruto de uma contenso elaborada, no de uma tranquilidade real. O trecho a seguir exemplica bem a limpidez e a serenidade da poesia de Gonzaga:

LIRA XXXIV (FRAGMENTO) Minha bela Marlia, tudo passa A sorte deste mundo mal segura Se vem depois dos males a ventura Vem depois dos prazeres a desgraa [...] Ornemos nossas testas com as ores E faamos de feno um brando leito; Prendamo-nos, Marlia , em lao estreito.

ATIVIDADE
LIRA I Eu, Marlia, no sou algum vaqueiro, Que viva de guardar alheio gado; De tosco trato, d expresses grosseiro, Dos frios gelos, e dos sis queimado. Tenho prprio casal, e nele assisto; D-me vinho, legume, fruta, azeite; Das brancas ovelhinhas tiro o leite, E mais as nas ls, de que me visto. Graas, Marlia bela, Graas minha Estrela! Eu vi o meu semblante numa fonte, Dos anos inda no est cortado: Os pastores, que habitam este monte,

EaD UFMS

Quinhentismo Arcadismo

33

Com tal destreza toco a sanfoninha, Que inveja at me tem o prprio Alceste: Ao som dela concerto a voz celeste; Nem canto letra, que no seja minha, Graas, Marlia bela, Graas minha Estrela!

a. Que sentimentos o eu-lrico revela nas duas primeiras estrofes do livro Marlia de Dirceu? b. Transcreva dois versos que revelem traos do Bucolismo. c. Como voc observa, o eu-lrico dialoga com sua musa Marlia, sua interlocutora. Com base no que voc aprendeu nas aulas, quem era Marlia e quem era Dirceu?

CLUDIO MANUEL DA COSTA


Entre os rcades, segundo Alfredo Bosi (BOSI, p.68), foi o mais acabado poeta neoclssico, dono de uma vasta cultura humanstica. Adotou o pseudnimo pastoril de Glauceste Satrnio e descreveu vrias pastoras em geral inacessveis. Um dos elementos que diferenciam Cludio Manuel da Costa de outros do perodo rcade o fato de manter caractersticas do estilo barroco, conservando em alguns textos o rebuscamento sinttico por meio de inverses. Vejamos um exemplo desse procedimento: Uma fonte aqui houve; eu no me esqueo De estar a ela um dia reclinado; Ali em vale um monte est mudado: Quanto pode dos anos o progresso!

Transpondo os dois primeiros versos da estrofe para a ordem direta, temos: Houve uma fonte aqui; eu no me esqueo / de estar reclinada a ela um dia.

BASLIO DA GAMA
A obra mais conhecida de Jos Baslio da Gama (Minas Gerais, 1741 Lisboa, 1795) o Uraguai, poema pico em que mescla a louvao ao Marqus de Pombal e o herosmo indgena, restando aos jesutas o papel de viles. A obra de escrita leve, construda com versos decasslabos brancos. No poema se narra a histria da luta entre os luso-castelhanos e os missionrios dos Sete Povos. Assim se inicia o poema:

34

LITERATURA BRASILEIRA I
Fumam ainda nas desertas praias Lagos de sangue, tpidos e impuros, Em que ondeiam cadveres despidos, Pasto de corvos.

EaD UFMS

Segundo Alfredo Bosi, o texto contm antecipao de guras romnticas, mostrando uma relao mais ntima dos sentidos com o mundo. Observe-se este fragmento:

Sete Povos das Misses ou Misses Orientais Conjunto de sete aldeamentos indgenas fundados por padres jesutas, localizado a leste do rio Uruguai no extremo sul do Brasil.

Medrosa deixa o ninho a vez primeira guia, que depois foge humilde terra, E vai ver mais de perto, no ar vazio, O espao azul, onde no chega o raio. ................................................................. Enm, junto a um ribeiro, que atravessa, Sereno e manso, um curvo e fresco vale, Acharam, os que o campo descobriram, Um cavalo anelante e o peito e as ancas Cobertos de suor e branca espuma.

EaD UFMS

Quinhentismo Romantismo

35

Captulo IV Romantismo
Exagerado
Cazuza Composio: Cazuza / Ezequiel Neves / Leoni Amor da minha vida Daqui at a eternidade Nossos destinos Foram traados na maternidade Paixo cruel desenfreada Te trago mil rosas roubadas Pra desculpar minhas mentiras Minhas mancadas Exagerado Jogado aos teus ps Eu sou mesmo exagerado Adoro um amor inventado Eu nunca mais vou respirar Se voc no me notar

Eu posso at morrer de fome Se voc no me amar E por voc eu largo tudo Vou mendigar, roubar, matar At nas coisas mais banais Pra mim tudo ou nunca mais Exagerado Jogado aos teus ps Eu sou mesmo exagerado Adoro um amor inventado

CONTEXTO HISTRICO
O Romantismo tem incio ocial a partir da publicao de Os sofrimentos do jovem Werther, na Alemanha, pelo escritor Goethe, em 1774. Essa obra lana as bases para o sentimentalismo que iria prevalecer em muitas obras posteriores, adentrando o sculo XIX. Sete anos depois Schiller publica Os salteadores, com sua temtica de volta ao passado histrico, seguindo a esta a publicao da obra Guilherme Tell, personagem tratado como heri nacional na luta pela independncia. Outra grande inuncia para geraes de romnticos s surgiria nos primeiros anos do sculo XIX na Inglaterra. Trata-se de Lord Byron com sua poesia ultrarromntica. Dessa forma, temos a Alemanha e

36

LITERATURA BRASILEIRA I

EaD UFMS

a Inglaterra como as iniciadoras do Romantismo; mas com a Frana, principal divulgadora da esttica, que o Romantismo ter seus ecos em terras tupiniquins. Os ltimos anos do sculo XVIII e os primeiros do sculo XIX marcam uma srie de transformaes na Europa e no mundo. nesse perodo que temos a Revoluo Francesa, inuncia para outras revolues. Na Amrica, temos a Independncia Americana, as independncias dos pases sul-americanos, incluindo a do Brasil, em 1822. Ou seja, um perodo em que comeam a se consolidar os estados nacionais.

CARACTERSTICAS
Na imagem que abre o captulo, temos a reproduo de uma tela de Eugne Delacroix, pintor francs da esttica romntica. A obra se chama A liberdade guiando o povo. Perceba como os traos so exagerados, movimentados, no so contidos ou planejados, caractersticas que tambm podemos encontrar em muitos textos desse perodo como veremos mais adiante quando falarmos nas caractersticas do Romantismo. O individualismo pode ser considerado o trao mais marcante da literatura romntica, em oposio ao esprito de exatido que marca o perodo anterior. Como sabemos, o Romantismo legitima o desejo de liberdade almejado pela classe burguesa. A partir do Romantismo, o homem do ocidente passa a ter noo da sua individualidade e passa a valorizar as emoes e sentimentos. Arnold Hauser destaca que essa atitude de fuga, de evaso, vem a ser um protesto contra a ordem social vigente. Do ponto de vista da linguagem, o perodo buscou um estilo mais livre, mais solto, contra os princpios tradicionais predominantes na arte clssica. Podemos lembrar que os rcades, voltados para a Antiguidade, cavam presos s convenes formais, aos critrios objetivos de se produzir uma obra de arte. Veja as obras abaixo e tente estabelecer diferenas entre obras que revelam esse antagonismo entre o Clssico e o Romntico:

ROMANTISMO NO BRASIL
Na Europa, o surgimento do romance romntico est atrelado s mudanas ocorridas na primeira metade do sculo XIX, com o crescimento da classe burguesa e o considervel aumento do pblico leitor. A vinda da Famlia Real Portuguesa para o Brasil, ante a iminncia da invaso de Lisboa pelas tropas de Napoleo Bonaparte, possibilitou mudanas no panorama scio-cultural da ento colnia.

