Sei sulla pagina 1di 8

Prova Prtica D.

Constitucional OAB Comentada IX Exame de Ordem


Enviado por Edson Pires da Fonseca, em 2 de !evereiro de 2"#$ Palavras-chave: a%&o ordinria com 'edido de tutela anteci'ada, Comentrios (s )uest*es so+re Controle de Constitucionalidade da Prova Prtico,Pro!issional de Direito Constitucional do IX Exame de Ordem, Controle de constitucionalidade, controle de constitucionalidade estadual, Direito Constitucional, F-., -ABA/I0O CO1E20ADO OAB,3ierar4uia dos tratados internacionais, 1A2DADO DE 5E-6/A27A ACEI0O CO1O P/O.A, 1edidas 'rovis8rias, OAB9F-. /ECO//I-E1 P/O.A P/:0ICA DE DI/EI0O CO250I06CIO2A; IX EXA1E, Pre'ara%&o 'ara o exame de ordem, Prova OAB !evereiro 2"#$ comentada, P/O.A OAB 5E-62DA FA5E CO1E20ADA, Prova Prtica da OAB Comentada, Prova Prtica OAB Direito Constitucional IX Exame de Ordem, P/O.A 56B<E0I.A, Prova 5u+=etiva OAB IX EXA1E OAB, 'rova,'rtico 'ro!issional direito constitucional IX Exame de Ordem, )uest*es comentadas do Exame de Ordem, )uest*es su+=etivas comentadas, /ECO//E7>O DA P/O.A DE DI/EI0O CO250I06CIO2A;, /ecurso Extraordinrio, /E5PO50A5 P/O.A OAB DI/EI0O CO250I06CIO2A;

Comentrios s Questes sobre Controle de Constitucionalidade da Prova Prtico-Profissional de Direito Constitucional do IX E ame de !rdem

"#E$E %!&'

Car?ssimas e Car?ssimos, uma ve@ mais estamos tra@endo a lume comentrios minuciosos acerca das 4uest*es su+=etivas co+radas na 'rova 'rtico,'ro!issional de Direito Constitucional do IX Exame de Ordem, a'licada em 2A de !evereiro de 2"#$, 'ela Funda%&o -etBlio .arCas. As 4uest*es su+=etivas, em uma 'rimeira anlise, !oram de com'lexidade mediana e versaram so+re remDdios constitucionais E habeas dataF, 'rocesso leCislativo Emedidas 'rovis8riasF, controle de constitucionalidade estadual e 3ierar4uia de tratados no ordenamento =ur?dico.

2a se4uGncia, a'resentamos as 4uest*es com +reves comentrios doutrinrios e os seus !undamentos constitucionais.

Bons EstudosH

Pro!. Edson Pires da Fonseca E'ro!essoredson!onsecaIJa3oo.com.+rF

2 9"292"#$

PE('

Com rela%&o ( 'e%a, em uma anlise 'reliminar, 'arece mais ade4uado o ca+imento de a%&o ordinria, com 'edido de tutela anteci'ada. 1as n&o se descarta com'letamente a 'ossi+ilidade de a +anca aceitar tam+Dm o mandado de seCuran%a, como = ocorreu em outra o'ortunidade.

OB5E/.A7>OK O Consel3o Federal da OAB e a F-., em A de a+ril de 2"#$, decidiram voltar atrs e acatar tam+Dm como 'e%a correta o mandado de seCuran%a. Em ra@&o disso, todas as 'rovas de 4uem utili@ou o mandado de seCuran%a ser&o recorriCidas, inde'endentemente da inter'osi%&o de recursos. E3tt'K99imC, oa+.!Cv.+r92L"92"#$"A"A"$#M2A,Comunicado.'d!F

Q)E*&+E*

Q)E*&,! -: <osD, em um evento de con!raterni@a%&o na em'resa em 4ue tra+al3a, ouviu de /o+erto, alterado 'ela inCest&o de +e+ida alco8lica, 4ue este detin3a um carCo em comiss&o no 0ri+unal de Contas da 6ni&o, ao 4ual nunca

com'arecera, exceto 'ara a retirada do contrac3e4ue, ao !inal de cada mGs.

