Sei sulla pagina 1di 9

Lista 5: Dinmica II: Movimento no Plano

Lista 5: Dinmica II: Movimento no Plano NOME:______________________________________________________________________ Matrcula: Turma Turma: Prof. :

Importante:
i. ii. iii. iv. Nas cinco pginas seguintes contm problemas para se resolver e entregar. Ler os enunciados com ateno. Responder a questo de forma organizada, mostrando o seu raciocnio de forma coerente. Analisar a resposta respondendo: ela faz sentido? Isso lhe ajudar a encontrar err erros! os!

1. Um carro de massa 800 kg passa, em uma estrada, pelo alto de um morro q que ue tem a forma de um arco
de uma circunferncia de 40 m de raio, como mostrado na figura. a) Qual a fora que a estrada exerce sobre o carro quando ele passa pelo ponto mais alto do morro a uma velocidade de 15 m/s?; ual a mxima velocidade que o carro pode ter nesse ponto mais alto para que no perca o b) Qual contacto com a estrada?

Lista 5: Dinmica II: Movimento no Plano

2. No sistema da figura ao lado, a bolinha de massa m est amarrada ao eixo vertical AB por fios de massa
desprezvel, e gira com velocidade angular em torno desse eixo. A distncia AB vale L. a) Calcule as tenses nos fios superior e inferior; b) Para que valor de o fio inferior ficaria frouxo?

Lista 5: Dinmica II: Movimento no Plano

3. Um engenheiro precisa calibrar a velocidade angular de um brinquedo num parque de diverses. O


esquema do brinquedo, parecido com um carrossel voador, o seguinte: a) qual a trao fio de comprimento L tem que aguentar para que a massa m faa um ngulo com a vertical? b) qual a velocidade angular que o engenheiro precisa ajustar para ter um ngulo de inclinao igual a ?

Lista 5: Dinmica II: Movimento no Plano

4. Um bloco de ao gira sobre uma mesa de ao enquanto est preso a um tubo oco sem massa de
comprimento igual a 1.2 m. Ar comprimido introduzido atravs do tubo e ejetado por um bocal na parte traseira do bloco produzindo uma fora de 4,0 N perpendicular ao tubo. A tenso mxima que o tubo pode suportar sem quebrar de 50 N. Se o bloco parte do repouso, quantas voltas ele realiza antes que o tubo quebre?

Lista 5: Dinmica II: Movimento no Plano

5. Um trem atravessa uma curva de raio de curvatura igual a 100 m a 30 km/h. A distncia entre os trilhos
de 1 m. De que altura preciso levantar o trilho externo para minimizar a presso que o trem exerce sobre ele ao passar pela curva?

Lista 5: Dinmica II: Movimento no Plano

Questes Conceituais:
(A) Em um mundo sem atrito, quais das seguintes atividades voc poderia (ou no poderia) fazer? Explique seu raciocnio. (a) Dirigir numa estrada curva na qual as curvas no possuem inclinao. (b) Pular no ar. (c) Comear a andar numa calada horizontal. (d) Subir uma escada vertical. (e) Mudar de faixa numa autoestrada. (B) Um avio a jato voa com velocidade constante mantendo um curso nivelado com o solo. Os motores funcionam a pleno vapor. a. Qual a fora resultante sobre o avio? Explique. b. Desenhe um diagrama de corpo livre do avio visto de lado com o avio voando para a direita. Denomine (no apenas indique) todas as foras mostradas no seu diagrama. c. Avies se inclinam lateralmente quando eles fazem a curva. Desenhe um diagrama de corpo livre do avio visto por trs, quando ele faz a curva para a direita. d. Por que avies se inclinam lateralmente quando eles fazem uma curva? Explique. (C) A figura ao lado mostra duas bolas de mesma massa movendo-se em crculos verticais. A tenso na corda A maior, menor ou igual tenso na corda B se as bolas passam pelo topo dos crculos (a) com velocidades iguais (b) com velocidades angulares iguais? (D) Um pequeno projtil lanado paralelo ao solo de uma altura h = 1 m com velocidade suficiente para orbitar um planeta completamente liso e sem atmosfera. Um inseto est dentro de um pequeno buraco no projtil. O inseto encontra-se em imponderabilidade? Explique. (E) Satlites so mantidos em rbita pela fora gravitacional atrativa que a Terra exerce sobre eles. Um satlite numa rbita de raio r em torno da Terra move-se com uma velocidade maior que a velocidade de um satlite numa rbita de raio maior que r.. Baseado nesta informao, o que voc pode concluir sobre a fora atrativa da Terra sobre o satlite? (i) Ela cresce quando a distncia do satlite Terra cresce. (ii) A fora tem a mesma intensidade para todas as distncias do satlite Terra. (iii) Ela decresce quando a distncia do satlite Terra cresce. (iv) A informao dada no suficiente para responder a questo.

Exerccios e Problemas: 1. Dois gmeos, Joo e Maria, esto brincando num carrossel num dia de
inverno numa escola em So Joaquim em Santa Catarina. Cada gmeo tem massa de 30,0 kg. Uma camada de gelo torna a superfcie do carrossel sem atrito. O carrossel gira a uma taxa constante com os gmeos sobre ele. Maria, que est sentada a 1,80 m do centro do carrossel, precisa segurar-se a uma das barras metlicas com uma fora horizontal de 60,0 N para no deslizar. Joo est sentado na borda do carrossel, a 3,60 m do centro. a) Com que fora horizontal Joo de segurar-se para no cair? b) Qual a velocidade de Joo?