EaD UFMS

Quinhentismo Romantismo

37

A transferncia da corte no ano de 1808 alterou o nosso cenrio scio-cultural. A abertura dos portos, a criao dos museus viabilizava a criao de uma identidade cultural que ainda no tnhamos. Brasileiros fundaram em Paris, em 1836, a revista Niteri, que buscava promover a cultura brasileira. Para Antonio Candido, o Romantismo brasileiro foi, antes de tudo, escrever sobre as coisas locais. A obra do poeta maranhense Gonalves Dias, autor da singela Cano do Exlio e de I Juca Pirama, mostra bem esse sentimento de um nacionalismo ufanista, no qual o autor descreve uma natureza idealizada e congura o ndio brasileiro como heri. Para Candido, a obra de Gonalves Dias foi, no Brasil, depois dos rcades, a primeira de elevada qualidade esttica. Vamos nos aproximar, no prximo tpico, das tendncias temticas e estilsticas desse autor. Em seguida, levando em conta a produo da poesia romntica no Brasil, abordaremos questes ligadas obra do poeta ultrarromntico Manuel Antnio lvares de Azevedo (1831-1852), escritor byroniano morto aos vinte anos, leitor precoce que demonstra em seus poemas, alm da de Byron, uma forte inuncia de Shakespeare e de Musset. Finalmente, ainda tratando da poesia romntica no Brasil, vamos conhecer um pouco sobre a poesia de Antnio de Castro Alves (18471871), poeta que revela uma ampla viso social.

A POESIA ROMNTICA E SEUS AUTORES ANTNIO GONALVES DIAS


( Caxias-Maranho, 1823 / litoral maranhense, no naufrgio do Ville de Boulogne, 1864 )

Considerado pela crtica literria como o criador da poesia nacional, ao lado de Gonalves de Magalhes, no se limitou apenas ao indianismo. A Cano do Exlio, sua obra mais conhecida nas antologias e nos livros didticos, expressa sentimentos interiores e subjetivos do poeta sobre o mundo que o cerca. Como j dissemos antes, o subjetivismo uma caracterstica marcante do Romantismo de um modo geral. Anatol Rosenfeld assinala que o que vale a subjetividade do autor, ao lado de um eventual efeito de fascinao, um mgico encanto emocional que poder prender em suas malhas a alma do receptor. Leia atentamente o texto e perceba o contraste entre o l (Brasil) e o aqui (Portugal), advrbios que do nfase ao sentimento de saudade da ptria distante, representada pelos elementos da fauna e ora.

38

LITERATURA BRASILEIRA I
CANO DO EXLIO Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabi; As aves, que aqui gorjeiam, No gorjeiam como l. Nosso cu tem mais estrelas, Nossas vrzeas tm mais ores, Nossos bosques tm mais vida, Nossa vida mais amores. Em cismar, sozinho, noite, Mais prazer encontro eu l; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabi. Minha terra tem primores, Que tais no encontro eu c; Em cismar - sozinho, noite, Mais prazer encontro eu l; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabi. No permita Deus que eu morra, Sem que volte para l; Sem que desfrute os primores Que no encontro por c; Sem quinda aviste as palmeiras, Onde canta o Sabi. Coimbra, julho 1843

EaD UFMS

O fragmento reproduzido abaixo, I Juca Pirama (aquele que deve morrer, em lngua tupi) tem como temtica central a saga de um ndio tupi, ltimo descendente da sua tribo, capturado e humilhado pelos inimigos, conforme revela a primeira parte do texto, por ter sido libertado por um cacique Timbira para cuidar do pai. Indignado com tal atitude, o velho pai exige o retorno do lho. No nal, o jovem tupi, num ato de bravura, enfrenta e vence os inimigos timbiras. Que tal fazer uma leitura em voz alta para perceber no poema os efeitos sonoros, o ritmo, as aliteraes, o trabalho com a linguagem.

Gonalves Dias I Juca Pirama (canto I Trecho) No meio das tabas de amenos verdores, Cercadas de troncos cobertos de ores, Alteiam-se os tetos daltiva nao;

EaD UFMS

Quinhentismo Romantismo

39

So muitos seus lhos, nos nimos fortes, Temveis na guerra, que em densas coortes Assombram das matas a imensa extenso. So rudos, severos, sedentos de glria, J prlios incitam, j cantam vitria, J meigos atendem voz do cantor: So todos Timbiras, guerreiros valentes! Seu nome l voa na boca das gentes, Condo de prodgios, de glria e terror! As tribos vizinhas, sem foras, sem brio, As armas quebrando, lanando-as ao rio, O incenso aspiraram dos seus maracs: Medrosos das guerras que os fortes acendem, Custosos tributos ignavos l rendem, Aos duros guerreiros sujeitos na paz.

ATIVIDADE
a. Procure no dicionrio o signicado da palavra exlio. Por que o poeta deu esse nome se ele no estava exilado? b. Que caractersticas do Romantismo podemos notar nos versos de Gonalves Dias? c. Voc j deve ter notado que a letra do Hino Nacional, composta por Osrio Duque Estrada, dialoga com o poema de Gonalves Dias, isto , estabelece uma relao intertextual. Transcreva os versos do hino que nos remetem ao poema lido.

MANUEL ANTNIO LVARES DE AZEVEDO (So Paulo, 1831 Rio de Janeiro, 1852)

Cursou humanidades no colgio Pedro II, no Rio de Janeiro, em 1847. Foi aluno da Faculdade de Direito do Largo So Francisco em So Paulo. Teve uma vida bomia, tornando-se um dos fundadores da sociedade epicureia (notvagos, amantes do vinho e das leituras de Byron). Lira dos Vinte anos , sua obra mais importante, mostra duas fases distintas. De um lado, encontramos um poeta idealista, cantor das emoes individuais, em que o escritor manifesta forte vivncia interior. Cria em torno de si uma atmosfera de pressgios sempre dentro de uma atmosfera melanclica, um dos traos principais da poesia byroniana .

40

LITERATURA BRASILEIRA I

EaD UFMS

No soneto abaixo, Plida luz, o eu lrico descreve, na primeira estrofe, uma mulher semimorta ( embalsamada) que, aos poucos, gradativamente, esboa movimentos e passa a ser vista dentro do plano ertico. No plano ertico, contudo, a nica realidade a virgem que ele sonhara: Plida luz da lmpada sombria, Sobre o leito de ores reclinada, Como a lua por noite embalsamada, Entre as nuvens do amor ela dormia! Era a virgem do mar, na escuma fria Pela mar das guas embalada! Era um anjo entre nuvens dalvorada Que em sonhos se banhava e se esquecia! Era mais bela! o seio palpitando Negros olhos as plpebras abrindo Formas nuas no leito resvalando No te rias de mim, meu anjo lindo! Por ti - as noites eu velei chorando, Por ti - nos sonhos morrerei sorrindo

Do outro lado, temos um poeta sarcstico, gozador, q u e i n o va a o f a z e r p a r d i a d o p r p r i o R o m a n t i s m o , c o m o p o d e m o s o b s e r va r n o p o e m a N a m o ro a C a v a l o : Eu moro em Catumbi. Mas a desgraa Que rege minha vida malfadada, Ps l no m da rua do Catete A minha Dulcinia namorada. Alugo (trs mil-ris) por uma tarde Um cavalo de trote (que esparrela!) S para erguer meus olhos suspirando minha namorada na janela... Todo o meu ordenado vai-se em ores E em lindas folhas de papel bordado, Onde eu escrevo trmulo, amoroso, Algum verso bonito... mas furtado... Morro pela menina, junto dela Nem ouso suspirar de acanhamento... Se ela quisesse eu acabava a histria Como toda a Comdia- em casamento...