<osD se diriCe, no dia seCuinte, ao 0ri+unal de Contas da 6ni&o e solicita c8'ia dos assentamentos !uncionais relativos a /o+erto, a !im de instruir uma a%&o =udicial. O 'edido administrativo !oi diriCido ao 1inistro Presidente da4uela Corte de Contas, 4ue resolveu neC,lo. Consternado, <osD im'etrou Na+eas Data em !ace do Presidente do 0ri+unal de Contas da 6ni&o.

Considerando a situa%&o acima descrita, res'onda =usti!icadamente aos itens a seCuir.

'. Qual o /u01o ou &ribunal competente para 2ul3amento do 4abeas Data impetrado por /os56 7$alor: 89:8.

#E*P!*&'K Considerando,se 4ue se trata de um habeas data im'etrado contra ato do Presidente do 0ri+unal de Contas da 6ni&o, com'etir ao 5u'remo 0ri+unal Federal =ulC,lo Eart. #"2, I, al?nea OdP, da CF9MMQ art. 2", I, al?nea OaP da ;ei R. "L9#RRLF.

". ! dispositivo de lei ;ue e i3e9 para impetra<=o do 4abeas Data9 demonstra<=o da recusa ao acesso s informa<es9 lu1 do princ0pio da inafastabilidade de 2urisdi<=o9 5 constitucional6 7$alor: 89:8.

#E*P!*&': o dis'ositivo em 4uest&o D o artiCo MS, da ;ei R. "L9#RRL. 2&o 3 4ue se !alar em inconstitucionalidade do dis'ositivo em ra@&o de exiCir a demonstra%&o da recusa ao acesso (s in!orma%*es como condi%&o 'ara 4ue se 'ossa im'etrar o habeas data. Em virtude da 'r8'ria nature@a deste remDdio constitucional, ele somente 'oder ser mane=ado diante da recusa do 'oder 'B+lico em 'ermitir ( 'essoa o acesso a in!orma%*es ao seu 'r8'rio res'eito constantes de reCistros ou +ancos de dados de entidades Covernamentais ou de carter 'B+lico, +em como 'ara a reti!ica%&o desses dados Eart. S, ;XXII, da CF9MMF.

Esse dis'ositivo leCal Eart. MS, da ;ei R. "L9#RRLF, alis, nada inovou, a'enas ex'ressou alCo 4ue = era consolidado na =uris'rudGncia do 50F, 4ual se=aK 4ue a im'etra%&o do ND 'ressu'*e a resistGncia administrativa ( 'retens&o de acesso ou reti!ica%&o das in!orma%*es 'essoais do im'etrante.

E>E%&': #EC)#*! DE HABEAS-DATA. C'#?%CI' DE '(,!: I%&E#E**E DE '@I#A


#. A lei nS R. "L, de #2.##.#RRL, 4ue regula o direito de acesso a informaes e disciplina o rito processual dohabeasdata, acol3eu os 'rinc?'ios Cerais = 'roclamados 'or constru%&o 'retoriana.

2. T 'rinc?'io axiomtico do nosso direito 4ue s8 'ode 'ostular em =u?@o 4uem tem interesse de agir ECPC, arts. $S e 2UL, .IF, tradu@ido 'ela exiCGncia de 4ue s8 se 'ode invocar a 'resta%&o da tutela =urisdicional diante de uma 'retens&o resistida, salvo as exce%*es ex'ressamente 'revistas.

$. /ecurso de habeas-data n&o 'rovido. E5u'remo 0ri+unal Federal. 0ri+unal Pleno. #ecurso em 4abeas Data nB C:CDDEA /el. 1in. 1aur?cio CorrGa. <ulCamento em 2M.##.#RRLQ D< em #$."2.#RRMFP.

