Sei sulla pagina 1di 12

1 Competncia :

a) sinnimo de jurisdio. b) o poder de julgar um caso concreto, com a conseqente soluo do litgio. c) a medida da extenso do poder de julgar. (Voc acertou) d) todas as alternativas esto corretas. Voc acertou Parabns! A resposta certa a letra C. Jurisdio o poder de julgar um caso concreto, com a conseqente soluo do litgio. Competncia a medida da extenso do poder de julgar (da jurisdio).

2 So princpios relacionados jurisdio, exceto:


a) Princpio do juiz natural. (Sua resposta) b) Princpio da delegabilidade da jurisdio. c) Princpio da correlao. d) Princpio da inrcia. Voc errou Sua resposta foi a letra A mas a resposta certa a letra B. Nenhum juiz pode delegar sua jurisdio a outro rgo, pois estaria, por via indireta, violando a garantia do juiz natural (Princpio da indelegabilidade).

3 Assinale a alternativa incorreta.


De acordo com o Cdigo de Processo Penal, a competncia pode ser classificada em razo: a) da matria. (Sua resposta) b) razo do lugar.

c) da pessoa incriminada. d) da pessoa que intenta a ao. Voc errou Sua resposta foi a letra A mas a resposta certa a letra D. De acordo com o Cdigo de Processo Penal, art. 69, a competncia pode ser classificada: incisos I e II pelo lugar da infrao ou pelo domiclio do ru (ratio loci), inciso III pela natureza da infrao (ratio materiae) e inciso VII pela prerrogativa de funo (ratio personae).

4 Assinale a alternativa incorreta.


A competncia em razo da matria penal compreende a justia comum e a especial. A justia especial compreende:

a) Justia Federal. (Voc acertou) b) Justia Eleitoral. c) Justia Militar. d) Competncia poltica do Senado Federal. Voc acertou Parabns! A resposta certa a letra A. A CF, em seu art. 109, prev a Justia Federal como espcie de justia comum.

5 Ao Senado Federal, exercendo atividade jurisdicional,


compete processar e julgar: a) o Presidente da Repblica pelos crimes comum e de responsabilidade. b) os Ministros do STF pelos crimes de responsabilidade. c) os Ministros de Estado pelos crimes de responsabilidade, desde que no sejam conexos aos crimes do Presidente da Repblica. (Sua resposta)

d) o Procurador Geral da Repblica pelos crimes comuns.

Voc errou Sua resposta foi a letra C mas a resposta certa a letra B. O art. 52, I e II, da CF afirma que ao Senado Federal, exercendo atividade jurisdicional, compete processar e julgar: o Presidente da Repblica, o vice, o Procurador Geral da Repblica, os Ministros do STF e o Advogado-Geral da Unio pelos crimes de responsabilidade e os Ministros de Estado pelos crimes de responsabilidade, desde que conexos aos crimes do Presidente da Repblica.

6 Assinale a alternativa incorreta:


a) Em regra, os crimes dolosos contra a vida so julgados pelo tribunal do Jri, da jurisdio comum estadual ou federal, dependendo do caso. b) Legislador infraconstitucional no poder incluir outros crimes, que no elencados na CF, na competncia do tribunal do Jri. c) So de competncia do tribunal do Jri os crime de homicdio, participao em suicdio, infanticdio e o aborto. d) Lei infraconstitucional no poder excepcionar a competncia constitucional do tribunal do Jri. (Sua resposta) Voc errou Sua resposta foi a letra D mas a resposta certa a letra B. A CF, em seu art. 5, inciso XXXVIII, alnea "d", prev a competncia mnima do tribunal do Jri. Nada impede que o legislador infraconstitucional amplie o rol, no podendo, porm, diminu-lo.

