Sei sulla pagina 1di 35

INTRODUO TEOLOGIA

Questes nucleares e fundamentos


Prof. Carlos Cunha 2013

BIBLIOGRAFIA
LIBANIO, J.B.; MURAD, Elias. Introduo teologia: perfil, enfoques e tarefas. 3.ed. So Paulo: Loyola, 2001. 372p. BOFF, Clodovis. Teoria do mtodo teolgico. 3.ed. Petrpolis: Vozes, 1998. LAMBERT, Dominique. Cincias e teologia: figuras de um dilogo. So Paulo: Loyola, 2002. HAIGHT, Roger. Dinmica da teologia. So Paulo: Paulinas, 2004.

RAUSCH, Thomas (Org.). Introduo teologia. So Paulo: Paulinas, 2004.


McGRATH, E. Alister. Teologia: os fundamentos. So Paulo: Loyola, 2009. FISICHELLA, Rino. Introduo teologia fundamental. So Paulo: Loyola, 2000. BARTH, Karl. Introduo teologia evanglica. 7.ed.So Leopoldo: Sinodal, 2002. RIBEIRO, Ssie, MURAD, Afonso, GOMES, Paulo. A casa da teologia: introduo ecumnica cincia da f. So Paulo: Paulinas, So Leopoldo: Sinodal, 2010.

Perguntas pelo saber


Perguntas de natureza filosfica O que ? Por qu? Para qu? Perguntas de natureza teolgica O que teologia crist? Por que estud-la? Etc. Perguntas pastorais Como o estudo da teologia afeta a minha comunidade? Que palavra tem a teologia para o mundo? Perguntas existenciais No basta ter f? Como a teologia toca a minha vida?

QUESTES NUCLEARES

Etimologia
Percurso histrico do termo Conceitos Consideraes

ETIMOLOGIA

O termo composto de 2 termos gregos que lhe definem a natureza: QeoV (Thes) + logia (Logia) A palavra teologia no aparece na Bblia. O termo mais prximo QeologoV, algum que fala de Deus ou coisas divinas (Ap). Teologia um termo pr-cristo. Ele aparece pela 1 vez em Plato (Rep.379a), depois em Aristteles e Homero para designar a mais alta das 3 cincias tericas, aps a matemtica e a fsica.

No estoicismo, a teologia torna-se uma disciplina filosfica e no pensamento cristo, com Clemente e Orgenes, o termo apropriado do lxico grego toma novos contornos.

PERCURSO HISTRICO DO TERMO

No grego antigo, Q hino de louvor aos deuses. A Q est ligada em suas razes orao e ao anncio.
Em Plato, Q estudo crtico-racional dos deuses da mitologia, com o objetivo de criar bons cidados. A Q crtica (postura interrogativa), pedaggica (forma carter, paidia) e poltica (forma cidado da polis).

Em Aristteles, Q o estudo do Ser mais excelente ou supremo. o cume da filosofia.


Na era crist, Q, na perspectiva da Escola de Alexandria, o estudo de Deus para dentro (trindade) e estudo de Deus para fora (histria da salvao). Com Abelardo, sc.XIII, Q passa a ser estudo cientfico.

CONCLUSO

A Q carrega as marcas de suas fontes: 1) da fonte crist veio-lhe o contedo: o Deus da f e 2) da fonte grega, veio-lhe a forma: o estudo racional de Deus. Do percurso histrico, podem-se retirar lies sobre a compreenso do termo. Q est relacionada com:
1.

2.
3. 4.

Orao e proclamao Postura crtica e formativa A F pergunta e a Q responde Ortodoxia (para dentro) e ortopraxia (para fora)

Teologia tem a ver com logia, com palavra, com saber, com cincia. Coloca-se Deus em discurso humano. Etimologicamente, significa um discurso, um saber, uma palavra, uma cincia de ou sobre Deus. Ou como sugere Clodovis Boff: a partir de Deus. Como colocar Deus em discurso humano? Tenses: 1. Imanncia e transcendncia Como pode o humano, limitado, falar sobre o divino, eterno?
2. Q apoftica e Q cataftica No seria o silncio

diante do mistrio melhor do que verbalizar o mistrio?