Em suma, sem 4ue a 'retens&o do indiv?duo de ter acesso (s in!orma%*es a seu 'r8'rio res'eito constantes de +ancos

de dados de 8rC&os 'B+licos ou o seu 'edido 'ara reti!ic,las se=am neCados administrativamente, n&o 3aver interesse de aCir a'to a ense=ar o manuseio do remDdio constitucional dohabeas data. 2&o 3 4ue se !alar, na es'Dcie, em viola%&o ao 'rinc?'io da inafastabilidade da 2urisdi<=o Eart. S, XXX., da CF9MMF, 'or ser inerente ao ND a necessidade de resistGncia ( 'resta%&o das in!orma%*es 'ara 4ue ele 'ossa ser a=ui@ado.

C. ' pretens=o de /os59 nesse caso9 pode ser veiculada por Habeas Data6 7$alor: 89:F.

#E*P!*&': 2&o. <osD dese=a acessar dados de /o+erto, 'orDm o habeas data tem nature@a 'ersonal?ssima, n&o se 'restando 'ara acessar as in!orma%*es de terceiros.

Q)E*&,! CK Instituto destinado a dar maior e!iciGncia aos comandos constitucionais, a medida 'rovis8ria 'ossi+ilita 4ue, em situa%*es exce'cionais, o Presidente da /e'B+lica edite norma com !or%a de ;ei Ordinria. A avalanc3e de medidas 'rovis8rias, 'orDm, vem atravancando o trVmite dos 'ro=etos de lei, o 4ue motivou nova orienta%&o do ent&o 'residente da CVmara dos De'utadosK a 'auta n&o !ica travada em rela%&o a matDrias 4ue n&o 'odem, em tese, ser o+=eto de medida 'rovis8ria.

Em rela%&o ao tema medida 'rovis8ria, res'onda, !undamentadamente, aos seCuintes itens.

'. Quais os limites para sua edi<=o6 7$alor: 89:8.

#E*P!*&'K 3 diversos limites materiais e pressos na Constitui%&o Federal ( edi%&o de medidas 'rovis8rias 'elo C3e!e do Executivo. O artiCo U2, W#S, da CF9MM, D o 4ue a'resenta o maior nBmero de limites materiais ( edi%&o de 1Ps. 1as n&o D s8. 2o artiCo 2 , W2S, o texto constitucional tam+Dm tra@ limite material ex'resso, 4uando im'ede os Estados,mem+ros de utili@arem medida 'rovis8ria 'ara reCulamentar os servi%os locais de Cs encanado. Outros limites 'odem ser encontrados no artiCo 2AU da CF9MM e no artiCo L$ do Ato das Dis'osi%*es Constitucionais 0ransit8rias.

Existem tam+Dm limites impl0citos, 4ue vedam a utili@a%&o de medida 'rovis8ria 'ara reCular matDria da com'etGncia exclusiva do ConCresso 2acional, da CVmara dos De'utados e do 5enado Federal, so+ 'ena de viola%&o ( se'ara%&o dos 'oderes EartiCos AR, # e 2 da CF9MMF.

Do 'onto de vista formal9 tam+Dm 3 limites 'ara a edi%&o de medidas 'rovis8rias. 2&o D 'ermitido, 'or exem'lo, reeditar, na mesma sess&o leCislativa, 1P 4ue ten3a sido re=eitada ou 4ue ten3a 'erdido a e!iccia 'or decurso de 'ra@o Eart. U2, W#"S, da CF9MMF.

Q)'D#!-#E*)>! D!* GI>I&E* H EDI(,! DE >EDID'* P#!$I*I#I'* Gimites materiais e pressos Gimites materiais impl0citos Gimites formais Art. U2, W#SQ art. 2 , W2SQ art. 2AU, todos da CF9MMQ art. L$ do ADC0. Arts. AR, # e 2 da CF9MM Ecom'etGncia do C2 e das suas CasasF. Art. U2, W#", da CF9MM.