EaD UFMS

Quinhentismo Romantismo

41

Ontem tinha chovido... Que desgraa! Eu ia a trote ingls ardendo em chama, Mas l vai seno quando uma carroa Minhas roupas tafues encheu de lama... Eu no desanimei! Se Dom Quixote No Rossinante erguendo a larga espada Nunca voltou de medo, eu, mais valente, Fui mesmo sujo ver a namorada... Mas eis que no passar pelo sobrado, Onde habita nas lojas minha bela, Por ver-me to lodoso ela irritada Bateu-me sobre as ventas a janela... O cavalo ignorante de namoros Entre dentes, tomou a bofetada, Arrepia-se, pula, e d-me um tombo Com pernas para o ar, sobre a calada... Dei ao diabo os namoros. Escovado Meu chapu que sofrera no pagode, Dei de pernas corrido e cabisbaixo E berrando de raiva como um bode. Circunstncia agravante. A cala inglesa Rasgou-se no cair, de meio a meio, O sangue pelas ventas me corria Em paga do amoroso devaneio!...

Noite na taverna Alm da poesia, lvares de Azevedo escreveu o conjunto de contos intitulado Noite na taverna e a pea Macrio. O que impressiona nesse poeta de apenas vinte anos a sua agilidade verbal. No livro de contos Noite na Taverna, temos uma sequncia de narrativas monstruosas em que Soleri, Bertram, Gennaro, Claudius Herman e Johann, libertinos que frequentam uma pequena taverna, contam, cada qual por sua vez, histrias macabras. J em Macrio, a histria a de um jovem estudante que, em meio a alucinaes ou sonhos, encontra-se com um estranho viajante, que se revela ser sat. Aps acordar, Macrio percebe as pistas que revelam no ter sido um sonho. Em seguida, Sat leva Macrio at um local onde ocorrem orgias regadas a muito lcool, local que lembra o cenrio de Noite na taverna.

42

LITERATURA BRASILEIRA I

EaD UFMS

Noite na taverna mistura as narrativas daquele grupo de amigos que se encontra reunido numa taverna, bebendo vinho e contando suas estranhas aventuras amorosas. As narrativas dos jovens so misturadas com a prpria narrativa que os rene na taverna, como se no houvesse separao entre o tempo passado e o presente. A narrativa tem um desfecho surpreendente. Esto presentes histrias de traies, incestos, cemitrios, em meio melancolia e morbidez caractersticas da produo dos segundos romnticos. H quem diga que Noite na taverna seja uma espcie de continuao de Macrio, em razo do desfecho deste ltimo e encaixe com o incio daquele. Na edio da Francisco Alves de Noite na taverna inserido o nal de Macrio antes da narrativa propriamente dita, o que acentua o carter de continuidade entre as duas obras. Vejamos:
MACRIO Onde me levas? SATAN A uma orgia. Vais ler uma pgina da vida, cheia de sangue e de vinho que importa? MACRIO Eu vejo-os. uma sala fumacenta. roda da mesa esto sentados cinco homens brios. Os mais revolvem-se no cho. Dormem ali mulheres desgrenhadas, umas lvidas, outras vermelhas... Que noite!

E como comea Noite na taverna:


How now, Horatio? You tremble, and look pale. Is not this something more than fantasy? What think you ont? (E agora, Horcio? Voc treme e parece plido. No seria isso algo mais do que uma fantasia? O que o faz pensar que no?) Hamlet. Ato I. Shakespeare Job Stern

Captulo I Uma noite do sculo Bebamos! Nem um canto de saudade! Morrem na embriaguez da vida as dores! Que importam sonhos, iluses desfeitas? Fenecem como as ores! Jos Bonifcio

Silncio, moos! Acabai com essas cantilenas horrveis! No vedes que as mulheres dormem brias, macilentas como defuntos? No sentis que o sono da embriaguez pesa negro naquelas plpebras onde a beleza sigilou os olhares da volpia?
(Trecho de Noite na taverna)

EaD UFMS

Quinhentismo Romantismo

43

Leia agora, o conto narrado por Soleri:

Captulo II - SOLFIERI ( Baiano, observe os trechos assinalados com a interrogao, acho que est faltando um termo. ) Yet one kiss on your pale clay And those lips once so warm beart! my bears! my bears! BYRON Cain

Sabeis-lo. Roma a cidade do fanatismo e da perdio: na alcova do sacerdote dorme a gosto a amsia, no leito da vendida se pendura o Crucixo lvido. um requintar de gozo blasfemo que mescla o sacrilgio, a convulso do amor, o beo lascivo a embriaguez da crena! Era em Roma. Uma noite a lua ia bela como vai ela no vero por aquele cu morno, o fresco das guas se exalava como um suspiro do leito do Tibre. A noite ia bela. Eu passeava a ss pela ponte de ( ? ). As luzes se apagaram uma por uma nos palcios, as ruas se faziam ermas, e a lua de sonolenta se escondia no leito de nuvens. Uma sombra de mulher apareceu numa janela solitria e escura. Era uma forma branca. - A face daquela mulher era como a de uma esttua plida ( ? ) a lua. Pelas faces dela, como gotas de uma taa cada, rolavam os de lgrimas. Eu me encostei na aresta de um palcio. A viso desapareceu no escuro da janela e da um canto se derramava. No era s uma voz melodiosa: havia naquele cantar um como choro de frenesi, um como gemer de insnia: aquela voz era sombria como a do vento noite nos cemitrios cantando a nnia das ores murchas da morte. Depois o canto calou-se. A mulher apareceu na porta. Parecia espreitar se havia algum nas ruas. No viu a ningum - saiu. Eu segui-a. A noite ia cada vez mais alta: a lua sumira-se no cu, e a chuva caa a gotas pesadas: apenas eu sentia nas faces carem-me grossas lgrimas de gua, como sobre um tmulo prantos de rfo. Andamos longo tempo pelo labirinto das ruas: enm ela parou: estvamos num campo. Aqui, ali, alm eram cruzes que se erguiam de entre o ervaal. Ela ajoelhou-se. Parecia soluar: em torno dela passavam as aves da noite. No sei se adormeci: sei apenas que quando amanheceu achei-me a ss no cemitrio. Contudo a criatura plida no fora uma iluso - as urzes, as cicutas do campo santo estavam quebradas junto a uma cruz. O frio da noite, aquele sono dormido, a chuva causaram-me uma febre. No meu delrio passava e repassava aquela brancura de mulher, gemiam aqueles soluos e todo aquele devaneio se perdia num canto suavssimo...

