Sei sulla pagina 1di 10

Controlador N2000S

CONTROLADOR UNIVERSAL DE PROCESSOS - MANUAL DE INSTRUES V2.1x ALERTAS DE SEGURANA


Os smbolos abaixo so usados no equipamento e ao longo deste manual para chamar a ateno do usurio para informaes importantes relacionadas com segurana e o uso do equipamento.

OPERAO
O painel frontal do controlador, com as suas partes, pode ser visto na Figura 1:

CUIDADO: Leia o manual completamente antes de instalar e operar o equipamento.

CUIDADO OU PERIGO: Risco de choque eltrico

Todas as recomendaes de segurana que aparecem neste manual devem ser observadas para assegurar a segurana pessoal e prevenir danos ao instrumento ou sistema. Se o instrumento for utilizado de uma maneira distinta especificada neste manual, as protees de segurana do equipamento podem no ser eficazes.

Figura 1 - Identificao das partes do painel frontal

Display de PV / Programao: Apresenta o valor atual da PV (Process Variable). Quando no modo de operao ou programao, mostra o mnemnico do parmetro que est sendo apresentado. Display de SP / Parmetros: Apresenta o valor de SP (Setpoint) e dos demais parmetros programveis do controlador. Sinalizador COM: Pisca toda vez que o controlador troca dados com o exterior. Sinalizador TUNE: Acende enquanto o controlador executar a operao de sintonia automtica. Sinalizador MAN: Sinaliza que o controlador est no modo de controle manual. Sinalizador RUN: Indica que o controlador est ativo, com a sada de controle e alarmes habilitados. Sinalizador OUT: Quando a sada analgica (0-20 mA ou 4-20 mA) configurada para controle, este sinalizador permanece constantemente acesso. Sinalizadores A1, A2: sinalizam o acionamento dos respectivos alarmes. Sinalizadores A3: Indica o acionamento da sada de abertura da vlvula (I/O3). Sinalizadores A4: Indica o acionamento da sada de fechamento da vlvula (I/O4). Tecla PROG: Tecla utilizada para apresentar os sucessivos parmetros programveis do controlador. Tecla Back: Tecla utilizada para retroceder ao parmetro anteriormente apresentado no display de parmetros. Tecla de Incremento e - Tecla Decremento: Estas teclas permitem alterar os valores dos parmetros. Tecla Auto / Man: Tecla de funo especial que executa imediatamente a funo de alternar modo de controle entre Automtico e Manual. Tecla Funo Especiais: Pode executar as funes especiais . listadas no item Funes da tecla Ao ser energizado, o controlador apresenta por 3 segundos o nmero da sua verso de software, quando ento passa a operar, mostrando no visor superior a varivel de processo (PV) e no visor inferior o valor do Setpoint de controle. A habilitao das sadas tambm feita neste instante.
1/10

APRESENTAO
O N2000S um controlador para servo posicionadores, com 2 rels de controle, um para abrir e outro para fechar a vlvula (ou damper). Adicionalmente possui sada analgica que pode ser programada para atuar como controle ou como retransmisso do sinal de entrada ou do setpoint. A entrada dos sensores universal, aceitando em um nico modelo a maioria dos sensores e sinais utilizados na indstria. Toda a configurao do controlador feita atravs do teclado, sem qualquer alterao no circuito. Assim, a seleo do tipo de entrada e de sada, da forma de atuao dos alarmes, alm de outras funes especiais, so todas acessadas e programadas via teclado frontal. importante que o usurio leia atentamente este manual antes de utilizar o controlador. Verifique que a verso desse manual coincida com a do seu instrumento (o nmero da verso de software mostrado quando o controlador energizado). Proteo para sensor aberto em qualquer condio; Entrada universal multi-sensor, sem alterao de hardware; Entrada para potencimetro para leitura da posio real; Auto-sintonia dos parmetros PID; Sadas de controle do tipo rel; Funo Automtico / Manual com transferncia bumpless; Duas sadas de alarme, com funes de mnimo, mximo, diferencial (desvio), sensor aberto e evento; Temporizao para dois alarmes; Sada analgica para retransmisso de PV ou SP em 0-20 mA ou 4-20 mA; Entrada digital com 4 funes; Rampas e patamares com 7 programas de 7 segmentos, concatenveis; Comunicao serial RS-485, protocolo MODBUS RTU; Proteo de configurao e alimentao bi-Volt.

NOVUS PRODUTOS ELETRNICOS LTDA. RS: (51) 3323-3600 SP: (11) 3097-8466 CP: (19) 3305-7992 PR: (41) 3244-0514

Controlador N2000S Tambm nesse instante o rel associado ao fechamento da vlvula acionado pelo tempo necessrio para o fechamento completo da vlvula (ver parmetro Ser.t), para que o controlador inicie a operao a partir de uma referncia conhecida. Para operar adequadamente, o controlador necessita de uma configurao inicial mnima, que compreende: Tipo de entrada (Termopares, Pt100, 4-20 mA, etc.). Valor do Setpoint de controle (SP). Tipo de sada de controle (rel, 0-20 mA, 4-20 mA, pulso). Parmetros PID (ou histerese para controle ON / OFF). Cada novo valor calculado de sada do PID realizado a cada 250 ms. O parmetro "SErF" define o tempo em segundos em que calculada e acionada uma nova mdia da sada. Este parmetro serve como filtro, deixando a sada mais lenta com tempos maiores. A resoluo mnima para nova movimentao da posio dada pelo parmetro "SErr". Se a diferena entre o atual valor de sada e o novo valor calculado pelo PID for menor que o percentual programado neste parmetro, nenhum acionamento ser realizado. Se a sada calculada estiver em 0 % ou 100 % e se mantiver neste estado por algum tempo, periodicamente o rel de abertura (quando em 0 %) ou fechamento (quando em 100 %) acionado por uma frao do tempo de abertura para garantir que a posio real est prxima da estimada, por problemas mecnicos ou no linearidades do processo.