CONCEITOS

Explicar o motivo da f crist, falar com toda coerncia do Deus de quem as Escrituras do testemunho, ou falar de todas as coisas referindo-as a Deus, essas frmulas que s pretendem introduzir, e no so as nicas possveis, apresentam o programa da teologia. (LACOSTE,
Jean-Yves. Dicionrio crtico de teologia)

Para Justo Gonzlez, Q est relacionada as tarefas de: explicar a realidade; sistematizar a doutrina crist; defender a f; criticar a vida; proclamar a Igreja e contemplar Deus. (Introduo teologia crist) Q define-se como reflexo crtica, sistemtica sobre a inteleco da f. A Q trata de Deus, mas mediado pela f, pela acolhida de sua palavra, que, por sua vez, nos vem comunicada pela revelao transmitida na tradio

CONSIDERAES

A Q uma construo paulatina do conhecimento humano acerca de Deus. em funo dessa necessidade de explicar o mundo, e de se explicar, que os seres humanos vm sistematicamente empreendendo buscas teolgicas. Teologia loga pensado no a partir do logos grego profano (palavra-pensamento), mas loga pensado a partir do dabar (hebraico), palavra em ao, dinmica, criadora e libertadora. Exemplo: Sl 104. Talvez o receio em relao a teologia esteja ligado ao seu conceito embrionrio, segundo o qual esteve relacionado a Plato e Aristteles que definiam a teologia como o estudo das narraes mitolgicas.

A teologia no tem tido o reconhecimento que lhe devido. H muita ignorncia e pr-conceitos sobre o fazer teolgico Muitos pastores desprezam a teologia e sem preparo teolgico condenam a sua igreja ao infantilismo e raquitismo espirituais. Com o pretexto para preservar o estado de alienao, pessoal e da comunidade, semeiam mentiras entre os cristos. Quo triste um cristo que no entende a prpria f. F cega. F confusa que no tem convices profundas. Veja Is 7.9 e I Pe 3.15 exemplos bblicos de f que busca entendimento, convices. um risco para a teologia se perder nos meandros de uma multido de detalhes e obscurecer a percepo do que realmente essencial. H o perigo na caminhada teolgica de trocar a f sincera pelo intelectualismo. A teologia pode se tornar um dolo quando deixamos de utiliz-la como meio para compreender o divino e o humano e camos na idolatria das ideias, dos conceitos e

A teologia no algo que cai do cu, mas o produto de uma reflexo permanente a partir de uma situao concreta, estabelecendo um ponto entre a informao bblica e nossa situao. Por isso, parafraseando Antonio Machado: fazemos teologia ao andar.
O estudante de teologia precisa ter cautela ao emitir juzos. necessrio conhecimento bblico-teolgico e bom-senso aguado para ensinar e exercer influncia. No se deve submeter teologia ao leito de Procusto do pensamento ideolgico ps-moderno. Cabe ao telogo romper com o sistema cado e propor os valores do Reino de Deus. A teologia dinmica e precisa ser pensada a partir da nossa realidade. Para isso, relevncia temtica[2] fundamental.

[2] Karl Barth chama de relevncia temtica o cristo que produz teologia de forma contextual.