7 O STF competente para processar e julgar originalmente:


a) seus prprios Ministros nos crimes comuns. b) os membros do Congresso Nacional nas infraes de

responsabilidade. c) os membros do Tribunal de Contas da Unio apenas nos crimes de responsabilidade.(Sua resposta) d) os membros dos Tribunais Superiores apenas nos crimes comuns. Voc errou Sua resposta foi a letra C mas a resposta certa a letra A. De acordo com o art. 102, I, b e c, CF, o STF competente para processar e julgar originalmente, nas infraes penais comuns, seus prprios Ministros, o Presidente da Repblica, o Vice, os membros do Congresso Nacional e o Procurador Geral da Repblica. Nas infraes penais comuns e nos crimes de responsabilidade competente para julgar os membros do Tribunal de Contas da Unio, os membros dos Tribunais Superiores, os chefes de misso diplomtica de carter permanente, os Ministros de Estado (exceto nos crimes de responsabilidade conexos aos do Presidente da Repblica) e os comandantes das Foras Armadas.

8 Assinale a alternativa incorreta.


O STJ competente para processar e julgar originalmente, nos crimes de responsabilidade: a) Desembargadores dos Tribunais de Justia do Estados e DF. b) Membros dos Tribunais de Contas do Estados e do DF. (Sua resposta) c) Membros dos Tribunais Regionais Federais. d) Governadores dos Estados.

Voc errou Sua resposta foi a letra B mas a resposta certa a letra D. O STJ tem competncia para julgar os Governadores apenas nos crimes comuns (art. 105, I, a, CF).

9 O processo de impeachment do Presidente da Repblica s


ser julgado pelo Senado Federal: a) se o Procurador Geral da Repblica autorizar. b) se o Procurador Geral da Repblica oferecer denncia perante o Senado. (Sua resposta) c) se a Cmara dos Deputados admitir a acusao por dois teros dos votos, em uma nica sesso. d) se o Presidente na renunciar o mandato. Voc errou Sua resposta foi a letra B mas a resposta certa a letra C. O processo de impeachment do Presidente da Repblica divide-se em duas fases: juzo de admissibilidade e julgamento. A primeira etapa tem incio na Cmara dos Deputados que deve admitir a acusao, feita por qualquer cidado, por dois teros de seus membros. Remetendo o processo para julgamento no Senado Federal (art. 86, CF).

10 Os deputados federais e senadores sero julgados, nos


crimes comuns: a) pelo STF, desde que haja licena prvia da respectiva Casa. b) pelo STF, independentemente de qualquer licena prvia da respectiva Casa. (Voc acertou) c) pelo STJ, desde que haja licena prvia da respectiva Casa. d) pelo STJ, independentemente de qualquer licena prvia da respectiva Casa. Voc acertou Parabns! A resposta certa a letra B. Os deputados federais e senadores sero julgados, nos crimes comuns, independentemente de qualquer licena prvia da respectiva Casa (arts. 102, I, b e 53, 1 e 3, CF).

11 Em relao ao julgamento do Presidente da Repblica,


assinale a alternativa correta. a) Admitida a acusao pela Cmara de Deputados, ser o Presidente submetido a julgamento perante no Supremo Tribunal Federal, nos crimes de responsabilidade. b) Admitida a acusao pela Cmara de Deputados, ser o Presidente submetido a julgamento perante o Senado Federal, nos crimes comuns. (Sua resposta) c) O Presidente ficar suspenso de suas funes nas infraes penais comuns, se recebida a denncia ou queixa-crime pelo Supremo Tribunal Federal. d) O Presidente ficar suspenso de suas funes nos crimes de responsabilidade, se recebida a denncia ou queixa-crime pelo Supremo Tribunal Federal. Voc errou Sua resposta foi a letra B mas a resposta certa a letra C. A alternativa correta, nos termos do art. 86, da CF, a "C". Com efeito, aduz referido artigo e que "admitida a acusao contra o Presidente da Repblica, por dois teros da Cmara dos Deputados, ser ele submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal, nas infraes penais comuns, ou perante o Senado Federal, nos crimes de responsabilidade. 1 - O Presidente ficar suspenso de suas funes: I - nas infraes penais comuns, se recebida a denncia ou queixacrime pelo Supremo Tribunal Federal; II - nos crimes de responsabilidade, aps a instaurao do processo pelo Senado Federal".