Outras funes especiais, tais como rampas e patamares, temporizao dos alarmes, entradas digitais, etc., tambm podem ser utilizadas para se obter um melhor desempenho para o sistema. Os parmetros de configurao esto agrupados em ciclos, onde cada mensagem apresentada um parmetro a ser definido. Os 7 ciclos de parmetros so:
CICLO 1- Operao 2- Sintonia 3- Programas 4- Alarmes 5- Configurao de entrada 6- I/Os 7- Calibrao ACESSO Acesso livre

CONFIGURAO / RECURSOS
SELEO DA ENTRADA
O tipo de entrada a ser utilizado pelo controlador deve ser programado pelo usurio no parmetro tYPE, via teclado (ver lista de tipos na Tabela 1).
TIPO J K T N R S Pt100 Pt100 CD. 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 CARACTERSTICAS Faixa: -50 a 760 C (-58 a 1400 F) Faixa: -90 a 1370 C (-130 a 2498 F) Faixa: -100 a 400 C (-148 a 752 F) Faixa: -90 a 1300 C (-130 a 2372 F) Faixa: 0 a 1760 C (32 a 3200 F) Faixa: 0 a 1760 C (32 a 3200 F) Faixa: -199.9 a 530.0 C (-199.9 a 986.0F) Faixa: -200 a 530 C (-328 a 986 F) Linearizao J. Faixa prog.: -110 a 760 C Linearizao K. Faixa prog.: -150 a 1370 C Linearizao T. Faixa prog.: -160 a 400 C Linearizao N. Faixa prog.: -90 a 1370 C Linearizao R. Faixa prog.: 0 a 1760 C Linearizao S. Faixa prog.: 0 a 1760 C Linearizao Pt100. Faixa prog.:-200.0 a 530.0 C Linearizao Pt100. Faixa prog.: -200 a 530 C Linear. Indicao programvel de -1999 a 9999 Linear. Indicao programvel de -1999 a 9999. Linear. Indicao programvel de -1999 a 9999 Extrao da Raiz Quadrada da entrada Tabela 1 - Tipos de entradas

Acesso reservado

O ciclo de operao (1o ciclo) tem acesso livre. Os demais ciclos necessitam de uma combinao de teclas para serem acessados. A combinao : (BACK) e (PROG) pressionadas simultaneamente

Estando no ciclo desejado, pode-se percorrer todos os parmetros desse ciclo pressionando a tecla (ou , para retroceder no ciclo). Para retornar ao ciclo de operao, pressionar vrias vezes at que todos os parmetros do ciclo atual sejam percorridos. Todos os parmetros configurados so armazenados em memria protegida. Os valores alterados so salvos quando o usurio avana para o parmetro seguinte. O valor de SP tambm salvo na troca de parmetro ou a cada 25 segundos.

4-20 mA NO LINEAR

PROTEO DE CONFIGURAO
possvel fazer com que os valores dos parmetros no possam ser alterados depois da configurao final, impedindo que alteraes indevidas sejam feitas. Os parmetros continuam sendo visualizados, mas no podem mais ser alterados. A proteo acontece com a combinao de uma sequncia de teclas e uma chave interna. A sequncia de teclas para proteger , pressionadas e simultaneamente por 3 segundos, no ciclo de parmetros que se deseja proteger. Para desproteger um ciclo basta pressionar e simultaneamente por 3 segundos. Os displays piscaro brevemente confirmando o bloqueio ou desbloqueio. No interior do controlador, a chave PROT completa a funo de proteo. Na posio OFF o usurio pode fazer e desfazer a proteo dos ciclos. Na posio ON no possvel realizar alteraes: se h protees a ciclos estas no podem ser removidas; se no h, no podem ser promovidas.

0 - 50mV 4-20 mA 0 5 Vdc 4-20 mA

Notas: Todos os tipos de entrada disponveis j vm calibrados de fbrica. CONFIGURAO DOS CANAIS I/0 O controlador possui canais de entrada e sada que podem assumir mltiplas funes: sada de controle, entrada digital, sada digital, sada de alarme, retransmisso de PV e SP. Esses canais so identificados como I/O 1, I/O 2, I/O 3, I/O 4, I/O 5 e I/O6. A funo a ser utilizada em cada canal de I/O definida pelo usurio de acordo com as opes mostradas. Somente so mostradas no display as opes vlidas para cada canal. Estas funes so descritas a seguir: I/O 1 e I/O2 - utilizados como sada de ALARME Dois rels tipo SPDT, disponveis nos terminais 7 a 12. Podem ser configurados com os cdigos 0, 1 ou 2. Onde: 0 - Desabilita o alarme; 1 - Define canal como alarme 1; 2 - Define canal como alarme 2. I/O 3 e I/O4 - utilizados como sada de CONTROLE Dois rels tipo SPST, disponveis nos terminais 3 a 6. So configurados com o cdigo 5. Onde: 5 Define canal como sada de Controle.
2/10

FUNCIONAMENTO DO CONTROLE
O controle se baseia no parmetro "SErt" (Tempo de excurso do servo). Este o tempo para que o servo abra completamente a partir da posio de fechado. A sada calculada pelo PID em percentual (0 a 100 %) transformada em tempo de acionamento do servo para a posio relativa.