FUNDAMENTOS I

Teologia e cincia
F e palavra F e experincia F e prtica

TEOLOGIA E CINCIA

A Q cincia na medida em que realiza a trplice caracterizao formal de toda cincia, que a de ser crtica, sistemtica e dinmica.
Enquanto cincia humana, a Q tem uma racionalidade hermenutica: ela procura compreender o sentido de f luz do texto da vida. A Q no uma cincia qualquer. A teologia sui generis porque sua base, a revelao, nas Escrituras ou na criao completamente diferente dos objetos de estudo de outras cincias. O ser humano s pode chegar ao conhecimento de Deus na medida em que este se faz conhecido a ele atravs da

TEOLOGIA E CINCIA

A Q no uma cincia autnoma. Ela recorre ao instrumental de outras cincias antropologia, sociologia, histria, psicologia, filosofia etc. para desenvolver sua reflexo. Toda verdade verdade de Deus. Nenhum conhecimento verdadeiro, em ltima anlise, realmente secular.

A Q como cincia interdisciplinar em dilogo constante com os outros campos do saber. A interdisciplinaridade uma proposta plena diferente da cincia especializada (multidisciplinar e transdisciplinar).
O dilogo cincias-teologia encerra sempre um risco: ficar entre dois fogos: o racionalismo radical e o fidesmo; o concordismo e o discordismo. Como evitar esta tenso?

TEOLOGIA E CINCIA
Teologia como uma cincia diferenciada Revelao Afirmar que a teologia uma cincia no equivale a coloc-la no mesmo plano das cincias empricas ou experimentais, e sim evidenciar que, embora com seu carter paradoxal determinado pelo fato de dever ela estudar o mistrio da revelao de Deus , ela constri e emprega um instrumental cientfico que lhe permite alcanar resultados universalmente comunicveis Rino Fisichella

O objeto de estudo o evento da revelao e a f que nela depositam os cristos

TEOLOGIA E CINCIA
Sobre REVELAO Processo pelo qual Deus desvenda para o ser humano a natureza e o mistrio da vontade e dos propsitos eternos de dEle para o ser humano. Conjunto de verdades reveladas DOGMTICA E APOLOGTICA Atividade de Deus na histria da salvao, por meio de palavras e obras, culminando em Jesus (auto-revelao de Deus), quanto em sua atividade constante para que seu povo conhea e individualmente aceite essas realidades, a elas submetendo-se.

TEOLOGIA E CINCIA

A questo do MTODO Categoria Espiral hermenutica Karl Larenz (19031993) Relao entre o sujeito (quem percebe) e o objeto (o que percebido) onde ambos modificam um ao outro. O sujeito modifica o objeto, pois lhe atribui significado, e o objeto modifica o sujeito, pois altera a subjetividade humana (elemento da f) SUJEITO significado OBJETO

OBJETO subjetividade SUJEITO

Fontes teolgicas: F-PALAVRA

O princpio formal objetivo da teologia a Revelao

(Palavra de Deus). Fazer teologia ver tudo luz da Palavra.


A Doutrina da f ou a Palavra de Deus se encontra

concretamente na Sagrada Escritura, lida e tradicionada na e pela comunidade eclesial.


A Revelao detm sobre a razo um primado absoluto. O

ser humano s pode acolher a Palavra no maravilhamento da contemplao e do amor, fonte secreta de toda palavra teolgica.
O ponto de partida estritamente terico (epistemolgico) do

discurso teolgico s pode ser a f positiva. J seu ponto de partida prtico (didtico, expositivo, pastoral etc.) pode ser

Fontes teolgicas: F-PALAVRA

A teologia, como toda cincia, parte necessariamente de

pressupostos ou de princpios, que ela explicita com toda a clareza. Contudo, os princpios no devem ser confundidos com preconceitos. Aqueles abrem a inteligncia, esses a fecham.
O princpio determinante da teoria teolgica no pode ser

nem a experincia nem a prtica, mas sim a Palavra (a de Deus, primeiro, a da f da comunidade, em seguida aqui h uma diferena com a tradio protestante). Pois tanto a experincia como a prtica precisam ambas ser avaliadas luz da Palavra revelada e por ela animadas.

Fontes teolgicas: F-EXPERINCIA

A palavra da f determinada pela experincia da f. pois

desta que a teologia fontalmente se nutre.