44

LITERATURA BRASILEIRA I

EaD UFMS

Um ano depois voltei a Roma. Nos beos das mulheres nada me saciava: no sono da saciedade me vinha aquela viso. Uma noite, e aps uma orgia, eu deixara dormida no leito dela a condessa Brbara. Dei um ltimo olhar quela forma nua e adormecida com a febre nas faces e a lascvia nos lbios midos, gemendo ainda nos sonhos como na agonia voluptuosa do amor. - Sa.- No sei se a noite era lmpida ou negra - sei apenas que a cabea me escaldava de embriaguez. As taas tinham cado vazias na mesa: nos lbios daquela criatura eu bebera at a ltima gota o vinho do deleite. Quando dei acordo de mim estava num lugar escuro: as estrelas passavam seus raios brancos entre as vidraas de um templo. As luzes de quatro crios batiam num caixo entreaberto. Abri-o: era o de uma moa. Aquele branco da mortalha, as grinaldas da morte na fronte dela, naquela tez lvida e embaada, o vidrento dos olhos mal apertados... Era uma defunta! ... e aqueles traos todos me lembraram uma idia perdida. - Era o anjo do cemitrio? Cerrei as portas da igreja, que, ignoro por que, eu achara abertas. Tomei o cadver nos meus braos para fora do caixo. Pesava como chumbo. Sabeis a historia de Maria Stuart degolada e o algoz, do cadver sem cabea e o homem sem corao como a conta Brantme? Foi uma idia singular a que eu tive. Tomei-a no colo. Preguei-lhe mil beos nos lbios. Ela era bela assim: rasguei-lhe o sudrio, despilhe o vu e a capela como o noivo as despe a noiva. Era uma forma purssima. Meus sonhos nunca me tinham evocado uma esttua to perfeita. Era mesmo uma esttua: to branca era ela. A luz dos tocheiros dava-lhe aquela palidez de mbar que lustra os mrmores antigos. O gozo foi fervoroso - cevei em perdio aquela viglia. A madrugada passava j froixa nas janelas. quele calor de meu peito, febre de meus lbios, convulso de meu amor, a donzela plida parecia reanimar-se. Sbito abriu os olhos empanados. - Luz sombria alumiou-os como a de uma estrela entre nvoa -, apertou-me em seus braos, um suspiro ondeou-lhe nos beios azulados. No era j a um desmaio. No aperto daquele abrao havia contudo alguma coisa de horrvel. O leito de ljea onde eu passara uma hora de embriaguez me resfriava. Pude a custo soltar-me daquele aperto do peito dela. Nesse instante ela acordou Nunca ouvistes falar da catalepsia? um pesadelo horrvel aquele que gira ao acordado que emparedam num sepulcro; sonho gelado em que sentem-se os membros tolhidos, e as faces banhadas de lgrimas alheias sem poder revelar a vida! A moa revivia a pouco e pouco. Ao acordar desmaiara. Embuceime na capa e tomei-a nos braos coberta com seu sudrio como uma criana. Ao aproximar-me da porta topei num corpo; abaixei-me - olhei: era algum coveiro do cemitrio da igreja que a dormira de brio, esquecido de fechar a porta.

EaD UFMS

Quinhentismo Romantismo

45

Sa. - Ao passar a praa encontrei uma patrulha. - Que levas a? A noite era muito alta - talvez me cressem um ladro. minha mulher que vai desmaiada. Uma mulher! Mas essa roupa branca e longa? Sers acaso roubador de cadveres? Um guarda aproximou-se. Tocou-lhe a fronte - era fria. uma defunta. Cheguei meus lbios aos dela. Senti um bafejo morno. - Era a vida ainda. Vede, disse eu. O guarda chegou-lhe os lbios: os beios speros roaram pelos da moa. Se eu sentisse o estalar de um beo... o punhal j estava nu em minhas mos frias. Boa noite, moo: podes seguir, disse ele. Caminhei. - Estava cansado. Custava a carregar o meu fardo: e eu sentia que a moa ia despertar. Temeroso de que ouvissem-na gritar e acudissem, corri com mais esforo. Quando eu passei a porta ela acordou. O primeiro som que lhe saiu da boca foi um grito de medo. Mal eu fechara a porta, bateram nela. Era um bando de libertinos meus companheiros que voltavam da orgia. Reclamaram que abrisse. Fechei a moa no meu quarto - e abri. Meia hora depois eu os deixava na sala bebendo ainda. A turvao da embriaguez fez que no notassem minha ausncia. Quando entrei no quarto da moa vi-a erguida. Ria de um rir convulso como a insnia, e frio como a folha de uma espada. Trespassava de dor o ouvi-la. Dois dias e duas noites levou ela de febre assim. No houve como sanar-lhe aquele delrio, nem o rir do frenesi. Morreu depois de duas noites e dois dias de delrio. noite sa - fui ter com um estaturio que trabalhava perfeitamente em cera - e paguei-lhe uma esttua dessa virgem. Quando o escultor saiu, levantei os tolos de mrmore do meu quarto, e com as mos cavei a um tmulo. - Tomei-a ento pela ltima vez nos braos, apertei-a a meu peito muda e fria, beei-a e cobri-a adormecida do sono eterno com o lenol de seu leito. - Fechei-a no seu tmulo e estendi meu leito sobre ele. Um ano - noite a noite - dormi sobre as lajes que a cobriam. Um dia o estaturio me trouxe a sua obra. - Paguei-lha e paguei o segredo.

46

LITERATURA BRASILEIRA I

EaD UFMS

No te lembras, Bertram, de uma forma branca de mulher que entreviste pelo vu do meu cortinado? No te lembras que eu te respondi que era uma virgem que dormia? E quem era essa mulher, Soleri? Quem era? Seu nome? Quem se importa com uma palavra quando sente que o vinho lhe queima assaz os lbios? Quem pergunta o nome da prostituta com quem dormia e que sentiu morrer a seus beos, quando nem h dele mister por escrever-lho na lousa? Soleri encheu uma taa - Bebeu-a. - Ia erguer-se da mesa quando um dos convivas tomou-o pelo brao. Soleri, no um conto isso tudo? Pelo inferno que no! Por meu pai que era conde e bandido, por minha me que era a bela Messalina das ruas - pela perdio que no! Desde que eu prprio calquei aquela mulher com meus ps na sua cova de terra - eu v-lo juro - guardei-lhe como amuleto a capela de defunta. - Ei-la! Abriu a camisa, e viram-lhe ao pescoo uma grinalda de ores mirradas. Vede-la murcha e seca como o crnio dela!

ATIVIDADE
lvares de Azevedo considerado nosso maior poeta da segunda gerao romntica. Entre suas obras, na poesia destaca-se a Lira dos vinte anos. Leia o poema abaixo, transcrito dessa obra, para responder s questes propostas. Lembrana de morrer Quando em meu peito rebentar-se a bra Que o esprito enlaa dor vivente, No derramem por mim nem uma lgrima Em plpebra demente. E nem desfolhem na matria impura A or do vale que adormece ao vento: No quero que uma nota de alegria Se cale por meu triste passamento. Eu deixo a vida como deixa o tdio Do deserto, o poento caminheiro Como as horas de um longo pesadelo

EaD UFMS

Quinhentismo Romantismo

47

Que se desfaz ao dobre de um sineiro. [...] S levo uma saudade dessas sombras Que eu sentia velar nas noites minhas... De ti, minha me, pobre coitada Que por minha tristeza te denhas! [...] Se uma lgrima as plpebras me inunda, Se um suspiro nos seios treme ainda pela virgem que sonhei... que nunca Aos lbios me encostou a face linda! [...] Bearei a verdade santa e nua, Verei cristalizar-se o sonho amigo... minha virgem dos errantes sonhos, Filha do cu, eu vou amar contigo! Descansem o meu leito solitrio Na oresta dos homens esquecida, sombra de uma cruz, e escrevam nela: Foi poeta sonhou e amou na vida.