NOVUS PRODUTOS ELETRNICOS LTDA. RS: (51) 3323-3600 SP: (11) 3097-8466 CP: (19) 3305-7992 PR: (41) 3244-0514

Controlador N2000S I/O 5 Sada Analgica Canal de sada analgica 0-20 mA ou 4-20 mA utilizado para retransmitir os valores e PV ou SP, ou ainda como executar funes de entrada e sada digital. Podem ser configurados com os cdigos 0 a 16. Onde: 0 - Desabilita o alarme; 1 - Define canal como alarme 1; 2 - Define canal como alarme 2; 3 Seleo no vlida; 4 Seleo no vlida; 5 Seleo no vlida; 6 - Define canal para atuar como Entrada Digital que Alterna modo de controle entre Automtico e Manual. Fechado = controle Manual; Aberto = controle Automtico 7 Define canal para atuar como Entrada Digital que Liga e desliga o controle (RvN: YES / no). Fechado = sadas habilitadas Aberto = sada de controle e alarmes desligados; 8 Seleo no vlida; 9 Define canal para comandar a execuo de programas. Fechado = habilita execuo do programa; Aberto = interrompe programa Nota: Quando o programa interrompido, sua execuo suspensa no ponto em que ele est (o controle continua ativo). O programa retoma sua execuo normal quando o sinal aplicado entrada digital permitir (contato fechado). 10 Define canal para selecionar execuo do programa 1. Esta opo til quando se deseja alternar entre o setpoint principal e um segundo setpoint definido no programa de Rampas e Patamares. Fechado = seleciona programa 1; Aberto = assume o setpoint principal 11 Programa a sada analgica para operar como sada de controle em 0-20 mA. 12 Programa a sada analgica para operar como sada de controle em 4-20 mA. 13 Programa a sada analgica para retransmitir PV em 0-20 mA 14 Programa a sada analgica para retransmitir PV em 4-20 mA 15 Programa a sada analgica para retransmitir SP em 0-20 mA 16 Programa a sada analgica para retransmitir SP em 4-20 mA I/O 6 Entrada Digital 0 - Desabilita o alarme; 6 - Define canal para atuar como Entrada Digital que Alterna modo de controle entre Automtico e Manual. Fechado = controle Manual; Aberto = controle Automtico 7 Define canal para atuar como Entrada Digital que Liga e desliga o controle (RvN: YES / no). Fechado = sadas habilitadas Aberto = sada de controle e alarmes desligados; 8 Seleo no vlida; 9 Define canal para comandar a execuo de programas. Fechado = habilita execuo do programa; Aberto = interrompe programa Nota: Quando o programa interrompido, sua execuo suspensa no ponto em que ele est (o controle continua ativo). O programa retoma sua execuo normal quando o sinal aplicado entrada digital permitir (contato fechado). 10 Define canal para selecionar execuo do programa 1. Esta opo til quando se deseja alternar entre o setpoint principal e um segundo setpoint definido no programa de Rampas e Patamares. Fechado = seleciona programa 1; Aberto = assume o setpoint principal Nota: Quando selecionada a execuo de uma funo via Entrada Digital, o controlador deixa de responder ao comando da funo equivalente feito pelo teclado frontal. ENTRADA PARA POTENCIMETRO O potencimetro de posio da vlvula pode ser visualizado no controlador. Ele deve ter o valor de 10 k e ser ligado conforme mostra a Figura 7. A leitura do potencimetro no tem qualquer influncia de realimentao da posio da vlvula para efeito de controle, ela serve apenas para informar ao operador a posio real da vlvula. A ao de controle se faz independentemente do potencimetro. A visualizao da posio lida pelo potencimetro pode ser habilitada no parmetro Pot. Quando habilitada (YES), a posio do potencimetro est disponvel na tela que mostra a varivel manipulada MV. Quando o potencimetro est selecionado para visualizao, a varivel MV (Manipulated Variable) no mais mostrada, dando lugar ao valor percentual de abertura da vlvula. A tela de MV a segunda tela do ciclo principal.

CONFIGURAO DE ALARMES
O controlador possui 2 alarmes independentes. Estes alarmes podem ser programados para operar com nove diferentes funes, representadas na Tabela 3. Sensor Aberto O alarme de sensor aberto atua sempre que o sensor de entrada estiver rompido ou mal conectado. Alarme de Evento Aciona alarme(s) em segmento(s) especfico(s) do programa. Ver Item 7.2 deste manual. Resistncia queimada Sinaliza que a resistncia de aquecimento rompeu-se, monitorando a corrente na carga nos momentos em que a sada de controle est ativa. Essa funo de alarme exige a presena de um acessrio opcional (opo 3). Detalhes de uso da opo resistncia queimada esto em documentao especfica que acompanha o produto sempre que essa opo for encomendada. Valor Mnimo Dispara quando o valor medido estiver abaixo do valor definido pelo Setpoint de alarme.
TIPO Inoperante Sensor aberto ou em curto (input Error) Evento (ramp and Soak) Resist. queimada resistence fail Valor mnimo (Low) Valor mximo (High) Diferencial mnimo (diFerential Low) Diferencial mximo (diFerential High) Diferencial (diFerential) TELA ATUAO Sada no utilizada como alarme. Acionado quando o sinal de entrada da PV interrompido, fica fora dos limites de faixa ou Pt100 em curto. Acionado em um segmento especfico de programa. Sinaliza falha na resistncia de aquecimento. Detecta a no presena de corrente.
PV

OFF IERR RS rfail lo

SPAn

PV

ki
SPAn

SPAn positivo

SPAn negativo
PV PV SV SV - SPAn

difl
SV - SPAn

SV

PV

difk

SV

SV + SPAn

SV + SPAn

SV

PV

SPAn positivo
PV

SPAn negativo
PV

dif

SV - SPAn

SV

SV + SPAn

SV + SPAn

SV

SV - SPAn

SPAn positivo

SPAn negativo

Tabela 3 Funes de alarme


NOVUS PRODUTOS ELETRNICOS LTDA. RS: (51) 3323-3600 SP: (11) 3097-8466 CP: (19) 3305-7992 PR: (41) 3244-0514 3/10

Controlador N2000S Onde SPAn refere-se aos Setpoints de Alarme SPA1, SPA2. Valor Mximo Dispara quando o valor medido estiver acima do valor definido pelo Setpoint de alarme. Diferencial (ou Banda) Nesta funo os parmetros SPA1, SPA2 representam o Desvio da PV em relao ao SP principal. Para um Desvio Positivo o alarme Diferencial dispara quando o valor medido estiver fora da faixa definida por: (SP - Desvio) e (SP + Desvio) Para um Desvio Negativo o alarme Diferencial dispara quando o valor medido estiver dentro da faixa definida acima. Diferencial Mnimo Dispara quando o valor medido estiver abaixo do ponto definido por: (SP - Desvio) Diferencial Mximo Dispara quando o valor medido estiver acima do ponto definido por: (SP + Desvio) Para obter uma retransmisso em tenso o usurio deve instalar um resistor shunt (550 mx.) nos terminais da sada analgica. O valor deste resistor depende da faixa de tenso desejada.

FUNES DE TECLA
A tecla (tecla de funo especial) no painel dianteiro do controlador executa as mesmas funes possveis para a Entrada Digital I/O6 (exceto a funo 6). A funo da tecla definida pelo usurio no parmetro fFvn: 0 - Desabilita o alarme; 7 Define canal para atuar como Entrada Digital que Liga e desliga o controle (RvN: YES / no). Fechado = sadas habilitadas Aberto = sada de controle e alarmes desligados; 8 Seleo no vlida; 9 Define canal para comandar a execuo de programas. Fechado = habilita execuo do programa; Aberto = interrompe programa Nota: Quando o programa interrompido, sua execuo suspensa no ponto em que ele est (o controle continua ativo). O programa retoma sua execuo normal quando o sinal aplicado entrada digital permitir (contato fechado). 10 Define canal para selecionar execuo do programa 1. Esta opo til quando se deseja alternar entre o setpoint principal e um segundo setpoint definido no programa de Rampas e Patamares. Fechado = seleciona programa 1; Aberto = assume o setpoint principal Nota: Quando selecionada a execuo de uma funo via Entrada Digital, o controlador deixa de responder ao comando da funo equivalente feito pelo teclado frontal.

