Sei sulla pagina 1di 63

A DINMICA INTERNA DA TERRA

ESTRUTURA

INTERNA
DA TERRA

TEORIA DA DERIVA DOS CONTINENTES

Defendida pelo geofsico alemo Alfred Wegener, em 1912. Havia originalmente uma nica massa continental, a Pangia, cercada pelo um nico oceano, o Pantalassa. Na era Mesozica teria comeado a fragmentao. Formou-se dois continentes:Laursia, ao norte e Gondwana, ao sul. A partir da foram se sucedendo at a configurao atual.

Wegener no definiu as causas. Sugeriu o movimento de rotao da Terra e as mars. As maiores evidncias eram as identidades geolgicas e de vida animal e vegetal entre os continentes. Na comunidade cientfica da poca poucos davam crditos s idias de Wegener, acabando esquecida durante anos, voltando a ser considerada com o passar dos anos com os avanos tecnolgicos

GEOGRFICAS: AS LINHAS DA COSTA DE ALGUNS CONTINENTES ENCAIXAM PERFEITAMENTE.

PALEONTOLGICAS: FSSEIS DE GLOSSOPTERIS

CLIMTICAS: EVIDNCIAS DE
GLACIAES

A RESPOSTA PARA A DERIVA


Durante a dcada de 60, gelogos americanos encontraram uma resposta para a causa da deriva. A respostas estava no fundo dos oceanos. Pois as rochas situadas no centro do assoalho submarino so mais recentes do que as das bordas, chegou a concluso de que verdadeiras esteiras rolantes submarinas so responsveis pelo movimento das placas tectnicas. Ao longo das grandes cordilheiras submarinas(dorsais ocenicas), abrem-se fendas pr onde passa o material magmtico, que aps se resfriar forma uma nova crosta, provocando a expanso do fundo do mar.

TECTONICA DE PLACAS

TEORIA DA TECTONICA DE PLACAS


Resultado da teoria de Wegener e da descoberta da expanso do fundo do mar.

A crosta terrestre esta dividida em placas de espessura mdia de 150 km QUE FLUTUAM SOBRE UM SUBSTRATO PASTOSO: a astenosfera e sobre o magma.

justamente na regio de encontro entre uma placa e outra que ocorrem fenmenos e as conseqentes modificaes na crosta terrestre. Estas regies esto sujeitas a vulcanismo e terremotos As reas mais estveis localizam-se no interior das placas. Estes encontros no acontecem da mesma forma.

PRINCIPAIS PLACAS TECTONICAS


Americana Pacfico Antrtica Indo-australiana Euro-asitica Africana

REAS DE ENCONTRO DAS PLACAS


Convergncia ou Zona de subduco
Afastamento, limites divergentes ou cristas em expanso Deslizamento ou limites transformantes Coliso e soerguimento

MOVIMENTO CONVERGENTES
1. ocenica - continental

2. ocenica - ocenica

3. continental - continental diferena de densidade

1. ocenica - continental

COMO EXEMPLO DE PLACAS COM ESSE TIPO DE MOVIMENTO PLCA DE NAZCA COM A SUL-AMERICANA.

2. ocenica - ocenica

COMO EXEMPLO DE PLACAS COM ESSE MOVIMENTO PODE SER CITADA A DO JAPO COM A DO PACFICO

3. continental-continental

COMO EXEMPLO DE PLACAS COM ESSE MOVIMENTO, PODE SER CITADA A INDIANA COM A EURO-ASITICA.

CONSEQNCIAS DO MOVIMENTO CONVERGENTE


Coliso entre placas (contato destrutivo); Subduco de placas; Formao de fossas ocenicas; Formao de ilhas; Formao de montanhas continentais; Atividades ssmicas; Vulcanismo; Maremotos (tsunamis).

GERALMENTE A CROSTA OCENICA FUNDE-SE NO MANTO E MUITAS VEZES ESTAS ROCHAS FUNDIDAS ABREM CAMINHO AT A SUPERFCIE E FORMAM VULCES.

AS MONTANHAS TM ORIGEM COMO CONSEQNCIA DO MOVIMENTO CONVERGENTE.

MOVIMENTO DIVERGENTE
Caracteriza por ser um movimento de separao entre as placas.