". J poss0vel Constitui<=o Estadual prever edi<=o de medida provisKria pelo @overnador do Estado6 %esse caso9 a norma constitucional estadual poderia estabelecer limites diferentes da;ueles previstos na Constitui<=o da #epLblica Eederativa do "rasil6 7$alor: 89:F.

#E*P!*&'K T 'er!eitamente 'oss?vel 4ue as Constitui%*es estaduais 'reve=am a 'ossi+ilidade de edi%&o de medidas 'rovis8rias 'elo C3e!e do Poder Executivo E'revis&o ex'ressaF. Contudo, em ra@&o do princ0pio da simetria, as Constitui%*es estaduais n&o 'odem exceder os limites im'ostos 'ela Constitui%&o Federal 'ara a edi%&o de medidas 'rovis8rias. 5eCue, a+aixo, =ulCado do 50F so+re o temaK

A%&o direta de inconstitucionalidade. Art.

# e 'arCra!os da Constitui%&o do Estado de 5anta Catarina. Ado%&o de medida 'rovis8ria 'or Estado,mem+ro. Possi+ilidade. Arts. U2 e MA, XX.I, da CF. EC $2, de ##,R,2""#, 4ue alterou su+stancialmente a reda%&o do art. U2. /evoCa%&o 'arcial do 'receito im'uCnado 'or incom'ati+ilidade com o novo texto constitucional. 5u+sistGncia do nBcleo essencial do comando examinado, 'resente em seu ca'ut. A'lica+ilidade, nos Estados,mem+ros, do 'rocesso leCislativo 'revisto na CF. InexistGncia de veda%&o ex'ressa 4uanto (s medidas 'rovis8rias. 2ecessidade de 'revis&o no texto da carta estadual e da estrita o+servVncia dos 'rinc?'ios e limita%*es im'ostas 'elo modelo !ederal. 2&o o+stante a 'ermanGncia, a'8s o su'erveniente advento da EC $292""#, do comando 4ue con!ere ao c3e!e do Executivo !ederal o 'oder de adotar medidas 'rovis8rias com !or%a de lei, tornou,se im'oss?vel o cote=o de todo o re!erido dis'ositivo da Carta catarinense com o teor da nova reda%&o do art. U2, 'arVmetro ina!astvel de a!eri%&o da inconstitucionalidade arCuida. A%&o direta 're=udicada em 'arte.P EADI 2.$R#, /el. 1in. Ellen -racie, =ulCamento em #U,M,2""U, Plenrio, D< de #U,$,2""L.F 2o mesmo sentidoK ADI A2 , /el. 1in. 1aur?cio CorrGa, =ulCamento em A,R,2""2, Plenrio, D< de #R,#2,2""$.

C. J poss0vel o controle 2urisdicional dos re;uisitos de relevMncia e ur3Nncia da medida provisKria6 7$alor: 89:8.

#E*P!*&'K Os re4uisitos de relevVncia e urCGncia 'ara a edi%&o de medidas 'rovis8rias est&o inscul'idos no caput do artiCo U2 da Constitui%&o Federal. 5ervem, 'ortanto, de +ali@amento 4ue deve ser seCuido 'elo C3e!e do Executivo na edi%&o de medidas 'rovis8rias. Os re4uisitos s&o cumulativos ErelevVncia e urCGnciaF e a ausGncia de 4ual4uer um deles macular a 1P com a 'ec3a da inconstitucionalidade.