TEMPORIZAO DE ALARME
O controlador permite programao de Temporizao dos Alarmes, onde o usurio pode estabelecer atrasos no disparo do alarme, apenas um pulso no momento do disparo ou fazer que o disparo acontea na forma de pulsos seqenciais. A temporizao est disponvel apenas para os alarmes 1 e 2 e programada atravs dos parmetros A1t1, A1t2, A2t1 e A2t2. As figuras mostradas na Tabela 4 representam estas funes; t 1 e t 2 podem variar de 0 a 6500 segundos e suas combinaes determinam o modo da temporizao. Para que os alarmes tenham operao normal, sem temporizaes, programar t 1 e t 2 com valor 0 (zero). Os sinalizadores associados aos alarmes acendem sempre que ocorre a condio de alarme, independentemente do estado atual do rel de sada, que pode estar desernergizado momentaneamente em funo da temporizao.
Funo de Sada do Alarme Operao normal Atraso t1 0 t2 0
Sada de alarme Ocorrncia de alarme

TECLA
A tecla no painel dianteiro do controlador executa a mesma funo 6 da Entrada Digital I/O6: Alterna modo de controle entre Automtico e Manual. Antes de utilizada a tecla deve ser habilitada no parmetro aven. O sinalizador MAN acende quando o controle passa para o modo Manual.

ATUAO

1 a 6500 s

Sada de alarme

T2

INSTALAO / CONEXES
O controlador deve ser fixado em painel, seguindo a seqncia de passos abaixo: Fazer o recorte no painel; Retirar as presilhas de fixao do controlador; Inserir o controlador no recorte pelo frontal do painel; Recolocar as presilhas no controlador pressionando at obter uma firme fixao junto ao painel. O circuito interno do controlador pode ser removido sem desfazer as conexes no painel traseiro. A disposio dos sinais no painel traseiro do controlador mostrada na Figura 2:

Ocorrncia de alarme

Pulso

1 a 6500 s

Sada de alarme

T1

Ocorrncia de alarme

Oscilador

1 a 6500 s

1 a 6500 s

Sada de alarme

T1

T2

T1

Ocorrncia de alarme

Tabela 4 - Funes de Temporizao para os Alarmes 1 e 2

BLOQUEIO INICIAL DE ALARME


A opo de bloqueio inicial inibe o acionamento do alarme caso exista condio de alarme no momento em que o controlador ligado. O alarme s poder ser acionado aps a ocorrncia de uma condio de no-alarme seguida de uma condio de alarme. O bloqueio inicial til, por exemplo, quando um dos alarmes est programado como alarme de valor mnimo, o que pode causar o acionamento do alarme na partida do sistema, comportamento muitas vezes indesejado. O bloqueio inicial no vlido para a funo Sensor Aberto.

RETRANSMISSO ANALGICA DA PV E SP
O controlador possui uma sada analgica (I/O5) que pode realizar a retransmisso em 0-20 mA ou 4-20 mA proporcional aos valores de PV ou SP estabelecidos. A retransmisso analgica escalvel, ou seja, tem os limites mnimo e mximo que definem a faixa de sada, definidos nos parmetros SPLL e SPkL.

Figura 2 - Conexes do painel traseiro


4/10

NOVUS PRODUTOS ELETRNICOS LTDA. RS: (51) 3323-3600 SP: (11) 3097-8466 CP: (19) 3305-7992 PR: (41) 3244-0514

Controlador N2000S

RECOMENDAES PARA A INSTALAO

Condutores de sinais de entrada devem percorrer a planta do sistema separados dos condutores de sada e de alimentao, se possvel em eletrodutos aterrados. A alimentao dos instrumentos eletrnicos deve vir de uma rede prpria para instrumentao. Em aplicaes de controle essencial considerar o que pode acontecer quando qualquer parte do sistema falhar. O rel interno de alarme no garante proteo total. recomendvel o uso de FILTROS RC (supressor de rudo) em bobinas de contactoras, solenides, etc.

Conexo de Alarmes e Sadas Os canais de I/O, quando programados como sada, devem ter seus limites de capacidade de carga respeitados, conforme especificaes.

Figura 7 - Conexo do potencimetro

CONEXES DE ALIMENTAO

PARMETROS DE CONFIGURAO
CICLO DE OPERAO
Indicao de PV (Visor Vermelho)

Observar a tenso de alimentao solicitada

Indicao de SV (Visor Verde)

Figura 3 Conexes de alimentao


Indicao de PV (Visor Vermelho) Indicao de MV (Visor Verde)

CONEXES DE ENTRADA
importante que estas ligaes sejam bem feitas, com os fios dos sensores ou sinais bem presos aos terminais do painel traseiro.
Termopar (T/C) e 50 mV: A Figura 3 indica como fazer as ligaes. Na necessidade de estender o comprimento do termopar, utilizar cabos de compensao apropriados.

Pr n
Program number

Figura 3 - Conexo de Termopar e 0-50 mV

Figura 4 - Conexo de Pt100 a 3 fios

RTD (Pt100): utilizado o circuito a trs fios, conforme Figura 4. Os fios ligados aos terminais 22, 23 e 24 devem ter a mesmo valor de resistncia para evitar erros de medida em funo do comprimento do cabo (utilizar condutores de mesma bitola e comprimento). Se o sensor possuir 4 fios, deixar um desconectado junto ao controlador. Para Pt100 a 2 fios, faa um curto-circuito entre os terminais 22 e 23.

rvn

INDICAO DE PV E SP: O visor superior indica o valor atual da PV. O visor inferior indica o valor do SP de controle. Caso PV exceda os limites extremos ou a entrada esteja em aberto, o visor superior apresenta - - - -. VALOR DA VARIVEL MANIPULADA MV (sada de controle): Apresenta no visor superior o valor da PV e no visor inferior o valor porcentual aplicado sada de controle (MV). Se modo de controle manual, o valor de MV pode ser alterado. Se modo de controle automtico, o valor de MV s pode ser visualizado. Para diferenciar esta tela da tela de SP, o valor de MV permanece piscando. EXECUO DE PROGRAMA: Seleciona o Programa de Rampas e Patamares a ser executado. 0 - no executa programa 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7 o respectivo programa. Com controle habilitado, o programa selecionado entra em execuo imediatamente. No Ciclo de Programas de rampas e patamares h um parmetro de nome idntico. Naquele contexto, o parmetro refere-se ao nmero do programa que vai ser editado. HABILITA SADAS DE CONTROLE E ALARMES: YES Significa controle e alarmes habilitados. NO - Significa controle e alarmes inibidos.

Figura 5 - Conexo de corrente 4-20 mA

Figura 6 - Conexo de tenso 5 Vdc

4-20 mA As ligaes para sinais de corrente 4-20 mA devem ser feitas conforme Figura 5. 0-5 Vdc As ligaes para sinais de tenso 0-5 Vdc devem ser feitas conforme Figura 6.