1-Fossa tectnica ou rift valley.

MOVIMENTO DIVERGENTE
Dorsal ocenica (tambm chamada dorsal submarina ou dorsal mesoocenica) o nome dado a grandes cadeias de montanhas submersas no oceano, que se originam do afastamento das placas tectnicas. O surgimento das placas e seu conseqente afastamento so devidos s correntes convectivas de magma divergentes no manto. As dorsais submarinas dos oceanos esto conectadas, formando a maior cadeia de montanhas do mundo, com cerca de 60.000 km de extenso.

2-Dorsal ocenica ou montanha submarina

LIMITES DIVERGENTES
Dorsais ocenicas ou montanhas submarinas

Dorsal do Leste-Pacfico

Dorsal Meso Atlntica Dorsal do Sudeste Indiano

Formao de oceano pela atividade das dorsais

Juno Trplice no Oriente Mdio

Rift Valley

O Rift Valley ou Vale da Grande Fenda uma depresso de 6.000 quilmetros de extenso que rasga o Qunia e boa parte da frica... (Burundi, Etipia, Malau, Qunia, Uganda...)

CONSEQNCIAS DO MOVIMENTO DIVERGENTE


Afastamento de placas (contato construtivo aumento o assoalho ocenico) Formao dos dorsais ocenicos (zona de agregao); Formao de rift valley (vale de afundamento); Formao de ilhas; Atividades ssmicas; vulcanismo.

LIMITE TRANSFORMANTE
As placas tectnicas deslizam e roam uma pela outra, no havendo geralmente nem destruio nem criao de crosta. A maior parte dos limites transformantes ocorre nos fundos ocenicos onde provocam o movimento lateral de cristas ativas, dando a estas um aspecto ziguezagueante. No entanto, os limites transformantes mais conhecidos situam-se em terra, sendo o exemplo mais famoso a falha de Santo Andr, que materializa o limite entre a placa do Pacfico e a placa Norte-americana.

LIMITE TRANSFORMANTE

CONSEQNCIAS DO MOVIMENTO TRANSFORMANTE: Deslizamentos naturais (contato conservativo); Deformao do relevo de contato; Formao de falhas; Atividades ssmicas

A ZONA DE FRATURA DE SANTO ANDR TEM CERCA DE 1 300KM DE COMPRIMENTO E, EM ALGUNS LUGARES, DEZENAS DE QUILMETROS DE LARGURA, AFETANDO APROXIMADAMENTE DOIS TEROS DA EXTENSO DA CALIFRNIA. ESTA FALHA TRANSFORMANTE CONSTITUI UMA FRONTEIRA DE PLACAS, ONDE, DESDE H 10 MILHES DE ANOS, AS PLACAS PACFICA E NORTE-AMERICANA DESLIZAM HORIZONTALMENTE UMA PELA OUTRA RAZO DE CERCA DE 5CM/ANO.

POSIO DOS CONTINENTES DAQUI A 150 MILHES DE ANOS. SER?

reas de encontro das placas


Conseqncias: vulcanismo, terremotos e orognese.

TERREMOTOS

Uma das manifestaes mais temidas e destruidoras dos movimentos da crosta terrestre. Ocorrem quando as foras tectnicas atuam prolongadamente em reas de rochas duras, elas provocam fraturas ou o deslocamento de camadas.Seu ma das camadas se mover horizontalmente ou verticalmente, sero produzidas ondas vibratrias que se espalham em vrias direes, causando um terremoto.

Portanto, o terremoto produzido pr acomodaes geolgicas de camadas internas da crosta ou pela movimentaes das placas. Em limites transformantes, onde no h convergncia nem divergncia de placas. Podemos citar como exemplo a falha de San Andreas , na Califrnia, EUA e a falha da Anatlia, na Turquia.

O ponto onde o terremoto se origina recebe o nome de Centro ou Foco. O ponto da superfcie terrestre diretamente acima do centro o Epicentro, onde o terremoto sentido com maior intensidade.

PROPAGAO DE ONDAS

TIPOS DE ONDAS

Ondas P (primarias) So as mais rpidas. So tipo ondas longitudinal, as rochas vibram no sentido avanado da onda.