O cristo simples o tipo de todo fiel, que, crendo na

simplicidade de seu corao, se torna discpulo do Esprito, que lhe faz conhecer o sentido da vida de maneira muito mais profunda que o poderia compreender o maior pensador, privado da f.
A cincia teolgica faz bem em no esquecer o sentido

mstico de sua raiz etimolgica, para guardar sempre um fundamental perfil contemplativo e querigmtico.

Fontes teolgicas: F-EXPERINCIA

No Oriente, a tradio teolgica conservou uma ligao com

a vida espiritual e com a liturgia. J no Ocidente, a vertente mstica tem dado lugar a um intelectualismo esterilizante.
A primeira posio do telogo de joelhos. S uma teologia

genuflexa obtm do Esprito o dom de uma mente iluminada.


Uma teologia viva e vivificadora passa pela experincia do

Esprito vivificador.

Fontes teolgicas: F-PRTICA

A prtica, como por um retorno dialtico, pode tambm

iluminar a f e contribuir, com seu potencial epistemolgico prprio, para o conhecimento teolgico.
A teologia, que tem na Revelao seu princpio determinante,

encontra a fonte de seu conhecimento no s nas palavras da f mas tambm, e enquanto iluminada por elas, na prtica da f, que atualiza e encarna a Palavra hoje.
A vida de f das pessoas e comunidades mostra aspectos do

mistrio de Deus a que o telogo no deve de modo algum ficar desatento na construo de sua teologia.

Fontes teolgicas: F-PRTICA

O primado da prtica se justifica apenas na ordem de

prtica da f (caridade), no na da teoria da f (teologia).


Para que seja rico e fecundo, o confronto entre f e prtica

deve, para o telogo, se dar na vida real antes que na teoria teolgica. Isso implica, como condio necessria que o telogo tenha uma vinculao real com a vida concreta da comunidade eclesial.
A luz prpria da prtica para a teologia consiste que ela, por

uma lado, provoca o conhecimento teolgico e, por outro, o verifica. Em outras palavras: interroga e reconhece a verdade teolgica.

FUNDAMENTOS II

Processos
Articulaes

PROCESSOS
Entre os testemunhos que o telogo deve ouvir h os primrios (Sagradas Escrituras); os secundrios (Tradio); os tercirios (testemunhos eclesiais credos, liturgias, magistrio, Pais, doutores e telogos; e por fim, h os alheios, que podem ser apropriados pela teologia (religies, filosofias, ideologias, cincias, histria e sinais dos tempos). A escuta da positividade da f sempre ativa. Compreende uma heurstica (busca dos textos corretos e autnticos); uma hermenutica (interpretao adequada dos textos); e uma crtica (apreciao justa dos mesmos textos).

PROCESSOS
Importa distinguir a verdadeira tradio, que um processo vivo, dinmico e criativo, do tradicionalismo, que entende coisificar e mumificar a tradio, o que s pode fazer matando-a. A tradio decisiva para conferir a uma pessoa ou comunidade uma identidade histrica, um enraizamento vital, uma ncora existencial. Sem tradio, as pessoas ou comunidades tornam-se vtimas das mudanas, do desorientamento geral e soobram no niilismo. As funes principais da tradio na Igreja so: construir o texto bblico, conserv-lo passando-o adiante e atualiz-lo criativamente atravs de novas releituras, segundo os tempos.

PROCESSOS
Distino entre: Tradio apostlica, que fundadora dos textos do NT e condio formal para que esses explicitem todo o seu sentido. Tradio eclesial, que prolonga dinamicamente a primeira, a atualiza e ao mesmo tempo cria novas tradies, que concretizam, nas diferentes culturas e pocas, as exigncias da tradio apostlica. Dogma, no sentido estrito, uma verdade revelada, vinculante e declarada formalmente pelo magistrio pastoral. Em sentido amplo, indica qualquer verdade de f.