NOVUS PRODUTOS ELETRNICOS LTDA. RS: (51) 3323-3600 SP: (11) 3097-8466 CP: (19) 3305-7992 PR: (41) 3244-0514

5/10

Controlador N2000S

CICLO DE SINTONIA atvn


(Auto-tune) - Sintonia automtica dos parmetros PID. Ver captulo 9 deste manual. YES NO Executa a sintonia automtica. No executa a sintonia automtica.

Lp

(Link to Program) - LINK AO PROGRAMA: Nmero do programa a ser conectado. Os programas podem ser interligados para gerar perfis de at 49 segmentos. 0 - no conectar a nenhum outro programa 1 - conectar ao programa 1 2 - conectar ao programa 2 3 - conectar ao programa 3 4 - conectar ao programa 4 5 - conectar ao programa 5 6 - conectar ao programa 6 7 conectar ao programa 7

Pb

(Proportional band) - BANDA PROPORCIONAL: Valor do termo P do controle PID, em percentual da faixa mxima do tipo de entrada. Ajusta de entre 0 e 500 %. Se ajustado zero, o controle ON/OFF. (HYSteresis) - HISTERESE DE CONTROLE: Valor da histerese para controle ON/OFF. Este parmetro s apresentado se controle ON/OFF (Pb=0). (integral rate) - TAXA INTEGRAL: Valor do termo I do controle PID, em repeties por minuto (Reset). Ajustvel entre 0 e 24.00. Apresentado se banda proporcional 0. (derivative time) - TEMPO DERIVATIVO: Valor do termo D do controle PID, em segundos. Ajustvel entre 0 e 250 s. Apresentado se banda proporcional 0. (Servo time) tempo de excurso do servo, de totalmente fechado para totalmente aberto. Programvel de 15 a 600 s. (Servo resolution) resoluo de controle. Determina a banda morta de acionamento do servo. Valores muito baixos (<1 %) tornam o servo muito nervoso. (Servo filter) filtro da sada do PID, antes de ser utilizada pelo controle do servo. o tempo em segundos em que feita a mdia do PID. A sada s acionada aps esse tempo. Valor recomendado: > 2 segundos. (Action) - AO DE CONTROLE: Somente em controle automtico: Ao reversa aquecimento; (rE) em geral usada em

xyst ir dt sert serr serF

CICLO DE ALARMES Fva1 Fva2 bla1 bla2


(Function of Alarm) - FUNO DO ALARME: Define as funes dos alarmes entre as opes da Tabela 3. oFF, iErr, rS, rFAil, Lo, xi, DiFL, DiFx, DiF (blocking for Alarms) - BLOQUEIO INICIAL DE ALARME: Funo de bloqueio inicial para alarmes 1 a 4. YES habilita bloqueio inicial NO inibe bloqueio inicial (Hysteresis of Alarms) - HISTERESE DO ALARME: Define a diferena entre o valor de PV em que o alarme acionado e o valor em que ele desligado. Um valor de histerese para cada alarme. (Alarm 1 time 1) - TEMPO 1 DO ALARME 1: Define o tempo, em segundos, que a sada de alarme ficar ligada ao ser ativado o alarme 1. Programe zero para desabilitar esta funo. (Alarm 1 time 2) - TEMPO 2 DO ALARME 1: Define o tempo, em segundos, que o alarme 1 ficar desligado aps ter sido ligado. Programe zero para desabilitar esta funo. (Alarm 2 time 1) - TEMPO 1 DO ALARME 2: Define o tempo, em segundos, que a sada de alarme ficar ligada ao ser ativado o alarme 2. Programe zero para desabilitar esta funo. (Alarm 2 time 2) - TEMPO 2 DO ALARME 2: Define o tempo, em segundos, que o alarme 2 ficar desligado aps ter sido ligado. Programe zero para desabilitar esta funo. A Tabela 4 ilustra as funes avanadas que podem ser obtidas com a temporizao.

xya1 xya2

A1t1

act

A1t2 A2t1

Ao direta (dir) refrigerao.

em geral usada em

Sp.a1 Sp.a2

(SetPoint of Alarm) - SP DE ALARME: Valor que define o ponto de atuao dos alarmes programados com funes Lo ou Hi. Para os alarmes programados com funo Diferencial este parmetro define o desvio. Ver Item 4.4. Para as demais funes de alarme no utilizado.

A2t2

CICLO DE PROGRAMAS tbas


(time base) BASE DE TEMPO: Define a base de tempo a ser utilizada na elaborao dos programas de rampas e patamares. 0 1 - Base de tempo em segundos; - Base de tempo em minutos;

CICLO DE CONFIGURAO DE ENTRADA Type


(tYPE) - TIPO DE ENTRADA: Seleo do tipo de sinal ligado entrada da varivel de processo. Consultar a Tabela 1. Este deve ser o primeiro parmetro a ser configurado. (decimal Point Position) - POSIO DO PONTO DECIMAL: Somente para as entradas 16, 17, 18 e 19. Determina a posio para apresentao do ponto decimal em todos os parmetros relativos PV e SP. (unit) - UNIDADE DE TEMPERATURA: Seleciona se a indicao em graus Celsius (C) ou Farenheit (F). No vlida para as entradas 16, 17, 18 e 19. (oFFSet) - OFFSET PARA A PV: Parmetro que permite acrescentar um valor a PV para gerar um deslocamento de indicao. Normalmente definido em zero. Ajustvel entre 400 a +400. (SetPoint Low Limit) - LIMITE INFERIOR DE SETPOINT: Para entradas Lineares, seleciona o valor mnimo de indicao e ajuste para os parmetros relativos PV e SP. Para Termopares e Pt100: Seleciona o valor mnimo para o ajuste de SP. Define tambm o valor limite inferior para a retransmisso de PV e SP.

Pr n Ptol

(Program number) - EDIO DE PROGRAMA: Seleciona o programa de Rampas e Patamares a ser definido nas telas seguintes deste ciclo. (Program tolerance) - TOLERNCIA DE PROGRAMA: Desvio mximo entre a PV e SP do programa. Se excedido, o programa suspenso (para de contar o tempo) at o desvio ficar dentro desta tolerncia. Programar zero para inibir esta funo. (Program SetPoint) - SPs DE PROGRAMA, 0 A 7: Conjunto de 8 valores de SP que definem o perfil do programa de rampas e patamares. (Program time) - TEMPO DE SEGMENTOS DE PROGRAMA, 1 a 7: Define o tempo de durao, em segundos ou minutos, de cada segmento do programa. (Program event) - ALARMES DE EVENTO, 1 a 7: Parmetros que definem quais alarmes devem ser acionados durante a execuo de um determinado segmento de programa, conforme cdigos de 0 a 3 apresentados na Tabela 6. Atuao depende da configurao dos alarmes para a funo rS.