Ondas S (secundarias)

Ondas superficiais

So mais lentas. De tipo de transversal, a vibrao das partculas perpendicular ao avano da onda.

Quando as ondas P e S chegam na superfcie originam ondas na terra.

Os terremotos so classificados principalmente pela escala de Richter, frmula matemtica que determina a largura das ondas. De forma geral, terremotos com magnitudes de 3.5 ou menos so raramente percebidos; de 3.5 a 6.0 so sentidos e causam poucos danos; entre 6.1 e 6.9, podem ser destrutivos e causar danos em um raio de cem quilmetros do epicentro; entre 7.0 e 7.9, causam danos srios em reas maiores; e de 8 em diante so destrutivos por um raio de centenas de quilmetros.

SO PAULO ATINGIDA, EM 22/04/2008,POR TREMOR DE 5,2 GRAUS NA ESCALA RICHTER


O epicentro do terremoto ocorreu a cerca de 215 km de So Vicente, no litoral sul de So Paulo e atingiu 5,2 graus na escala Richter. O tremor ocorreu a aproximadamente 10 km de profundidade

VULCANISMO

Chamamos de vulcanismo os fatos e fenmenos geogrficos relacionados com as atividades vulcnicas, atravs dos quais o magma do interior da Terra chega at a superfcie.

FASES DE EVOLUO DE UM VULCO

H medida que vo ocorrendo as erupes vulcnicas os materiais emitidos pelos vulces vo-se acumulando em torno da abertura pela qual foram expelidos o que faz com que o cone vulcnico v adquirindo dimenses cada vez maiores

Mistura de materiais rochosos no estado de fuso que se encontram no interior da Terra

Magma que surge superfcie terrestre

muito rico em gases e medida que ascende vai perdendo esses mesmos gases

Menos rica em gases ao arrefecer solidifica formando rochas

Erupes que ocorrem superfcie

Erupes que ocorrem nos fundos marinhos. Se o cone vulcnico atingir a superfcie formam-se as ilhas vulcnicas Ex: Aores e Madeira

Vulco dos Capelinhos - Aores

Erupes submarinas

Erup es subare

VULCANISMO(GISERES)
Um Giser uma nascente termal que entra em erupo periodicamente, lanando uma coluna de gua quente e vapor para o ar. A formao de giseres requer uma hidrogeologia favorvel, o que existe apenas em poucos locais na Terra; logo so fenmenos razoavelmente raros. Existem cerca de mil em todo o mundo, e metade destes no Parque Nacional de Yellowstone nos Estados Unidos.

O CRCULO DE FOGO
A maior parte dos vulces se localiza ao longo ou prximo do limite de placas tectnicas.So os chamados vulces de limite de placas. Porm alguns deles localizam-se no interior de uma placa, sendo pr isto chamados de vulces intraplacas, cujo exemplo mais conhecido o arquiplago havaiano, situado no interior da placa do Pacfico.

Esta rea estende-se pelos oceanos pacfico e Atlntico e pelo mar Mediterrneo. Temos vulces tanto nos limites de divergncia , como nos de convergncia. Nos limites divergncia, geralmente nos fundo do mar, ocorrem quase 80% das manifestaes vulcnicas da Terra.

VULCANISMO (FONTES TERMAIS)


CALDAS NOVAS - GO

As fontes termais so nascentes comuns, a no ser por sua gua morna ou, em alguns lugares, quente. Muitas fontes termais ocorrem em regies de atividade vulcnica recente e so alimentadas por gua aquecida por contato com rochas quentes abaixo da superfcie.
H rochas quentes mesmo onde no tenha havido qualquer atividade vulcnica recente, pois a temperatura aumenta medida que aumenta a profundidade. Assim, se a gua se infiltrar no solo at grandes profundidades, possvel que, ao brotar numa fonte, ela ainda mantenha temperatura elevada, principalmente se a subida do aqfero at a superfcie for rpida, sem que haja tempo para que a gua esfrie. Fontes termais podem coexistir at com temperaturas extremamente frias, como as da Groenlndia.

Serra dos rgos Terespolis (Rio de Janeiro - Brasil)

Potrebbero piacerti anche