12 A competncia pela prerrogativa de funo, em relao s


pessoas que devam responder perante eles por crimes comuns e de responsabilidade, atribuda a quem? Assinale a alternativa mais completa.

a) atribuda ao Supremo Tribunal Federal, ao Superior Tribunal de Justia, aos Tribunais Regionais Federais e Tribunais de Justia dos Estados e do Distrito Federal.(Voc acertou) b) atribuda ao Supremo Tribunal Federal, ao Superior Tribunal de Justia, aos Tribunais Regionais Federais, aos Tribunais de Justia dos Estados e do Distrito Federal e s Varas Municipais. c) atribuda ao Supremo Tribunal Federal e ao Superior Tribunal de Justia. d) Nenhuma est correta. Voc acertou Parabns! A resposta certa a letra A. Segundo o art. 84, do Cdigo de Processo Penal, a competncia pela prerrogativa de funo do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justia, dos Tribunais Regionais Federais e Tribunais de Justia dos Estados e do Distrito Federal, relativamente s pessoas que devam responder perante eles por crimes comuns e de responsabilidade. Sendo assim, a alternativa "B" est incorreta por incluir as Varas Municipais. A alternativa "C" est incorreta por no ser a mais completa (de acordo ao questionamento). A alternativa "D" est incorreta, pois a alternativa "A" est correta.

13 Pelos crimes de responsabilidade cometidos durante o


exerccio do mandato: a) a ao s poder ser proposta enquanto durar o mandato. b) a ao poder ser proposta mesmo depois da cessao do mandato. (Voc acertou)

c) a ao s poder ser proposta enquanto durar o mandato, se houver autorizao do Poder Legislativo. d) a ao poder ser proposta aps a cessao do mandato, se houver autorizao do Poder Legislativo. Voc acertou Parabns! A resposta certa a letra B. Pelos crimes de responsabilidade cometidos durante o exerccio do mandato a ao poder ser proposta mesmo depois da cessao do mandato, pois a condenao criminal no visa apenas a decretao de perda do cargo, mas tambm a imposio de pena privativa de liberdade, inabilitao para o exerccio da funo pblica e a reparao do dano causado.

14 Na hiptese de o crime ser praticado por dois ou mais


agentes em concurso, em que um deles tiver foro privilegiado: a) os processos devem ser separados, devendo o agente que tem prerrogativa responder no juzo especial e o que no tem responder no juzo comum. b) os processos devem ser reunidos por conexo e julgados pelo juzo comum. (Sua resposta) c) os processos devem ser reunidos por conexo ou continncia e julgados pelo juzo especial. d) os processos nunca podero ser reunidos, em abono garantia do juiz natural.

Voc errou Sua resposta foi a letra B mas a resposta certa a letra C. Na hiptese de o crime ser praticado por dois ou mais agentes em concurso, em que um deles tiver foro privilegiado, os processos devem ser reunidos por conexo ou continncia e julgados pelo juzo especial, aplicando-se a Smula 704, STF, que dispe: "no viola as garantias do juiz natural, da ampla defesa e do devido processo legal a atrao por continncia ou conexo do processo do co-ru ao foro por prerrogativa de funo de um dos denunciados".

15 Nos processos por crime contra a honra, se o querelante


gozar de privilgio de foro, a exceo da verdade, se cabvel, dever: a) ser proposta no juzo em que o processo tramita, pois o querelado no pode se prejudicar pelo foro privilegiado do querelante. (Sua resposta) b) ser proposta no juzo especial a que o querelante faz jus. c) ser proposta tanto no juzo em que o processo tramita como no juzo especial do querelante escolha do querelado. d) Nenhuma das alternativas anteriores est correta. Voc errou Sua resposta foi a letra A mas a resposta certa a letra B. Nos processos por crime contra a honra, se o querelante gozar de privilgio de foro, a exceo da verdade, se cabvel, dever ser proposta no juzo especial a que o querelante faz jus.