Quais as principais caractersticas formais que podemos apontar neste poema? Justique com passagens do texto. Na quinta estrofe do texto aparece um dos motivos correntes da poesia da segunda gerao romntica. Comente sobre ele. O ttulo do texto, acompanhado pela leitura do poema, lembra uma longa carta de despedida. Apoiado nisso, e pela ltima estrofe apresentada, disserte brevemente a respeito da morte e de sua importncia para a literatura romntica.

CASIMIRO JOS MARQUES DE ABREU (1839, Barra de So Joo RJ/ 1860, Barra de So Joo, RJ)

Ao lado de lvares de Azevedo, um dos principais representantes da fase byroniana. Como o escritor de Lira dos vinte anos, teve uma morte prematura, vtima de tuberculose. As imagens da infncia, a religiosidade crist, o culto ptria e a idealizao do amor so os principais ncleos temticos da sua poesia lrica. No poema abaixo, Meus oito anos, que j foi alvo de diversas pardias, o autor transgura poeticamente a vida provinciana, que girava em torno das brincadeiras infantis:

48

LITERATURA BRASILEIRA I
Meus oito anos Oh! Souvenirs! Printemps! Aurores! V. Hugo. Oh! que saudades que tenho Da aurora da minha vida, Da minha infncia querida Que os anos no trazem mais! Que amor, que sonhos, que ores. Naquelas tardes fagueiras sombra das bananeiras, Debaixo dos laranjais!

EaD UFMS

ATIVIDADE
Doze Anos Chico Buarque Composio: Chico Buarque Ai, que saudades que eu tenho Dos meus doze anos Que saudade ingrata Dar banda por a Fazendo grandes planos E chutando lata Trocando gurinha Matando passarinho Colecionando minhoca Jogando muito boto Rodopiando pio Fazendo troca-troca Ai, que saudades que eu tenho Duma travessura Um futebol de rua Sair pulando muro Olhando fechadura E vendo mulher nua Comendo fruta no p Chupando picol P-de-moleque, paoca E disputando trofu Guerra de pipa no cu Concurso de pipoca Fonte: hp://letras.terra.com.br/chico-buarque/45127/

EaD UFMS

Quinhentismo Romantismo

49

ANTNIO FREDERICO DE CASTRO ALVES (Curralinho, atualmente Castro Alves, Bahia, 1847- Salvador, 1871)

Considerado pela crtica a expresso maior do Romantismo Condoreiro ou Hugoano, na medida em que lutou por causas sociais como a Proclamao da Repblica e a Abolio dos escravos, assuntos diretamente ligados ao contexto scio-poltico da poca. No entanto, mesmo tendo um carter de contestao, de luta poltica, no podemos considerar panetria sua poesia, que tende a concentrar-se em imagens grandiosas por meio de hiprboles, metfora e comparaes, como podemos perceber no trecho a seguir do poema Vozes d`frica:

Deus! Deus! onde ests que no respondes? Em que mundo, em questrela tu tescondes Embuado nos cus? H dois mil anos te mandei meu grito, Que embalde desde ento corre o innito... Onde ests, Senhor Deus?... Qual Prometeu tu me amarraste um dia Do deserto na rubra penedia Innito: gal! ... Por abutre me deste o sol candente, E a terra de Suez foi a corrente Que me ligaste ao p... O cavalo estafado do Beduno Sob a vergasta tomba ressupino E morre no areal. Minha garupa sangra, a dor poreja, Quando o chicote do simoun dardeja O teu brao eternal.

A PROSA ROMNTICA BRASILEIRA O romance romntico amplia a abrangncia do pblico leitor, vido por histrias envolventes, de simples escrita, trama e leitura agradvel. So comuns neste perodo as tramas urbanas, tendo a classe mdia como personagem corrente em vrias obras. Alfredo Bosi arma em Histria concisa da literatura brasileira que o romance foi, a partir do Romantismo, um excelente ndice dos interesses da sociedade culta e semiculta do Ocidente. A sua relevncia no sculo XIX se compararia, hoje, do cinema e da televiso. Comparao fundamentada inclusive pelo pblico envolvido, pois tanto a televiso, e aqui principalmente a telenovela brasileira, como o romance romntico so responsveis por um nmero elevado de pessoas consumidoras das referidas produes. Nessa

50

LITERATURA BRASILEIRA I

EaD UFMS

poca, alguns romances, como a Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo e Memrias de um Sargento de Milcias, de Manuel Antnio de Almeida, antes de sarem no formato do livro, foram publicados em folhetim.

JOAQUIM MANUEL DE MACEDO ( ( ? ) falta o nome do autor de O lho do pescador) Em 1844 foi publicada a obra A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo, considerada o primeiro romance e primeiro best-seller brasileiro, numa poca em que formvamos o nosso pblico leitor. Antes dela, porm, fora publicado o romance O lho do pescador, de ( ? autor), em 1843, o que colocaria este ltimo como cronologicamente o primeiro. No entanto com o texto de Macedo que o romantismo brasileiro em prosa apresentar as caractersticas que viriam marcar as demais produes do perodo. Joaquim Manuel de Macedo FOLHETIM nasceu no Rio de Janeiro em Seo especial dentro de um peridico (jornal ou 1820 e, no mesmo ano em revista). Nele, como nas telenovelas atuais, o enredo contado em partes, atravs de pequenos captulos que que se forma em Medicina, entretinham o leitor. Uma das tcnicas folhetinescas publica seu primeiro e mais mais utilizadas era suspender a narrativa num momento conhecido romance, pelo instigante da histria. O folhetim surgiu na Frana, nas qual comumente lembrado. primeiras dcadas do sculo XIX. Sua prosa representa a classe mdia da corte, com uma linguagem simples e uida, representando os costumes da sociedade carioca. Suas tramas so fceis, pequenas intrigas amorosas, um pouco de mistrio, com a presena do nal feliz, marcado pela vitria do amor. Outras obras do autor so os romances: O moo louro (1845); Os dois amores (1848); Rosa (1849); Vicentina (1853); O forasteiro (1855), entre outros romances e peas teatrais. O romance romntico A Moreninha, de Macedo, narra a vida do jovem Augusto, rapaz que aposta com amigos, inclusive com Felipe, que no se apaixonaria por mulher alguma. Escrito na forma de folhetim, tem como ponto de partida essa questo da aposta. Augusto, que quando criana jurou amar eternamente uma menina, estudante e colega de Felipe, cuja irm Carolina. Quando no nal Augusto e Carolina cam noivos, ela primeiro manda-o casar-se com sua amada de infncia e depois revela ser ela prpria esta amada at ento no revelada.