Em um 'rimeiro momento, com'ete ( Comiss&o 1ista do ConCresso 2acional Eart. U2, WRS, da CF9MMF a'reciar a constitucionalidade das medidas 'rovis8rias. PorDm, nada im'ede 4ue o 50F tam+Dm se mani!este so+re o tema. Alis, como Cuardi&o da Constitui%&o, ele tem o dever constitucional de reali@ar esse controle, ainda 4ue em carter exce'cional, ou se=a, sem esva@iar o 'a'el atinente ao Poder ;eCislativo, 'rinci'al 'rotaConismo do 'rocesso leCislativo. Em+ora Ceralmente o 50F ten3a se a+stido de se mani!estar so+re a 'resen%a dos re4uisitos de relevVncia e urCGncia, deixando isso mais a carCo do 'r8'rio ConCresso, recentemente a Corte sinali@ou !ortemente em sentido contrrio, re!or%ando o seu 'a'el de Cuardi& da Constitui%&o e, 'or via de conse4uGncia, de !a@er o controle de constitucionalidade das medidas 'rovis8rias a 'artir da a'recia%&o da 'resen%a dos re4uisitos constitucionais de relevVncia e urCGncia EConferirK 5u'remo 0ri+unal Federal. 0ri+unal Pleno. 'DI :8CO-DE. /el. 1in. ;ui@ Fux. <ulCamento em M de mar%o de 2"#2. D< em 2L."U.2"#2F.

Q)E*&,! P: A ;ei OrCVnica do 1unic?'io OXP, 4ue inteCra o Estado OXP, ao dis'or so+re inCresso na administra%&o 'B+lica munici'al, e em o+servVncia aos 'rinc?'ios da e!iciGncia e da moralidade, esta+eleceu 4ue os carCos, em'reCos e !un%*es 'B+licas seriam acess?veis aos +rasileiros naturais do Estado OXP, 4ue tivessem residGncia no 1unic?'io OXP, e 4ue seriam investidos nos carCos mediante a'rova%&o 'rDvia em concurso 'B+lico de 'rovas ou de 'rovas e t?tulos, de acordo com a nature@a e a com'lexidade do carCo ou em'reCo, na !orma 'revista em lei, ressalvadas as nomea%*es 'ara carCo em comiss&o.

Contra esse dis'ositivo da ;ei OrCVnica !oi a=ui@ada, =unto ao 0ri+unal de <usti%a, uma A%&o Direta de inconstitucionalidade, nos termos do Art. #2 , W 2S da C/FB, aleCando viola%&o a dis'ositivo da Constitui%&o estadual

4ue, +asicamente, re'rodu@ o Art. $L da C/FB. O 0ri+unal de <usti%a con3eceu da a%&o, mas =ulCou im'rocedente o 'edido, entendendo 4ue, res'eitados os limites constitucionais, o 1unic?'io 'ode criar reCras 'r8'rias, no exerc?cio da sua ca'acidade de auto,orCani@a%&o.

A 'artir do caso a'resentado, res'onda =usti!icadamente aos itens a seCuir.

'. ! >unic0pio tem autonomia para criar a re3ra citada no enunciado9 conforme entendeu o &ribunal de /usti<a6 7$alor: 89:8.

#E*P!*&'K O 1unic?'io n&o tem autonomia 'ara criar reCra como essa, 'ois viola !rontalmente o 'rinc?'io constitucional da iCualdade, clusula 'Dtrea da Constitui%&o Federal Eart. S, caput, e art. $L, I e II da CF9MMF. Pode,se aleCar tam+Dm viola%&o ao 'rinc?'io da simetria.

". ' 'DI estadual pode ter por ob2eto dispositivo de Gei !r3Mnica6 7$alor: 89:F.

#E*P!*&'K 5im, a ADI estadual 'ode ter 'or o+=eto dis'ositivo da ;ei OrCVnica 4ue a!rontar a Constitui%&o estadual. De acordo com o artiCo #2 , W2S, da Constitui%&o Federal de #RMM, a re'resenta%&o de inconstitucionalidade ou ADI estadual 'ode ser criada 'elos Estados,mem+ros 'ara 'reservar a Constitui%&o estadual de viola%*es 'er'etradas 'or leis ou atos normativos munici'ais e estaduais.