2. Uma bola de 100 g, presa a um barbante de 60 cm de comprimento, gira em um crculo vertical em torno
6

Lista 5: Dinmica II: Movimento no Plano

de um ponto a 200 cm do piso. Subitamente, o barbante se rompe quando est paralelo ao solo, com a bola se movendo para cima. A bola atinge uma altura de 600 cm acima do piso. Quanto vale a tenso imediatamente antes do barbante se romper?

3. O caminho representado na figura ao lado transporta


uma bobina de ao. Os coeficientes de atrito esttico (e) e cintico (c) entre a bobina e a carroceria so respectivamente iguais a 0,18 e 0,15. Considere que o caminho esteja se movendo com uma velocidade escalar igual a 20 m/s em uma estrada em duas situaes distintas: a primeira, num trecho da estrada que apresenta uma curva circular com a pista inclinada lateralmente (fig. 1), e a segunda em um trecho reto e horizontal da estrada (fig. 2). a) calcule, no primeiro caso, o menor valor do raio de curvatura da pista para que o caminho complete a curva sem que a sua carga deslize na carroceria; b) calcule, no segundo caso, a velocidade com que a bobina de ao colide contra a cabine do veculo quando ele obrigado a frear com uma desacelerao constante e parar em exatos 10 s.

4. Prope-se que, no futuro, as estaes espaciais gerem gravidade artificial por meio de rotao. Suponha
que uma estao seja construda na forma de um gigantesco cilindro com 1.000 m de dimetro que gira em torno de seu eixo. A superfcie interior constitui o convs da estao espacial. Que perodo de rotao estabelecer a gravidade "normal"?

5. Num parque de diverses, um passageiro est sentado numa


cadeira de uma roda gigante de raio R e que gira com velocidade escalar constante v. O assento fica sempre na posio vertical. (Veja a figura ao lado). a) Encontre expresses para a fora que o assento exerce sobre o passageiro no topo e na parte mais baixa de uma volta. b) Descreva o que acontece quando a velocidade v aumenta. O que acontece com o passageiro quando g for igual a v2/R? E quando v2/R > g?

6. Satlites de comunicao so colocados em rbitas circulares onde eles permanecem diretamente acima
de um ponto fixo no equador enquanto a Terra gira. Estas rbitas so chamadas rbitas geossincrnicas. A altitude de uma rbita geossincrnica de 3,58 x 107 m. a) Qual o perodo de um satlite numa rbita geossincrnica? b) Encontre o valor de g nesta altitude. c) Qual o peso de um satlite de 2 000 kg numa rbita geossncrnica?

7. Voc est voando para Nova York e acaba de ler uma revista de bordo que traz um artigo sobre a fsica
do voo. Voc aprendeu que o fluxo de ar sobre as asas cria uma fora de sustentao que sempre perpendicular s asas. Em voo nivelado, a sustentao orientada para cima, contrabalana exatamente a fora gravitacional dirigida para baixo. O piloto diz pelos fones que, devido ao trfego areo intenso, o 7

Lista 5: Dinmica II: Movimento no Plano

avio vai permanecer circulando ao redor do aeroporto por algum tempo. Ele diz que manter o avio a uma velocidade de 400 mph e a uma altitude de 20.000 ps. Ento, voc comea a se indagar sobre o dimetro do crculo horizontal descrito pelo avio ao redor do aeroporto. Voc percebe que o piloto inclinou lateralmente o avio, de modo que as asas formem 10 com a horizontal. O carto de instrues sobre segurana, na bolsa da parte de trs do banco da frente, informa que o comprimento da asa do avio de 250 ps. O que voc pode descobrir a respeito do dimetro?

8. Um pndulo cnico formado prendendo-se uma bola de 500 g extremidade de


um fio de 1,00 m de comprimento. A outra extremidade presa ao teto e a massa colocada movendo-se num crculo horizontal de raio igual a 20,0 cm. A figura ao lado mostra que o fio descreve a superfcie de um cone. Da o nome. a) Qual a tenso no fio? b) Qual a velocidade angular da bola em rpm?

9. Um pequeno bloco de massa m colocado dentro de um cone invertido que est


girando em torno de um eixo vertical de modo que o tempo de uma volta do cone T. As paredes do cone fazem um ngulo com a vertical. O coeficiente de atrito esttico entre o bloco e o cone . Se o bloco deve permanecer a uma altura h acima do vrtice do cone, quais so os valores mximo e mnimo de T?

10.

Uma bola mantida em repouso na posio A da figura ao lado por duas cordas leves. A corda horizontal cortada e ento a bola comea oscilar como um pndulo. O ponto B o ponto mais distante direita que a bola vai quando ela oscila de um lado para o outro. Calcule a razo entre a tenso na corda na posio B e a tenso na posio A antes da corda ser cortada.

Lista 5: Dinmica II: Movimento no Plano

RESPOSTAS: 1. a) 120N b) 3.79m/s 2. 13,1 N 3. a) 62 m; b) 1,41 m/s (em relao ao caminho) 4. 45,0 s 5. (a) N top = m ( g v 2 / R ) ; N baixa = m ( g + v 2 / R ) 6. (a) 24,0 h; (b) 0,223 m/s2; (c) 0 N 7. (a) 5,00 N; (b) 30 rpm 8. 37 km
Tmin = 2 h tan sen cos g cos + sen h tan sen + cos g cos sen

9.
Tmax = 2

10. cos2

Potrebbero piacerti anche