Dppo

vnit Offs

Psp0 Psp7 Pt1 Pt7 Pe1 Pe7

Spll

NOVUS PRODUTOS ELETRNICOS LTDA. RS: (51) 3323-3600 SP: (11) 3097-8466 CP: (19) 3305-7992 PR: (41) 3244-0514

6/10

Controlador N2000S
(SetPoint High Limit) - LIMITE SUPERIOR DE SETPOINT: Para entradas Lineares, seleciona o valor mximo de indicao e ajuste para os parmetros relativos PV e SP. Termopares e Pt100: Seleciona o valor mximo para SP. Define tambm o valor limite superior para a retransmisso de PV e SP.

Spxl

CICLO DE CALIBRAO
Todos os tipos de entrada e sada so calibrados na fbrica, sendo a recalibrao um procedimento no recomendado. Se necessria deve ser realizada por um profissional especializado. Se este ciclo for acessado acidentalmente, no pressionar as teclas ou , passe por todas as telas at retornar ao ciclo de operao.

Pot

(Potenciometer) Seleciona qual valor ser mostrado na tela de MV (segunda tela do ciclo principal) YES : mostra valor do Potencimetro no : mostra sada do PID BAUD RATE DE COMUNICAO: Disponvel com RS485. 0=1200 bps; 1=2400 bps; 2=4800 bps; 3=9600 bps; 4=19200 bps

Inl(

(input Low Calibration) - CALIBRAO DE OFFSET DA ENTRADA: Permite calibrar o offset da PV. Para provocar variao de uma unidade podem ser necessrios vrios toques em ou . (input High Calibration) - CALIBRAO DE GANHO DA ENTRADA: Permite calibrar o ganho da PV. (output Low Calibration) - CALIBRAO OFFSET DA SADA: Valor para calibrao de offset da sada de controle em corrente. (output High Calibration) - CALIBRAO GANHO DA SADA: Valor para calibrao de ganho da sada de controle em corrente. (Cold Junction Low Calibration) - CALIBRAO OFFSET DA JUNTA FRIA: Parmetro para ajuste do offset da temperatura da junta fria. OFFSET DO POTENCIMETRO. Para provocar variao de uma unidade podem ser e . necessrios vrios toques em

Bavd

Inx( Ovll Ovx( (j l

Addr

(Address) - ENDEREO DE COMUNICAO: Com RS485, o nmero que identifica o controlador para comunicao, entre 1 e 247.

CICLO DE I/OS (ENTRADAS E SADAS) I o 1 (input/output 1) - FUNO DO I/O 1: Seleo da funo I o 2 (input/output 2) - FUNO DO I/O 2: Seleo da funo I o 3 (input/output 3) - FUNO DO I/O 3: Seleo da funo I o 4 (input/output 4) - FUNO DO I/O 4: Seleo da funo I o 5 (input/output 5) - FUNO DO I/O 5: Seleo da funo
utilizada no canal I/O1. As opes so de 0 a 5. Ver item Configurao dos Canais. utilizada no canal I/O 2. As opes so de 0 a 5. Ver item Configurao dos Canais. utilizada no canal I/O 3. As opes so de 0 a 5. Ver item Configurao dos Canais. utilizada no canal I/O 4. As opes so de 0 a 5. Ver item Configurao dos Canais. utilizada no canal I/O 5. As opes de 0 a 16 esto disponveis. Usado normalmente para controle ou retransmisso analgica. Ver item Configurao dos Canais. utilizada no canal I/O 6. Ver item Configurao dos Canais. So vlidas as opes 0, 6, 7, 9 e 10.

Potl (Potenciometer Low Calibration) - CALIBRAO DO

Potx (Potenciometer High Calibration) - CALIBRAO DO


FUNDO DE ESCALA DO POTENCIMETRO.

PROGRAMA DE RAMPAS E PATAMARES


Caracterstica que permite a elaborao de um perfil de comportamento para o processo. Cada programa composto por um conjunto de at 7 segmentos, chamado PROGRAMA DE RAMPAS E PATAMARES, definido por valores de SP e intervalos de tempo. Uma vez definido o programa e colocado em execuo, o controlador passa a gerar automaticamente o SP de acordo com o programa. Ao fim da execuo do programa o controlador desliga a sada de controle (rvn= no). Podem ser criados at 7 diferentes programas de rampas e patamares. A figura abaixo mostra um modelo de programa:
SP SP3 SP 1 SP 0 T1 T2 T3 T4 T5 T6 T7 tem po S P2 SP7 SP4 S P5 S P6

I o 6 (input/output 6) - FUNO DO I/O 6: Seleo da funo

f.fvnc

Funo da Tecla - Permite definir a funo para a tecla . As funes disponveis so: 0 - Tecla no utilizada; 7 - Comanda sadas de controle e alarme (funo do parmetro RUN); 8 - Seleo no vlida; 9 - Congela execuo de programa; 10- Seleciona programa 1; Estas funes so descritas com detalhes no Item 4.2. Habilita tecla - Permite ao usurio habilitar ou no o uso da tecla , permitindo ao usurio a troca rpida do modo de controle automtico para manual. Yes Habilita o uso da tecla . NO No habilita o uso da tecla .

Figura 8 - Exemplo de programa de rampas e patamares

aven

Para a execuo de um programa com menor nmero de segmentos, basta programar 0 (zero) para os valores de tempo dos segmentos que sucedem o ltimo segmento a ser executado.
SP SP0 T1 T2 T3 T4=0 tempo SP1 SP2 SP3

Figura 9 - Exemplo de programa com poucos segmentos

A funo tolerncia de programa PtoL define o desvio mximo entre PV e SP durante a execuo do programa. Se este desvio excedido o programa interrompido at que o desvio retorne tolerncia programada (desconsidera o tempo). Se programado zero o programa executa continuamente mesmo que PV no acompanhe SP (considera apenas o tempo).