C. Dessa decis=o do &ribunal de /usti<a9 cabe #ecurso E traordinrio ao *&E6 7$alor: 89:8.

#E*P!*&'K 5im, da decis&o do 0< ca+e /ecurso Extraordinrio ao 50F, em ra@&o de a norma da Constitui%&o estadual su'ostamente violada 'ela lei munici'al re'rodu@ir dis'ositivo da Constitui%&o Federal Eart. S, ca'ut e art. $L, I e II da CF9MMF. 2este caso, 4uando a ADI estadual !or a=ui@ada em !ace de norma munici'al ou estadual 4ue viole dis'ositivo da Constitui%&o estadual 4ue re'rodu@ norma inscul'ida na Constitui%&o Federal, a decis&o do 0< estar su=eita a /ecurso Extraordinrio ao 50F, 4ue tem a 'rerroCativa de dar a Bltima 'alavra so+re a inter'reta%&o e o alcance das normas da Constitui%&o Federal. 2este caso, D +om salientar, o /ecurso Extraordinrio 'rodu@ir e!eitos erga omnes no Vm+ito estadual, 'or resolver con!lito oriundo de controle o+=etivo de constitucionalidade.

/eclama%&o com !undamento na 'reserva%&o da com'etGncia do 50F. A%&o direta de inconstitucionalidade 'ro'osta
'erante 0ri+unal de <usti%a na 4ual se im'uCna lei munici'al so+ a aleCa%&o de o!ensa a dis'ositivos constitucionais estaduais 4ue re'rodu@em dis'ositivos constitucionais !ederais de o+servVncia o+riCat8ria 'elos Estados. E!iccia =ur?dica desses dis'ositivos constitucionais estaduais. <urisdi%&o constitucional dos Estados,mem+ros. Admiss&o da 'ro'ositura da a%&o direta de inconstitucionalidade 'erante o tri+unal de =usti%a local, com possibilidade de recurso e traordinrio se a interpreta<=o da norma constitucional estadual9 ;ue reprodu1 a norma constitucional federal de observMncia obri3atKria pelos Estados9 contrariar o sentido e o alcance destaA E/cl $M$, /el. 1in. 1oreira Alves, =ulCamento em ##,U,#RR2, Plenrio, D< de 2#, ,#RR$.F 2o mesmo sentidoK /E RL.#U , /el. 1in. Celso de 1ello, decis&o monocrtica, =ulCamento em A,A,2"##, D<E de #2,A,2"##Q /cl RU,AC/, /el. 1in. 2Dri da 5ilveira, =ulCamento em $", ,#RRU, Plenrio, D< de #A,##,#RRU. ECri!o nossoFP

Q)E*&,! :K O Brasil assinou tratado internacional, discutido e votado no Vm+ito da OrCani@a%&o 1undial do ComDrcio, 4ue reCulamentava novas !ormas de controle so+re o comDrcio exterior. Ao invDs de a !un%&o ser exercida 'elo 1inistDrio da Fa@enda, como 'receitua o Art. 2$L da Constitui%&o Federal, o texto do tratado veda 4ual4uer 'ossi+ilidade de controle interno do comDrcio internacional 'elos 'a?ses siCnatrios.

A 'artir do !ato acima, res'onda aos itens a seCuir.

'. De acordo com o ordenamento constitucional vi3ente9 a ;ue autoridade ou Kr3=o compete promover a internali1a<=o do referido tratado internacional6 7$alor: 89F8.

#E*P!*&'K Ca+e ( 6ni&o, 'or !or%a do artiCo 2#, I, da Constitui%&o Federal, manter rela%*es com Estados estranCeiros e orCanismos internacionais. 2o caso es'ec?!ico da 4uest&o, com'ete ao Presidente da /e'B+lica a cele+ra%&o de tratados, conven%*es e atos internacionais, su=eitos a re!erendo do ConCresso 2acional Eart. MA, .III e art. AR, I, am+os da CF9MMF.