Distino entre substncia visada e a formulao cultural.

PROCESSOS
A importncia da teologia do laicato a vida uma realidade rica de mltiplas dimenses, que vo desde a nossa vida interior at vida planetria. A teologia no pode excluir nenhuma dessas dimenses. A questo da linguagem - H duas espcies de analogia: a conceitual e a metafrica. A primeira abstrata e a segunda concreta. A conceitual, embora fale de atributos prprios de Deus, tambm e sempre inadequada em relao ao modo de atribuir a Deus aqueles atributos. preciso articular os dois tipos de linguagem: a conceitual, que tem um particular poder cientfico (crtico e provante); e a simblica, que tem de prprio comover o corao, promover a converso e mover ao.

ARTICULAES
Na relao interdisciplinar, a Teologia considerada a cincia soberana. Sua excelncia provm do fato de que considera a Realidade absoluta que Deus, objeto mximo do pensar humano. A Teologia est aberta s demais cincias, pois precisa delas para se construir como discurso concreto. Todas as cincias so consideradas pela Teologia como mediaes que ajudam a compreender mais plenamente as realidades da f. A Teologia serve-se dos recursos das cincias, respeitando sempre sua autonomia especfica e, ao mesmo tempo, criticando as pretenses pseudofilosficas ou

ARTICULAES
A Teologia recebe dos outros campos do saber uma vlida contribuio crtica: eles ajudam a purificar, aprofundar e provocar a razo teolgica. Enquanto resposta humana proposta divina, a f pressupe sempre uma filosofia, como postura existencial de buscar o sentido radical vida. Nesse sentido, a filosofia intrnseca f e tem um lugar estrutural na teologia. A funo geral da Filosofia na Teologia refletir o fundo ontolgico dos conceitos teolgicos.

ARTICULAES
A Filosofia, enquanto atitude, serve Teologia:

1.Como parceira exigente do dilogo cultural; 2.Para adquirir a arte de pensar; 3.Para elaborar criticamente o fundo filosfico implicado nas questes da teologia.
As cincias interessam grandemente teologia hoje ttulo de mediao cultural (ex. TdL)

ARTICULAES
A Teologia necessria:

1) Para a Igreja em seu conjunto, a fim de se desincumbir a contento de sua misso evangelizadora frente s exigncias da racionalidade moderna e ps-moderna;
2) Para alguns cristos individualmente, que encontram a sua vocao de servio e tambm sua auto-realizao; 3) Para a sociedade de forma absoluta (lidar com questes eternas); para a sociedade ps-moderna (discernimento) e para a sociedades perifricas (tematizar a libertao).

ARTICULAES
O Pluralismo teolgico tem duas bases de legitimidade: 1) A transcendncia da f, de que teologia alguma, por ser humana, consegue dar totalmente conta. Da a necessidade de vrias teologias para enriquecer com novas perspectivas o mistrio sempre maior; 2) O contexto cultural limitado em que toda teologia opera e pelo qual sempre condicionada. A prpria Bblia um exemplo de pluralismo teolgico. Nela se encontram distintas vises da mesma verdade. O exemplo maior o Evangelho de Cristo, que teologizado segundo quatro cristologias diferentes.

ARTICULAES
O pluralismo teolgico legtimo frente aos grandes territrios socioculturais, os sinais dos tempos e os problemas novos. A frmula do pluralismo teolgico : uma f muitas teologias. Portanto: unidade de f na pluralidade teolgica. E vice-versa: pluralidade teolgica na unidade da f. O pluralismo teolgico pede algumas virtudes: 1) Humildade em reconhecer a limitao da teologia. 2) Liberdade e coragem para avanar novos pontos de vista. 3) Cuidado em salvaguardar a essncia da f (ortodoxia) e a comunho eclesial (caridade). 4) Generosidade em julgar a teologia dos outros.

Potrebbero piacerti anche