EaD UFMS

Quinhentismo Romantismo

51

Como se v, Augusto, o prottipo do heri romntico, luta para ter o amor de Carolina, para isso ele precisa vencer obstculos. Os romances de folhetim, difundidos na Europa e no Brasil na primeira metade do sculo XIX, desenrolam-se a partir das dificuldades enfrentadas pelo heri. As novelas de folhetim criaram formas, modelos de entretenimento que hoje so incorporados pelas narrativas seriadas, minissries, novelas, estratgias de entretenimento que pertencem ao mundo miditico em que vivemos. Uma das formas m a i s u t i l i z a d a s p e l a n o ve l a atual, influncia das narrativas folhetinescas, o momento em que a narrativa interrompida dentro de um momento de tenso, o chamado clmax que prende o telespectador. Eis um fragmento retirado do livro A Moreninha, uma parte da trama puramente ficcional, que mostra os embates da paixo to comuns s narrativas romnticas. A MORENINHA

(1970 - Brasil / So Paulo - 96 minutos - Comdia Colorido). Direo, roteiro e montagem: Glauco Mirko Laurelli) Filme baseado no romance de Joaquim Manuel de Macedo, com Snia Braga e David Cardoso.

Captulo I Aposta imprudente (trecho)

Que vaidoso! ... te digo eu, exclamou Filipe. Ora, esta no m! Ento vocs querem governar o meu corao?... No; porm eu torno a armar que tu amars uma de minhas primas durante todo o tempo que for da vontade dela. Que mimos de amor que so as primas deste senhor! ... Eu te mostrarei. Juro que no. Aposto que sim. Aposto que no.

52

LITERATURA BRASILEIRA I
Papel e tinta, escreve-se a aposta.

EaD UFMS

Mas tu me ds muita vantagem e eu rejeitarei a menor. Tens apenas duas primas: um nmero de feiticeiras muito limitado. No sejam s elas as nicas magas que em teu favor invoquem para me encantar. Meus sentimentos ofendem, talvez, a vaidade de todas as belas e todas as belas, pois tenham o direito de te fazer ganhar a aposta, meu valente campeo do amor constante! Como quiseres, mas escreve. E quem perder? ... Pagar a todos ns um almoo no Pharoux, disse Fabrcio. Qual almoo! Acudiu Leopoldo. Pagar um camarote no primeiro drama novo que representar o nosso Joo Caetano. Nem almoo nem camarote, concluiu Filipe; se perderes, escrevers a histria da tua derrota, e se ganhares, escreverei o triunfo da tua inconstncia. Bem, escrever-se- um romance, e um de ns, o infeliz, ser o autor. Augusto escreveu primeira, segunda e terceira vez o termo da aposta, mas depois de longa e vigorosa discusso, em que qualquer dos quatro falou duas vezes sobre a matria, uma para responder e dez ou doze pela ordem, depois de se oferecerem quinze emendas e vinte artigos aditivos, caiu tudo por grande maioria, e, entre bravos, apoiados e aplausos, foi aprovado, salvo a redao, o seguinte termo: No dia 20 de julho de 18... na sala parlamentar da casa n. ... da rua de ..., sendo testemunhas os estudantes Fabrcio e Leopoldo, acordaram Filipe e Augusto, tambm estudantes, que, se at o dia 20 de agosto do corrente ano o segundo acordante tiver amado a uma s mulher durante quinze dias ou mais, ser obrigado a

Aqui voc visualiza a personagem sinh moa filha do coronel Ferreira , o Baro de Araruna e ferrenho escravocrata. Numa viagem de trem, quando volta de seus estudos, sinh moa conhece o jovem Dr. Rodolfo Fontes, um ativo abolicionista republicano, lho do tambm abolicionista Dr. Fontes. A partir da o casal enfrentar uma srie de obstculos que mostram confluncias entre as narrativas folhetinescas e as telenovelas atuais.

EaD UFMS

Quinhentismo Romantismo

53

escrever um romance em que tal acontecimento confesse; e, no caso contrrio, igual pena sofrer o primeiro acordante. Sala parlamentar, 20 de julho de 18 ... Salva a redao. Como testemunhas: Fabrcio e Leopoldo. E eram oito horas da noite quando se levantou a sesso.

................................................................................................................. .............................................................................

Eplogo

A chegada de Filipe, Fabrcio e Leopoldo veio dar ainda mais viveza ao prazer que reinava na gruta. O projeto de casamento de Augusto e D. Carolina no podia ser um mistrio para eles, tendo sido, como foi, elaborado por Filipe, de acordo com o pai do noivo, que zera a proposta, e com o velho amigo, que ainda no dia antecedente viera concluir os ajustes com a senhora D. Ana; e, portanto, o tempo que se gastaria em explicaes, passou-se em abraos. Muito bem! Muito bem! Disse por m Filipe; quem ps o fogo ao p da plvora fui eu, eu que obriguei Augusto a vir passar o dia de SantAna conosco. Ento est arrependido? ... No, por certo, apesar de me roubares minha irm. Finalmente para este tesouro sempre teria de haver um ladro: ainda bem que foste tu que o ganhaste. Mas, meu maninho, ele perdeu ganhando... Como?... Estamos no dia 20 de agosto: um ms! verdade! Um ms... exclamou Filipe. Um ms!... gritaram Fabrcio e Leopoldo. (1 de maio de 1829, Mecejana, CE 12 de dezembro de 1877, Rio de Janeiro). Filho de senador do Imprio, foi deputado e Ministro da Justia. Grande proprietrio de terras, era a favor da escravatura. Defendia o casamento do branco europeu com o ndio brasileiro para a formao de uma identidade nacional, como vemos em Iracema.

54

LITERATURA BRASILEIRA I

EaD UFMS

Eu no entendo isto! Disse a senhora D. Ana. Minha boa av, acudiu a noiva, isto quer dizer que, nalmente, est presa a borboleta. Minha boa av, exclamou Filipe, isto quer dizer que Augusto deve-me um romance. J est pronto, respondeu o noivo. Como se intitula? A Moreninha.
(Trecho de A moreninha)

JOS DE ALENCAR

O escritor Jos Martiniano de Alencar, cearense de nascimento, o escritor que consolida o Romantismo brasileiro. Suas obras caram no gosto popular. Deixa transparecer em seus textos alguns de seus posicionamentos polticos, como o nacionalismo e o monarquismo. Seus textos podem ser didaticamente divididos em cinco grupos:

Romances urbanos ou de costumes

Aqueles em que Alencar caracteriza a sociedade carioca do Segundo Reinado e em que se observam os costumes da classe burguesa, com tramas simples, assim como em Macedo, envolvendo pequenas intrigas, sempre com nal feliz e a vitria do amor. Aqui encontramos Cinco minutos, A viuvinha, Sonhos douro, Encarnao, e tambm Lucola (histria de uma prostituta que no se julga digna de um verdadeiro amor), Diva e Senhora (histria de amor em que o dinheiro tem papel decisivo, sendo o principal motivador das aes das personagens. No m, o amor, acima de tudo, vence). H anos raiou no cu uminense uma nova estrela. Desde o momento de sua ascenso ningum lhe disputou o cetro; foi proclamada a rainha dos sales. Tornou-se a deusa dos bailes; a musa dos poetas e o dolo dos noivos em disponibilidade. Era rica e formosa. Duas opulncias que se realam, como o raio do sol no prisma do diamante. Quem no se recorda da Aurlia Camargo, que atravessou o rmamento da corte como brilhante meteoro, e apagou-se de repente no meio do deslumbramento que produzira o seu fulgor? (Trecho de Senhora)

EaD UFMS

Quinhentismo Romantismo

55

Romances histricos Neste grupo so considerados principalmente os dois romances escritos sobre o perodo colonial brasileiro. So eles: As minas de prata e A guerra dos mascates.