De acordo com o 50F, a incor'ora%&o de tratados internacionais no ordenamento =ur?dico +rasileiro D ato su+=etivamente com'lexo, !ruto da con=uCa%&o de vontade do ConCresso 2acional, 4ue resolve de!initivamente so+re tratados, 'or meio de decreto leCislativo Eart. AR, I, da CF9MMF, e do Presidente da /e'B+lica, 4ue, como C3e!e de Estado, D 4uem 'ode cele+r,los e, 'osteriormente, 'romulC,los mediante decreto ECon!erirK 5u'remo 0ri+unal Federal. 0ri+unal Pleno. 'DI -A:Q8->CA /el. 1in. Celso de 1ello, <ulCamento em A.R.#RRLQ D< em #M. .2""#F.

". )ma ve1 internali1ado o tratado em ;uest=o9 com ;ue hierar;uia ele passa a inte3rar o ordenamento 2ur0dico ptrio6 7$alor: 89CF.

#E*P!*&'K 2o Brasil, um tratado internacional 'ode des!rutar de trGs status 3ierr4uicos distintos. Pode Co@ar da estatura constitucional, caso verse so+re direitos 3umanos e o ConCresso 2acional o a'rove 'elo mesmo 'rocedimento de a'rova%&o das emendas constitucionais Eart. S, W$S, da CF9MMFQ ter status suprale3alEin!erior ( Constitui%&o e su'erior (s normas in!raconstitucionaisF caso se=a um tratado de direitos 3umanos, mas 4ue n&o ten3a sido a'rovado com o mencionado 4u8rum das emendas constitucionais E/ecurso Extraordinrio nS AUU.$A$95PFQ e, 'or !im, como no caso a'resentado 'ela 4uest&o, o tratado ter estatura de lei 4uando n&o versar so+re direitos 3umanos. Como na 4uest&o o tratado internacional versa so+re temtica comercial, o decreto do Presidente da /e'B+lica 4ue o 'romulCar ter 3ierar4uia leCal. &ratado *obre Direitos 4umanos 'provado com ;uKrum de Emenda Constitucional 7artA FB9 RPB9 da CEDQQ. &ratado *obre Direitos 4umanos ;ue n=o foi aprovado com ;uKrum de Emenda Constitucional &ratado ;ue n=o versa sobre Direitos 4umanos Nierar4uia constitucional

Nierar4uia su'raleCal Ein!erior ( CF e su'erior (s demais normasF Nierar4uia leCal.

C. Qual 7is. princ0pio7s. de Interpreta<=o Constitucional deve7m. nortear a resolu<=o do conflito entre o te to do tratado e o te to constitucional6 7$alor: 89F8.

#E*P!*&'K Em caso de con!lito entre o texto constitucional e o tratado internacional a resolu%&o do con!lito deve ser Cuiada 'elo 'rinc?'io da supremacia da Constitui<=o, 4ue im'ede a 'ermanGncia no ordenamento =ur?dico de norma con!litante com a Constitui%&o. Como o mencionado tratado des!ruta de 3ierar4uia leCal, deve, em caso de con!lito, ceder ( su'remacia constitucional. Caso se tratasse de um tratado so+re direitos 3umanos a'rovado com 4u8rum de emenda constitucional Eart. S, W$S, da CF9MMF, desde 4ue n&o !erisse clusula 'Dtrea da Constitui%&o Eart. U", WAS, da CF9MMF, 'rodu@iria o mesmo e!eito de emenda constitucional, tendo o cond&o de modi!icar o texto constitucional.

Por !im, deve,se salientar 4ue no caso de controle de constitucionalidade do tratado internacional, ser o+=eto de controle o decreto do Presidente da /e'B+lica 4ue 'romulCou o tratado e n&o o texto do tratado 'ro'riamente dito.