NOVUS PRODUTOS ELETRNICOS LTDA. RS: (51) 3323-3600 SP: (11) 3097-8466 CP: (19) 3305-7992 PR: (41) 3244-0514

7/10

Controlador N2000S

LINK DE PROGRAMAS
possvel a criao de um programa mais complexo, com at 49 segmentos, unindo os sete programas. Assim, ao trmino da execuo de um programa o controlador inicia imediatamente a execuo de outro. Na elaborao de um programa defini-se na tela LP se haver ou no ligao a outro programa. Para fazer o controlador executar continuamente um determinado programa ou programas, basta linkar um programa a ele prprio ou o ltimo programa ao primeiro.
SP Program a 1 SP3 SP1 SP0 T1 T2 T3 T4 T5 T1 T2 T3 T4 SP2 SP4 Programa 2 SP5 / SP0 SP1 SP2 SP4 tempo SP3

O sinalizador TUNE permanecer ligado durante o processo de sintonia automtica. Para a sada de controle a rel ou pulsos de corrente, a sintonia automtica calcula o maior valor possvel para o perodo PWM. Este valor pode ser reduzido se ocorrer pequena instabilidade. Para rel de estado slido se recomenda a reduo para 1 segundo. Se a sintonia automtica no resultar em controle satisfatrio, a Tabela 7 apresenta orientao em como corrigir o comportamento do processo.
PARMETRO Banda Proporcional PROBLEMA VERIFICADO Resposta lenta Grande oscilao Taxa de Integrao Resposta lenta Grande oscilao Tempo Derivativo Resposta lenta ou instabilidade Grande oscilao SOLUO Diminuir Aumentar Aumentar Diminuir Diminuir Aumentar

Figura 10 - Exemplo de programa 1 e 2 linkados (interligados)

ALARME DE EVENTO
A funo Alarme de Evento permite programar o acionamento dos alarmes em segmentos especficos de um programa. Para que esta funo opere, os alarmes a serem acionados devem ter sua funo selecionada para rS e so programados nas telas PE1 a PE7 de acordo com a Tabela 6. O nmero programado nas telas de evento define os alarmes a serem acionados:
CDIGO 0 1 2 3 ALARME 1 X X X X ALARME 2

Tabela 7 - Orientao para ajuste manual dos parmetros PID

CALIBRAO
CALIBRAO DA ENTRADA
Todos os tipos de entrada do controlador j saem calibrados da fbrica, sendo a recalibrao um procedimento desaconselhado para operadores sem experincia. Caso seja necessria a recalibrao de alguma escala, proceder como descrito a seguir: a) Configurar o tipo da entrada a ser calibrada b) Programar os limites inferior e superior de indicao para os extremos do tipo da entrada c) Aplicar entrada um sinal correspondente a uma indicao conhecida e pouco acima do limite inferior de indicao. d) Acessar o parmetro inLC. Com as teclas e , fazer com que o visor de parmetros indique o valor esperado. e) Aplicar entrada um sinal correspondente a uma indicao conhecida e pouco abaixo do limite superior de indicao. f) Acessar o parmetro inkC. Com as teclas e , fazer com que o visor de parmetros indique o valor esperado. g) Repetir c a f at no ser necessrio novo ajuste. Nota: Quando efetuadas aferies no controlador, observar se a corrente de excitao de Pt100 exigida pelo calibrador utilizado compatvel com a corrente de excitao de Pt100 usada neste instrumento: 0,17 mA.

Tabela 6 - Valores do evento para rampas e patamares

Para configurar e executar um programa de rampas e patamares:

Programar os valores de tolerncia, SPs de programa, tempo e evento. Se algum alarme for utilizado com a funo de evento, programar sua funo para Alarme de Evento. Colocar o modo de controle em automtico. Habilitar a execuo de programa na tela rS .

Iniciar o controle na tela rvn. Antes de iniciar o programa o controlador aguarda PV alcanar o setpoint inicial (SP0). Ao retornar de uma falta de energia o controlador retoma a execuo do programa a partir do incio do segmento que foi interrompido.

CALIBRAO DA SADA ANALGICA

AUTO-SINTONIA DOS PARMETROS PID


Durante a sintonia automtica o processo controlado em ON/OFF no SP programado. Dependendo das caractersticas do processo, grandes oscilaes podem ocorrer acima e abaixo de SP. A autosintonia pode levar muitos minutos para ser concluda em alguns processos. O procedimento recomendado para execuo o seguinte:

Inibir o controle do processo na tela rvn. Programar operao em modo automtico na tela Avto. Programar valor diferente de zero para a banda proporcional. Desabilitar a funo de Soft-start Desligar a funo de rampas e patamares e programar SP para um valor diferente do valor atual da PV e prximo ao valor em que operar o processo aps sintonizado. Habilitar a sintonia automtica na tela Atvn. Habilitar o controle na tela rvn.

Configurar I/O 5 para valor 11 (0-20 mA) ou 12 (4-20 mA). Montar um miliampermetro na sada de controle analgica. Inibir auto-tune e soft-start. Programar o limite inferior de MV na tela ovLL com 0.0 % e o limite superior de MV na tela ovxL com 100.0 % 5. Programar no, modo manual na tela avto. 6. Habilitar controle na tela rvn. 7. Programar MV em 0.0 % no ciclo de operao. 8. Selecionar a tela ovLC. Atuar nas teclas e , de forma a obter no miliampermetro a leitura 0 mA (ou 4 mA para tipo 12), aproximando por cima deste valor. 9. Programar MV em 100.0 % no ciclo de operao. 10. Selecionar a tela ovkC. Atuar nas teclas e , at obter leitura 20 mA, aproximando por baixo deste valor. 11. Repetir 7. a 10. at no ser necessrio novo ajuste. 1. 2. 3. 4.

NOVUS PRODUTOS ELETRNICOS LTDA. RS: (51) 3323-3600 SP: (11) 3097-8466 CP: (19) 3305-7992 PR: (41) 3244-0514

8/10

Controlador N2000S

CALIBRAO DO POTENCIMETRO
a) Configurar o tipo da entrada a ser calibrada b) Programar os limites inferior e superior de indicao para os extremos do tipo da entrada c) Posicionar potencimetro no valor mnimo. e d) Acessar o parmetro PotL. Com as teclas fazer com que o visor de parmetros indique o valor 0.0 e) Posicionar potencimetro no valor mximo. fazer f) Acessar o parmetro Potk. Com as teclas e com que o visor de parmetros indique o valor 100.0 g) Repetir c) a f) at no ser necessrio novo ajuste.

Outras mensagens de erro mostradas pelo controlador podem representar erros nas conexes de entrada ou tipo de entrada selecionado no compatvel com o sensor ou sinal aplicado na entrada. Se os erros persistirem, mesmo aps reviso, comunicar ao fabricante. Informar tambm o nmero de srie do aparelho, que por mais de 3 pode ser conseguido pressionando-se a tecla segundos. O controlador tambm apresenta um alarme visual (o display pisca) quando o valor de PV estiver fora da faixa estabelecida por spxle spll.