Romances regionais Tambm em nmero de dois, os representantes deste grupo so O sertanejo e O gacho. Nos dois casos, Alencar traa um retrato idealizado tanto do habitante do Nordeste como do Sul do Brasil. Pautado pela ideia do bom selvagem, constri personagens que mostram o ntimo relacionamento entre o homem e a terra.

Romances rurais Embora no sendo totalmente desprovidas de carter regionalista, as obras Til e O tronco do ip so consideradas rurais por sua profunda identicao com a vida no campo, tendo como cenrio duas fazendas, uma em So Paulo e outra no Rio de Janeiro, respectivamente.

Romances indianistas Os romances deste grupo so os mais conhecidos. So trs as obras, Iracema, O guarani e Ubirajara. Como caracterstica do perodo romntico, o ndio transforma-se no heri nacional, construindo a identidade do pas. Iracema, a ndia dos lbios de mel, relaciona-se com Martim, o europeu, e d luz Moacir, o primeiro brasileiro fruto do encontro do branco com o ndio. Peri, ndio europeizado, um super-heri em O guarani. J Ubirajara representa o ndio em estado puro. Em todos, a natureza exaltada e h a preocupao histrica e, claro, o nacionalismo. A seguir, veja como a personagem Iracema apresentada. Observe os elementos com os quais a bela ndia descrita e sua interao com a natureza que a rodeia. Ela a mulher ideal, perfeita, em completa harmonia com a terra, com as aves e plantas.

56

LITERATURA BRASILEIRA I
Captulo II

EaD UFMS

Alm, muito alm daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema. Iracema, a virgem dos lbios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da grana, e mais longos que seu talhe de palmeira. O favo da jati no era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hlito perfumado. Mais rpida que a ema selvagem, a morena virgem corria o serto e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo, da grande nao tabajara. O p grcil e nu, mal roando, alisava apenas a verde pelcia que vestia a terra com as primeiras guas. Um dia, ao pino do Sol, ela repousava em um claro da oresta. Banhava-lhe o corpo a sombra da oiticica, mais fresca do que o orvalho da noite. Os ramos da accia silvestre esparziam ores sobre os midos cabelos. Escondidos na folhagem, os pssaros ameigavam o canto. Iracema saiu do banho; o aljfar dgua ainda a roreja, como doce mangaba que corou em manh de chuva. Enquanto repousa, empluma das penas do gar as echas de seu arco; e concerta com o sabi da mata, pousado no galho prximo, o canto agreste. A graciosa ar, sua companheira e amiga, brinca junto dela. s vezes sobe aos ramos da rvore e de l chama a virgem pelo nome; outras, remexe o uru de palha matizada, onde traz a selvagem seus perfumes, os alvos os de craut, as agulhas da juara com que tece a renda, e as tintas de que matiza o algodo. (trecho de Iracema)
Glossrio extrado do que o prprio Alencar disponibiliza em sua obra: Iracema: em guarani signica lbios de mel de ira mel e tembe lbios. Tembe na composio altera-se em ceme; tambm anagrama da palavra Amrica. Jati: pequena abelha que fabrica delicioso mel. Ipu: assim chamam ainda hoje no Cear a certa qualidade de terra muito frtil, que forma grandes coroas ou ilhas no meio dos tabuleiros e sertes, e de preferncia procurada para a cultura. Tabajara: Senhor das aldeias, de taba aldeia, e jar senhor. Oiticica: rvore frondosa, apreciada pela deliciosa frescura que derrama sua sombra. Ar: periquito. Os indgenas, como aumentativo, usavam repetir a ltima slaba da palavra e s vezes toda a palavra, como murmur. Mur frauta, murmur frauta grande. Arara vinha a ser, pois, o aumentativo de ar, e signicaria a espcie maior do gnero.

EaD UFMS

Quinhentismo Romantismo

57

ATIVIDADE 8
Leia o trecho seguinte, no qual Iracema encontra Martim pela primeira vez, e responda as questes: Rumor suspeito quebra a doce harmonia da sesta. Ergue a virgem os olhos, que o sol no deslumbra; sua vista perturba-se. Diante dela e todo a contempl-la, est um guerreiro estranho, se guerreiro e no algum mau esprito da oresta. Tem nas faces o branco das areias que bordam o mar, nos olhos o azul triste das guas profundas. Ignotas armas e tecidos ignotos cobrem-lhe o corpo. Foi rpido, como o olhar, o gesto de Iracema. A echa embebida no arco partiu. Gotas de sangue borbulham na face do desconhecido. De primeiro mpeto, a mo lesta caiu sobre a cruz da espada; mas logo sorriu. O moo guerreiro aprendeu na religio de sua me, onde a mulher smbolo de ternura e amor. Sofreu mais dalma que da ferida. O sentimento que ele ps nos olhos e no rosto, no o sei eu. Porm a virgem lanou de si o arco e a uiraaba, e correu para o guerreiro, sentida da mgoa que causara. A mo que rpida ferira, estancou mais rpida e compassiva o sangue que gotejava. Depois Iracema quebrou a echa homicida; deu a haste ao desconhecido, guardando consigo a ponta farpada. O guerreiro falou: Quebras comigo a echa da paz? Quem te ensinou, guerreiro branco, a linguagem de meus irmos? Donde vieste a estas matas, que nunca outro guerreiro como tu? Venho de bem longe, lha das orestas. Venho das terras que teus irmos j possuram, e hoje tm os meus. Bem-vindo seja o estrangeiro aos campos dos tabajaras, senhores das aldeias, e cabana de Araqum, pai de Iracema. Quebra a echa: era entre os indgenas a maneira simblica de estabelecerem a paz entre as diversas tribos, ou mesmo entre dois guerreiros inimigos. Desde j advertimos que no se estranhe a maneira por que o estrangeiro se exprime falando com os selvagens; ao seu perfeito conhecimento dos usos e lngua dos indgenas, e sobretudo a ter-se conformado com eles a ponto de deixar os trajes europeus e pintarse, deveu Martins Soares Moreno inuncia que adquiriu entre os ndios do Cear. (In: Notas ao romance Iracema)

a. Qual a primeira reao de Iracema ao encontrar-se com o estrangeiro Martim? b. Com a obra Iracema, Jos de Alencar recria uma lenda da fundao do estado do Cear. Comente como essa fundao pode ser representativa para a criao de uma possvel identidade nacional. Utilize passagens do texto para ilustrar sua resposta.

58

LITERATURA BRASILEIRA I
MANUEL ANTNIO DE ALMEIDA (Rio de Janeiro, 1831 Rio de Janeiro, 1861)

EaD UFMS

Era a comadre uma mulher baixa, excessivamente gorda, bonachona, ingnua ou tola at um certo ponto, e nria at outro; vivia do ofcio de parteira, que adotara por curiosidade, e benzia de quebranto; todos a conheciam por muito beata e pela mais desabrida papa-missas da cidade.

O fragmento acima, retirado do romance Memrias de um Sargento de Milcias, sintomtico, isto , ao ler o trecho voc percebe que alguma coisa mudou, a comadre, uma mulher do povo, baixa e gorda, descrita dentro de uma outra viso. Ao invs da beleza, da idealizao, nos deparamos com um retrato mais realista. Nas Memrias, o personagem principal, Leonardinho, filho biolgico de Leonardo Pataca e Maria da Hortalia, desde criana apronta peripcias tpicas de um anti-heri ou personagem pcaro como vimos, na literatura espanhola, o guia de cegos Lazarilho de Tormes. Nosso anti-heri cria situaes constrangedoras, geralmente contornadas por quem vai cri-lo, o barbeiro. O espao fsico apresentado na obra a cidade do Rio de Janeiro nas primeiras dcadas do sculo XIX , momento que marca a chegada de D. Joo VI cidade do Rio de Janeiro: era no tempo do rei. importante frisar que o narrador retrata os costumes do Rio antigo.