1A0E/IA; DE E506DO CO20/O;E DE CO250I06CIO2A;IDADE

P/OF. ED5O2 PI/E5 DA FO25ECA

Comentrios (s 4uest*es so+re controle de constitucionalidade

#F 3tt'K99YYY.=urisciencia.com9concursos9exame,de,ordem9'rova,'ratica,da,oa+,comentada,ix,exame,de,ordem, direito,constitucional9#UMU9

2F 3tt'K99YYY.=urisciencia.com9concursos9exame,de,ordem9comentarios,as,4uestoes,de,direito,constitucional,ix, exame,de,ordem,uni!icado,!Cv,2"#2,$9#UA$9

$F 3tt'K99YYY.=urisciencia.com9concursos9'rova,comentada,direito,constitucional,viii,exame,uni!icado,oa+,2"#2, 29# 2R9

AF 3tt'K99YYY.=urisciencia.com9concursos9comentarios,a,'rova,'ratica,de,direito,constitucional,do,vii,exame, uni!icado,da,oa+,4uestoes,so+re,controle,de,constitucionalidade9#AAM9

F 3tt'K99YYY.=urisciencia.com9concursos9comentarios,a,4uestao,so+re,controle,de,constitucionalidade,do,vii,exame, uni!icado,da,oa+!Cv,2"#2,#9#$$$9

UF 3tt'K99YYY.=urisciencia.com9concursos9'rova,'ratica,de,direito,constitucional,do,vi,exame,uni!icado,da,oa+,2"##, $,comentarios,as,4uestoes,de,controle,de,constitucionalidade9RM 9

LF 3tt'K99YYY.=urisciencia.com9concursos9comentarios,as,4uestoes,de,controle,de,constitucionalidade,'rova, maCistratura,t=mC,2"#29MAL9

MF 3tt'K99YYY.=urisciencia.com9concursos9exame,de,ordem9comentarios,ao,iv,exame,de,ordem,uni!icado,'rova,da, oa+,2"##,#,comentada,4uestoes,de,direito,constitucional,controle,de,constitucionalidade9M2$9

RF 3tt'K99YYY.=urisciencia.com9concursos9exame,de,ordem9comentarios,as,4uestoes,so+re,controle,de, constitucionalidade,vi,exame,uni!icado,oa+!Cv,2"##,$,caderno,#9M"M9

#"F 3tt'K99YYY.=urisciencia.com9concursos9exame,de,ordem9comentarios,a,'rova,'ratica,de,direito,constitucional,do,v, exame,da,oa+,comentarios,as,4uestoes,de,controle,de,constitucionalidade,2"##,29LL$9

##F 3tt'K99YYY.=urisciencia.com9concursos9exame,de,ordem9comentarios,ao,v,exame,uni!icado,da,oa+,2"##,2, controle,de,constitucionalidade9LUM9

#E*)>!* *!"#E DI#EI&! C!%*&I&)CI!%'G

#F

3tt'K99YYY.=urisciencia.com9artiCos9o,4ue,e,controle,de,constitucionalidade,das,leis9##2A9

2F

3tt'K99YYY.=urisciencia.com9artiCos9resumo,controle,'reventivo,de,constitucionalidade,no,direito,+rasileiro9#"LA9

$F 3tt'K99YYY.=urisciencia.com9artiCos9resumo,inconstitucionalidade,'or,arrastamento,atracao,conse4uencia,derivada, ou,'or,rever+eracao,normativa9##U"9

$SDE!-')G'* *!"#E DI#EI&! C!%*&I&)CI!%'G

#F

Conceito de Controle de ConstitucionalidadeK

3tt'K99YYY.Joutu+e.com9Yatc3Zv[n$.tPRrO\]s^!eature[relm!u

2F

Controle de Constitucionalidade PreventivoK

3tt'K99YYY.Joutu+e.com9Yatc3Zv[aC1,XAO$svI^!eature[relm!u

2F

Inconstitucionalidade 'or ArrastamentoK

3tt'K99YYY.Joutu+e.com9Yatc3Zv[M<]i)!CI!xA^!eature[relm!u

AF

Poder Constituinte /e!ormadorK /evis&o Constitucional

3tt'K99YYY.Joutu+e.com9Yatc3Zv[_v d@a!'oD6^!eature[relm!u

Poder Constituinte /e!ormadorK Emendas ( Constitui%&o

3tt'K99YYY.Joutu+e.com9Yatc3Zv['l,+<v@5oF)^!eature[relm!u

Potrebbero piacerti anche