ESPECIFICAES TCNICAS
DIMENSES: ..48 x 96 x 92 mm (1/16 DIN). Peso Aproximado: 250 g RECORTE NO PAINEL: ........................... 45 x 93 mm (+0.5 -0.0 mm) ALIMENTAO : ....................... 100 a 240 Vac/dc (10 %), 50/60 Hz Opcionalmente: ................................................. 24 Vac/dc 10 % Consumo mximo:................................................................ 3 VA CONDIES AMBIENTAIS: Temperatura de Operao: ........................................... 5 a 50 C Umidade Relativa: ...................................Mxima: 80 % at 30 C .......... Para temperaturas maiores que 30 C, diminuir 3 % por C Uso interno; Categoria de instalao II, Grau de poluio 2; altitude < 2000 m ENTRADA T/C, Pt100, tenso e corrente; configurvel conforme Tabela 1 Resoluo Interna: .................................................. 19500 nveis Resoluo do Display: ............12000 nveis (de -1999 at 9999) Taxa de leitura da entrada: ...................................5 por segundo Preciso: ................ Termopares J, K e T: 0.25 % do span 1 C .................................. Termopares N, R, S: 0.25 % do span 3 C ..................................................................... Pt100: 0.2 % do span ................................... 4-20 mA, 0-50 mV, 0-5 Vdc: 0.2 % do span Impedncia de entrada: 0-50 mV, Pt100 e termopares: >10 M ................................................................................. 0-5 V: >1 M .................................................4-20 mA: 15 (+2 Vdc @ 20 mA) Medio do Pt100: Tipo 3 fios, com compensao de comprimento do cabo, ..........................(=0.00385), corrente de excitao de 0,170 mA Todos os tipos de entrada calibrados de fbrica. Termopares conforme norma NBR 12771/99, RTDs NBR 13773/97; DIGITAL INPUT (I/O6): .............. Contato Seco ou NPN coletor aberto SADA ANALOGICA (I/O5): ............. 0-20mA ou 4-20mA, 550 max. 1500 nveis, Isolada, para controle ou retransmisso de PV e SP CONTROL OUTPUT: 2 Rels SPDT (I/O1 e I/O2): 3 A / 240 Vac, uso geral 2 Rel SPST-NA (I/O3 E I/O4): 1,5 A / 250 Vac, uso geral Pulso de tenso para SSR (I/O5): 10 V max / 20 mA FONTE DE TENSO AUXILIAR: .................... 24 Vdc, 10 %; 25 mA COMPATIBILIDADE ELETRMAGNTICA: EN 61326-1:1997 e EN 61326-1/A1:1998 SEGURANA: ......................EN61010-1:1993 e EN61010-1/A2:1995 CONEXES PRPRIAS PARA TERMINAIS TIPO GARFO DE 6,3 mm; PAINEL FRONTAL: IP65, POLICARBONATO UL94 V-2; CAIXA: IP30, ABS+PC UL94 V-0 CICLO PROGRAMVEL DE PWM DE 0.5 AT 100 SEGUNDOS; INICIA OPERAO APS 3 SEGUNDOS DE LIGADA A ALIMENTAO.

COMUNICAO SERIAL
O controlador pode ser fornecido opcionalmente com interface de comunicao serial assncrona RS-485, tipo mestre-escravo, para comunicao com um computador supervisor (mestre). O controlador atua sempre como escravo. A comunicao sempre iniciada pelo mestre, que transmite um comando para o endereo do escravo com o qual deseja se comunicar. O escravo endereado assume o comando e envia a resposta correspondente ao mestre. O controlador aceita tambm comandos tipo broadcast.

CARACTERSTICAS
Sinais compatveis com padro RS-485. Ligao a 2 fios entre 1 mestre e at 31 (podendo enderear at 247) instrumentos em topologia barramento. Mxima distncia de ligao: 1000 metros. Tempo de desconexo do controlador: Mximo 2 ms aps ltimo byte. Os sinais de comunicao so isolados eletricamente do resto do aparelho, com velocidade selecionvel entre 1200, 2400, 4800, 9600 ou 19200 bps. Nmero de bits de dados: 8, sem paridade. Nmero de stop bits: 1 Tempo de incio de transmisso de resposta: mximo 100 ms aps receber o comando. Protocolo utilizado: MODBUS (RTU), disponvel na maioria dos softwares de superviso encontrados no mercado. Os sinais RS-485 so: D1 = D: D0 = D: C = GND: Linha bidirecional de dados. Linha bidirecional de dados invertida. Ligao opcional que melhora o desempenho da comunicao.

CONFIGURAO DOS PARMETROS DA COMUNICAO SERIAL


Dois parmetros devem ser configurados para utilizao da serial: bavd: Velocidade de comunicao. Todos os equipamentos com a mesma velocidade. addr: Endereo de comunicao do controlador. Cada controlador deve ter um endereo exclusivo.

PROBLEMAS COM O CONTROLADOR


Erros de ligao e programao inadequada representam a maioria dos problemas apresentados na utilizao do controlador. Uma reviso final pode evitar perdas de tempo e prejuzos. O controlador apresenta algumas mensagens que tem o objetivo de auxiliar o usurio na identificao de problemas. Mensagem ---Err1 Descrio do Problema Entrada aberta. Sem sensor ou sinal. Problemas de conexo no cabo do Pt100

NOVUS PRODUTOS ELETRNICOS LTDA. RS: (51) 3323-3600 SP: (11) 3097-8466 CP: (19) 3305-7992 PR: (41) 3244-0514

9/10

Controlador N2000S

GARANTIA
O fabricante assegura ao proprietrio de seus equipamentos, identificados pela nota fiscal de compra, uma garantia de 1 (um) ano nos seguintes termos:

O perodo de garantia inicia na data de emisso da Nota Fiscal. Dentro do perodo de garantia, a mo de obra e os componentes aplicados em reparos de defeitos ocorridos em uso normal, sero gratuitos. Para os eventuais reparos, enviar o equipamento, juntamente com as notas fiscais de remessa para conserto, para o endereo de nossa fbrica. Despesas e riscos de transporte correro por conta do proprietrio. Mesmo no perodo de garantia sero cobrados os consertos de defeitos causados por choques mecnicos ou exposio do equipamento a condies imprprias para o uso.

NOVUS PRODUTOS ELETRNICOS LTDA. RS: (51) 3323-3600 SP: (11) 3097-8466 CP: (19) 3305-7992 PR: (41) 3244-0514

10/10

Potrebbero piacerti anche