Ser valento foi em algum tempo ofcio no Rio de Janeiro; havia homens que viviam disso: davam pancada por dinheiro, e iam a qualquer parte armar de propsito uma desordem, contanto que se lhes pagasse, fosse qual fosse o resultado. Entre os honestos cidados que nisto se ocupavam, havia, na poca desta histria, um certo Chico-Juca, afamadssimo e temvel.

Martins Pena (Rio de Janeiro, 1815 Lisboa, 1848)

Lus Carlos Martins Pena destacou-se no gnero dramtico. Escreveu principalmente comdias, com as quais colocava em cena sutis stiras sociais, de carter ingnuo, inaugurando no Brasil o gnero das comdias de costume. Deslavam em suas peas os diversos tipos sociais, desde moas casadoiras at espertos estrangeiros e comerciantes inescrupulosos.

EaD UFMS

Quinhentismo Romantismo

59

Leia a seguir um trecho da obra Os dous ou O ingls maquinista:

Cena VII Felcio e Gainer

Felcio Estou admirado! Excelente idia! Bela mquina! Gainer, contente Admirvel, sim. Felcio deve dar muito interesse. Gainer Muita interesse o fabricante. Quando este mquina tiver acabada, no precisa mais de cuzinheiro, de sapateira e de outras muitas ocias. Felcio Ento a mquina supre todos estes ofcios? Gainer Oh, sim! Eu bota a mquina aqui no meio da sala, mandar vir um boi, bota a boi na buraco da maquine e depois de meia hora sai por outra banda da maquine tudo j feita. Felcio Mas explique-me bem isto. Gainer Olha. A carne do boi sai feita em beef, em roast-beef, em fricand e outras muitas; do couro sai sapatas, botas... Felcio, com muita seriedade Envernizadas? Gainer Sim, tambm pode ser. Das chifres sai bocetas, pentes e cabo de faca; das ossas sai marcas... Felcio, no mesmo Boa ocasio para aproveitar os ossos para o seu acar. Gainer Sim, sim, tambm sai acar, balas da Porto e amndoas. Felcio Que prodgio! Estou maravilhado! Quando pretende fazer trabalhar a mquina? Gainer Conforme; falta ainda alguma dinheira. Eu queria fazer uma emprstima. Se o senhor quer fazer seu capital render cinqenta por cento d a mim para acabar a maquine, que trabalha depois por nossa conta. Felcio, parte Assim era eu tolo... (Para Gainer.) No sabe quanto sinto no ter dinheiro disponvel. Que bela ocasio de triplicar, quadruplicar, quintuplicar, que digo, centuplicar o meu capital em poucos! Ah! Gainer, parte Destes tolas eu quero muito. Felcio Mas veja como os homens so maus. Chamarem ao senhor, que o homem o mais lantrpico e desinteressado e amicssimo do Brasil, especulador de dinheiros alheios e outros nomes mais. Gainer A mim chama especuladora? A mim? By God! Quem a atrevido que me d esta nome?

60

LITERATURA BRASILEIRA I

EaD UFMS

Felcio preciso, na verdade, muita pacincia. Dizerem que o senhor est rico com espertezas! Gainer Eu rica! Que calnia! Eu rica? Eu est pobre com minhas projetos pra bem do Brasil. Felcio, parte O bem do brasileiro o estribilho destes malandros... (Para Gainer.) Pois no isto que dizem. Muitos crem que o senhor tem um grosso capital no Banco de Londres; e alm disto, chamam-lhe de velhaco. Gainer, desesperado Velhaca, velhaca! Eu quero mete uma bala nas miolos deste patifa. Quem estes que me chama velhaca? Felcio Quem? Eu lho digo: ainda no h muito que o Negreiro assim disse. Gainer Negreira disse? Oh, que patifa de meia-cara... Vai ensina ele... Ele me paga. Goddam! Felcio Se lhe dissesse tudo a quanto ele tem dito... Gainer No precisa dize; basta chama velhaca a mim pra eu mata ele. Oh, que patifa de meia-cara! Eu vai dize a commander do brigue Wizart que este patifa meia-cara; pra segura nos navios dele. Velhaca! Velhaca! Goddam! Eu vai mata ele! Oh! (Sai desesperado.)

EaD UFMS

Quinhentismo Romantismo

61

Referncias ALENCAR, Jos de. Iracema. 14 ed. So Paulo: Melhoramentos, 1962. ANCHIETA, Jos de. Jos de Anchieta Poesia. 3 ed. Rio de Janeiro: Agir, 1977. pp. 28-9. AZEVEDO, lvares de. Lira dos vinte anos. 2 ed. So Paulo: Escala, 2008. (Coleo Grandes Mestres da Literatura Brasileira). AZEVEDO, lvares de. Noite na taverna. 5 ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1991. BOSI, Alfredo. Histria concisa da literatura brasileira. 3 ed. So Paulo: Cultrix, s.d. CADEMARTORI, Lgia. Perodos literrios. 9 ed. So Paulo: tica, 2000. CANDIDO, Antonio. A Literatura e a formao do homem. 1999. CANDIDO, Antonio. Na sala de aula. CARPEAUX, Oo Maria. Histria da literatura ocidental. COUTINHO, Afrnio. HAUSER, Arnold. Histria social de La literatura y El arte. Madrid: Guadarrama, 1968. MACEDO, Joaquim Manuel de. A moreninha. Rio de Janeiro: Agir, 1971. NICOLA, Jos de. Literatura brasileira: das origens aos nossos dias. 14 ed. So Paulo: Scipione, 1996. PENA, Martins. Comdias. Rio de Janeiro: Edies de Ouro, s.d. RONCARI, Luiz. ROSENFELD, Anatol. Um Encerramento. In: O Romantismo. So Paulo: Perspectiva, 1978. SILVA, Vitor Manuel de Aguiar e. Teoria da Literatura. 1988. Figuras e webgraa A liberdade guiando o povo Eugne Delacroix. hp://normandus303.les. wordpress.com/2009/03/liberdade-delacroix.jpg PAULOURO, Ricardo. Vieira O Cu na Terra. In: Jornal do teatro, n. 19, junho 2008, p. 04. Disponvel em hp://www.teatro-dmaria.pt/media/pdf/ JORNAL_19.pdf Descobrimento. hp://www.profze.blogger.com.br/descobrimento1.jpg Cristo barroco. hp://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/primeiro-reinado/ imagens/primeiro-reinado-25.jpg Profeta barroco (detalhe). hp://sobreouropreto.blogspot.com/2008/11/ arte-barroca.html Informaes sobre produes audiovisuais nacionais. Disponvel em: hp:// www.cinemabrasileiro.net/cinedistri.html Joaquim Manuel de Macedo. http://www.academia.org.br/abl/media/ joaquim_manuel_de_macedo.jpg Jos de Alencar. hp://peregrinacultural.les.wordpress.com/2009/05/josede-alencar.jpg hp://rederecord.r7.com/historia.html hp://www.youtube.com/watch?v=4XnvpkfPMik&feature=related

62

LITERATURA BRASILEIRA I

EaD UFMS

Potrebbero piacerti anche