16 Quando desconhecido o lugar onde ocorreu a infrao, e o


ru tiver mais de uma residncia, a competncia, entre os juzes das respectivas jurisdies, se estabelecer:

a) pela preveno. b) pela continncia. c) pela conexo. (Sua resposta) d) pela distribuio.

Voc errou Sua resposta foi a letra C mas a resposta certa a letra A. Institu o art. 72, 1, do CPP que, quando desconhecido o lugar onde ocorreu a infrao, e o ru tiver mais de uma residncia, a competncia, entre os juzes das respectivas jurisdies, se estabelecer pela preveno.

17 So casos de competncia absoluta:


a) ratio materiae e ratio loci. b) ratio materiae e ratio personae. (Voc acertou) c) ratio personae e ratio loci. d) Todas as alternativas esto corretas.

Voc acertou Parabns! A resposta certa a letra B. As competncia fixadas em razo da matria (ratio materiae) e em razo da pessoa (ratio personae) so impostas no interesse da ordem pblica, sendo, portanto, absolutas.

18 Juiz estadual:
a) no tem competncia para cumprir carta precatria expedida por juiz federal, tendo em vista a diferena entre a Justia Federal e a Justia Estadual. b) no tem competncia para cumprir carta precatria expedida por juiz federal, tendo em vista o Princpio da Indelegabilidade. c) no tem competncia para cumprir carta precatria expedida por juiz federal, pois no da mesma hierarquia do juiz federal.

d) tem competncia para cumprir carta precatria expedida por juiz federal.

Voc deixou essa questo em branco. A resposta certa a letra D. Juiz estadual tem competncia para cumprir carta precatria expedida por juiz federal, tendo em vista a finalidade de realizar os atos processuais de forma mais simples e rpida e menos onerosa para as partes, considerando que no cabe ao juiz deprecado proferir decises de mrito, mas to-somente realizar atos citatrios e probatrios (STJ, 3 Sec., Ccomp 17.551-1SC, rel. Min. Jos Arnaldo, DJU, 10 nov. 1997, p. 57669).

19 Assinale a alternativa incorreta:


a) Os crimes dolosos praticados por militares contra civil so de competncia da justia comum. (Sua resposta) b) Compete justia comum processar e julgar o crime de abuso de autoridade praticado por policial militar. c) Compete justia militar processar e julgar acusado de prtica de crime contra instituies militares estaduais. d) Compete justia federal processar e julgar os crimes cometidos contra bens, servios ou interesse da Unio ou de suas entidades autrquicas ou empresas pblicas. Voc errou Sua resposta foi a letra A mas a resposta certa a letra C. Compete justia comum processar e julgar acusado de prtica de crime contra instituies militares estaduais (Smula 53, STJ).

20 Assinale a alternativa correta.


a) Compete justia federal processar e julgar crime praticado contra sociedade de economia mista.

b) Compete justia estadual comum processar e julgar o crime de falsa anotao de carteira de trabalho e Previdncia Social, atribudo a empresa privada. (Voc acertou) c) Compete justia federal processar e julgar crime em que indgena figura como autor ou vtima. d) Compete justia estadual comum processar e julgar crime de falsificao de ttulo de eleitor. Voc acertou Parabns! A resposta certa a letra B. Compete justia estadual processar e julgar crime praticado contra sociedade de economia mista (Smula 42, STJ). Compete justia estadual comum processar e julgar o crime de falsa anotao de carteira de trabalho e Previdncia Social, atribudo a empresa privada (Smula 62, STJ). Compete justia estadual comum processar e julgar crime em que indgena figura como autor ou vtima (Smula 140, STJ). Compete justia federal processar e julgar crime de falsificao de ttulo de eleitor (RT 553/340).

Potrebbero piacerti anche